Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Letras (DL)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marilia Blundi Onofre

Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Linguística e Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Enunciação Linguística e Ensino de língua. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4908382415301882 (08/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1995-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Via Washington Luis, KM 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518358 Ramal: 8358 Fax: (16) 33518358 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Topicos de Gramatica Enunciativa: modalizacao, transitividade, tempo-aspectualidade
      Descrição: Tendo em causa a emergência de uma abordagem gramatical apoiada em princípios gerativos da enunciação linguística como um caminho produtivo para se desenvolver a competência discursiva, e, dessa forma, como uma metodologia produtiva a ser aplicada no ensino-aprendizagem de língua, pretendemos desenvolver pesquisas que fundamentem questões sobre a modalização, a temporalização-aspectualização e transitividade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Marilia Blundi Onofre - Coordenador / Márcia Cristina Romero Lopes - Integrante / João Daniel Passarelli França - Integrante / Leonildes Pessoa Facundes - Integrante / Lidiany Pereira dos Santos - Integrante / MARLENE APARECIDA VISCARDI MANTOVANI - Integrante / Maria Betânia Arantes Barros - Integrante.
      Membro: Marilia Blundi Onofre.
    2. 2015-2018. Topicos de gramatica enunciativa
      Descrição: Tendo em causa a emergência de uma abordagem gramatical apoiada em princípios gerativos da enunciação linguística como um caminho produtivo para se desenvolver a competência discursiva, e, dessa forma, como uma metodologia produtiva a ser aplicada no ensino-aprendizagem de língua, pretendemos desenvolver pesquisa s que fundamentem tais questões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Marilia Blundi Onofre - Coordenador / Leticia Marcondes Rezende - Integrante / Solange Christiane Gonzalez Barros - Integrante / Maria Auxiliadora Ferreira Lima - Integrante / Duane Valentim - Integrante / Stéfano Grizzo Onofre - Integrante / João Daniel Passarelli França - Integrante / Leonildes Pessoa Facundes - Integrante / Lidiany Pereira dos Santos - Integrante / MARLENE APARECIDA VISCARDI MANTOVANI - Integrante.
      Membro: Marilia Blundi Onofre.
    3. 2013-2018. Estudos Enunciativos do Texto
      Descrição: Estudos Enunciativos do Texto O projeto de pesquisa proposto alinha-se com o grupo de pesquisa LEnTe (Cnpq) e como tal tem por objetivo, primeiro, o desenvolvimento de estudos sobre a linguagem pautado na relação entre a enunciação linguística e o ensino, campos que se interseccionam. Considerando essa relação, pretendemos, mais especificamente, subsidiar o desenvolvimento de estudos linguístico-cognitivos por meio da constituição de um corpus de pesquisa composto por produções de textos de alunos de diferentes níveis de escolaridade, resultantes de variadas propostas de construção textual (variadas estruturas textuais e gêneros discursivos). A composição desse corpus resultará do agrupamento de corpora relativos aos projetos de cada um dos pesquisadores aqui envolvidos e, cada qual terá a indicação de ocorrências linguísticas supostamente consideradas como dados, em potencial, a serem trabalhados no ensino-aprendizagem de língua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Marilia Blundi Onofre - Coordenador / Solange Christiane Gonzalez Barros - Integrante / Jacqueline Jorente - Integrante / Duane Valentim - Integrante / Stéfano Grizzo Onofre - Integrante / Leonildes Pessoa Facundes - Integrante / Lidiany Pereira dos Santos - Integrante / MARLENE APARECIDA VISACRDI MANTOVANI - Integrante.
      Membro: Marilia Blundi Onofre.
    4. 2004-2012. ARTICULACAO ENTRE LINGUAGEM E LINGUAS NATURAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
      Descrição: Pretende-se, com este trabalho de pesquisa, abordar o ensino/aprendizagem de língua sob a ótica enunciativa, ressaltando a necessidade de se articularem as noções de linguagem e língua, e por sua vez, de gramática e produção/interpretação de texto para o estudo lingüístico. Tem-se como meta levar alunos do curso de Letras, ora envolvidos, a operar com conceitos lingüísticos enunciativos e, paralelamente, reconhecer nesses uma fundamentação teórica afim com as questões envolvidas no processo de ensino/aprendizagem de língua. Levando-se em conta que o papel do ensino de língua é tornar o aluno competente linguisticamente, refinando a sua capacidade discursiva, é preciso, então, que o professor/pesquisador avalie as práticas pedagógicas que têm sido adotadas pela escola, já que, muitas vezes, tais práticas perdem de vista o verdadeiro objetivo do ensino, voltando-se para modelos normativos ou descritivos. Nesse sentido, é necessário que se reconheçam as concepções de linguagem e língua que sustentam os diferentes modelos teóricos lingüísticos. Reconhecidas tais concepções, será possível identificar as propostas de análise que circulam, suas unidades de observação, verificando o alcance e os limites de cada modelo para o desenvolvimento de análises lingüísticas. Depois desse percurso, o analista poderá, então, perceber a pertinência de se focalizar as articulações entre língua e linguagem, entre gramática e produção/interpretação do texto. O modelo teórico ao qual nos filiamos pauta-se nessas articulações, pois concebe a linguagem como processo de produção de significação, fruto da interação entre interlocutores, e, por sua vez, a língua como sistema de representação lingüística responsável por veicular a linguagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Blundi Onofre - Coordenador / Maria Isabel Moura - Integrante / Leticia Marcondes Rezende - Integrante / Cássia Regina Coutinho Sossolote - Integrante / Jacqueline Jorente - Integrante / Adriana Zavaglia - Integrante. Número de orientações: 13
      Membro: Marilia Blundi Onofre.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (27)
      1. Colloque International - Métalinguistique e Épilinguistique en Linguistique Énonciative.De l?activité épilinguistique à l?activité métalinguistique : une perspective opératoire dans l?enseignement du portugais. 2019. (Outra).
      2. 66º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Estudos gramaticais e a enunciação linguística. 2018. (Seminário).
      3. IV Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos.Sujeitos da Enunciação e Sujeitos na Enunciação. 2018. (Simpósio).
      4. VIII Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP ? SELin.Daniel Leone Estevam (M) Subjetividades textuais tolhidas: a manifestação de pensamento frente ao critério de avaliação da redação do exame nacional do ensino médio Avaliadora: Marília Blundi Onofre (UFSCAR). 2016. (Seminário).
      5. 4ª Conferência Internacional em Gramática e Texto. Gramática e Produção de Texto: processos de leitura em construção. 2015. (Congresso).
      6. I Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos. O Exercício Escolar de Produção Textual sob a Perspectiva Enunciativa: Reflexões sobre a Constituição de Corpus. 2015. (Congresso).
      7. 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Processos de Leitura: o exercício da produção textual. 2013. (Simpósio).
      8. V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP-Pesquisa em linguística no século XXI:perspectivas e desafios teórico-metodológicos XXI. 2013. (Seminário).
      9. XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Coordenação de Grupo Temático com a Professora Márcia Romero - Estudos Enunciativos e Ensino de Língua: Relações Dialógicas. 2013. (Simpósio).
      10. II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. 2012. (Encontro).
      11. II SIELP ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.A produção de texto no ensino de língua: processos de leitura. 2012. (Simpósio).
      12. I Seminário Linguagens, Interações e aprendizagens: a função mediadora do professor.Processos de Leitura: o exercício da produção textual. 2012. (Seminário).
      13. IV Seminário de estudos Linguísticos da UNESP.Mesa-redonda: Ensino e Aprendizagem de Línguas - Processos de Linguagem no Exercício de Produção Textual. 2012. (Seminário).
      14. 59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Enunciação linguística: as fronteiras entre Benveniste e Culioli. 2011. (Seminário).
      15. 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A emergência da articulação entre a linguagem e as línguas na produção de texto. 2010. (Seminário).
      16. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A teoria das operações enunciativas e o ensino de línguas. 2009. (Simpósio).
      17. jornada de Estudos Culiolianos.Entre o empírico e o formal no ensino de língua. 2009. (Encontro).
      18. XII Simpósio Nacional de Letras e Lingüística - II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística do Instituto de Letras e Lingüística.A enunciação por Antoine Culioli: um possível diálogo com o ensino de línguas. 2009. (Simpósio).
      19. Congresso de Lingüística em Homenagem à Profª Drª Maria Helena de Moura Neves. A enunciação lingüística: entre a estabilidade e a plasticidade lingüística. 2008. (Congresso).
      20. 55º Seminário do Gel.Operações enunciativas e a produção textual. 2007. (Seminário).
      21. Léxico e gramática: dos sentidos à construção da significação.Dinamicidade dos arranjos léxico-gramaticais na produção de textos. 2007. (Seminário).
      22. Mecanismos Enunciativos no Ensino de Língua.54º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2006. (Simpósio).
      23. O que são Língua e Linguagem para os Lingüistas.V Seminário do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. 2005. (Seminário).
      24. O que são Língua e Linguagem para os Lingüistas - V Seminário do PPLLP.Mesa Redonda - Concepções de Linguagem e Ensino de Língua. 2005. (Seminário).
      25. Os mecanismos enunciativos na dissertação.53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de Estado de São Paulo. 2005. (Seminário).
      26. Semana da Educação de Porto Ferreira - Plano de Projeto Pedagógico.Semana da Educação de Porto Ferreira. 2005. (Oficina).
      27. Implicações enunciativas da marca "se".14 Inpla. 2004. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. LIMA, M. A. F. ; ONOFRE, M. B. ; ROMERO, M. C.. IV Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos. 2018. Congresso
      2. ONOFRE, M. B.; LIMA, M. A. F. ; ROMERO, M. C.. II Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos. 2017. Congresso
      3. ONOFRE, M. B.; LIMA, M. A. F. ; LOPES, I. A.. III Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos Ensino de língua portuguesa na tríade Gramática, Léxico e Texto. 2016. Congresso
      4. ONOFRE, M. B.; LIMA, M. A. F. ; REZENDE, L. M. ; Jorente, J ; ROMERO, M. C.. I Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos. 2015. Congresso
      5. LIMA, M. A. F. ; ONOFRE, M. B. ; VALENTIM, H. T.. II Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos. 2014. Congresso
      6. ONOFRE, M. B.; REZENDE, L. M. ; Jorente, J. Jornada de Estudos Culiolianos. 2009. Congresso
      7. ONOFRE, M. B.; SIGNORI, M. B. D.. I Seminário em Tópicos de Pesquisa. 2008. Outro
      8. ONOFRE, M. B.. 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2005. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:46:31