27. | Leonardo Anselmo Perez. Aprendendo a ser professor: um estudo exploratório do uso do Moodle na disciplina Estágio Supervisionado. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
28. | Leonardo Anselmo Perez. Portal dos Professores da UFSCar. (Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. 2007. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
29. | Lileni Indrugovich. Estilos de Aprendizagem com foco no ensino aprendizagem de LE. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Ademar da Silva. |
30. | Luana Santos Araujo. Tutoria PET-LiF/UFSCar. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Marcos Pires Leodoro. |
31. | LUIS ANTONIO NUNES. ESCOLARIZAÇÃO E CULTURA EM TEMPOS DE DESAGREGAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
32. | Marcos Lopes de Souza. Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE):anseios, conjunturas e contornos de inovações curriculares em movimento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Denise de Freitas. |
33. | Marcos Rogério Neves. O professor de Matemática, seus saberes e suas necessidades em relação a sua disciplina: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
34. | Maria Carolina Leme Joly. Convivência em uma Orquestra Comunitária: um olhar nos processos educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
35. | MARIA HELENA SANCHES DE TOLEDO. OFICINAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
36. | Maria Luiza Machado Menten. O Ensino Médio em Rede (EMR) sob o olhar dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Denise de Freitas. |
37. | Maria Teresa Massarini. Mapeamento e Catalogação Inicial de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde em São Carlos - SP.. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
38. | Mariana dos Santos. Os saberes docentes de licenciandos e a construção da identidade profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Denise de Freitas. |
39. | Marilda Bertipaglia de Mendonça. Prevalência de aleitamento materno de crianças menores de um ano atendidas numa Unidade de Saúde da Família de Araraquara-SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
40. | Marina D`Abruzzo Paix. Políticas Públicas: escolarização de 9 anos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Douglas Aparecido de Campos. |
41. | Marina Granai. A Biologia e a perspectiva CTS inseridas na prova do ENEM-2007. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Denise de Freitas. |
42. | Maísa Kamegawa Borazio. TECENDO REDES, SABERES E FAZERES.... (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
43. | Nathalia de Moraes Lébeis. Crianças promotoras da amamentação. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
44. | Nathália de Moraes Lébeis e Talita de A. C. F. Pereira. Promoção da Amamentação por crianças do ensino fundamental. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
45. | Osvaldo Lui Filho. Agentes Comunitários de Saúde: Avaliação dos conhecimentos e ações em Saúde Bucal desenvolvidas em Equipes de Saúde da Família. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
46. | Otávio de Brito Silva. PET-LIF/UFSCar. (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Marcos Pires Leodoro. |
47. | Patricia Amanda Vieira. Grupo de orientações em aleitamento materno exclusivo no Subdistrito de Santa Eudóxia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
48. | Peterson Pires Dias. PET-LIF/UFSCar. (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Marcos Pires Leodoro. |
49. | Rachel Escopinho. O Lívo Didático de Língua Inglesa para a universitários da 3a idade: prioridade. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Ademar da Silva. |
50. | Ricardo Castro de Oliveira. Química e Cidadania: uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades investigativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
51. | Rosa Maria Castilho Martins. Implementação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: educação continuada e prática profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
52. | Ruy C. Mattosinho de C. Ferraz. Percepção dos alunos sobre a incorporação de elementos de Física Moderna e Contemporãnea em uma disciplina introdutória do Curso de Física. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
53. | Silvia Helena Leite Mourão. PROJETO PARA A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA E.E. ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
54. | Silvio Antonio Rizzo. Como os livros didáticos desenvolvem o texto sobre o conceito quot;Conjunto dos Números Inteirosquot;. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
55. | SUZEL CARNEIRO PEREIRA DE ARAÚJO. Projeto Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
56. | Talita de Azevedo Coelho Furquin Pereira. Crianças promotoras da amamentação. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
57. | Vânia dos Santos Sabino. O trabalho do agente comunitário de saúde: percepção da sua ação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
58. | YARA MARTINS RAMOS. COMER BEM E EXERCITAR-SE PARA VIVER MELHOR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
1. | Andreia Figueira. O professor, com relação ao processo de inclusão, em seu universo de informação. (Graduando em Pedagogia) - UNESP - câmpus de Presidente Prudente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
2. | Cassiana Duarte da Cruz. A contribuição dos diários reflexivos no processo de formação de uma professora iniciante de língua estrangeira - inglês - em uma escola de educação infantil bilíongue. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Ademar da Silva. |
3. | Clarabel Aparecida Gennari. Como professoras de Educação Infantil utilizam os jogos na área de Matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
4. | Diana Gennari Azevedo. Tópicos de Ensino Aprendizagem de LE Inglês na visão de vários autores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Ademar da Silva. |
5. | Diego Ferreira. Educação tecnocientífica por meio de brinquedos e artefatos do cotidiano. (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, . 2006. Orientador: Marcos Pires Leodoro. |
6. | Glaciele dos Santos de Pieri. Professores inicinates de 1a. a 4a. série do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
7. | Igor de Souza Guzzi. O que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre ensinar ciências neste nível de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
8. | Marcos Daniel Longhini. Ensinando a ensinar ou vivendo para aprender: interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante, como subsídio para aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
9. | Maria Cleonice Barbosa Braga. Aprender e ensinar Geografia: a visão de egressos do curso de Pedagogia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana, BA). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
10. | Mariana Revoredo. Os erros gramaticais no contexto docente. (Pedagogia) - UNESP - câmpus de Presidente Prudente, UNESP (bolsa PAE). 2006. Orientador: Maria do Carmo de Sousa. |
11. | Rita de Cássia Bortolleto Santos. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da Educação Ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
12. | Rita de Cássia Gromoni Shimizu. Educação a distância na formação de professores: o Curso-Piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - Desenvolvimento, Cidadania e Meio Ambiente". Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
13. | Roberto Monteiro de Lima. Subsídios para a elaboração de uma gramática pedagógica do português brasileiro para falantes de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federla de São Carlos, . 2006. Orientador: Ademar da Silva. |
14. | Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani. Prática de ensino de Química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
15. | Vânia Gomes Zuin. . Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Supervisor: Denise de Freitas. |
1. | Adriana Andrés. Representações e Experiências de uma Comunidade Rural e Escolar sobre o Ambiente, Pouso Alto - Mg. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
2. | Ana Carolina da Silva Nassar. Educação e prática na amamentação / resoluções de trauma familiar: estudo com mulheres atendidas em unidades de atenção básica à saúde de São Carlos. (Graduando em Programa Unificado de Iniciação Científica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
3. | Anelise Belão Pott. Jogos para o ensino de Matemática - elaboração, divulgação on-line e avaliação. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
4. | Anelise de Campos Belão. Jogos para o ensino de Matemática - elaboração, divulgação on-line e avaliação. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
5. | Carla Menezes dos Santos. Conhecendo o início da docência de profesores egressos da Licenciatura em Matemática - UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
6. | Carla Menezes dos Santos. Conhecendo o início da docência de professores egressos da licenciatura em Matemática - UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
7. | Daniela Cássia Sudan. Saberes em construção de uma professora que pesquisa a própria prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
8. | Daniela Isabel Taipeiro. Em algum lugar do passado: as relações que professoras alfabetizadoras estabelecem com a leitura a partir de suas memórias. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2005. Orientador: Ademar da Silva. |
9. | Diana Gennari Azevedo. O papel do professor no contexto de uma escola de educação infantil bilingüe. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Ademar da Silva. |
10. | Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas: enfoque no Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
11. | Eliane Portalone Crescenti. Os professores de matemática e a geometria: oiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
12. | Isabela Custódio Talora Bozzini. A construção do espaço coletivo escolar: três estudos sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
13. | Luisa Dias Brito. A disciplina Biologia Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
14. | Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. Projeto de Parceria entre Universidade e Escola Pública Estadual de Ensino Médio: Limites e Possibilidades. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Denise de Freitas. |
15. | Maria Cristina Durante Esteves. O protagonismo juvenil na percepção de jovens em um Programa de Educação para o Trabalho na cidade de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
16. | Maria Fernanda Angelin e Daniela de Castro Barbosa. Jovens promotores de educação sexual e direitos reprodutivos na escola. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
17. | Maria Luisa Moura Bresighello Deig. Jovens universitários e álcool: conhecimentos e atitudes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
18. | Nathalia de Moraes Lébeis. Descrição e análise dos processos educativos envolvidos na promoção da amamentação em comunidade escolar do Ensino Fundamental. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / UFSCar. 2005. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
19. | Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. Desenvolvimento profissional docente: configurando o perfil dos professores que se inscrevem em MIni-Cursos sobre Geometria e seu ensino. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
20. | Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. Desenvolvimento profissional docente: configurando o perfil dos professores que se inscrevem em mini-cursos sobre a Geometria e seu ensino. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
21. | Sabrina de Paula Espino. Present perfect: uma questão de aspecto - Um estudo sobre o contexto na compreensão da noção de aspecto subjacente ao present perfec simples em inglês. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Ademar da Silva. |
22. | Vânia Gomes Zuin. . Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Supervisor: Denise de Freitas. |
1. | Ana Carolina Aguirra Izar. A educação escolar e as tecnologias da comunicação. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Ana Claudia M. Vasconcellos. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança de 4 a 6 anos na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
3. | Ana Claudia Ribeiro. Contribuições dos jogos na matemática com crianças de cinco e seis anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
4. | Ana Dalva Alves Teodoro. Os jogos e as atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
5. | Ana Helena f. Francisco. Contribuições do uso dos brinquedos e brincadeiras para a socialização de crianças de 4 a 6 anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
6. | Ana Maria Rossi Pardo. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade da criança. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
7. | Ana Paula de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
8. | Carime Turcati de Freitas. O Turismo Ecológico e a Educação Ambiental. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004. Orientador: Denise de Freitas. |
9. | Carolina Rodrigues de Souza. As contribuições do processo de implementação do projeto para o ensino de ciências ABC na Educação Científica - A Mão na Massa para o desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
10. | Cibele Aparecida Reghine Milani. Dificuldades de Aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
11. | Cleidilene Ramos Magalhães. Escola e famílias: mundos que se falam?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
12. | Cássia Beatriz Bernardi. Dificuldades na aprendizagem: uma questão que permanece. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
13. | Célia Quevedo Sette. Inclusão - o nascer da utopia. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
14. | Dorval dos Santos Brito. Cursos de formação inicial de professores de Química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos - SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
15. | Elisabete Bérgamo. A importância da leitura e da produção textual: oficinas de produção de textos e reflexos nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
16. | Elisabete Soufen Rafani. A eficácia do jogo como método educativo. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
17. | Elizabete Aparecida S. Lourenço. Contribuições do uso de brinquedos e brincadeiras para a interação de crianças de 4 a 6 anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
18. | Fausto Lombarado Zola. A gEometria e o seu ensino na visão dos egressos da Licenciatura de matemática da UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
19. | Fausto Lombardo Zola. A Geometria e o seu Ensino na Visão dos Egressos da Licenciatura de Matemática na UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
20. | Fernanda Migliorança. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a problemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
21. | Fernando Henrique dos Santos. A matemática e o seu ensino: opiniões de familias, dos alunos e dos professores. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
22. | Fernando Henrique dos Santos. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões das Famílias, dos Alunos e dos Professores. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
23. | Flávia Massambani. Indisciplina escolar: concepções e reflexos nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
24. | Giselda M.P.Pegorin. Giselda M.P. Pegorin. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
25. | Glaucia Maria C. Bebber. A avaliação escolar sob a ótica dos alunos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
26. | Jussara D. F. Gregio. Dificuldades iniciais de alunos da primeira série do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
27. | Karina Gimenes Canal. Aprendizagem versus fracasso escolar. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
28. | Karina Ianoni De Grotte. Proposta educativa de crianças promotoras da amamentação na sua comunidade escolar. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
29. | Keila Bossolani. Características da aprendizagem significativa em proposições expressas por escrito pelos alunos do ensino fundamental: um estudo de conceitos químicos proposto a partir de atividades experimentais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
30. | Leila C. Reginato Ometto. Método sintético-analítico: as contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
31. | Luci E. Eguea Catto. A importância do brincar no desenvolvimento das crianças. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
32. | Lucia Helena B. Grizzo. A família, a escola e a grande esperança.. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
33. | Lucia Helena S. Freiche. Expectativas da família quanto à instituição de educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
34. | Luzia Aparecida Perez. A contribuição da música na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
35. | Lígua E.P.Orseli. O papel do jogo na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
36. | Maria B. de Andrade. Avaliação: concepções e ocorrências na rotina de sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
37. | Maria Cecília Grombone. Inclusão - integração real. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
38. | Maria Pilar Dias Barreira e Oliveira. Construindo a trajetória docente: os percursos formativos de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
39. | Maristela V. Palacio Mide. Dificuldades de aprendizagem - a criança ainda não sabe, mas é capaz de vir a saber. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
40. | Marlene Aparecida H. Cesário. Drogas: uma constante ameaça. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
41. | Patrícia L. R. Martins. Concepções e expectativas de pais e de alunos em relação à escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
42. | Paula Aparecida C. Caldeira. O gosto pela leitura começando desde cedo na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
43. | Priscila Jaqueta Herrera. O papel das atividades lúdicas na otimização do processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
44. | Rosana Aparecida Zambelli. Dificuldades de Leitura e de Escrita. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
45. | Rosana C Amaral Mattos. Dificuldades no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
46. | Rute Daniela G. Cucato. O curso de formação inicial para docência e suas contribuições na prática pedagõgica. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
47. | Stela Aparecida dos Santos. Literatura infantil na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
48. | Suzana C. Cespedes. A escola e o tratamento dado aos meninos e às meninas na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
49. | Suzete T. Silva Seber. Televisão: a educação com e para a televisão. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
50. | Sílvia M.R. Conte. Adapt~ção escolar na educação infantil: conflitos e reações. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
51. | Valéria do Nascimento. A importância do ensino da poesia nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
52. | Vanilda G. Vaz de Lima. Na escola também se aprende a ler e a escrever brincando. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
53. | Viviane T. Dias da Silva. Não basta comunicar e as mãos lavar. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Adriano Rodrigo Oliveira. Cartografia Escolar e a Prática Docente nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
2. | Aline Donizete Zanetti. Números decimais: conhecendo o desempenho dos alunos nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
3. | Aline Donizete Zanetti. Números decimais: conhecendo o desempenho dos alunos nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
4. | Andrea Coelho Lastória. Aprendizagem profissional de professores do ensino fundamental: o Projeto Atlas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
5. | Anselmo João Calzolari Neto. O Desenvolvimento Profissional de uma professora de Biologia, integrante de um grupo de pesquisa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Denise de Freitas. |
6. | Beatriz de Cássia Boriollo. A contribuição do jogo teatral para o desenvolvimento da criança pré-escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
7. | Claudia Aparecida Stefane. Professores de Educação Física: diversidade e pr[aticas pedag[ogicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
8. | Daniela Donato. Recontando histórias: leitura e visão de mundo do pré-escolar. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Ademar da Silva. |
9. | Delvair dos Santos. Matemática e Temas Transversais: analisando práticas pedagógicas. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
10. | Fabíola de Medeiros Rodrigues Linhares. Temas transversais, base de conhecimento para o ensino e processos de raciocínio pedagógico. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
11. | Fabíola Maria Mônaco. Escola do Futuro: desafios e perspectivas de um projeto inovador na escola sob a ótica de seus sujeitos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
12. | Fernanda Ferreira de Souza Didoné. Resolver problemas na escola: estudando uma 4a. série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
13. | Filomena Maria de Arruda Monteiro. Sobre o que narram as professoras de séries iniciais em seus percursos e processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
14. | Gisele Samora. Conceitos algébricos iniciais. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
15. | Gisele Samora. Conceitos algébricos iniciais. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
16. | Leila Leane Lopes Leal. O brincar da criança pré-escolar: estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
17. | Lia H. Martins Morita. Alunos de 1a. série com dificuldade em matemática: aprendendo o conceito de número. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
18. | Lia H. Martins Morita. Alunos de 1a. série com dificuldade em matemática: aprendendo o conceito de número. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
19. | Maria Carolina da Costa. Professoras na literatura de 30 e as representações da docência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Ademar da Silva. |
20. | Maria das Graças Monte. Introdução da temática ambiental na escola: para além das concepções do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Denise de Freitas. |
21. | Maria Inês Crnkovic Octaviani. As concepções de educar das profissionais de Educação Infantil: um ponto de partida para a formação continuada na perspectiva histórico-cultural.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
22. | Maria José Lenharo Morgado. Formação de Proefssores de Matemática para o uso pedagógico de planilhas eletrônicas de cálculo: análise de um Curso a Distância via internet. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
23. | Melissa Garcia de Oliveira. Formação de agente educacional adolescente para a prevenção de DST-Aids e gravidez precoce. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone. |
24. | Rinaldo Molina. A pesquisa-ação colaborativa e suas contribuições para a aprendizagem profissional de professores da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
25. | Sandra Fagionato Ruffino. A Educação Ambiental nas escolas municipais de educação infantil de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Denise de Freitas. |
26. | Susana Maria dos R. Antunes. A aquisição dos conceitos matemáticos para alunos da 1a. série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
1. | Albano Dalla Pria. A correlação entre a expressão do adjetivo no SN Inglês e Português. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2002. Orientador: Ademar da Silva. |
2. | Daniel Guimarães Bolsonaro Penteado. Percepção dos proprietários rurais sobre a importância da vegetação nativa. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Denise de Freitas. |
3. | Delvair dos Santos. Matemática e temas transversais: analisando práticas pedagógcias. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
4. | Dulcinéia Meirelles Alves. Ensino de Geometria nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
5. | Eliza Cristina Montalvão. Assimilou, mas não acomodou: é uma questão de explicar tudo novamente. Um estudo sobre saberes de futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
6. | Elson Luiz Araujo. A monografia na Formação do Acadêmico no Curso de Direito da UEMS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
7. | Eric Giovanni Zenatti Dangio. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões de alunos de 8a. série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
8. | Eveli Mhirdauiu Sanches. Um setor de ouvidoria na UFSCar? opinião de funcionários da instituição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
9. | Gislaine Gomes da Costa. Análise do grau de ambientalização curricular no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Denise de Freitas. |
10. | Helma Pio Mororó. Atividade física nos programas de atendimento a idosos: concepçoes e práticas.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
11. | Heloisa Raimunda Herneck. Analisando contribuições de uma política educacional de formação continuada para a aprendizagem da docência - o caso do PROCAP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
12. | José Felice. Aprender a ser professor: uma contribuição da Prática de Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
13. | Marcos Lopes de Souza. Ensinar a partir da realidade do aluno: uma investigação sobre a abordagem do cotidiano no ensino de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Denise de Freitas. |
14. | Marcos Rogério Neves. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
15. | Milton Valençuela. Os saberes que fundamentam a prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Denise de Freitas. |
16. | Nívia Margaret Rose do Nascimento. Aprendizagem da docência: formação inicial, experiência docente e comprometimento profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
17. | Silvia Maria Perez. Alunos de 5a. série frente a resoluções de problemas de Matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
18. | Susana Maria dos R. Antunes. A AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS NUMÉRICOS PARA ALUNOS DA 1A. SÉRIE. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
19. | Valentim Donizetti Barbosa de Lima. Inserção de deficientes físicos no mercado de trabalho: dificuldades e possibildades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
20. | Vanderlei Rodrigues Gregolin. O conhecimento matemático escolar: operaçoes com Números Naturais (e adjacências) no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
1. | Douglas Aparecido de Campos. O professor de Educação Física e a produção de saberes em sua prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Alice Helena Campos Pierson. |
2. | Eric Giovanni Zenatti Dangio. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões de Alunos de 8a. Série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
3. | Fernando Henrique dos Santos. A Matemática e o seu Ensino: A visão das famílias dos alunos. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
4. | Janete Bortolaia de Freitas. Contribuições do Curso de Ciências - Habilitação Matemática da UEMS para a formação de professores: Concepções e avaliações de seus alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
5. | Maria Aparecida MELLO. A atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: Educação Infantil e Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
6. | Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque. Formação de professores indígenas e o Projeto de Autoria do Acre. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
7. | Maria Nazaré do Nascimento Guimarães. Práticas Pedagógicas em época de Progressão Continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
8. | Maévi Anabel Nono. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
9. | Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. 'Na escola se aprende de tudo...' - Os saberes escolares nas visões dos alunos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
10. | Silvia Maria Perez. Alunos de 5a. Série frente à Resolução de Problemas em Matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
1. | Ana Paula Belem Hey. A posição social e profissional do engenheiro e a formação do técnico: possíveis relações . Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
2. | Ariane Di Tullio. Diagnóstico das ações e intervenções em Educação Ambiental no município de São Carlos, no ano de 2000 ( co-orientadora). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000. Orientador: Denise de Freitas. |
3. | Leila Pio Mororó. Rede UNEB 2000: da euforia ao espanto, as contradições se estabelecem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
4. | Luciana de Souza mendonça. A utilização de brincadeiras como possibilidade metodológica para favorecer a construção do conceito de número na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
5. | Marcos Freisleben Zorzal. Criatividade e ensino: uma abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
6. | Marta Abdelnur Ruggiero. Uma contribuição à análise do livro didático de matemática na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
7. | Martha Karina Ferreira Delgado. Educação de jovens e adultos: conhecendo expectativas de alunos de um centro estadual de educação supletiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
8. | Rita de Cássia Tavares Medeiros. Ritos de iniciação: um estudo acerca da iniciação de uma professora e de seus alunos na cultura escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Ana Dorziat Barbosa de Mélo. Concepções de surdez e de escola: ponto de partida de um pensar pedagógico em escola pública de surdos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
2. | Ana Maria Dupas. Prática na sala de aula - retrato de uma experiência na 7a. série. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática) - UNIÃO DAS FACULDADES CLARETIANAS DE SÃO PAULO, . 1999. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
3. | André Luiz Nascimento. Formação no Magistério: analisando a Sociologia da Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
4. | Bartolina Ramalho Catanante. A proposta educacional de Mato Grosso do Sul: a formação do cidadão crítico segundo a percepção dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
5. | Cleidilene Ramos Magalhães. Politicas públicas e sala de aula: avaliando na transição de paradigmas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
6. | Eliane Portalone Crescenti. A matemática em cursos profissionalizantes: opiniões dos alunos sobre o significado e a importância do ensino de Matemática nos cursos técnicos secundários. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
7. | Elizabeth Márcia Martucci. O Conhecimento Prático do Bibliotecário de Referência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
8. | Gisela do Carmo Lourencetti. Procurando 'dar sentido'a práticas pedagógicas: um estudo sobre dilemas e/ou dificuldades de professores de quintas séries. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
9. | Lauriberto Aparecido Duarte. A construção do projeto político-pedagógico na visão dos diferentes sujeitos de uma escola da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
10. | Leila Pio Mororó. Formação continuada: estudo da influência do curso sobre alfabetização na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
11. | Maria Cecília Luiz. Carreira ocupacional e formação dos técnicos de ensino médio: percep ção dos egressos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
12. | Roberta Stangherlim. Significado e sentido da prática docente no ensino superior de Psicologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
13. | Tatiana Campos Rocha. Uma proposta de Educação Ambiental: Oficina de jardinagem para a 2ª série do ensino fundamental. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999. Orientador: Denise de Freitas. |
1. | Irene Conceição Rangel Betti. Educação Física e Ensino Médio: Analisando Um Processo de Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Maristela Angotti. Aprendizagem Profissional: Os Primeiros Passos No Magistério Pré-Escolar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
3. | Roseli Rodrigues de Mello. Os Saberes Docentes e A Formação Cotidiana Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Leila Pacheco Ferreira Cavalcante. Consulta de Enfermagem: Uma Prática Educativa e Articuladora da Unidade Entre Teoria e Prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
2. | Luis Carlos Canêo. Formação Profissional Inicial de Psicólogos: Aspectos Curriculares e Práticas Pedagógicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
3. | Tércia Zavaglia Rorres Ribeiro. Pesquisadores da Embrapa: Reflexões Sobre A Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Andrea Coelho Lastória. O Ensino de Geografia Na 5a. Série: Proposta Curricular e Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. O Ensino de Química Na Habilitação Específica Para O Magistério: Como Isso Ocorre?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
3. | Emilia Freitas de Lima. Começando A Ensinar. Começando A Aprender?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
4. | Lúcia Colombaretti de Oliveira. Futuras Professoras das Séries Iniciais: As Primeiras Experiências Com A Atividade de Ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
5. | Maria Regina Guarnieri. Começando A Ensinar e A Aprendizagem Na Profissão: O Caso dos Professores Iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
6. | Rosângela Cristina Guidelli. A Prática Pedagógica do Professor de Ensino Básico de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
7. | Valéria Amed das Chagas Costa. Caracterização Dos(As) Professores(As) de 4a. Série do 1o. Grau da Cidade de Manaus: Um Estudo A Partir da Visão dos Docentes Sobre Sua Formação e Atuação No Ensino de Matemática. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Itacy Salgado Basso. |
1. | Marcelo Pagliosa Carvalho. A educação de jovens e adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 1995. Orientador: César Augusto Minto. |
1. | Iracema Campos Cusati. Aprendizagens da docência de professoras iniciantes e veteranas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Maria Cristina de Senzi Zancul. Da Prática Docente À Formação do Professor: O Ensino de Ciências Nas Séries Iniciais do Primeiro Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
3. | Vanderlei Rodrigues Gregolim. Conceitos Matemáticos Em Ambiente Logo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Carmem Regina Parisotto Guimarães. O Descaso Em Relação À Educação Sexual Na Escola: Estudo de Manifestações de Futuras Professoras de 1a. A 4a. Séries do Ensino de 1o. Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Maria Dalva Barros de Carvalho. Professores das Séries Iniciais do 1o. Grau: Concepções de Saúde e Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
3. | Renato Eugênio da Silva Diniz. A Experimentação No Ensino de Ciências No 1o. Grau: Analisando A Experimentotecaa da 7a. Série. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
4. | Wagner Araújo Pereira. Um método para proposição de fórmulas matemáticas: análise de um estudo entre alunos de 3a. série do segundo grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1992. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
1. | Carlos Toscano. Ascendendo Algumas 'Luzes'E Tomando Alguns 'Choques': A Proposta Para O Ensino de Eletromagnetismo do Gref Numa Perspectiva de Formação Continuada de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | José Amancio Gomes. O processo de avaliação do desempenho escolar em Ciências no primeiro grau (5a. a 8a. séries). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991. Orientador: Dácio Rodney Hartwig. |
3. | Roseli Rodrigues de Mello. Pedagogia Freinet: das Concepções À Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
4. | Teresa Virgínia de Rosalmeida Dantas. Prática Pedagógica Na Formação de Professores Para As Séries Iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi. O Ensino dos Números Inteiros No 1o. Grau: Realidade e Possibilidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1990. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Diana Cury. A Dimensão Pedagógica Na Atuação do Diretor de Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1988. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
2. | Maria Dalva Silva Pagotto. Formação e Atuação: Um Estudo Sobre Representações de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1988. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
1. | Eudóxio Soares Lima Verde. A Interação Professor-Aluno Durante O Processo de Alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1985. Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami. |
Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18