Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 1228
Página: 1  2  

2007

27.   Leonardo Anselmo Perez. Aprendendo a ser professor: um estudo exploratório do uso do Moodle na disciplina Estágio Supervisionado. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
28.   Leonardo Anselmo Perez. Portal dos Professores da UFSCar. (Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. 2007.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
29.   Lileni Indrugovich. Estilos de Aprendizagem com foco no ensino aprendizagem de LE. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Ademar da Silva.
30.   Luana Santos Araujo. Tutoria PET-LiF/UFSCar. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
31.   LUIS ANTONIO NUNES. ESCOLARIZAÇÃO E CULTURA EM TEMPOS DE DESAGREGAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
32.   Marcos Lopes de Souza. Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE):anseios, conjunturas e contornos de inovações curriculares em movimento. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
33.   Marcos Rogério Neves. O professor de Matemática, seus saberes e suas necessidades em relação a sua disciplina: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
34.   Maria Carolina Leme Joly. Convivência em uma Orquestra Comunitária: um olhar nos processos educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
35.   MARIA HELENA SANCHES DE TOLEDO. OFICINAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
36.   Maria Luiza Machado Menten. O Ensino Médio em Rede (EMR) sob o olhar dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
37.   Maria Teresa Massarini. Mapeamento e Catalogação Inicial de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde em São Carlos - SP.. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
38.   Mariana dos Santos. Os saberes docentes de licenciandos e a construção da identidade profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
39.   Marilda Bertipaglia de Mendonça. Prevalência de aleitamento materno de crianças menores de um ano atendidas numa Unidade de Saúde da Família de Araraquara-SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
40.   Marina D`Abruzzo Paix. Políticas Públicas: escolarização de 9 anos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Douglas Aparecido de Campos.
41.   Marina Granai. A Biologia e a perspectiva CTS inseridas na prova do ENEM-2007. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Denise de Freitas.
42.   Maísa Kamegawa Borazio. TECENDO REDES, SABERES E FAZERES.... (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
43.   Nathalia de Moraes Lébeis. Crianças promotoras da amamentação. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
44.   Nathália de Moraes Lébeis e Talita de A. C. F. Pereira. Promoção da Amamentação por crianças do ensino fundamental. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
45.   Osvaldo Lui Filho. Agentes Comunitários de Saúde: Avaliação dos conhecimentos e ações em Saúde Bucal desenvolvidas em Equipes de Saúde da Família. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
46.   Otávio de Brito Silva. PET-LIF/UFSCar. (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
47.   Patricia Amanda Vieira. Grupo de orientações em aleitamento materno exclusivo no Subdistrito de Santa Eudóxia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
48.   Peterson Pires Dias. PET-LIF/UFSCar. (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
49.   Rachel Escopinho. O Lívo Didático de Língua Inglesa para a universitários da 3a idade: prioridade. Dissertação (Mestrado em PPGL - Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Ademar da Silva.
50.   Ricardo Castro de Oliveira. Química e Cidadania: uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades investigativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
51.   Rosa Maria Castilho Martins. Implementação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: educação continuada e prática profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
52.   Ruy C. Mattosinho de C. Ferraz. Percepção dos alunos sobre a incorporação de elementos de Física Moderna e Contemporãnea em uma disciplina introdutória do Curso de Física. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
53.   Silvia Helena Leite Mourão. PROJETO PARA A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA E.E. ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
54.   Silvio Antonio Rizzo. Como os livros didáticos desenvolvem o texto sobre o conceito quot;Conjunto dos Números Inteirosquot;. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
55.   SUZEL CARNEIRO PEREIRA DE ARAÚJO. Projeto Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
56.   Talita de Azevedo Coelho Furquin Pereira. Crianças promotoras da amamentação. (Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
57.   Vânia dos Santos Sabino. O trabalho do agente comunitário de saúde: percepção da sua ação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
58.   YARA MARTINS RAMOS. COMER BEM E EXERCITAR-SE PARA VIVER MELHOR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, . 2007.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.

2006

1.   Andreia Figueira. O professor, com relação ao processo de inclusão, em seu universo de informação. (Graduando em Pedagogia) - UNESP - câmpus de Presidente Prudente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
2.   Cassiana Duarte da Cruz. A contribuição dos diários reflexivos no processo de formação de uma professora iniciante de língua estrangeira - inglês - em uma escola de educação infantil bilíongue. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Ademar da Silva.
3.   Clarabel Aparecida Gennari. Como professoras de Educação Infantil utilizam os jogos na área de Matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Diana Gennari Azevedo. Tópicos de Ensino Aprendizagem de LE Inglês na visão de vários autores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Ademar da Silva.
5.   Diego Ferreira. Educação tecnocientífica por meio de brinquedos e artefatos do cotidiano. (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, . 2006.
Orientador: Marcos Pires Leodoro.
6.   Glaciele dos Santos de Pieri. Professores inicinates de 1a. a 4a. série do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Igor de Souza Guzzi. O que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre ensinar ciências neste nível de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
8.   Marcos Daniel Longhini. Ensinando a ensinar ou vivendo para aprender: interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante, como subsídio para aprendizagem da docência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
9.   Maria Cleonice Barbosa Braga. Aprender e ensinar Geografia: a visão de egressos do curso de Pedagogia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana, BA). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
10.   Mariana Revoredo. Os erros gramaticais no contexto docente. (Pedagogia) - UNESP - câmpus de Presidente Prudente, UNESP (bolsa PAE). 2006.
Orientador: Maria do Carmo de Sousa.
11.   Rita de Cássia Bortolleto Santos. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da Educação Ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
12.   Rita de Cássia Gromoni Shimizu. Educação a distância na formação de professores: o Curso-Piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - Desenvolvimento, Cidadania e Meio Ambiente". Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
13.   Roberto Monteiro de Lima. Subsídios para a elaboração de uma gramática pedagógica do português brasileiro para falantes de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federla de São Carlos, . 2006.
Orientador: Ademar da Silva.
14.   Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani. Prática de ensino de Química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
15.   Vânia Gomes Zuin. . Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Supervisor: Denise de Freitas.

2005

1.   Adriana Andrés. Representações e Experiências de uma Comunidade Rural e Escolar sobre o Ambiente, Pouso Alto - Mg. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
2.   Ana Carolina da Silva Nassar. Educação e prática na amamentação / resoluções de trauma familiar: estudo com mulheres atendidas em unidades de atenção básica à saúde de São Carlos. (Graduando em Programa Unificado de Iniciação Científica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
3.   Anelise Belão Pott. Jogos para o ensino de Matemática - elaboração, divulgação on-line e avaliação. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Anelise de Campos Belão. Jogos para o ensino de Matemática - elaboração, divulgação on-line e avaliação. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
5.   Carla Menezes dos Santos. Conhecendo o início da docência de profesores egressos da Licenciatura em Matemática - UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
6.   Carla Menezes dos Santos. Conhecendo o início da docência de professores egressos da licenciatura em Matemática - UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Daniela Cássia Sudan. Saberes em construção de uma professora que pesquisa a própria prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
8.   Daniela Isabel Taipeiro. Em algum lugar do passado: as relações que professoras alfabetizadoras estabelecem com a leitura a partir de suas memórias. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Ademar da Silva.
9.   Diana Gennari Azevedo. O papel do professor no contexto de uma escola de educação infantil bilingüe. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Ademar da Silva.
10.   Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas: enfoque no Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
11.   Eliane Portalone Crescenti. Os professores de matemática e a geometria: oiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
12.   Isabela Custódio Talora Bozzini. A construção do espaço coletivo escolar: três estudos sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
13.   Luisa Dias Brito. A disciplina Biologia Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
14.   Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. Projeto de Parceria entre Universidade e Escola Pública Estadual de Ensino Médio: Limites e Possibilidades. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Denise de Freitas.
15.   Maria Cristina Durante Esteves. O protagonismo juvenil na percepção de jovens em um Programa de Educação para o Trabalho na cidade de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
16.   Maria Fernanda Angelin e Daniela de Castro Barbosa. Jovens promotores de educação sexual e direitos reprodutivos na escola. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
17.   Maria Luisa Moura Bresighello Deig. Jovens universitários e álcool: conhecimentos e atitudes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
18.   Nathalia de Moraes Lébeis. Descrição e análise dos processos educativos envolvidos na promoção da amamentação em comunidade escolar do Ensino Fundamental. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / UFSCar. 2005.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
19.   Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. Desenvolvimento profissional docente: configurando o perfil dos professores que se inscrevem em MIni-Cursos sobre Geometria e seu ensino. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
20.   Raphael Cyrillo Ruiz Sanches. Desenvolvimento profissional docente: configurando o perfil dos professores que se inscrevem em mini-cursos sobre a Geometria e seu ensino. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
21.   Sabrina de Paula Espino. Present perfect: uma questão de aspecto - Um estudo sobre o contexto na compreensão da noção de aspecto subjacente ao present perfec simples em inglês. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Ademar da Silva.
22.   Vânia Gomes Zuin. . Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Supervisor: Denise de Freitas.

2004

1.   Ana Carolina Aguirra Izar. A educação escolar e as tecnologias da comunicação. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Ana Claudia M. Vasconcellos. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança de 4 a 6 anos na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Ana Claudia Ribeiro. Contribuições dos jogos na matemática com crianças de cinco e seis anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Ana Dalva Alves Teodoro. Os jogos e as atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
5.   Ana Helena f. Francisco. Contribuições do uso dos brinquedos e brincadeiras para a socialização de crianças de 4 a 6 anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Ana Maria Rossi Pardo. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade da criança. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
7.   Ana Paula de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
8.   Carime Turcati de Freitas. O Turismo Ecológico e a Educação Ambiental. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Denise de Freitas.
9.   Carolina Rodrigues de Souza. As contribuições do processo de implementação do projeto para o ensino de ciências ABC na Educação Científica - A Mão na Massa para o desenvolvimento profissional de uma professora de pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
10.   Cibele Aparecida Reghine Milani. Dificuldades de Aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
11.   Cleidilene Ramos Magalhães. Escola e famílias: mundos que se falam?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
12.   Cássia Beatriz Bernardi. Dificuldades na aprendizagem: uma questão que permanece. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
13.   Célia Quevedo Sette. Inclusão - o nascer da utopia. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
14.   Dorval dos Santos Brito. Cursos de formação inicial de professores de Química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos - SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
15.   Elisabete Bérgamo. A importância da leitura e da produção textual: oficinas de produção de textos e reflexos nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
16.   Elisabete Soufen Rafani. A eficácia do jogo como método educativo. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
17.   Elizabete Aparecida S. Lourenço. Contribuições do uso de brinquedos e brincadeiras para a interação de crianças de 4 a 6 anos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
18.   Fausto Lombarado Zola. A gEometria e o seu ensino na visão dos egressos da Licenciatura de matemática da UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
19.   Fausto Lombardo Zola. A Geometria e o seu Ensino na Visão dos Egressos da Licenciatura de Matemática na UFSCar. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
20.   Fernanda Migliorança. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a problemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
21.   Fernando Henrique dos Santos. A matemática e o seu ensino: opiniões de familias, dos alunos e dos professores. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
22.   Fernando Henrique dos Santos. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões das Famílias, dos Alunos e dos Professores. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
23.   Flávia Massambani. Indisciplina escolar: concepções e reflexos nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
24.   Giselda M.P.Pegorin. Giselda M.P. Pegorin. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
25.   Glaucia Maria C. Bebber. A avaliação escolar sob a ótica dos alunos. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
26.   Jussara D. F. Gregio. Dificuldades iniciais de alunos da primeira série do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
27.   Karina Gimenes Canal. Aprendizagem versus fracasso escolar. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
28.   Karina Ianoni De Grotte. Proposta educativa de crianças promotoras da amamentação na sua comunidade escolar. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
29.   Keila Bossolani. Características da aprendizagem significativa em proposições expressas por escrito pelos alunos do ensino fundamental: um estudo de conceitos químicos proposto a partir de atividades experimentais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
30.   Leila C. Reginato Ometto. Método sintético-analítico: as contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
31.   Luci E. Eguea Catto. A importância do brincar no desenvolvimento das crianças. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
32.   Lucia Helena B. Grizzo. A família, a escola e a grande esperança.. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
33.   Lucia Helena S. Freiche. Expectativas da família quanto à instituição de educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
34.   Luzia Aparecida Perez. A contribuição da música na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
35.   Lígua E.P.Orseli. O papel do jogo na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
36.   Maria B. de Andrade. Avaliação: concepções e ocorrências na rotina de sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
37.   Maria Cecília Grombone. Inclusão - integração real. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
38.   Maria Pilar Dias Barreira e Oliveira. Construindo a trajetória docente: os percursos formativos de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
39.   Maristela V. Palacio Mide. Dificuldades de aprendizagem - a criança ainda não sabe, mas é capaz de vir a saber. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
40.   Marlene Aparecida H. Cesário. Drogas: uma constante ameaça. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
41.   Patrícia L. R. Martins. Concepções e expectativas de pais e de alunos em relação à escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
42.   Paula Aparecida C. Caldeira. O gosto pela leitura começando desde cedo na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
43.   Priscila Jaqueta Herrera. O papel das atividades lúdicas na otimização do processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
44.   Rosana Aparecida Zambelli. Dificuldades de Leitura e de Escrita. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
45.   Rosana C Amaral Mattos. Dificuldades no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
46.   Rute Daniela G. Cucato. O curso de formação inicial para docência e suas contribuições na prática pedagõgica. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
47.   Stela Aparecida dos Santos. Literatura infantil na pré-escola. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
48.   Suzana C. Cespedes. A escola e o tratamento dado aos meninos e às meninas na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
49.   Suzete T. Silva Seber. Televisão: a educação com e para a televisão. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
50.   Sílvia M.R. Conte. Adapt~ção escolar na educação infantil: conflitos e reações. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
51.   Valéria do Nascimento. A importância do ensino da poesia nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
52.   Vanilda G. Vaz de Lima. Na escola também se aprende a ler e a escrever brincando. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
53.   Viviane T. Dias da Silva. Não basta comunicar e as mãos lavar. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2004.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

2003

1.   Adriano Rodrigo Oliveira. Cartografia Escolar e a Prática Docente nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Aline Donizete Zanetti. Números decimais: conhecendo o desempenho dos alunos nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Aline Donizete Zanetti. Números decimais: conhecendo o desempenho dos alunos nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Andrea Coelho Lastória. Aprendizagem profissional de professores do ensino fundamental: o Projeto Atlas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
5.   Anselmo João Calzolari Neto. O Desenvolvimento Profissional de uma professora de Biologia, integrante de um grupo de pesquisa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.
6.   Beatriz de Cássia Boriollo. A contribuição do jogo teatral para o desenvolvimento da criança pré-escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
7.   Claudia Aparecida Stefane. Professores de Educação Física: diversidade e pr[aticas pedag[ogicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
8.   Daniela Donato. Recontando histórias: leitura e visão de mundo do pré-escolar. Dissertação (Mestrado em PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Ademar da Silva.
9.   Delvair dos Santos. Matemática e Temas Transversais: analisando práticas pedagógicas. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
10.   Fabíola de Medeiros Rodrigues Linhares. Temas transversais, base de conhecimento para o ensino e processos de raciocínio pedagógico. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
11.   Fabíola Maria Mônaco. Escola do Futuro: desafios e perspectivas de um projeto inovador na escola sob a ótica de seus sujeitos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
12.   Fernanda Ferreira de Souza Didoné. Resolver problemas na escola: estudando uma 4a. série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
13.   Filomena Maria de Arruda Monteiro. Sobre o que narram as professoras de séries iniciais em seus percursos e processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
14.   Gisele Samora. Conceitos algébricos iniciais. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
15.   Gisele Samora. Conceitos algébricos iniciais. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
16.   Leila Leane Lopes Leal. O brincar da criança pré-escolar: estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
17.   Lia H. Martins Morita. Alunos de 1a. série com dificuldade em matemática: aprendendo o conceito de número. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
18.   Lia H. Martins Morita. Alunos de 1a. série com dificuldade em matemática: aprendendo o conceito de número. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
19.   Maria Carolina da Costa. Professoras na literatura de 30 e as representações da docência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Ademar da Silva.
20.   Maria das Graças Monte. Introdução da temática ambiental na escola: para além das concepções do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.
21.   Maria Inês Crnkovic Octaviani. As concepções de educar das profissionais de Educação Infantil: um ponto de partida para a formação continuada na perspectiva histórico-cultural.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
22.   Maria José Lenharo Morgado. Formação de Proefssores de Matemática para o uso pedagógico de planilhas eletrônicas de cálculo: análise de um Curso a Distância via internet. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
23.   Melissa Garcia de Oliveira. Formação de agente educacional adolescente para a prevenção de DST-Aids e gravidez precoce. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Aida Victoria Garcia Montrone.
24.   Rinaldo Molina. A pesquisa-ação colaborativa e suas contribuições para a aprendizagem profissional de professores da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
25.   Sandra Fagionato Ruffino. A Educação Ambiental nas escolas municipais de educação infantil de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Denise de Freitas.
26.   Susana Maria dos R. Antunes. A aquisição dos conceitos matemáticos para alunos da 1a. série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2002

1.   Albano Dalla Pria. A correlação entre a expressão do adjetivo no SN Inglês e Português. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2002.
Orientador: Ademar da Silva.
2.   Daniel Guimarães Bolsonaro Penteado. Percepção dos proprietários rurais sobre a importância da vegetação nativa. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Delvair dos Santos. Matemática e temas transversais: analisando práticas pedagógcias. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Dulcinéia Meirelles Alves. Ensino de Geometria nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
5.   Eliza Cristina Montalvão. Assimilou, mas não acomodou: é uma questão de explicar tudo novamente. Um estudo sobre saberes de futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Elson Luiz Araujo. A monografia na Formação do Acadêmico no Curso de Direito da UEMS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
7.   Eric Giovanni Zenatti Dangio. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões de alunos de 8a. série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
8.   Eveli Mhirdauiu Sanches. Um setor de ouvidoria na UFSCar? opinião de funcionários da instituição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
9.   Gislaine Gomes da Costa. Análise do grau de ambientalização curricular no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
10.   Helma Pio Mororó. Atividade física nos programas de atendimento a idosos: concepçoes e práticas.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
11.   Heloisa Raimunda Herneck. Analisando contribuições de uma política educacional de formação continuada para a aprendizagem da docência - o caso do PROCAP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
12.   José Felice. Aprender a ser professor: uma contribuição da Prática de Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
13.   Marcos Lopes de Souza. Ensinar a partir da realidade do aluno: uma investigação sobre a abordagem do cotidiano no ensino de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
14.   Marcos Rogério Neves. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
15.   Milton Valençuela. Os saberes que fundamentam a prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Denise de Freitas.
16.   Nívia Margaret Rose do Nascimento. Aprendizagem da docência: formação inicial, experiência docente e comprometimento profissional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
17.   Silvia Maria Perez. Alunos de 5a. série frente a resoluções de problemas de Matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
18.   Susana Maria dos R. Antunes. A AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS NUMÉRICOS PARA ALUNOS DA 1A. SÉRIE. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
19.   Valentim Donizetti Barbosa de Lima. Inserção de deficientes físicos no mercado de trabalho: dificuldades e possibildades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
20.   Vanderlei Rodrigues Gregolin. O conhecimento matemático escolar: operaçoes com Números Naturais (e adjacências) no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2001

1.   Douglas Aparecido de Campos. O professor de Educação Física e a produção de saberes em sua prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Alice Helena Campos Pierson.
2.   Eric Giovanni Zenatti Dangio. A Matemática e o seu Ensino: Opiniões de Alunos de 8a. Série. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Fernando Henrique dos Santos. A Matemática e o seu Ensino: A visão das famílias dos alunos. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
4.   Janete Bortolaia de Freitas. Contribuições do Curso de Ciências - Habilitação Matemática da UEMS para a formação de professores: Concepções e avaliações de seus alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
5.   Maria Aparecida MELLO. A atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: Educação Infantil e Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
6.   Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque. Formação de professores indígenas e o Projeto de Autoria do Acre. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
7.   Maria Nazaré do Nascimento Guimarães. Práticas Pedagógicas em época de Progressão Continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
8.   Maévi Anabel Nono. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
9.   Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. 'Na escola se aprende de tudo...' - Os saberes escolares nas visões dos alunos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
10.   Silvia Maria Perez. Alunos de 5a. Série frente à Resolução de Problemas em Matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

2000

1.   Ana Paula Belem Hey. A posição social e profissional do engenheiro e a formação do técnico: possíveis relações . Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Ariane Di Tullio. Diagnóstico das ações e intervenções em Educação Ambiental no município de São Carlos, no ano de 2000 ( co-orientadora). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Denise de Freitas.
3.   Leila Pio Mororó. Rede UNEB 2000: da euforia ao espanto, as contradições se estabelecem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
4.   Luciana de Souza mendonça. A utilização de brincadeiras como possibilidade metodológica para favorecer a construção do conceito de número na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
5.   Marcos Freisleben Zorzal. Criatividade e ensino: uma abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
6.   Marta Abdelnur Ruggiero. Uma contribuição à análise do livro didático de matemática na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
7.   Martha Karina Ferreira Delgado. Educação de jovens e adultos: conhecendo expectativas de alunos de um centro estadual de educação supletiva. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
8.   Rita de Cássia Tavares Medeiros. Ritos de iniciação: um estudo acerca da iniciação de uma professora e de seus alunos na cultura escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1999

1.   Ana Dorziat Barbosa de Mélo. Concepções de surdez e de escola: ponto de partida de um pensar pedagógico em escola pública de surdos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Ana Maria Dupas. Prática na sala de aula - retrato de uma experiência na 7a. série. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática) - UNIÃO DAS FACULDADES CLARETIANAS DE SÃO PAULO, . 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   André Luiz Nascimento. Formação no Magistério: analisando a Sociologia da Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Bartolina Ramalho Catanante. A proposta educacional de Mato Grosso do Sul: a formação do cidadão crítico segundo a percepção dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
5.   Cleidilene Ramos Magalhães. Politicas públicas e sala de aula: avaliando na transição de paradigmas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
6.   Eliane Portalone Crescenti. A matemática em cursos profissionalizantes: opiniões dos alunos sobre o significado e a importância do ensino de Matemática nos cursos técnicos secundários. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
7.   Elizabeth Márcia Martucci. O Conhecimento Prático do Bibliotecário de Referência. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
8.   Gisela do Carmo Lourencetti. Procurando 'dar sentido'a práticas pedagógicas: um estudo sobre dilemas e/ou dificuldades de professores de quintas séries. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
9.   Lauriberto Aparecido Duarte. A construção do projeto político-pedagógico na visão dos diferentes sujeitos de uma escola da rede pública de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
10.   Leila Pio Mororó. Formação continuada: estudo da influência do curso sobre alfabetização na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
11.   Maria Cecília Luiz. Carreira ocupacional e formação dos técnicos de ensino médio: percep ção dos egressos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
12.   Roberta Stangherlim. Significado e sentido da prática docente no ensino superior de Psicologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
13.   Tatiana Campos Rocha. Uma proposta de Educação Ambiental: Oficina de jardinagem para a 2ª série do ensino fundamental. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Denise de Freitas.

1998

1.   Irene Conceição Rangel Betti. Educação Física e Ensino Médio: Analisando Um Processo de Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maristela Angotti. Aprendizagem Profissional: Os Primeiros Passos No Magistério Pré-Escolar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Roseli Rodrigues de Mello. Os Saberes Docentes e A Formação Cotidiana Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1997

1.   Leila Pacheco Ferreira Cavalcante. Consulta de Enfermagem: Uma Prática Educativa e Articuladora da Unidade Entre Teoria e Prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
2.   Luis Carlos Canêo. Formação Profissional Inicial de Psicólogos: Aspectos Curriculares e Práticas Pedagógicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Tércia Zavaglia Rorres Ribeiro. Pesquisadores da Embrapa: Reflexões Sobre A Prática Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1996

1.   Andrea Coelho Lastória. O Ensino de Geografia Na 5a. Série: Proposta Curricular e Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. O Ensino de Química Na Habilitação Específica Para O Magistério: Como Isso Ocorre?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
3.   Emilia Freitas de Lima. Começando A Ensinar. Começando A Aprender?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Lúcia Colombaretti de Oliveira. Futuras Professoras das Séries Iniciais: As Primeiras Experiências Com A Atividade de Ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
5.   Maria Regina Guarnieri. Começando A Ensinar e A Aprendizagem Na Profissão: O Caso dos Professores Iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
6.   Rosângela Cristina Guidelli. A Prática Pedagógica do Professor de Ensino Básico de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
7.   Valéria Amed das Chagas Costa. Caracterização Dos(As) Professores(As) de 4a. Série do 1o. Grau da Cidade de Manaus: Um Estudo A Partir da Visão dos Docentes Sobre Sua Formação e Atuação No Ensino de Matemática. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Itacy Salgado Basso.

1995

1.   Marcelo Pagliosa Carvalho. A educação de jovens e adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 1995.
Orientador: César Augusto Minto.

1994

1.   Iracema Campos Cusati. Aprendizagens da docência de professoras iniciantes e veteranas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Cristina de Senzi Zancul. Da Prática Docente À Formação do Professor: O Ensino de Ciências Nas Séries Iniciais do Primeiro Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Vanderlei Rodrigues Gregolim. Conceitos Matemáticos Em Ambiente Logo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1992

1.   Carmem Regina Parisotto Guimarães. O Descaso Em Relação À Educação Sexual Na Escola: Estudo de Manifestações de Futuras Professoras de 1a. A 4a. Séries do Ensino de 1o. Grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Dalva Barros de Carvalho. Professores das Séries Iniciais do 1o. Grau: Concepções de Saúde e Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
3.   Renato Eugênio da Silva Diniz. A Experimentação No Ensino de Ciências No 1o. Grau: Analisando A Experimentotecaa da 7a. Série. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Wagner Araújo Pereira. Um método para proposição de fórmulas matemáticas: análise de um estudo entre alunos de 3a. série do segundo grau. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1992.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.

1991

1.   Carlos Toscano. Ascendendo Algumas 'Luzes'E Tomando Alguns 'Choques': A Proposta Para O Ensino de Eletromagnetismo do Gref Numa Perspectiva de Formação Continuada de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   José Amancio Gomes. O processo de avaliação do desempenho escolar em Ciências no primeiro grau (5a. a 8a. séries). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
3.   Roseli Rodrigues de Mello. Pedagogia Freinet: das Concepções À Sala de Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
4.   Teresa Virgínia de Rosalmeida Dantas. Prática Pedagógica Na Formação de Professores Para As Séries Iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1990

1.   Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi. O Ensino dos Números Inteiros No 1o. Grau: Realidade e Possibilidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1990.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1988

1.   Diana Cury. A Dimensão Pedagógica Na Atuação do Diretor de Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1988.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
2.   Maria Dalva Silva Pagotto. Formação e Atuação: Um Estudo Sobre Representações de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1988.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

1985

1.   Eudóxio Soares Lima Verde. A Interação Professor-Aluno Durante O Processo de Alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1985.
Orientador: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.


Data de processamento: 12/10/2020 19:56:18