Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paulo Sergio Bretones

possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2006) em temas relacionados à Educação em Astronomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Foi coordenador da Seção de Ensino e Divulgação (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA) entre 1992 e 2014 e Coordenador da Comissão de Ensino e Divulgação (COMED) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) entre 2012 e 2016. É co-editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), e Presidente da Comissão C1 (Astronomy Education Development) da União Astronômica Internacional (IAU). Autor dos livros paradidáticos ?Os Segredos do Sistema Solar? e ?Os Segredos do Universo? e organizador do livro ?Jogos para o Ensino de Astronomia?. Tem participado de projetos de observação do céu e de divulgação astronômica ministrando palestras e cursos dirigidos a estudantes, professores e público em geral. Também tem escrito artigos em jornais e revistas assim como participado de programas de rádio e TV. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, Química, Educação e Ensino. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 (28/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luiz, km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518663 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Astronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2011-2013. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Sergio Bretones - Coordenador / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio Bretones.
      Descrição: A abordagem das questões envolvidas no estágio enquanto espaço para construção de identidade profissional implica a análise de diversos aspectos teóricos e práticos, cuja relevância situa-se em diferentes âmbitos, a saber: a) no âmbito acadêmico e social, esta pesquisa possibilitará um mapeamento das práticas implementadas a partir de ações articuladas universidade-escola e análise sobre os impactos de tais práticas durante a formação inicial, no que essas podem favorecer a formação de futuros professores melhor qualificados para atuarem no ensino; b) no âmbito teórico, destacamos a relevância e os avanços potenciais de uma pesquisa na área de educação que se realiza em parceria com professores das escolas, considerados como co-formadores de futuros profissionais docentes. Desta maneira, o principal problema a ser abordado na pesquisa relaciona-se diretamente à construção da identidade profissional do aluno/educando da disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura das áreas de Física, Letras, Biologia, Química, Enfermagem e Matemática, enquanto futuro profissional da docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Alice Helena de Campos Pierson - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
      Descrição: (Aprovado no âmbito do EDITAL UNIVERSAL) - As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Aida Victoria Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto Abreu - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / ALICE PIERSON - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (34)
      1. IAU XXX General Assembly. Overview of the AER landscape. 2018. (Congresso).
      2. IAU XXX General Assembly. Research on Astronomy Education. 2018. (Congresso).
      3. IAU XXX General Assembly.A history of IAU Commission C1: a look from the Newsletters. 2018. (Simpósio).
      4. V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.A presença feminina na autoria de teses e dissertações sobre educação em astronomia. 2018. (Simpósio).
      5. V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.A construção de conceitos sobre a pequenez humana: astronomia em aulas de filosofia no ensino médio. 2018. (Simpósio).
      6. V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.Conteúdos de astronomia em aulas de filosofia na construção de conceitos sobre a pequenez humana. 2018. (Simpósio).
      7. International Symposium on Astronomy and Astrobiology Education.Astronomy Education Research: impact and future directions. In: International Symposium on Astronomy and Astrobiology Education. 2017. (Simpósio).
      8. IX Congreso Internacional de Formación y Modelación en Ciencias Básicas. Relevamiento inicial de tesis de maestría sobre Educación en Astronomía en Colombia. 2017. (Congresso).
      9. April Meeting 2015 of the American Physical Society.A New International Agenda for Astronomy Education Research. 2015. (Encontro).
      10. IAU XXIX General Assembly. Ten years of RELEA: achievements and challenges for astronomy education development. 2015. (Congresso).
      11. IAU XXIX General Assembly. A new international agenda for astronomy education research. 2015. (Congresso).
      12. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Estratégias para a divulgação de eclipses na imprensa. 2015. (Congresso).
      13. 47o Encontro Regional de Ensino de Astronomia.A evolução dos instrumentos astronômicos e a busca do nosso lugar no Universo. 2014. (Encontro).
      14. 50º Encontro Regional de Ensino de Astronomia.A evolução dos instrumentos astronômicos e a busca do nosso lugar no Universo. 2014. (Encontro).
      15. 52º Encontro Regional de Ensino de Astronomia.A Evolução dos Instrumentos Astronômicos e a busca do nosso lugar no Universo. 2014. (Encontro).
      16. III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.Jogos para o ensino de Astronomia. 2014. (Simpósio).
      17. III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.Os Encontros Brasileiros de Ensino de Astronomia e seu papel na construção da área. 2014. (Simpósio).
      18. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Jogos para o ensino de astronomia: a construção de uma proposta. 2014. (Congresso).
      19. 3ª. Semana Acadêmica da Licenciatura em Física.Mesa redonda: Educação em Astronomia e Ensino de Física. 2013. (Outra).
      20. 65ª Reunião Anual da SBPC. A Exploração do Universo. 2013. (Congresso).
      21. 65ª Reunião Anual da SBPC. Mesa redonda: ?Ensino de Astronomia no Brasil: Realidade e Perspectivas". 2013. (Congresso).
      22. I Semana de Educação do campus Sertãozinho do IFSP.Do universo da Química à Química do Universo. 2013. (Encontro).
      23. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. 2013. (Encontro).
      24. XIV Latin American Regional IAU Meeting.The Latin American Journal of Astronomy Education (RELEA): contributions and perspectives.. 2013. (Encontro).
      25. XXXVI Encontro Regional de Ensino de Astronomia.Evolução Histórica da Astronomia. 2013. (Encontro).
      26. Communicating astronomy with the public for scientists.Strategies for public communication of eclipses. 2012. (Simpósio).
      27. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. A história da Astronomia nos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da SAB. 2012. (Congresso).
      28. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Educação em Astronomia nos trabalhos das Reuniões Anuais da SAB entre 2004 e 2010. 2012. (Congresso).
      29. IX Encontro Regional de Ensino de Astronomia.Fases da Lua e Eclipses. 2010. (Encontro).
      30. V Encontro Regional de Ensino de Astronomia.Fases da Lua e Eclipses. 2010. (Encontro).
      31. XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia.Fases da Lua e Eclipses. 2010. (Encontro).
      32. XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Projeto PIBID Química - UFSCar: reflexões sobre espaço e tempo compartilhados para a formação inicial docente. 2010. (Encontro).
      33. XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Teses e Dissertações sobre o Ensino de Química no Brasil: análises preliminares. 2010. (Encontro).
      34. XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira.Astronomia nas escolas municipais de Valinhos. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. LEITE, C. ; BRETONES, Paulo Sergio. II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. 2012. Congresso
      2. MACHADO, M. A. D ; BRETONES, Paulo Sergio ; Villas da Rocha, Jaime F.. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. 2011. Congresso
      3. BRETONES, Paulo Sergio; MACHADO, M. A. D. ; ROCHA, J. F. V.. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. 2011. Congresso
      4. BRETONES, Paulo Sergio; ROJAS, Gustavo ; LIBERO, Valter. XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2010. Outro
      5. BRETONES, Paulo Sergio. VI Semana de Astronomia de Campinas e Região. 1989. (Outro).. . 0.
      6. BRETONES, Paulo Sergio. V Semana de Astronomia de Campinas e Região. 1988. (Outro).. . 0.
      7. BRETONES, Paulo Sergio. IV Semana de Astronomia de Campinas. 1987. (Outro).. . 0.
      8. BRETONES, Paulo Sergio. III Semana de Astronomia de Campinas. 1986. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Paulo Sergio Bretones ⇔ Adriana Mattar Maamari (1.0)
        1. MAAMARI, Adriana Mattar; BRETONES, P.. ?A perspectiva epistemológica da ciência contemporânea: Problemas e limitações?,. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17