Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Adriana Mattar Maamari

Possui Doutorado (Doctorat d´État) em Filosofia pela Université Paris Ouest Nanterre la Défense - France (2008) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - (2008). Tem Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Graduação em Bacharelado (1995) e Licenciatura (1996) de Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Graduação em Bacharelado de Ciências Sociais (1991) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Professora Efetiva, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal de São Carlos, atuando no Ensino de Graduação junto ao Curso de Licenciatura de Filosofia e na Pós-Graduação junto ao Programa de Educação. É membro de três conselhos editoriais: do periódico Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação da Universidade de Brasília DF (ISSN 16798785); do periódico Fermentario da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay (ISSN 16886151); da Coleção Filosofia e Ensino da Editora UNIJUí RS. Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Educação, com ênfase em Ética e Filosofia Política, Teoria Política, Direitos Humanos, Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Epistemologia e Estética. Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais"; o "Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores" (Lenfi) e o curso de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (Lato Sensu) da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5707827597161294 (17/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis, km 235 - Cx Postal 676 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 6001 Telefone: (43) 33518372 Fax: (43) 33 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. As Imagens do Feminino na Obra de Diderot
      Descrição: O trabalho de Iniciação Científica em Filosofia esteve sob a orientação do Prof.Dr. Luiz Fernando B. Franklin de Matos. O tema investigado, a saber, "As Imagens do Feminino na Obra de Diderot", resultou em um trabalho apresentado no III Simpósio de Iniciação Científica da FFLCH - USP, dias 13 e 14 de novembro de 1995.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Adriana Mattar Maamari - Integrante / Luiz Fernando B Franklin de Matos - Coordenador.
      Membro: Adriana Mattar Maamari.
    2. 2017-Atual. O fundamento filosofico-politico dos conceitos de republica e democracia por meio do exame da instituicao escolar no curso da secularizacao empreendida e aspirada na modernidade
      Descrição: A escola pública surge no contexto de secularização das instituições pertencentes ao Estado Moderno para que seja possível que este espaço venha a abrigar todas as diferenças individuais em seu interior pois, a despeito das mais variadas opções religiosas, políticas e morais, todos seriam tratados como iguais. Pretendemos conceituar, contextualizar, problematizar e compreender os conceitos fundamentais de natureza filosófico-política que estão na origem da escola republicana, a saber: cidadania, educação, instrução, liberdade, igualdade, democracia e república.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Mattar Maamari - Coordenador / Antonio Carlos Mometti - Integrante / Maria Cecília Andrade da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Adriana Mattar Maamari.
    3. 2017-Atual. O Iluminismo e as Republicas Modernas
      Descrição: Este projeto tem em vista a articulação entre diferentes pesquisadores e instituições com vistas ao aprofundamento dos estudos no tema do republicanismo moderno e sua inserção no quadro geral da Filosofia das Luzes ou Iluminismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Especialização: (17) / Mestrado acadêmico: (23) / Doutorado: (7) . Integrantes: Adriana Mattar Maamari - Coordenador / Tiago Anderson Brutti - Integrante / Claudio Boeira Garcia - Integrante / Denise Tamiosso - Integrante. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Adriana Mattar Maamari.
    4. 2014-Atual. Iluminimo frances, britanico e americano
      Descrição: Este projeto procura investigar os pensadores que estiveram inseridos nos contextos francês, britânico e americano e são caracterizados como iluministas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Mattar Maamari - Coordenador. Número de produções C, T A: 21 / Número de orientações: 7
      Membro: Adriana Mattar Maamari.
    5. 2012-Atual. Aspectos Eticos, Politicos, Esteticos e Epistemologicos das Teorias e Praticas Escolares ou Educacionais -
      Descrição: O projeto tem como finalidade agregar pesquisadores de diferentes níveis de formação com o propósito de interação e aprofundamento de seus conhecimentos acerca das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais em seus aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos. Os integrantes do grupo já atuam em projeto de pesquisa em andamento na universidade e em redes com outros pesquisadores no âmbito nacional e internacional, sendo assim, há integração entre os membros que, atualmente, são compostos por pesquisadores doutores, orientandos de pós-graduação em Educação ou Filosofia e a pretensão é a de que haja permanente intercâmbio e ampliação no número de integrantes e âmbito de atuação através de eventos, cursos e publicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (34) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Mattar Maamari - Coordenador / Paulo Bretones - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paula Diana Saraiva Aguera - Integrante / Marcos Rodrigo Domenici - Integrante. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 8
      Membro: Adriana Mattar Maamari.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Le Diplôme National de Docteur en Philosophie avec Mention Honorable, Université Paris Ouest Nanterre la Défense - République Française.. 2008.
      Membro: Adriana Mattar Maamari.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. CIPE - Ciclo de Informação Profissional da Educativa. Perspectivas para a formação filosófica no Brasil. 2016. (Congresso).
    2. III JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA EM BACABAL-MA: Filosofia nas Escolas: o dialogo interdisciplinar entre a filosofia e as ciências humanas. POLÍTICAS PÚBLICAS E AS TENDÊNCIAS INSTITUCIONAIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. (Congresso).
    3. VI Seminário de Dissertações e Teses.Debatedor dos trabalhos apresentados. 2014. (Seminário).
    4. III SIMPHILO - Simpósio sobre Ensino de Filosofia - Unicamp.Ensino de filosofia e ideologias políticas - O filosofar e o ensinar Filosofia ante as ideologias políticas atuais: diálogo ou confronto?. 2013. (Simpósio).
    5. Café Filosófico - projeto de extensão universitária - Unesp - Araraquara.Filosofia e Literatura: interfaces. 2011. (Encontro).
    6. VI Jornada de Filosofia e Direitos Humanos- Justiça e Direito Subjetivo. Os Direitos Humanos na Filosofia Política. 2011. (Congresso).
    7. Utopia ou Redução de Danos no Enfrentamento de Problemas Sociais. 2010. (Encontro).
    8. XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: contrapontos e III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação.Membro da comissão científica. 2010. (Simpósio).
    9. XIV Encontro nacional da ANPOF. 2010. (Encontro).
    10. IV Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. Qual república realiza melhor os direitos humanos?. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MAAMARI, A. M.; MAAMARI, Adriana Mattar. Conferência e Mini-Curso sobre República e Educação: Rousseau e Hannah Arendt. 2014. Outro
    2. MAAMARI, Adriana Mattar. Simpósio Internacional Filosofia, Aprender e Ensinar: desafios e possibilidades. 2014. (Congresso).. . 0.
    3. MAAMARI, Adriana Mattar. I Mostra de Trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - CEEF. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. MAAMARI, Adriana Mattar; NOBREGA, J. J. T. ; LOPES, T. J. C.. Projeto: Arte e Pensamento, um encontro entre o ensino médio e a Universidade;. Espetáculo Teatral ?A Lira dos 20 anos? (os revolucionários de 68) e Cenas apresentadas na Olimpíada de Filosofia PUC de São Paulo / 2014. 2014. Exposição
    5. MAAMARI, Adriana Mattar. As Consequências da Filosofia das Luzes nos Campos do Direito, da Ética e da Política. 2008. (Outro).. . 0.
    6. MAAMARI, Adriana Mattar. II Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. 2006. (Congresso).. . 0.
    7. MAAMARI, Adriana Mattar. I Jornada Nacional de Filosofia e Direitos Humanos. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Adriana Mattar Maamari ⇔ Marcia Regina Onofre (1.0)
      1. MAAMARI, Adriana Mattar. Revista Eletrônica de Educação. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Adriana Mattar Maamari ⇔ Paulo Sergio Bretones (1.0)
      1. MAAMARI, Adriana Mattar; BRETONES, P.. ?A perspectiva epistemológica da ciência contemporânea: Problemas e limitações?,. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17