Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcia Regina Onofre

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP- FCLCAr (1996). Mestre em Educação Escolar pelo PPGEE- UNESP- FCLCAr (2000) e Doutora em Educação Escolar pelo PPGEE-UNESP- FCLCAr (2006), linha de pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Pós-Doutoranda pelo PPGE UNESP - IB - Rio Claro (2020), linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. Exerce o cargo de professor associado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores e Educadores em Contexto (GEPPEC). Foi coordenadora do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar (2017-2020). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGPE-UFSCar). Possui experiência na área de Educação, com ênfase no campo da Formação de Professores em Contexto. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação inicial e continuada de professores, formação em contexto, desenvolvimento profissional docente, saberes e processos identitários da docência. Foi coordenadora de Gestão (2014-2018), coordenadora da área da Pedagogia EaD (2010-2014) e coordenadora da área de Pedagogia (2016) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFSCar). Atuou como vice-coordenadora (2010 e 2014-2016) e professora do curso de Pedagogia EaD UFSCar (2009-2018). Foi vice-chefe (2011-2013) e chefe (2014-2016) do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP-UFSCar). Atuou como docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e particulares, da cidade de Araraquara/SP (1996-1998). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7176529351192598 (09/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518873 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2020-Atual. Mestrados Profissionais em Educacao no estado de Sao Paulo: uma analise do desenvolvimento profissional docente
      Descrição: A pesquisa visa analisar dos mestrados Profissionais em Educação do Estado de São Paulo, sob a ótica de seus participantes (egressos e professores do programa), buscando compreender as potencialidades formativas para o desenvolvimento profissional docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    2. 2019-Atual. Antena CRIFPE - Centro de Pesquisa Internacional
      Descrição: Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) envolve as Universidades de Canadá, Espanha, Portugal e Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    3. 2019-Atual. A importancia da aprendizagem de conceitos quimicos na educacao infantil: uma proposta de ensino colaborativo com historias ilustradas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Rodrigo Silva Harder - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    4. 2019-Atual. BNCC e professoras da educacao infantil: um embate profissional
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Lígia Leite Ribeiro de Oliveira - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    5. 2019-Atual. PIBID e Formacao Docente: uma analise das contribuicoes do programa na atuacao de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Stephanie Gonçalves Pereira - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    6. 2018-2019. As potencialidades dos memoriais reflexivos na formacao inicial de Licenciandos
      Descrição: O estudo objetiva analisar as potencialidades dos memoriais reflexivos, adotados na disciplina de Didática, na formação inicial de licenciandos da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Marcio Wesley do Nascimento Jeronimo - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    7. 2018-Atual. O papel dos professores(as) alfabetizadores(as) na transicao dos alunos da educacao infantil para o Ensino fundamental: analisando acoes de exito no processo de ensino e aprendizagem
      Descrição: O objetivo da pesquisa é o de analisar qual o papel dos professores (as) alfabetizadores (as) na transição dos alunos da educação infantil para o ensino fundamental identificando os profissionais mais bem preparados na construção do processo de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Patricia Melo Silva de Almeida - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    8. 2018-Atual. As potencialidades do uso de tecnologias da informacao e comunicacao (TIC) na formacao inicial e os reflexos desse processo na atuacao de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental
      Descrição: O objetivo desse estudo é o de explorar e analisar as potencialidades do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial em Educação a Distância (EaD) e presencial e os reflexos desse processo na atuação dos egressos que atuam como professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental em uma rede de ensino de São Carlos, SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Giovanna Cristina Stoppa - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    9. 2018-Atual. A Formacao inicial da professora da educacao infantil: uma analise da identidade docente
      Descrição: O objetivo geral deste projeto consiste em investigar como ocorre o processo de constituição do perfil identitário profissional de professoras que lecionam em escolas de Educação Infantil com crianças de 3 a 5 anos, identificando os limites e os alcances do tempo de carreira, da formação e condições de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Drieli Camila Giangarelli - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    10. 2017-2019. Professoras de bercario: uma analise sobre os saberes que embasam as praticas
      Descrição: O estudo busca como objetivo geral compreender quais saberes embasam as práticas pedagógicas das professoras de berçário de uma rede municipal de educação do interior paulista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Andréia Barboza Braga - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    11. 2017-2019. Passeios pedagogicos: uma analise das potencialidades educativas dessas acoes na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental de uma rede municipal do interior paulista
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar o potencial educativo das ações em espaços não escolares e a relação Museu-escola através do projeto ?Passeios Pedagógicos? da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos-SP e apontar como este projeto pode contribuir para a formação dos alunos participantes com a compreensão de temas trabalhados em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Caio Henrique Silveira da Silva - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    12. 2016-2019. Grupo de Estudos e Pesquisas ? Educacao Infantil e Pequena Infancia em Contexto (EDIPIC)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    13. 2016-2018. Os impactos do uso da plataforma Khan Academy na pratica profissional de professores do ensino fundamental I de um municipio do interior paulista
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Priscila Vandrea Camargo Duarte Romani - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    14. 2016-2018. O papel do coordenador Pedagogico na formacao em servico dos docentes do ensino fundamental II: uma analise dessa parceria em uma rede municipal do interior paulista
      Descrição: O estudo defende a importância da reflexão coletiva entre a coordenação pedagógica e os professores da educação básica, tomando o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) como espaço potencializador da formação continuada e em serviço. Partindo dos estudos de Christov (2015), que pontua os três compromissos fundamentais do coordenador pedagógico ? ser gestor do currículo escolar, ser educador junto aos professores e ser pesquisador em decorrência do seu papel de gestor e de educador ?, e da defesa do pensar reflexivo assinalado por Dewey (1953), enquanto capacidade que nos emancipa da ação unicamente impulsiva e rotineira, esta pesquisa objetiva enfatizar uma proposta de formação profissional voltada para uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo, de investimento pessoal, trabalho livre e criativo sobre os próprios projetos, visando à construção de uma identidade profissional. Nesse sentido, acreditamos no importante papel do coordenador pedagógico como um agente de mudança que contribui para o processo de desenvolvimento profissional da equipe, incentivando a produção de novos saberes no espaço escolar e possibilitando condições para que os professores façam da sua prática um objeto de reflexão e de pesquisa, habituando-se a problematizar seu cotidiano, a interrogá-lo e a transformá-lo. O estudo ainda aponta para os dilemas, controvérsias e desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos em seu espaço de trabalho no que tange ao desempenho de suas funções, a valorização e o reconhecimento de seu potencial formativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Carolina Alves de Oliveira - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    15. 2016-2017. Os cursos de educacao a distancia na visao dos professores participantes: uma analise bibliografica
      Descrição: O presente trabalho teve como objetivo central fazer um levantamento bibliográfico sobre o que os professores falam sobre a educação a distância, considerando um breve histórico do docente no Brasil, e a inserção das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação as chamadas TIC. O interesse foi de demonstrar os pontos negativos e positivos levantados por eles em se trabalhar com essa modalidade. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento de pesquisas na área partindo dos descritores sobre educação a distância, professores de educação a distância, cursos Pedagogia EaD. Os resultados revelam a importância do professor para o sucesso dessa modalidade e também para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Também revelam os desafios enfrentados pelos professores, principalmente a falta de prática com as ferramentas tecnológicas, a sobrecarga para preparar as aulas, material impresso e vídeo aulas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Giovanna Cristina Stoppa - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    16. 2016-2017. A contribuicao dos portfolios reflexivos na construcao da profissionalizacao docente na visao das professoras da educacao infantil
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi a de compreender a voz política e profissional das professoras da educação infantil por meio da análise dos portfólios reflexivos elaborados pelas professoras de uma CEMEI da SME de São Carlos/SP, participantes do Projeto de Extensão: VEREDAS. Essa é uma proposta de compartilhamento dos saberes, práticas, desafios e perspectivas evidenciados pelas professoras ao longo desses 5 anos do projeto de extensão permitindo revelar seus olhares e percepções sobre a carreira e a construção profissional, promovendo a valorização de experiências e posicionamentos de uma categoria pouco valorizada social, política e pedagogicamente. As aprendizagens resultantes dos registros através dos portfólios permitiram ao grupo sentidos e significados relativos a um conhecimento mais científico sobre a prática docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Rafaela Maia Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    17. 2015-2016. Educacao a Distancia: analisando os processos formativos dos(as) tutores(as) virtuais envolvidos(as) no curso de Pedagogia da UAB/UFSCar
      Descrição: O objetivo desse estudo é o de explorar e analisar os processos formativos que permeiam o desenvolvimento profissional dos(as) tutores(as) virtuais do curso de Pedagogia a distância da UAB/UFSCar visando descortinar esse universo, por meio dos olhares dos(as) principais envolvidos(as). O intuito é o de possibilitar um levantamento dos saberes adquiridos, pelos(as) tutores(as), nas relações estabelecidas e experiências vivenciadas com essa modalidade de ensino.A pesquisa será desenvolvida com base num estudo exploratório-descritivo (SELLTIZ et al, 1965), utilizando-se, num primeiro momento, de questionários aplicados a todos(as) os(as) tutores(as) virtuais envolvidos(as) no processo e, num segundo momento, de entrevistas intensivas, realizadas com os(as) tutores(as) virtuais participantes do curso desde o início.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Giovanna Cristina Stoppa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    18. 2015-2016. A docencia na Educacao Infantil: uma analise sobre a profissionalidade e a autonomia de um grupo de professoras de uma CEMEI da SME de Sao Carlos, SP
      Descrição: A presente pesquisa é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão em uma CEMEI de São Carlos, SP. O objetivo desta pesquisa é o de analisar os principais elementos constitutivos e essenciais para a construção da profissionalidade, refletindo sobre o processo de autonomia de um grupo de professoras de uma CEMEI da SME de São Carlos/SP, participantes do Projeto de Extensão da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Márcia Regina Onofre - Integrante / Jéssica Francine Ferreira da Silva - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - Outra.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    19. 2015-2016. A voz das professoras da educacao infantil: um estudo sobre a escrita de diarios das participantes do projeto de extensao
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de compreender a voz política e profissional das professoras da educação infantil por meio da análise dos diários e portfólios elaborados pelas professoras de uma CEMEI da SME de São Carlos/SP, participantes do Projeto de Extensão: VEREDAS.Essa é uma proposta de compartilhamento dos saberes, práticas, desafios e perspectivas evidenciados pelas professoras ao longo desses 3 anos do projeto de extensão permitindo revelar seus olhares e percepções sobre a carreira e a construção profissional, promovendo a valorização de experiências e posicionamentos de uma categoria pouco valorizada social, política e pedagogicamente.A pesquisa a ser realizada será de natureza qualitativa devido à forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social, enquanto uma tentativa de compreensão mais detalhada dos significados e características apresentadas pelos participantes da pesquisa (BOGDAN BIKLEN, 2010; RICHARDSON, 2007; CRESWELL, 2007). Para o desenvolvimento do estudo iremos trabalhar com a análise documental dos diários e portfólios das 10 professoras participantes desde 2012 do Projeto de Extensão ?VEREDAS? (CEMEI, SME de São Carlos/SP) devido ao tempo para a realização da pesquisa e a importância desse instrumento relevante na coleta de informações abrangentes de uma determinada temática (RICHARDSON, 2007; LUDKE E ANDRÉ, 1986).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Rafaela Maia Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    20. 2014-2018. Grupo de Estudos e Pesquisas
      Descrição: O grupo objetiva promover discussões sobre a identidade profissional e compromisso político das profissionais da educação infantil promovendo reflexões e debates sobre formação inicial, continuada e carreira docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Gabriella Piizzolante da Silva - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Giovanna Cristina Stoppa - Integrante / Rafaela Maia Freitas - Integrante / Taís Aparecida de Moura - Integrante / Jéssica Francine Ferreira da Silva - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    21. 2014-2018. Saberes da creche: um olhar sobre os processos formativos e identidade profissional das professoras de uma CEMEI de Sao Carlos, SP
      Descrição: A pesquisa aqui apresentada é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão em uma CEMEI de São Carlos, SP. O objetivo deste estudo é o de analisar os processos formativos e identidade profissional das professoras participantes do Projeto de Extensão, refletindo sobre a construção e ressignificação da docência. Com o apoio teórico de autores como Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Maria Malta Campos, Maria Lúcia Machado e Sonia Kramer, a pesquisa, de natureza qualitativa será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com as 20 profissionais participantes do projeto (educadoras, professoras, gestora e agentes educacionais). Com o presente estudo, pretendemos suprir a ausência de valorização e reconhecimento social, político e profissional que, historicamente, as profissionais da educação infantil vêm enfrentando ao longo dos séculos no Brasil, tanto no campo das Políticas Públicas, quanto no enfrentamento do cotidiano de trabalho. Nesse sentido, defendemos uma política de formação continuada voltada para a valorização, compromisso político e educacional dessas profissionais que tome por referência a escola como lócus de formação possibilitando a parceria entre universidade-rede e, conseqüentemente, o reconhecimento e importância que esse nível de ensino tem para a sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Andressa de Oliveira Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    22. 2013-2014. A creche como espaco de aprendizagem: analisando os processo de formacao e praticas pedagogicas das professoras e educadoras de uma CEMEI de Sao Carlos, SP
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de analisar os processos de formação e práticas pedagógicas das professoras e educadoras de uma CEMEI da SME de São Carlos, SP, participantes do Projeto de Extensão: VEREDAS: descortinando os caminhos, políticas e práticas das profissionais que atuam com crianças de 0 a 3 anos em uma instituição de educação infantil de São Carlos/ SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Andressa de Oliveira Martins - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    23. 2011-Atual. Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores e Educadores em Contexto (GEPPEC)
      Descrição: O Grupo é resultado de ações desenvolvidas juntamente com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) - Pedagogia presencial, no qual as líderes são orientadoras, e a equipe do PIBID- Pedagogia a distância, do qual uma das líderes é coordenadora. A organização do Grupo é de extrema importância para que as ações desenvolvidas no PIBID se concretizem de forma articulada com a pesquisa, visando o aprofundamento de estudos e investigações sobre a formação inicial e continuada de professoras/es. As/os participantes têm apresentado trabalhos em eventos, iniciando o processo de publicações das ações iniciadas em 2010.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (10) . Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Maria Betânea Platzer - Integrante / Maria Cristina Argenti Perez - Integrante / Ana Beatris Lia Vaccari - Integrante / Eliana Marques Ribeiro Cruz - Integrante / heloisa Chalmers Sisla Cinqueti - Integrante / Aline Sommerhalder - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Carlos Eduardo Câncido Pereira - Integrante / Gabriella Piizzolante da Silva - Integrante / Jarina Fernandes - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Giovanna Cristina Stoppa - Integrante / Rafaela Maia Freitas - Integrante / Tatiana Platzer do Amaral - Integrante / Taís Aparecida de Moura - Integrante / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Lucilaine Nunes de Assis - Integrante / Maria Vitoria Alves Cayres - Integrante / Jéssica Francine Ferreira da Silva - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    24. 2009-2011. Indicadores de desenvolvimento profissional da docencia: construcao e avaliacao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
      Descrição: O projeto tem como objetivo construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) de professores dos anos iniciais (1o a 5o anos) do ensino fundamental e simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Dotto Machado - Integrante / Aline Maria Medeiros Reali - Coordenador.
      Membro: Daniela Dotto Machado.
    25. 2009-2011. Formacao basica e continuada de professores
      Descrição: Entre as principais repercussões desse grupo estão: 1. oferecimento de subsídios para reformulação de cursos de formação inicial e continuada de professores; 2. desenvolvimento de novos modelos de formação (Programa de Mentoria,Programa Casos de Ensino, Programa Formação de Professores); 3. caracterização e análise da prática pedagógica de professores de diferentes níveis de ensino; 4. desenvolvimento e avaliação de novos recursos instrucionais, envolvendo em especial a internet; 5. produção de conhecimento sobre o pensamento do professor, teorias pessoais / teorias implícitas, processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência; 6. desenvolvimento de intervenções a médio prazo junto a professores do ensino básico, tendo como base um modelo construtivo-colaborativo; 7. desenvolvimento de modelos de formação continuada voltados para o acompanhamento de professores iniciantes e desenvolvimento profissional de mentores e formadores; 8.desenvolvimento de intervenções via internet a médio prazo junto a professores de diferentes níveis de ensino tendo como base um modelo construtivo-colaborativo; 9. formação de pesquisadores para atuarem nas linhas pertinentes ao projeto 10casos de ensino, mentoria e formação de formadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Regina Onofre - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Maria da Graça N. Mizukami - Integrante / regina maria simões pucinelli tancredi - Integrante / Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão - Integrante.
      Membro: Marcia Regina Onofre.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Paraninfa da IV Turma de Pedagogia da EaD UFSCar, Curso de Pedagogia EaD UFSCar.. 2015.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    2. Professora homanageada dos alunos do Curso de Pedagogia da UFSCar, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2015.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    3. Professora homenageada dos(as) Formandos(as) do Curso de Pedagogia da UFSCar, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2014.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    4. Professora Homenageada dos(as) Formandos(as) do Curso de Pedagogia UFSCar - turma 2008, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2012.
      Membro: Marcia Regina Onofre.
    5. Paraninfa dos(as) Formandos(as) do curso de Pedagogia - UFSCar - Turma 2007, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2011.
      Membro: Marcia Regina Onofre.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. I Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação - CEPPE.Conferência da abertura. 2019. (Outra).
    2. Encontro de Coordenadores do PIBID-UFSCar: Avaliação e Perspectivas.Reflexões sobre o projeto institucional do PIBID-UFSCar - O que alcançamos e possibilidades para próximos editais. 2018. (Encontro).
    3. II Congresso Nacional da Primeira Infância. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE COLABORATIVA ENTRE UNIVERSIDADE E CRECHE. 2018. (Congresso).
    4. IV Congresso Nacional de Formação de Professores. PIBID e Pedagogia EaD: uma análise dos registros dos bolsistas participantes de uma escola parceira. 2018. (Congresso).
    5. Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2018. (Seminário).
    6. XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. PIBID e Pedagogia EaD: uma análise dos registros dos bolsistas participantes de uma escola parceira. 2018. (Congresso).
    7. 20o. COLE. A contribuição dos diários e portfólios no processo de reflexão crítica no campo de estágio. 2017. (Congresso).
    8. 20o. COLE. Potencialidades de registro escrito sobre a própria prática de licenciandas do curso de Pedagogia participantes do PIBID UFSCar. 2017. (Congresso).
    9. Semana das Licenciaturas da UFSCar.Desafios do início da docência. 2017. (Outra).
    10. VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Formação em contextos das profissionais da educação infantil no Projeto Veredas. 2017. (Congresso).
    11. VI Encontro PIBID UFSCar.Os impactos do PIBID nas escolas de São Carlos. 2017. (Encontro).
    12. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Desenvolvimento profissional do professor frente as demandas atuais de educação. 2017. (Simpósio).
    13. I Congresso de Educação. Processos de formação de educadoras participantes do projeto de extensão universitária Veredas. 2016. (Congresso).
    14. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Pedagogia EaD-UFSCar: analisando os processos formativos do programa dos(as) licenciandos(as) e os reflexos do programa em uma escola parceira. 2016. (Simpósio).
    15. VII Jornadas Nacionales Prácticas y Residencias em la Formación Docente.Projetos de Intervenção pedagógica como estratégia para o estágio de docência: avanços, desafios e possibilidades. 2016. (Outra).
    16. XI Encontro Ibero-americano de Educação (EIDE).A Formação continuada de professoras de educação infantil: o projeto de extensão Veredas. 2016. (Encontro).
    17. XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação continuada em serviço das profissionais de uma CEMEI de São Carlos, SP: uma análise sobre o processo de construção e ressignificação da identidade docente. 2016. (Congresso).
    18. XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A escola como campo de aprendizagem: analisando os reflexos da parceria entre universidade e creche e os impactos desse processo na formação e atuação de professoras da educação infantil. 2016. (Encontro).
    19. XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A escola como campo de aprendizagem: analisando os reflexos da parceria entre universidade e creche e os impactos desse processo na formação e atuação de professoras da educação infantil. 2016. (Encontro).
    20. DTPP convida.Ser professor no Brasil e em Portugal: narrativas de docentes dos dois países. 2015. (Outra).
    21. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Sessão de Painéis. 2015. (Outra).
    22. V Congresso Brasileiro de Educação. Formação Continuada: as influências do Projeto 'Veredas' no processo de construção e ressignificação da identidade das professoras da creche. 2015. (Congresso).
    23. I Encontro do PIBID da Faculdade São Luís.A formação dos(as) professores(as) no espaço de trabalho: identidades, saberes e práticas profissionais. 2014. (Encontro).
    24. II Congresso Nacional de Formação de Professores e 2o. Congresso Es. A creche como espaço de aprendizagem: analisando os processos de formação e práticas pedagógicas das professoras e educadoras de uma CEMEI de São Carlos, SP. 2014. (Congresso).
    25. II Encontro do Projeto Veredas.As vozes silenciadas das profissionais da Educação infantil. 2014. (Encontro).
    26. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais.Grupo de Trabalho "O campo teórico das relações étnico-raciais". 2014. (Seminário).
    27. II Semana de Fromação, Pesquisas e Práticas em Educação.Educação infantil: as vozes das professoras da infância. 2014. (Outra).
    28. I Semana das Licenciaturas São Luis.A formação dos(as) professores(as) no espaço de trabalho: identidades, saberes e práticas profissionais. 2014. (Outra).
    29. Simposio Internacional de Educação a Distância (SIED).A participação dos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia da EaD/UFSCar no PIBID e os reflexos desse processo na formação inicial. 2014. (Simpósio).
    30. IV Encontro do PIBID UFSCar: novos caminhos para a formação inicial e continuada de professores.PIBID Pedagogia EaD: os reflexos da participação no programa para a formação dos bolsistas. 2013. (Encontro).
    31. ACIEPE: Processos Formativos e saberes da docência.Reflexões sobre docência, saberes e processos de formação. 2012. (Outra).
    32. II Encontro do PIBID Pedagogia EaD UFSCar.Imagens, olhares e vozes da docência sob diversas óticas. 2012. (Encontro).
    33. II Encontro do PIBID Pedagogia EaD UFSCar: imagens, olhares e vozes.O PIDBID do curso de Pedagogia EaD UfSCar sob a ótica dos(as) participantes envolvidos no processo. 2012. (Encontro).
    34. IV Ciclo de Palestras do GEPIFE.Processos formativos e saberes da docência. 2012. (Outra).
    35. IV Encontro do PIBID UFSCar: novos caminhos para a formação inicial e continuada de professores.Sala de comunicações. 2012. (Encontro).
    36. SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O processo de formação inicial e continuada docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de licenciatura em Pedagogia a distância da uAB/UFSCar sob a ótica de seus participantes. 2012. (Simpósio).
    37. Web conferência aos bolsistas do PIBID de Jales e São José dos Campos.Vivências e experiências no PIBID Pedagogia EaD UFSCar. 2012. (Outra).
    38. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Docência e condições de trabalho: pensando outras possibilidades educativas. 2012. (Encontro).
    39. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O Porgrama Institucional de bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Pedagogia a distância/UFSCar sob a ótica dos(as) participantes envolvidos(as) no processo.. 2012. (Encontro).
    40. 6º. Congresso de Extensão Universitária da UNESP,. PIBID do curso de Pedagogia a distancia da UFSCar: compartilhando sonhos da escola real à escola ideal. 2011. (Congresso).
    41. GREPPE. 2011.Professoras do Ensino Fundamental I: descortinando os bastidores da formação inicial ressaltando o protagonismo da participação em projetos de pesquisa e os reflexos desse processo no cenário escolar. 2011. (Seminário).
    42. I Encontro PIBID Pedagogia EaD Ufscar.O importância do PIBID na formação dos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia da EaD UFSCar. 2011. (Encontro).
    43. II Congresso Brasileiro de Educação. Profissionalidade Docente: a importância da ação coletiva para a construção da autonomia. 2011. (Congresso).
    44. II Encontro de Iniciação à Docência e Formaçào Continuada de Professores - UFSCar.Diferentes Vozes sobre a participação no PIBID/UFSCar. 2011. (Encontro).
    45. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação/ IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.Professoras do Ensino Fundamental I: descortinando os bastidores da formação inicial ressaltando o protagonismo da participação em projetos de pesquisa e os reflexos desse processo no cenário escolar.. 2011. (Simpósio).
    46. Semana da Pedagogia 2011 da Faculdade São Luis de Jaboticabal.Processos Formativos e Saberes da Docência. 2011. (Outra).
    47. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um desafio assumido pela equipe do curso de pedagogia a Distância/ UFSCar. 2011. (Congresso).
    48. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia: El acompañamiento a los docentes noveles: prácticas y concepciones. Professoras do Ensino Fundamental I: descortinando os bastidores da formação inicial ressaltando o protagonismo da participação em projetos de pesquisa e os reflexos desse processo no cenário escolar.. 2010. (Congresso).
    49. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar..Professoras do Ensino Fundamental I: descortinando os bastidores da formação inicial ressaltando o protagonismo da participação em projetos de pesquisa e os reflexos desse processo no cenário escolar.. 2010. (Seminário).
    50. XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
    51. Ciclo de Debates da Pedagogia.Atuação profissional e avaliação do curso realizado. 2009. (Outra).
    52. II ciclo de palestras do GEPIFE.Profissionalidade docente: a importancia da ação coletiva para a construção da autonomia. 2009. (Outra).
    53. II Ciclo de Palestras GEPIFE.Os processos de formação das professoras alfabetizadoras: limites e alcances. 2009. (Outra).
    54. IV Encontro Iberoamericano de Educação.A participação em grupos de pesquisa e os reflexos desse processo no desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental I. 2009. (Encontro).
    55. VII Semana da Educação - Formação Docente: das conquistas legais aos desafios cotidianos.A Formação do (a) educador(a) no contexto da Educação a Distância (EaD): desafios e perpectivas. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão Organizadora do I Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação - CEPPE - UFSCar. 2019. (Outro).. . 0.
    2. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão Organizadora da I Mostra fotográfica: Docência em foco. 2019. (Exposição).. . 0.
    3. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão Organizadora do VIII Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar. 2018. (Outro).. . 0.
    4. ONOFRE, M. R.; TOMAZZETTI, C. M. ; MARTINS, A. O. ; BRAGA, A. B. ; RAMOS, C. L. ; MATOS, C. M. G.. Presidente da Comissão organizadora do I Ciclo de Palestras do Projeto Ciranda dos Saberes. 2018. Outro
    5. BOZZINI, I. C. T. ; ONOFRE, M. R. ; SANTOS, I. M. S. ; SEBASTIANI, R.. Presidente da comissão organizadora do Encontro de Coordenadores do PIBID-UFSCar: avaliação e perspectivas. 2018. Outro
    6. ONOFRE, M. R.. Presidente da comissão organizadora do V Encontro do projeto Veredas- ?Imagens e sons nos bastidores da creche?. 2017. (Outro).. . 0.
    7. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão Organizadora do VII Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar. 2017. (Outro).. . 0.
    8. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão Organizadora do IV Encontro do projeto Veredas: As vozes das profissionais da Educação Infantil. 2016. (Outro).. . 0.
    9. ONOFRE, M. R.. Presidente da Comissão organizadora do VI Seminário do PIBID UFSCar São Carlos. 2016. (Outro).. . 0.
    10. ONOFRE, M. R.; SOUZA, M. C.. Presidente da Comissão organizadora dos Encontros e seminários no PIBID UFSCar. 2015. Outro
    11. ONOFRE, M. R.; SOUZA, M. C.. Presidente da comissão organizadora do V Encontro do PIBID UFSCar - Seminário. 2015. Outro
    12. ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. O. ; SILVA, J. F. F. ; FREITAS, R. M.. Presidente da comissão organizadora do II Encontro do Projeto Veredas: olhares, imagens e vozes das profissionais da educação infantil. 2014. Outro
    13. ONOFRE, M. R.; SOUZA, M. C. ; GAMA, R.. Presidente da comissão organizadora da ACIEPE: Desenvolvimento profissional de professores do PIBID/UFSCar. 2014. Outro
    14. DUARTE, M. ; ONOFRE, M. R. ; SOUSA, M. C. ; GREGOLIN, I. V. ; CALDEIRA, A. D. ; FERNANDES, J. A. B.. Membro da comissão organizadora do IV Encontro do PIBID UFSCar: Novos Caminhos para a formação inicial e continuada de professores(as). 2013. Congresso
    15. ONOFRE, M. R.; MARQUES, C. M. P.. Membro da comissão organizadora do III Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2013. Outro
    16. ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. O. ; MANCINI, M. T. ; SILVA, J. F. F. ; FREITAS, R. M.. Presidente da comissão organizadora do I Encontro do projeto Veredas. 2013. Outro
    17. ONOFRE, M. R.. Membro da comissão organizadora do II ENCONTRO DO PIBID PEDAGOIA EAD UFSCAR. 2012. (Outro).. . 0.
    18. ONOFRE, M. R.. Presidente da comissão organizadora do I ENCONTRO DO PIBID PEDAGOGIA EAD UFSCAR. 2011. (Outro).. . 0.
    19. ONOFRE, M. R.. Membro da comissão organizadora do II ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2011. (Outro).. . 0.
    20. ONOFRE, M. R.; ASSIS, M. S. S. ; Borghi, R.F. ; PEREZ, M. C. A. ; Plazter, M.B.. Membro da comissão organizadora do II Ciclo de palestras do GEPIFE. 2009. Outro
    21. ONOFRE, M. R.. Implantação do Fórum Municipal de Educação. 2001. (Outro).. . 0.
    22. ONOFRE, M. R.. Seminário intitulado Educação de adultos no Brasil: algumas iniciativas e medidas do século XX: possibilidades e limites democratizadores do acesso à cultura letrada". 1996. (Outro).. . 0.
    23. ONOFRE, M. R.. Seminário Intitulado "Fatores extra-curriculares que influenciam o sucesso/fracasso escolar de nossos alunos: as chamadas dificuldades de aprendizagem e os determinantes raciais". 1996. (Outro).. . 0.
    24. ONOFRE, M. R.. Seminário intitulado "Desescolarização e sociedade: pressupostos, alcance teórico-doutrinário da proposta e suas implicações no contexto final do século XX". 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17