Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Carolina Rodrigues de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com co-tutela na Ecole Normale Supérieure de Cachan, França (2008); mestre em Educação pela UFSCar (2004) e licenciada em Ciências Exatas, habilitada em Física pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Em 2011 concluiu um pós-doutoramento na USP, na área de Divulgação Cientifica Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), no Departamento Metodologia de Ensino (DME). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências, atuando principalmente na Didática e formação inicial e continuada de professores; na discussão da Ciência na Educação da Infância e Ensino Fundamental, com os aportes da Sociologia da Infância; e na discussão da epistemologia da Diferença e suas relações de gênero, étnico-raçial e etnia no ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8152101475247049 (09/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luiz, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518356 Ramal: 8356
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Didatica e formacao de professores/as: Contribuicoes dos estudos sobre performatividade docente
      Descrição: Propomos a problematização da crise contemporânea dos pressupostos normatizadores do campo da Didática tradicional e de seus vínculos às exigências burocráticas do sistema educacional escolar em relação à formação de professores e professoras. As instituições acadêmicas responsáveis pela formação docente e pela pesquisa no campo educacional, no Brasil, têm, em certa medida, reproduzido uma concepção restrita de docência vinculada às expectativas identitárias da mesma que remetem ao legado histórico do sacerdócio jesuítico, dentre outros, ou então, conforma-se a uma noção da profissionalidade docente com focos em saberes especializados das áreas disciplinares de conhecimento e nos técnicos do ensino. Na prática, operam de modo a reduzir as potencialidades das ações política e sócio-cultural da docência. De modo a contribuir para reflexões desse cenário e, como investimento na tentativa de transformá-lo, o presente projeto de pesquisa propõe que se considere, de um lado, a contribuição da perspectiva da ação docente, em articulação com a discente, no processo de ensino-aprendizagem, como atos performativos. Isto implica no reconhecimento das características intrínsecas da situacionalidade, politicidade e corporeidade no trabalho de professores e professoras. Outra consequência desse reconhecimento é a adoção de referenciais teórico-metodológicos para a formação docente e para pesquisa educacional na área, a fim de romper com perspectivas identitárias que subsidiam a formulação de propostas curriculares para os cursos de licenciatura pouco diversificadas em práticas pedagógicas mais amplas e engajadas com, por exemplo, as demandas atuais da educação intercultural. A investigação adota os referenciais epistemológicos da pesquisa multirreferencial para análise da complexidade educacional, recorrendo ao legado teórico de áreas como a de estudos de gênero, culturais, fílmicos etc, assim como o enfoque interacionista-subjetivista na análise social dos processos educacionais. Em termos de prática metodológica, realizará a abordagem dos documentários performativos para o registro e análise da atividade docente, num processo, ao mesmo tempo, investigativo e formativo em relação às contribuições das políticas culturais nos cursos de licenciatura e na pesquisa educacional. Estão previstas, ainda: a manutenção de uma página do projeto na internet, a produção de um documentário sobre a performatividade docente, publicação impressa em forma de organização de livro de artigos, intercâmbios de pesquisadores(as) entre instituições universitárias brasileiras e divulgação dos resultados em eventos e publicações acadêmicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Denise Vilela - Integrante / Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Integrante / Jeane Félix da Silva - Integrante / Adriana Maimone Aguillar - Integrante.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
    2. 2018-Atual. Transnacionalismo e proposta curricular para a educacao das relacoes etnico-raciais e da diferenca no ensino. (Edital Universal/CNPq)
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Rodrigues, Tatiane Cosentino - Integrante / Anete ABRAMOWICZ - Coordenador / Gabriela G. de Campos TEBET - Integrante / Andreia Braga Moruzzi - Integrante / Ana Cristina Juvenal Cruz - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Miriam Schnaiderman - Integrante / Fabiana Luci Oliveira - Integrante / Veronique Francis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Universal - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
    3. 2016-2019. Identidades, Pertencimentos e as Ciencias Naturais, Exatas e Tecnologicas
      Descrição: Projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas, em decorrência do concurso "Negras e negros nas Ciências". Objetiva identificar meandros, contextos e fatores que influenciam à decisão de jovens, universitários e pré-vestibulandos, sobre a opção de cursar ou não uma carreira da área de Ciências Naturais ou Tecnológicas, assim como contribuir para uma compreensão mais profunda dos dados quantitativos que indicam disparidades raciais na formação de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, apontando, por meio da análise da trajetória dos participantes, questões sociais, econômicas, culturais e outras que possam perpassar escolhas, decisões e indecisões... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador / Prof. Dra. Alice Helena CamposPierson - Integrante / Douglas Verrangia Correa Da Silva - Integrante / Ana Cristina Juvenal Cruz - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Remuneração.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
    4. 2016-2018. Educacao para as Midias e a formacao de professores na area de Ciencias da Natureza
      Descrição: O projeto Educação para a Mídia e a formação de professores na área de Ciências da Natureza objetiva instrumentalizar futuros professores no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem visando uma formação para a tomada de decisões frente a questões sociocientíficas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Prof. Dra. Alice Helena CamposPierson - Coordenador / Dulcemeire Volante Zanon - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Frederico Augusto Toti - Integrante / Alexandra Bujokas Siqueira - Integrante / Jose Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Juliana Rink - Integrante.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
      Descrição: Na sociedade contemporânea, permeada pela cultura da mídia, a escola interage permanentemente com as produções midiáticas e tecnologias de informação e comunicação. Em relação especificamente ao ensino das ciências, professores e estudantes estão em contato com conteúdos e, assim, representações da Ciência e da Tecnologia presentes nessas produções, seja em sua vida cotidiana fora da escola, seja pela sua inserção intencional na prática pedagógica. No entanto, ainda não existem, no Brasil, políticas consolidadas de tratamento da mídia pelos sistemas de ensino em seus diferentes níveis. Dentre outros elementos que dificultam essa consolidação, a ausência de programas de educação para as mídias na formação de professores, especialmente nos cursos de licenciatura em ciências, é identificada como um dos principais obstáculos. Assim, o presente projeto busca contribuir para a transformação desse cenário, por meio da compreensão de como professores em formação em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química relacionam-se com a mídia e quais são suas expectativas em relação à inserção das produções midiáticas no ambiente escolar. Para tanto, temos como objetivo realizar, inicialmente, um levantamento das pesquisas divulgadas na forma de teses e dissertações defendidas no Brasil que se inscrevam na interface entre educação para as mídias e/ou sua utilização crítica e ensino de ciências, particularmente numa perspectiva que valoriza as relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente tendo como meta a formação de um cidadão instrumentalizado para a tomada de decisões. A partir desse levantamento e à luz de um referencial de educação para as mídias, com aportes da Teoria Crítica e dos Estudos Culturais, é meta desse projeto elaborar um questionário utilizando a escala Likert, a ser respondido por licenciandos em física, química e biologia de instituições públicas de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse questionário tem como objetivo levantar as percepções dos licenciandos sobre as diferentes mídias como meio de comunicação e informação; a forma como se relacionam com elas; e seus potenciais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Uma vez realizado esse diagnóstico e com base nos resultados obtidos será elaborada e implementada, na forma de projeto piloto, uma proposta formativa, voltada para futuros professores, visando à alfabetização informacional – relacionada ao acesso à informação e ao uso ético dessa informação – e à alfabetização midiática – relacionada à capacidade de compreender as funções da mídia; de avaliar como essas funções são desempenhadas; e de utilizar criticamente a produção midiática, bem como de, a partir dessa produção e de sua avaliação crítica, produzir materiais próprios e planejar atividades didáticas de incorporação das notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação ao processo de ensino e aprendizagem em ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Coordenador / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Denise de Freitas - Integrante.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    5. 2014-2017. Desenvolvimento de heuristicos para a tomada de consciencia - conceito Mindfulness na educacao: os corpos humanos em foco.
      Descrição: Projeto fundamenta-se em estudos sobre Mindfulness, uma prática com origens em meditação budista, mas que encontra convergências com atendimentos psicológicos de base humanistas, e método fenomenológico. Mindfulness pode ser definida como abertura à tomada de consciência, acompanhada de autocompaixão e aceitação (não julgamento). É vivenciado por exercícios meditativos que poderão levar muitos benefícios aos professores e as crianças e jovens das escolas. O objetivo desse projeto é apresentar e discutir o trabalho que vem sendo desenvolvido no contexto brasileiro sobre corpo humano e o conceito de Mindfulness. Tomar consciência da diversidade dos corpos e de como trabalhar o tema em ambiente escolar envolve desenvolver estados de Mindfulness. O trabalho realizado, com imagens para desenvolver a tomada de consciência sobre a complexidade da compreensão do corpo humano, mostra uma possibilidade real de desenvolver tal estado em professores de séries inicias em relação ao tema corpo. A pesquisa pretende estudar as possibilidades de usar essas imagens como ?heurísticos?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador / Sandra - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Mauricio Pietrocola - Integrante.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
    6. 2014-2016. Crianca e Cultura Cientifica
      Descrição: Uma proposta a partir da concepção de Criança da Sociologia da Infância e sua relação com a Ciência e seus respectivos objetos e fenômenos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador / Fagionato-Ruffino, S. - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Ana Carolina Pietscher - Integrante.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Concurso Negras e Negros nas Ciências, Fundação Carlos Chagas - http://www.fcc.org.br/fcc/images/pesquisa/pdf/premio_nen/VENCEDORES2.pdf.. 2016.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.
    2. Professora Homenageada curso da Física licenciatura, formandos do ano de 2015, Universidade Federal de São Paulo - UFSCar.. 2015.
      Membro: Carolina Rodrigues de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social.Negras e negros e as ciências exatas e tecnológicas. 2019. (Seminário).
    2. II CICLO FORMATIVO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA.?Vi que tudo o que o homem fabri-ca vira sucata: bicicleta, avião, automóvel. Só o que não vira sucata é ave, árvore, rã, pedra? - Criança e Natureza: possibilidades no interior das instituições de Educação Infantil.. 2019. (Encontro).
    3. II CICLO FORMATIVO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA.?Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque?, 2ª edição. Autora: Fernanda Roveri. 2019. (Encontro).
    4. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Fisica - SNEF.Mesa Redonda. 2019. (Simpósio).
    5. Encontro Nacional de Ensino de Física.Questões de Gênero, Minorias e a Pesquisa em Ensino de Física. 2018. (Encontro).
    6. Seminários de Ensino Programa de Pós-Graduação Interunidades.Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas - Um estudo com estudantes negras/negros.. 2018. (Seminário).
    7. IV CONEDU. PROCESSOS DIDÁTICOS (PER)FORMATIVOS DA DOCÊNCIA: RELATO DE UMA VIVÊNCIA. 2017. (Congresso).
    8. SEMINÁRIO RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO: 30 ANOS DEPOIS - E AGORA DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR?.Identidades, pertencimentos e as ciências exatas e tecnológicas. 2017. (Seminário).
    9. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Permanência e evasão nos cursos superiores - o papel da física. 2017. (Simpósio).
    10. National Association for Research in Science Teaching (NARST). Human bodies in primary education: difference in focus.. 2016. (Congresso).
    11. World Conference on Physics Education. The possible influence of the scientific-cultural life experience aspects during the childhood at the professional choices of natural sciences researches. 2016. (Congresso).
    12. 4o. Seminário Internacional Educação Infantil e Pós-Estruturalismo.Organização do evento. 2015. (Seminário).
    13. Encontro de Ensino de Ciências Naturais.Aspectos para se pensar o ensino de ciências para as crianças. 2015. (Encontro).
    14. Urban Science Education Reserch Seminar - USER-s.Advances in research on mindfulness and the body. 2015. (Seminário).
    15. VI SEMINÁRIO CONEXÕES: DELEUZE E MÁQUINAS E DEVIRES E.... 2015. (Seminário).
    16. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF.Mesa-Redonda Física no Ensino Fundamental: Sempre um desafio.. 2015. (Simpósio).
    17. 19o. Congresso de Leitura do Brasil ? COLE. ?Enfim, o que é corpo humano?? ? a discussão no currículo da escolar.. 2014. (Congresso).
    18. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais.Práticas e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).
    19. Simpósio Internacional: Processos Investigativos na Educação Científica Escolar/ Investigative processes in school science education.Organizadora do evento. 2014. (Simpósio).
    20. VII Semana da Física.Palestra Novas tecnologias para o Ensino de Ciências: As características e potencialidades das atividades com Lego no Ensino fundamental. 2014. (Outra).
    21. XV Encontro Pesquisadores de Ensino de Física - EPEF.Mediação Mesa-Redonda. 2014. (Encontro).
    22. II Seminário Internacional Educação e Sociologia da Infância. 2013. (Seminário).
    23. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. As Culturas Infantis e as Culturas Científicas: um possível diálogo.. 2013. (Congresso).
    24. VI Colloquium on History and Techonology in the Teaching of Mathematics. 1. O processo de Ensino e Aprendizagem dos conceitos de Potencial Eletrostático e Campo Elétrico no Ensino Médio, 2. Limites e Possibilidades da Abordagem Investigativa para o Ensino de Eletromagnetismo no Ensino Médio, 3. O uso da Metodologia Investigati. 2013. (Congresso).
    25. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. Souza, C. R.; BATISTA, V. L. ; GARCIA, V. F. ; DOIN, R. R. ; CAMARGO, A. R. O. ; GARCIA, R. G. R. M. ; SILVA, P. A. P. ; ARAUJO, B. P. J. ; NASCIMENTO, A. P. S. F.. I Ciclo formativo Infância e Educação Infantil. 2019. Congresso
    2. Souza, C. R.; BATISTA, V. L. ; DOIN, R. R. ; CAMARGO, A. R. O. ; GARCIA, R. G. R. M. ; NASCIMENTO, A. P. S. F. ; HANNA, L. K. ; SILVA, O. B.. II Ciclo Formativo: ?A POTÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS DAS INFÂNCIAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?. 2019. Outro
    3. CATUNDA, T ; SOUZA, Carolina Rodrigues de ; PIERSON, A. H. C.. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. Congresso
    4. Souza, C. R.; ABRAMOWICZ, A. ; Rodrigues, T. C. ; TEBET, G. G. C. ; Moruzzi, A. B. ; Cruz, A. C. J. ; Silveira, D. B. ; Jovino, Ione Silva ; Aguillar. A. M. ; Simão, L. F. ; Santos, M. W. ; Munari, S.. IV Seminário Educação Infantil e Pós-Estruturalismo. 2015. Congresso
    5. Souza, C. R.. Semana de Ciência, Arte e Cultura. 2015. .. . 0.
    6. Souza, C. R.; VERRANGIA, Douglas ; Leodoro, M. P. ; Bretones, Paulo Sergio. Simpósio Internacional: Processos Investigativos na Educação Científica Escolar/ Investigative processes in school science education. 2014. Congresso
    7. ABRAMOWICZ, A. ; Moruzzi, A. B. ; TEBET, G. G. C. ; Rodrigues, T. C. ; Souza, C. R. ; Cruz, A. C. J.. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. Congresso
    8. Souza, C. R.; Leodoro, M. P. ; Bretones, Paulo Sergio ; VERRANGIA, Douglas. I Simpósio: O Processo Investigativo na Educação Científica Escolar. 2014. Congresso
    9. ABRAMOWICZ, A. ; Rodrigues, T. C. ; TEBET, G. G. C. ; Moruzzi, A. B. ; Souza, C. R.. II Seminário Internacional Educação e Sociologia da Infância. 2013. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17