Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcos Pires Leodoro

possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação (área de concentração: Didática) e doutorado em Educação (área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2016). Atualmente é pesquisador e professor adjunto do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Miniero (UFTM). Anteriormente, atuou junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos, Ensino de Física, Ensino de Ciências, formação de professores, educação científica e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2929842229198829 (11/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Física. Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior - de 801/802 a 1699/1700 Univerdecidade 38064200 - Uberaba, MG - Brasil Telefone: (034) 33313145 URL da Homepage: www.uftm.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Educacao Critica e Participativa em Ciencias
      Descrição: O Grupo de Estudos ?Educação crítica e participativa em Ciências? tem como propósito acadêmico investigar e consolidar os pressupostos e ações de Educação em Ciências que contemplem a compreensão dos fazeres científicos como atividade social, cultural e política, de caráter material, contextual e discursivo. A racionalidade científica se configura num processo histórico que instaura representações coletivas de mundo moldadas a partir de relações de poder entre as instituições sociais e das disputas políticas, econômicas e culturais que compuseram a ordem hegemônica do ?sistema-mundo? contemporâneo. Em contraponto às concepções modernas sobre a neutralidade científica, assumimos que não há qualquer nível de autonomia do conhecimento científico com relação à produção material, de tal modo que não é possível a delimitação rígida de fatores externos e internos na elaboração epistêmica da Ciência. Do mesmo modo, não preconizamos a distinção de valor entre o senso comum e saberes científicos. Em termos epistemológicos, a generalização dos procedimentos científicos é contraproducente, uma vez que a atividade científica é heterogênea. Desde que a materialidade é imanente à construção da Ciência, é um equívoco abordar a primeira apenas como ilustração das ?aplicabilidades? científicas. Os estudos que desenvolvemos se organizam a partir de temas que contemplam o caráter heterogêneo da produção social da Ciência, assim como o engajamento acadêmico na problematização das adversidades enfrentadas pela sociedade brasileira na consolidação da pesquisa e da educação científicas. Inspirados e respaldados nesses pressupostos teóricos, preconizamos a Educação em Ciências, numa perspectiva crítica, respaldada nos estudos ?Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) que, no Brasil, foram sistematizados, dentre outros autores, por Wildson L. P. dos Santos (1961-2016), com contribuições do legado teórico freiriano. Outra referência conceitual que adotamos, elaborada pelo educador matemático Ole Skovsmose, é o ?conhecimento reflexivo? vinculado à necessidade e importância dos atos de refletir e avaliar, criticamente, a aplicação dos saberes tecnológicos e científicos na abordagem de situações-problemas do cotidiano. Em confluência com a perspectiva crítica da Educação em Ciências, enfatizamos a importância da construção e do fortalecimento teóricos e práticos, da participação cidadã nos processos de ensino e na atuação pública junto às questões sociocientíficas contemporâneas. Não é suficiente, portanto, almejar e favorecer a participação individual e coletiva na Educação em Ciências. Se faz necessário promovê-las, efetivamente, como um dos objetivos das ações didático-pedagógicas da área. O reconhecimento e a consonância com os aspectos lúdicos das interações humanas podem contribuir na consecução da educação participativa, uma vez que a ludicidade configura espaços de interações mais espontâneas e de tolerância e aprendizado com os erros, numa perspectiva pedagógica inspirada pelo pensamento dialético de Bachelard. Nesse sentido, o lúdico, como fruição imaginativa e simuladora do real, é exercício valioso de desenvolvimento da consciência crítica. Em síntese, o desafio dos estudos em Educação Crítica e Participativa da Ciência consiste na articulação conceitual e no design iterativo de práticas educativas que contemplem os diversos aspectos das premissas apresentadas, a fim de elevar a Educação em Ciências ao patamar de instrumento para a reformulação das condições de vida atuais visando maior justiça social, bem estar humano, respeito e preservação da vida e do ecossistema que a suporta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Coordenador.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    2. 2017-Atual. Artesania didatica e cultura material no Ensino de Fisica
      Descrição: Há um repertório e uma tradição de ?soluções e produções didáticas? que contribuem para adaptações ou projetos inéditos de artefatos didáticos para o Ensino de Ciências. O ato da produção didática implica numa inventividade que suplanta o domínio de princípios e teorias educacionais. Não é, portanto, apenas questão de aplicação de metodologias. Como todo ato criativo, envolve experimentação e encontra-se sujeito às demandas da prática educativa e das singularidades de seus agentes. Tais são os pressupostos da artesania didática, a qual envolve o design de materiais e atividades para o ensino de Ciências, em particular, o da Física, com materiais acessíveis e de baixo custo que compõem a cultura material contemporânea de origem industrial ou artesanal e articulando os saberes tradicionais e os tecnocientíficos. O projeto está sendo desenvolvido junto ao Laboratório de Projetos e Artefatos Didáticos (LAPADI)/DME/UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Coordenador.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    3. 2016-2020. Ambientalismo, politica e novas subjetividades
      Descrição: A subjetividade, sobretudo a subjetividade política, é tema constitutivo das correntes mais críticas da sociologia, desde o marxismo, passando pela Escola de Frankfurt, até o pós-estruturalismo em sua vertente sociológica, filosófica e psicanalítica. Os novos movimentos ambientalistas por reconhecimento de não humanos como sujeitos de direito, entre outras forças sociais de natureza infra ou superestrutural, como a emergência e disseminação de práticas comunicativas eletronicamente mediadas, contribuem para a transformação, ao menos no plano ideológico, da noção de subjetividade. O projeto sugere a hipótese segundo a qual, no lugar da superação do humanismo, tem-se o alargamento da própria noção de subjetividade humana. Para averiguá-la, o projeto visa investigar, através de pesquisa empírica, de que modo esta nova noção de subjetividade se revela no discurso da militância ambientalista e na jurisprudência envolvendo não humanos. ​. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Samira Feldman Marzochi - Coordenador.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    4. 2015-2016. Heroicos furores: Giordano Bruno (1548-1600) e o reconhecimentos dos professores contemporaneos
      Descrição: Trabalho investigativo pautado na leitura do texto ?Os Heróicos Furores? (1595), de Giordano Bruno, e na análise de referencias teóricos na área de História da Educação, abrangendo o período do Renascimento Europeu. Dessas leituras, pretendemos derivar possíveis diálogos com a contemporaneidade educacional, particularmente, focando o tema do reconhecimento do professor, o qual será abordado sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento do filósofo Axel Honneth.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Coordenador / Wojciech Andrzej Kulesza - Integrante.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    5. 2011-2013. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: A abordagem das questões envolvidas no estágio enquanto espaço para construção de identidade profissional implica a análise de diversos aspectos teóricos e práticos, cuja relevância situa-se em diferentes âmbitos, a saber: a) no âmbito acadêmico e social, esta pesquisa possibilitará um mapeamento das práticas implementadas a partir de ações articuladas universidade-escola e análise sobre os impactos de tais práticas durante a formação inicial, no que essas podem favorecer a formação de futuros professores melhor qualificados para atuarem no ensino; b) no âmbito teórico, destacamos a relevância e os avanços potenciais de uma pesquisa na área de educação que se realiza em parceria com professores das escolas, considerados como co-formadores de futuros profissionais docentes. Desta maneira, o principal problema a ser abordado na pesquisa relaciona-se diretamente à construção da identidade profissional do aluno/educando da disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura das áreas de Física, Letras, Biologia, Química, Enfermagem e Matemática, enquanto futuro profissional da docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Alice Helena de Campos Pierson - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
      Descrição: (Aprovado no âmbito do EDITAL UNIVERSAL) - As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Aida Victoria Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto Abreu - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / ALICE PIERSON - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    6. 2009-2012. Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Fisica e Matematica: itinerarios de desenvolvimento, implementacao e avaliacao, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (12) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (54)
      1. 2o Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos. Pertencimento brasileiro à tradição técnica e científica do período Colonial: proposta ao currículo da Educação em Ciências no Ensino Básico. 2019. (Congresso).
      2. I Encontro de História da Física.?Do Universo infinito ao mundo fechado??: o recuo da imaginação simbólica frente ao realismo matemático da Ciência Moderna nos séculos XVI-XVII. 2019. (Encontro).
      3. VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Abrindo a ?caixa-preta?: oficinas de hacking e bricolagem com artefatostecnológicos cotidianos. 2019. (Simpósio).
      4. XXXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2019. (Simpósio).
      5. VI Seminário Internacional de Práticas Educativas.ARTESANIA DIDÁTICA E DECODIFICAÇÃO DA CULTURA MATERIAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2018. (Seminário).
      6. IV Congresso Nacional de Educação. PROCESSOS DIDÁTICOS (PER)FORMATIVOS DA DOCÊNCIA: RELATO DE UMA VIVÊNCIA. 2017. (Congresso).
      7. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Aspectos para se pensar o conhecimento físico e a infância. 2017. (Simpósio).
      8. I Congresso Internacional de Ciências da Religião denominado "Religião, Artes e Vozes". 2016. (Congresso).
      9. V Seminário do Ciência Web. 2016. (Seminário).
      10. 67a Reunião Anual da SBPC. 2015. (Encontro).
      11. II Congresso Nacional de Educação - CONEDU. CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO ?OS HERÓICOS FURORES? (1595), DE GIORDANO BRUNO, AO RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS. 2015. (Congresso).
      12. II Semana de Educação para a Ciência do CCTS/UEPB.a Recortes históricos da mediação cultural da Ciência na Educação em Ciências: contribuição ao debate atual sobre práticas didáticas e currículo. 2015. (Outra).
      13. I Semana Acadêmica de Ciências das Religiões.Entre o moderno e o new age: a persistência da condenação epistemológica de Giordano Bruno. 2015. (Outra).
      14. I Semana Acadêmica de Ciências das Religiões.Entre o moderno e o new age: a persistência da condenação epistemológica de Giordano Bruno. 2015. (Outra).
      15. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015. (Simpósio).
      16. XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Mapeamento histórico da abordagem de um tema de Física em livros didáticos obtidos em sebos da cidade de São Paulo: o caso do desaparecimento do Aparato de Ingenhousz. 2015. (Encontro).
      17. IV Simpósio "Memória, (auto)biografia e documentação narrativa.Documentário performativo e o processo de subjetivação da docência no estágio supervisionado de ensino. 2014. (Simpósio).
      18. I International conference on teacher education - IV Seminário de formação de professores. 2013. (Seminário).
      19. Semana da Diversidade Sexual.Desempacotando a abordagem da diversidade de gênero na escola. 2013. (Outra).
      20. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Simpósio).
      21. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.Ciência Lúdica para Crianças: projeto de oficinas itinerantes de divulgação científica desenvolvido com crianças de três a seis anos. 2011. (Encontro).
      22. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.MEDIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA E FORMAÇÃO DE MONITORIA: A EXPERIÊNCIA DO PET-LiF/UFSCar NO ?CIRCO DA CIÊNCIA?. 2011. (Simpósio).
      23. 1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras.Elaboração do produto educacional como processo de investigação participativa no mestrado profissional em ensino. 2010. (Simpósio).
      24. Décimo simposio de investigación en educación en física - sesión paralela.Abordagem humanista da iniciação à docência no ensino de Física. 2010. (Simpósio).
      25. Haciendo Escuela desde Rosario.Ciencia lúdica: divulgación científica para niños. 2010. (Encontro).
      26. I Congresso Brasileiro de Educação Tutorial. Extensão como investigação participante: a experiência do grupo PET-LiF/UFSCar. 2010. (Congresso).
      27. II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências.Oficina: Ciência Lúdica e divulgação tecnocientífica para a infância. 2010. (Seminário).
      28. II Simposio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Problematizar e participar: elaboração do produto educacionbal no Mestrado Profissional em Ensino. 2010. (Simpósio).
      29. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FISICA.Artefatos Tecnológicos no Ensino de Física. 2010. (Encontro).
      30. X Sudeste PET. 2010. (Encontro).
      31. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Investigação das concepções de jovens visitantes do VI Circo da Ciência sobre o modelo cinético-molecular de um gás aquecido, a partir do modelo didático. 2010. (Congresso).
      32. 1a Mostra de Metodologias de Divulgação Científica: Compartilhando Experiências.Diferentes públicos-alvo para a divulgação científica. 2009. (Encontro).
      33. XIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET. 2009. (Encontro).
      34. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2009. (Simpósio).
      35. 3o Encontro Paulista dos Grupos PET. 2008. (Encontro).
      36. II Seminário Prodocência - UFSCar.DIVERSIFICANDO A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM FÍSICA POR MEIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2008. (Seminário).
      37. VIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste.Educação tutorial: uma visão pessoal. 2008. (Encontro).
      38. V Semana Naciona de Ciência e Tecnologia.A física e a evolução dos seres vivos. 2008. (Outra).
      39. XIII ENAPET.INVESTIGANDO E PROMOVENTO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A TENDA DA CIÊNCIA DO GRUPO PET-LICENCIATURA EM FÍSICA. 2008. (Encontro).
      40. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Abordagem dialógica da educação científica: a situação didática curiosa. 2008. (Encontro).
      41. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.EXPLORAÇÃO DIDÁTICA DE ARTEFATOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INSTRUMETNOS MUSCAIS COM INFLUÊNCIAS INDÍGENA E AFRICANA. 2008. (Outra).
      42. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.ANÁLISE SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DA FÍSICA. 2008. (Outra).
      43. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - UFSCar.OS CONCEITOS FÍSICOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2008. (Outra).
      44. 1Seminário sobre Formação de Professores.Os desafios do ensino das Ciências Exatas na Educação Básica. 2007. (Seminário).
      45. Ciência Criança - a divulgação científica para o público infanto-juvenil.Uso de brinquedos na divulgação científica. 2007. (Encontro).
      46. III Semana de Física.Física Curiosa. 2007. (Outra).
      47. IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Brincando com fontes alternativas de energia. 2007. (Outra).
      48. VII Jornada de Matemática para a Graduação.A curiosidade epistemológica e como promovê-la por meio da educação. 2007. (Outra).
      49. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2007. (Simpósio).
      50. 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O pensamento simbólico de Giordano Bruno e a cultura científica. 2006. (Seminário).
      51. 40 anos da Sociedade Brasileira de Física.40 anos da Sociedade Brasileira de Física. 2006. (Encontro).
      52. Encontro Nacional e III Mostra de Trabalhos 2006 - ABC na Educação Científica - Mão na massa.Bricando com ciência e tecnologia: o uso de brinquedos na educação científica. 2006. (Encontro).
      53. I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profisional e Tecnológica.A educação tecnocientífica na formação de professores. 2006. (Simpósio).
      54. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil.I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil. 2006. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. SOUZA, C. R. ; BRETONES, P. S. ; SILVA, D. V. C. ; LEODORO, M. P.. Simpósio "Processo Investigativo na Educação escolar". 2014. Outro
      2. LEODORO, M. P.; Garcia, D. ; Sousa, M. C. ; MENESES JUNIOR, J. ; TEDESCHI, W.. IV Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática: "Rede formativa: professores, licenciandos e pesquisadores em educação compartilhando experiências". 2012. Outro
      3. AGUIAR, S. ; CÂMARA, T. R. C. ; DELTREGGIA, L. A. ; FIGUEIRA, R. ; LEODORO, M. P. ; SANTOS, D. ; Pietscher, A. ; Danuello, M. V. B. ; Souza, M. de ; Petrocelli, G. H. P. ; Oliveira, F. L. de ; Anunciado, E. R. ; SILVA, M. R.. IV Janela da Física. 2011. Outro
      4. Garcia, D. ; Sousa, M. C. ; LEODORO, M. P.. III ENREDE - Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática. 2011. Outro
      5. LEODORO, M. P.; MOMETTI, A. C. ; ORTELAN, G. B. ; Prando, G. A. ; ROSALIN FILHO, C. A. ; Araújo, L. S. ; ANTONIAZZI, M. M. ; CÂMARA, T. R. C. ; FERREIRA, G. R. ; FIGUEIRA, R. ; DELTREGGIA, L. A. ; AGUIAR, S. ; SILVA, M. R.. III Janela da Física. 2010. Outro
      6. Mendes, A. F. ; BORGES, A. A. A. G. ; GOMES, A. N. ; VASQUEZ, C. M. R. ; BARSOTTI, D. C. ; Garcia, D. ; PAEZ, G. R. ; PITON, M. R. ; Balkins, M. A. A. S. ; Sousa, M. C. ; SILVA, M. A. ; ALVES, M. G. ; SILVA, N. P. S. ; Malagutti, P. L. A. ; PEREIRA, R. C. T. ; LEODORO, M. P.. II Encontro da Rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática. 2010. Outro
      7. MARQUES, C. M. P. ; FREITAS, D. ; ANIBAL, F. F. ; LEODORO, M. P. ; Sousa, M. C. ; OZELO, H. F. B. ; BAZON, F. ; KUBO, A. M. ; LAKATOS, D. V. ; MORASCO JUNIOR, O. C. ; BRANDÃO, R. C. ; STRADIOTO, S. ; SALVADOR, J. ; COSTA, P. R.. I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2010. Congresso
      8. Araújo, L. S. ; LEODORO, M. P. ; PIRES, P. D. ; Quinato, G. A. C. ; SILVA, O. B. ; DRAGONETTI, T. ; FIGUEIRA, R. ; Prando, G. A. ; LYRA, V. S. ; BASTOS, C. M. O. ; MOMETTI, A. C. ; ANTONIAZZI, M. M. ; ROSALIN FILHO, C. A. ; FERREIRA, G. R. ; ORTELAN, G. B. ; CÂMARA, T. R. C.. II Janela da Física. 2009. Outro
      9. Sousa, M. C. ; Oliveira, N. ; SILVA, O. B. ; BORGES, A. A. A. G. ; GOMES, A. N. ; Garcia, D. ; Estefen, F. A. ; PAEZ, G. R. ; SILVA, L. T. ; Balkins, M. A. A. S. ; Cardinal, M. R. ; LEODORO, M. P. ; Palomino, R. C.. I ENREDE - I encontro entre professores, licenciandos e pesquisadores do ensino de física e matemática. 2009. Outro
      10. LEODORO, M. P.; Vários. VIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste. 2008. Outro
      11. LEODORO, M. P.; Quinato, G. A. C. ; SILVA, O. B. ; PIRES, P. D. ; Araújo, L. S. ; BASTOS, C. M. O. ; LYRA, V. S. ; DRAGONETTI, T. ; Prando, G. A.. Palestras de Divulgação Científica "Janela da Física". 2008. Outro
      12. LEODORO, M. P.. Projetos das Escolas da Fundação Bradesco. 2000. (Exposição).. . 0.
      13. LEODORO, M. P.. Educação com arte, ciência e cidadania. 2000. (Exposição).. . 0.
      14. LEODORO, M. P.. Mostra de Trabalhos da Fundação Bradesco. 1999. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Marcos Pires Leodoro ⇔ Maria do Carmo de Sousa (5.0)
        1. LEODORO, M. P.; Sousa, M. C. ; LIMA, M. I. S.. Estudo da realidade na escola: um enfoque etnográfico. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 01, p. 137-160.
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        2. LEODORO, M. P.; PASSOS, C. L. B. ; Sousa, M. C.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Sousa, M. C. ; LEODORO, M. P.. Integrando as formações inicial e continuada de professores que ensinam Física e Matemática, a partir da constituição de rede colaborativa, no âmbito do Mestrado Profissional. Em: I SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 01, p. 1566-1759, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Sousa, M. C. ; PAEZ, G. R. ; LEODORO, M. P.. Conhecimentos em e da prática gerados em parceria compartilhada entre licenciandos, professores da Educação Básica e pesquisadores. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. Tedeschi, W. ; Leodoro, M.P. ; Rocha, M.J.S. ; SOUSA, M. C.. Projeto "Ciência Lúdica para Crianças: divulgação científica para a infância cidadã". 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Marcos Pires Leodoro ⇔ Carolina Rodrigues de Souza (2.0)
        1. Leodoro, M. P. ; Souza, C. R.. PROCESSOS DIDÁTICOS (PER)FORMATIVOS DA DOCÊNCIA: RELATO DE UMA VIVÊNCIA. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        2. LEODORO, M. P. Membro da Comissão de Avaliação do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 2016.
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      • Marcos Pires Leodoro ⇔ Renata Prenstteter Gama (1.0)
        1. GAMA, R. P.; LIMA, M. I. S.. Prefácio. Curitiba. 2013. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17