Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria do Carmo de Sousa

Licenciada em Matemática pela UNISO (1989). Especialista em Matemática pela UNICAMP (1993). Mestre em Educação pela UNICAMP (1999) e Doutora em Educação pela UNICAMP (2004), área de concentração em Educação Matemática. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP- FEUSP (2016). Exerce o cargo de professor associado na Universidade Federal de São Carlos (DME-UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores Escola e Universidade (GPEFCom-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPE-FEUSP). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE - UFSCar). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra. Coordenou o Programa Residência Pedagógica (UFSCar), no período de agosto/2018 a janeiro/2020. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE - UFSCar), nos períodos: 2012 a 2014 e 2017 a 2019; Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFSCar), no período de 2008 a 2014. Coordenou o Programa Observatório da Educação (OBEDUC-UFSCar), no período de 2009 a 2012. Atuou no cargo de professor assistente na UNESP - Presidente Prudente; como docente e supervisora de EAD - Cegesp (UNICAMP) e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da cidade de Salto/SP. Bolsista produtividade do CNPq, modalidade PQ, nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luís KM 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518671 Ramal: 8671 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Historia da Matematica na formacao de professores da Educacao basica
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como, aqui no Brasil, a História#10;da Matemática vem sendo inserida na formação de professores de Matemática que#10;atuam na Educação Básica e como objetivos específicos: 1) estudar como a História da#10;Matemática vem sendo inserida nos cursos de licenciatura de Matemática, das#10;universidades públicas federais e 2) analisar teoricamente, historiografias da#10;Matemática e suas relações com o movimento lógico-histórico, uma vez que, temos#10;defendido que, tal movimento pode se configurar enquanto perspectiva didática para o#10;ensino de Matemática, a partir da elaboração e do desenvolvimento de situações#10;desencadeadoras de aprendizagem pelos licenciandos do curso de Matemática e#10;professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Temos como pressuposto de#10;que, ao analisar, elaborar e desenvolver situações desencadeadoras de aprendizagem#10;fundamentadas no movimento lógico-histórico, tanto com os licenciandos, quanto com#10;os professores de Matemática da Educação Básica, durante a sua formação, pode-se#10;construir espaços coletivos de formação que promovam a compreensão das relações#10;existentes entre a unidade dialética teoria e prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    2. 2018-Atual. Estudo comparativo de politicas e praticas institucionais de iniciacao e insercao docente
      Descrição: Este estudo foi aprovado no âmbito do Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) integra o Setor Educacional do Mercosul. Tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo de políticas e práticas institucionais de iniciação e inserção docente a partir de diferentes contextos formativos. Para tanto, serão realizados intercâmbio entre as instituições brasileiras envolvidas (UFOP, UFSCar, UNICID e PUC/SP) e a instituição uruguaia (Centro Regional de Profesores del Litoral-Sede Salto) além de estudos documentais e autobiográficos. Objetiva-se, ainda, produzir um Dossiê que congregue os estudos desenvolvidos e a constituição de uma rede colaborativa de investigação na América do Sul sobre iniciação e inserção docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Douglas da Silva Tinti - Coordenador / Maria Heloisa Aguiar Silva - Integrante / Eduardo Rodriguez Zindan - Integrante / Javier Grilli Silva - Integrante / Soledad Rodríguez - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araújo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    3. 2015-Atual. Atividade de ensino na formacao de professores: unidade dialetica entre teoria e pratica
      Descrição: Os objetivos principais deste projeto de pesquisa são: 1) ampliar os estudos teóricos que temos feito sobre os conceitos de atividade de ensino e de atividade orientadora de ensino e 2) estudar, teoricamente, a historiografia da Matemática e suas relações com a perspectiva lógico-histórica, uma vez que, temos defendido que, o lógico-histórico pode se configurar enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática, a partir do desenvolvimento de atividades de ensino. As perguntas que norteiam a investigação são: 1) A que história estamos nos referindo quando pensamos em elaborar atividades de ensino, na perspectiva lógico-histórica? 2) Que relações pode haver entre a história do conceito e a historiografia da Matemática? 3) Como elaborar atividades de ensino na perspectiva lógico-histórica que possam orientar o ensino de Matemática na Educação Básica?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Manoel Oriosvaldo de Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    4. 2012-2014. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: numa investigação sobre a relevância e a repercussão da disciplina Estágio Supervisionado na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da UFSCar no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
      Descrição: O projeto, desenvolvido por um grupo interdisciplinar de formadores de professores, do Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar, invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão da disciplina Estágio Supervisionado na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da UFSCar no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Tem como objetivo: 1. Compreender como vem se dando a formação inicial na docência tendo em vista as particularidades do estágio supervisionado; 2. Identificar os desafios que se apresentam quando escola e universidade se propõem a um trabalho colaborativo no que se refere à formação docente inicial; 3. Compreender em que medida as especificidades das áreas influenciam as análises dos estagiários quanto à concepção deles sobre a docência e os ambientes educacionais; 4. Compreender como vem se constituindo a identidade profissional dos estagiários tendo em vista as práticas propostas pela disciplina Estágio Supervisionado; 5. Compreender como se configura o discurso dos estagiários nos diferentes momentos do estagio e de que forma o contato com a escola e as práticas na universidade reconfiguram esse discurso; 6. Identificar/caracterizar os sentidos/discursos de prática e de estágio presentes nos documentos oficiais; 7. Identificar/caracterizar de que modo os sentidos/discursos de prática e de estágio estão configurados nos currículos das licenciaturas da UFSCar; 8. Entender como os estagiários analisam sua preparação propiciada pelas disciplinas do curso e sua experiência no estágio. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Denise da Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Renata Prenstetter Gama - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante.
      Membro: Jose Artur Barroso Fernandes.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Marcos L Souza - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante.
      Membro: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
    5. 2011-2015. PIBID: Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuicoes para a formacao de professores
      Descrição: O PIBID/UFSCar intitulado,em versões anteriores (editais 2007 e 2009) de: “Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica, EJA e licenciandos” que era composto por 05 licenciaturas: Biologia (campi São Carlos e Sorocaba); Física, Matemática e Química (campus São Carlos) em 2009, passou a agregar, a partir do Edital PIBID 2009 lançado pela Capes, mais 08 licenciaturas: Ciências (Biologia, Física e Química), no campus de Araras; Música, Educação Física, Letras e Pedagogia (campus de São Carlos) e Ciências (Física, Matemática e Química); Geografia e Pedagogia (campus de Sorocaba). Dessa forma, o projeto ao expandir-se, a partir de 2010 passou a ser desenvolvido em 15 escolas, #10;Atualmente, o PIBID/UFSCar envolve mais de cem professores da Educação Básica e aproximadamente 4 000 alunos das escolas citadas acima, além de 260 licenciandos selecionados nos cursos de licenciatura dos campi de Araras, São Carlos e Sorocaba, da UFSCar e, ainda, docentes de 12 departamentos da Universidade envolvidos direta e indiretamente com estas licenciaturas. Ressalta-se que o PIBID/UFSCar desde 2009, agrega estudantes dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, tendo como campo de atuação a formação inicial de professores e, mais especificamente, as práticas de iniciação à docência que explicitam-se nas ações em torno da situação didática que continuarão a ser desenvolvidas em Escolas Públicas estaduais das cidades de São Carlos e de Sorocaba e, em escolas municipais das cidades de Araras, Jales, São Carlos e São José dos Campos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Helka Fabbri Ozelo - Integrante / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 12
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    6. 2009-2012. Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Fisica e Matematica: itinerarios de desenvolvimento, implementacao e avaliacao, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade
      Descrição: Eixo temático: Educação Continuada (Formação de professores de Física e Matemática)#10;Área de investigação: Abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (11) . Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Marcos Pires leodoro - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Angela Aparecida Arndt Gomide Borges - Integrante / Naylor de Oliveira - Integrante / Gisele Romano Paez - Integrante / Renan Cesar Palomino - Integrante / Lucyani Taro da Silva - Integrante / Antonio do Nascimento Gomes - Integrante / Fernando de Almeida Estefen - Integrante / Otávio de Brito Silva - Integrante / Marcio Rogério Cardinal - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (12) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    7. 2009-2012. Observatorio da Educacao
      Descrição: O OBEDUC-UFSCar tem por objetivo pesquisar, por meio do estudo LONGITUDINAL de uma rede investigativa constituída por mestrandos, licenciandos e professores de Física e Matemática da escola pública, o itinerário da inovação educacional, a partir do desenvolvimento, implementação e AVALIAÇÃO de produtos educacionais. A instrumentalização do processo ensino-aprendizagem da Física e da Matemática, na educação básica, será assumida na perspectiva situada e participativa da pesquisa. O trabalho será conduzido#10;dentro das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar. O processo da investigação participante contemplará a profissionalização crítico-reflexiva e o trabalho coletivo dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador. Número de orientações: 10
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    8. 2006-2015. Atividade de ensino: expressao da unidade teoria e pratica na formacao de professores
      Descrição: O estudo tem como objetivo principal analisar as possíveis correlações existentes entre o pensamento manifesto do professor e os pressupostos do desenvolvimento conceitual abordados em atividades de ensino dos conteúdos tratados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e como objetivo geral, contribuir para a formação de professores no que diz respeito à elaboração de atividades de ensino dos conteúdos tratados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador. Número de orientações: 5
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Mostra fotográfica Retratos de Mulheres nos 50 anos da UFSCar, PET Usina de Reflexão e ProEx / UFSCar.. 2020.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    2. Tesouros vivos, Prefeitura Municipal de São Carlos e NEAB/UFSCar.. 2010.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    3. Tesouro vivo da cultura Afro-brasileira, NEAB/UFSCar.. 2009.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (120)
    1. Estância acadêmica de intercâmbio da Universidade Federal Ouro Preto com o CERP do litoral,cidade de Salto,Uruguai.Programa Residência Pedagógica - UFSCar. 2019. (Outra).
    2. III Colóquio Gepape.A Organização do Ensino como Promotora da Unidade Afetivo-Cognitiva. 2019. (Outra).
    3. XIII Encontro Nacional dos Programas Profissionais de Pós-graduação. 2019. (Encontro).
    4. XIII ENEM.O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR ANALÍTICO PARA TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL. 2019. (Encontro).
    5. XII Seminário da ANFOPE, integrado ao XL FORUMDIR e ao I Seminário Nacional do FORPARFOR E FORPIBID-RP R. 2019. (Seminário).
    6. Colóquio GEPAPe 2018. 2018. (Outra).
    7. Congresso Internacional sobre a formação e a profissão docente. Narrativas de profesores de la Educación Básica que enseñan Matemáticas: resignificando prácticas educativas, a partir de actividades de investigación. 2018. (Congresso).
    8. Encontro de coordenadores do PIBID-UFSCar: avaliação e perspectivas.Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2018. (Encontro).
    9. IV Simpósio Nacional dos Grupos Colaborativos.As contribuições das pesquisas produzidas no GPEFCom para a prática pedagógica de professores. 2018. (Simpósio).
    10. XIX Endipe.MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA. 2018. (Encontro).
    11. IV Fórum de discussão: quot;Parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática no Brasilquot;.Nas trilhas da perspectiva histórico-cultural: caminhos do grupo de pesquisa “formação compartilhada de professores - escola e universidade”. 2017. (Outra).
    12. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE.IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE. 2017. (Seminário).
    13. Jornadas de Educação em Ciências e Matemática.A atividade de pesquisa de professores no âmbito do Mestrado Profissional em Educação: desafios e perspectivas. 2017. (Outra).
    14. VI Encontro do PIBID: quot;Olhares e vozes da parceria escola-universidadequot;. 2017. (Encontro).
    15. VIII CIBEM. ATIVIDADE DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: unidade dialética entre teoria e prática. 2017. (Congresso).
    16. VII Semana de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú e I Encontro PIC – Região 03 – Ce.O Movimento Matemática Moderna no contexto brasileiro: implicações para o Ensino. 2017. (Outra).
    17. VII Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP - 2017.ATIVIDADE DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: unidade dialética entre teoria e prática. 2017. (Simpósio).
    18. XIII EPEM. 2017. (Encontro).
    19. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. “OPAPELDAATIVIDADEDE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA”. 2016. (Congresso).
    20. V Congreso Internacional sobre el profesorado principiante y la inducción a la docencis. O papel da Atividade de Ensino na formação inicial de professores de Matemática. 2016. (Congresso).
    21. VI Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática.GD1: O estágio supervisionado. 2016. (Outra).
    22. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2016. (Encontro).
    23. XVIII Endipe.O lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática: contribuições para a organização do trabalho docente. 2016. (Encontro).
    24. 37a. Reunião Nacional da ANPED.Reflexões de professores que ensinam matemática a partir do desenvolvimento de produtos educacionais, em parceria, no Observatório da Educação. 2015. (Outra).
    25. III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.Grupo de Discussão de Psicologia da Educação Matemática. 2015. (Outra).
    26. Seminário Interinstitucional de Educação e Formação de Professores (UFSCar/Unespar).A pesquisa dos professores. 2015. (Seminário).
    27. VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Projeto formativo na atividade pedagógica do professor que ensina matemática. 2015. (Seminário).
    28. XIV CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática.Atividades de pesquisa na formação de professores de Matemática. 2015. (Outra).
    29. 7o. Encontro luso brasileiro de História da Matemática.Da história à historiografia do livro didático de matemática durante o regime militar brasileiro, aproximações preliminares. 2014. (Encontro).
    30. II CNFP e XII CEPFE. A INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NAS ESCOLAS: CARACTERÍSTICAS DE ACOLHIMENTO. 2014. (Congresso).
    31. IV CONGREPRINCI. O estágio na formação inicial de professores de Matemática: espaço para a construção de sentidos sobre a profissão docente. 2014. (Congresso).
    32. VIII CIDU - Congreso Iberoamericano de docencia universitaria y de nivel superior. O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFSCAR ENQUANTO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Congresso).
    33. VI Seminário de dissertações e teses.Orientações de teses e dissertações. 2014. (Seminário).
    34. XI Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática.Construindo o conceito de matemática inclusiva através do estágio e do PIBID: práticas, desafios e perspectivas. 2014. (Simpósio).
    35. XVII Endipe.O papel dos grupos de pesquisa para o processo de formação docente. 2014. (Encontro).
    36. 10a. Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.Grupo de Pesquisa: Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade (GPEFCom). 2013. (Outra).
    37. 36a. Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Outra).
    38. ANPED - 36a. Reunião. 2013. (Outra).
    39. FORPRED - Goiânia - Fórum Nacional de Coordenadores de programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outra).
    40. FORPRED - Recife - Fórum Nacional de Coordenadores de programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outra).
    41. II Fórum de discussão sobre parâmetros balizadores da Pesquisa em Educação Matemáticaem.Grupo de discussão 5: 'Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. 2013. (Outra).
    42. III Enconro de Coordenadores Institucionais do PIBID. 2013. (Encontro).
    43. II Semana da Matemática da UNIFAL - MG.Desempacotando a Matemática na formação de professores. 2013. (Outra).
    44. IV Encontro do PIBID-UFSCar.Novos caminhos para a formaçãoinicial e continuada de professores/as. 2013. (Encontro).
    45. VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação matemática. Produções de sentidos e de significados de licenciandos do curso de Matemática sobre estágio compartilhado. 2013. (Congresso).
    46. VII SESEMAT.Educação Matemática: formação e prática. 2013. (Seminário).
    47. V Seminário de Dissertações e teses do PPGE.Debatedora das pesquisas na área Educação Matemática. 2013. (Seminário).
    48. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. Pesquisa em Educação Matemática - A Educação matemática sob o enfoque histórico-cultural. 2013. (Congresso).
    49. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. Grupo de pesquisa: quot;Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade (GPEFCOM)quot;. 2013. (Congresso).
    50. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. O negrinho do Pastoreio e a contagem de cavalos: o que manifestam as crianças de cinco anos em uma Atividade de Ensino sobre correspondência um a um. 2013. (Congresso).
    51. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. A Educação matemática sob o enfoque histórico-cultural. 2013. (Congresso).
    52. XI Semana da Educação da UFSCar.Dialética e lógica formal: duas diferentes ciências do pensamento. 2013. (Outra).
    53. 18o. Cole: Congresso de leitura do Brasil. Os registros escritos dos professores e dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. 2012. (Congresso).
    54. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012. (Congresso).
    55. I Encontro PIBID USP.Mesa redonda:. 2012. (Encontro).
    56. II Encontro do PIBID, área Pedagogia EaD-UFSCar. 2012. (Encontro).
    57. III Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia. Programa de Iniciação à docência - UFSCar: contribuições para a formação de professores. 2012. (Congresso).
    58. IV Fórum das Licenciaturas. 2012. (Outra).
    59. XI EPEM.Contrastes da escola na ëra da tecnologia. 2012. (Encontro).
    60. XVI ENDIPE.Práticas compartilhadas na formação docente e na produção de produtos educacionais. 2012. (Encontro).
    61. Ensino Médio: identidade, finalidade e diretrizes. 2011. (Outra).
    62. I Encontro PIBID/Pedagogia EaD-UFSCar.PIBID-UFSCar: Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuições para a formação de professores. 2011. (Encontro).
    63. II Encontro de coordenadores institucionais do PIBID.GT1: Desafios e soluções para a gestão do PIBID nas instituições de Educação Superior. 2011. (Encontro).
    64. III EnGEM.Quando professores têm a oportunidade de pensar sobre Atividades de Ensino de Matemática. 2011. (Encontro).
    65. III ENREDE: Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática.Refletindo sobre as implantações das propostas curriculares no ensino de Matemática do estado de São Paulo ocorridas no período de 1970 a 2008 e suas relações com a produção de materiais didáticos. 2011. (Encontro).
    66. III Seminário do Observatório da Educação e I Seminário do Observatório da educação escolar Indígena.Conhecimentos em e da prática gerados em parceria compartilhada entre licenciandos, professores da Educação Básica e pesquisadores. 2011. (Encontro).
    67. IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática.Refletindo sobre concepções de álgebra e Educação algébrica dos futuros professores de Matemática. 2011. (Outra).
    68. Pedagogia 2011. Tijiendo la red compartida de investigación entre estudiantes universitarios y maestros de Educación básica que enseñam matemáticas y postgrados de la Máster profesional en enseñanza de Ciencias y Matematicas. 2011. (Congresso).
    69. V Seminário do Ensino de Graduação da UFScar - quot;Novos alunos: que Universidade?quot;. 2011. (Seminário).
    70. XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática.Quando professores de Matemática analisam o currículo que ministram. 2011. (Outra).
    71. 4a. semana acadêmica da UFLA.Mesa redonda - Abertura oficial do PIBID. 2010. (Outra).
    72. Fórum das Licenciaturas.Contexto atual: o papel da escola e dos professores. 2010. (Outra).
    73. I Encontro de Iniciação a Docência e Formação Continuada de Professores.Mesa Redonda - O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): algumas experiências. 2010. (Encontro).
    74. II ENREDE.Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM.. 2010. (Encontro).
    75. III SHIAM.Constituindo projetos compartilhados entre escola-universidade: desafios e aprendizagens. 2010. (Seminário).
    76. II Seminário Ibero-americano Ciências-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências.Ciência lúdica e divulgação tecnocientífica para a infância. 2010. (Seminário).
    77. IV Jornada de Educação Matemática.Reflexões sobre a Educação Matemática no Ensino Fundamental. 2010. (Outra).
    78. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
    79. SINECT.Experiências para a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. 2010. (Simpósio).
    80. X ENEM.Projeto Observatório da Educação: contribuições para a formação de professores que ensinam Matemática. 2010. (Encontro).
    81. X EPEM.Contribuições do NIPEM para a formação de professores que ensinam Matematica. 2010. (Encontro).
    82. XV Endipe.PIBID/UFScar: Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos. 2010. (Encontro).
    83. quot;I ENREDE: perspectiva participativa do/no ensino de Física e de Matemáticaquot;.NÚCLEO INTERATIVO DE PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA: espaço de comunicação e redes de convivência para a elaboração e desenvolvimento de produtos educacionais pelos professores da Educação Básica. 2009. (Encontro).
    84. 17o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Abordagem teórica e prática educativa: Educação Matemática na infância. 2009. (Congresso).
    85. 32a. Reunião anual da ANPED.Formação continuada de professores e desenvolvimento profissional: o grupo na escola. 2009. (Outra).
    86. Ciências no parque 2. 2009. (Outra).
    87. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos processos de ensinoo e aprendizagem.A construção de mapas conceituais no ensino de graduação em diferentes áreas de conhecimento - Matemática e Tecnologia. 2009. (Seminário).
    88. I Seminário nacional de Estágio Supervisionado.Construindo o conceito de estágio compartilhado no curso de licenciatura em Matemática. 2009. (Seminário).
    89. I SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Integrando as formações inicial e continuada de professores que ensinam Física e Matemática, a partir da constituição de rede colaborativa, no âmbito do Mestrado Profissional. 2009. (Simpósio).
    90. IV Colóquio sobre ensino e aprendizagem da Matematica.O ensino da Matemática na Educação Básica. 2009. (Outra).
    91. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Grupo de estudos na escola: uma estratégia para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. 2009. (Congresso).
    92. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Grupo de Estudos na escola: uma estratégia para a Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática. 2009. (Congresso).
    93. IX Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste - ANPEd Sudeste.Como a escola pode se tornar local de formação continuada para professores que ensinam Matemática nas séries iniciais. 2009. (Encontro).
    94. V COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil. REFLEXÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA SOBRE VIVENCIAS LÚDICAS DE MATEMÁTICA. 2009. (Congresso).
    95. VI CIBEM. (Re)pensando a formação continuada de professores que ensinam Matemática nas séries iniciais: o espaço das HTPC(s). 2009. (Congresso).
    96. X Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores - Formação de professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos. HTPC: estudo e reflexão coletiva sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais. 2009. (Congresso).
    97. XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Possibilidades de Formação Continuada na Escola para professores que ensinam Matemática nas séries iniciais: o grupo de estudos. 2009. (Encontro).
    98. II Semana Acadêmica da UFLA.O ensino da Matemática na perspectiva da Educação Conceitual. 2008. (Outra).
    99. II Seminário de Inovações Pedagógicas em ensino de graduação da UFSCar.quot;O projeto MATEQUIM na formação de licenciandos dos cursos de Matemática, Química e Pedagogiaquot;. 2008. (Seminário).
    100. II Seminário do Projeto quot;Gestão e implantação de Projetos Pedagógicos: a ênfase em processos avaliativos compartilhados entre professores e estudantesquot;.quot;Construindo o conceito de estágio compartilhado no curso de Licenciatura em Matemática da UFSCarquot;. 2008. (Seminário).
    101. II Seminário Prodocência.Construindo o conceito de Estágio compartilhado no curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar. 2008. (Seminário).
    102. I SERP - I Seminário em Resolução de Problemas.Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7o. ano do Ensino Fundamental. 2008. (Seminário).
    103. IX EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7o. ano do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).
    104. Palestra: quot;A escrita discursiva como veículo para a inclusão social na aprendizagem de Matemáticaquot;. 2008. (Outra).
    105. Semana da Educação.O desenvolvimento dos nexos conceituais da fração. 2008. (Outra).
    106. XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práica de ensino.O lógico-histórico enquanto perspectiva didática da Matemática em cursos de licenciatura. 2008. (Encontro).
    107. 16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Quando a História da Matemática passa a ser Metodologia de Ensino. 2007. (Congresso).
    108. Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM. Ensinando o conceito de função a partir da perspectiva lógico-histórica. 2007. (Congresso).
    109. Fórum Paulista de Formação do Professor de Matemática: projetos e perspectivas.Atividade de ensino e de pesquisa na formação de professores. 2007. (Outra).
    110. II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2007. (Outra).
    111. I Seminário de Inovações Pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar: currículo, prática docente e avaliação.Pesquisa em Educação Matemática. 2007. (Seminário).
    112. Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). 2007. (Outra).
    113. VI Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural.Quando a História da Matemática passa a ser Metodologia de Ensino. 2007. (Encontro).
    114. XV Congresso de Iniciação Científica. UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE MOODLE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. 2007. (Congresso).
    115. Conferência Internacional: o enfoque histórico-cultural em questão.Palestra: quot;O movimento conceitual sob o enfoque histórico-cultural: o ensino da álgebraquot;. 2006. (Outra).
    116. Coordenação de Mesas redondas e Apresentação de comunicação oral.VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2006. (Encontro).
    117. III SIPEM.O lógico-histórico enquanto fundamento de pesquisa e atividades de ensino de álgebra. 2006. (Seminário).
    118. I SHIAM.História da Matemática: dentro e fora da sala de aula. 2006. (Seminário).
    119. I SHIAM.I SHIAM - I Seminário de História e Investigações de/em aulas de Matemática. 2006. (Seminário).
    120. V Semana da Educação.Geometria nas séries iniciais. 2006. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. SOUSA, M. C.; ZANON, D. A. V.. 2o. encontro do PPGPE: impactos e perspectivas futuras. 2019. Outro
    2. SOUSA, M. C.; GAMA, R. P.. VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E I ENCONTRO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSCAR: Formação e Profissionalização Docente. 2019. Outro
    3. SOUSA, M. C.; CALDEIRA, A. D. ; PASSOS, C. B. ; GAMA, R. P. ; Vilela, D.S. ; PRADO, E. A. ; UTSUMI, M. C. ; Carmo, J.S. ; Romanatto, M.C. ; SILVA, M. T. ; OLIVEIRA, P. C. ; Grando, R.C. ; MENEGHETTI, R. C. G. ; Tedeschi, W.. IV Fórum de discussão: quot;Parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática no Brasilquot;. 2017. Outro
    4. SOUSA, M. C.. IV Encontro do PIBID-UFSCar. 2013. (Outro).. . 0.
    5. SOUSA, M. C.; Leodoro, M.P. ; Tedeschi, W. ; JULIO, J. M. ; Garcia, D.. IV ENREDE. 2012. Outro
    6. SOUSA, M. C.; OZELO, H. F. ; MARQUES, C. ; FERNANDEZ, H. L.. II Encontro de Iniciação à docência e formação continuada de professores. 2011. Outro
    7. SOUSA, M. C.; Pirola, N.A. ; Utsumi, M. ; PASSOS, C. B. ; GAMA, R. P. ; Vilela, D.S. ; Zuffi, E.M. ; PRADO, E. A.. X EPEM - Encontro Paulista de Educação Matematica. 2010. Outro
    8. SOUSA, M. C.; Leodoro, M.P. ; Garcia, D.. II ENREDE. 2010. Outro
    9. SOUSA, M. C.; Leodoro, M.P. ; MARQUES, C. M. P. ; Pierson, A.H. ; GAMA, R. P.. I Seminário PIBID-UFSCar. 2010. Outro
    10. MARQUES, C. M. P. ; FREITAS, D. ; ANIBAL, F. F. ; LEODORO, M. P. ; Sousa, M. C. ; OZELO, H. F. B. ; BAZON, F. ; KUBO, A. M. ; LAKATOS, D. V. ; MORASCO JUNIOR, O. C. ; BRANDÃO, R. C. ; STRADIOTO, S. ; SALVADOR, J. ; COSTA, P. R.. I Encontro de Iniciação a Docência e formação continuada de professores. 2010. Congresso
    11. SOUSA, M. C.; Leodoro, M.P. ; Garcia, D.. I Encontro Observatório da Educação - UFSCar. 2010. Outro
    12. SOUSA, M. C.; Utsumi, M.. Encontro de Professores e Licenciandos em Matemática. 2009. Outro
    13. SOUSA, M. C.; Leodoro, M.P. ; Garcia, D. ; SILVA, O. B. ; Borges, A.A.A. ; Paez, G.R. ; CARDINAL, M. R. ; ESTEFEN, F. A. ; SILVA, L. T. ; PALOMINO, R. C. ; OLIVEIRA, N. ; GOMES, A. N. ; Balkins, M.A.A.S.. quot;I ENREDE: perspectiva participativa do/no ensino de Física e de Matemáticaquot;. 2009. Outro
    14. SOUSA, M. C.. Concurso Público de provas e títulos para Professor Adjunto - área Educação Matemática. 2008. (Concurso).. . 0.
    15. Pirola, N.A. ; Utsumi, M. ; Zuffi, E.M. ; Brito, A.J. ; SOUSA, M. C. ; Moraes, M.S.S.. IX EPEM: Encontro Paulista de Educação Matemática. 2008. Outro
    16. JESUS, W. P. ; PASSOS, C. B. ; SOUSA, M. C.. Dimensões histórica, filosófica e pedagógica do conceito de número. 2007. Outro
    17. SOUSA, M. C.. XV Congresso de Iniciação Científica (Coordenação de Sessão Oral). 2007. (Congresso).. . 0.
    18. SOUSA, M. C.; FREITAS, M. T. ; NACARATO, A. M.. Mesa redonda: Linguagem e Comunicação em Matemática. 2006. Outro
    19. SOUSA, M. C.; CARVALHO, D. L.. Mesa redonda: A matemática para a Educação de Jovens e Adultos. 2006. Outro
    20. SOUSA, M. C.. Sessões de comunicação científica - VII EPEM. 2004. (Outro).. . 0.
    21. SOUSA, M. C.. Mesa redonda: quot;Pesquisando ensino de Ciências e Matemáticas em um mundo complexo e multiculturalquot;. 2004. (Outro).. . 0.
    22. SOUSA, M. C.. Mesa redonda: quot;Educação de jovens e adultos: múltiplos olharesquot;. 2004. (Outro).. . 0.
    23. SOUSA, M. C.. Matemática nas séries iniciais. 1997. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Maria do Carmo de Sousa ⇔ Renata Prenstteter Gama (7.0)
      1. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C.. Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professores. Interacções (Portugal). v. 7, p. 131-156, issn: 0873-0725, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C.. Elementos estruturantes que podem promover a construção do estágio compartilhado na licenciatura em matemática. Em: Celi Espasandin Lopes, Armando Traldi, Ana Cristina Ferreira. (Org.). O Estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2015.v. 1, p. 11-42.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Iniciar um Espaço de Formação Compartilhada entre Professores da Educação Básica e Licenciandos: os Saberes Revelados pelos Licenciandos de Matemática. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 01, p. 219-234.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Construindo o conceito de estágio compartilhado na escola e na universidade: práticas, desafios e perspectivas. Em: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PASSOS, C. L. B. ; SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA REVELADAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA NO PROJETO PIBID. Em: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Minicurso: Construindo o conceito de Estágio Compartilhado na Escola e na Universidade: práticas, desafios e perspectivas. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Maria do Carmo de Sousa ⇔ Marcos Pires Leodoro (5.0)
      1. LEODORO, M. P.; Sousa, M. C. ; LIMA, M. I. S.. Estudo da realidade na escola: um enfoque etnográfico. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 01, p. 137-160.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LEODORO, M. P.; PASSOS, C. L. B. ; Sousa, M. C.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Sousa, M. C. ; LEODORO, M. P.. Integrando as formações inicial e continuada de professores que ensinam Física e Matemática, a partir da constituição de rede colaborativa, no âmbito do Mestrado Profissional. Em: I SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 01, p. 1566-1759, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Sousa, M. C. ; PAEZ, G. R. ; LEODORO, M. P.. Conhecimentos em e da prática gerados em parceria compartilhada entre licenciandos, professores da Educação Básica e pesquisadores. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      5. Tedeschi, W. ; Leodoro, M.P. ; Rocha, M.J.S. ; SOUSA, M. C.. Projeto "Ciência Lúdica para Crianças: divulgação científica para a infância cidadã". 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Maria do Carmo de Sousa ⇔ Denise Silva Vilela (2.0)
      1. PRATES, U. ; Sousa, M. C. ; VILELA, D.. Contrastes da escola na “era da tecnologia”. Em: XI Encontro Paulista de Educação Matemática: XI EPEM., 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUSA, MARIA DO CARMO DE. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIPEM. 2015.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria do Carmo de Sousa ⇔ Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (2.0)
      1. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NAS ESCOLAS: CARACTERÍSTICAS DE ACOLHIMENTO Maria Do Carmo De Sousa, Dulcimeire Aparecida Volant. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17