Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Denise Silva Vilela

Possui Licenciatura em Matemática pela UFMG (1988), especialização em História da Ciência pela Unicamp (1992), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp (1996) e doutorado em Educação Matemática pela Unicamp (2007). Desde 2008 é docente da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Líder do Grupo de pesquisa Educação Matemática e Cultura (EMAC) e membro do grupo interinstitucional Phala, da Unicamp. Atua principalmente nas áreas de: Sociologia da Matemática; História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 (27/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518372 URL da Homepage: https://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. O trabalho docente em tempos de isolamento social: um estudo nas redes de ensino de Sao Carlos
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa survey cujo objetivo geral é mapear como se desenvolveu o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, nas redes municipal, estadual e particular de São Carlos/SP, durante o período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Como objetivos específicos, este estudo se propõe a: (i) identificar as relações estabelecidas entre poder público, gestão escolar e classe docente durante a reorganização do sistema educacional em decorrência do isolamento social; (ii) compreender como os professores entenderam a importância e o papel atribuídos à Educação Básica pela sociedade em geral e poder público neste contexto emergencial, em termos das funções social e política da escola e da valorização do professor; e (iii) caracterizar as influências deste contexto nas condições de trabalho docente quanto ao planejamento, ao desenvolvimento e à relação das atividades com o ensino a distância e o uso de tecnologias. Serão convidados a participar da pesquisa os professores das redes municipal, estadual e particular da cidade de São Carlos/SP. Sua participação consistirá em responder um questionário online. Esperamos que a pesquisa auxilie nas reflexões sobre o trabalho docente desses professores durante o período de isolamento social; para isso, partimos da hipótese de que esses profissionais foram chamados a atuar em outra lógica que não a que estavam acostumados ? mudando de ensino presencial para o ensino a distância ? em um curto período de tempo e sem suporte material, psicológico e/ou formativo suficientemente adequado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Fernando Stanzione Galizia - Coordenador / Caroline Carnielli Biazolli - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Paulo Sergio Bretones - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
    2. 2019-Atual. Didatica e formacao de professores/as: Contribuicoes dos estudos sobre performatividade docente.
      Descrição: Propomos a problematização da crise contemporânea dos pressupostos normatizadores do campo da Didática tradicional e de seus vínculos às exigências burocráticas do sistema educacional escolar em relação à formação de professores e professoras. As instituições acadêmicas responsáveis pela formação docente e pela pesquisa no campo educacional, no Brasil, têm, em certa medida, reproduzido uma concepção restrita de docência vinculada às expectativas identitárias da mesma que remetem ao legado histórico do sacerdócio jesuítico, dentre outros, ou então, conforma-se a uma noção da profissionalidade docente com focos em saberes especializados das áreas disciplinares de conhecimento e nos técnicos do ensino. Na prática, operam de modo a reduzir as potencialidades das ações política e sócio-cultural da docência. De modo a contribuir para reflexões desse cenário e, como investimento na tentativa de transformá-lo, o presente projeto de pesquisa propõe que se considere, de um lado, a contribuição da perspectiva da ação docente, em articulação com a discente, no processo de ensino-aprendizagem, como atos performativos. Isto implica no reconhecimento das características intrínsecas da situacionalidade, politicidade e corporeidade no trabalho de professores e professoras. Outra consequência desse reconhecimento é a adoção de referenciais teórico-metodológicos para a formação docente e para pesquisa educacional na área, a fim de romper com perspectivas identitárias que subsidiam a formulação de propostas curriculares para os cursos de licenciatura pouco diversificadas em práticas pedagógicas mais amplas e engajadas com, por exemplo, as demandas atuais da educação intercultural. A investigação adota os referenciais epistemológicos da pesquisa multirreferencial para análise da complexidade educacional, recorrendo ao legado teórico de áreas como a de estudos de gênero, culturais, fílmicos etc, assim como o enfoque interacionista-subjetivista na análise social dos processos educacionais. Em termos de prática metodológica, realizará a abordagem dos documentários performativos para o registro e análise da atividade docente, num processo, ao mesmo tempo, investigativo e formativo em relação às contribuições das políticas culturais nos cursos de licenciatura e na pesquisa educacional. Estão previstas, ainda: a manutenção de uma página do projeto na internet, a produção de um documentário sobre a performatividade docente, publicação impressa em forma de organização de livro de artigos, intercâmbios de pesquisadores(as) entre instituições universitárias brasileiras e divulgação dos resultados em eventos e publicações acadêmicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Carolina souza - Coordenador / marcos Pires Leodoro - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
    3. 2019-Atual. Arte Educacao Matematica
      Descrição: O projeto visa investigar, em termos filosóficos e pedagógicos, experiências formativas alternativasem termos filosóficos e pedagógicos a uma compreensão racionalizada de formação de professores, propondo contemplar demandas de formação cultural não disciplinar do professor de matemática. Trata-se de estudar e vivenciar metodologias de ensino de matemática centradas em práticas e organizadas de modo a privilegiar a atuação dos estudantes, a criatividade e a produção artística. Obras específicas das artes plásticas, cinema, música e literatura são propostas para articulação com a matemática escolar por meio de atividade artística de ladrilhamentos e mosaicos. Além disso, está entre os resultados previstos proporcionar experiências formativas; experiência entendida no sentido de Larrosa como “o que nos passa, o que nos acontece, o que nos tocaquot;.#10;#10;Outra intenção do projeto é discutir a preponderância da matemática acadêmica na formação de professores, conforme mostram pesquisas que abordam Cursos de Licenciatura . Há uma tensão, no sentido de Bourdieu, entre os docentes que defendem e atuam na formação específica e os da formação pedagógica, psicológica e social. A inserção da arte, o estudo do nonsense e dos limites da razão passam a compor a formação dos professores, explorando outras possibilidades de atuação em sala de aula e rompendo com pressupostos do ensino tradicional. Desse modo o projeto se articula tanto com autores da sociologia, como Bourdieu, quanto da filosofia como Wittgenstein e Deleuze.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Coordenador / José Vilani de Farias - Integrante / Aline Fonseca Coury - Integrante / Daniele Roberto - Integrante / Letícia Gonçalves Cardoso - Integrante / Adrielle Eduarda Canova - Integrante / Natália G. Molina - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Denise Silva Vilela.
    4. 2018-2018. Residencia Pedagogica -UFSCar - 2018
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Renata Gama - Integrante / Patricia Vicente - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
    5. 2013-2016. O valor simbolico da Matematica e politicas educacionais no Brasil
      Descrição: Este projeto se insere nas discussões que abordam a matemática como prática social. A proposta é, por um lado, elaborar um referencial que possa ser usado nas análises interpretativas dos temas investigados. O problema a ser abordado é a tendência profissionalizante da universidade, que vem sendo associada à filosofia neopragmatista de Richard Rorty. O objetivo central é tanto alavancar os estudos propostos tem a filosofia de Wittgenstein como entender a relação da política neoliberal com o neopragmatismo de Rorty. Por outro lado, a proposta é investigar comparativamente diretrizes para formação de professores em períodos recentes em cursos de licenciatura em matemática ou cursos que possuam habilitação em matemática. A base documental a ser constituída, incluindo o resgate de elementos históricos, ilustrará diferentes modelos de formação de professores de matemática relacionando-os a propósitos políticos e legislações correspondentes. Nas discussões privilegiamos o caráter simbólico do conhecimento matemático e as negociações entre o campo acadêmico e o político.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Coordenador / Alexandrina Monteiro - Integrante / Aline Germano Fonseca - Integrante / Esther Pacheco de Almeida Prado - Integrante / Cibelle Celestino Silva - Integrante / José Vilani de Farias - Integrante / Caroline Mendes dos Passos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise Silva Vilela.
    6. 2011-2014. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    7. 2010-2013. PIBID UFSCar: Espaco de formacao compartilhada entre professores da Educacao Basica e licenciandos
      Descrição: O PIBID/UFSCar que já agregava 05 licenciaturas: Biologia (campi São Carlos e Sorocaba); Física, Matemática e Química (campus São Carlos) e dentro das possibilidades cabíveis no Edital PIBID2009 lançado pela Capes pretende atender mais 08 licenciaturas: Ciências (campus de Araras); Educação Musical, Educação Física, Letras e Pedagogia (campus de São Carlos) e, Física, Matemática e Química; Geografia e Pedagogia (campus de Sorocaba) têm por objetivos: articular e coordenar atividades de prática de ensino, Estágio Supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, bem como, escolas municipais de Araras e São Carlos e seus alunos, tendo em vista: 1) a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar; 2) a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e 3) a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor. Assim, o PIBID/UFSCar, ao considerar o professor como profissional da prática docente (Perrenoud, 1993) e investigador de sua prática (Ribeiro, 1993) pressupõe que haja, durante a formação inicial e continuada deste, o movimento da mútua recriação da teoria na prática e da prática na teoria. Tal movimento tem fundamentado, no Brasil, os documentos oficiais como, por exemplo, o Parecer CNE/CP 9/2001, Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / PASSOS (Cármen Lúcia B. Passos) - Integrante / Renata Gama - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Denise Silva Vilela.
    8. 2010-2012. Historia e Politica Educacional: Licenciatura em Matematica da UFSCar
      Descrição: O projeto se insere nas discussões atuais em torno das diretrizes curriculares para formação de professores de matemática. O objetivo geral é estabelecer relações entre o contexto sócio-político e diferentes períodos da educação matemática no Brasil. O objetivo específico é, na perspectiva metodológica de um estudo de caso, estudar o curso de formação de professores de matemática pela UFSCar na ocasião de sua criação na década de 70, relacionando-o com o movimento educacional internacional denominado Matemática Moderna e com o contexto político educacional. O projeto prevê pesquisa bibliográfica sobre cursos anteriores à reforma universitária de 1968 e a constituição e análise de documentos tal como grades curriculares e legislações correspondentes, catálogo para alunos, levantamento da formação dos professores que atuavam no curso de matemática neste período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Denise Silva Vilela.
    9. 2008-2010. A formacao inicial do professor de matematica: um estudo historico e desdobramentos possiveis nas praticas de formacao
      Descrição: Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor. Seleção 2008. O projeto se insere nas discussões atuais em torno das diretrizes curriculares para formação de professores de matemática. O modo de inserção nesta discussão é através da pesquisa histórica de currículos de formação de professores de matemática, tanto as elaborações oficiais dos currículos mínimos pelo CNE, assim como propostas específicas colocadas em prática ao longo da história da Educação no Brasil. O objetivo específico é, na perspectiva metodológica de um estudo de caso, estudar os diferentes cursos de formação de professores de matemática pela UFSCar desde sua criação na década de 70. O propósito é o resgate de elementos históricos e a ampliação do repertório de análise sobre questões contemporâneas nas práticas de formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Coordenador / Liane de Oliveira Germiolato - Integrante / Ana Claudia Tacon - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Denise Silva Vilela.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (72)
      1. 1º Encontro Pedagógico •Núcleo Qualidades da Secretaria Acadêmica Engenharia Mecatrônica da USP.METODOLOGIAS DE ENSINO: UM OLHAR AMPLIADO. 2020. (Simpósio).
      2. EXPOSIÇÃO Arte e Educação Matemática: recriação de obras de Athos Bulcão (1918- 2008). EXPOSIÇÃO Arte e Educação Matemática: recriação de obras de Athos Bulcão (1918- 2008). 2019. (Exposição).
      3. Jornada de estudos do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA),.Debate da tese pós-doutoral da Profa. Dra. Elizabeth Gomes Souza UFPA. 2019. (Seminário).
      4. Seminário de Teses e Dissertações -PPGE UFSCar.Avaliação de projetos de pesquisa. 2019. (Seminário).
      5. Sermana da Matemática.mesa: quais os caminhos a seguir Após a graduação? quot;Das oportunidades e das inevitáveis mudançasquot;. 2019. (Seminário).
      6. 32 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, Relme 32. ESTUDO HISTÓRICO DO PARADOXO DE RUSSELL: A FECUNDIDADE DE UMA MATEMÁTICA FALÍVEL. 2018. (Congresso).
      7. 32 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, Relme 32,. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ATUAL CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA: antecedentes na disciplina Economia Doméstica. 2018. (Congresso).
      8. 6to Congresso Internacional de Etnomatemática. “Matemática neutra”: uma análise sociológica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2018. (Congresso).
      9. 6to Congresso Internacional de Etnomatemática. Finalidades axiológicas da demonstração em livros didáticos de matemática. 2018. (Congresso).
      10. 6to Congresso Internacional de Etnomatemática. c.#09;Metodologías de Enseñanza de Matemática: problematización filosófica a partir da etnomatemática y del giro lingüístico. 2018. (Congresso).
      11. IV MOSTRA SOBRE ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INSCLUSIVA.Escola inclusiva desafia a matemática. 2018. (Encontro).
      12. XXV Congresso de Iniciação Científica. Maravilhas da Lógica: estudo de uma obra literária de Lewis Carroll. 2018. (Congresso).
      13. 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Diferença e diversidade ou como escapar do conformismo?.O diálogo e sala de aula: problematização a partir da virada linguística. 2017. (Seminário).
      14. Fórum de discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Mediadora da Mesa Redonda de Abertura do IV Fórum de Discussão. 2017. (Congresso).
      15. IV Fórum de Discussão. Coordenação de Grupo de discussão: Filosofia e Educação Matemática. 2017. (Congresso).
      16. Seminário de Teses e dissertações do PPGE- UFSCar.Debatedor de projetos de pesquisa. 2017. (Seminário).
      17. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar.Ética e racionalidade. 2017. (Seminário).
      18. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar com o tema Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar..Ética e racionalidade. 2017. (Seminário).
      19. Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm5. Ateliê de Etnomatemática: práticas sociológicas. 2016. (Congresso).
      20. IX CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEMMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Modelagem matemática sob a ótica da virada linguística. 2015. (Congresso).
      21. ProgSeminários Educação Matemática do Pós-Graduaçãode Rio Claro.Wittgenstein e a questão da Linguagem: investigações da Educação Matemática. 2015. (Seminário).
      22. VI Semana da Matemática e da Educação Matemática do Institu.Matemática, lógica e linguagem: a obra de Frege sob a perspectiva da virada linguística. 2015. (Seminário).
      23. 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação MatemáticENAPHEM. Engenheiros e professores de matemática: o caso do ICMC USP São Carl. 2014. (Congresso).
      24. 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação MatemáticENAPHEM. pareceres. 2014. (Congresso).
      25. Encontro de matemática do Rio de Janeiro. Etnomatemática e virada linguística: práticas educacionais. 2014. (Congresso).
      26. Encontro de matemática do Rio de Janeiro.A DEMONSTRAÇÃO NA MATEMÁTICA ESCOLAR: SIMBOLISMO E VALORES. 2014. (Encontro).
      27. I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens. A aprendizagem situada e jogos de linguagem: uma contribuição da virada linguística. 2014. (Congresso).
      28. IV Seminário Interno do PECIM. 2014. (Seminário).
      29. IV Seminário Interno do PECIM.banca de avaliação. 2014. (Seminário).
      30. IV Seminário Interno do PECIM.Banca examinadora. 2014. (Seminário).
      31. Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Cultura Amazônica.quot;A matemática está em tudoquot; - problematização a partir da virada linguística.. 2014. (Seminário).
      32. Seminários de Pós-Graduação em Educação matemática.A teoria dos números transfinitos de cantor: abordagem filosófica. 2014. (Seminário).
      33. V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. Alianças e tensões no campo da matemática:as licenciaturas da USP São Carlos. 2014. (Congresso).
      34. V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática.Os 80 anos do primeiro curso de matemática brasileiro: alianças e tensões no campo da matemática. 2014. (Seminário).
      35. V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática.Grupo de discussão Estágio supervisionado: possibilidades e necessidades. 2014. (Seminário).
      36. VI Seminário de teses e dissertações do PPGE UFSCar.Avaliador Interno. 2014. (Seminário).
      37. II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática.A linguagem como eixo da pesquisa em Educação Matemática. 2013. (Encontro).
      38. I MOSTRA SOBRE ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INSCLUSIVA.A Educação escolar inclusiva desafia a matemática escolar. 2013. (Encontro).
      39. IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática de.Ensino numa perspectiva (in)disciplinar. 2013. (Seminário).
      40. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.O vestibular e a organização do ensino médio: estudo comparativo entre livros didáticos e apostilas. 2013. (Encontro).
      41. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Paradoxod do infinito e teoria de cantor: desdobramentos para filosofia da Educação matemática. 2013. (Encontro).
      42. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Significado matemático em práticas não-escolares: estudo com alunos do ensino fundamental. 2013. (Encontro).
      43. 35 Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pesquisa em Educação.. Minicurso Wittgenstein, (in)disciplinaridade e educação (matemática) escolar. 2012. (Congresso).
      44. ACIEPE quot;Desempacotando a Matemáticaquot;.Os números transfinitos e a crise dos fundamentos da aritmética. 2012. (Oficina).
      45. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Matemática como prática social: discussão pela teoria pragmatista. 2012. (Seminário).
      46. 9a- Jornada Centífica e tecnológica da UFSCar. Estudo comparativo entre apostilas e livros didáticos de matmática e os objetivos do ensino. 2011. (Congresso).
      47. ACIEPE quot;Desempacotando a matemáticaquot;.O número transfinito de Cantor e sua caracterização dos números reais. 2011. (Oficina).
      48. Educação matemática e múltiplas mídias.Revolução informática e a escola. 2011. (Outra).
      49. I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Profissionalização das licenciaturas em matemática? Estudo histórico do curso da UFSCar. 2011. (Congresso).
      50. I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Profissionalização das licenciaturas em matemática? Estudo histórico do curso da UFSCar. 2011. (Congresso).
      51. I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. História da Matemática no Programa Nacional do Livro Didático: discussão sobre a contextualização e a interdisciplinaridade. 2011. (Congresso).
      52. III Seminário de Dissertações e Teses.Seminário de Dissertações e Teses. 2011. (Seminário).
      53. XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Currículo e Educação Matemática: história do curso de licenciatura em matemática da UFSCar. 2011. (Congresso).
      54. 1º Conferência Latino-americana do International History, Philosophy, and. DIÁLOGO ENTRE A SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A SIMETRIA E QUESTÃO DOS SIGNIFICADOS NA MATEMÁTICA ESCOLAR. 2010. (Congresso).
      55. I Encontro de Iniciação a Docência e Formação Continuada de Professores.Formação Continuada e Ações interdisciplinares no PIBID UFSCar. 2010. (Encontro).
      56. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outra).
      57. IV Seminário de Inovações Pedagógicas. 2010. (Seminário).
      58. X Encontro Paulista de Educação Matemática.A criação do curso de licenciatura em matemática da UFSCAR e o contexto do regime militar: influências político-econômicas na formação de professores. 2010. (Encontro).
      59. XV Encontro Nacinal de Didática e Prática de Ensino.Tensões Metodológicas na Prática Educativa e na Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).
      60. III Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2009. (Encontro).
      61. III Seminário de Inovações Pedagógicas. 2009. (Seminário).
      62. IV Encontro Iberamericano de Educação.Contribuições para compreender o que é desenvolver o raciocínio lógico dos alunos: estudo do livro quot;Alice no país das maravilhasquot;. 2009. (Encontro).
      63. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Desdobramentos pedagógicos de concepções referenciais de matemática: diálogos entre a filosofia e a sociologia. 2009. (Seminário).
      64. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Sociologia da Ciência e a Educação Matemática: considerações preliminares. 2009. (Encontro).
      65. Seminário no Departamento de Filosofia.Uma interpretação wittgensteiniana de. 2009. (Seminário).
      66. III Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Etnomatemática e seus fundamentos: contribuições teóricas. 2008. (Congresso).
      67. II Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática. 2008. (Seminário).
      68. II Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.II SHIAM. 2008. (Seminário).
      69. Seminário Avançado I: diálogo entre Educação Matemática e Educação em Ciências.Conceitos de Wittgenstein e a Etnomatemática. 2008. (Seminário).
      70. Simpósio de Matemática para a Graduação.Matemática Escolar e Matemática da Rua: reflexão filosófica. 2008. (Simpósio).
      71. XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática. 2008. (Encontro).
      72. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O foco no conhecimento escolar para pensar as licenciaturas. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (21)
      1. Vilela, Denise Silva. 1. Seminário de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2019. (Congresso).. . 0.
      2. VILELA, D.. Arte e Educação Matemática: recriação de obras de Athos Bulcão (1918- 2008). 2019. (Exposição).. . 0.
      3. VILELA, D.; NASCENTE, R. M. ; ROTHEN, J. C.. 1o- Seminário sobre Internacionalização do PPGE. 2019. Congresso
      4. VILELA, D.; COURY, A. F. ; ROBERTO, D.. Exposição Arte Educação Matemática: recriação de obras de Athos Bulcão (1918- 2008). 2019. Exposição
      5. VILELA, D.; OSOSRIO, C. T. ; SILVA, M. T. ; MARTINS, W. A.. IV Semana de Estudos do EMAC. 2017. Outro
      6. VILELA, D.. 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. 2017. (Congresso).. . 0.
      7. Sousa, M. C. ; Passos ; VILELA, D. ; FERNANDES, L. ; GAMA, R. P. ; FERNANDES, F. ; OSOSRIO, C. T. ; SILVA, M. T.. Forum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. Congresso
      8. VILELA, D.; PRADO, E. P. A. ; FARIAS, J. V. ; ANDRADE, W. ; FERNANDES, L. ; ROBAZZINI, A.. A disciplina escolar em Boletins de Notas - segunda edição. 2016. Exposição
      9. VILELA, D.; FERNANDES, L.. III Semana de Estudos do EMAC- Grupo de Educação Matemática e Cultura- UFSCar. 2016. Outro
      10. VILELA, D.; FARIAS, J. V. ; FERNANDES, L.. II Semana de Estudos do EMAC. 2016. Outro
      11. VILELA, D.. I Semana de Estudos do EMAC. 2016. (Outro).. . 0.
      12. VILELA, D.; PRADO, E. P. A. ; FONSECA, A.G. ; FARIAS, J. V. ; ANDRADE, W. ; DEUS, K. ; GONCALVES, K. P.. A disciplina escolar em Boletins de Notas. 2015. Exposição
      13. MIGUEL, A. ; MENDES, J. R. ; MONTEIRO, A. ; VILELA, D.. Conferência Prof. Dr. Christoph Wulf da Freie Universität Berlin. 2015. Outro
      14. VILELA, D.. Encontro de matemática do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).. . 0.
      15. VILELA, D.. IV Seminário Interno do PECIM. 2014. (Congresso).. . 0.
      16. BAROLI, E. ; MOURA, A. R. L. ; MIGUEL, A. ; VILELA, D.. Ciclo de Palestra com Prof. Alfredo Veiga-Neto. 2013. Outro
      17. MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel ; VILELA, D.. GT 11- Filosofia da Educação Matemática do V SIPEM -Simpósio Internacional de Educação Matemática. 2012. Congresso
      18. VILELA, D.; Passos ; SOUZA, M. C. ; GAMA, R.. Aciepe Encontros de Educação Matemática. 2010. Outro
      19. VILELA, D.. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Outro).. . 0.
      20. VILELA, D.; GOTTSCHALK, M.C.. A necessidade matemática: descoberta ou invenção?. 2009. Outro
      21. Bello, S. ; VILELA, D. ; Sousa, M. C.. Os TCCs na licenciatura: dando sentido a outros sentidos na pesquisa em. 2008. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17