Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Renata Prenstteter Gama

Possui Licenciatura em Ciências-Habilitação plena em Matemática (1996) e mestrado em Educação (2001) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2007). Tem experiência no Ensino Básico na rede pública e privada do estado de São Paulo nas áreas de Ciências e de Matemática e no Ensino superior na área de Educação, atuando como docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar). Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, prática educativa, prática colaborativa, iniciação a docência e desenvolvimento profissional docente. Integra os grupos de pesquisa no qual desenvolve estudos e pesquisas em parceria com os demais pesquisadores e participantes: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM - DME/UFSCar); Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Formativas, Formação e Trabaho Docente (NEPEN- UFSCar) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPFPM - FE/Unicamp). Pós-doutorado em Educação - área de Políticas de formação de professores sob supervisão da Profa Dra Marli André. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4153572041829838 (30/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luís, km 235 SP-310 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Politicas e praticas de iniciacao e insercao docente, constituicao e desenvolvimento profissional do formador de professores.
      Descrição: Dando continuidade às indagações resultantes do projeto anterior, reafirma-se a necessidade de que as escolas venham a se constituir como comunidades de aprendizagem, possibilitando que todos os educadores se impliquem no processo de aperfeiçoamento da prática pedagógica para que sejam atingidos com eficácia, os objetivos de aprendizagem dos alunos. Do ponto de vista das políticas de formação, insiste-se que o ingresso na carreira docente seja devidamente considerado como um momento específico no processo de aprendizagem da docência e portanto, que sejam implementadas, por parte das instituições educativas e das gestões públicas, políticas de indução, para dar sustentação a essa fase tão difícil e tão importante na carreira do professor, sob pena de continuarmos assistindo a um contingente significativo de evasão docente, com um enorme desperdício dos investimentos feitos. Essas questões nos levaram a expressar a problemática de pesquisa sob a forma do seguinte questionamento: como as escolas públicas e as redes de ensino vem se organizando para acolher e acompanhar os professores iniciantes? É possível desenvolver, com os professores e gestores das escolas um processo de discussão e reflexão coletiva para o delineamento de ações institucionais de acompanhamento (indução) a professores iniciantes? É possível estabelecer parceria com as secretarias municipais de educação para a proposição de programas de indução aos professores iniciantes? Para contemplar esses questionamentos, pretende-se desenvolver um Programa Interinstitucional de pesquisas com foco nos processos de indução para professores iniciantes da Educação Básica. São 10 subprojetos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de 14 Instituições de Educação Superior (IES), em diferentes contextos (diferentes municípios de diferentes estados do país), na perspectiva da pesquisa colaborativa. A metodologia básica desse projeto será, portanto, a do tipo colaborativo, em que os participantes se implicam em um processo de produzir conhecimentos e ao mesmo tempo formar-se. Os subprojetos compartilharão aspectos comuns no que tange à metodologia de pesquisa. Utilizarão métodos mistos, no sentido proposto por Moscoso (2017), ou seja, todos os subprojetos terão um componente quantitativo, de mapeamento da situação dos professores iniciantes e um componente qualitativo em que será desenvolvido um trabalho colaborativo com professores e gestores das escolas e gestores das secretarias de educação. Outro aspecto comum aos vários subprojetos é o desenvolvimento de ações de aproximação e parceria com as secretarias de educação, com o propósito de sensibilizá-las para a elaboração de programas de indução. A variedade de instituições e contextos de pesquisa certamente redundará em resultados abrangentes, consistentes e ao mesmo tempo com uma riqueza de detalhes que só um grupo de pesquisadores, trabalhando de forma articulada e colaborativa, poderia oferecer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA - Integrante / Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - Coordenador / Douglas da Silva Tinti - Integrante / simone albuquerque rocha - Integrante / Giseli Barreto da Cruz - Integrante / Márcia de Souza Hobold - Integrante / Sandra N. Sousa - Integrante / Eliane G. Nogueira - Integrante / Francine P. Lima - Integrante / Glaucia S Gonçalves - Integrante / Isabel S. Farias - Integrante / Ana Sílvia Aparício - Integrante / Maria de Fátima R. Andrade - Integrante / Ana Maria G. Calil - Integrante / Neusa B. Ambrosetti - Integrante / Patrícia Almeida - Integrante / Maria Joselma Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    2. 2018-2019. Estudo comparado de politicas e praticas institucionais de iniciacao e insercao docente
      Descrição: Este estudo foi aprovado no âmbito do Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) integra o Setor Educacional do Mercosul. Tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo de políticas e práticas institucionais de iniciação e inserção docente a partir de diferentes contextos formativos. Para tanto, serão realizados intercâmbio entre as instituições brasileiras envolvidas (UFOP e UFSCar) e a instituição uruguaia (Centro Regional de Profesores del Litoral-Sede Salto). Além disso objetiva-se constituir uma rede colaborativa, na América do Sul, de investigação sobre iniciação e inserção docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
      Descrição: Este estudo foi aprovado no âmbito do Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) integra o Setor Educacional do Mercosul. Tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo de políticas e práticas institucionais de iniciação e inserção docente a partir de diferentes contextos formativos. Para tanto, serão realizados intercâmbio entre as instituições brasileiras envolvidas (UFOP, UFSCar, UNICID e PUC/SP) e a instituição uruguaia (Centro Regional de Profesores del Litoral-Sede Salto) além de estudos documentais e autobiográficos. Objetiva-se, ainda, produzir um Dossiê que congregue os estudos desenvolvidos e a constituição de uma rede colaborativa de investigação na América do Sul sobre iniciação e inserção docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Douglas da Silva Tinti - Coordenador / Maria Heloisa Aguiar Silva - Integrante / Eduardo Rodriguez Zindan - Integrante / Javier Grilli Silva - Integrante / Soledad Rodríguez - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araújo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Carmo de Sousa.
    3. 2017-2018. POLITICA DE PESQUISA-FORMACAO E SUA CONTRIBUICAO PARA A PRATICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCACAO BASICA
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender as contribuições de políticas nacionais de pesquisa-formação para a prática profissional de professores da Educação Básica. A pesquisa parte de alguns pressupostos da área de formação de professores, como: a parceria universidade e escola; os professores reflexivos e investigativos; os grupos colaborativos e as práticas de desenvolvimento profissional. A construção dos dados está previsto em duas etapas, sendo a primeira um mapeamento de políticas nacionais de pesquisa-formação na América Latina e a segunda um estado da arte de pesquisas acadêmicas produzidas no Programa Observatório da Educação voltados à formação de professores e que incluem professores da Educação Básica que ensinam matemática. Esses dois momentos comporão uma pesquisa qualitativa e interpretativa, utilizando um estudo documental e um estado da arte das produções acadêmicas brasileiras. Espera-se que esses estudos possam contribuir na discussão sobre formação de professores articulados com a pesquisa educacional e influir como diferencial para compor conhecimentos, em especial, para a parceria universidade e escola. Aprovado CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - Integrante.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    4. 2017-Atual. Exito escolar, Empoderamento e Ascensao Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educacao basica ate a educacao
      Descrição: Este projeto busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes que conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico apesar dos obstáculos mencionados. Pretendemos aprofundar o seguinte: ? Educação, família e ascensão social. Identificar as condições do sucesso escolar de estudantes pertencentes a famílias desprovidas das características que, segundo Bourdieu, permitiriam a ascensão pelos estudos. Pesquisa de campo sobre casos de estudantes exitosos do ensino fundamental até a universidade, por meio de entrevistas em profundidade e narrativas autobiográficas. ? Gestão socioambiental das escolas e desempenho no IDEB. Identificar e desenvolver inovações na gestão administrativa e pedagógica como também na configuração da gestão socioambiental das escolas situadas na zona rural e áreas periféricas das cidades que possuam baixo desempenho no IDEB e alunos de baixo nível socioeconômico que permitam o melhoramento do ambiente de ensino/aprendizagem. ? Docência, práticas educativas e sucesso nos estudos. Identificar o papel de professores e suas práticas educativas no apoio intelectual, acadêmico e moral nas trajetórias de estudantes exitosos de origem popular. ? Subjetividades, pertença e engajamento em grupos sociais e sucesso nos estudos. Identificar o papel de outros fatores sociais no sucesso escolar e acadêmico de estudantes de origem popular (participação em grupos religiosos, políticos, sindicais, estudantis, esportivos e de artes etc.). Entendemos como Êxito Escolar o esforço contínuo que permite a um jovem de origem popular se ?tornar alguém? (professor, enfermeiro, contador, médico, engenheiro etc.), ou seja, conseguir diplomas de graduação e mesmo de pós-graduação. Trataremos o êxito escolar enquanto condição da Ascensão Social pelos estudos. A partir das narrativas de informantes voluntários, tanto de alunos exitosos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quanto de estudantes universitários - mas também dos seus pais e professores -, indagaremos como aconteceu essa mudança a partir da realidade local das zonas rurais e dos bairros periféricos de algumas cidades, a fim de contribuir com a melhoria da educação básica. Lançaremos pesquisas de campo com dois públicos: a) alunos da educação básica, seus familiares e seus professores, na zona rural do Rio Grande do Norte, inclusive quilombolas (UERN) e b) graduandos e pós-graduandos de mesma origem social, na Paraíba (UFPB), no Mato Grosso (UNEMAT), na Bahia (UFSB), em São Paulo (UFSCar) e no Rio Grande do Norte (UERN). Com a primeira população utilizaremos a técnica da entrevista não diretiva, enquanto com a segunda, a narrativa autobiográfica. Pesquisa comparada será feita com a Universidade Nova de Lisboa (UNL) Portugal e a Universidade Católica do Oeste (UCO) França.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (27) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador / BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Bertrand Bergier - Integrante / / Maria Lucia Pessoa Sampaio - Integrante / Maria Edgleuma de Andrade - Integrante / Joaquim Gonçalves Barbosa - Integrante / Ana Lucia Oliveira Aguiar - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante / Maria Betânia Ribeiro Torres - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / Izabella Mendes Sant Ana Santos - Integrante / Constantin Xypas - Integrante.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    5. 2013-2017. OBEDUC em rede - Rede Colaborativa de Praticas na formacao de professores que ensinam matematica: multiplos olhares, dialogos e contextos
      Descrição: O projeto propõe a criação de uma rede colaborativa entre três programas de pós-graduação que possuem características distintas, respectivamente: da Educação, da Educação Matemática e da interdisciplinaridade. O objetivo geral procura compreender, problematizar e evidenciar o potencial da rede de colaboração entre práticas de ensino, pesquisa e extensão no processo de constituição profissional do professor que ensina matemática. Este objetivo se desmembra em quatro objetivos específicos: mapear a multiplicidade de práticas propostas no âmbito dos cursos de licenciatura; promover a integração entre professores do Ensino Fundamental, docentes do Ensino Superior e licenciandos; propor ações de formação de professores voltadas a articulação de diferentes práticas, as quais viabilizam possibilidades investigativas, estudos teórico-metodológico, análise e elaboração de recursos didáticos e produção de narrativas educativas e problematizar o processo formativo das práticas, suas articulações e aprendizagens. Para isto o projeto prevê a integração das atuações no campo da pesquisa como ações no ensino e extensão, que estão divididas em quatro ações: 1. Atividades desenvolvidas nos grupos de estudos e pesquisas dos três núcleos; 2. Oferecimento de dois tipos de cursos de extensão e/ou atividades complementares (local e integrado entre os núcleos); 3. Realização de eventos com objetivo socializar as atividades desenvolvidas no projeto, o fortalecimento da rede colaborativa entre a formação inicial e continuada e a integração com outros grupos ou núcleos de formação de professores e 4. Reuniões das equipes dos núcleos. Espera-se que os resultados contribuam para compor conhecimentos sobre as diferentes práticas na formação de professores no movimento de articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Também busca-se compreender como se estabelece o processo de formação ao longo da vida, em especial na inserção a docência e suas implicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Ana Lúcia Mairinque - Integrante / BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA - Integrante / VIRGINIA CARDIA CARDOSO - Integrante / RUTH FERREIRA GALDUROZ - Integrante / vivili Maria da Silva Gomes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 9
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    6. 2013-2016. Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matematica
      Descrição: Trata-se de um Projeto de âmbito nacional, proposto e coordenado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM), com sede na Unicamp. O Projeto é financiado pelo CNPq (Projeto Universal, processo: 486505/2013-8 - Faixa C), tendo como Coordenador Geral o Prof. Dr. Dario Fiorentini (Unicamp) e mais sete subcoordenadores regionais: Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (SP); Ana Cristina Ferreira (MG); Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (RJ/ES); Patrícia Sandalo Pereira (Centro-Oeste); Andreia Maria Pereira de Oliveira (Nordeste); (Tadeu Oliver Gonçalves (Norte); Ettiène Cordeiro Guérios (Sul), envolvendo um total de 24 professores-doutores e 9 estudantes auxiliares de pesquisa . O Projeto tem por OBJETIVO mapear, descrever, sistematizar as pesquisas brasileiras produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino e que tem como foco de estudo o professor que ensina matemática. Pretende também descrever e compreender as problemáticas investigadas, os conceitos utilizados e as concepções epistemológicas que atravessam esse campo de pesquisa. Uma atenção especial deverá ser dada às pesquisas que investigam processos, práticas e aprendizagens profissionais. O corpus de análise deve envolver cerca de 1.200 trabalhos de mestrado (profissional ou acadêmico) ou doutorado que tenham sido produzidos, no período de 2001 a 2012, nas áreas de Ensino e Educação da Capes, tendo como foco de estudo o professor que ensina matemática . A proposta foi gestada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM) - grupo interinstitucional, com sede na FE/Unicamp, que congrega pesquisadores da Unicamp, Unesp/RC, UFSCar, PUC-Campinas, Universidade de São Francisco (USF). Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo contará com a colaboração de pesquisadores de todas as regiões do país, prevendo duas fases distintas. A primeira consiste no fichamento e mapeamento das pesquisas em sete regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro/Espírito Santo, e São Paulo. A segunda fase consiste na realização de estudos descritivos e analíticos de temáticas e problemáticas específicas do corpus de estudo, tendo por base o mapeamento produzido na primeira fase. Como produto final dessa pesquisa, está prevista a publicação de um e-book de livre acesso à comunidade acadêmica sobre os mapeamentos regionais produzidos no âmbito do Projeto Universal e de artigos em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação e um livro impresso contendo os estudos descritivos do estado da arte de temáticas e problemáticas específicas do campo da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Em síntese, espera-se, com esses resultados e produtos, proporcionar, de um lado, subsídios para as políticas públicas e instituições responsáveis pela formação profissional do professor que ensina matemática e, de outro, fornecer sistematizações e referenciais que ajudem a orientar e definir melhor os novos projetos de pesquisa nesse campo de estudo e que serão desenvolvidos no âmbito dos mais de 200 programas de Pós-Graduação stricto sensu da área de Educação e Ensino, em todas as regiões do Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Dario Fiorentini - Coordenador / Rosana G. S. Miskulin - Integrante / Adair M Nacarato - Integrante / Maria Auxiliadora A Megid - Integrante / Regina Célia Grando - Integrante / Maria Aparecida Vilela Mendonca Pinto Coelho - Integrante / Celi Lopes - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    7. 2012-2013. Narrativas na formacao inicial em Pedagogia e na formacao continua de professores iniciantes
      Descrição: A investigação envolve licenciandos em Pedagogia e professores iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, egressos do curso de Pedagogia, que possuem uma aproximação temporal no sentido de que uns estão próximos de iniciar-se na docência e outros estão há apenas alguns anos do seu tempo de estudante. O objetivo é compreender o desenvolvimento profissional docente dos participantes em grupo colaborativo por meio de narrativas de formação em duas perspectivas. A primeira delas enfoca a trajetória de formação vivida, sua experiência como estudante, expectativas, dificuldades etc. A outra, engloba as dificuldades e dilemas do inicio da docência, bem como aprendizagens individuais e coletivas construídas nas ações de planejamento, desenvolvimento e a avaliação de experiências de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades formativas indicadas pelos participantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Aninciato de Oliveira - Coordenador / Alessandra Cardoso de Moraes - Integrante / Alessandra Moraes - Integrante / Filomena Monteiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    8. 2011-2013. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Denise Vilela - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Alice Pierson - Integrante / Ana Silva Abreu - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Paulo Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Sergio Bretones - Coordenador / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio Bretones.
      Descrição: A abordagem das questões envolvidas no estágio enquanto espaço para construção de identidade profissional implica a análise de diversos aspectos teóricos e práticos, cuja relevância situa-se em diferentes âmbitos, a saber: a) no âmbito acadêmico e social, esta pesquisa possibilitará um mapeamento das práticas implementadas a partir de ações articuladas universidade-escola e análise sobre os impactos de tais práticas durante a formação inicial, no que essas podem favorecer a formação de futuros professores melhor qualificados para atuarem no ensino; b) no âmbito teórico, destacamos a relevância e os avanços potenciais de uma pesquisa na área de educação que se realiza em parceria com professores das escolas, considerados como co-formadores de futuros profissionais docentes. Desta maneira, o principal problema a ser abordado na pesquisa relaciona-se diretamente à construção da identidade profissional do aluno/educando da disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura das áreas de Física, Letras, Biologia, Química, Enfermagem e Matemática, enquanto futuro profissional da docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Alice Helena de Campos Pierson - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
      Descrição: (Aprovado no âmbito do EDITAL UNIVERSAL) - As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Aida Victoria Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto Abreu - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / ALICE PIERSON - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    9. 2011-2012. Iniciacao a docencia compartilhada no curso de licenciatura em Matematica
      Descrição: O projeto tem como objetivo de identificar as potencialidades e os limites de dois instrumentos formativos, utilizados em conjunto, os diários reflexivos escritos e a discussão compartilhada da prática em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa parte de alguns pressupostos da área de formação de professores, como: a fase inicial da carreira, a escrita reflexiva do professor e o processo de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para a coleta de dados serão utilizados dois espaços da formação inicial: Disciplinas de Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica e o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Espera-se que os resultados contribuam para compor conhecimentos, em especial, para formadores de professores sobre a utilização de instrumentos que possibilitem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    10. 2009-2011. Desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas de formacao
      Descrição: A pesquisa tem como referência um conjunto de investigações desenvolvidas pela proponente e pelas pesquisadoras e a partir dos resultados preliminares de um projeto de pesquisa junto a um grupo que envolve anualmente futuros professores (graduandos dos Cursos de Pedagogia e de Matemática da UFSCar) e professores do Ensino Fundamental. Problematizaremos a relação do professor e do estudante com a Matemática, relação tensa, ou amistosa, de acordo com as falas pontuais, as entrelinhas nos discursos nas reuniões do grupo. Isso ocorre ao longo da sua trajetória de formação e, posteriormente, de exercício profissional. A produção de narrativas de formação sobre a matemática é parte desse processo, e segundo estudos realizados, potencializa a capacidade de reflexão e orienta prospectivamente cenários alternativos no campo da atuação docente. Investigaremos o desenvolvimento profissional docente desses participantes por meio de narrativas de trajetória pessoal, das experiências presentes na ação docente do planejamento de ações futuras envolvendo o processo de aprender e ensinar os conteúdos da área de matemática. Número do processo: 480207/2009-7 Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Aninciato de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    11. 2008-2010. De discente para docente em Matematica: estudo de graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Matematica da UFSCar
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, buscando compreender o processo de transição de discente para docente. Os objetivos específicos são: analisar como os graduandos e egressos compreendem e avaliam sua formação profissional; identificar as principais necessidades formativas vislumbradas pelos graduandos e egressos; descrever e analisar dificuldades/facilidades dos egressos no início da carreira docente e mapear estudos brasileiros sobre egressos do curso de licenciatura em Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Renata Prenstteter Gama.
    12. 2008-2009. O Desenvolvimento Profissional de Professores em Grupo de Estudo Colaborativo: Historias Infantis Conectadas com a Matematica na Formacao e na Pratica Docente
      Descrição: Esta pesquisa envolve em um mesmo grupo colaborativo professores universitários, pós-graduandos em Educação, professores que ensinam matemática na escola básica, graduandos de Pedagogia e de Matemática e tem como objetivo identificar indícios de desenvolvimento profissional de professores a partir de dinâmicas colaborativas de produção de histórias infantis envolvendo matemática. Mais especificamente, irá identificar e analisar como são compartilhados conhecimentos da docência, a partir de diálogos e reflexões entre os participantes no grupo; analisar as transformações na atribuição de significados sobre o tema e conteúdos de diferentes naturezas a serem abordados no livro infantil, identificando e procurando formas de superar as lacunas; sob a ótica dos participantes, analisar as contribuições para o desenvolvimento profissional da participação no grupo colaborativo em que cada elemento está em uma fase da carreira, possuindo objetivos e formações diferenciados; analisar as atitudes em relação aos conteúdos de ensino, à profissão e a carreira advindas da participação no grupo colaborativo; identificar e analisar as mudanças na prática docente decorrentes do processo formativo vivido no grupo colaborativo, na perspectiva dos participantes. Esse é um empreendimento que promove tanto realização profissional de cada um dos participantes, quanto o desenvolvimento, a longo prazo, da cultura profissional de toda a comunidade docente. A pesquisa focalizará um grupo de estudo colaborativo e as práticas de implementação na sala de aula das histórias infantis que resultaram do trabalho no grupo. Na modalidade de pesquisa sobre grupo colaborativo ocorre intervenção na prática, na qual os pesquisadores ou participantes representativos do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, a pesquisa deixa de ser sobre os professores, passando a ser com professores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renata Prenstteter Gama - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Rosa Maria Moraes Aninciato de Oliveira - Integrante / Raquel Duarte de Souza - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Renata Prenstteter Gama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (54)
      1. 1º Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação (CEPPE) acontece em outubro na UFSCar - campus São Carlos.Interdisciplinaridade e docência: dos conceitos à efetivação nas práticas escolares. 2019. (Outra).
      2. II Encontro de Estágios nas licenciaturas.Parcerias universidade-escola. 2019. (Encontro).
      3. Pasantía Brasil e Uruguai.POlíticas e Práticas institucionais de iniciação e inserção docente. 2019. (Seminário).
      4. XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação Xo. 2019. (Seminário).
      5. Congrès International sur la formation et la profession enseignante.Parcería entre universidad y escuela en programa de iniciación a la docencia en Brasil. 2018. (Simpósio).
      6. I Encontro de estágio nas licenciaturas: as práticas possíveis nas parcerias entre Universidade, Diretoria de Ensino e Escolas.Estágio - matemática, Química, Física e Biologia. 2018. (Encontro).
      7. IV Congresso Nacional de formação de professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Possibilidades e limites de um programa multidisciplinar de formação continuada de coordenadores pedagógicos: o olhar dos formadores. 2018. (Congresso).
      8. IV Congresso Nacional de formação de professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Professores e futuros professores que ensinam matemática em rede colaborativa de investigação. 2018. (Congresso).
      9. IV Simpósio Nacional de grupos colaborativos e de aprendizagem do professor que ensina matemática.A Educação Matemática no Brasil e as Políticas Públicas atuais. 2018. (Seminário).
      10. VIII Congresso Internacional de pesquisa (auto)biográfica. Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão com as narrativas educativas.. 2018. (Congresso).
      11. VIII Congresso Internacional de pesquisa (auto)biográfica. Simpósio: Desvelar de si na pós-graduação: um olhar para a relação entre escrita de si, resistência e empoderamento a partir de memoriais de formação.. 2018. (Congresso).
      12. IV Fórum de discussão Parâmetros Balizadores de Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.GD1- Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática. 2017. (Outra).
      13. Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática.GT - Formação de professores. 2017. (Outra).
      14. VII CIBEM. Formação continuada de professores que ensinam matemática nas creches. 2017. (Congresso).
      15. XII Encontro Paulista de Educação Matemática.Formação de professores dos anos finais. 2017. (Encontro).
      16. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Formação dos diretores de escola ante os papéis exigidos hoje. 2016. (Congresso).
      17. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Narrativas na formação continuada de professores inseridos em grupos de pesquisa. 2016. (Congresso).
      18. III Encontro Compartilhado em rede: experiências e práticas.OBEDUC em rede; UFSCar. 2016. (Encontro).
      19. II Simpósio de Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2016. (Simpósio).
      20. I Seminário Estadual de Práticas de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática.A importância dos estágios supervisionado em Matemática. 2016. (Seminário).
      21. I Seminário Estadual de Práticas de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática.A Parceria colaborativa na formação de professores. 2016. (Seminário).
      22. V Congreso Intencional sobre el profesorado principiante y la inducción a la docencia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID): um panorama das pesquisas acadêmicas Brasileiras em Educação Matemática. 2016. (Congresso).
      23. V Congreso Intencional sobre el profesorado principiante y la inducción a la docencia. Percepções dos professores de Biologia em início de carreira sobre o papel da escola na sua formação. 2016. (Congresso).
      24. III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do professor que ensina matemática.As contribuições da Aprendizagem Colaborativa nos diferentes contextos de grupos. 2015. (Simpósio).
      25. I Semana da licenciatura em Matemática da UFSCar Sorocaba..Mesa: Cenários de Pesquisa em Educação Matemática.. 2015. (Outra).
      26. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.A formação continuada do professor da Educação Básica em grupos de pesquisas. 2015. (Seminário).
      27. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.O OBEDUC em rede: Parcerias entre Universidades e Escolas. 2015. (Simpósio).
      28. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química..Parceria universidade-escolas.. 2015. (Encontro).
      29. IV Congresso Intenacional sobre professorado principiante e inserção profissional à docência. A problemática do inicio de carreira docente em matemática: mapeamento dos estudos acadêmicos brasileiros. 2014. (Congresso).
      30. VII CIDU Cogresso Iberoamericano de Docência Superior. Programa Observatório da Educação: constituição de uma rede colaborativa na formação e na pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Congresso).
      31. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Articulações com práticas escolares desenvolvidas na formação inicial de professores de matemática: o caso da iniciação a docência e a iniciação científica. 2014. (Encontro).
      32. III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Seminário).
      33. IV Encontro Nacional das Licenciaturas.A escrita reflexiva na formação do professor pesquisador da própria prática: a parceira entre universidade e escola básica. 2013. (Encontro).
      34. IV Seminário do Observatório da Educação.Constituição de uma rede colaborativa e a pesquisa em formação de professores que ensinam matemática. 2013. (Seminário).
      35. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Jogos Africanos no ensino de matemática: uma abordagem interdisciplinar do Mankala. 2013. (Encontro).
      36. Fórum de Licencianturas da UFSCar.As práticas nas licenciaturas. 2012. (Outra).
      37. III Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inseción profesional a la docencia. Programa institucional de bolsas de iniciação a docência na formação inicial de professores. 2012. (Congresso).
      38. I Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais. 2011. (Encontro).
      39. I Simpósio sobre Estágio Curricular nos cursos de Licenciatura.Desafios das IES na condução dos Estágios Curriculares. 2011. (Simpósio).
      40. Pesquisa: Os Parâmetros balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).
      41. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): ações e repercussões no ensino de matemática. 2011. (Outra).
      42. 33 Reunião anual da ANPED.O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na educação infantil: da constituição de si à docência. 2010. (Outra).
      43. I Encontro de Iniação à Docência e formação continuada de professores. 2010. (Encontro).
      44. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e insércion profisional a la docência. Grupos de estudos colaborativos e o início de carreira. 2010. (Congresso).
      45. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outra).
      46. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
      47. X Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.A educação de jovens e adultos na formação inicial de professores: um estudo sobre o curso de licenciatura em matemática da UFSCar. 2010. (Encontro).
      48. III Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2009. (Outra).
      49. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
      50. IV SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Desenvolvimento profissional de professores de matemática em início de carreira que participam de grupos colaborativos. 2009. (Seminário).
      51. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Problemas e desafios de professores de matemática em início de carreira e o apoio de grupos colaborativos. 2009. (Encontro).
      52. Encontro Brasileiro de pós-graduação em Educação Matemática.Desenvolvimento Profissional com Apoio de Grupos Colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2008. (Encontro).
      53. Encontro Brasileiro de Pós-graduação em Educação Matemática.Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática: a mudança da cultura individualista. 2008. (Encontro).
      54. III CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Narrativas escritas em grupos colaborativos: contribuições para professores iniciantes de matemática. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. PRENSTTETER GAMA, RENATA; SOUSA, M. C.. VII Encontro de Iniciação à docência (PIBID) e I Encontro Residência Pedagógica (PRP) da UFSCar. 2019. Outro
      2. GAMA, RENATA PRENSTTETER. IV Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. (Outro).. . 0.
      3. GAMA, R. P.. II Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM). 2016. (Congresso).. . 0.
      4. GAMA, R. P.. VI Fórum Paulista de Licenciatura em Matemática. 2016. (Outro).. . 0.
      5. GAMA, R. P.; CARDOSO, V. C. ; PASSOS, L. F.. I Simpósio sobre investigações e práticas em Educação Matemática. 2015. Congresso
      6. GAMA, R. P.; CARDOSO, V. C. ; PASSOS, L. F.. II Encontro compartilhando em rede experiências educativas em Matemática. 2015. Congresso
      7. GAMA, R. P.; NAKAYAMA, B. C. M. S.. I Encontro compartilhando em rede experiências educativas em Matemática. 2014. Congresso
      8. GAMA, R. P.; NAKAYAMA, B. C. M. S.. I Workshop de Pesquisa em Educação Matemática OBEDUC-UFSCar: um olhar sobre a rede colaborativa de práticas na formação de professores. 2014. Outro
      9. PASSOS, C. L. B. ; ROMANATO, M. ; GAMA, R. P.. I Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais. 2011. Outro
      10. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P. ; VILELA, D. ; PASSOS, C. L. B.. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Renata Prenstteter Gama ⇔ Maria do Carmo de Sousa (7.0)
        1. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C.. Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professores. Interacções (Portugal). v. 7, p. 131-156, issn: 0873-0725, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C.. Elementos estruturantes que podem promover a construção do estágio compartilhado na licenciatura em matemática. Em: Celi Espasandin Lopes, Armando Traldi, Ana Cristina Ferreira. (Org.). O Estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2015.v. 1, p. 11-42.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Iniciar um Espaço de Formação Compartilhada entre Professores da Educação Básica e Licenciandos: os Saberes Revelados pelos Licenciandos de Matemática. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 01, p. 219-234.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
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        5. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Construindo o conceito de estágio compartilhado na escola e na universidade: práticas, desafios e perspectivas. Em: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013.
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        6. PASSOS, C. L. B. ; SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA REVELADAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA NO PROJETO PIBID. Em: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.
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        7. SOUSA, M. C. ; GAMA, R. P.. Minicurso: Construindo o conceito de Estágio Compartilhado na Escola e na Universidade: práticas, desafios e perspectivas. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

      • Renata Prenstteter Gama ⇔ Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (1.0)
        1. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
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      • Renata Prenstteter Gama ⇔ Marcos Pires Leodoro (1.0)
        1. GAMA, R. P.; LIMA, M. I. S.. Prefácio. Curitiba. 2013. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17