Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alice Helena Campos Pierson

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ensino de Ciências (modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3749421379531019 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Via Washington Luiz Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518373 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2016-2018. Educacao cientifica critica e reflexiva: contribuicoes e desafios no processo de construcao de uma ferramenta avaliativa.
      Descrição: Assumindo a necessidade de uma educação científica crítica e reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um modelo de sociedade mais justa social e ambientalmente, este projeto tem como objetivo construir uma ferramenta avaliativa que permita analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências. No marco dos estudos CTSA e do Paradigma da Complexidade, será desenvolvida uma ferramenta e metodologia de avaliação que priorize a análise sistêmica. A pesquisa será desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento bibliográfico para aprofundamento dos aportes teórico-metodológicos dos referenciais da educação científica na perspectiva CTSA e da Teoria da Complexidade, construindo um quadro teórico de referencia para a construção da ferramenta metodológica; 2) aplicação do método Delphi junto a um painel de especialistas das áreas de educação em ciências e educação ambiental, para identificar saberes, competências, conhecimentos, práticas, dentre outros considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica e reflexiva; 3) elaboração de indicadores que comporão a ferramenta de avaliação para diagnosticar a situação atual do ensino de ciências na educação básica e na formação de professores de ciências; 4) aplicação da ferramenta para avaliar materiais didáticos de ciências e práticas e processos no âmbito de um curso de licenciatura em ciências e em um programa oficial de educação ambiental na educação básica; 5) sistematização dos resultados para divulgação do diagnóstico junto à área de educação em ciências e elaboração de um quadro de referência para melhoria do ensino e da formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Renato Eugenio da SIlva Diniz - Integrante / Elisangela Matias Miranda - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Adriana Marcela Bogado - Integrante / Christiana Andréa Vianna Prudêncio - Integrante / Genina Calafell Subirá - Integrante / Merce Junyent - Integrante / Neus Banqué - Integrante / Luciana Campos - Integrante / Tarcio Fabrício - Integrante / Lívia Carolina César Dias - Integrante / Juliana Cristina Correa - Integrante / Isadora Trombeta Fagá - Integrante / Tassya Hemília Porto Bernardo - Integrante / Joana Brás Varanda Marques - Integrante / Marta Fonolleda - Integrante / Alessandra Miguel Kapp - Integrante / Mariana Dias Silva - Integrante / Jordi Xavier - Integrante / Emike Luzia Pereira Correa - Integrante / Myrna Friederichs Landim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    2. 2016-Atual. Educacao para a Midia e a formacao de professores na area de Ciencias da Natureza
      Descrição: Na sociedade contemporânea, permeada pela cultura da mídia, a escola interage permanentemente com as produções midiáticas e tecnologias de informação e comunicação. Em relação especificamente ao ensino das ciências, professores e estudantes estão em contato com conteúdos e, assim, representações da Ciência e da Tecnologia presentes nessas produções, seja em sua vida cotidiana fora da escola, seja pela sua inserção intencional na prática pedagógica. No entanto, ainda não existem, no Brasil, políticas consolidadas de tratamento da mídia pelos sistemas de ensino em seus diferentes níveis. Dentre outros elementos que dificultam essa consolidação, a ausência de programas de educação para as mídias na formação de professores, especialmente nos cursos de licenciatura em ciências, é identificada como um dos principais obstáculos. Assim, o presente projeto busca contribuir para a transformação desse cenário, por meio da compreensão de como professores em formação em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química relacionam-se com a mídia e quais são suas expectativas em relação à inserção das produções midiáticas no ambiente escolar. Para tanto, temos como objetivo realizar, inicialmente, um levantamento das pesquisas divulgadas na forma de teses e dissertações defendidas no Brasil que se inscrevam na interface entre educação para as mídias e/ou sua utilização crítica e ensino de ciências, particularmente numa perspectiva que valoriza as relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente tendo como meta a formação de um cidadão instrumentalizado para a tomada de decisões. A partir desse levantamento e à luz de um referencial de educação para as mídias, com aportes da Teoria Crítica e dos Estudos Culturais, é meta desse projeto elaborar um questionário utilizando a escala Likert, a ser respondido por licenciandos em física, química e biologia de instituições públicas de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse questionário tem como objetivo levantar as percepções dos licenciandos sobre as diferentes mídias como meio de comunicação e informação; a forma como se relacionam com elas; e seus potenciais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Uma vez realizado esse diagnóstico e com base nos resultados obtidos será elaborada e implementada, na forma de projeto piloto, uma proposta formativa, voltada para futuros professores, visando à alfabetização informacional – relacionada ao acesso à informação e ao uso ético dessa informação – e à alfabetização midiática – relacionada à capacidade de compreender as funções da mídia; de avaliar como essas funções são desempenhadas; e de utilizar criticamente a produção midiática, bem como de, a partir dessa produção e de sua avaliação crítica, produzir materiais próprios e planejar atividades didáticas de incorporação das notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação ao processo de ensino e aprendizagem em ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Coordenador / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Denise de Freitas - Integrante.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    3. 2016-Atual. Educacao cientifica critica e reflexiva: contribuicoes e desafios no processo de construcao de uma ferramenta avaliativa
      Descrição: Assumindo a necessidade de uma educação científica crítica e reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um modelo de sociedade mais justa social e ambientalmente, este projeto tem como objetivo construir uma ferramenta avaliativa que permita analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências. No marco dos estudos CTSA e do Paradigma da Complexidade, será desenvolvida uma ferramenta e metodologia de avaliação que priorize a análise sistêmica. A pesquisa será desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento bibliográfico para aprofundamento dos aportes teórico-metodológicos dos referenciais da educação científica na perspectiva CTSA e da Teoria da Complexidade, construindo um quadro teórico de referência para a construção da ferramenta metodológica; 2) aplicação do método Delphi junto a um painel de especialistas das áreas de educação em ciências e educação ambiental, para identificar saberes, competências, conhecimentos, práticas, dentre outros considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica e reflexiva; 3) elaboração de indicadores que comporão a ferramenta de avaliação para diagnosticar a situação atual do ensino de ciências na educação básica e na formação de professores de ciências; 4) aplicação da ferramenta para avaliar materiais didáticos de ciências e práticas e processos no âmbito de um curso de licenciatura em ciências e em um programa oficial de educação ambiental na educação básica; 5) sistematização dos resultados para divulgação do diagnóstico junto à área de educação em ciências e elaboração de um quadro de referência para melhoria do ensino e da formação de professores.#10;Observação: Esse projeto integra e dá continuidade ao projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (Processo: 2016/01972-4), concluído em 2018. No projeto atual foram incluídos pesquisadores de outros países como membros participantes da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Cecilia Galvão - Integrante / Renato Eugenio da SIlva Diniz - Integrante / Elisangela Matias Miranda - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Christiana Andréa Vianna Prudêncio - Integrante / Genina Calafell Subirá - Integrante / Merce Junyent - Integrante / Neus Banqué - Integrante / Tarcio Fabrício - Integrante / Juliana Cristina Correa - Integrante / Tassya Hemília Porto Bernardo - Integrante / Joana Brás Varanda Marques - Integrante / Marta Fonolleda - Integrante / Alessandra Miguel Kapp - Integrante / Mariana Dias Silva - Integrante / Emike Luzia Pereira Correa - Integrante / Myrna Friederichs Landim - Integrante / Faouzia Kalali - Integrante / Rui Vieira - Integrante / Anna Karolina Fidelis da Silva Rodrigues - Integrante / Bernard Charlot - Integrante / Salvador Viciana Caballero - Integrante / Inez Reppton Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    4. 2011-2015. A ABORDAGEM CTS NA PRODUCAO DOS CONHECIMENTOS PRESENTES EM MATERIAIS DIDATICOS VOLTADOS PARA A EDUCACAO CIENTIFICO-TECNOLOGICA NO AMBITO ESCOLAR
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de cooperação internacional entre Brasil e Argentina apoiado pelo CAPES/MINCYT REDE – 007-12. A meta global do projeto é o desenvolvimento de um modelo teórico-metodológico para analisar perspectivas CTS na produção de conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para uma Educação Científica e Tecnológica crítica no âmbito escolar brasileiro e argentino. Mais especificamente os objetivos são: i) Desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as concepções CTS voltados para a Educação Científico-Tecnológica crítica, a partir do estudo e análise do movimento CTS, tendências curriculares, perspectivas e literatura corrente nos dois países; ii) Construir um quadro de referências para a análise da inserção CTS em materiais didáticos considerando as novas questões socioambientais emergentes na atualidade e as reconcepções sobre o papel da Ciência e da Matemática no desenvolvimento socioeconômico; iii) Analisar materiais didáticos buscando identificar os pressupostos CTS presentes em seus discursos textuais e imagéticos a partir de critérios analíticos elaborados pela equipe segundo referenciais defendidos, considerando as especificidades das realidades brasileira e argentina; iv) Sistematizar indicadores que possam orientar a elaboração de materiais didáticos numa perspectiva CTS considerando os aportes teóricos dos estudos culturais tais como aspectos relacionados à problematização das relações ciência e cultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Antonio Carlos Amorim - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Isabela Custódio T. Bozzini - Integrante / Anna Regina L. de Moura - Integrante / Ofelia Agoglia - Integrante / Valeria Caroglio - Integrante / Patricia Pons - Integrante / Ariel Amadio - Integrante / María Ximena Erice - Integrante / Cristina Moretti - Integrante / Lilia Micaela Dubini - Integrante / María Graciela Gómez - Integrante / Graciela Vallecillo - Integrante / Laura Patricia Perucca - Integrante / Mariana Martinello - Integrante / Carlos Passera - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    5. 2011-2015. O PAPEL DA CONTEXTUALIZACAO NOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO MEDIO ANTES E DEPOIS DE 2009: UMA ANALISE A PARTIR DA AREA DE CIENCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS
      Descrição: Diante das diferentes interpretações e leituras dos sentidos dados à contextualização dos documentos oficiais brasileiros, o presente projeto foca a atenção nos Exames Nacionais para o Ensino Médio (ENEM), particularmente naquelas que envolvem o conhecimento da área de Ciências da Natureza, buscando, a partir da análise das questões presentes em suas várias edições depreender, das situações apresentadas e contextos abordados, os papéis que a contextualização vem assumindo nos processos avaliativos do ensino médio brasileiro. Paralelamente tem-se como objetivo contribuir para a discussão sobre o papel da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais trazendo novos elementos de análise.#10;O projeto tem, portanto, como meta global o desenvolvimento de uma proposta de modelo teórico metodológico de plano curricular cujos aspectos centrais sejam os diferentes contextos e papeis da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais, com destaque para a avaliação dos processos de aprendizagem. Como metas específicas, a formação de uma rede de pesquisadores para investigar os formatos assumidos pelos exames utilizados nos processos avaliativos nacionais e suas implicações no âmbito do currículo abordando questões relacionadas à teorização conceitual das abordagens contextualizadas do conhecimento na perspectiva da compreensão do processo em seus diferentes aspectos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Frederico Augusto Toti - Integrante / Luciano F. Silva - Integrante / Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    6. 2009-2011. Processos Avaliativos Nacionais como subsidios para a reflexao e o fazer pedagogicos no Campo do Ensino de Ciencias da Natureza
      Descrição: O projeto, envolvendo pesquisadores do PPGE/UFSCar, PPGECT/ UFSC e PPGEHCT/ UNICAMP, tem como objetivo compreender a relação entre sistemas nacionais de avaliação, com ênfase no ENEM, seus princípios, instrumentos e resultados, assim como outras bases de dados sobre educação do INEP, como o Censo Escolar, e micro-análises de sala de aula ou da realidade e das condições locais, como subsídios para elaborações de práticas e reflexões pedagógicas e curriculares pelo professor; compreender como professores da rede pública representam, interpretam e utilizam bases de dados do INEP na relação com seu trabalho pedagógico; compreender o sistema nacional de avaliação de aprendizagem representado pelo ENEM, a partir de três eixos complementares: as representações de leitura da ciência, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e da noção de interdisciplinaridade que esse sistema subentende;contribuir para construir política de formação de professores para a área de ciências da natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (15) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Demétro Delizoicov - Integrante / Vânia Gomes Zuin - Integrante / Henrique César da Silva - Integrante / Suzani Cassiani - Integrante / Anete Abramowicz - Integrante / Irlan von Linsingen - Integrante / Carlos Alberto Marques - Coordenador / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Sylvia Regina Pedrosa Mastrelli - Integrante / Pedro Wagner Gonçalves - Integrante / Yara Kulaif - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    7. 2008-2010. Formacao de professores de ciencias: uma articulacao entre pesquisas
      Descrição: Meta global é a articulação de pesquisas conduzidas por um grupo de pesquisadores brasileiros de maneira que os correspondentes resultados e suas contribuições para uma concepção de ensino de ciências sejam capazes de promover a literacia científica, ou seja, a inclusão dos aprendizes na cultura científica e no exercício de uma cidadania comprometida com um desenvolvimento sustentável. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Alberto Villani - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Marisa Franzoni - Integrante / Jesuina Lopes de Almeida Pacca - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    8. 2007-2009. A Formacao de Professores na sociedade do conhecimento e da aprendizagem: contributo do trabalho de projeto para a formacao de conhecimentos, competencias e valores em direcao a educacao sustentavel
      Descrição: Discutir o potencial do trabalho de projeto para a construção de conhecimentos, competências e valores na formação inicial de professores. CNPq. Nº do Processo: 401944/2007-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    9. 2005-2009. A Ciencia como Cultura: Implicacoes na Comunicacao Cientifica
      Descrição: Este projeto tem como meta global o desenvolvimento de um modelo teórico--metodológico de plano curricular cujo aspecto central seja a ciência como cultura. Como meta específica pretendemos a formação de uma rede de pesquisadores luso-brasileiros para investigar os fenómenos de ensino-aprendizagem, no âmbito da formação de professores, quer seja sobre questões relacionadas a teorização conceptual ou a compreensão do processo em seus aspectos mais subjectivos a partir do quadro teórico acima explicitado. Para atingir essas metas delineamos objetivos em dois campos que se intercruzam. Um trata-se do campo da elaboração conceptual e o outro das implicações subjetivas e objetivas do processo de mudança pretendida para construção de um outro paradigma de ensino e pesquisa. Assim como objetivos mais específicos temos:#10;No campo da elaboração conceptual#10;Construir uma síntese sobre o quadro de desenvolvimentos teóricos em vários domínios com os quais o ensino das ciências vai estabelecendo relações;#10;Elaborar uma interpretação crítica e ontológica do mundo actual nas suas dimensões científica e tecnológica, nomeadamente, evidenciando aspectos ambivalentes da ciência e da tecnologia e os efeitos profundos da tecnociência no ambiente, não só na sua dimensão natural como na dimensão social e humana;#10;#10;No cruzamento dos campos da elaboração conceptual e das implicações subjetivas e objetivas do processo de mudança#10;Elaborar e implementar e avaliar unidades modulares numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) junto aos programas de pós-graduação no Brasil e em Portugal. Nestas unidades procuraremos entre outros procedimentos: a) problematizar as relações ciência/cultura; b) confrontar diferentes modos de produção da ciência, o ethos da ciência moderna e o ethos da tecnociência, a cidadania clássica com a cidadania moderna e estas com discursos pós-modernos de cidadania; c) conjugar conteúdos científicos, permeados de valores e de princípios, a experiências de v. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Jesuina Lopes de Almeida Pacca - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Cecilia Galvão - Integrante / Haydée Torres de Oliveira - Integrante / Maria Eduarda Nascimento Vaz Moniz dos Santos - Integrante / Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins - Integrante / Maria Odete Tavares Alberto Tereno Valente - Integrante / Pedro Reis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Universidade de Lisboa - Cooperação.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.
    10. 2005-2007. Centro integrado de Ciencias e Formacao de Professores - UFSCar
      Descrição: Projeto realizado em parceria com duas Escolas Estaduais de Ensino Médio do município de São Carlos (EEEM JEsuino de Arruda e EEEM Juliano de Oliveira Neto) visando a melhoria do Ensino de Ciências a partir da construção de um trabalho integrado de formação inicial e formação em serviço, construindo ações conjuntas nestas duas áreas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Dácio Rodney Hartwig - Integrante / Nelson Studart - Coordenador / Carlos Alberto Olivieri - Integrante / Carmen Passos - Integrante / Pedro Malagutti - Integrante / Ivã Moreno - Integrante / Ana Luiza Perdigão - Integrante / Luis Henrique Ferreira - Integrante / José Antonio Salvador - Integrante / Massami Yonashiro - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Alice Helena Campos Pierson.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (20)
      1. VI Seminario Iberoamericano CTS y Seminario CTS.Contribuições da revisão bibliografica para embasar a compreensão da educação científica no âmbito de um projeto de pesquisa. 2018. (Seminário).
      2. VI Seminario Iberoamericano CTS y X Seminario CTS.Educação Cientifica Critica: as contribuições de especialistas da área. 2018. (Seminário).
      3. XV Semana da Química - UFSCar.VerdadesCientíficas Divulgadas na Midia e as dificuldades da divulgação científica. 2018. (Encontro).
      4. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM TEMÁTICA E A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Encontro).
      5. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física.A RELAÇÃO COM O SABER DA FÍSICA ESCOLAR: IDENTIFICANDO PERFIS. 2016. (Encontro).
      6. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Perspectivas multiculturais na educação em ciências: uma análise a partir da ideia de cidadania. 2011. (Encontro).
      7. VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Narrativa e metacognição na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. 2009. (Congresso).
      8. XVIII Simposio Nacional de Ensino de Física.Reflexões sobre Recursos Didáticos para o Ensino de Física. 2009. (Simpósio).
      9. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF.Ensino de Física no Cárcere: experiências didáticas de Física apoiadas em situações de trabalho de alunos reeducandos de uma unidade prisional paulista. 2009. (Simpósio).
      10. II Seminario de Inovações Pedagogicas no Ensino de Graduação da UFSCar.O ensino de graduação: saberes e competencias essenciais na formação do profissional na contemporaneidade. 2008. (Seminário).
      11. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Fisica.Educação Científica e Cidadania: relações recíprocas em pauta e um referencial em construção?. 2008. (Encontro).
      12. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Elementos Metodológicos para o ensino de física a partir das atividades de trabalho de estudantes do ensino médio. 2007. (Encontro).
      13. V Semana da Física - UNESP.Algumas deformações na visão de Ciência e Trabalho Cientifico e suas implicações no Processo de Ensino. 2007. (Encontro).
      14. Capacitação dos Gestores Acadêmicos das IFES - Regiões Sul e Sudeste.Capacitação dos Gestores Acadêmicos das IFES - Região Sul e Sudeste. 2004. (Oficina).
      15. Construção de uma Política Nacional de Graduação.Construção de uma Política Nacional de Graduação. 2004. (Seminário).
      16. Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras- Região Sudeste.Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras - Região Sudeste. 2004. (Encontro).
      17. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2004. (Encontro).
      18. XVII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasilerias.XVII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2004. (Encontro).
      19. Oficina FORGRAD.Oficina Forgrad: (Re)Discutindo o PNG - Subsídios para uma Política Nacional de Graduação. 2003. (Oficina).
      20. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Educação para o Ensino de Ciências: Concepções, Possibilidades e Implicações. 2003. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. CATUNDA, T ; SOUZA, Carolina Rodrigues de ; PIERSON, A. H. C.. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. Congresso
      2. PIERSON, A. H. C.; TERRAZZAN, E. A. ; CAMARGO, S ; FERREIRA, J.M.H. ; BARBOSA-LIMA, M.C.. XII Encontro de PEsquisa em Ensino de Física. 2010. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Alice Helena Campos Pierson ⇔ Denise de Freitas (14.0)
        1. FREITAS, D. ; PIERSON, A. H. C. ; CORREA, J.C. ; BERNARDO, T.H.P. ; MARQUES, J. B. V.. Educação Científica Crítica: As Contribuições de Especialistas da Área. INDAGATIO DIDACTICA. v. 11, p. 751-769, issn: 1647-3582, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FREITAS, Denise de ; PIERSON, A. H. C. ; ZUIN, V. G.. Narrativa e metacognição na formação de professores e pesquisadores em educação em Ciências. Ensenanza de Las Ciencias. v. extra, p. 1400-1404, issn: 0212-4521, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FREITAS, D.; PIERSON, Alice Helena Campos ; ZUIN, Vânia Gomes. As crônicas reflexivas como narrativas reveladoras das idéias de Educação em Ciências de professores-pesquisadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 8, p. 01-14, issn: 1806-5104, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. PIERSON, Alice Helena Campos ; FREITAS, D. ; VILLANI, Alberto ; FRANZONI, M.. Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores.. Interacções (Portugal). v. 4, p. 113-128, issn: 1646-2335, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. PIERSON, Alice Helena Campos ; Kasseboehmer, Ana Cláudia ; Diniz, Ana Aleixo ; FREITAS, D.. Abordagem CTS na perspectiva de licenciados em Química. Ciência & Ensino (UNICAMP). v. 1, p. 01-10, issn: 1414-5111, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. FREITAS, D.; VILLANI, Alberto ; PIERSON, Alice Helena Campos ; FRANZONI, M.. O conhecimento e o saber em três experiências de formação inicial de professores. Horizontes (Bragança Paulista). v. 25, p. 147-156, issn: 0103-7706, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. FREITAS, D.; VILLANI, Alberto ; PIERSON, Alice Helena Campos. A Formação de Professores em Ciências: Freire dialogando com a Psicanálise. Pro-Posições (Unicamp). v. 12, n. 01, p. 47-62, issn: 0103-7307, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MIRANDA, Elisangela Matias ; ALVES, A.R. ; MENTEN, M. L. ; FREITAS, D. ; ZUIN, Vânia Gomes ; PIERSON, Alice Helena Campos. ENEM 2009: articulações entre CTS, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. Em: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, v. v.u, p. 1-12, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. FREITAS, D.; PIERSON, Alice Helena Campos ; ZUIN, Vânia Gomes. As crônicas e os processos reflexivos na formação de professores e pesquisadores em educação em ciências. Em: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA, v. 1, p. 1-9, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MONTE, M. G. ; FREITAS, D. ; MIRANDA, Elisangela Matias ; SANTOS, Mariana dos ; PIERSON, Alice Helena Campos. A relação Ciência-Tecnologia-Sociedade nos livros didáticos de biologia para o ensino médio recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio ? MEC/Brasil. Em: IV Congresso Iberoamericano de Educação Científica, v. 1, p. 1-10, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. PIERSON, Alice Helena Campos ; FREITAS, D. ; ZUIN, Vânia Gomes. Aspectos de Ciência, Educação Científica e Cidadania em Debate a partir de uma situação sócio-científica. Em: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. PIERSON, A. H. C.; VILLANI, Alberto ; FREITAS, Denise de ; FRANZONI, M.. Conhecimento e Saberes em Experiências de Formação de Professores. Em: XXIII Reunião Anual da ANPED, v. Único, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. FREITAS, D. ; PIERSON, A. H. C. ; CORREA, J.C. ; BERNARDO, T.H.P. ; MARQUES, J. B. V.. Educação científica crítica: as contribuições de especialistas da área. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        14. PIERSON, A. H. C. ; FREITAS, D. ; KAWASAKI, Clarice Sumi ; FERNANDES, M. A. ; ROSA, Maria Inês Petrucci ; STUDART FILHO, N.. Guia do Livro Didático de Ciências - anos iniciais (PNLD/2016). 2015.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Alice Helena Campos Pierson ⇔ Douglas Verrangia Corrêa da Silva (2.0)
        1. SOUZA, Carolina Rodrigues de ; CRUZ, A. C. J. ; PIERSON, A. H. C. ; SILVA, Douglas Verrangia Correa. IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. Revista ABPN. v. 11, p. 252-282, issn: 2177-2770, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, Carolina Rodrigues de ; SILVA, Douglas Verrangia Correa ; PIERSON, A. H. C.. VISÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS ACERCA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS. v. 55, p. 111-130, issn: 0872-7643, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Alice Helena Campos Pierson ⇔ Carolina Rodrigues de Souza (1.0)
        1. SOUZA, Carolina Rodrigues de ; CRUZ, A. C. J. ; PIERSON, A. H. C. ; SILVA, Douglas Verrangia Correa. IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. Revista ABPN. v. 11, p. 252-282, issn: 2177-2770, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17