Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Itacy Salgado Basso

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos(1984) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1994). Atualmente é Outro - autônomo como assessora da reitoria da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Trabalho docente, formação de professores, significado e sentido do trabalho docente, concepção histórico-cultural. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

  • http://lattes.cnpq.br/0848151005335627 (22/07/2006)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-2003
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rod. Washington Luis Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518356 Fax: (16) 33518356
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2002-Atual. Educacao Infantil na abordagem historico-cultural: desenvolvimento da crianca, movimento, praticas pedagogicas e formacao de professores. Visa compreender o desenvolvimento da crianca e estabelecer implicacoes pedagogica.
      Descrição: Projeto de pesquisa ligado à linha de pesquisa - Formação continuada de professores e outros agentes educacionais e ao ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Estudos na abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicações pedagógicas. Visa estabelecer implicações para a prática pedagógica, para a formação de professores e movimento no campo da Educação Física. Deste projeto, de caráter teórico, derivam vários subjrojetos dos alunos de mestrado. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Itacy Salgado Basso - Integrante / Maria Aparecida MELLO - Coordenador / Dijnane Fernanda Vedovatto IZA - Integrante / Andréia Metzner - Integrante / Angélica Maria Durens Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Itacy Salgado Basso.
    2. 1999-2005. A abordagem historico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicacoes pedagogicas: praticas pedagogicas e formacao de professores. Visa compreender o desenvolvimento humano e estabelecer implicacoes pedagogica
      Descrição: Esta proposta é originária de um grupo de estudo formado por professores, mestrandos e doutorandos do PPGE que se propôs a ler e discutir textos da Escola de Vigotski e outros autores ligados à perspectiva histórico-cultural com a finalidade de aprofundamento de referenciais teóricos para análise da educação. Visa compreender o desenvolvimento humano - especialmente da criança e do adolescente - e estabelecer implicações para a prática pedagógica e para a formação de professores. Deste projeto - de caráter teórico - derivam vários subprojetos dos alunos de mestrado e doutorado. A partir de 2002, este projeto está ligado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Estudos na abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicações pedagógicas. . Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Itacy Salgado Basso - Coordenador / Maria Aparecida MELLO - Integrante / Bartolina Ramalho Catanante - Integrante / Roberta Stangherlim - Integrante / Leila Pio Mororó - Integrante / Ana Dorziat Barbosa de Mélo - Integrante / Marcos Freisleben Zorzal - Integrante / Marta Abdelnur Ruggiero - Integrante / Helma Pio Mororó - Integrante / Leila Leane Lopes Leal - Integrante / Maria Inês Crnkovic Octaviani - Integrante / Beatriz de Cássia Boriollo - Integrante / Muriane Sirlene S de Assis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 13
      Membro: Itacy Salgado Basso.
    3. 1999-2004. Diagnostico das creches municipais de Sao Carlos. O objetivo central da pesquisa consiste em desenvolver um banco de dados informatizado que permita realizar um amplo diagnostico da rede de creches do municipio em relacao a populacao atendida, ao perfil d
      Descrição: Pré-selecionado em junho/2000, pela FAPESP (Processo 99/11608-0), no programa de políticas públicas e aprovado em dezembro/2000 para ser financiado de janeiro a junho de 2001. Continuidade do financiamento até 10/2003. Prorrogado até fevereiro de 2004. Ligado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil. Formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil. O objetivo central da pesquisa consiste em desenvolver um banco de dados informatizado que permita realizar um amplo diagnóstico da rede de creches do município em relação à população atendida, ao perfil das profissionais desta rede, às condições de habitabilidade e conforto ambiental do equipamento. Parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Itacy Salgado Basso - Integrante / Maria Aparecida MELLO - Integrante / Dijnane Fernanda Vedovatto IZA - Integrante / Anete Abramowicz - Coordenador / Maria Inês Crnkovic Octaviani - Integrante / Admir Basso - Integrante / Isabel Cristina de Jesus Brandão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Cooperação. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Itacy Salgado Basso.
    4. 1994-2000. Diagnostico da rede escolar de pre-escola, 1o. e 2o. graus localizada no municipio de Sao Carlos. Este projeto, de pesquisa e extensao, tem como um de seus objetivos caracterizar as escolas localizadas no municipio de Sao Carlos, em relacao ao seu corpo d
      Descrição: Projeto de pesquisa e extensão que entre outros objetivos, caracterizou o perfil do professor e suas condições de trabalho, considerando as escolas localizadas no município de São Carlos. A caracterização do corpo docente foi realizada por meio de questionário auto-aplicável respondido por uma amostra de 1.076 professores que lecionavam, em fevereiro de 1995, em escolas de educação infantil e do antigo 1o. e 2o. graus da rede estadual (787) e municipal (289) da cidade de São Carlos. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Itacy Salgado Basso - Coordenador / V. A. NASCIMENTO - Integrante / E. C. MONTALVÃO - Integrante / B. C. M. SICARDI - Integrante / Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Itacy Salgado Basso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. Palestra.Palestra para profissionais de educação infantil da rede municipal, intitulada: Implicações pedagógicas da perspectiva de Vigotski. 2001. (Outra).
      2. VII Seminário Estadual da Associação Nacional de política e Administração da Educação - Pesquisa em gestão da Educação: Teorias e Práticas.Palestra: Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a pesquisa em educação em Mesa Redonda: A pesquisa em Educação. VII Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Pesquisa em gestão da Educação: Teorias e Práticas. 2000. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. ARAUJO FILHO, T. ; BASSO, I. S. ; MELÃO, M. G. G. ; ZORZO, S. D.. III Encontro de Extensão da UFSCar: a interação entre a Universidade e a Sociedade. 2001. Congresso
      2. ABRAMOWICZ, Anete ; BASSO, I. S. ; MELLO, Maria Aparecida ; PICCOLLI, Dulce Maziero ; OHNUMA, Inês Aoki. I Congresso de Educação Infantil: a hora e a vez da professora de Educação Infantil. 2000. Congresso
      3. ARAUJO FILHO, Targino de ; BASSO, I. S. ; MARTUCCI, Elisabeth Marcia. II Encontro de Extensão da UFSCar: a Face Cidadã da Universidade. 1999. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17