Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria da Graca Nicoletti Mizukami

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 (07/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 1981-2004
  • Endereço: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Comunicação e Letras. Rua da Consolação, 896 - sala 609 Consolação 01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 21148245 URL da Homepage: www.mackenzie.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2004-2008. Programa de Mentoria para Professores das Series Iniciais: Implementando e avaliando um continuo de aprendizagem docente
      Descrição: O presente projeto visa acompanhar e avaliar o desenvolvimento de um Programa de Mentoria para Professores Iniciantes das séries iniciais do ensino fundamental da cidade de São Carlos - SP e suas imediações. Trata-se de um Programa inserido num Portal de Professores (site web), em desenvolvimento, financiado pelo MEC no âmbioto do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT 2003/SESU/MEC), cujo projeto, coordenado pelas mesmas autoras se intitula "Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional" de professores do ensino fundamental. A proposta ora apresentada tem como objetivo principal avaliar as contribuições de um programa de mentoria, via WEB, para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e de professoras experientes, as mentoras. Pretende-se adotar, para o desenvolvimento dessa proposta, uma abordagem construtivo-colaborativa de pesquisa e intervenção, e nesse âmbito os principais instrumentos de coleta de dados serão, entre outras: entrevistas com as mentoras e com as professoras iniciantes; acompanhamento de reuniões de formação permanente de mentoras e de planejamento e análise dos trabalhos de mentoria, durante os quais serão realizadas análise de textos e de casos de ensino, narrativas etc.; acompanhamento sistemático das atividades de mentoria desenvolvidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    2. 2003-2007. Processos de aprendizagem da docencia: base de conhecimento para o ensino, processo de raciocinio pedagogico e construcao de conhecimento pedagogico de conteudo nas series iniciais do ensino fudamental
      Descrição: Analisam-se, no presente projeto, relações entre base de conhecimento, processo de raciocínio pedagógico e construção de conhecimento pedagógico de conteúdo presentes em narrativas de professores atuantes no ensino fundamental e que se encontram desenvolvendo projetos específicos envolvendo conteúdo curricular das referidas séries.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Maévi Anabel Nono - Integrante / Tércia Zavaglia Rorres Ribeiro - Integrante / Heloísa Raimundo Herneck - Integrante / Fabíola Maria Mônaco - Integrante / Eliza Cristina Montalvão - Integrante / Luis Roberto de C. Ribeiro - Integrante / Alvanize Valente Fernandes Ferenc - Integrante / Marlene Francisca Tabanez - Integrante / Adriana Neves da Silva - Integrante / Solange Ximenez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 5
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    3. 2001-2003. Desenvolvimento profissional da docencia: niveis de reflexao e processos de aprendizagem pela experiencia - Projeto Integrado CNPq - coordenadora
      Descrição: Investigou-se no presente níveis de reflexão exteriorizados por futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental em processos de aprendizagem propiciados por curso de formação inicial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Maévi Anabel Nono - Integrante / Fabíola de Medeiros Rodrigues Linhares - Integrante / Fabíola Maria Mônaco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    4. 2000-2004. Do projeto coletivo da escola a sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das series iniciais do ensino fundamental - Programa Ensino Publico - FAPESP - coordenadora
      Descrição: Investigou-se a construção, implementação e avaliação de uma base de conhecimentos - individual e coletivamente construída por professoras das séries iniciais de uma escola de ensino fundamental - tendo em vista os temas transversais indicados nos PCN. A questão geral de pesquisa que orientou a investigação foi: como professoras das séries iniciais do ensino fundamental traduzem uma base de conhecimento construída individual e coletivamente via parceria universidade-escola em práticas pedagógicas? Participaram da pesquisa 5 pesquisadores da UFSCar, 3 especialistas em diferentes componentes curriculares e 23 profissionais da escola (a diretora, a coordenadora pedagógica, a assistente da biblioteca e 20 professoras).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Emília Freitas de Lima - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 8
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    5. 1997-1999. Aprendendo a pensar como professor: metodo de casos e desenvolvimento profissional - Projeto Integrado CNPq - coordenadora
      Descrição: Projeto Integrado. O objetivo central foi o de investigar processos de aprendizagem da docência de futuros professores (tanto em nível médio - alunos do último ano do CEFAM, quanto em nível superior - alunos do curso de Pedagogia) e professores que estão atuando em diferentes níveis e modalidades de ensino por meio de casos de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 7
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    6. 1996-2000. A reflexao sobre a acao pedagogica como estrategia de modificacao da escola publica elementar numa perspectiva de formacao continuada no local de trabalho - Programa Ensino Publico - FAPESP - coordenadora
      Descrição: O projeto teve como objetivos gerais contruir conhecimentos sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profisisonal de professoras das séries iniciais do ensino fundamental e, simultaneamente, intervir em/promover tais processos por meio de ações de formação continuado no contexto em que ocorrem, isto é, a escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Emília Freitas de Lima - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 13
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. 12. ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Membro de Comissão Científica. 2004. (Congresso).
    2. 2004 Americal Educational Research Association Annual Meeting. Facing and overcoming challenges: school teachers translate educational public policies into pedagogical practices through a public school and university partnership. 2004. (Congresso).
    3. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - 12o. ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento universal. Aprendizagem da docência: a formação do formador.. 2004. (Congresso).
    4. ICET World Assembly 2004 - Teachers as learners: building communities for professional development. Changing pedagogical practices and promoting the professional development of elementary school teachers. 2004. (Congresso).
    5. I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE. Desenvolvimento profissional da docência, pesquisa colaborativa e comunidades de aprendizagem. 2004. (Congresso).
    6. I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional. Formação de Educadores. 2004. (Congresso).
    7. XXX Semana da Pedagogia UNORP - Educação na sociedade brasileira: caminhos e perspectivas.Casos de ensino e aprendizagem da docência. 2004. (Encontro).
    8. 2003 American Educational Research Association Annual Meeting. Promoting and investigating professional development of elementary schoolteachers: contributions of a six-year public school-university collaborative partnership. 2003. (Congresso).
    9. 2003 ICET World Assembly. Professional Development of Teachers: Translating a Knowledge Base for the Elementary School into Pedagogical Practices through a University - Public School Collaborative Partnership. 2003. (Congresso).
    10. European Conference on Educational Research ? ECER Hamburg 2003, 17-20 September. Collaborative research and professional development of elementary school teachers: analyzing a partnership between university and public school. 2003. (Congresso).
    11. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. Membro de Comissão Científica. 2003. (Congresso).
    12. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Relações universidade - escola e aprendizagem da docência. Algumas lições de parcerias colaborativas. 2003. (Congresso).
    13. 2o. Congreso Internacional sobre Docencia Universitaria. Docência Universitária e Casos de Ensino. 2002. (Congresso).
    14. 2o. Congreso Internacional sobre Docencia Universitaria. Construindo a base de conhecimento profissional da docência: contribuições do uso de histórias e narrativas. 2002. (Congresso).
    15. 2o. Congreso Internacional sobre Docencia Universitaria e Innovación. Da formação inicial à formação continuada de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade-escola. 2002. (Congresso).
    16. 47th International Council on Education for Teaching World Assembly - Teacher Education and the Achievement Agenda. Learning from Cases and bridging some 'Theory - Practice' Gaps. 2002. (Congresso).
    17. 47th International Council on Education for Teaching World Assembly - Teacher Education and the Achievement Agenda. Public School - University Partnership and Professional and Professional Delopment of Elementary Schoolteachers. 2002. (Congresso).
    18. 47th International Council on Education for Teaching World Assembly - Teacher Education and The Achievement Agenda. Prospective Teachers' Knowledge Base for Learhing: The Contributions of Histories and Narratives. 2002. (Congresso).
    19. 83rd American Educational Research Association Annual Meetingual Meeting. Public school-university partnership and professional development of elementary schoolteachers: analyzing some impacts of a long-term teaching and learning experience. 2002. (Congresso).
    20. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Narrativas e processos de aprendizagem profissional da docência: investigando conhecimentos profissionais de professoras em exercício. 2002. (Congresso).
    21. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Como trabalhar os dados do contexto sócio-cultural no ensino fundamental?. 2002. (Congresso).
    22. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Formação continuada e aprendizagem docente: o impacto de um programa. 2002. (Congresso).
    23. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional da docência: investigando conhecimentos profissionais de futuras professoras. 2002. (Congresso).
    24. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Construção de Atlas Municipais Escolares e Processos de Aprendizagem Profissional da Docência: investigando Conhecimentos Profissionais de Professoras do Ensino Fundamental. 2002. (Congresso).
    25. 13o. COLE. A base de conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professoras e as políticas públicas. 2001. (Congresso).
    26. 24a. Reunião Anual da ANPEd. Um estudo sobre processos de desenvolvimento profissional. 2001. (Congresso).
    27. 24a. Reunião Anual da ANPEd. Concepções, histórias e narrativas de professoras de ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. 2001. (Congresso).
    28. 24a. Reunião Anual da ANPEd. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. 2001. (Congresso).
    29. 82nd American Educational Research Association Annual Meeting. Analyzing and promoting professional development process through collaborative research. 2001. (Congresso).
    30. 82nd American Educational Research Association Annual Meeting. Walking with boots of lead...: some lessons from partnership university-public school. 2001. (Congresso).
    31. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Membro de Comissão Científica. 2001. (Congresso).
    32. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Pesquisas sobre, como e dos professores: algumas reflexões. 2001. (Congresso).
    33. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Computador na escola, computador no ensino: a questão do professor. 2001. (Congresso).
    34. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Aprendendo a ensinar por meio de casos de ensino. 2001. (Congresso).
    35. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A pesquisa colaborativa sob o ponto de vista do professor - possíveis contribuições para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional docente. 2001. (Congresso).
    36. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Os percursos formativos e as aprendizagens pessoais e profissionais das professoras das séries iniciais. 2001. (Congresso).
    37. VI Symposium Internacional sobre el Practicum.O practicum e a formação de professores: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2001. (Simpósio).
    38. VI Symposium Internacional sobre el Prácticum.Practicas profesionales, la formación inicial y la diversidad - análisis de una propuesta de enseñanza y aprendizagem. 2001. (Simpósio).
    39. VI Symposium Internacional sobre el Prácticum.Formadores de profesores, conocimientos de la docência y casos de la enseñanza: analizando experiencias formativas y investigativas en el programa de postgrado. 2001. (Simpósio).
    40. 23a, Reunião Anual da ANPEd. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua.. 2000. (Congresso).
    41. 23a. Reunião Anual da ANPEd. Será que é por esse caminho?. 2000. (Congresso).
    42. 23a. Reunião Anual da ANPEd. Invisível, mas presente na cultura escolar: o grupo de meninas 'turma da mão preta'.. 2000. (Congresso).
    43. 81 American Educational Research Association Annual Meeting. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. 2000. (Congresso).
    44. 81st American Educational Research Association. Teachers construct a knowledge base for a brazilian elementary school: analyzing a teaching-learning experience developed through university-public school partnership. 2000. (Congresso).
    45. 81st American Educational Research Association Annual Meeting. Professional development of elementary school teachers: constructing and analyzing professional learning through public school and university partnership. 2000. (Congresso).
    46. Simposi sobre la formació inicial dels professionals de L'Educació.Formación de profesores en el modelo constructivo-colaborativo: la reflexión sobre prácticas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. 2000. (Simpósio).
    47. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Alunos 'copistas': quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. 2000. (Congresso).
    48. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. Membro de Comissão Científica. 2000. (Congresso).
    49. X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Analisando saberes da profissão: formadores de professores, casos de ensino e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. 2000. (Congresso).
    50. X ENDIPE. Cultura escolar e saberes discentes: analisando dificuldades e dilemas dos alunos. 2000. (Congresso).
    51. X ENDIPE. Pelo amor de Deus, o que eu faço? Alguns dilemas de uma professora da 5a. série. 2000. (Congresso).
    52. X ENDIPE. Dificuldades e dilemas profissionais: analisando saberes presentes nas formas de enfrentamento utilizadas por professores.. 2000. (Congresso).
    53. X ENDIPE. Na escola eu aprendo... Os saberes escolares na visão dos alunos. 2000. (Congresso).
    54. X ENDIPE. Analisando saberes da profissão: futuras professoras das séries iniciais. 2000. (Congresso).
    55. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Aprendizagem profissional da docência: analisando concepções de futuras professoras das séries iniciais sobre suas trajetórias de escolarização. 1999. (Congresso).
    56. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais: dos professores que temos aos que queremos?. 1999. (Congresso).
    57. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A formação continuada de professores em uma experiência de ensino e aprendizagem: língua portuguesa. 1999. (Congresso).
    58. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre 'problemas de aprendizagem''.. 1999. (Congresso).
    59. IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. 1998. (Congresso).
    60. IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Conhecendo práticas pedagógicas por meio das percepções dos professores. 1998. (Congresso).
    61. XXX Semana da Pedagogia.Aprendizagem profissional da docência. 1998. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MIZUKAMI, M. G. N.. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - membro de comissão organizadora. 2005. (Congresso).. . 0.
    2. MIZUKAMI, M. G. N.; MARIN, A. J. ; ABIB, M. L. V. S. ; SILVA, M. H. F. G. D. ; GUARNIERI, M. R. ; PIMENTA, S. G. ; PLACCO, V.. IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1998. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Maria da Graca Nicoletti Mizukami ⇔ Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi (33.0)
      1. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Desenvolvimento profissional da docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem. Pro-Posições (Unicamp). v. 11, n. 1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Professional development of elementary school teachears: constructing and analysing professional learning through public school and university partnership. Eric Clearinghouse on Teaching and Teacher Education ERIC/SP. v. 2001, n. ED447069, p. 1-17, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's help our children: a Brazilian experience involving the home-school interaction. ERIC Clearinghouse on TEaching and Teacher Education - ERIC/SP. v. 2001, n. 446042, p. 1-22, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. How teachears assess and attribute grades: report on a teaching and learning experience. ERIC Clearing house on teaching and teacher education. v. 2001, n. ED454227, p. 1-17, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo). v. 8, n. 11, p. 26-33, issn: 1517-3941, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 2 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2003. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 1 ed. São Carlos-SP: EDUFSCar, 2002. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LIMA, E. F. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali; Maria da Graça Nicoletti Mizukami. (Org.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar - INEP - COMPED. 2002.v. 1, p. 339-350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Professional development of teachers: translating a knowlwdge base for the elementary school into pedagogical practices through a university-public school collaborative partnership. Em: 2003 International Council for Education on Teaching World Assembly, v. 1, p. 1-24, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Public School - University Partnership and Professional Development of Elementary Schoolteachers: analyzing some Impacts of a Long Term Teaching and Learning Experience. Em: 83rd American Educational Research Association Annual Meeting, v. 1, p. 1-8, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Pluralidade Cultural: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Regional, v. 1, p. 1-24, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. ?Traduzindo? Temas Transversais em práticas pedagógicas via parceria colaborativa universidade-escola: o 'Projeto Água'. Em: V encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste, v. 1, p. 1-25, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. LIMA, E. F. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O Practicum e a formação de 'professores formadores': uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competências personales y profesionales em el practicum, v. 1, p. 1-18, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; Oliveira, Rosa M. M. A. de ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professores do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa, v. 1, p. 1-15, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. TANCREDI, R. M. S. P.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. O ensino de divisão nas sérioes iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre em uma escola paulista. Em: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R. ; MARTUCCI, E. M.. Let's help our children?: a brazilian experience involving home-school interaction. Em: 2000 Annual Meeting Program, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. REYES, C. ; MELLO, R. R. ; MONTEIRO, H. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Formación de profesores en el modelo constructivo - colaborativo: la reflexión sobre prácticas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simpósio sobre la formación inicial de las Professionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. MELLO, R. R. ; REYES, C. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da Lingua. Em: 23a. Reunião Anual da ANPEd, v. 1, p. 1-12, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. SILVEIRA, M. F. L. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Alunos 'copistas': quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 151-151, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. M. ; ABIB, M. L. V. S. ; MELLO, R. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, v. 1, p. 310-320, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R.. Desenvolvimento Profissional de Professores Mentores: delineando um contínuo de aprendizagem docente para professores experientes. Em: Congresso Internacional Luso-Brasileiro/II Congresso CIDINE, 2004, Florianópolis-SC. Resumos do I Congresso Internacional Luso-Brasileiro/II Congresso CIDINE, v. 1, p. 1-1, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Desenvolvimento profissional da docência, pesquisa colaborativa e comunidades de aprendizagem. Em: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE, 2005, Florianópolis. Anais dos Congressos CIDInE. Goiás: PUC, v. 1, p. 1-1, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade-escola. Em: 2o. Congreso Internacional Docencia Universitaria e Innovación, 2002, Tarragona - Espanha. 2o. Congreso Internacional Docencia Universitaria e Innovación - Anais do Congreso. Tarragona - Espanha: Signo Impressió Gràfica S.A.,- Ministerio de Educación y ciencia y la Disputación de Tarragona, v. 1, p. 83-83, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. DIDONE, F. F. S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva - SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM-SP, v. 1, p. 1-4, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R. ; REYES, C. R.. Políticas públicas na sala de aula: uma experiência na área de Matemática. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva - SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM-SP, v. 1, p. 1-4, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. REYES, C. R. ; MELLO, R. R. ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A base do conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professorsa e as políticas públicas. Em: 13o. COLE, 2001, Campinas - SP. Anais do 13o. COLE. Campinas: ALB, p. 212-212, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. How Teachers Assess and Attributte Grades: Report on a Teaching and Learning Experience. Em: American Educational Research Association - AERA Annual Meeting, 2001, Seattle. American Educational Research Association, v. 454227, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's Help Our Children: A Brazilian Experience Involving The Home-School interaction. Em: American Educacional Research Association - AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. American Educacional Research Association, v. 446042, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da lingua. Em: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPEd - Educação não é priviégiop -Programas e Resumos. São Paulo: Editora Parma Ltda, v. 1, p. 148-149, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. M. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998. Anais do IX ENDIPE - Anais 1, vol. 1/1, v. 1, p. 31-32, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. V. ; MELLO, R. R.. A Experiência de Aprender Matemática e A Prática Pedagógica de Professores das Séries Iniciais. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática. São Leopoldo, v. 2, p. 159-161, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. ALVES, D. M. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MELLO, R. R.. Conteúdos geométricos encontrados nos cadernos de alunos de 4a. série: indícios de uma prática pedagógica. Em: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. Anais do V Encontro Paulista de Educação Matemática - Resumos. São José do Rio Preto, v. 1, p. 60-63, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos - SP. 2000. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria da Graca Nicoletti Mizukami ⇔ Itacy Salgado Basso (2.0)
      1. BASSO, I. S. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; SICARDI, B. C. M. ; MONTALVÃO, E. C. ; NASCIMENTO, V. A.. O Perfil do Corpo Docente de Uma Escola de 1o. e 2o. Graus de São Carlos: Um Estudo de Caso. Em: II Congresso Nacional de Educação -, 1997. Anais Resumos. Belo Horizonte, v. 1, p. 154-154, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NASCIMENTO, V. A. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; BASSO, I. S.. Expectativas de Professores de 1o. e 2o. Graus Quanto Ao Papel da Universidade. Em: IV Congresso de Iniciação Científica, 1996. Anais do IV CIC. São Carlos, v. 1, p. 98-98, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17