Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi

Primeira graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, atual Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara, concluída em 1971. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Educação pela mesma instituição e Programa (1995). Atualmente é professora voluntária (associado - nível 01) na Universidade Federal de São Carlos e professora PPI da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com relação ao ensino básico, tem experiência docente na área de Matemática; atuou também como diretora de escola pública estadual. No ensino superior tem atuado com formação de professores nos cursos de graduação (Matemática, Pedagogia e Letras) e como docente e orientadora no curso de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie. Vem desenvolvendo pesquisa e extensão nas áreas de: Formação de Professores e outros agentes educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino; Processos de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em avaliação, ensino de matemática, ensino a distância e políticas educacionais. Orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7581179241493847 (19/05/2015)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1989-2008
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (016) 33518373 Fax: (016) 33518372
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2008-2010. Formando professores iniciantes com o apoio de professores experientes: o Programa de Mentoria da UFSCar em foco
      Descrição: Trata-se da investigação dos processos formativos de professores iniciantes realizados no âmbito do Programa de Mentoria (online) do Portal dos Professores da UFSCar. De modo mais específico busca-se analisar a contribuição do Programa de Mentoria para os professores iniciantes e experientes que dele participam, considerando alguns aspectos: as interações online entre cada mentora e cada uma das iniciantes que acompanhou (consideradas acomo narrativas), os casos de ensino e as experiências de ensino e aprendizagem (uma ferrramenta formativa e investigativa) desenvolvidas pelas professoras iniciantes com o apoio da mentora; a aprendizagem da docência das professoras iniciantes e experientes, sob sua própria ótica; as aprendizagens profissionais de professoras iniciantes e experientes. Pretende-se com a investigação desses "sub-temas" compreender melhor a aprendizagem da docência de professores iniciantes e experientes e contribuir com subsídios para a elaboração de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores, especialmente na modalidade online.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Coordenador / Fernanda Migliorança - Integrante / Glaciele dis Santos de Pieri - Integrante / Maria Helena de Fátima Luchesi Martins - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    2. 2007-2009. Comunidade Profissional da docencia de professoras mentoras e pesquisadoras: validacao de um protocolo para analise do processo de constituicao e desenvolvimento (CNPq)
      Descrição: O projeto de pesquisa visa validar um protocolo para analisar processos e variáveis intervenientes na construção e desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem profissional de mentoras envolvendo as professoras experientes mentoras - e as pesquisadoras responsáveis pela condução de um Programa de Mentoria, via internet, voltado para professoras iniciantes das séries iniciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    3. 2006-Atual. Programa de Apoio aos Educadores: consolidando as bases de uma comunidade virtual de aprendizagem da docencia
      Descrição: Esse projeto prevê o desenvolvimento e a investigação das potencialidades e limites de um site voltado para a formação online de professores das séries iniciais do ensino fundametal no site do Portal dos Professores da UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante / Renata Portela Rinaldi - Integrante. Financiador(es): Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    4. 2005-2008. Processos de Aprendizagem da Docencia de professores das Series Iniciais do Ensino Fundamental e Casos de Ensino-CEAD-CNPq
      Descrição: Esse projeto objetiva investigar e fomentar o processo de desenvolvimento profissional docente de professores de diferentes níveis e modalidades de ensino; de mentoras e de professoras iniciantes-partindo de estratégias de estudo de casos de ensino via web. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Maevi Nono - Integrante / Maria Dalva Silva Pagotto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    5. 2005-2005. Programa de Apoio aos Educadores: fortalecendo e ampliando as bases de comunidades virtuais de aprendizagem da docencia
      Descrição: Por meio desta fase do Programa de Apoio aos Educadores dá-se continuidade à proposta em execução desde 2004 que visa a desenvolver articuladamente atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a formação de professores e outros agentes educacionais online e que considere as necessidades formativas desses profissionais tendo em vista as diferentes etapas de seu desenvolvimento profissional. Destaca-se como ferramenta principal desse Programa atividades do Programa de Mentoria e os Casos de Ensino voltadas, o de Mentoria, para a formação de professores iniciantes com auxilio de professores experientes e o dos Casos de Esnino para professores em diferentes fases da carreira, com ênfase nas Séries Iniciais. Para tal formação foiconstruído um Portal de Professores na WEB com esse fim (www.portaldosprofessores.ufscar.br). Situação: Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (Responsável) ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi. Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão Ufscar-PROEX-UFSCAR, MEC/SESU-MEC/SESU. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação e do Desporto-PROEXT/SESu - Auxílio financeiro / Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa / PROEXT/MEC/SESU - Bolsa / Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    6. 2004-2004. Programa de Apoio aos Educadores: construindo um continuo de aprendizagem docente
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador. Financiador(es): PROEXT/MEC/SESU - Auxílio financeiro / PROEXT/MEC/SESU - Bolsa.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    7. 2004-Atual. Programa de Mentoria para professores das series inciais: implementando e avaliando um continuo de aprendizagem docente
      Descrição: O projeto visa acompanhar e avaliar o desenvolvimento de um Programa de Mentoria para professores iniciantes das séries inicias do ensino fundamental da cidade de São Carlos (SP) e suas imediações. Trata-se de um Programa inserido num Portal de Professores (site web), em desenvolvimento, financiado pelo MEC no âmbito do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT 2003/SESU-MEC), cujo projeto, coordenado pelas mesmas autoras se intitula Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental. A proposta tem como objetivo principal avaliar as contribuições de um programa de mentoria, via WEB, para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e de professoras experientes, as mentoras. Adota-se, para o desenvolvimento dessa proposta, uma abordagem construtiva-colaborativa de pesquisa e intervenção, e nesse âmbito os principais instrumentos de coleta de dados são, entre outras: entrevistas com as mentoras e com as professoras iniciantes; acompanhamento de reuniões de formação permanente de mentoras e de planejamento e análise dos trabalhos de mentoria, durante as quais serão desenvolvidas análise de textos e de casos de ensino, narrativas etc; acompanhamento sistemático das atividades de mentoria desenvolvidas. Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali; Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi (Responsável). Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Renata Portela Rinaldi - Integrante / Leila Leane Leal Lopes - Integrante / Fernanda Migliorança - Integrante / Hilda Maria Monteiro - Integrante / Maria Helena de Fátima Luchesi Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 3
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
      Descrição: O presente projeto visa acompanhar e avaliar o desenvolvimento de um Programa de Mentoria para Professores Iniciantes das séries iniciais do ensino fundamental da cidade de São Carlos - SP e suas imediações. Trata-se de um Programa inserido num Portal de Professores (site web), em desenvolvimento, financiado pelo MEC no âmbioto do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT 2003/SESU/MEC), cujo projeto, coordenado pelas mesmas autoras se intitula "Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional" de professores do ensino fundamental. A proposta ora apresentada tem como objetivo principal avaliar as contribuições de um programa de mentoria, via WEB, para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e de professoras experientes, as mentoras. Pretende-se adotar, para o desenvolvimento dessa proposta, uma abordagem construtivo-colaborativa de pesquisa e intervenção, e nesse âmbito os principais instrumentos de coleta de dados serão, entre outras: entrevistas com as mentoras e com as professoras iniciantes; acompanhamento de reuniões de formação permanente de mentoras e de planejamento e análise dos trabalhos de mentoria, durante os quais serão realizadas análise de textos e de casos de ensino, narrativas etc.; acompanhamento sistemático das atividades de mentoria desenvolvidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria da Graca Nicoletti Mizukami.
    8. 2003-2008. Programa de Mentoria da UFSCar: construindo e implementando um continuo de aprendizagem docente
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Coordenador.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    9. 2003-2005. Programa de apoio aos educadores: espaco de desenvolvimento profissional
      Descrição: Trata-se da construção e desenvolvimento de um Portal voltado para a formação de professores, que dispõe de diversas seções.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação e do Desporto-PROEXT/SESu - Auxílio financeiro / Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Auxílio financeiro / Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    10. 2003-2004. Programa de Apoio aos Educadores: Espaco de Desenvolvimento Profissional
      Descrição: Por meio do Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional, foram desenvolvidas articuladamente atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação de professores e outros agentes educacionais num Portal da Web que considerou as necessidades formativas desses profissionais tendo em vista as diferentes etapas de seu desenvolvimento profissional. Destaca-se como ferramenta principal desse Programa atividades de mentoria voltadas, numa primeira etapa, para professores iniciantes, com ênfase nas séries iniciais. Após a implementação de um conjunto de atividades relativas à indução de professores na carreira docente ampliou-se o escopo de atuação do Programa para professores ainda em fase de formação inicial e para aqueles mais experientes. Foi construído um Portal de Professores na WEB com esse fim: www.portaldosprofessores.ufscar.br. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Emilia Freitas de Lima - Integrante / Carmem Brancaglione Passos - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação e do Desporto-PROEXT/SESu - Auxílio financeiro / Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    11. 2001-2003. Do projeto coletivo da escola a sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das series inciais do ensino fundamental
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Emilia Freitas de Lima - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    12. 1996-2000. Buscando compreender e superar o fracasso escolar
      Descrição: Trata-se de um programa de pesquisas, que busca conhecer e analisar o fracasso escolar em diferentes perspectivas e construir estratégias para a sua superação. Usualmente as pesquisas têm sido desenvolvidas no âmbito de disciplinas de Práticas de Pesquisa do PPGE-UFSCar (área de Metodologia de Ensino) envolvem alunos de graduação (como bolsistas de IC ou extensão), alunos de mestrado e de doutorado. Para o desenvolvimento dessas investigações adota-se geralmente um modelo constutivo-colaborativo de pesquisa-intervenção envolvendo atividades de formação continuada centrado na escola. Npos últimos anos têm-se focalizado na investigação de temas relacionados à interação escolas-famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador. Financiador(es): Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa. Número de produções C, T A: 47 / Número de orientações: 2
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.
    13. 1996-2000. A reflexao sobre a acao pedagogica como estrategia de modificacao de uma escola publica elementar numa perspectiva de formacao continuada no local de trabalho
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Coordenador / Claudia Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Integrante / Emilia Freitas de Lima - Integrante / Elizabeth Marcia Martucci - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (57)
      1. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar - Aparendizagem no Ensino Superior: um desafio para a universidade contemporânea.O ensino de graduação: saberes e competências essenciais na formação do profissinal na contemporaneidade. 2008. (Seminário).
      2. IX Encontro Paulista de Educação Matemática.Brincar e fazer Matemática: uma experiência na Educação Infantil. 2008. (Encontro).
      3. Linguagem, Educação e Virtualidade.Interações entre tutores virtuais e alunos num curso de Pedagogia a distância: análise de mensagens trocadas via e-mail. 2008. (Encontro).
      4. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.Coordenação de curso de graduação: perfil e papel de coordenadores da Licenciatura em Química. 2008. (Encontro).
      5. 6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP. A Revista Nova Escola sob a ótica dos professores. 2007. (Congresso).
      6. Ciclo de Palestras: Ciências e cultura para todos.Educação a Distância. 2007. (Outra).
      7. Congresso de Iniciação Científca da UFSCar. Formando-se professor: os estágios nos cursos de formação básica. 2007. (Congresso).
      8. Educação: Compromisso de todos.Grupo de Trabalho: Qualidade e recursos em Educação. 2007. (Seminário).
      9. Fórum Paulista de Formação do Professor de Matemática: Projetos e Perspectivas.HISTÓRIAS DE PROFESSORES. 2007. (Outra).
      10. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, prática docente e avaliação.Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior. 2007. (Seminário).
      11. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de GRaduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
      12. IV Congresso de Pós-Graduação. ENEM 2005: apresentação e análise dos resultados. 2007. (Congresso).
      13. IV Congresso de Pós-Graduação. A aprendizagem da Geometria no ensino fundamental: alunos e professores falam sobre a área e seu ensino. 2007. (Congresso).
      14. IV Congresso de Pós-Graduação. Ampliação do ensino fundamental: entre a teoria incompleta e a prática intempestiva. 2007. (Congresso).
      15. V Evento de Educação em Química.Formação inicial e continuada de professores. 2007. (Encontro).
      16. 1o. Congresso Científico Uniararas. Comunidades de aprendizagem no século XXI. 2006. (Congresso).
      17. Congresso Internacional de Educação Escolar. Programa de Mentoria da UFSCar: espaço para a formação de professores iniciantes e experientes. 2006. (Congresso).
      18. II Seminário de Dissertações e Teses.Sessão de apresentação de trabalhos. 2006. (Seminário).
      19. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de professores no Brasil.Grupo de pesquisa: formação de professores e outros agentes educacionais. 2006. (Simpósio).
      20. IV Evento de Educação em Química.Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Química. 2006. (Encontro).
      21. Simpósio: A formação pedagógica do professor universitário: novas exigências, novos desafios.Ensino na Graduação como objeto de pesquisa. 2006. (Simpósio).
      22. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Pesquisa da própria prática. 2006. (Encontro).
      23. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Histórias de Professores de Matemática: mudanças e permanências. 2006. (Encontro).
      24. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.As possibilidades didático-pedgógicas das TICS na Educação Matemática. 2006. (Encontro).
      25. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática - Desafios Contemporâneos em Educação Matemática.Pesquisa da própria prática. 2006. (Encontro).
      26. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Programa de Mentoria da UFSCar: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente para professoras das séries iniciais. 2006. (Encontro).
      27. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Programa de Mentoria online para professoras iniciantes. 2006. (Encontro).
      28. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Desenvolvimento profissional e comunidades de aprendizagem de professores. 2006. (Encontro).
      29. XIV Congresso de INiciação Científica da UFSCar. O início da docência de professores de 1a. a 4a. série do ensino fundamental. 2006. (Congresso).
      30. 6a. Jornada Científica da UFSCar.Construindo regras: a matemática na educação infantil. 2005. (Outra).
      31. Encontro Regional do Internacional Council on Education For Teaching (ICET).Helmut Troppmair: uma trajetória de 50 anos de dedicação à docência. 2005. (Encontro).
      32. Fórum de Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Redes de Cooperação.Experiência de Inclusão Digital. 2005. (Outra).
      33. II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas. Relação escola-família: dando voz ao professor da Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Congresso).
      34. I Seminário de dissertação e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.I Seminário de dissertação e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. (Seminário).
      35. I Seminário de Dissertações e Teses.Formação continuada de profesores na área de Geometria: uma experiência com a utilização do Ambiente Virtual WebCT. 2005. (Seminário).
      36. I Seminário de Dissertações e Teses.As relações que a criança estabelece em "atividades livres": uma contribuição para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático?. 2005. (Seminário).
      37. Modos de ser educador: artes e técnicas, ciências e políticas. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. (Congresso).
      38. O Programa Intel Educação para o Futuro, para a formação de professores. 2005. (Outra).
      39. 12o. Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba. 12o. Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba. 2004. (Congresso).
      40. 12o Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba. 12o. Congresso de Iniciação Científica da Universidade metodista de Piracicaba. 2004. (Congresso).
      41. VII Encontro Paulista de Educação Matemática.Materiais de apoio para o ensino e aprendizagem da Matemática. 2004. (Encontro).
      42. VII Encontro Paulista de Educação Matemática - Matemática na escola: conteúdos e contextos.Histórias de professores de Matemática: mudanças e permanência. 2004. (Encontro).
      43. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Parcerias escola-famílias: algumas reflexões para a implementação de políticas públicas. 2004. (Encontro).
      44. V Educarte.Analisando a Progressão Continuada a partir do cotidiano de uma professora. 2002. (Encontro).
      45. V Educarte.Investigando a relação famílias-escola: uma aproximação com vistas à compreensão do processo de implementação de políticas públicas. 2002. (Encontro).
      46. XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Investigando a relação famílias-escola: uma aproximação com vistas à compreensão do processo de implementação das políticas públicas. 2002. (Encontro).
      47. FEALTEC.Projeto integrado de Física e Matemática par aprofessores da rede pública- UFSCar. 2001. (Outra).
      48. IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE.IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE. 2001. (Seminário).
      49. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2001. (Congresso).
      50. VI Encontro Paulista de Educação Matemática.Políticas públicas na sala de aula: uma experiência na área de Matemática. 2001. (Encontro).
      51. VI Encontro Paulista de Educação Matemática - VI EPEM.Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em Matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. 2001. (Encontro).
      52. VII Encontro Nacional de Educação Matemática.O enisno de divisão nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre em uma escola paulista. 2001. (Encontro).
      53. 10o. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.10o. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Encontro).
      54. Curso de Ativadores Curriculares - rograma Parâmetros Curriculares em Ação - Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.Programa Parâmetros Curriculares em Ação - Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. 2000. (Outra).
      55. I Congresso de Educação Infantil: a hora e a vez da professora de Educação Infantil. I Congresso de Educação Infantil. 2000. (Congresso).
      56. Relações entre formação e atuação docente.Relações entre formação e atuação docente. 2000. (Outra).
      57. V Encontro de Professores da UEMS.V Encontro de Professores da UEMS. 2000. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Encontro Regional do International Council On Education For Teaching (ICET). 2005. Congresso
      2. TANCREDI, R. M. S. P.. II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas e I Congresso de Participantes da Educação de Pessoas Adultas. 2005. (Congresso).. . 0.
      3. TANCREDI, R. M. S. P.; PASSOS, C. L. B.. Fórum estadual sobre Currículos de Matemática na Educação Básica e 2o. Encontro Regional de Professores de Matemática. 2004. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi ⇔ Maria da Graca Nicoletti Mizukami (33.0)
        1. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Desenvolvimento profissional da docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem. Pro-Posições (Unicamp). v. 11, n. 1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Professional development of elementary school teachears: constructing and analysing professional learning through public school and university partnership. Eric Clearinghouse on Teaching and Teacher Education ERIC/SP. v. 2001, n. ED447069, p. 1-17, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's help our children: a Brazilian experience involving the home-school interaction. ERIC Clearinghouse on TEaching and Teacher Education - ERIC/SP. v. 2001, n. 446042, p. 1-22, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. How teachears assess and attribute grades: report on a teaching and learning experience. ERIC Clearing house on teaching and teacher education. v. 2001, n. ED454227, p. 1-17, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo). v. 8, n. 11, p. 26-33, issn: 1517-3941, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 2 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2003. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 1 ed. São Carlos-SP: EDUFSCar, 2002. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. LIMA, E. F. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali; Maria da Graça Nicoletti Mizukami. (Org.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar - INEP - COMPED. 2002.v. 1, p. 339-350.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Professional development of teachers: translating a knowlwdge base for the elementary school into pedagogical practices through a university-public school collaborative partnership. Em: 2003 International Council for Education on Teaching World Assembly, v. 1, p. 1-24, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Public School - University Partnership and Professional Development of Elementary Schoolteachers: analyzing some Impacts of a Long Term Teaching and Learning Experience. Em: 83rd American Educational Research Association Annual Meeting, v. 1, p. 1-8, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Pluralidade Cultural: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Regional, v. 1, p. 1-24, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. ?Traduzindo? Temas Transversais em práticas pedagógicas via parceria colaborativa universidade-escola: o 'Projeto Água'. Em: V encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste, v. 1, p. 1-25, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. LIMA, E. F. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O Practicum e a formação de 'professores formadores': uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competências personales y profesionales em el practicum, v. 1, p. 1-18, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; Oliveira, Rosa M. M. A. de ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professores do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa, v. 1, p. 1-15, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. TANCREDI, R. M. S. P.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. O ensino de divisão nas sérioes iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre em uma escola paulista. Em: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R. ; MARTUCCI, E. M.. Let's help our children?: a brazilian experience involving home-school interaction. Em: 2000 Annual Meeting Program, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. REYES, C. ; MELLO, R. R. ; MONTEIRO, H. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Formación de profesores en el modelo constructivo - colaborativo: la reflexión sobre prácticas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simpósio sobre la formación inicial de las Professionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. MELLO, R. R. ; REYES, C. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da Lingua. Em: 23a. Reunião Anual da ANPEd, v. 1, p. 1-12, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. SILVEIRA, M. F. L. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Alunos 'copistas': quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 151-151, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. M. ; ABIB, M. L. V. S. ; MELLO, R. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, v. 1, p. 310-320, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R.. Desenvolvimento Profissional de Professores Mentores: delineando um contínuo de aprendizagem docente para professores experientes. Em: Congresso Internacional Luso-Brasileiro/II Congresso CIDINE, 2004, Florianópolis-SC. Resumos do I Congresso Internacional Luso-Brasileiro/II Congresso CIDINE, v. 1, p. 1-1, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Desenvolvimento profissional da docência, pesquisa colaborativa e comunidades de aprendizagem. Em: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE, 2005, Florianópolis. Anais dos Congressos CIDInE. Goiás: PUC, v. 1, p. 1-1, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade-escola. Em: 2o. Congreso Internacional Docencia Universitaria e Innovación, 2002, Tarragona - Espanha. 2o. Congreso Internacional Docencia Universitaria e Innovación - Anais do Congreso. Tarragona - Espanha: Signo Impressió Gràfica S.A.,- Ministerio de Educación y ciencia y la Disputación de Tarragona, v. 1, p. 83-83, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. DIDONE, F. F. S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva - SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM-SP, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R. ; REYES, C. R.. Políticas públicas na sala de aula: uma experiência na área de Matemática. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva - SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM-SP, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. REYES, C. R. ; MELLO, R. R. ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A base do conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professorsa e as políticas públicas. Em: 13o. COLE, 2001, Campinas - SP. Anais do 13o. COLE. Campinas: ALB, p. 212-212, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. How Teachers Assess and Attributte Grades: Report on a Teaching and Learning Experience. Em: American Educational Research Association - AERA Annual Meeting, 2001, Seattle. American Educational Research Association, v. 454227, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's Help Our Children: A Brazilian Experience Involving The Home-School interaction. Em: American Educacional Research Association - AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. American Educacional Research Association, v. 446042, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da lingua. Em: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPEd - Educação não é priviégiop -Programas e Resumos. São Paulo: Editora Parma Ltda, v. 1, p. 148-149, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. M. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998. Anais do IX ENDIPE - Anais 1, vol. 1/1, v. 1, p. 31-32, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. V. ; MELLO, R. R.. A Experiência de Aprender Matemática e A Prática Pedagógica de Professores das Séries Iniciais. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática. São Leopoldo, v. 2, p. 159-161, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. ALVES, D. M. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MELLO, R. R.. Conteúdos geométricos encontrados nos cadernos de alunos de 4a. série: indícios de uma prática pedagógica. Em: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. Anais do V Encontro Paulista de Educação Matemática - Resumos. São José do Rio Preto, v. 1, p. 60-63, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos - SP. 2000. Relatório Científico de Pesquisa - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi ⇔ Denise de Freitas (2.0)
        1. TANCREDI, R. M. S. P. Avaliação do Projeto: Análise das propostas de formação profissional executadas no âmbito do plano estadual e no plano municipalizado de qualificação profissional do estado de São Paulo. 2000.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. FREITAS, D.; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Projeto Integrado de Ciências e Matemática para Professores da Rede Pública - UFSCar 2002 (Projeto Pró-Ciência). 2002. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi ⇔ Dácio Rodney Hartwig (1.0)
        1. FREITAS, D.; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Projeto Integrado de Ciências e Matemática para Professores da Rede Pública - UFSCar 2002 (Projeto Pró-Ciência). 2002. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17