Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Isadora Valencise Gregolin

Licenciatura em Letras (Português-Espanhol pela UFSCar (2003), mestrado em Estudos Lingüísticos pela UNESP/São José do Rio Preto (2005), Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara (2008) e Pós-doutorado pela Universidad de Valladolid/Espanha no âmbito do Programa Estágio Sênior com financiamento da CAPES (2018). Desde 2008 é docente junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, atuou como Chefe deste Departamento entre 2009 e 2012, foi Coordenadora do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduacão Profissional em Educação (PPGPE) entre 2013 e 2017, atuou como Coordenadora da área de Letras do PIBID-UFSCar de 2010 a 2017 e como Coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/Universidade de Aveiro) de 2016 a 2020. Desde 2014 é coordenadora pedagógica de espanhol do Programa Idiomas Sem Fronteiras (SeSU/MEC) na UFSCar e desde 2018 também é coordenadora geral. Atualmente, desempenha função de coordenadora institucional na UFSCar do Programa Residência Pedagógica para o período de 2020 a 2021. Pesquisa e orienta na área de Lingüística Aplicada, principalmente com formação de professores de línguas a partir dos seguintes temas: a) processos de ensino e aprendizagem de língua espanhola com uso de tecnologias digitais; b) profissionalidade docente; c) elaboração de materiais e recursos didáticos na perspectiva da educação aberta e tecnologias digitais no ensino de línguas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1015869228676997 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Via Washington Luis, Km. 235 Caixa Postal 676 Rural 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518372 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2016-2018. GPEALE -Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Lingua Estrangeira - UNESP
      Descrição: O grupo de pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras – GPEALE – reúne#10;pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos, que têm se debruçado sobre#10;problemáticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, políticas linguísticas,#10;formação docente, entre outros, a partir da perspectiva discursiva de linha francesa e da#10;linguística aplicada atual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Nildicéia Aparecida Rocha - Coordenador / Cibele Rozenfeld - Integrante / Rosangela Gileno Sanchez - Integrante.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    2. 2016-Atual. Tecnologias digitais em contextos de ensino e aprendizagem de espanhol como lingua estrangeira: novos modelos didaticos
      Descrição: Este projeto tem por objetivo geral problematizar as possibilidades e limites do ensino e aprendizagem de língua espanhola com uso de tecnologias digitais. Partimos do pressuposto de que um dos principais desafios atuais de professores de línguas é integrar o uso de (novas) tecnologias às suas práticas didáticas, pois é inegável que a cibercultura (LÉVY, 1999) e as tecnologias digitais influenciam as formas de comunicação e interação contemporâneas, cada vez mais mediadas por telas (CANCLINI, 1997), construídas em rede (CASTELLS, 1999) e influenciadas pela cultura do remix (BUZATO, 2013). Os alunos que chegam às escolas não apenas são “nativos digitais” (PRENSKY, 2001; CASSANY e AYALA, 2008), mas são produtores de conteúdos digitais, transitam pelas “nuvens”, estão cada vez mais conectados e se relacionam pelas redes sociais digitais, o que demanda o trabalho com a linguagem na perspectiva dos letramentos (GEE, 1996; CASSANY, 2006; SIGNORINI, 2012). As novas formas de produzir, compartilhar e “consumir” os textos e, portanto, de interagir socialmente impõem questionamentos éticos, políticos e pedagógicos quanto à elaboração e desenvolvimento de atividades de línguas. São objetivos específicos deste projeto, portanto: a) discutir aspectos relacionados com o design de recursos e materiais didáticos na perspectiva colaborativa (SOTO, GREGOLIN e ROZENFELD, 2012), da ubiquidade (COPE e KALANTZIS, 2009; SANTAELLA, 2013), da cultura do remix (BUZATO, 2013), e da gamificação (GEE, 2004) e b) problematizar novos modelos didáticos na perspectiva de converter as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em TAC (Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento) (SANCHO, 2008), com vistas a superar a visão instrumentalizadora que ainda é muito presente nas discussões sobre os “usos de tecnologias” nos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Portanto, o projeto de pesquisa buscará contribuir para as reflexões sobre a relevância dos “ambientes pessoais de aprendizagem” (ADELL e CASTAÑEDA, 2010) na perspectiva de converter as TIC em TEP (Tecnologias para o Empoderamento e Participação cidadã) (ROMÁN-MENDOZA, 2018), levando em consideração o papel social do ensino de língua espanhola no desenvolvimento de cidadãos para a intervenção na vida pública (PÉREZ GÓMEZ, 2002).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Coordenador / Carla Maluf Tomazella - Integrante / Cristiane Nordi - Integrante / Larissa Cristina de Arruda Benedini - Integrante / Adriana Cícera Amaral Fâncio - Integrante / Roberta Rossetti - Integrante / André Zovadelli - Integrante / Fabiana Batista - Integrante / Rafaela Grossi Bolito - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    3. 2011-2016. Experiencias de utilizacion de TIC: construccion de una red virtual de investigadores.
      Descrição: Projeto em colaboracão internacional com a Universidad de Valladolid. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto objetivam: a) a análise de documentação e pesquisas relacionadas com a Sociedade da Informação e Novas Tecnologias; b) o intercâmbio de experiências de utilização, metodologias e técnicas didáticas no uso de Novas Tecnologias; c) a elaboração de espaço virtual para difusão de dados e comunicação e d) o intercâmbio de conteúdos digitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Coordenador / Miguel López Coronado - Integrante / Beatriz Sainz de Abajo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    4. 2011-2014. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: (Aprovado no âmbito do EDITAL UNIVERSAL) - As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Aida Victoria Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto Abreu - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / ALICE PIERSON - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    5. 2010-2012. Analise das estrategias de motivacao presentes em materiais e recursos para o ensino-aprendizagem de lingua espanhola em contexto online
      Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduacao em Lingu'istica da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Coordenador. Número de produções C, T A: 20 / Número de orientações: 2
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    6. 2008-2010. Exploracao didatica do ambiente virtual Moodle no ensino-aprendizagem de linguas
      Descrição: (PROPq UFSCar/ PIADRD – Programa Institucional de Apoio ao Docente Recem-Doutor). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Coordenador. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    7. 2008-2010. Linguagem, Educacao e Virtualidade - LEV
      Descrição: O grupo LEV dedica-se à pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de línguas em contextos semi-presenciais e à distância. Particularmente, as reflexões giram em torno à inserção de novas tecnologias na formação inicial e continuada de professores. Compõem o grupo pesquisadores da UNESP, da USP e da UFSCar, estudantes de pós-graduação stricto e lato sensu e estudantes de graduação da UNESP Araraquara. As linhas de ação do grupo se articulam em torno de diferentes aspectos da área de linguagem e de ensino-aprendizagem de línguas: constituição de novos gêneros discursivos em contexto digital, elaboração e avaliação de cursos de língua estrangeira on-line em modalidade semi-presencial e à distância, formação reflexiva de professores para contextos virtuais e semi-presenciais, uso de ferramentas disponíveis em plataformas virtuais e inserção de novas tecnologias na escola pública. Nesta perspectiva, seu trabalho apresenta as seguintes repercussões: desenvolvimento de teses, dissertações, monografias; planejamento e implantação de cursos de extensão virtuais oferecidos à comunidade; realização de encontros bianuais com publicação de anais; publicação de livros; participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais e articulação com a rede pública de ensino para apoio à inserção de novas tecnologias de forma reflexiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Ucy Soto - Coordenador / MÔNICA FERREIRA MAYRINK O'KUINGHTTONS - Integrante.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
    8. 2008-Atual. Grupo de Pesquisa PRODELE (Profissionalidade Docente e Ensino de Lingua Espanhola)
      Descrição: O Grupo PRODELE (Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola) se dedica a investigar aspectos relacionados ao trabalho e à profissionalizacão docente, mais especificamente a docência em língua espanhola em contexto brasileiro, problematizando algumas das relações existentes entre currículo, metodologias e tecnologias e suas implicações para o ensino de língua espanhola como língua estrangeira no Brasil. A partir de aporte teórico da Linguística Aplicada, da Educação e das Teorias da Comunicação, as pesquisas mais atuais desenvolvidas pelos membros do grupo buscam compreender e problematizar as possibilidades e limites do ensino e aprendizagem de língua espanhola com uso de tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Coordenador / Ucy Soto - Integrante / Carla Maluf Tomazella - Integrante / Beatriz Sainz de Abajo - Integrante / Cristiane Nordi - Integrante / Geandro Oliveira - Integrante / Adriana Pilla - Integrante / Larissa Oliveira Benedini - Integrante / Adriana Cícera Amaral Fâncio - Integrante / Roberta Rossetti - Integrante / André Zovadelli - Integrante / Fabiana Batista - Integrante / Rafaela Grossi Bolito - Integrante. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 6
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. III PREMIO quot;CRISTÓBAL DE VILLALÓNquot; A LA INNOVACIÓN EDUCATIVA PARA EL AULA DE E/LE, Universidad de Valladolid (UVA) / Diputación Provincial de Valladolid.. 2008.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. Encuentro de Profesores de Español como Lengua Extranjera. 2017. (Encontro).
    2. III Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (FOMPE).PPGPE UFSCar. 2016. (Outra).
    3. I Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (FOMPE). 2014. (Encontro).
    4. Reunião Científica da ANPED. 2014. (Congresso).
    5. Ciclo de Palestras da disciplina Identidade e ensino.Profissionalidade docente e ensino de línguas: processos e práticas identitária. 2013. (Seminário).
    6. Congresso Nacional de Linguagem e Discurso. Práticas de formação de professores de línguas: trabalho docente e processos identitários. 2013. (Congresso).
    7. IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Portifólios colaborativos e construção de processos reflexivos sobre a docência. 2013. (Congresso).
    8. V Seminario de Estudos Linguisticos da UNESP.Sessao de Debates. 2013. (Seminário).
    9. IV Seminario de Estudos Linguisticos da UNESP.Sessao de Debates. 2012. (Seminário).
    10. II ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.Síntese Geral do Evento - “PIBID em Ação: Universidade e Escola fazendo a diferença”. 2011. (Encontro).
    11. I Simpósio de Linguística e Tecnologia Educativa - quot;Linguagens, tecnologias, práticas de leitura e escrita: converg6enciasquot;.II Workshop de Práticas de Leitura e Escrita - quot;Leitura e escrita: tecnologias e ensinoquot;. 2011. (Simpósio).
    12. IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Experimentando estratégias para o ensino de línguas: o PIBID UFSCar como espaco para (re)construcao de praticas reflexivas. 2011. (Congresso).
    13. 14 Jornada de Letras.Cursos de língua com Moodle: novos espaços para ensinar e aprender. 2010. (Outra).
    14. 58 Seminario do GEL.Uso de TIC`s em cursos de língua espanhola: novas demandas de formação. 2010. (Seminário).
    15. Congreso Internacional de Educación: Haciendo escuela desde Rosario. Las TIC´s en la enseñanza de lenguas: nuevas demandas en la formación de profesores. 2010. (Congresso).
    16. III Congresso Latino-Americano de Formacao de Professores de Linguas (CLAFPL). 'Ensino de Espanhol e Virtualidade: experiências e reflexões. 2010. (Congresso).
    17. III Simpósio Internacional SITRE - Trabalho, Relacoes de trabalho, educacão e identidade.Uso de entornos virtuales en la formación de profesionales en los ámbitos de turismo y de enseñanza-aprendizaje de lengua. 2010. (Simpósio).
    18. Simpósio de Letras: Linguagens Linguagens - Producão, Recepcão e Ensino.Tecnologias aplicadas ao ensino de LEM. 2010. (Simpósio).
    19. VI Encontro Virtual de Documentacão em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.Uso de ambientes virtuais no ensino de línguas: novas demandas de formação. 2010. (Encontro).
    20. VIi Encontro Virtual de Documentacão em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.Recursos e materiais para o ensino de língua online: limites e possibilidades. 2010. (Encontro).
    21. 17 INPLA - Intercambio de Pesquisas em Linguistica Aplicada.Novas tecnologias na sala de aula de línguas: (re)construindo conceitos e práticas. 2009. (Simpósio).
    22. 2o Colóquio Internacional Brasil x Espanha: Experiencias de Aprendizagem Mediada por Computador.EAD e produção de multimídia: levando projetos educacionais ao sucesso com suporte de órgãos especializados em apoiar o gerenciamento.Virtual learning environment: a turism spanish course for brazilian students. 2009. (Encontro).
    23. 57° Seminário do GEL.Interação em cursos de língua a distância: estratégias motivacionais utilizadas na plataforma Moodle. 2009. (Seminário).
    24. Encuentros Cervantes.Diseño de cursos de lengua española con Moodle: nuevos entornos para enseñar y aprender. 2009. (Encontro).
    25. Jornada Cientifica e Tecnologica da UFSCar.Curso de extensao semi-presencial novas tecnologias na sala de aula de linguas relato de experiencias e desafios. 2009. (Outra).
    26. VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: qualidade em EAD. 2009. (Congresso).
    27. III EIDE - Encuentro Iberoamericano de Educación.Aplicación de TICS en la enseñanza-aprendizaje de lengua extranjera: curso Español para Turismo. 2008. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. BIAZOLLI, C. C.; MACHADO, D. F. V. ; TEIXEIRA, I. M. C. ; GREGOLIN, I. V.. 1a. Jornada das Licenciaturas da UFSCar: profissão docente em pauta - O que aprendemos com a COVID-19? (Comissão Organizadora). 2020. Congresso
    2. GREGOLIN, I. V.. Ciclo de Palestras do PPGPE. 2016. (Outro).. . 0.
    3. GREGOLIN, I. V.. I Encontro do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar): A produção do conhecimento científico em Educação. 2015. (Outro).. . 0.
    4. GREGOLIN, I. V.; RODRIGUES, L. ; CAPPELLINI, E.. Oficinas do PIBID-Letras: questões teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de línguas materna e estrangeiras. 2015. Outro
    5. GREGOLIN, I. V.; RODRIGUES, L. ; CAPPELLINI, E.. Oficinas do PIBID-Letras: questões teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de línguas materna e estrangeiras. 2014. Outro
    6. FERREIRA, L. C. ; ABREU, A. S. C. ; GREGOLIN, I. V.. Ciclo de Palestras - Leitura em Foco. 2011. Outro
    7. FERREIRA, L. C. ; ABREU, A. S. C. ; GREGOLIN, I. V.. II Seminário sobre Práticas Conmtemporâneas de Leitura. 2011. Outro
    8. SOTO, U. ; GREGOLIN, I. V. ; MAYRINK, M. F. ; GABRIELLI, K. ; ROZENFELD, C.. Linguagem, Educação e Virturalidade - II Encontro Capes-Mecd/Dgu. 2008. Outro
    9. GREGOLIN, I. V.. Comissão Organizadora do III Seminário de Análise do Discurso quot;Diálogos, fronteiras, limitesquot;. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Isadora Valencise Gregolin ⇔ Ana Sílvia Couto de Abreu (3.0)
      1. ABREU, A. S. C. ; GREGOLIN, I. V. ; FERREIRA, L. C.. Aciepe Arriscando-se na escrita. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza;Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar – algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Editora Compacta. 2016.v. 1, p. 20-32.
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      2. GREGOLIN, I. V.; ABREU, A. S. C. ; SALVADOR, J.. Escrita de portifólios e reflexões sobre a docência na área de Letras do PIBID-UFSCar. Em: Elaine Mateus; Michele Salles El Kadri; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Experiencias de formacao de professores de linguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. 1ed.Campinas. : Pontes Editores. 2013.v. 1, p. 253-270.
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      3. ABREU, A. S. C. ; FERREIRA, L. C. ; GREGOLIN, I. V. ; MAGRI, M. V.. Arriscando-se na escrita 2011. 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17