Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ana Silvia Couto de Abreu

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade de Taubaté (1985), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação (subárea Tecnologia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Exerce o cargo de Professor Adjunto IV na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Departamento de Metodologia de Ensino, sendo docente no Curso de Licenciatura em Letras da UFSCar. Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, ambos da UFSCar, além de ser pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri/Unicamp). Em suas pesquisas circulam, principalmente, os seguintes temas: autoria; discurso; políticas públicas; formação de professores; recursos educacionais, integridade na pesquisa. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7461517670259813 (19/01/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Via Washington Luis, Km. 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518670 URL da Homepage: www.dme.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. Achieving research integrity by authorship policies
      Descrição: The production of science is a collective process, in which ethics and integrity are essential, for its effects, among others, in the credibility assigned to the achieved results. Research integrityis referred, in outline, to values as intellectual honesty and responsibility, with regard to the formulation and conduction of the research, as well as regarding its disclosure. One of the ethical dimensions of the scientific knowledge development refers to the discursive process. Thereby, it is applicable to situate the field of scientific production in the field of authorship, as an author is the one who produces the knowledge and is responsible for its formulation, which is not a reclusive activity, since the author is inserted in a process of affiliation to determined knowledge communities. Furthermore, the signification of the words is not static; there are movements of meanings due to the different conditions of knowledge production, constituted by social, political and economic aspects. Thus, we aim to comprehend the conceptions of research integrity,science, authorship in the scientific field and research misconduct,that are present in the following corpus, intending to go beyond the descriptive presentations of scientific misconduct and to contribute to a more detailed comprehension of authorship policies: a) Database constituted by 534 cases and discussed by the Committee of Publication Ethics; b) Authorship and Plagiarism Discussion Documents (Committee on Publication Ethics); c) Case summaries of research misconduct(Misconduct Case Summaries -The Office of Research Integrity (ORI-USA), from 2008 to 2016); d) Case Summaries of research misconduct (FAPESP - Boas PráticasCientíficas - Sumários de Casosfrom 2012 to 2016); e) Brazilian and international documents about Research Integrity (universities, funding agencies and scientific events, from 2006 to 2016).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
    2. 2016-Atual. Alcancando integridade na pesquisa mediante politicas de autoria
      Descrição: Produzir ciência é um processo coletivo, no qual ética e integridade são essenciais, por seus efeitos, entre outros, na credibilidade atribuída aos resultados. Integridade na pesquisa se refere, em linhas gerais, a valores, como honestidade intelectual e responsabilidade, em relação à formulação e condução da pesquisa, bem como em relação a sua divulgação. Uma das dimensões éticas da construção de conhecimento científico refere-se ao processo discursivo. Assim, cabe situar o campo da produção científica no campo da autoria, pois autor é aquele que produz saber e é responsável por sua formulação, sendo esta uma atividade não totalmente solitária, pois o autor está inserido em um processo de filiação a determinadas comunidades de saber. Além disso, os significados das palavras não são estáticos; há movimentos de sentidos, devido às diferentes condições de produção de conhecimento, constituídas por aspectos sociais, políticos e econômicos. Assim, buscamos compreender as concepções de integridade na pesquisa, de ciência, de autoria no campo científico e de má conduta na pesquisa, que circulam no corpus a seguir, tendo como objetivo maior ir além de apresentações descritivas de más condutas científicas e contribuir para uma compreensão aprofundada de políticas de autoria: a) Banco de 534 casos discutidos pelo Committee of Publication Ethics; b) Documentos de Discussão Autoria e Plágio (Committee of Publication Ethics; c) Sumários de casos de má conduta em pesquisa (Misconduct Case Summaries -The Office of Research Integrity (ORI-USA), de 2008 a 2016; d) Sumários de casos de má conduta em pesquisa (FAPESP - Boas Práticas Científicas - Sumários de Casos, de 2012 a 2016; e) Documentos brasileiros e internacionais sobre Integridade na Pesquisa (universidades, agências de fomento e eventos científicos, de 2006 a 2016).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
    3. 2014-2016. Politica dos Recursos Educacionais Abertos em questao: autoria, formacao docente e cultura digital
      Descrição: No presente projeto, em uma perspectiva discursiva, inscrita na filiação da Análise de Discurso francesa, buscaremos compreender o funcionamento discursivo dos Recursos Educacionais Abertos (REA), tendo como foco seus efeitos potenciais de desestabilização dos sentidos de material didático, formação e atuação docente, acesso a bens culturais, processos de autoria, bem como seus efeitos enquanto configuração de uma política pública cultural e educacional pautada nos princípios da colaboração e da abertura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
    4. 2011-2013. Politicas de Autoria no Brasil: uma analise discursiva
      Descrição: Este estudo objetiva compreender como sentidos de proteção ao autor vêm se estabilizando, tendo em vista novas possibilidades de convergência tecnológica, em que esferas são eliminadas na relação autor/público, o que tem colocado questões ao arquivo jurídico vigente sobre direitos autorais. Discursos de resistência ao modelo atual são postos a circular, configurando-se como falas desorganizadas, falhas que podem levar a uma mexida na aparente completude do arquivo jurídico. Parte-se da hipótese de que o espaço digital vem sendo tomado, por algumas instituições, como um território a ser ocupado e governado/controlado, fruto de um processo de disputa já existente nos espaços urbanos, mas que toma diferentes dimensões por conta do modo de funcionamento do digital. Pretende-se, então, trabalhar as conexões entre o urbano e o digital e seus desdobramentos nas práticas sociais nesses espaços, no que se refere às tomadas de posição do Ministério da Cultura do Brasil frente às questões dos direitos autorais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador / wilson Ricardo Barbosa dos Santos - Integrante / Iasmyn da Costa Brecciani - Integrante / CRISTIAN DOS SANTOS - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
    5. 2011-2013. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    6. 2009-2013. Autoria e Plagio - Questoes discursivas e efeitos na formacao de professores
      Descrição: Novos modelos de construção e de circulação de bens culturais significam diferentes relações entre produtor e público, trazendo questionamentos aos sentidos de direitos autorais instituídos por leis e tratados nacionais e internacionais, em um confronto entre regulação e transgressão. Esse confronto coloca às vistas um jogo de forças entre discursividades, como a do copyright e a do copyleft, passando por outras nem sempre admitidas, mas fortemente presentes na sociedade; esse entrecruzamento de discursividades em conflito atinge o atual modelo brasileiro de garantias ao autor, no que se refere, especialmente, aos seus direitos quanto à reprodução de sua obra. O foco de nossa pesquisa incide sobre essa questão da reprodução de obras e os sentidos de autoria, tendo em vista, especialmente, as novas possibilidades oferecidas pelos ambientes digitais. A partir da fundamentação teórica da Análise de Discurso, especialmente os autores Pêcheux, Foucault e Orlandi, tomamos como objeto tanto os discursos que circulam nos cursos Leitura/Escrita e Tecnologias Digitais na Educação e Aciepe Autoria e Plágio oferecidos, por nós, à distância, tendo o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, quanto notícias que circulam na mídia jornalística brasileira, impressa e virtual, de casos envolvendo plágios, bem como o site do Ministério da Cultura, em sua seção Direitos Autorais. Quais os sentidos que professores e alunos fazem circular sobre autoria e plágio em tempos de internet? Qual o peso da materialidade nas relações discursivas? Quais os possíveis efeitos das formulações das notícias sobre plágio na constituição de um imaginário sobre autoria, ética e práticas de aprendizagem no espaço escolar? Qual o papel do Estado na relação entre proteção ao autor e acesso às obras? Essas são algumas das questões que nos mobilizam. As análises iniciais apontam para o fortalecimento de redes econômicas periféricas de distribuição, para a existência de modelos mais flexíveis de licenças. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
    7. 2008-2011. Disputas Territoriais no espaco urbano e no digital - os direitos autorais (no grupo e-Urbano)
      Descrição: Parte-se da hipótese de que o espaço digital vem sendo tomado, por algumas instituições, como um território ? a ser ocupado e governado/controlado, fruto de um processo de disputa já existente nos espaços urbanos, mas que toma diferentes dimensões por conta do modo de funcionamento do digital. Pretende-se, então, trabalhar as conexões entre o urbano e o digital e seus desdobramentos nas práticas sociais nesses espaços, no que se refere às tomadas de posição da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e do Ministério da Cultura do Brasil, atualmente envolvidos no chamado movimento de Governança da Internet, frente às questões dos direitos autorais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador / Cristiane Pereira Dias - Integrante.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovada no Concurso Público para as áreas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa - 1o. Lugar., Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas - UFSCar.. 2008.
      Membro: Ana Sílvia Couto de Abreu.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. Simpósio de Ética e Integridade na Pesquisa. 2016. (Simpósio).
    2. 63o. Seminário do GEL.Acesso a recursos e gestos de filiação - memórias em jogo. 2015. (Seminário).
    3. IV Colóquio Internacional de Análise de Discurso. Discursos na Rede - políticas que circulam no espaço digital. 2015. (Congresso).
    4. VI CONFOA Conferência Acesso Aberto.CONFOA faz história. 2015. (Outra).
    5. Encontro Discursivo "Arquivo, Discurso e Sentido" com a Profa. Dra. Verli Petri da UFSM. 2014. (Encontro).
    6. III Jornada Nacional de Tecnologia, Novas Mídias e o Ensino em suas redes discursivas.Conferência de Encerramento: Entre técnica e risco: o ensino e suas discursividades. 2014. (Outra).
    7. The Second European Conference on Language Learning.Educational Policy and Openm Resources in Brazil: A Discursive Analysis. 2014. (Outra).
    8. VIII CIDU - Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Expositor "La construcción de saberes acerca de la enseñanza: um desafío para la docencia universitaria y de nivel superior". 2014. (Congresso).
    9. XXVI Semana de Letras - I Simpósio Nacional de Estudos da Linguagem.Mesa-redonda: Tecnologia e Educação. 2014. (Simpósio).
    10. IV Ciclo de Palestras em Análise do Discurso.Autoria: Sentidos de Gestão Coletiva. 2013. (Outra).
    11. Semana Letras UNESP ARARAQUARA.Políticas de Autoria. 2013. (Outra).
    12. VII CODAIP - Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. 2013. (Congresso).
    13. VII Seminário em Análise de Discurso. 2013. (Seminário).
    14. XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Comentários de notícias: um olhar para a dispersão. 2013. (Simpósio).
    15. 60o GEL. Associações de proteção ao autor e seus efeitos de formulação no espaço digital. 2012. (Congresso).
    16. Autoria e Coautoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Autoria. 2012. (Seminário).
    17. Fios ao Tear Conversas com a Análise do Discurso sobre Autoria.Autoria - No risco daquilo que escapa à estabilidade. 2012. (Seminário).
    18. International Conference on New Horizons in Education. Authorship and plagiarism: discoursive issues and educational effects. 2012. (Congresso).
    19. 9th International Conference on the Book. Conflicts between copyright and. 2011. (Congresso).
    20. I Congresso Internacional de Texto e Discurso. ESQUECIMENTOS FORA DO ACASO? MEMÓRIA E POLÍTICAS DE AUTORIA. 2011. (Congresso).
    21. II Jornada e-Urbano.Circulacao de sentidos em tempos de apreensoes, manifestos e fóruns: a reproducao de obras em questao. 2011. (Outra).
    22. I Jornada do E-L@DIS.Sujeitos entre travas e deslizes -Técnica enquanto política. 2011. (Outra).
    23. Seminário Internacional Discurso sobre a Língua. 2011. (Seminário).
    24. 5o. Seminário Nacional "O professor e a leitura do jornal".Posição docente e construção de saberes - Sentidos que circulam na mídia. 2010. (Seminário).
    25. I Encontro de Licenciaturas em Letras.Interlocução no ambiente virtual como um caminho para escrita e reescrita. 2010. (Encontro).
    26. I Jornada e-Urbano.Direitos Autorais. 2010. (Outra).
    27. I Seminário sobre Práticas Contemporaneas de Leitura.Percursos nos estudos da escrita e da leitura no espaço digital. 2010. (Seminário).
    28. I Simpósio sobre Ensino de Línguas e Ensino de Literatura: ?Texturas do Saber?.PCNs e Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Simpósio).
    29. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
    30. II CIAD- A ordem do olhar: discurso, semiologia, história.Discursos na Rede. 2009. (Outra).
    31. Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Gestos de escrita em ambientes virtuais de aprendizagem: entre abertura e administração de sentidos. 2009. (Simpósio).
    32. VI Congresso Internacional da ABRALIN. Governança, Estado e Democracia nos Discursos da Governança da Internet. 2009. (Congresso).
    33. 60a. Reunião Anual da SBPC. 2008. (Outra).
    34. 60a. Reunião Anual da SBPC JOVEM.Uma Internet governável?. 2008. (Outra).
    35. III Jornada de Análise do Discurso na Ciência da Informação.Arquivos Falhados. 2008. (Outra).
    36. Redes do Futuro: Evolução e Complexidade. 2008. (Simpósio).
    37. Seminário sobre Educação à Distância e Formação de Professores. 2008. (Seminário).
    38. VI Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: As Políticas do Consenso. 2008. (Encontro).
    39. XI Jornada Internacional de História das Idéias Lingüísticas. 2008. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. ABREU, A. S. C.; KROKOCSZ, M.. Ciclo de Palestras Prodocência - Autoria e plágio na redação científica. 2015. Outro
    2. ABREU, A. S. C.; AMIEL, T.. Ciclo de palestras Prodocência: Palestra Educação Aberta. 2015. Outro
    3. ABREU, A. S. C.; GAMA, R. P. ; GREGOLIN, I.V.. Cultura na Rua em Santa Eudóxia. 2013. Outro
    4. GALLI, F.C.S. ; ABREU, Ana Silvia Couto de. Grupo Temático Discurso e Rede Eletrônica - SILEL. 2013. Congresso
    5. ABREU, A. S. C.; C.L.. I Seminário Sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2010. Outro
    6. ABREU, A. S. C.. GT Autoria no espaço digital: questões discursivas e educacionais. 2009. (Congresso).. . 0.
    7. ABREU, A. S. C.; Marzouki,M. ; et. al.. II Global Internet Governance Academic Network Symposium www.igloo.org/giganet. 2008. Outro
    8. ABREU, A. S. C.. Primeira Semana de Pôsteres dos Trabalhos de Conclusão de Cursos. 2004. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Ana Sílvia Couto de Abreu ⇔ Isadora Valencise Gregolin (3.0)
      1. ABREU, A. S. C. ; GREGOLIN, I. V. ; FERREIRA, L. C.. Aciepe Arriscando-se na escrita. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza;Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar – algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Editora Compacta. 2016.v. 1, p. 20-32.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GREGOLIN, I. V.; ABREU, A. S. C. ; SALVADOR, J.. Escrita de portifólios e reflexões sobre a docência na área de Letras do PIBID-UFSCar. Em: Elaine Mateus; Michele Salles El Kadri; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Experiencias de formacao de professores de linguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. 1ed.Campinas. : Pontes Editores. 2013.v. 1, p. 253-270.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ABREU, A. S. C. ; FERREIRA, L. C. ; GREGOLIN, I. V. ; MAGRI, M. V.. Arriscando-se na escrita 2011. 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17