Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jose Artur Barroso Fernandes

Professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2001 e 2007), com pós-doutorado pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência como docente e como pesquisador na área de Educação, atuando nos seguintes temas: comunicação multimodal, educação ambiental, tecnologias de informação e comunicação na educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências, educação em contextos não escolares, atividades de campo, turismo e produção de material didático. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8165573791698296 (08/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2015
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação. Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis São Domingos 24210201 - Niterói, RJ - Brasil Telefone: (21) 26292665 URL da Homepage: http://www.uff.br/?q=setor/faculdade-de-educacao
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2014-2016. Tecnologias de Informacao e Comunicacao na Divulgacao Cientifica: a pesquisa em teses e dissertacoes no periodo de 2002 a 2012
      Descrição: O projeto pretende contribuir para a reflexão sobre o amadurecimento das pesquisas na interface do uso das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação - e dos processos educacionais, buscando investigar o recorte dado na intersecção do uso de tais tecnologias e da Divulgação Científica, como uma primeira abordagem sobre a produção acadêmica nessa temática. A abordagem metodológica é baseada em estudos da produção bibliográfica, do tipo "estado da arte", tendo por objetivos específicos (1) identificar as principais áreas de conhecimento envolvidas na produção das dissertações e teses selecionadas; (2) mapear as principais temáticas investigadas no conjunto de trabalhos selecionado e (3) identificar os contextos educacionais (escolares ou não escolares) envolvidos nas produções analisadas. O projeto está vinculado ao estágio de pós-doutorado desenvolvido no PPGEAS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na Faculdade de Formação de Professores - FFP da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob a supervisão do prof. Luís Fernando Marques Dorvillé.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Artur Barroso Fernandes - Coordenador.
      Membro: Jose Artur Barroso Fernandes.
    2. 2012-2014. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: O projeto, desenvolvido por um grupo interdisciplinar de formadores de professores, do Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar, invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão da disciplina Estágio Supervisionado na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da UFSCar no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Tem como objetivo: 1. Compreender como vem se dando a formação inicial na docência tendo em vista as particularidades do estágio supervisionado; 2. Identificar os desafios que se apresentam quando escola e universidade se propõem a um trabalho colaborativo no que se refere à formação docente inicial; 3. Compreender em que medida as especificidades das áreas influenciam as análises dos estagiários quanto à concepção deles sobre a docência e os ambientes educacionais; 4. Compreender como vem se constituindo a identidade profissional dos estagiários tendo em vista as práticas propostas pela disciplina Estágio Supervisionado; 5. Compreender como se configura o discurso dos estagiários nos diferentes momentos do estagio e de que forma o contato com a escola e as práticas na universidade reconfiguram esse discurso; 6. Identificar/caracterizar os sentidos/discursos de prática e de estágio presentes nos documentos oficiais; 7. Identificar/caracterizar de que modo os sentidos/discursos de prática e de estágio estão configurados nos currículos das licenciaturas da UFSCar; 8. Entender como os estagiários analisam sua preparação propiciada pelas disciplinas do curso e sua experiência no estágio. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Denise da Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Renata Prenstetter Gama - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante.
      Membro: Jose Artur Barroso Fernandes.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Marcos L Souza - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante.
      Membro: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
    3. 2010-Atual. A EDUCACAO AMBIENTAL NO BRASIL Analise da producao academica (dissertacoes e teses)
      Descrição: O projeto, com sede no Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", conta com a participação de pesquisadores de diversas IES, especialmente do Estado de São Paulo (UNESP Rio Claro, UNICAMP e USP Ribeirão Preto) tem como objetivos básicos: (A) Concluir a recuperação dos documentos que constituem a produção acadêmica e científica sobre Educação Ambiental no Brasil e organizar o acervo dos documentos referenciados (dissertações e teses); (B) Classificar os documentos referenciados conforme descritores apropriados e produzir catálogos analíticos da produção (impresso e virtual); (C) Identificar algumas das lacunas existentes na produção acadêmica e científica, as quais permitirão o incentivo à produção de novos estudos; (D) Divulgar as informações obtidas mediante o emprego de diferentes mídias; (E) Descrever e analisar os documentos obtidos produzindo estudos do tipo ?estado da arte? conforme focos de interesse; (F) Colaborar com a definição de políticas públicas sobre Educação Ambiental e sobre pesquisa nesta área no país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ivan Amorosino do Amaral - Integrante / Luiz Marcelo de Carvalho - Coordenador / Clarisse Sumi Kawasaki - Integrante / Dalva M. B. Bonotto - Integrante / Maria Bernardete da S. Carvaalho - Integrante / Rosa Maria F. Cavalari - Integrante / Luiz Carlos Santana - Integrante / Mauricio dos Santos Matos - Integrante / Jorge Megid Neto - Integrante.
      Membro: Jose Artur Barroso Fernandes.
    4. 2009-2010. A gestao da leitura conjunta de recursos semioticos graficos na aula de Biologia
      Descrição: O presente projeto se situa na linha de pesquisa da análise multimodal da comunicação em sala de aula de Biologia no ensino médio. O foco recai sobre a mediação do professor na interpretação que os alunos fazem dos recursos semióticos gráficos utilizados em sala, com especial atenção para as estratégias utilizadas pelo professor na gestão do uso de tais recursos com a finalidade de construir retoricamente a narrativa científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jose Artur Barroso Fernandes - Coordenador / Jorge Felipe de Moura Jesus - Integrante / Michele Fernanda Baptista - Integrante.
      Membro: Jose Artur Barroso Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. 13th International Seminar on Environmental Education Research.What is critical about contemporary 'critical' environmental education research?. 2015. (Seminário).
      2. VIII EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Síntese dos Grupos de Discussão de Pesquisa. 2015. (Congresso).
      3. VIII EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental e Culturas. 2015. (Congresso).
      4. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Educação não formal, divulgação científica e currículos. 2014. (Encontro).
      5. 2º Congresso de Pesquisa do Ensino - Ciências e Biologia. A formação Inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia e formação de professores para a docência universitária. 2013. (Congresso).
      6. 2º Congresso de Pesquisa do Ensino - Ciências e Biologia. Comissão Científica. 2013. (Congresso).
      7. Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas. 2013. (Outra).
      8. IV Encontro do PIBID UFSCar.Sessão de Comunicações. 2013. (Encontro).
      9. V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Educação.Debatedor. 2013. (Seminário).
      10. XI Congresso de Ecologia. Comissão Científica. 2013. (Congresso).
      11. IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Formação de professores de Biologia e as diretrizes curriculares. 2012. (Encontro).
      12. IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Comissão Científica. 2012. (Encontro).
      13. Curso de Extensão "Divulgação Científica e Ensino de Ciências".A Atividade de campo como recurso pedagógico. 2011. (Outra).
      14. Encontro Regional PIBID 2011 da UNESP.Formação de Professores no âmbito do PIBID: proposições e ações. 2011. (Encontro).
      15. VI EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.Pesquisa em Educação Ambiental e Questões Metodológicas. 2011. (Encontro).
      16. III Encontro Nacional de Ensino de Biologia; IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Rergional 5; V Encontro Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.Membro do comitê científico. 2010. (Encontro).
      17. III Encontro Nacional de Ensino de Biologia; IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Rergional 5; V Encontro Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.O discurso da Biologia inventada pela mídia. 2010. (Encontro).
      18. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCarCA. 2009. (Seminário).
      19. IX Congresso de Ecologia do Brasil. Comissão Científica. 2009. (Congresso).
      20. VIII Congreso Internacional sobre Investigacion en Didáctica de las Ciencias. 2009. (Congresso).
      21. Idéias Sobre as Ciências e Sobre o Ensino de Ciências Naturais. 2008. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. GUIMARAES, M. ; SANCHES, C. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SANTOS, A. M. M. ; FREIRE, L. ; FERNANDES, J. A. B.. VIII EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2015. Congresso
      2. BIZERRA, A. F. ; SILVA, R. L. F. ; FERNANDES, J. A. B. ; SHUVARTZ, M. ; BARZANO, M. A. L.. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2014. Congresso
      3. CAVALARI, R. M. F. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; ROSA, A. V. ; KAWASAKI, C. S. ; BONOTTO, D. M. B. ; OLIVEIRA, H. T. ; FERNANDES, J. A. B. ; PRINTES, L. B. ; SANTANA, L. C. ; CARVALHO, L. M. ; CARVALHO, M. B. S. S. ; TOZONI-REIS, M. F. C. ; ZUIN, V. G.. VII EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2013. Congresso
      4. DUARTE, M. ; ONOFRE, M. R. ; SOUSA, M. C. ; GREGOLIN, I. V. ; CALDEIRA, A. D. ; FERNANDES, J. A. B.. IV Encontro do PIBID UFSCar. 2013. Congresso
      5. BARZANO, M. A. L. ; SHUVARTZ, M. ; FONSECA, L. C. S. ; OLIVEIRA, L. G. ; FERNANDES, J. A. B.. IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012. Congresso
      6. KAWASAKI, C. S. ; FERNANDES, J. A. B. ; BONOTTO, D. M. B. ; OLIVEIRA, H. T. ; CARVAALHO, M. B. S. ; CAVALARI, R. M. F. ; ZUIN, V. G. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; SANTANA, L. C. ; CARVALHO, L. M. ; MATOS, M. S. ; FIGUEIREDO, R. A. ; PRINTES, L. B. ; ROSA, A. V.. VI EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2011. Congresso
      7. FERNANDES, J. A. B.; CARVALHO, L. M. ; CAVALARI, R. M. F. ; FIGUEIREDO, R. A. ; KAWASAKI, C. S. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; MATOS, M. S. ; PRINTES, L. B. ; ROSA, A. V. ; SANTANA, L. C. ; ZUIN, V. G. ; OLIVEIRA, H. T.. V EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. Congresso
      8. FERNANDES, J. A. B.. IX EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2004. (Congresso).. . 0.
      9. FERNANDES, J. A. B.. VIII EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2002. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Jose Artur Barroso Fernandes ⇔ Fernando Stanzione Galizia (1.0)
        1. MACHADO, D. D. ; GALIZIA, F. S. ; FERNANDES, J. A. B. ; FIORUSSI, E.. O estágio curricular obrigatório na formação do educador Musical: a proposta da UFSCar para a modalidade a distância. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17