Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernando Stanzione Galizia

Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas. Tem atuado no curso de Licenciatura em Música, modalidade presencial. Atuou também nos cursos de Pedagogia, modalidades presencial e à distância. Atua ainda como professor de Didática Geral de todas as demais Licenciaturas desta universidade. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical e Pedagogia Universitária (GEPEMPU) e coordenador do programa de extensão Ações e Reflexões em Educação e Educação Musical. É membro do Conselho Consultivo da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) e foi membro do Conselho de Administração e gerente artístico-pedagógico da mesma instituição. Entre 2005 e 2008 integrou o grupo de trabalho Mundus Musicalis, sobre mobilidade acadêmica internacional em música, coordenado pela AEC (Associação Européia de Conservatórios - Holanda) e financiado pelo Projeto Erasmus Mundus da União Européia. Atuou como editor do periódico Cadernos da Pedagogia no período entre 2009 e 2011. Atualmente é Diretor Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Coordenador da Rede Paulista de Educação Musical (REPEM). Possui doutorado em Educação pela UFSCar, mestrado em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase em educação musical e pedagogia universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior de música, metodologia de ensino em música, didática geral, didática do ensino superior, interculturalidade, formação de professores de música e pesquisa da própria prática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4007795540173093 (27/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33518668
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. O trabalho docente em tempos de isolamento social: um estudo nas redes de ensino de Sao Carlos
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa survey cujo objetivo geral é mapear como se desenvolveu o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, nas redes municipal, estadual e particular de São Carlos/SP, durante o período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Como objetivos específicos, este estudo se propõe a: (i) identificar as relações estabelecidas entre poder público, gestão escolar e classe docente durante a reorganização do sistema educacional em decorrência do isolamento social; (ii) compreender como os professores entenderam a importância e o papel atribuídos à Educação Básica pela sociedade em geral e poder público neste contexto emergencial, em termos das funções social e política da escola e da valorização do professor; e (iii) caracterizar as influências deste contexto nas condições de trabalho docente quanto ao planejamento, ao desenvolvimento e à relação das atividades com o ensino a distância e o uso de tecnologias. Serão convidados a participar da pesquisa os professores das redes municipal, estadual e particular da cidade de São Carlos/SP. Sua participação consistirá em responder um questionário online. Esperamos que a pesquisa auxilie nas reflexões sobre o trabalho docente desses professores durante o período de isolamento social; para isso, partimos da hipótese de que esses profissionais foram chamados a atuar em outra lógica que não a que estavam acostumados ? mudando de ensino presencial para o ensino a distância ? em um curto período de tempo e sem suporte material, psicológico e/ou formativo suficientemente adequado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fernando Stanzione Galizia - Coordenador / Caroline Carnielli Biazolli - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Paulo Sergio Bretones - Integrante.
      Membro: Fernando Stanzione Galizia.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa survey cujo objetivo geral é mapear como se desenvolveu o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, nas redes municipal, estadual e particular de São Carlos/SP, durante o período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Como objetivos específicos, este estudo se propõe a: (i) identificar as relações estabelecidas entre poder público, gestão escolar e classe docente durante a reorganização do sistema educacional em decorrência do isolamento social; (ii) compreender como os professores entenderam a importância e o papel atribuídos à Educação Básica pela sociedade em geral e poder público neste contexto emergencial, em termos das funções social e política da escola e da valorização do professor; e (iii) caracterizar as influências deste contexto nas condições de trabalho docente quanto ao planejamento, ao desenvolvimento e à relação das atividades com o ensino a distância e o uso de tecnologias. Serão convidados a participar da pesquisa os professores das redes municipal, estadual e particular da cidade de São Carlos/SP. Sua participação consistirá em responder um questionário online. Esperamos que a pesquisa auxilie nas reflexões sobre o trabalho docente desses professores durante o período de isolamento social; para isso, partimos da hipótese de que esses profissionais foram chamados a atuar em outra lógica que não a que estavam acostumados ? mudando de ensino presencial para o ensino a distância ? em um curto período de tempo e sem suporte material, psicológico e/ou formativo suficientemente adequado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Fernando Stanzione Galizia - Coordenador / Caroline Carnielli Biazolli - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Paulo Sergio Bretones - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. I Encontro de Professores de Música da Educação Básica da UFSCar.Ações e Reflexões para o fortalecimento do Ensino de Música na Escola. 2019. (Encontro).
      2. I Encontro de Professores de Música da Educação Básica da UFSCar.O Ensino de Música na Educação Básica: trajetórias dos professores, conquistas e limitações. 2019. (Encontro).
      3. IV Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. Caminhos e descaminhos da docência universitária. 2019. (Congresso).
      4. I Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. A construção epistemológica no campo da Pedagogia Universitária. 2018. (Congresso).
      5. XI Encontro Regional Sudeste da ABEM.Relações étnico-raciais e educação musical: um estudo nos artigos da revista da ABEM e Educação Musical e educação para as relações étnico-raciais: a realidade de um curso superior de licenciatura em música. 2018. (Encontro).
      6. I Seminário da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES). 2017. (Seminário).
      7. XXIII Congresso Nacional da ABEM. ?Não é estranho fazer uma atividade só porque ela vale nota?? Reflexões sobre cultura escolar, paradigma tradicional e ensino superior de Música. 2017. (Congresso).
      8. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em MúsicaaM. Aproximações entre a interculturalidade e o ensino de harmonia na universidade. 2017. (Congresso).
      9. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Ensino superior de música: desvelando efeitos de verdade no conteúdo trabalhado. 2016. (Congresso).
      10. X Congresso Internacional de Teoria Crítica: tecnologia, violência, memória. 2016. (Congresso).
      11. X Encontro Regional Sudeste da ABEM/ III Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro Ii.Introdução à Harmonia da Música Popular. 2016. (Encontro).
      12. Perfil do profissional Músico no Brasil. 2015. (Outra).
      13. XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Ensino Superior de Música: possíveis contribuições da Didática Crítica Intercultural para a superação do Paradigma Tradicional. 2015. (Congresso).
      14. 9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical de la Sociedad Internacional de Educación Musical ISME. "Ensino superior de música: uma pesquisa sobre autonomia e consciência crítica dos alunos" e "O ensino de choro cantado: relato de experiência das oficinas de voz do projeto Conhecendo o Choro". 2013. (Congresso).
      15. V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Ensino superior de música: uma pesquisa sobre autonomia e consciência crítica dos alunos. 2013. (Seminário).
      16. IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM.Projeto Conhecendo o Choro. 2012. (Encontro).
      17. VI Seminário do ensino de graduação da UFSCar. 2012. (Seminário).
      18. XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Aprendizagem centrada no aluno: possibilidades de aplicação no ensino superior de música. 2011. (Congresso).
      19. II Seminário sobre Políticas Públicas: Financiamento da Educação Básica. 2010. (Seminário).
      20. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
      21. VI EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.O músico empreendedor: novas possibilidades de atuação e novas necessidades de formação profissional em música. 2010. (Encontro).
      22. V Semana da Educação Musical da UFSCar.Organizações Sociais de Cultura: novos espaços de atuação para o educador musical. 2010. (Outra).
      23. XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Aprendendo música na escola: uma proposta de ensino musical curricular e extracurricular a alunos da educação básica. 2010. (Congresso).
      24. A construção de mapas conceituais em diferentes áreas do conhecimento - conceituação geral. 2009. (Oficina).
      25. Grupo de trabalho licenciaturas (prodocência): "a formação de professores". 2009. (Outra).
      26. III Seminário da Associação Amigos do Projeto Guri.Gestão de Qualidade do Ensino Musical. 2009. (Seminário).
      27. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCAR: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
      28. IV Semana da Música.Lei n. 11.769: O que mudou?. 2009. (Encontro).
      29. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino da Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem.Oficina O Moodle no Ensino Presencial. 2009. (Oficina).
      30. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15 Simpósio Paranaense de Educação Musical. Educação Musical e organizações sociais de cultura: uma parceria entre a UFSCar e o Projeto Guri. 2009. (Congresso).
      31. EaD em Educação Musical. 2008. (Outra).
      32. XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. GALIZIA, F. S.. I Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. 2018. (Congresso).. . 0.
      2. GALIZIA, F. S.. XI Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2018. (Outro).. . 0.
      3. GALIZIA, F. S.. Roda de conversa "A Pedagogia Universitária como Campo Epistemológico". 2017. (Outro).. . 0.
      4. GALIZIA, F. S.; CAVALCANTE, F. S. ; SILVA, José A.. II Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar - MoMA. 2012. Festival
      5. GALIZIA, F. S.; CAVALCANTE, F. S. ; SILVA, José A.. I Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar - MoMA. 2011. Festival

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Fernando Stanzione Galizia ⇔ Daniela Dotto Machado (1.0)
        1. MACHADO, D. D. ; GALIZIA, F. S.. O projeto de extensão ?Aprendendo música na escola: uma proposta de ensino musical curricular e extracurricular a alunos da educação básica? e sua 2ª edição no ano de 2010. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Fernando Stanzione Galizia ⇔ Jose Artur Barroso Fernandes (1.0)
        1. MACHADO, D. D. ; GALIZIA, F. S. ; FERNANDES, J. A. B. ; FIORUSSI, E.. O estágio curricular obrigatório na formação do educador Musical: a proposta da UFSCar para a modalidade a distância. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático
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    Data de processamento: 12/10/2020 19:56:17