Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Guilherme Arantes Mello

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1996); especialização em Medicina Geral Comunitária pelo SUS-SP/Hospital Santa Marcelina (1998); mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Unicamp (2005); e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1623699393928200 (06/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2012
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. Rua Botucatu 740, 4o andar Vila Clementino 04023062 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55764848 Ramal: 1893 URL da Homepage: http://www.epm.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2012-2013. Rede de atencao as urgencias e emergencias: avaliacao da implantacao e desempenho das Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
      Descrição: Avaliar os fatores que favorecem e dificultam o desempenho das UPAs com foco na resolubilidade e na constituição e governança das redes de atenção às urgências e emergências (RUE). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Guilherme Arantes Mello - Coordenador / Luciana Dias de Lima - Integrante / Nelson Ibañez - Integrante / Ana Luiza d'Àvila Viana - Integrante / Paulo Carrara de Castro - Integrante / Oziris Simões - Integrante / Hudson Pacifico da Silva - Integrante / Paulo Henrique D'Angelo Seixas - Integrante / Gabriela Granja - Integrante / Gilberto Scarazatti - Integrante. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Guilherme Arantes Mello.
    2. 2011-2012. Avaliacao dos Servicos de Assistencia Medica Ambulatorial - AMAs e integracao da rede assistencial com base nos atributos da Atencao Primaria
      Descrição: O objetivo é identificar o status da integração dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de São Paulo, com foco, em especial, na integração AMA/UBS, bem como de seus desempenhos nos atributos da APS. Partiu-se da visão dos profissionais e gerentes envolvidos localmente e da população usuária, tanto das AMAs quanto UBSs. Espera-se que os resultados encontrados contribuam não só na identificação do status do processo atual de integração AMA-UBS, mas também auxiliem a gestão municipal no aprimoraramento da APS oferecidas aos cidadão paulistanos. A pesquisa é composta por dois eixos, um qualitativo e outro quantitativo. No primeiro foram ouvidos profissionais e gestores do nível local. O segundo é composto por diversos subprojetos, a saber: a) Aplicação do Primary Care Assessment Tool (PCAT)R, instrumento voltado a qualificar a APS a partir de suas dimensões essenciais, em Gestores, Médicos e Enfermeiros de AMAs e UBSs. b)Aplicação do PCAT em amostra aleatória de usuários de AMAs e UBSs. c) Aplicação de questionário elaborado pela equipe de pesquisadores focado na integração AMA-UBS em Gestores, Médicos e Enfermeiros de AMAs e UBSs. d) Aplicação de questionário elaborado pela equipe de pesquisadores focado na integração AMA-UBS em amostra aleatória de usuários de AMAs e UBSs além da realização de um Inquerito de Base Populacional para avaliar demanda e oferta de serviços de saúde pela população de dois Distritos Administrativos do Município de São Paulo.Também foram colhidos dados de produção, perfil das organizações parceiras, entre outros, para melhor contextualizar os achados da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Arantes Mello - Integrante / Ana Luiza d`Ávila Viana - Integrante / Aylene Bousquat - Coordenador / Nelson Ibañez - Integrante / Marcelo Marcos Piva Demarzo - Integrante / Marcelo Cardoso Pinheiros - Integrante / Tereza Mizue Nakagawa - Integrante. Financiador(es): Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Auxílio financeiro.
      Membro: Guilherme Arantes Mello.
    3. 2008-2010. Avaliacao Nacional das Comissoes Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de inducao da regionalizacao no SUS
      Descrição: A fragilidade de experiências combinadas de regionalização e descentralização no SUS requer explicação. Envolvendo diferentes instituições de pesquisa (Faculdade de Medicina da USP, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), essa investigação teve como objetivos principais: mapear os modelos de regionalização em saúde nos estados identificando seus condicionantes estruturais, institucionais e políticos; avaliar a dinâmica de funcionamento das Comissões Intergestores Bipartites (CIB) e suas relações com a regionalização; identificar impactos e inovações nos sistemas de saúde. Privilegiou-se o período de 2007 a 2010, adotando-se métodos quantitativos e qualitativos: entrevistas com gestores; análise documental; observação participante; elaboração de base de indicadores e construção de uma tipologia nacional dos CGR. Foram selecionados quatro grandes blocos de variáveis responsáveis pelos rumos da regionalização. O primeiro refere-se ao contexto político e econômico nacional em que emerge a regionalização. Os demais, de natureza estadual ou local, procuram apreender os contextos específicos (histórico-estrutural, político-institucional e conjuntural), a direcionalidade (ideologias, atores mobilizados, objeto, estratégias e instrumentos), e o processo de implementação (institucionalidade e governança da regionalização). Em relação às CIB, considerou-se a institucionalidade, o conteúdo das negociações intergovernamentais, o processo político, os padrões de relacionamento, as formas e impactos da interação com a regionalização. Observou-se que a regionalização favoreceu mudanças importantes no exercício de poder no interior da política de saúde (novos atores, ideologias, estratégias e instrumentos), o que coloca enormes desafios para a governança do processo. Atuação como subcoordenadora da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Guilherme Arantes Mello - Integrante / Fabíola Lana Iozzi - Integrante / Ana Luiza D' Avila Viana - Coordenador / Luciana Dias de Lima - Integrante / Cristiani Vieira Machado - Integrante / Mariana Vercesi de Albuquerque - Integrante / Roberta Gondim de Oliveira - Integrante / Adelyne Maria Mendes Pereira - Integrante / Ana Paula Santana Coelho - Integrante / Nadia Pinheiro Dini - Integrante / Maria Luiza Levi - Integrante / Jasmil A. Oliveira - Integrante / João Scatena - Integrante / Maria Paula Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação Faculdade de Medicina - Bolsa / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
      Membro: Guilherme Arantes Mello.
    4. 2008-Atual. Linhagens do pensamento politico sanitario brasileiro
      Descrição: Análise da construção do pensamento sanitário brasileiro no século XX em conjunção com o momento político e epistemológico epocal. Objetiva dar visibilidade ao processo histórico de conformação das matrizes discursivas e conceitos que se perenizaram – e porventura ressignificaram ou pereceram no tempo – desvelando ainda as dimensões política e cientifica do que usualmente é lido como rupturas paradigmáticas da saúde pública brasileira. Em síntese, uma abordagem dos fundamentos históricos do campo sanitário na perspectiva crítica das práticas políticas e científicas atuais neste campo, e que se contrapõe a visão utilitarista da história (a história como fonte de erros a ser evitados, quot;história mestra da vidaquot;, etc).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Arantes Mello - Coordenador. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Guilherme Arantes Mello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. Reunião do PROVAB.Reunião do PROVAB. 2012. (Encontro).
      2. 11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2011. (Congresso).
      3. III Congrresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Um olhar histórico sobre o acompanhamento da saúde da criança na atenção básica. 2011. (Congresso).
      4. I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde - Abrasco. Colóquio com o Professor Jairnilson Paim sobre a reforma sanitária brasileira e o Sistema Único de Saúde. 2010. (Congresso).
      5. III Encontro Nacional das Comissões Intergestores Bipartite. 2010. (Encontro).
      6. II Seminário de avaliação do desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2010. 2010. (Seminário).
      7. Oficina para definição das prioridades de pesquisa em saúde para o programa de pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS/SP) Edição 2011-12.PPSUS/SP. 2010. (Oficina).
      8. CEBES: O público e o privado na saúde. 2009. (Seminário).
      9. II Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Congresso).
      10. Seminário Internacional: os desafios do ensino da Atenção Básica - Graduação em Medicina. 2007. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (6)
        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Bruno José Barcellos Fontanella (5.0)
          1. FONTANELLA, Bruno José Barcellos ; Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; MELLO, Guilherme Arantes ; Fortes, Sandra Lúcia Correia Lima. Os usuários de álcool, Atenção Primária à Saúde e o que é. Interface (Botucatu. Impresso). v. 15, p. 573-585, issn: 1414-3283, 2011.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. MELLO, Guilherme Arantes; FONTANELLA, Bruno José Barcellos ; DEMARZO, Marcos Piva Demarzo. Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde - Origens e diferenças conceituais. Revista de APS (Impresso). v. 12, p. 204-213, issn: 1516-7704, 2009.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. Mello, Guilherme Arantes ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Souto, Bernardino Geraldo Alves ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Demarzo, Marcelo Marcos Piva. Médico de família: ser ou não ser? Dilemas envolvidos na escolha desta carreira. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 33, p. 475-482, issn: 0100-5502, 2009.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. Fontanella, Bruno José Barcellos ; Mello, Guilherme Arantes ; Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Turato, Egberto Ribeiro. Percepção da síndrome de dependência por pacientes em tratamento. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso). v. 57, p. 196-202, issn: 0047-2085, 2008.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Marcelo Marcos Piva Demarzo (3.0)
          1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Mello, Guilherme Arantes ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Souto, Bernardino Geraldo Alves ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Demarzo, Marcelo Marcos Piva. Médico de família: ser ou não ser? Dilemas envolvidos na escolha desta carreira. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 33, p. 475-482, issn: 0100-5502, 2009.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Fontanella, Bruno José Barcellos ; Mello, Guilherme Arantes ; Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Turato, Egberto Ribeiro. Percepção da síndrome de dependência por pacientes em tratamento. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso). v. 57, p. 196-202, issn: 0047-2085, 2008.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Débora Gusmão Melo (1.0)
          1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Lucimar Retto da Silva de Avó (1.0)
          1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Petterson de Jesus Floriano (1.0)
          1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Guilherme Arantes Mello ⇔ Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi (1.0)
          1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35