Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Roberto de Queiroz Padilha

Médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Marília (1979), tem mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2003).Tem trajetória profissional nas áreas de Gestão em Saúde (Diretor da Faculdade de Medicina de Marília, Diretor do Hospital de Clinicas de Marilia, Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Secretário Executivo da Comissão Nacional de Residência Médica CNRM, Conselheiro do CREMESP), de Atenção a Saúde ( médico com atuação privada, membro do corpo clinico do Hospital Sírio Libanês e medico sanitarista da SES/SP) e na área da Educação em Saúde, que aparece com maior destaque na trajetória ( autoria e assessoria de implantação de currículos médicos da Faculdade de Medicina de Marília , Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Caetano do Sul campus Bela Vista,SP, UNIMAX em Indaiatuba entre outros, é autor e coordenador de diversos cursos de pós graduação nas áreas de gestão em saúde, saúde da família, saúde baseada em evidências. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2012-Atual. Tecnologias educacionais inovadoras na formacao de profissionais de saude e na educacao em servico
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Essa orientação, baseada em teorias comportamentalistas da educação, gerou: antecipação da teoria em relação à prática; baixa integração entre disciplinas; abordagem fragmentada de conhecimentos, habilidades e atitudes; e valorização do conhecimento factual ao invés do raciocínio. Nesses currículos, o professor atua como fonte do conhecimento e o educando como receptor e reprodutor dos conhecimentos transmitidos. A organização de programas educacionais orientados por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da avaliação formativa e critério-refenciada fazem parte de um conjunto de novas tecnologias educacionais que, combinadas, visam potencializar a interação educando-conteúdo-professor, no sentido de uma educação construtivista e voltada à transformação das práticas. Na área da saúde, a grande relevância da abordagem construtivista da educação responde ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa visa analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Coordenador / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    2. 2010-Atual. Avaliacao de Resultados da Implantacao da Gestao da Clinica na Atencao Hospitalar
      Descrição: O Projeto Gestão da Clínica para Hospitais do SUS visa o desenvolvimento de tecnologia para a gestão da clínica voltada aos hospitais públicos, no sentido da qualificação do cuidado à saúde. Essa qualificação permitirá a articulação desses serviços e de seus produtos às redes de atenção à saúde do SUS, contribuindo para a construção de linhas de cuidado e para a melhoria do cuidado hospitalar de pacientes com condições passíveis de internação. Em âmbito ampliado, contribui para a consolidação dos princípios de integralidade e equidade. Para tanto, construir o referencial teórico da gestão da clínica e formar profissionais envolvidos na assistência hospitalar são elementos que compõem uma formulação que demanda investigação, tanto na certificação da intervenção ? processo de formação ? como nos resultados e impactos alcançados na realidade dos hospitais envolvidos no projeto. O estudo se propõe a avaliar os resultados do projeto no que se refere a mudanças no cuidado ao usuário e na formulação e implementação dos projetos aplicativos, incluindo as modificações na integração do hospital com a rede de atenção à saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Coordenador / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Sissi Marilia dos Santos Foghieri Pereira - Integrante / Gilson Caleman - Integrante / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante / Silvio Fernandes da Silva - Integrante / Paulo Carrara de Castro - Integrante / Maria Manuela P. C. A. dos Santos - Integrante / Victor Grabois - Integrante / Luciana Faluba Damázio - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    3. 2010-Atual. Tecnologias Educacionais Inovadoras na Pos-Graduacao
      Descrição: A aprendizagem baseada em problemas - ABP, a problematização (narrativas da prática) e a dramatização, entre outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem, fazem parte de um conjunto de novas estratégias e tecnologias educacionais que podem ser combinadas para resignificar e potencializar a interação participante-conteúdo-professor (Venturelli 1997; Barrows, 1980; Cristensen). O Curso de Especialização em Gestão da Atenção à Saúde apresenta uma organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoriaprática, utiliza uma abordagem pedagógica construtivista e fundamentada na aprendizagem significativa e de adulto, e emprega metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliação de competência. Considerando que a ABP e a problematização têm largo emprego em programas de graduação, especialmente na área da saúde (Barrows, 1980; Schmidt, 1983; Freire, 1996; Venturelli 1997; Lima, 2002), este projeto visa analisar a utilização e impacto dessas tecnologias em programas de pós-graduação, testando a hipótese: As tecnologias educacionais inovadoras promovem a pró-atividade na gestão do conhecimento?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Coordenador / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante / Luciana Faluba Damázio - Integrante / Lúlia Queiroz Silva - Integrante / Osvino P. Souza Filho - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    4. 2009-Atual. Avaliacao dos Cursos de Gestao da Clinica nas Redes de Atencao a Saude e Hospitais do SUS
      Descrição: Os objetivos do projeto englobam essencialmente a construção de um referencial teórico-metodológico sobre gestão da clínica e uma proposta educacional construtivista voltada à socialização dessa construção com profissionais das redes de atenção à saúde e hospitais do SUS participantes deste projeto. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante / Oswaldo Y. Tanaka - Coordenador / Silvio Fernandes da Silva - Integrante / José Lúcio Martins Machado - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    5. 2009-Atual. Sistematizacao do Processo de Construcao das Premissas e Praticas de Gestao de Pessoas: a Experiencia do Hospital Sirio-Libanes
      Descrição: O Projeto consiste na descrição e avaliação do processo de construção das premissas e práticas de Gestão de Pessoas, a partir da experiência do Hospital Sírio Libanês. O Projeto deverá explicitar: a) os objetivos do Projeto, o contexto em que foi desenvolvido, as necessidades que pretendia atender e os dados relevantes ao entendimento da solução. b) o referencial teórico nos temas relacionados ao Projeto; c) as premissas norteadoras da solução desenvolvida; d) a metodologia aplicada e as etapas de desenvolvimento da solução; e) os resultados qualitativos e quantitativos da solução implementada; f) conclusão com reflexão acerca das lições aprendidas e futuros desdobramentos da solução, se houver. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Sandra Cristine da Silva - Integrante / Fabio Patrus Mundim Pena - Coordenador / Gonzalo Vecina Neto - Integrante / Paulo Chapchap - Integrante / Ligia Mari Mardiression - Integrante / Paulo Roberto Leal - Integrante / Jânio Marlon Bento - Integrante / Ruth Steuer - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Poster. 2012. (Congresso).
      2. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Colóquio Medicina do Futuro. 2012. (Congresso).
      3. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Team Based Learning. 2012. (Congresso).
      4. I Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Saúde Coletiva. 2012. (Encontro).
      5. II Simpósio de Pós-Graduação da FAMEMA: Interdisciplinariedade no ensino em Saúde e no Envelhecimento.Os desafios na GEstão da Saúde no Brasil. 2012. (Simpósio).
      6. II Simpósio de Pós-Graduação da FAMEMA: Interdisciplinariedade no ensino em Saúde e no Envelhecimento. 2012. (Simpósio).
      7. QualiHosp 2012 - Qualidade e segurança: educação e prática no século XXI.Acesso às novas tecnologias. 2012. (Seminário).
      8. Reunião de Coordenadores de PPG da área de Saúde Coletiva. 2012. (Encontro).
      9. XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. não se aplica. 2012. (Congresso).
      10. Conferência Internacional III Fronteiras da Educação Médica - Uma síntese das práticas contemporâneas em pesquisa.Mesa Redonda. 2011. (Outra).
      11. Fórum da Regional São Paulo da ABEM.Cenários de Prática. 2011. (Outra).
      12. Fórum de Enfrentamenteo à Violência.Projetos de educação visando a proteção de crianças e adolescentes no enfrentamento da violência, abuso e exploração sexual. 2011. (Outra).
      13. Fórum Internacional SPDM Saúde em 2021.O Hospital em 2021. 2011. (Outra).
      14. XXIX Congresso Médico Acadêmico de Santos. Oficina de Residência Médica. 2011. (Congresso).
      15. Administração Baseada em Evidências. Why Evidence Based Management in Academic Medic Centers?.Adminsitração Baseada em Evidências. 2010. (Outra).
      16. XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. Palestrante. 2010. (Congresso).
      17. 8º Forum Lincoln Freire "As Transformações da Família e da Sociedade e seu Impacto na Infância e na Juventude".Crise na Formação do Pediatra Brasileiro: Comissão Nacional de Residência Médica. 2009. (Outra).
      18. Conferência Internacional Fronteiras da Educação Médica.Painel Simulações. 2009. (Seminário).
      19. V Congresso Internacional de Médicos em Angola. Educação Médica Face às Metas de DEsenvolvimento do Milênio. 2009. (Congresso).
      20. 46º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. 46º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2008. (Congresso).
      21. Seminário Internacional em Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde.Membro da Comissão Científica. 2008. (Seminário).
      22. Seminário Internacional em Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde.Grupo de discussão sobre Monitoramento de Qualidade em Redes de Serviços de Saúde - PAtologias Traçadoras do Seminário Internacional em Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. 2008. (Seminário).
      23. V Seminário Nacional do Reuni.Gestão da Educação em Saúde: Inovações, Integrações e Flexibilidade Regulamentar para as Novas Demandas da Formação em Saúde. 2008. (Seminário).
      24. EXPOMANAGEMENT 2007. 2007. (Outra).
      25. Fórum de Ensino Médico do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da PUC-Rio.Perfil Ideal do Professor para Ensinar na Pós-Graduação.. 2007. (Outra).
      26. Fórum de Ensino Médico do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da PUC-Rio.Um Currículo Inovador para uma Escola Médica da Atualidade.. 2007. (Outra).
      27. II Encontro Nacional da Rede de Centros Colaboradores 2006. 2007. (Encontro).
      28. QUALIHOSP 2007 - VII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. 2007. (Congresso).
      29. QUALIHOSP 2007 - VII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. Membro da Comissão Científica. 2007. (Congresso).
      30. Simpósio Internacional de Educação Médica e III Simpósio LAtino-Amerciano de Educação Médica, Psicanálise e Psicologia da Saúde.Inovação. 2007. (Simpósio).
      31. Curso de Odontologia Hospitalar.Medicina Baseada em Evidências. 2006. (Outra).
      32. Expomanagement 2006. 2006. (Encontro).
      33. Reflexões e Experiências de Bioética na Educação Médica.Reflexões e Experiências de Bioética na Educação Médica. 2006. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. PADILHA, R.Q.. Curso de Mastologia Básica do Hospital Sírio Libanês. 2014. (Outro).. . 0.
      2. PADILHA, R.Q.. IV Fronteiras da Educação Médica - uma síntese das práticas contemporâneas em pesquisa. 2013. (Congresso).. . 0.
      3. MACHADO, J.L.M. ; PADILHA, R.Q.. Conferência Internacional III Fronteiras da Educação Médica - Uma síntese das práticas contemporâneas em pesquisa. 2011. Outro
      4. PADILHA, R.Q.. Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde e 10º Encontro Nacional de Gerentes de Risco da Rede Sentinela. 2008. (Outro).. . 0.
      5. PADILHA, R.Q.. II Mostra Secretaria Estadual de Saúde. 2008. (Outro).. . 0.
      6. PADILHA, R.Q.. Seminário Estadual de Saúde Mental. 2008. (Outro).. . 0.
      7. PADILHA, R.Q.. Simpósio Internacional de Cirurgia Segura e Gestão da Clínica. 2008. (Outro).. . 0.
      8. PADILHA, R.Q.. Simpósio Internacional de Medicamentos. 2008. (Outro).. . 0.
      9. PADILHA, R.Q.. Encontro de Sensibilização da Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2008. (Outro).. . 0.
      10. PADILHA, R.Q.. Seminário Internacional 20 Anos SUS. 2008. (Outro).. . 0.
      11. PADILHA, R.Q.. Tendências da Educação Médica. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Roberto de Queiroz Padilha ⇔ Valéria Vernaschi Lima (9.0)
        1. SILVA, S. C. ; SIQUEIRA, I.L.C. ; PADILHA, R.Q. ; LIMA, V. V. ; Santos, L. ; Candida, M.. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova ferramenta educativa para enfermagem. Nursing (São Paulo). v. v. 10, p. 382-386, issn: 1415-8264, 2007.
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        2. SOEIRO, E. ; CALEMAN, GILSON ; OLIVEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P.Z. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
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        3. SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; OLIVIERA, J.M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P.Z. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Educação na saúde para preceptores do SUS. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
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        4. LIMA, V. V.; PEREIRA, S. M. S. F. ; PADILHA, R. Q. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; OLIVEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P. ; SILVA, S.F.. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
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        5. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V. ; SILVA, S.F. ; TEMPSKI, P. ; OLIVEIRA, M. S. ; OLIVEIRA, J. M. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; PEREIRA, S. M. S. F.. Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão da Atenção à Saúde: Cenário 2012. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
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        6. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Vigilância Sanitária. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
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        7. Rollo, A.A ; JORGE, A.A. ; SIMÕES, C.M. ; SILVA, E.D. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; PINTO, H. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; AMARAL, M.A. ; OLIVEIRA, M. S. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Gestão das Clínicas nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
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        8. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
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        9. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
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      • Roberto de Queiroz Padilha ⇔ Geovani Gurgel Aciole da Silva (3.0)
        1. ACIOLE, Giovanni Gurgel ; LIma, V.V. ; OLIVEIRA, José Maurício de ; PADILHA, Roberto de Queiroz ; ROLLO, Adail de Almeida ; SOEIRO, Everton. Caderno do Especializando e Guia do Facilitador em Gestão da Clinica. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual e Guia Pedagógico Instrucional
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        2. ACIOLE, Giovanni Gurgel ; LIma, V.V. ; OLIVEIRA, José Maurício de ; SOEIRO, Everton ; PADILHA, Roberto de Queiroz. Guia do Especializando 2007. 2007. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual e Guia Pedagógico Instrucional em Gestão da Atenção a Saúde
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        3. ACIOLE, Giovanni Gurgel ; LIma, V.V. ; OLIVEIRA, José Maurício de ; PADILHA, Roberto de Queiroz ; SOEIRO, Everton. Caderno do Especializando 2006. 2006. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual e Guia Pedagógico Instrucional
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    Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35