Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Valeria Vernaschi Lima

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e em Educação para Profissionais de Saúde pela Universty of Illinois at Chicago (2001), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Medicina e do Mestrado em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Educação de Profissionais de Saúde Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, organização curricular, currículo orientado por competência, avaliação de estudantes, avaliação de programas de saúde e de educação, gestão da clínica e educação permanente de profissionais de saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7945420582384290 (13/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2016
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Rod. Washington Luis, Km 235 13655-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518340 URL da Homepage: http://ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2013-2015. A implantacao de projetos de mudanca da gestao da clinica nos Hospitais do SUS
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implantação de projetos de mudança da gestão da clínica em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos específicos são: (a) analisar os sentidos atribuídos à implantação de projetos de mudança da gestão da clínica em hospitais do SUS por parte da equipe de profissionais envolvidos nessa implantação; (b) Caracterizar as ações iniciais de implantação, em termos de objetivos propostos e estratégias utilizadas para tais propósitos; (c) Avaliar a coerência entre o projeto e as ações iniciais desenvolvidas e (d) Elaborar indicadores de avaliação das ações iniciais de implantação de propostas de mudança da gestão da clínica em hospitais do SUS. Os marcos teórico-conceituais são: avaliação de implantação; gestão da clínica e habitus. O desenho metodológico baseia-se na perspectiva de avaliação qualitativa desenvolvida a partir de estudos de casos. São etapas da pesquisa: (1) análise dos 34 projetos de aplicação gerados no Curso de Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS; (2) seleção de três casos de hospitais a serem avaliados; (3) realização de trabalho de campo nos hospitais selecionados; (4) síntese da avaliação dos casos e (5) elaboração de um quadro de indicadores para avaliar ações iniciais de implantação de propostas de mudança na gestão da clínica em hospitais do SUS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Romeu Gomes - Coordenador / Silvio Fernandes da Silva - Integrante / Everton Soeiro - Integrante / José Maurício de Oliveira - Integrante / Gilson Caleman - Integrante / Luciana Faluba Damázio - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
    2. 2013-Atual. Gestao do Trabalho na Atencao a Saude
      Descrição: O projeto focaliza a sistematização e a geração do conhecimento sobre as inovações na produção e organização do trabalho em saúde, visando a construção e o fortalecimento das redes de atenção à saúde. Ênfase na integralidade do cuidado, na articulação e organização dos serviços e ações de saúde e no trabalho em equipe multiprofissional, de modo orientado às necessidades de saúde das pessoas e populações. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Gastão Wagner de Souza Campos - Integrante / Sueli Fatima Sampaio - Integrante / Marcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Coordenador / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
    3. 2013-Atual. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formacao em saude
      Descrição: Os desafios da formação de profissionais de saúde no Brasil passam pelo alinhamento dos cursos de graduação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN. Estas deslocaram a ideia de currículo mínimo para um currículo orientado por competência e voltado às necessidades de saúde da população. O currículo, nessa perspectiva, deve articular os objetos educacionais disciplinares, no sentido do desenvolvimento de competência, para promover mudanças nas práticas profissionais. As práticas educacionais devem promover uma formação generalista, humanizada, crítica e com ênfase no compromisso social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. Frente à concepção de uma educação transformadora de práticas, essa pesquisa visa analisar as conquistas e desafios relacionados à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em onze carreiras da área da saúde, de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no período 2001 a 2014.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Sueli Fatima Sampaio - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Patricia Carla de Souza Della Barba - Integrante / Fernando Teles de Arruda - Integrante / Graciene Netto Cardoso Arruda - Integrante / Cristiane Zappulla - Integrante / Camila Millan Paulo - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
      Descrição: Os desafios da formação de profissionais de saúde no Brasil passam pelo alinhamento dos cursos de graduação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN. As DCN de 2001 deslocaram a ideia de currículo mínimo para um currículo orientado por competência e voltado às necessidades de saúde da população. O currículo, nessa perspectiva, deve articular os objetos educacionais disciplinares, no sentido do desenvolvimento de competência, para promover mudanças nas práticas profissionais. As práticas educacionais devem promover uma formação generalista, humanizada, crítica e com ênfase no compromisso social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. Frente à concepção de uma educação transformadora de práticas, essa pesquisa visa analisar as conquistas e desafios relacionados à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em onze carreiras da área da saúde, de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no período 2001 a 2014. Será empregada uma abordagem qualitativa e o tipo do estudo será interpretativo-explicativo, uma vez que visa explicar as causas de um fenômeno, identificando as interações que o produzem. Serão utilizados dados secundários, aos quais se aplicará uma análise documental. Os dados primários serão advindos de entrevistas com gestores dos cursos em questão, sendo analisados por meio da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados serão discutidos à luz dos referenciais da educação socioconstrutivista e do cuidado integral à saúde. A caracterização e análise das conquistas e desafios visam subsidiar os processos de revisão das DCN, desencadeada pelo Ministério da Educação, iniciado em junho de 2014, pela carreira médica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Valéria V Lima - Integrante / Roberto de Q Padilha - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Marcia N. Ogata - Integrante / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / SUELI FATIMA SAMPAIO - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Maria Elisa Agostini Fenerich - Integrante / Graciane Netto Cardoso - Integrante / Fernando Cardoso - Integrante / Cristiane Zapula - Integrante / Samuel Roosevelt Campos dos Reis - Integrante / Dayane Aparecida Silva Costa. - Integrante / Mayara Perna Assoni - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
    4. 2013-Atual. Educacao Permanente em Saude: avancos e desafios para consolidacao do SUS
      Descrição: A Educação Permanente em Saúde (EPS) trabalha com ferramentas que buscam a reflexão crítica sobre as práticas de atenção, gestão e formação, sendo, por si só, um processo educativo aplicado ao trabalho, possibilitando mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas e uma melhor articulação para dentro e para fora das instituições. A investigação sobre processos de EPS visa identificar as dimensões de gestão e de educação no uso desse dispositivo e em que grau são produzidas mudanças de práticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marcia Ogata - Coordenador / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Vera Dib Zambon - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
    5. 2012-Atual. Tecnologias educacionais inovadoras na formacao de profissionais de saude e na educacao em servico
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Na área da saúde, essa investigação visa estudar as características e impacto de iniciativas educacionais construtivistas da educação particularmente em relação ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa busca analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Coordenador / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Romeu Gomes - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / José Lúcio Martins Machado - Integrante / Patricia Tempski - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Essa orientação, baseada em teorias comportamentalistas da educação, gerou: antecipação da teoria em relação à prática; baixa integração entre disciplinas; abordagem fragmentada de conhecimentos, habilidades e atitudes; e valorização do conhecimento factual ao invés do raciocínio. Nesses currículos, o professor atua como fonte do conhecimento e o educando como receptor e reprodutor dos conhecimentos transmitidos. A organização de programas educacionais orientados por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da avaliação formativa e critério-refenciada fazem parte de um conjunto de novas tecnologias educacionais que, combinadas, visam potencializar a interação educando-conteúdo-professor, no sentido de uma educação construtivista e voltada à transformação das práticas. Na área da saúde, a grande relevância da abordagem construtivista da educação responde ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa visa analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria V Lima - Coordenador.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Essa orientação, baseada em teorias comportamentalistas da educação, gerou: antecipação da teoria em relação à prática; baixa integração entre disciplinas; abordagem fragmentada de conhecimentos, habilidades e atitudes; e valorização do conhecimento factual ao invés do raciocínio. Nesses currículos, o professor atua como fonte do conhecimento e o educando como receptor e reprodutor dos conhecimentos transmitidos. A organização de programas educacionais orientados por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da avaliação formativa e critério-refenciada fazem parte de um conjunto de novas tecnologias educacionais que, combinadas, visam potencializar a interação educando-conteúdo-professor, no sentido de uma educação construtivista e voltada à transformação das práticas. Na área da saúde, a grande relevância da abordagem construtivista da educação responde ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa visa analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Coordenador / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    6. 2009-2012. Implantacao de um curriculo de medicina: uma analise sob a otica de seus diferentes atores
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo integrado, orientado por competência e que utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Os objetivos desta investigação visa: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira - Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo são os professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos são trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos são analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Romeu Gomes - Integrante / Roseli F da Silva - Coordenador / Cássia R Rodrigues - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Lucimar Retto da Silva de Avó - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma vários objetivos foram desenhados para este estudo: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de frequências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucimar Retto da Silva de Avó - Integrante / Raquel de Faria Brino - Integrante / Aline Guerra Anquilante - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Sissi Marília dos Santos F Pereira - Integrante / Cassia Regina Rodrigues Varga - Integrante / Marcelo Marcos Demarzo - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Silvia Helena Zem Mascarelhas - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Coordenador.
      Membro: Lucimar Retto da Silva de Avo.
    7. 2008-Atual. Ambiente de Computacao Ubiqua para o Ensino de Medicina baseado em ABP - ACUEM
      Descrição: : Este projeto tem por objetivo central o desenvolvimento de uma abordagem para adaptação de conteúdo, centrada no uso de ontologias e frameworks, que será empregada no desenvolvimento de aplicações sensíveis a contexto para um ambiente de Computação Ubíqua, o qual visa dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, que utiliza a abordagem pedagógica da aprendizagem baseada em problemas APB na organização curricular e na prática educativa, e avaliar o impacto dessa mediação no processo ensino-aprendizagem empregado. emprega técnicas de Aprendizagem Baseada em Problema. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Antonio Francisco Prado - Integrante / Wanderley Lopes Souza - Coordenador.
      Membro: Valeria Vernaschi Lima.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo central o desenvolvimento de uma abordagem para adaptação de conteúdo, centrada no uso de ontologias e frameworks, que será empregada no desenvolvimento de aplicações sensíveis a contexto para um ambiente de Computação Ubíqua, o qual visa dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, que utiliza a abordagem pedagógica da aprendizagem baseada em problemas APB na organização curricular e na prática educativa, e avaliar o impacto dessa mediação no processo ensino-aprendizagem empregado. emprega técnicas de Aprendizagem Baseada em Problema. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Valéria V Lima - Integrante / Wanderley Lopez de Souza - Coordenador / Antonio Francisco do Prado - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Honra ao Mérito pela Propriedade Intelectual da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Valéria Vernaschi Lima.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 12o Congresso Rede Unida. Formação de facilitadores em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. 2016. (Congresso).
    2. AMEE 2016. Competency areas in health professional profiles: a Brazilian experience. 2016. (Congresso).
    3. PBL Internacional Conference. Fundamentos educacionais para a formação de facilitadores em metodologias ativas. 2016. (Congresso).
    4. VIII Congresso da Federacíon Farmacéutica Sudamericana - FEFAS. Metodologias inovadoras no ensino de profissionais da saúde. 2015. (Congresso).
    5. 11o. Congresso Internacional Rede Unida. Metodologias inovadoras para a formação de profissionais da saúde. 2014. (Congresso).
    6. Congresso IV Fronteiras da Educação Médica. Formação de profissionais de saúde em gestão da clínica. 2013. (Congresso).
    7. Seminário Formação Profissional na Atenção Primária em Saúde - Rio de Janeiro.Formação de profissionais de saúde em gestão da clínica. 2013. (Seminário).
    8. VI SIMBRAVISA.Resultados do curso de especialização em gestão da vigilância sanitária. 2013. (Simpósio).
    9. VI SIMBRAVISA.A avaliação no curso de especialização em gestão da vigilância sanitária. 2013. (Simpósio).
    10. 50o. Congresso Brasileiro de Educação Médica.Team Based Learning. 2012. (Oficina).
    11. 50o. Congresso Brasileiro de Educação Médica.Perfil de competência do preceptor nos cenários do SUS. 2012. (Oficina).
    12. AMEE 2012. Building competency profiles: a brazilian experience. 2012. (Congresso).
    13. Team Based Learning 2012 Annual Metting. 2012. (Encontro).
    14. 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Parecerista de trabalhos científicos. 2011. (Congresso).
    15. 48º Congresso de Educação Médica. Uso de marrativa na formação médica. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V. ; PEREIRA, S. M. S. F.. Encontro Nacional em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas. 2011. Outro
    2. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V. ; PEREIRA, S. M. S. F.. Encontro Nacional de Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. 2009. Outro
    3. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V. ; PEREIRA, S. M. S. F.. Encontro Nacional de Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2009. Outro
    4. SILVA, R. F. ; LIMA, V. V.. Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de saúde. 2008. Outro
    5. LIMA, V. V.; PEREIRA, S. M. S. F.. Encontros Regionais de Ativação de Processos de Mudança. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Roberto de Queiroz Padilha (9.0)
      1. SILVA, S. C. ; SIQUEIRA, I.L.C. ; PADILHA, R.Q. ; LIMA, V. V. ; Santos, L. ; Candida, M.. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova ferramenta educativa para enfermagem. Nursing (São Paulo). v. v. 10, p. 382-386, issn: 1415-8264, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOEIRO, E. ; CALEMAN, GILSON ; OLIVEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P.Z. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; OLIVIERA, J.M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P.Z. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Educação na saúde para preceptores do SUS. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. LIMA, V. V.; PEREIRA, S. M. S. F. ; PADILHA, R. Q. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; OLIVEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEMPSKI, P. ; SILVA, S.F.. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      5. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V. ; SILVA, S.F. ; TEMPSKI, P. ; OLIVEIRA, M. S. ; OLIVEIRA, J. M. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; PEREIRA, S. M. S. F.. Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão da Atenção à Saúde: Cenário 2012. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      6. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Vigilância Sanitária. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      7. Rollo, A.A ; JORGE, A.A. ; SIMÕES, C.M. ; SILVA, E.D. ; SOEIRO, E. ; CALEMAN, G. ; PINTO, H. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; AMARAL, M.A. ; OLIVEIRA, M. S. ; PADILHA, R. Q. ; SILVA, S.F. ; PEREIRA, S. M. S. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. Gestão das Clínicas nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      8. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]
      9. PADILHA, R. Q. ; LIMA, V. V.. Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2009. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Roseli Ferreira da Silva (2.0)
      1. COSTA, FERNANDA REBOUÇAS MAIA ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI ; SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; FIORONI, LUCIANA NOGUEIRA. Desafios do apoio matricial como prática educacional: a saúde mental na atenção básica. Interface (Botucatu. Online). v. 19, p. 491-502, issn: 1807-5762, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, M.L. ; SILVA, R. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI ; OGATA, M. N.. O papel da residência multiprofissional em saúde e a formação do fisioterapeuta. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Bernardino Geraldo Alves Souto (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Carla Maria Ramos Germano (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
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    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Cássia Regina Rodrigues (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
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    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Débora Gusmão Melo (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
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    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Silvana Gama Florencio Chachá (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
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    • Valéria Vernaschi Lima ⇔ Volia de Carvalho Almeida (1.0)
      1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
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Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35