Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Cassia Regina Rodrigues

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2013), é Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (2010) e do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativo (2009). Atualmente é professora Associada do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades profissionais, psicoterapia psicanalítica, psicanálise, trabalho em equipe e educação permanente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0853095306423954 (24/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Medicina. Rodovia Washington Luís (SP-310) Km 235 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518340 Ramal: 8980 Fax: (16) 33519610 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-2017. Mecanismos de defesas de vitimas de acidente de transito: uma analise psicanalitica
      Descrição: Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, inclusive no Brasil, principalmente entre os homens e jovens. Além de prejuízos financeiros, os acidentes causam sequelas psíquicas em suas vítimas, de formas que elas desenvolvam mecanismos de defesas para que consigam lidar com esse trauma. A Santa Casa de Misericódia de São Carlos recebe as vítimas de acidentes de trânsito do município de São Carlos e será o cenário da coleta de dados referentes a esta pesquisa, que visa analisar os mecanismos de defesa das vítimas de acidentes de trânsito à luz da psicanálise. O referencial psicanalítico funcionará neste trabalho como ferramenta teórico-metodológica para a condução das entrevistas. O objetivo da seguinte pesquisa será analisar os mecanismos de defesa utilizados por vítimas de acidentes de trânsito para enfrentar a situação de trauma. Deverão ser escolhidos aleatoriamente pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos vítimas de acidentes de trânsito e que serão posteriormente abordados por entrevistas semidirigidas de questões abertas. Serão entrevistados quantos sujeitos forem necessários até atingir o ponto de saturação de informações. Os dados serão coletados com registro em gravador de voz e o conjunto de falas transcritas serão tratadas com a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Espera-se gerar conhecimentos adicionais para melhor compreender os fenômenos vivenciados pelas vítimas de acidentes de trânsito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Maria Clara Bittencourt de Faria Santos - Integrante.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    2. 2015-2016. Acidentes de transito: uma frustracao? Um Estudo Qualitativo no vertice Psicanalitico
      Descrição: Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 1,2 milhões de mortes por ano. No Brasil, ocorreram cerca de 400 000 acidentes em 2009 envolvendo vítimas. Desde 2007, o Ministério da Saúde, em colaboração com outras instituições, começou a se preocupar com eventos de transtorno pós-traumático, dando recomendação para a criação de estudos que compreendam melhor a maneira de ajudar as vítimas. Nestes eventos, a máquina psíquica pode sofrer prejuízo, com um sentimento de frustração devido a um objetivo não alcançado, em que o ego é incapaz de reparar, ficando atordoado e desamparado. Há dois casos de reação ao evento traumático: em primeiro lugar, uma reação mais adaptativa, quando a máquina psíquica é capaz de transpor a situação traumática. Nestes casos, há atitude de busca de soluções para o problema. Em segundo lugar, não adaptativa, o indivíduo pode desenvolver condutas evitativas para esquecer o problema, sem uma solução. Esse comportamento pode levar a transtornos mentais. Infelizmente, o governo brasileiro ainda não propôs qualquer serviço nacional de saúde para mediar esses eventos traumáticos, apesar da recomendação de uma pesquisa de frente ter sido anunciada. Este projeto de pesquisa tem como objetivo suprir esta lacuna através de uma compreensão de como ajudar e, prontamente, dar um apoio psicológico. A metodologia que será empregada consiste em entrevistas semi-dirigidas com pacientes internados na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos - SP. Essas entrevistas serão gravadas em áudio ou vídeo. O seu conteúdo será cuidadosamente analisado, com o objetivo de perceber o sentimento de frustração e caracterizá-lo em termos de forma e expressão, empregando a Técnica de Análise de Conteúdo Temática. Serão usadas teorias psicanalíticas padrões como fundamentação teórica. O principal objetivo deste projeto é revelar e demonstrar a importância do apoio psicológico às vítimas de acidentes de trânsito, bem como fornecer uma base para futuros projetos de pesquisa e serviços de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Camilla Victória Weigert - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    3. 2014-2015. O portador de diabetes mellitus em tratamento: um estudo qualitativo a luz da psicanalise
      Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de difícil controle e o tratamento de seus portadores requer mudanças na vida do paciente. A percepção do indivíduo a respeito do seu processo saúde-doença interfere nas condições do tratamento e na sua evolução, e o que se observa são taxas bastante elevadas de não-adesão ao tratamento, variando de 36 a 94% dos pacientes dependendo da população analisada. É, portanto, necessário um estudo que vise à compreensão dos processos psíquicos do diabético para que se lhe possa oferecer uma abordagem adequada durante o tratamento. O cenário de coleta dos dados referentes a essa pesquisa será o Departamento de Medicina da UFSCar. Os pacientes serão escolhidos aleatoriamente para participação na pesquisa, podendo aceitar ou não a participação no estudo, que consistirá em entrevistas semidirigidas a serem filmadas e analisadas pela Técnica de Análise de Conteúdo Temática à Luz da Teoria Psicanalítica. O objetivo da pesquisa será verificar quais são as estratégias psíquicas (mecanismos de defesa) que os doentes utilizam para enfrentar a situação em que se encontram. Espera-se, com esse conhecimento, poder melhorar a abordagem do tratamento dos indivíduos portadores de Diabetes Mellitus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Integrante / Ângela Merice de Oliveira Leal - Coordenador / Maynara Zoppei dos Santos - Integrante.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    4. 2014-Atual. Resultados em formacao Psicanalitica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    5. 2012-2013. Vivencias de sujeitos acometidos pela Sindrome da Imunodeficiencia Adquirida: Um Estudo Qualitativo a Luz da Psicanalise
      Descrição: Sabe-se que a condição de pacientes diagnosticados com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) é de debilidade física e emocional, considerando sua vulnerabilidade perante o mundo que o cerca, e que sua percepção a respeito de seu processo saúde-doença interfere nas condições de seu tratamento. A adequada abordagem perante a um paciente em tal condição demanda um processo que exige, além da criação de vínculo pessoal e duradouro com a equipe envolvida em seu tratamento, uma maior compreensão de seus processos psíquicos. O Centro Municipal de Especialidades (CEME), localizado no município de São Carlos (SP), é um serviço ambulatorial que dispõe, dentre uma ampla gama de especialidades oferecidas, de um Ambulatório de Infectologia, responsável pelo acompanhamento de pacientes acometidos pela aids, e que será o cenário de coleta dos dados referentes a esta pesquisa, que visa à compreensão do processo saúde-doença desses pacientes à luz da psicanálise. O referencial psicanalítico funcionará neste trabalho como ferramenta teórico-metodológica para a condução das entrevistas, assim como para a leitura do material produzido nos encontros com os pacientes. O objetivo da seguinte pesquisa será verificar quais são as estratégias psíquicas ? os mecanismos de defesa ? que os doentes utilizam para enfrentar a situação em que se encontram. Deverão ser escolhidos aleatoriamente pacientes frequentadores do Ambulatório de Infectologia do CEME devido à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e que serão posteriormente abordados por entrevistas semidirigidas de questões abertas. Serão entrevistados quantos sujeitos forem necessários até atingir o ponto de saturação de informações. Os dados serão coletados com registro em gravador de voz e o conjunto das falas transcritas serão tratadas com a técnica da Análise de Conteúdo Temática. Esperamos gerar conhecimentos adicionais à melhor compreensão dos fenômenos vivenciados pelas pessoas envolvidas no processo saúde-doença portadoras d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Letícia Botigeli Baldim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    6. 2011-2013. Significados atribuidos por usuarios sobre os resultados em Psicoterapia de Orientacao Psicanalitica em Clinica-Escola - Uma investigacao Clinico-Qualitativa -
      Descrição: Desde a construção Freudiana dos pressupostos Psicanalíticos, os fundamentos para o tratamento psicoterápico têm sofrido profundas transformações, e os resultados para os pacientes das estratégias terapêuticas usadas na relação psicoterápica precisam ser discutidos. Embora a técnica venha sendo utilizada em vários contextos e apresente um referencial teórico-técnico estruturado, faltam elementos que ajudem a avaliar como as ações empregadas neste processo potencializam a atuação profissional e quais são efetivas para o estabelecimento dos pilares desta pratica. Com a perspectiva de ampliar esse campo, o objetivo desta pesquisa tem sido os significados dos resultados dos processos psicoterapêuticos de orientação psicanalítica para ex-paciente que utilizaram a Clínica-Escola da Universidade Federal de São Carlos. Com o método clínico-qualitativo, as amostras, são estabelecida através do critério de saturação das informações, e os dados coletados por meio de entrevistas psicológicas semi-estruturadas com questões abertas, gravadas e transcritas, analisadas pela técnica de análise de Conteúdo de Enunciação, ancorado no referencial teórico psicanalítico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Egberto Ribeiro Turato - Integrante / Vera Lúcia Soares Chvatal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    7. 2011-2013. Significados e vivencias atribuidos ao Lupus segundo uma abordagem psicanlitica
      Descrição: Sabe-se que o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) tem evoluído, e que a maior parte dos pacientes com lúpus podem viver normalmente. No entanto, esta ainda é uma doença crônica que pode limitar as atividades e prejudicar a qualidade de vida. A Unidade Saúde Escola (USE), vinculada à UFSCar, possui, entre outros serviços, um Ambulatório de Reumatologia, onde é oferecido a pacientes portadores desta moléstia o acompanhamento e o tratamento necessário, num regime interdisciplinar. Como é, para estes pacientes, a vivência dos processos da doença? Qual foi o impacto do diagnóstico? Como o tratamento e os cuidados interferem em sua rotina diária e relações familiares? Dada a falta de estudos na literatura que respondam a estas perguntas sob uma ótica psicanalítica ou mesmo correlacionem o LES a aspectos psicológicos, se faz necessária uma pesquisa qualitativa com este enfoque. Serão escolhidos, em uma amostra por saturação, pacientes portadores de LES que estejam passando por atendimento no Ambulatório de Reumatologia da USE. Serão feitas entrevistas semidirigidas para coleta de dados, com registro em gravadores de voz. O material coletado será abordado pela técnica de Análise de Conteúdo Temática e analisado à luz da teoria psicanalítica. Espera-se preencher uma lacuna de conhecimento, com obtenção de informações que possam melhor nortear o manejo do tratamento de pacientes com LES por parte dos médicos. Pretende-se também a publicação deste trabalho em periódicos e apresentação em congressos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Carolina de Souza Baldin - Integrante / Thiago Lusivo Rosa - Integrante.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    8. 2008-2010. A implantacao de um curso de medicina: uma analise sob a otica seus diferentes atores
      Descrição: Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Objetivos: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira ? Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva (Coordenadora); Valéria V Lima; Sissi Marília S. F Pereira; Cassia Rodrigues Varga; Marcelo Marcos Demarzo; Aline Guerra Aquilante; Lucimar Retto da Silva Avó; Mariza Borges Brito de Souza; Rachel Faria Brino; Silvia Helena Zem Mascarelhas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    9. 2007-2008. O dito e o feito nas relacoes entre equipe multiprofissional do CAPS Sao Carlos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador / Andréia Martinez Jozefzyk - Integrante.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (57)
      1. 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Sujeitos Vivendo com a Infecção por HIV/aids: Um Estudo Qualitativo à Luz da Psicanálise. 2016. (Congresso).
      2. Psicanalise em foco: atualizações.exposittiva. 2016. (Outra).
      3. 22o Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Sujeitos vivendo com a infecção por HIV/aids: Um estudo qualitativo à luz da psicanálise. 2014. (Congresso).
      4. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Onde a diversidade se encontra.. Lançamento do livro Psicoterapias de Orientação Psicanalítica: Elementos centrais e aplicações diferenciadas. 2014. (Congresso).
      5. Expansões em Psicoterapia Psicanalítica.O setting na psicoterapia psicanalítica. 2014. (Encontro).
      6. XI Semana da Psicologia UFSCar.A compreensão do processo saúde-doença sob a perspectiva da Psicanálise. 2014. (Encontro).
      7. IV Cine-debate.Humanização em saúde: atributos a serem observados. 2013. (Encontro).
      8. North American Society for Psychotherapy Research. Competence-Oriented Curriculum: Propositions of a Brazilian Public University for Psychoanalytic Psychotherapy Education. 2013. (Congresso).
      9. North American Society for Psychotherapy Research. Perceptions on the Experience in Psychoanalysis-Oriented Therapist in a Brazilian School Clinic.. 2013. (Congresso).
      10. XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Vivência dos processos psicoterápicos de orientação psicanalíttica em clínica escola.. 2013. (Congresso).
      11. XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Mecanismos de defesa emergentes em entrevistas com adolescentes primíparas com bebês prematuros um estudo qualitativo. 2013. (Congresso).
      12. XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Contribuições da Psiquiatria para o desenvolvimento da Medicina. Vivências emocionais de gestantes obesas com ganho ponderal adequado durante o pré-natal em serviço obstétrico de referência estudo clínico-qualitativo. 2013. (Congresso).
      13. 20th European Congress of Psychiatry. PSYCHOLOGICAL MEANINGS GIVEN BY BRAZILIAN CLINICAL-SCHOOL' USERS ABOUT OUTCOMES OF PSYCHOANALYTIC PSYCHOTHERAPY: A QUALITATIVE STUDY. 2012. (Congresso).
      14. I Fórum dos Serviços de Saúde Mental.Cuidando da Saúde Mental. 2012. (Encontro).
      15. Rodas de Conversa da Saúde Mental: Qualificação e articulação dos trabalhadores do DRSIII - Araraquara.Como abordar um paciente em crise. 2012. (Encontro).
      16. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Significados sobre os resultados em Psicoterapia de Psicanalítica em Clínica-Escola Brasileira. 2012. (Congresso).
      17. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Pesquisa Qualitativa na formação em Psicoterapia Psicanalítica com metodologias ativas. 2012. (Congresso).
      18. X Congresso del Capítulo Latinoamericano de la Society for Psychoterapy Research. Os resultados em psicoterapia de orientação psicanalítica sob a ótica da pesquisa clínico-qualitativa. 2012. (Congresso).
      19. X Congresso del Capítulo Latinoamericano de la Society for Psychotherapy Research. Entre o oculto e a Metamorfose: um estudo de caso de paranoia na perspectiva Freudiana. 2012. (Congresso).
      20. X Congresso del Capítulo Latinoamericano de la Society for Psychotherapy Research. O manejo da transferência nos processos psicoterápicos com esquizofrênicos: uma revisão através da perspectiva kleiniana.. 2012. (Congresso).
      21. 2o. Congresso Internacional de Simulação e Segurança do Paciente. 2011. (Congresso).
      22. Contratransferência contra quem. 2011. (Outra).
      23. III Psicanálise em foco. Palestra de Abertura. 2011. (Congresso).
      24. V CongressoBrasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O SUS e a reinvenção da política: representações sociais de residentes e trabalhadores da Saúde da Família. 2011. (Congresso).
      25. XII Simpósio da Associação de Psicoterapia Psicanalítica: A Psicoterapia psicanalítica no Século XXI - Reflexões sobre teoria e prática. 2011. (Simpósio).
      26. A Construção da Subjetividade nos vínculos familiares em contextos de vulnerabilidade social. 2010. (Simpósio).
      27. Encontro da Psicanálise e Medicina - O corpo em mente. 2010. (Encontro).
      28. Glen Gabbard em Ribeirão Preto. 2010. (Seminário).
      29. II Bienal de Psicanálsie e Cultura da Sociedade Brasileria de Psicanálsie de Ribierão Preto. 2010. (Encontro).
      30. Música e Psicanálise: Encontros Desencontros.Amor, Ódio e Reconciliação. 2010. (Encontro).
      31. Simpósio Otto Kernberg em São Paulo. 2010. (Simpósio).
      32. XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Minha Gravidez foi relâmpago: o impacto do nascimento de bebês prematuros em mães adolescentes. 2010. (Congresso).
      33. 1st European-Latin American Meeting on Heathcare Simulation an P Patient Safety SESAM-ALASIC Winter Scientific Retratti.Simulation of pratice School of Federal University of São Carlos. 2009. (Seminário).
      34. Evento Preparatório da SUbsede de São José do Rio Preto para o Ano da Psicoterapia. A constituição da psicoterapia como campo interdisciplinar. 2009. (Congresso).
      35. Evento Preparatório para o Ano temático da Psicoterapia - Etapa Regional.Teses aprovadas na Sub-sede de São José do Rio Preto. 2009. (Encontro).
      36. II Psicanálise em foco. Palestra de Abertura. 2009. (Congresso).
      37. XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise: Compulsão. 2009. (Congresso).
      38. 46° COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Relato de experiência: o Uso de Simulações da Prática Profissional no processo de ensino-aprendiagem no Curso de Medicina da UFSCAr. 2008. (Congresso).
      39. I Encontro Bienal da Sociedade Brasileria de Psicanálise de Ribierão Preto. 2008. (Encontro).
      40. II Simpósio Internacional de Pesquisa em Psicoterapia e 8ª Conferência do Capítulo Latino Americano da SPR.Formação do psicoterapeuta: proposições curriculares com metodologias ativas de aprendizagem. 2008. (Simpósio).
      41. I Psicanálise em foco. Cinema e Psicanálise. 2008. (Congresso).
      42. I Psicanálise em foco.Palestra de Abertura. 2008. (Encontro).
      43. Simpósio "Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde". 2008. (Simpósio).
      44. V Encontro do CAIS - Atenção Integral: discutindo tecnologias em Saúde Mental.O Trabalho em Equipe enquanto tecnologia em Saúde Mental. 2008. (Encontro).
      45. VI Semana de Psicologia: A Psicologia em solos diversos: Edificando Práticas.O processo terapêutico e algumas considerações sobre a pessoa do terapeuta. 2008. (Encontro).
      46. 11º Encontro do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica. 2007. (Encontro).
      47. International Conference on the Lancet Serie on Global Mental Health Policies in Brazil. 2007. (Simpósio).
      48. I Seminário de Inovações pedagógicas no Ensino de Graduação da UFScar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
      49. Simpósio Internacional de Educação Médica e III Simpósio de Educação Médica, Psicanálise e Psicologia da Saúde.A experiência subjetiva da dor na contemporaneidade. 2007. (Simpósio).
      50. XV Congresso de Iniciação Científica e 7ª Jornada Científica da UFSCar. O Dito e o Feito nas relações entre a Equipe Multiprofissional do CAPS do Interiror de São Paulo. 2007. (Congresso).
      51. 44º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Simulações de visitas domiciliares: experiências de estudantes de primeiro ano do curso de medicina - UFSCar. 2006. (Congresso).
      52. 7º Encontro de Psiquiatria e Psicoterapia de Marília. 2006. (Encontro).
      53. II Encontro Nacional de pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. 2006. (Encontro).
      54. IV Encontro do CAIS-SR "Atenção Integral: Trajetórias e Perspectivas em Saúde Mental".O cotidiano em Saúde Mental: considerações sobre as relações interpessoais no trabalho. 2006. (Encontro).
      55. IV Encontro do CAIS-SR "Atenção Integral: Trajetórias e Perspectivas em Saúde Mental".Assistência em Sáude Mental no Brasil:Conservação/Transformação. 2006. (Encontro).
      56. XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Controvérsias sobre o Emprego de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Saúde Mental. 2006. (Congresso).
      57. XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (45)
      1. VARGA, C. R. R.. 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. 2016. (Congresso).. . 0.
      2. VARGA, C. R. R.. IV Psicanálise em foco. 2016. (Outro).. . 0.
      3. VARGA, C. R. R.; LOLLO, M. C. ; Ferraz, Claudia Gigante. Psicanalise em foco: atualizações. 2015. Outro
      4. ANDRADE, Silvana Lopes ; VALENTE, Érica ; RESENDE, Claudia Moura ; VARGA, C. R. R.. Cinema e Psicanálise de São Carlos. 2011. Outro
      5. VARGA, C. R. R.. III Psicanálise em foco. 2011. (Congresso).. . 0.
      6. ANDRADE, Silvana Lopes ; VALENTE, Érica ; RESENDE, Claudia Moura ; VARGA, C. R. R.. Cinema e Psicanálise de São Carlos. 2010. Outro
      7. VARGA, C. R. R.. II Psicanálise em foco: Elos entre clínica, teoria e pesquisa. 2009. (Congresso).. . 0.
      8. ANDRADE, Silvana Lopes ; VALENTE, Érica ; RESENDE, Claudia Moura ; VARGA, C. R. R.. Cinema e Psicanálise de São Carlos. 2009. Outro
      9. VARGA, C. R. R.. I Psicanálise em Foco: Novos Enfoques da Clínica Contemporânea. 2008. (Congresso).. . 0.
      10. VARGA, C. R. R.; RESENDE, Claudia Moura ; VALENTE, Érica ; ANDRADE, Silvana Lopes. Cinema e Psicanálise de São Carlos. 2008. Outro
      11. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia Psicodinâmica. 2007. (Outro).. . 0.
      12. RAFUL, A. ; VARGA, C. R. R. ; SACOMANI JÚNIOR, Ernindo ; ARANHA, F. C. ; ONOFRI JUNIOR, V. A.. VII Encontro de Psiquiatria e Psicoterapia de Marília. 2006. Outro
      13. VARGA, C. R. R.. 4º Congresso Paulista de Educação Médica - Humanização: da intenção ao cuidado - Coordenadora de Comunicação. 2004. (Congresso).. . 0.
      14. VARGA, C. R. R.. VI Encontro de Psiquiatria e Psicoterapia de Marília. 2004. (Outro).. . 0.
      15. VARGA, C. R. R.. I Encontro de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica de Marília. 1999. (Outro).. . 0.
      16. VARGA, C. R. R.. II Encontro de Psiquiatria e Psicoterapia de Marília. 1997. (Outro).. . 0.
      17. VARGA, C. R. R.. Curso de Introdução à Psicoterapia Infantil - Assis. 1995. (Outro).. . 0.
      18. VARGA, C. R. R.. Curso de Introdução à Psicoterapia de Adolescentes - Araçatuba. 1995. (Outro).. . 0.
      19. VARGA, C. R. R.. Curso de Introdução à Psicoterapia de Grupo em Instituições. 1995. (Outro).. . 0.
      20. VARGA, C. R. R.. Curso de Noções Básicas de Psiquiatria. 1995. (Outro).. . 0.
      21. VARGA, C. R. R.. Curso de Noções de Psicodinâmica. 1995. (Outro).. . 0.
      22. VARGA, C. R. R.. Curso de Noções de Psicoterapia Infanto Juvenil. 1995. (Outro).. . 0.
      23. VARGA, C. R. R.. Curso de Supervisão Alcoolismo - Presidente Prudente. 1995. (Outro).. . 0.
      24. VARGA, C. R. R.. Curso de Equipe Multiprofissional e a Questão Institucional - Presidente Prudente. 1995. (Outro).. . 0.
      25. VARGA, C. R. R.. Curso de Equipe Multiprofissional e a Questão Institucional - Tupã. 1995. (Outro).. . 0.
      26. VARGA, C. R. R.. Curso de Equipe Multiprofissional e a Questão Institucional - Araçatuba. 1995. (Outro).. . 0.
      27. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicodiagnóstico nos Serviços de Saúde. 1995. (Outro).. . 0.
      28. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia Breve Institucional. 1995. (Outro).. . 0.
      29. VARGA, C. R. R.. Curso de Alcoolismo - Assis. 1994. (Outro).. . 0.
      30. VARGA, C. R. R.. Curso de Alcoolismo e Drogadição. 1994. (Outro).. . 0.
      31. VARGA, C. R. R.. Curso de Políticas, Epidemiologia e Modelo de Atenção à Saúde. 1994. (Outro).. . 0.
      32. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia de Grupo em Instituições. 1994. (Outro).. . 0.
      33. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapias de Grupo em Instituições - Ourinhos. 1994. (Outro).. . 0.
      34. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia de Grupo em Instituições - Araçatuba. 1994. (Outro).. . 0.
      35. VARGA, C. R. R.. Curso de Teorias, Diagnóstico e Técnicas de Psicoterapia Infanto Juvenil - Araçaruba. 1994. (Outro).. . 0.
      36. VARGA, C. R. R.. Curso de Teorias, Diagnóstico e Técnicas de Psicoterapia Infanto Juvenil. 1994. (Outro).. . 0.
      37. VARGA, C. R. R.. III Semana Introdutória da FUNDAP. 1994. (Outro).. . 0.
      38. VARGA, C. R. R.. Curso de Supervisão em Serviço Social. 1994. (Outro).. . 0.
      39. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia Breve - Adamantina. 1994. (Outro).. . 0.
      40. VARGA, C. R. R.. Curso de Psicoterapia Breve - Marília. 1994. (Outro).. . 0.
      41. VARGA, C. R. R.. Curso de Equipe Multiprofissional - Lins. 1994. (Outro).. . 0.
      42. VARGA, C. R. R.. Curso de Equipe Multiprofissional - Marília. 1994. (Outro).. . 0.
      43. VARGA, C. R. R.. Curso de Planejamento em Saúde Mental. 1991. (Outro).. . 0.
      44. VARGA, C. R. R.. I Encontro Regional de Saúde Mental. 1990. (Outro).. . 0.
      45. VARGA, C. R. R.. I Jornada sobre a pessoa e seu universo. 1986. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Roseli Ferreira da Silva (4.0)
        1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, Ricardo Correa ; VARGA, C. R. R. ; SILVA, Roseli Ferreira. Trabalho em equipe multiprofissional: a prespectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 14, p. 1421-1428, issn: 1413-8123, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FERREIRA, Ricardo Correa ; ZANOLLI, Maurcio B ; VARGA, C. R. R. ; SILVA, Roseli Ferreira. Relações Éticas na Atenção Básica em Saúde: a vivência dos estudantes de medicina. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 14, p. 1533-1540, issn: 1413-8123, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CRIVELARO, E. ; FERREIRA, Ricardo Correa ; NUNES, P. A. L. ; TAMBELLI, R. A. ; MARCHI, A. M. G. ; AGUERRA, C. B. ; HAYASHI, F. M. ; SILVA, R. F. ; VARGA, C. R. R. ; CAMPOS, R. G.. Perspectivas profissionais: o olhar dos estudantes de medicina do sexto ano da Famema. Em: 44º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2006, Gramado/ RS. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, v. 30, p. 576-575, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Volia de Carvalho Almeida (3.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. VARGA, Cássia Regina Rodrigues; Melo, D.G. ; Germano, C.M.R. ; Souto, B.G.A. ; Chachá, S.G.F. ; ALMEIDA, V. C.. Relato de Experiência: O uso de simulações da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem no curso de medicina da UFSCar. 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso
        3. CONTRERA, D. ; MARANGONI, R. R. ; MEGALE, F. ; SETOUE, C. ; SHOJI, C. ; WATANABE, B. ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO. ; FONTANELLA, B. J. B. ; VARGA, C. R. R.. Simulações de visitas domiciliares: experiências de estudantes de primeiro ano do curso de Medicina - UFSCAR. 2006. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Silvana Gama Florencio Chachá (2.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. VARGA, Cássia Regina Rodrigues; Melo, D.G. ; Germano, C.M.R. ; Souto, B.G.A. ; Chachá, S.G.F. ; ALMEIDA, V. C.. Relato de Experiência: O uso de simulações da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem no curso de medicina da UFSCar. 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Aline Guerra Aquilante (1.0)
        1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Bernardino Geraldo Alves Souto (1.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Carla Maria Ramos Germano (1.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Débora Gusmão Melo (1.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi (1.0)
        1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Sigrid De Sousa dos Santos (1.0)
        1. Rodrigues, C. R.; BALDIM, L. B. ; SANTOS, S. S.. Sujeitos Vivendo com a Infecção por HIV/aids: Um Estudo Qualitativo à Luz da Psicanálise. Em: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 1st International Symposium on Qualitative Research, v. 1, p. 970-979, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Cássia Regina Rodrigues ⇔ Valéria Vernaschi Lima (1.0)
        1. VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES ; ALMEIDA, VOLIA DE CARVALHO ; Germano, Carla Maria Ramos ; Melo, Débora Gusmão ; CHACHÁ, SILVANA GAMA FLORÊNCIO ; SOUTO, BERNARDINO GERALDO ALVES ; FONTANELLA, BRUNO JOSÉ BARCELLOS ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI. VARGA, C. R. R. ; ALMEIDA, V. C. ; GERMANO, C. M. R. ; MELO, D. G. ; CHACHA, S. G. F. ; Souto, B.G.A. ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; LIMA, V. V. . Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO). v. 33, p. 291-297, issn: 0100-5502, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35