Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Aline Guerra Aquilante

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2000), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2005) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNIFESP (2013). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Sistema Único de Saúde, Educação Permanente em Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Saúde da Família e Educação Popular e Saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5699716799010108 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Medicina. Via Washington Luiz Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518974 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2012-2012. Catedras para o desenvolvimento - Edital IPEA/Capes 2010/11
      Descrição: Visando refletir sobre as contribuições dos autores basilares da saúde pública brasileira, a cátedra será ofertada como disciplina de pós-graduação, na forma de seminários temáticos, de modo a sistematizar reflexões e produzir novas leituras. Dupla intenção que interrogue as potencialidades explicativas que os pensadores engajados na chamada reforma sanitária brasileira ofereceram para a análise do contexto econômico e social da realidade do país, ontem e hoje, pensados a partir do setor saúde. A cada encontro, os participantes deverão abordar outras das obras elencadas no programa de modo a elaborar um diálogo imaginário entre o autor referencial, o autor em diálogo e a análise teórico-crítica do momento atual. O resultado desta leitura em diálogo consistirá num texto reflexivo aprofundando algum aspecto ou argumento da obra estudada de modo a produzir num novo ângulo de análise, numa quot;problematizaçãoquot; original, numa outra perspectiva crítica, que considere as interfaces da saúde com o contexto econômico e social brasileiro, de modo a constituir um percurso crítico-reflexivo sobre a POLÍTICA DE SAÚDE E O PENSAMENTO SANITÁRIO BRASILEIRO. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / João de Deus Silva - Integrante / Aline Barreto de Almeida - Integrante / Fábio Urbini Cavernalli - Integrante / Dayane Kelly Silva Oliveira - Integrante / Danilo Sérgio Vinhotti - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    2. 2010-Atual. Observatorio de Gestao da Clinica e do cuidado em Saude: estudos e praticas em Saude Publica
      Descrição: Em virtude da imensa gama de situações que configuram os territórios das práticas de gestão e de produção do cuidado em saúde, em que interagem diversos fatores simultâneos, diversas modalidades de prestação de serviços, diversos arranjos organizacionais, políticos, sociais e institucionais, e diversas racionalidades, instrumentais e conceitos, justifica-se a dificuldade dos atores envolvidos no processo de acompanhar e dar conta destas variáveis em geral (e daqueles que se propõem a intervir na qualificação destes processos, em particular) com pertinência e eficácia, e constituir uma agenda para dar conta da problemática que envolve desde a formação profissional, as transformações do mercado de trabalho, passa pelo agenciamento de conflitos, elaboração de pautas de reivindicações, lutas por direitos sociais, regulamentação profissional e atinge até a gestão do cotidiano etc. A opção é montar um observatório (serviço) do processo de gestão e produção do cuidado em saúde. Este serviço deverá se encarregar de desenvolver projetos de investigação/suporte/apoio/intervenção para obter as variáveis necessárias à compreensão da situação , ou seja, recolher os elementos que possibilitem realizar uma leitura analítica do quê está acontecendo. Neste processo, se estabelece um lugar de análise da situação como um observatório, em que se obtêm sinalizações dos vários processos simultâneos: perfil, mercado, transição tecnológica, formação, gestão, normas, protocolos etc. E, simultaneamente, vai se agindo , isto é, interagindo, discutindo, construindo, pois o dinamismo da situação (o cotidiano de um hospital, a implantação de um programa ou política social, por exemplo) não admite o hiato entre formulação e execução, gestão e avaliação, ou seja, entre a teoria e a prática. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Aline Barreto de Almeida - Integrante / Fábio Urbini Cavernalli - Integrante / Dayane Kelly Silva Oliveira - Integrante / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    3. 2008-Atual. A implantacao de um curriculo de medicina: uma analise sob a otica de seus diferentes atores
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma vários objetivos foram desenhados para este estudo: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira - Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Coordenador / Cássia Regina Rodrigues Varga - Integrante / Lucimar Retto da Silva Avó - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marcelo Marcos Piva Demarzo - Integrante / Romeu Gomes - Integrante / Rachel de Faria Brino - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    4. 2007-2008. O plano de cuidado das equipes de atencao basica de Sao Carlos: a busca por elementos de educacao em saude.
      Descrição: A autonomia do indivíduo aparece como condição essencial no processo de saúde/doença e as equipes de referência fazem parte da educação em saúde e da buscavpor condições melhores no tratamento e entendimento das enfermidades por parte das pessoas, fazendo assim com que o acompanhamento seja seguido frente as suas possibilidades. O objetivo do presente trabalho é identificar como se dão nos sistemas de atenção básica de saúde da cidade de São Carlos, as relações entre usuários e equipe de referência na efetivação do plano de cuidado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Juliana de Araújo Trindade - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    5. 2006-Atual. Mapeamento e Catalogacao Inicial de Experiencias de Educacao Popular em Sao Carlos
      Descrição: Objetivo: Identicar, mapear e produzir um catálogo inicial sobre as práticas e movimentos de Educação Popular e Saúde de São Carlos. A ANEPS Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde é uma instância de interlocução entre movimentos e práticas populares, profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos do governo, representados, por centenas de entidades espalhadas pelo país. Estima-se que em São Carlos haja inúmeras práticas de educação popular e saúde, que permanecem na invisibilidade do Sistema de Saúde e da Educação Profissional em Saúde. O objetivo deste projeto é identificá-las, mapeá-las e produzir um catálogo. Para a localização das práticas e movimentos serão consultados responsáveis e pessoas que freqüentam centros comunitários, igrejas etc, e consultados registros e jornais. A seguir serão entrevistadas as pessoas identificadas, elaborado e validado o catálogo junto aos participantes, para elaboração final e divulgação do mesmo. Pretende-se contribuir ao processo de comunicação entre os movimentos e práticas de educação popular e saúde, a formação profissional e a construção de práticas dialógicas em saúde no SUS. Em 2006 foi feito o mapeamento em uma região de São Carlos. Em 2007 foram feitas as entrevistas e elaborado o catálogo o qual sofreu uma primeira validação junto a profissionais de saúde formados e em formação. Para 2008 prevê-se a validação junto aos praticantes e ampliação do mapeamento para uma nova região de São Carlos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Integrante / Maria Waldenez de Oliveira - Coordenador / Fábio Gonçalves Pinto - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Aline Guerra Aquilante.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. 9º lugar na categoria Pesquisas e Sistematizações do Prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde com o trabalho “Mapeamento de experiências de educação popular e saúde de São Carlos”, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.. 2012.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    2. 1º lugar na categoria Produção Áudio Visual do Prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde com o vídeo “Mapeps: mapeamento de práticas de educação popular e saúde”, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.. 2012.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. I Conferência Internacional de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar e II Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar UF. 2017. (Encontro).
    2. III CONEGRAD - Congresso de Ensino de Graduação. Coordenadora das sessões de trabalho do Eixo 4: Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação. 2017. (Congresso).
    3. III CONEGRAD - Congresso de Ensino de Graduação. Relato de experiência: o uso de situações-problema no processo ensino-aprendizagem em Medicina. 2017. (Congresso).
    4. VIII Congresso Médico Universitário de São Carlos. Formação Médica. 2017. (Congresso).
    5. 14° Congresso Paulista de Saúde Pública. Discussão Temática de Saúde Bucal. 2015. (Congresso).
    6. 6° Congresso Médico Universitário de São Carlos. Banca Julgadora de Trabalho Científico. 2015. (Congresso).
    7. 22° Congresso de Iniciação Científica e 7° Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Parecerista de resumos de trabalhos submetidos para apresentação no Congresso. 2014. (Congresso).
    8. 2nd IPLeiria International Health Congress. Implementation of Brazilian National Policy on Oral Health in a Regional Health Department. 2014. (Congresso).
    9. Fórum Regional de Humanização do DRS III Araraquara.Formação de profissionais da saúde: que profissionais estamos formando para o SUS?. 2014. (Outra).
    10. VI Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Cuidado de salud bucal a partir de la implementación de la Política Nacional de Salud Bucal. 2014. (Congresso).
    11. I Encontro de Estudos em Saúde Coletiva. 2011. (Encontro).
    12. 2° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas.Identificação de Práticas Populares de Saúde na região do Jardim Gonzaga, São Carlos-SP. 2010. (Simpósio).
    13. Diálogos Abertos na América Latina.Saúde na América Latina. 2009. (Outra).
    14. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
    15. I Simpósio de Formação de Redes para Estímulo ao Aleitamento Materno e Bancos de Leite Humano.Olhares multidisciplinares sobre amamentação.. 2009. (Simpósio).
    16. II Jornada SUS: Modelo de atenção à saúde em São Carlos: avanços e desafios nos 20 anos do SUS.. 2008. (Outra).
    17. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar - Aprendizagem no Ensino Superior: Um Desafio para a Universidade Contemporânea. 2008. (Seminário).
    18. IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saúde e I Seminário Nacional da ANEPS.Diálogo entre saberes: formação profissional e as práticas populares de saúde.. 2008. (Encontro).
    19. Simpósio quot;Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúdequot;. 2008. (Simpósio).
    20. III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde - Conhecimentos e práticas para a saúde e justiça social.Parecerista ad-hoc dos trabalhos submetidos. 2007. (Encontro).
    21. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
    22. Simpósio Internacional de Educação Médica e III Simpósio Latino-Americano de Educação Médica, Psicanálise e Psicologia da Saúde.Algumas práticas terapêuticas entre indígenas.. 2007. (Simpósio).
    23. 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Pólos de Educação Permanente em Saúde: o desafio de transformar o processo de trabalho a partir do quadrilátero da educação peramente em saúde. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MARQUES, A.S. ; AQUILANTE, A.G. ; CATARUCCI, F.M. ; Campos, I.M.T. ; HONORATO, K.C.D.P. ; JUSTEL, M. ; OLIVEIRA, M.W. ; Costa, R.S. ; Souza, R.P. ; YAMAMOTO, Y.. Encontro Regional de Práticas Populares em Saúde. 2015. Outro
    2. OLIVEIRA, M.W. ; AQUILANTE, A.G. ; HONORATO, K.C.D.P. ; Costa, R.S. ; JUSTEL, M. ; Campos, I.M.T. ; CATARUCCI, F.M.. Tenda Paulo Freire no 14o Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. Congresso
    3. AQUILANTE, A.G.; Grazziano, E.S. ; PINTO, F.G. ; Campos, I.M.T. ; Moura, K.R. ; OLIVEIRA, M.W. ; Zanetti, M.R. ; Costa, R.S. ; Lante, R.G. ; Souza, R.P. ; Cavichioli, R. ; Blanco, R. ; Marcondes, T.M. ; JESUS, T.M.C.M.. Encontro Municipal de Práticas Populares de Saúde. 2013. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35