Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Medicina (Dmed)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Roseli Ferreira da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração, graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília, mestrado em Educação Médica - University of Dundee, mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Foi professora na Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA e professora associado II do departamento de medicina, da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Atuando na Empresa Singular Formação Inovadora, como consultora e assessora em currículos inovadores e metodologias ativas de ensino aprendizagem, como aprendizagem baseada em problemas na graduação, pós-graduação, incluindo os programas de residências nas áreas da saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8525638483100858 (17/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Medicina. Rod. Washington Luís, Km 235 rodovia Whashington Luis 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518340 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2013-Atual. A Diretrizes Curriculares Nacional e a formacao em Saude
      Descrição: Os desafios da formação de profissionais de saúde no Brasil passam pelo alinhamento dos cursos de graduação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN. As DCN de 2001 deslocaram a ideia de currículo mínimo para um currículo orientado por competência e voltado às necessidades de saúde da população. O currículo, nessa perspectiva, deve articular os objetos educacionais disciplinares, no sentido do desenvolvimento de competência, para promover mudanças nas práticas profissionais. As práticas educacionais devem promover uma formação generalista, humanizada, crítica e com ênfase no compromisso social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. Frente à concepção de uma educação transformadora de práticas, essa pesquisa visa analisar as conquistas e desafios relacionados à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em onze carreiras da área da saúde, de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no período 2001 a 2014. Será empregada uma abordagem qualitativa e o tipo do estudo será interpretativo-explicativo, uma vez que visa explicar as causas de um fenômeno, identificando as interações que o produzem. Serão utilizados dados secundários, aos quais se aplicará uma análise documental. Os dados primários serão advindos de entrevistas com gestores dos cursos em questão, sendo analisados por meio da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados serão discutidos à luz dos referenciais da educação socioconstrutivista e do cuidado integral à saúde. A caracterização e análise das conquistas e desafios visam subsidiar os processos de revisão das DCN, desencadeada pelo Ministério da Educação, iniciado em junho de 2014, pela carreira médica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Valéria V Lima - Integrante / Roberto de Q Padilha - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Marcia N. Ogata - Integrante / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / SUELI FATIMA SAMPAIO - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Maria Elisa Agostini Fenerich - Integrante / Graciane Netto Cardoso - Integrante / Fernando Cardoso - Integrante / Cristiane Zapula - Integrante / Samuel Roosevelt Campos dos Reis - Integrante / Dayane Aparecida Silva Costa. - Integrante / Mayara Perna Assoni - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
    2. 2012-Atual. Tecnologias educacionais inovadoras na formacao de profissionais de saude e na educacao em servico
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Essa orientação, baseada em teorias comportamentalistas da educação, gerou: antecipação da teoria em relação à prática; baixa integração entre disciplinas; abordagem fragmentada de conhecimentos, habilidades e atitudes; e valorização do conhecimento factual ao invés do raciocínio. Nesses currículos, o professor atua como fonte do conhecimento e o educando como receptor e reprodutor dos conhecimentos transmitidos. A organização de programas educacionais orientados por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da avaliação formativa e critério-refenciada fazem parte de um conjunto de novas tecnologias educacionais que, combinadas, visam potencializar a interação educando-conteúdo-professor, no sentido de uma educação construtivista e voltada à transformação das práticas. Na área da saúde, a grande relevância da abordagem construtivista da educação responde ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa visa analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria V Lima - Coordenador.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
      Descrição: A introdução de tecnologias educacionais inovadoras surgiu como reação aos currículos orientados para a aquisição de conhecimentos. Essa orientação, baseada em teorias comportamentalistas da educação, gerou: antecipação da teoria em relação à prática; baixa integração entre disciplinas; abordagem fragmentada de conhecimentos, habilidades e atitudes; e valorização do conhecimento factual ao invés do raciocínio. Nesses currículos, o professor atua como fonte do conhecimento e o educando como receptor e reprodutor dos conhecimentos transmitidos. A organização de programas educacionais orientados por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da avaliação formativa e critério-refenciada fazem parte de um conjunto de novas tecnologias educacionais que, combinadas, visam potencializar a interação educando-conteúdo-professor, no sentido de uma educação construtivista e voltada à transformação das práticas. Na área da saúde, a grande relevância da abordagem construtivista da educação responde ao desafio de articular os processos de formação profissional e de educação em serviço para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas e populações. Visando aproximar formação e educação em serviço das necessidades de saúde da sociedade, as tecnologias educacionais inovadoras na área da saúde enfrentam o desafio de transformar as práticas hegemônicas de atenção à saúde fundamentadas no modelo biomédico, centrado na atuação do profissional médico, no cenário hospitalar e no atendimento de condições agudas do processo saúde-doença. Tanto no âmbito da graduação, pós-graduação como na educação em serviço, esse projeto de pesquisa visa analisar a incorporação de tecnologias educacionais inovadoras, investigando seu potencial de transformação das práticas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Coordenador / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante.
      Membro: Roberto de Queiroz Padilha.
    3. 2011-2012. Curriculo de Terapia Ocupacional: uma analise sob a otica dos estudantes e professores.
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da mudança curricular do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. 1) Desta forma os objetivos deste estudo são: Avaliar a implantação do currículo do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar, a partir do confronto entre o seu processo com o Projeto Pedagógico; 2) Analisar a representação da formação do terapeuta ocupacional a partir da ótica dos sujeitos ? estudantes, professores, preceptores ? envolvidos nesta formação, do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar; Trata-se de um estudo de caso no qual o percurso metodológico será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos qualitativos e quantitativos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do referido curso. Os dados qualitativos serão coletados por meio de entrevistas e a análise e interpretação dos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão coletados por meio de um questionário, no Sistema de Avaliação Online, também será utilizado o MySQL, sistema de gerenciamento de banco, que a partir deste serão analisados por meio de frequências absolutas e porcentagens, cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os resultados dessa pesquisa poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas de Terapia Ocupacional e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos para os cursos que estejam em processo de mudança curricular e ou implantação de currículos inovadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Cristiane Miryam Drumond de Brito - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / Regina Helena V. Torkomian Joaquim - Integrante.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
    4. 2009-Atual. Educacao Permanente em Saude: avancos e desafios para consolidacao do SUS que vcs foram inseridas.
      Descrição: A Educação Permanente em Saúde (EPS) trabalha com ferramentas que buscam a reflexão crítica sobre as práticas de atenção, gestão e formação, sendo, por si só, um processo educativo aplicado ao trabalho, possibilitando mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas e uma melhor articulação para dentro e para fora das instituições (CAROTTA, KAWAMURA e SALAZAR, 2009). A execução da EPS facilitará a aproximação da gestão descentralizada do SUS, o fortalecimento do controle social e o desenvolvimento da atenção integral, características da educação no trabalho buscando avançar em direção à integralidade e humanização nos serviços de saúde (CECCIM e FEUERWERKER, 2007; CECCIM, 2005 e BRASIL, 2004). Além da ação educacional espera-se que os componentes da capacitação sejam parte essencial da estratégia de mudança institucional, constituindo-se em ferramentas de gestão. Se a prática da EPS não se constituir em aproximação da prática e o saber acadêmico, em articulação dos saberes para a resolução de problemas da prática corre-se o risco da descontinuidade e da desconsideração da equipe nas capacitações, não incorporando os diferentes atores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Valéria V Lima - Integrante / Marcia N. Ogata - Coordenador / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cassia Irene Spirelli Arantes - Integrante.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
    5. 2008-2012. A implantacao de um curso de medicina: uma analise sob a otica seus diferentes atores
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma vários objetivos foram desenhados para este estudo: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira ? Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Valéria V Lima - Integrante / Sissi Marília dos Santos F Pereira - Integrante / Cassia Regina Rodrigues Varga - Integrante / Marcelo Marcos Demarzo - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Lucimar Retto da Silva Avó - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Rachel Faria Brino - Integrante / Silvia Helena Zem Mascarelhas - Integrante.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
      Descrição: Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Objetivos: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira ? Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores. Integrantes: Roseli Ferreira da Silva (Coordenadora); Valéria V Lima; Sissi Marília S. F Pereira; Cassia Rodrigues Varga; Marcelo Marcos Demarzo; Aline Guerra Aquilante; Lucimar Retto da Silva Avó; Mariza Borges Brito de Souza; Rachel Faria Brino; Silvia Helena Zem Mascarelhas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Regina Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Cassia Regina Rodrigues.
    6. 2008-2009. Cuidado a saude e a formacao do profissional medico
      Descrição: Esta investigação discutirá o processo de cuidado à saúde prestado pelos estudantes da segunda e terceira série do curso de medicina, na Unidade Educacional de Prática Profissional ? UEPP, da UFSCar. Os objetivos deste projeto são: 1) Identificar e refletir acerca do cuidado à saúde prestado pelos estudantes, na percepção das pessoas cuidadas por estes; 2) Identificar níveis de satisfação das pessoas que estão sendo cuidadas pelos estudantes, na UEPP; 3) Identificar níveis de satisfação das equipes de saúde da família, sobre o cuidado as pessoas cuidadas pelos estudantes. Para o desenvolvimento desta investigação serão utilizadas as abordagens, qualitativa para o primeiro objetivo e quantitativa para os outros dois objetivos. De acordo com cada uma das abordagens será adotado um método de coleta e análise dos dados de forma apropriada no alcance dos objetivos. Espera-se com esta investigação ampliar e disseminar o conhecimento sobre o tema em estudo, articulando-o ao contexto social e cultural do qual faz parte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Marcelo Marcos Demarzo - Integrante.
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.
    7. 2008-Atual. Ambiente de Computacao Ubiqua para o Ensino de Medicina baseado em ABP - ACUEM
      Descrição: Este projeto tem por objetivo central o desenvolvimento de uma abordagem para adaptação de conteúdo, centrada no uso de ontologias e frameworks, que será empregada no desenvolvimento de aplicações sensíveis a contexto para um ambiente de Computação Ubíqua, o qual visa dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, que utiliza a abordagem pedagógica da aprendizagem baseada em problemas APB na organização curricular e na prática educativa, e avaliar o impacto dessa mediação no processo ensino-aprendizagem empregado. emprega técnicas de Aprendizagem Baseada em Problema. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Valéria V Lima - Integrante / Wanderley Lopez de Souza - Coordenador / Antonio Francisco do Prado - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Roseli Ferreira da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. II Seminário Internacional "Inovações e Qualidade no Ensino Superio".Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. 2007. (Seminário).
      2. Mesa redonda "Bases Epistemiológicas e Práticas de Metodologias Ativas.Metodologias ativas e as concepções pedagógicas. 2007. (Outra).
      3. Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes. 2007. (Outra).
      4. Workshop "Missão de trabalho do Programa de Qualificação Institucional".Mudanças curriculares para formação do profissional de saúde. 2006. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. OGATA, M.N. ; SILVA, Roseli Ferreira. I Jornada SUS: Rede de Saúde Escola. 2008. Outro
      2. OGATA, M.N. ; SILVA, Roseli Ferreira. II Jornada SUS: avanços e desafios nos seus 20 anos. 2008. Outro
      3. SILVA, Roseli Ferreira. 4o Congresso Paulista de Educação Médica, Marília -SP. 2004. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Cássia Regina Rodrigues (4.0)
        1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, Ricardo Correa ; VARGA, C. R. R. ; SILVA, Roseli Ferreira. Trabalho em equipe multiprofissional: a prespectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 14, p. 1421-1428, issn: 1413-8123, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FERREIRA, Ricardo Correa ; ZANOLLI, Maurcio B ; VARGA, C. R. R. ; SILVA, Roseli Ferreira. Relações Éticas na Atenção Básica em Saúde: a vivência dos estudantes de medicina. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 14, p. 1533-1540, issn: 1413-8123, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CRIVELARO, E. ; FERREIRA, Ricardo Correa ; NUNES, P. A. L. ; TAMBELLI, R. A. ; MARCHI, A. M. G. ; AGUERRA, C. B. ; HAYASHI, F. M. ; SILVA, R. F. ; VARGA, C. R. R. ; CAMPOS, R. G.. Perspectivas profissionais: o olhar dos estudantes de medicina do sexto ano da Famema. Em: 44º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2006, Gramado/ RS. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, v. 30, p. 576-575, 2006.
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      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Aline Guerra Aquilante (3.0)
        1. Aquilante, Aline Guerra ; da Silva, Roseli Ferreira ; de Souza, Mariza Borges Brito ; Kishi, Renata Gianecchini Bongiovanni. Implementation of Competency-Based Curriculum in Medical Education: Perspective of Different Roles. ISRN Education. v. 2012, p. 1-7, issn: 2090-8652, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ALINE GUERRA AQUILANTE ; ROSELI FERREIRA DA SILVA ; LUCIMAR RETTO DA SILVA AVÓ ; GONÇALVES, F. G. P. ; MARIZA BORGES BRITO DE SOUZA. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 35, p. 147-156, issn: 0100-5502, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi (2.0)
        1. Aquilante, Aline Guerra ; da Silva, Roseli Ferreira ; de Souza, Mariza Borges Brito ; Kishi, Renata Gianecchini Bongiovanni. Implementation of Competency-Based Curriculum in Medical Education: Perspective of Different Roles. ISRN Education. v. 2012, p. 1-7, issn: 2090-8652, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Valéria Vernaschi Lima (2.0)
        1. COSTA, FERNANDA REBOUÇAS MAIA ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI ; SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; FIORONI, LUCIANA NOGUEIRA. Desafios do apoio matricial como prática educacional: a saúde mental na atenção básica. Interface (Botucatu. Online). v. 19, p. 491-502, issn: 1807-5762, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. COSTA, M.L. ; SILVA, R. F. ; LIMA, VALÉRIA VERNASCHI ; OGATA, M. N.. O papel da residência multiprofissional em saúde e a formação do fisioterapeuta. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Flávia Gomes Pileggi Gonçalves (1.0)
        1. ALINE GUERRA AQUILANTE ; ROSELI FERREIRA DA SILVA ; LUCIMAR RETTO DA SILVA AVÓ ; GONÇALVES, F. G. P. ; MARIZA BORGES BRITO DE SOUZA. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 35, p. 147-156, issn: 0100-5502, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Lucimar Retto da Silva de Avó (1.0)
        1. ALINE GUERRA AQUILANTE ; ROSELI FERREIRA DA SILVA ; LUCIMAR RETTO DA SILVA AVÓ ; GONÇALVES, F. G. P. ; MARIZA BORGES BRITO DE SOUZA. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 35, p. 147-156, issn: 0100-5502, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roseli Ferreira da Silva ⇔ Marcelo Marcos Piva Demarzo (1.0)
        1. SILVA, Roseli Ferreira; Demarzo, M.M ; ZEM-MASCARELHAS, S.H. ; PEREIRA, Sissi Marília S F. Avaliação de Programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 446-451, issn: 0100-5502, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 21:59:35