Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rachel de Faria Brino

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1998), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Psicologia. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Violência Escolar, Educação e Saúde, Prevenção de maus-tratos contra crianças e violência intrafamiliar, Capacitação de profissionais da educação e saúde para atuar como agentes de prevenção da violência contra crianças. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0235133592567485 (29/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13500-000 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518745 Fax: (16) 33518357 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2008-Atual. Maus-tratos contra criancas e/ou adolescentes: prevencao e intervencao na familia, escola e comunidade
      Descrição: As definições propostas para maus-tratos contra crianças e adolescentes têm aspectos comuns e indicam danos ao desenvolvimento normal da criança e/ou adolescentes, geralmente ocasionados em uma relação de poder e/ou confiança entre a vítima e o agressor. Os maus-tratos contra crianças e/ou adolescentes podem ser de diferentes tipos, incluindo agressões físicas, psicológicas e sexuais. Nenhum outro fator de risco tem uma associação mais forte com a psicopatologia do desenvolvimento do que os maus-tratos contra a criança e/ou o adolescente, sendo que os abusos e a negligência causam efeitos profundamente negativos no curso de vida da criança. Um fator de risco para maus-tratos bastante apontado pela literatura é a vulnerabilidade dos indivíduos com deficiência. É inquestionável a necessidade de se estudar um fenômeno tão complexo como este, no entanto, há de se ressaltar que pesquisas sobre o assunto surgiram, mais significativamente, nas últimas duas décadas, o que faz com que tal tema mereça ser ampliado e aprofundado. Há ainda, no Brasil, um número insuficiente de estudos acerca dos maus-tratos contra crianças e adolescentes que possam funcionar como subsídio para ações efetivas de combate ao problema. As possibilidades de pesquisa envolvendo esforços preventivos de combate aos maus-tratos são inúmeras. O objetivo geral do presente projeto é a investigação e análise do fenômeno dos maus-tratos contra crianças e adolescentes envolvendo diferentes cenários, como a família, a escola e a comunidade em geral. E os objetivos específicos: Estabelecer estimativas de prevalência dos maus-tratos contra crianças e adolescentes para além dos números oficiais de notificação de casos aos órgãos de proteção a criança; Descrever e analisar características associadas à ocorrência dos maus-tratos contra crianças e adolescentes; Estabelecer e analisar relações entre fatores de risco e de proteção associados aos maus-tratos contra crianças e adolescentes; Planejar e elaborar ações e. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rachel de Faria Brino - Coordenador / Luciana Barbalho Pontes - Integrante / Mariana Gomide Panosso - Integrante / Karla Moreira - Integrante / Talissa de Assis Angeloni - Integrante / Vinícius Pires Nogueira - Integrante / Adriele da Silva Braga - Integrante / Júlia Bianchini Rodrigues - Integrante / Carolina Pedrini - Integrante / Lupiza Florenzano da Silva Oliveira - Integrante / Victória Caroline Cruz Alves - Integrante / Beatriz de Souza Batista - Integrante / Julie Ane Notari Monteiro - Integrante / Laís Avelino - Integrante / Francisca Garcia Samias - Integrante.
      Membro: Rachel de Faria Brino.
    2. 2007-2009. Profissionais de Saude e os Maus-tratos contra Criancas e/ou Adolescentes ? Identificacao, Encaminhamento e Dificuldades encontradas.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Faria Brino - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Rachel de Faria Brino.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa do prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten - Categoria Graduação, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2016.
      Membro: Rachel de Faria Brino.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Compreendendo estudantes vítimas de bullying: para quem eles revelam?. 2014. (Outra).
    2. 42a Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia.Violência Intrafamiliar contra mulheres e crianças: Prevenção e Intervenção. 2012. (Outra).
    3. 41a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Pesquisa e Intervenção com pais e profissionais de saúde na prevenção de danos ao desenvolvimento em crianças e adolescentes. 2011. (Outra).
    4. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Violência e danos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes: prevenção e intervenção em diferentes contextos. 2010. (Congresso).
    5. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Violência Intrafamiliar contra crianças: prevenção e intervenção precoce. 2010. (Congresso).
    6. Simpósio Internacional Interdisciplinar sobre Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. 2009. (Simpósio).
    7. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Prevalência dos maus-tratos contra crianças a partir da identificação de ocorrências registradas por professores. 2008. (Encontro).
    8. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. As dificuldades enfrentadas na identificação e notificação de casos de maus-tratos contra crianças e adolecsentes sob a óptica de médicos pediatras. 2008. (Congresso).
    9. 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence. Brazilian teachers as prevention agents of child sexual abuse. 2007. (Congresso).
    10. 7a Jornada Científica da UFSCar - III Workshop de Grupos de Pesquisa.Grupo de Pesquisa: O impacto da violência sobre o desenvolvimento humano: prevenção e intervenção. 2007. (Outra).
    11. I Encontro Internacional sobre Violência na Família.Abuso sexual infantil e Educação: O papel dos educadores na prevenção do abuso sexual infantil. 2007. (Encontro).
    12. XIth ISPCAN European Regional Conference on Child Abuse and Neglect.Brazilian teachers as agents to prevent child sexual abuse: An Intervention Assessment. 2007. (Outra).
    13. I Conferência Internacional de Infância e Políticas Públicas. Brazilian teachers as prevention agents of child sexual abuse: Assessment of an Intervention Program. 2006. (Congresso).
    14. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise do Processo de Identificação e Denúncia de Maus-tratos por Profissionais da Educação. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. BRINO, Rachel de Faria; DAFFONSECA, S. M.. 20 anos do Laprev: Caminhos e Perspectivas Futuras. 2018. Outro
    2. WILLIAMS, L. C. A.; Gomes, Leda Maria de Souza ; ARAUJO, Eliane A C ; González, Poliana C.M.A. ; Ramalho, Maria Tereza ; DEOFREITAS, G.. I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil. 2007. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Rachel de Faria Brino ⇔ Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (15.0)
      1. Barros, R.D. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; BRINO, Rachel de Faria. Habilidades de auto-proteção acerca do abuso sexual em mulheres com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 14, p. 93-110, issn: 1413-6538, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Educação e Realidade. v. 2, p. 209-230, issn: 0100-3143, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RODRIGUEZ, J. L. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Concepções de sexualidade entre adolescentes com e sem histórico de violência sexual. Paideia (Ribeirao Preto). v. 16, p. 229-240, issn: 0103-863X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A escola como agente de Prevenção do Abuso Sexual Infantil. São Carlos: Suprema. 1a ed. São Carlos: Suprema, 2009. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; BRINO, Rachel de Faria ; PADILHA, M. G. S.. Programas de prevenção de abuso sexual. Em: Antônio de Pádua Serafim; Daniel Martins de Barros; Fabiana Saffi. (Org.). Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica III. 1a.ed.São Paulo. : Vetor. 2013.p. 231-248.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. WILLIAMS, L. C. A.; BRINO, Rachel de Faria ; ARAUJO, Eliane A C ; STELKO-PEREIRA, A. C. ; ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo ; BRANCALHONE, Patrícia Georgia ; RODRIGUES, N.. A escola fazendo a sua parte: Dia mundial de prevenção do abuso infantil. Em: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Ivanilda Matias Gentle. (Org.). O ECA nas escolas: Experiências universitárias. 1ed.João Pessoa. : Editora da UFPB. 2013.v. 4v, p. 143-156.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CALDEIRA, K. M. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Caracterização de casos denunciados de abuso sexual infantil e análise de aspectos da condenação. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Joviane Marcondelli Dias Maia e Karyne de Souza Augusto Rios. (Org.). Aspectos Psicológicos da Violência: Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 1ed.Santo André/SP. : ESETec. 2010.p. 189-206.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Monitoramento de denúncias de abuso sexual infantil durante um programa de prevenção na escola e na família. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams; Joviane Marcondelli Dias Maia e Karyne de Souza Augusto Rios. (Org.). Aspectos Psicológicos da Violência: Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 1ed.Santo André/SP. : ESETec. 2010.p. 477-500.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: Detalhamento de um programa de capacitação. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams; Eliane Aparecida Campanha Araújo. (Org.). Prevenção do Abuso Sexual Infantil: Um Enfoque Interdisciplinar. Curitiba - PR. : Juruá. 2009.p. 112-127.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Brazilian teachers as agents to prevent child sexual abuse: An intervention assessment. Em: XVIth ISPCAN International Congress. (Org.). World Perspectives on Child Abuse. 7ed.Chicago. : ISPCAN - International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect. 2006.v. 1, p. 75-78.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Brazilian teachers as prevention agents of child sexual abuse. Em: 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence, 2007, London. 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence, v. 1, p. 1-3, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. WILLIAMS, L. C. A.; STELKO-PEREIRA, A. C. ; ARAUJO, Eliane A C ; ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; RODRIGUES, N. ; BRANCALHONE, Patrícia Georgia ; BRINO, Rachel de Faria ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo. Proyecto escuela que protege: una iniciativa gubernamental de capacitación para el enfrentamiento de la violencia infantil. Em: II Congresso Internacional violencia, maltrato y abuso, 2009, Buenos Aires. Anais do II Congresso Internacional violencia, maltrato y abuso. Buenos Aires, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; PADOVANI, Ricardo da Costa ; ARAUJO, Eliane A C ; MELLO, E. L. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, L. C. A.. Ensino à distância na prevenção do abuso sexual infantil: uma proposta de capacitação de professores. Em: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CALDEIRA, K. M. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Caracterização de casos denunciados de abuso sexual infantil e análise de aspectos da condenação. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar - XIV Congresso de Iniciação Científica. São Carlos, v. 02, p. 669-669, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Análise do processo de Identificação de maus-tratos contra crianças realizado por profissionais da educação. Em: XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 1-1, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32