Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fundadora do LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão sobre o enfrentamento e prevenção da violência, intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. É pesquisadora do CNPq (nível 1-A) e autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido premiações nacionais e internacionais (as mais pertinentes "Práticas Exemplares numa Perspectiva de Gênero e Etnia em Saúde", da Organização Panamericana de Saúde, OPAS/OMS e Prevenção do Abuso Infantil da Women´s World Summit Foundation em Genebra, ambos em 2009. Ministrou curso como professora visitante na Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Mar Del Plata - (2010) e Universidade Nacional de Córdoba (2012), ambas na Argentina. Proferiu diversas palestras internacionais: na sede da ISPCAN (International Society for the Prevention of Child Abuse Neglect), em Chicago, 2008, na sede da American Psychological Association em Washington, em 2009 e no Departamento de Psicologia da Southern Methotodist University (SMU), em Dallas (2013). Tem diversas parcerias internacionais, como por exemplo com a American Psychological Association (APA) para validação no Brasil do programa ACT de treinamento de pais. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Foi Professora Visitante (Visiting Fellow) em Sidney Sussex College, Universidade de Cambridge, Inglaterra (janeiro-março de 2015). Eleita para o Conselho da ISPCAN - International Society for the Prevention of Child Abuse Neglect, gestão 2016-2022. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6962646759651464 (11/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1998-2014
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518745 Fax: (16) 33518357 URL da Homepage: www.ufscar.br/laprev
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2013-2015. The scientific and legal status of Parental Alienation
      Descrição: A ?Alienação Parental? ocorre quando a Criança é isolada psicologicamente de um dos pais ou cuidadores, tipicamente no contexto judicial de disputa de guarda ou divórcio. A implicação resultante é que um dos pais realizou ?uma lavagem cerebral? da criança no sentido de temer ou odiar o outro pai. Uma acusação de alienação parental é particularmente controversa quando há alegações de maus-tratos no caso. O objetivo desse projeto consiste em conduzir uma pesquisa inicial sobre o status científico e legal do conceito de alienação parental conforme aplicado no sistema de justiça brasileiro e americano. O Brasil foi o primeiro país a ter uma legislação sobre alienação parental. A diferença entre os dois países permite um experimento natural para examinar as ramificações do reconhecimento legal de alienação parental. Apesar do uso do conceito de alienação parental no judiciário, a comunidade científica e clínica amplamente reconhecem ser a alienação parental um tema pouco pesquisado. Nossa proposta envolve: 1) Rever a literatura cientifica e legal relevante à alienação parental; 2) Conduzir pesquisas de levantamento sobre o uso e a compreensão de psicólogos sobre tais pesquisas, incluindo a pesquisa sobre revelações de abuso sexual e falsas memórias/sugestionabilidade no judiciário brasileiro e americano; 3) Realizar análises qualitativas de casos de litígio familiar para acrescentar a compreensão dos efeitos do conceito de alienação parental nas famílias. Como resultado serão realizadas publicações, palestras em congressos, uma agenda de pesquisa e colaboração internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Sidnei Priolo - Integrante / Sheila Maria Prado Soma - Integrante / Marina Souto Lopes Bezerra - Integrante / Pedro Magrin Tannus - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    2. 2013-2015. Prevencao de maus-tratos a criancas: Avaliacao do programa de intervencao a pais
      Descrição: Há dados indiscutíveis mostrando os efeitos deletérios dos maus-tratos praticados contra a criança para o desenvolvimento humano. Uma das principais estratégias de prevenção desse fenômeno consiste no ensino de habilidades positivas a pais de forma a minimizar ou impedir praticas violentas. A presente proposta consiste em realizar estudos que indiquem a eficácia do programa "ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros" (ACT/Raising Safe Kids Program ou ACT/RSK), desenvolvido pela American Psychological Association (APA), para a realidade brasileira. Tal programa consiste em programa de treinamento de pais para o fortalecimento de parentagem positiva. O ACT configura-se como uma estratégia de prevenção universal de violência, sendo utilizado em todo o território americano e outros países, resultando em diversas pesquisas. Para viabilizar o Projeto Temático, as duas pesquisadoras principais fizeram uma parceria com a APA participando de Seminário em Washington e trazendo a diretora do programa ACT ao Brasil para ministrar curso à equipe dos laboratórios envolvidos. Como resultado da parceria os diversos manuais do ACT foram traduzidos e impressos pela APA em português. O projeto contempla duas fases - a primeira de avaliação da eficácia do ACT para a realidade brasileira, com duração de cerca de dois anos, envolvendo dois estudos de mestrado e uma tese de doutorado com delineamentos experimentais de grupos com ensaios randomizados. Múltiplos instrumentos serão utilizados. A segunda fase de igual duração será composta pela disseminação do ACT, capacitando e avaliando psicólogos brasileiros a aplicá-lo em maior escala.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Rachel de Faria Brino - Integrante / Nahara Rodrigues - Integrante / Paolla Magioni Santini - Integrante / Amanda Fattori Gallo - Integrante / Maria Beatriz Linhares - Integrante / Luciana Barbalho Pontes - Integrante / Jéssica de Assis Silva - Integrante / Domitila Shizue Kawakami Gonzaga - Integrante / Elisa Rachel Pisani Altafim - Integrante.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    3. 2013-2015. Avaliacao de Intervencao Breve com Pais para Prevencao do Trauma Cerebral Abusivo
      Descrição: O Trauma Cerebral Abusivo é uma forma de maus-tratos físicos que consiste em sacudir violentamente um bebê, usualmente em resposta ao seu choro inconsolável. Sacudir um bebê pode acarretar em consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo levar até à morte da criança. Apesar de sua gravidade, o Trauma Cerebral Abusivo pode ser prevenido por meio da educação parental. Neste sentido, a presente pesquisa pretende avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre Trauma Cerebral Abusivo entre pais gestantes ou de recém-nascidos. Para atingir este objetivo, serão realizados dois estudos, sendo que do primeiro participarão 100 mães gestantes, enquanto do segundo participarão 100 pais (homens) com filhos recém-nascidos ou em período de gestação. Em ambos os estudos, os participantes serão divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle de Espera. O delineamento para o Grupo Experimental será: pré-teste ? intervenção ? pós-teste 1 ? pós-teste 2 ? follow-up. Já para o Grupo Controle de Espera, o delineamento será: pré-teste ? pós-teste 2 ? follow-up ? intervenção. A intervenção consistirá na exibição do vídeo educativo ?Respondendo ao Choro do Bebê? e na leitura de um panfleto sobre os riscos de sacudir um bebê, o padrão de choro do bebê nos primeiros meses e as estratégias adequadas para lidar com o choro, bem como na discussão dos principais pontos abordados pelos materiais. Para avaliação do conhecimento dos pais sobre Trauma Cerebral Abusivo será utilizado o Questionário sobre o Choro do Bebê. Espera-se que a intervenção promova aumento do conhecimento sobre Trauma Cerebral Abusivo, auxiliando na sua prevenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Nahara Rodrigues - Integrante / Suélen Mariana Gorni - Integrante / Victor Oliver Mattar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    4. 2013-2013. Prevalencia de Abuso sexual em adolescentes de dois estados brasileiros e necessidades da Rede de Protecao
      Descrição: O presente projeto consiste em uma parceria entre o Laprev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) e uma Instituição americana de pesquisa denominada WESTAT sediada em Washington, com dois objetivos: 1) realizar um estudo epidemiológico piloto sobre a prevalência de abuso sexual entre adolescentes de 15-17 anos, de ambos os sexos, em quatro cidades de dois estados brasileiros (São Carlos e São Paulo, SP e Aracaju e Lagarto, Sergipe); e b) entrevistar órgãos diversos órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente de forma a fazer uma análise das necessidades de tais serviços. Para tanto, alunos de pós-graduação e graduação em Psicologia serão treinados para aplicar os instrumentos com os adolescentes e dar assistência psicológica, caso algum dos participantes demonstrem algum desconforto emocional ao responder as questões, fazendo encaminhamentos à rede de proteção, se necessário. A coleta de dados do estudo epidemiológico será realizada com grupos de 6-10 adolescentes nas respectivas escolas (3 escolas por município), perfazendo um total de 500 participantes. O procedimento envolve preenchimento de um questionário a ser respondido pelos participantes em cerca de 30-40 minutos, sendo esse formatado em tablets. A coleta de dados nos órgãos de proteção envolverá a aplicação de questionários sobre os serviços oferecidos a jovens com suspeita de abuso sexual a membros de diversas entidades do município como o Conselho Tutelar, Escola, CREAS/CRAS, Serviço de Saúde, Polícia e Fórum Judicial. Os dados coletados irão ser organizados em bancos de dados com o apoio da Westat e os resultados serão apresentados para autoridades da rede de proteção de forma a contribuir para uma reflexão e aprimoramento da mesma.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Rachel de Faria Brino - Integrante / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Nahara Rodrigues - Integrante / Sidnei Priolo - Integrante / Monica Basena - Integrante / John Hartge - Integrante.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    5. 2012-2016. Trauma e Historico de Vitimizacao na Escola: Um Estudo Retrospectivo com Estudantes Universitarios
      Descrição: Estudos brasileiros questionando estudantes e educadores sobre situações de vitimização e/ou realizando observações do contexto da escola têm revelado a preocupante existência da violência escolar. Mesmo que muitas dessas pesquisas tenham apresentado falhas metodológicas quanto à caracterização da violência na escola, sabe-se que a vivência da mesma pode trazer muitos prejuízos em curto prazo ao aluno, tais como: dificuldades de aprendizagem, ansiedade, depressão, agressividade, lesões físicas (arranhões, cortes) e doenças psicossomáticas. Contudo, ainda que a literatura científica aponte que a experiência quando criança e/ou adolescente de situações de violência doméstica e/ou abuso sexual possam implicar em Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) quando adulto e em déficits no desenvolvimento físico e psicológico, são raras as pesquisas, mesmo as estrangeiras, que investigaram as conseqüências para a vida adulta da violência vivenciada ao se freqüentar a escola. Suspeita-se que tal carência na literatura se deva ao fato de que o TEPT, geralmente, tendo sido investigado por psicólogos e pesquisadores que atuaram na área clínica, sendo desconhecido por profissionais que atuaram e/ou investigaram a área educacional, por falta de informações dos últimos sobre o TEPT e suas manifestações. Assim, a presente autora - a qual atuou por 10 anos com intervenções clínicas de diminuição de violência e realizou pesquisas sobre o tema da violência na escola ? propõe como objetivo desse projeto caracterizar a violência sofrida em escolas brasileiras e investigar efeitos em longo prazo da vitimização em ambiente escolar. A vitimização escolar a ser considerada será tanto a que foi praticada por pares quanto por professores. Para a consecução de tais objetivos, traduzir-se-á e realizar-se-á a validade de conteúdo para o Brasil de uma escala norte-americana (SATS-R) que se mostrou válida para a investigação do tema nos EUA. Tal escala será aplicada a estudantes universitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Paloma Pegolo de Albuquerque - Integrante / Tatiane Alves Correa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    6. 2012-2015. Avaliacao do programa de intervencao a pais
      Descrição: Há dados indiscutíveis mostrando os efeitos deletérios dos maus-tratos praticados contra a criança para o desenvolvimento humano. Uma das principais estratégias de prevenção desse fenômeno consiste no ensino de habilidades positivas a pais de forma a minimizar ou impedir praticas violentas. A presente proposta consiste em realizar estudos que indiquem a eficácia do programa "ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros" (ACT/Raising Safe Kids Program ou ACT/RSK), desenvolvido pela American Psychological Association (APA), para a realidade brasileira. Tal programa consiste em programa de treinamento de pais para o fortalecimento de parentagem positiva. O ACT configura-se como uma estratégia de prevenção universal de violência, sendo utilizado em todo o território americano e outros países, resultando em diversas pesquisas. Para viabilizar o Projeto Temático, as duas pesquisadoras principais fizeram uma parceria com a APA participando de Seminário em Washington e trazendo a diretora do programa ACT ao Brasil para ministrar curso à equipe dos laboratórios envolvidos. Como resultado da parceria os diversos manuais do ACT foram traduzidos e impressos pela APA em português. O projeto contempla duas fases - a primeira de avaliação da eficácia do ACT para a realidade brasileira, com duração de cerca de dois anos, envolvendo dois estudos de mestrado e uma tese de doutorado com delineamentos experimentais de grupos com ensaios randomizados. Múltiplos instrumentos serão utilizados. A segunda fase de igual duração será composta pela disseminação do ACT, capacitando e avaliando psicólogos brasileiros a aplicá-lo em maior escala.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Maria Beatriz Linhares - Integrante / Luciana Barbalho Pontes - Integrante / Jéssica de Assis Silva - Integrante / Elisa Rachel Pisani Altafim - Integrante / Maria Eduarda André Pedro - Integrante.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    7. 2011-2013. INTERVENCAO COM MAES DENUNCIADAS POR MAUS-TRATOS: EFEITOS DE RECURSOS TECNOLOGICOS
      Descrição: Estudos apontam uma maior freqüência de práticas disciplinares abusivas de autoria materna em comparação à paterna. Considerando a relevância do tema da prevenção de violência para a saúde pública, além da existência de programas de intervenções com foco na prevenção de abuso físico contra crianças contemplando procedimentos que poderiam ser aprimorados, o objetivo deste estudo consiste em avaliar um programa de intervenção sobre práticas educativas positivas a mães denunciadas por maus-tratos que incluirá os recursos tecnológicos: a) feedback por ponto eletrônico auricular e b) vídeo-feedback dos comportamentos analisados. Participarão do estudo 40 mães denunciadas ao Conselho Tutelar por ter agredido os filhos fisicamente. A pesquisa será conduzida no Centro de Atividade Diária (CAD), uma casa-laboratório com espelho unidirecional e equipamentos eletrônicos de filmagem e comunicação. Serão utilizados os instrumentos para coleta de dados: Entrevista Inicial, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança (SDQ), Inventário Beck de Depressão (BDI), Protocolo de Observação, aplicados na fase pré e pós-programa, e uma Avaliação do Programa pelas participantes será aplicada somente na fase pós-programa. A Cartilha Educação Positiva dos seus filhos, do Projeto Parceria, será o material de apoio para a intervenção, que terá o referencial Cognitivo-Comportamental. O delineamento do estudo é experimental de grupos equivalentes com pré-teste/pós-teste, em que cada grupo recebe a mesma intervenção em momentos diferentes. As participantes serão selecionadas e distribuídas randomicamente entre os grupos. Na fase pré-programa serão aplicados os instrumentos citados, além da sessão de observação com filmagem no CAD. O programa contemplará sessões baseadas na cartilha, em setting terapêutico. Ao final, será realizado treinamento por feedback via ponto eletrônico auricular, seguida com vídeo-feedback da filmagem gravada, em sessão de observação no CAD. Na fase pós-programa s. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Paolla Magioni Santini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    8. 2010-2012. Habilidades maternas de mulheres vitimas de violencia fisica conjugal: um estudo observacional
      Descrição: A violência contra a mulher é um problema grave que traz seqüelas para o seu bem-estar físico, social e emocional que podem acarretar em déficits em suas habilidades maternas, sendo importante investigar quais as habilidades maternas que a mulher vitima de violência possui e quais faltam em seu repertório. Assim, os objetivos da presente pesquisa consiste em validar instrumentos úteis na pesquisa e intervenção sobre habilidades parentais-Inventário de Dimensões de Disciplina (DDI) e Questionário de metaparentagem e avaliar as habilidades maternas de mães com e sem histórico de violência em situação observacional. As participantes do estudo serão 40 mulheres com, pelo menos, um filho, as quais serão divididas em dois grupos (Grupo 1 - 20 mulheres com histórico de violência conjugal física e Grupo 2 - 20 mulheres sem histórico de violência conjugal física). Serão coletadas múltiplas medidas das participantes, de seus filhos e da interação dos mesmos. Com a mãe será aplicado o Roteiro de Entrevista, a Escala de Táticas de Conflitos (CTS-2) resumida e adaptada pelo IBGE, o Inventário de Dimensões de Disciplina (DDI)-Forma P (traduzido e adaptado pela autora) e o Questionário de metaparentagem (traduzido e adaptado pela autora). Com as crianças será aplicada uma Entrevista Inicial com a Criança e o Inventário Dimensões de Disciplina (DDI) - Forma C. A observação da interação mãe-criança será realizada no Centro de Atividade Diária (CAD) da USE/UFSCar. As observações serão filmadas e posteriormente decodificadas, utilizando-se um Protocolo de Observação. As sessões de observação terão cerca de 60 minutos de duração. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente. Palavras Chave: Mulheres, crianças expostas a violência conjugal, observação, metaparentagem, violência física contra a mulher. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Nahara Rodrigues - Integrante / Gabriela de Guzzi Bagnato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    9. 2010-2011. Potencial de abuso infantil, concepcao sobre abuso sexual e violencia escolar segundo participantes de uma capacitacao
      Descrição: A presente pesquisa insere-se no tema maus-tratos contra a criança e o adolescente, do qual fazem parte investigações sobre potencial de abuso à criança e violência na escola. Assim, este estudo tem dois objetivos: 1) Avaliar se um curso de capacitação oferecido a professores e outros profissionais sobre o enfrentamento aos maus-tratos infantis altera o risco de seus participantes realizarem maus-tratos contra a criança e o adolescente e 2) Identificar e analisar a percepção dos participantes sobre como deve ser a prevenção da violência escolar. Participarão do estudo cerca de 1000 a 1200 professores da rede pública do Estado de São Paulo e profissionais da rede de proteção a criança e ao adolescente, os quais estarão divididos em turmas de 50 a 60 pessoas. Tais participantes estarão integrando um curso de capacitação sobre enfrentamento dos maus tratos a crianças e adolescentes, o qual está sendo ofertado pelo Ministério da Educação e Cultura, em parceria com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) - UFSCAR. Serão aplicados dois instrumentos: Questionário de Levantamento de Opinião sobre Prevenção de Violência Escolar, QLOPVE (Stelko-Pereira, 2009), Child Abuse Potencial Inventory (Milner, 1990). Esse projeto foi aprovado pelo Comite de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSCAR, de modo que todos os participantes do estudo terão assinado Termos de Consentimento Livre e Esclarescido. Serão feitas correlações do resultados nos questionários com sexo, idade, nível de escolaridade e número de filhos. Em relação ao CAP, também, averiguar-se-á se os participantes tiveram diferenças significativamente positivas entre o teste pré-capacitação e o pós-capacitação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Rachel de Faria Brino - Integrante / Gabriela Isabel Reyes Ormeño - Integrante / Patrícia Georgia Brancalhone - Integrante / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Eliane A C Araujo - Integrante / Karyne de Souza Augusto Rios - Integrante / Nahara Rodrigues - Integrante / Ana Carina Stelko-Pereira - Integrante / Gabriela de Guzzi Bagnato - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e D - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    10. 2009-2013. VIOLENCIA NOTA ZERO: AVALIACAO DE UM PROGRAMA PREVENTIVO DE VIOLENCIA ESCOLAR
      Descrição: A situação de violência nas escolas brasileiras é um problema grave, sendo necessária a realização de programas preventivos científicos de violência escolar, os quais são poucos. Programas preventivos científicos são aqueles em que se fez: avaliação da necessidade de se reduzir um problema, avaliação da teoria do programa, avaliação do processo ou monitoramento e avaliação de resultados. Internacionalmente, existem revisões de programas preventivos que são úteis para o desenvolvimento de um programa brasileiro. Esse projeto pretende realizar dois estudos. O Estudo 1 proporá um programa de prevenção de violência escolar, avaliando-o quanto a teoria que o embasa. Para tanto, será feita uma revisão sistemática da literatura em que serão pesquisadas: (a) metanálises de programas preventivos a comportamento agressivo em crianças, (b) programas brasileiros de prevenção de violência escolar divulgados em periódicos das áreas de Psicologia e Educação e (c) manuais e relatórios de organizações relacionadas à prevenção de violência. O Estudo 2 implantará tal programa, avaliando o recrutamento e retenção dos participantes, os procedimentos utilizados e a efetividade para a redução de violência escolar. Assim, ir-se-á implantar em duas escolas públicas de São Carlos, o programa que terá sido elaborado em detalhes no Estudo 1. Tal programa contará com a participação de professores de 6ª. a 9ª. séries das escolas, os quais se reunirão em encontros semanais durante 5 meses. As escolas não receberão a intervenção concomitantemente, de modo que uma se constitua em grupo experimental e a outra em grupo controle. Posteriormente, se re-aplicará o programa na escola que foi, primeiramente, grupo controle, tendo este sido aprimorado. Haverá avaliações com múltiplos instrumentos pré-programa, ao longo do programa, pós-programa e de follow-up. PALAVRAS-CHAVE: Violência na Escola, prevenção de violência, violência institucional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Ana Carina Stelko-Pereira - Integrante / Bruna Forlin - Integrante / Maria Helena do Carmo Gomes Lima - Integrante / Isa Maria de Souza Fernandes Ferrari - Integrante / Estela Manfrin - Integrante / Jessica Elena Valle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e D - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    11. 2008-2012. Avaliacao de um programa de intervencao com cuidadores e filhos de mulheres encarceradas
      Descrição: A violência é um fenômeno amplamente observado e estudado nos grandes centros urbanos, por trazer diversos prejuízos à população e ao governo. Entretanto, a intergeracionalidade da violência não atrai da mesma maneira os olhares do governo nem dos pesquisadores brasileiros, apesar de estudos mostrarem que sofrer violência na infância é fator favorecedor ao envolvimento em atividades criminais. A população carcerária é a que traz de maneira mais clara o problema da violência, mas, apesar disso, no Brasil, quase nada se sabe sobre ela. Os poucos dados indicam que uma quantidade considerável dos adolescentes em conflito com a lei provém de famílias monoparentais dirigidas pela mãe. Esse projeto pretende trabalhar com essa população esquecida, que está diretamente ligada à perpetuação da violência, mais especificamente com as mães encarceradas, já que a sua prisão acaba sendo mais prejudicial ao desenvolvimento de seus filhos. Primeiramente, serão analisadas características de filhos e mães encarceradas, de forma a identificar a presença/ausência de fatores de risco e proteção no histórico de vida dos mesmos para, em seguida, desenvolver um programa de intervenção com crianças e cuidadores dos filhos de mães encarceradas em regime prisional fechado, de forma a minimizar os impactos negativos instalados nas crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Gabriela Isabel Reyes Ormeño - Integrante / Juliana Saito - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    12. 2008-2010. Intervencao com casais de pais adolescentes: da avaliacao de uma proposta a capacitacao de psicologos da rede de saude
      Descrição: Há um crescente índice de gravidez precoce no Brasil, que se torna um problema de saúde pública. Reintera-se a importância do presente estudo em virtude da ausência de pesquisas na área, dos riscos envolvidos na gestação precoce, tanto para o casal de pais adolescentes como para o desenvolvimento infantil, bem como pela necessidade do desenvolvimento de políticas públicas na área. A presente pesquisa se desenvolverá por meio de dois estudos que tem como objetivos gerais: Estudo 1: desenvolver e avaliar um programa de intervenção para casais de pais adolescentes visando: a) desenvolver Habilidades Conjugais, b) Incrementar Estilos Parentais Positivos e c) minimizar o potencial de abuso dos pais aos filhos; e Estudo 2: desenvolver e avaliar um Programa de Capacitação de psicólogos da Rede Municipal de Saúde direcionado ao desenvolvimento de repertório necessário para o atendimento eficaz de pais e mãe adolescentes. Participarão do Estudo 1, três casais de pais adolescentes, encaminhados por uma Instituição para Adolescentes gestantes localizada em São José do Rio Preto, São Paulo. Serão realizadas múltiplas medidas, sendo os instrumentos de coletas de dados aplicados em 3 momentos distintos (pré-teste, pós-teste e Follow-up). As intervenções terão duração aproximada de três meses com cada casal, incluirão dois módulos (psicoterapêutico e educacional). Será elaborada uma Cartilha contendo os conteúdos discutidos para ser entrega por sessão aos participantes. Participarão do Estudo 2 os Psicólogos que atuam na Rede Municipal de Saúde na cidade na qual o Estudo 1 será realizado. Serão realizadas múltiplas medidas, sendo os instrumentos de coletas de dados aplicados em 3 momentos distintos (pré-teste, pós-teste e Follow-up). A intervenção ocorrerá em grupo, envolvendo 10 reuniões semanais, semelhantes a um workshop. Será particularmente útil a Cartilha elaborado no Estudo 1. Acredita-se que a presente pesquisa refletirá em resultados positivos no que se refere à adequação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Karyne de Souza Augusto Rios - Integrante / Joviane Dias Marcondelli Maia - Integrante / Paulo Celso Pereira - Integrante / Nahara Rodrigues - Integrante / Paolla Magioni Santini - Integrante / Cristiane Camargo de Oliveira - Integrante / Roselaine de Oliveira Giusto - Integrante / Amanda Fattori Gallo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    13. 2006-2009. Prevencao de problemas de comportamento infantil por meio de intervencao familiar
      Descrição: O presente estudo pretende desenvolver e avaliar um projeto de intervenção a mães vítimas de violência pelo parceiro, de forma a prevenir problemas de comportamento (como por exemplo, a agressividade) em seus filhos. Sete mães vítimas de violência por parte do parceiro e seus respectivos filhos de quatro a 12 anos participaram até o momento. Múltiplas medidas avaliativas foram coletadas com as mães: Entrevista, Inventário de Estilo Parental - IEP, Inventário de Potencial de Abuso - CAP, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança - SDQ e Inventário de Depressão de Beck - BDI e com as crianças: Entrevista, IEP e SDQ - versão crianças. Adicionalmente, a observação da interação mãe-criança foi registrada e filmada em quatro situações diferentes no Centro de Atividade Diária, laboratório que consiste em uma réplica de casa com diversos cômodos, câmaras digitais e espelho unidirecional. O projeto de intervenção individual apóia-se em um referencial Cognitivo-Comportamental, envolvendo um componente psicoterapêutico com o objetivo de analisar, em conjunto com a mulher vitimizada, o impacto que a violência possa ter causado em seu desenvolvimento e um componente educacional, em que ela aprende sobre manejo não coercitivo do comportamento dos filhos, por meio de discussões, role-playing, modelação e vídeo feedback. A intervenção encontra-se no oitavo mês, sendo composta por reuniões semanais de cerca de 60 minutos de duração. Utilizou-se um delineamento A-B. Todas as mães encontravam-se separadas dos respectivos parceiros. As mães participantes tinham entre 24 e 45 anos de idade, tendo de 1 a 7 filhos. As mães tinham escolaridade variada, porém predomínio de baixa escolaridade. Quatro mães trabalhavam fora de casa, o que se constitui fonte de renda e apoio, mesmo assim, notou-se isolamento social em todas as mães. Quanto às características da violência experienciada, todas as mães sofreram violência física; uma das participantes relatou ter sofrido abuso sexual e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    14. 2006-2008. Projeto Parceria: O ensino de habilidades parentais a mulheres com historico de violencia conjugal
      Descrição: Um dos problemas sérios associados à exposição à violência (vitimização indireta) é a questão da modelação do comportamento agressivo por parte de crianças. Os estudos têm verificado uma alta correlação entre existência do fenômeno da violência contra a mulher e a violência praticada contra a criança (vitimização direta). Não há na literatura avaliações de programas de intervenção voltados especificamente para a mãe vítima de violência. Por outro lado, a literatura é farta em dados sobre práticas educativas parentais que são as diversas estratégias e técnicas que os pais utilizam para orientar os comportamentos dos filhos, cumprindo seu papel de agentes de socialização. Em uma organização social saudável, os pais apresentam estilos parentais baseados no uso de contingências positivas - e não coercitivas - que facilitam a aquisição de comportamentos pró-sociais e permitem o autoconceito adequado em seus filhos. O presente estudo pretende desenvolver e avaliar um programa de intervenção a mães vítimas de violência pelo parceiro, de forma a prevenir problemas de comportamento (como por exemplo, a agressividade) em seus filhos. As participantes serão mães vítimas de violência por parte do parceiro que tenham denunciado tal violência na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade de São Carlos, SP e seus respectivos filhos de um a 12 anos. O estudo será desenvolvido em duas etapas e cerca de 45 mulheres e 45 crianças terão participado no final. Múltiplas medidas avaliativas serão coletadas com as mães (entrevista, Inventário de Estilo Parental - IEP, Child Abuse Potential Inventory - CAP, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança ? SDQ e Inventário de Depressão de Beck - BDI) e com as crianças (entrevista, IEP - versão crianças). Adicionalmente, a observação da interação mãe-criança será registrada e filmada em quatro situações diferentes no Centro de Atividade Diária na Unidade Saúde-Escola da UFSCar, laboratório que consiste em uma réplica de casa com diverso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Eliane A C Araujo - Integrante / Karyne de Souza Augusto Rios - Integrante / Joviane Dias Marcondelli Maia - Integrante / Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Paulo Celso Pereira - Integrante / Ligia do Vale Faleiros - Integrante / Geórgya Déo Freitas - Integrante / Juliana Caseiro - Integrante / Tania Daoud Miranda - Integrante / Ana Carolina De Almeida Patrian - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    15. 2005-2006. NOTIFICACAO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL EM CIDADES BRASILEIRAS DE PORTE MEDIO: VARIAVEIS ASSOCIADAS A CONDENACAO DO AGRESSOR.
      Descrição: Acredita-se que o abuso sexual infantil seja um problema ?silencioso?, pois é pouco denunciado. Dados epidemiológicos a respeito do abuso sexual infantil são escassos, mas os disponíveis apontam para uma pequena taxa de denúncia, sendo acompanhada por uma taxa menor ainda de condenação do agressor (taxa de impunidade). O presente estudo pretendeu inicialmente caracterizar os casos denunciados de abuso sexual infantil, junto aos órgãos competentes, referentes a 2003-2004, em quatro cidades de porte médio, em regiões distintas do Brasil (Sudeste, Sul e Nordeste). Como a verba recebida foi insuficiente (cerca de 25% da proposta), o estudo limitou-se a caracterizar os casos denunciados na cidade de São Carlos, no período de janeiro a dezembro de 2003, levantando e analisando as evidências contidas nos processos responsáveis pela condenação ou não dos agressores nos casos denunciados nesse período. Para a coleta de dados foi utilizada uma Ficha de Caracterização contendo 17 categorias estabelecidas a partir de consulta aos Boletins de Ocorrência e aos processos presentes na Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar e Fórum Criminal. Os resultados mostraram que a parcela de vítimas mais atingidas tinha entre 13 e 16 anos e os agressores encontravam-se em faixas etárias mais distribuídas. Conforme mostrado pela literatura, o agressor mais freqüente foi o padrasto e a autora da denúncia, a mãe da vítima. O tempo decorrido entre o abuso e a queixa teve maior concentração em um mês ou menos. Do total de 37 casos denunciados nesse período, apenas um agressor foi condenado. Além disso, não foram encontrados laudos psicológicos das vítimas e tampouco encaminhamentos a serviços de atendimento. Foi constatada uma grande dificuldade de obter as informações para o estudo, pois os B.Os e os processos não contemplavam informações importantes previstas na Ficha de Caracterização. Das 37 denúncias chegadas à Delegacia da Mulher, apenas 12 foram encaminhadas ao tribunal e dessas, somente trê. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Karine Marques Caldeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 1
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    16. 2001-2006. Analise e prevencao da violencia
      Descrição: Pretende-se realizar uma série de estudos que contribuam para uma melhor compreensão do fenômeno da violência doméstica. Projetos sistemáticos de intervenção com vítimas e/ou agressores são desenvolvidos e avalia-se procedimentos na área de violência intrafamiliar. Mais especificamente, objetiva-se analisar o impacto que a violência produz no desenvolvimento humano (e notadamente o infantil), gerando metodologia específica de prevenir desdobramentos prejudiciais. A análise e prevenção de abuso físico, sexual e psicológico ao indivíduo portador de deficiência será enfatizada, bem como a atuação junto a pais portadores de atraso global de desenvolvimento, de forma a minimizar o risco de negligência e/ou maus tratos a seus filhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams - Coordenador / Alex Eduardo Gallo - Integrante / Daniela Patrícia Ado Maldonado - Integrante / Rachel de Faria Brino - Integrante / Gabriela Isabel Reyes Ormeño - Integrante / Ricardo da Costa Padovani - Integrante / Fernanda Martins França - Integrante / Sabrina Mazo D'affonseca - Integrante / Paulo Celso Pereira - Integrante / Karyne de Souza Augusto Rios - Integrante / Joviane Dias Marcondelli Maia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 22
      Membro: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (19)
    1. Finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria educação - Livro "Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações na escola", Câmara Brasileira do Livro.. 2014.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    2. Prêmio Play your Part - Austrália, NAPCAN - The National Association for the Prevention of Child Abuse and Neglect.. 2014.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    3. Prêmio especial por notável contribuição a longo prazo para proteção da criança, The Children's Hospital at Westmead/Sydney-Austrália.. 2013.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    4. Professor Visitante distinto, Universidad Nacional de Córdoba - Faculdad de Psicologia.. 2013.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    5. Prêmio Carolina M. Bori - Melhor pôster de tese de doutorado (Ganhadora: Sabrina Mazo D'Affonseca - Orientadora: Lúcia C. A. Williams), Sociedade Brasileira de Psicologia - 43° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2013.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    6. Homenagem à Profª. Drª. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Sabrina Mazo D'affonseca pelo Prêmio Carolina Bori de Melhor Poster de Doutorado, oferecido pela Sociedade Brasileira de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos - Reitor Prof. Dr. Targino de Araújo Filho.. 2013.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    7. 2011 good practice examples (Referente relatório das atividades do dia 19 de novembro), WWSF (Women's World Summit Foundation).. 2012.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    8. Premiação de Painel: Prêmio Edda Meyer Silveira Lopes (Categoria Doutorado) - (Orientadora: Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Doutoranda: Paolla Magioni Santini), XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.. 2012.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    9. Homenagem aos integrantes da comunidade universitária premiados por seu trabalho acadêmico em 2012, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2012.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    10. Homenagem à Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams por ocasião dos 10 anos da Casa Abrigo "Gravelina Terezinha Lemes", Prefeitura de São Carlos.. 2011.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    11. Premio de melhor Painel - "Teaching parenting skills mothers with a history of domestic violence " - Lúcia C. A. Williams (coordenadora), Paulo C. Pereira e Adriana B. Santos, 2nd International Conference Child Abuse and Neclect - Portugal.. 2011.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    12. Sabrina Mazo D'Affonseca finalista na categoria doutorando Políticas Públicas e Equidade: Avanços Praticos, no ano 2011, Centro de Administração Pública e Governo (GVceapg/ FVG-EAESP) e Fundação Ford.. 2011.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    13. 1º lugar no Concurso: Práticas Exemplares que incorporam uma perspectiva de gênero/etnia em Saúde, com o trabalho: "Empoderamento da Família para o enfrentamento da Violência Doméstica.", Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde.. 2009.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    14. Prevention of Child Abuse 2009, Women's World Summit Foundation - WWSF (Genebra-Suiça).. 2009.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    15. Finalista do Concurso da Rede Não Bata, Eduque, Secretaria Especial de Direitos Humanos.. 2008.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    16. XXIII Prêmio Jovem Cientista "Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais" - UFSCar, Mérito Institucional, CNPq.. 2008.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    17. Prêmio: Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia, 2º lugar c/ trabalho "Sobre a necessidade de inclusão de crianças e jovens com probl. de comportamento em nosso sistema de ensino", Conselho Federal de Psicologia.. 2007.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    18. Título de ASSOCIADO PLENO junto à Associação Brasileira de Psicologia. aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral Ordinária durante a XXXVI Reunião Anual da SBP, em 28/10/2006., Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2006.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
    19. Homenageada pelos formandos da 5ª Turma do Curso de Grad. em Psicologia da UFSCar, Alunos da 5ª Turma do Curso de Psicologia - UFSCar.. 2003.
      Membro: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. XIV Simpósio ANPEPP.Grupo de Trabalho - Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. 2012. (Simpósio).
    2. 5º Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde. Prevenção da violência e dos abusos de crianças e adolescentes: relato da experiência de um curso a distância para capacitação das equipes. Nucleo RJ - Telessaúde Brasil.. 2011. (Congresso).
    3. Encontro de Educação em Direitos Humanos e I Colóquio de Educação em Direitos Humanos no Enfrentamento das violências.Projeto Escola que Protege em São Paulo. 2010. (Encontro).
    4. Infância Paz - 3ª Semana de Valorização da primeira infância e cultura da paz. 2010. (Outra).
    5. I Simpósio Internacional Culturas e Práticas Não-Revitimizantes de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes em Processos Judiciais. 2009. (Simpósio).
    6. IX Encontro Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp. Porte de armas, abuso de substâncias e participação em gangues por aluno. 2009. (Congresso).
    7. 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Debate: Direitos Humanos no Brasil. 2008. (Encontro).
    8. III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2008. (Congresso).
    9. 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence. Facing Family Violence: the long journey from victim to becoming a brazilian researcher. 2007. (Congresso).
    10. I Seminário sobre Cotidiano Escolar: emergência e invenção.Integrante da Mesa Redonda: " Transgressão e violência no cotidiano familiar e escolar". 2007. (Seminário).
    11. Seminário Internacional sobre Deliqüência Juvenil.Intervenção com o adolescente em conflito com a lei: Envolvimento da família e da escola. 2007. (Seminário).
    12. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007. (Encontro).
    13. XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Sessão Coordenada: Intervenção precoce com famílias de baixa renda e prevenção de problemas de comportamento em crianças pré-escolares. 2007. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. WILLIAMS, LUCIA C. A.. Organização do Forum Juvenil - Youth Forum no XXII Congress of the International Society for the Prevention of Child Abuse Neglect. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. WILLIAMS, L. C. A.. XXII International Congress of Child Abuse Neglect. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. WILLIAMS, LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE. ISPCAN Caribbean Conference 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. WILLIAMS, LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE. Countries in Transition Forum - ISPCAN Caribbean Conference. 2018. (Congresso).. . 0.
    5. WILLIAMS, LÚCIA CAVALCANTI A.. 21st ISPCAN International Congress on Child Abuse and Neglect. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. WILLIAMS, L. C. A.. International Congress on Children and the Law. 2015. (Congresso).. . 0.
    7. WILLIAMS, L. C. A.. 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. WILLIAMS, L. C. A.. 42ª Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia. 2012. (Congresso).. . 0.
    9. WILLIAMS, L. C. A.; STELKO-PEREIRA, A. C. ; ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; RODRIGUES, N. ; SANTINI, P. M. ; ALBUQUERQUE, P. P. ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo ; PRIOLO, S.. I Seminário de Análise e Prevenção da Violência. 2011. Outro
    10. EINSTEIN, E. ; WILLIAMS, L. C. A. ; FIGUEIRO, J. A. ; ABELHA, L.. Parceria em Evento - Abusos, Maus Tratos e Proteção à Criança e ao Adolescente. 2010. Outro
    11. WILLIAMS, L. C. A.. XL Reuinão Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2010. (Congresso).. . 0.
    12. WILLIAMS, L. C. A.; EINSTEIN, E.. Workshop Internacional apresentado no XL Reunião Anual : Um enfoque Interdisciplinar sobre a Prevenção de Violência contra a Criança e o Adolescente. 2010. Outro
    13. WILLIAMS, L. C. A.. Simpósio Internacional Interdisciplinar sobre Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. 2009. (Outro).. . 0.
    14. WILLIAMS, L. C. A.; Gomes, Leda Maria de Souza ; ARAUJO, Eliane A C ; González, Poliana C.M.A. ; Ramalho, Maria Tereza ; DEOFREITAS, G.. I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil. 2007. Congresso
    15. ANDRADE, Antonio dos Santos ; CAMARGO, Brígido Vizeu ; CARVALHO, Ana Maria Pimenta ; PETEAN, Eucia Beatriz Lopes ; CHIACHIK, Gilberto Tadeu ; WILLIAMS, L. C. A. ; RUBIANO, Márcia Regina Bonagamba ; RIBEIRO, Maria Júlia Ferreira Xavier ; HÜBNER, Maria Martha Costa ; COSTA, Teresinha Pavanello Godoy ; AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo Do ; COELHO, Wilson Ferreira ; BALTHAZAR, Adriana. XXXIV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia - Comissão Geral. 2004. Congresso
    16. MENDES, Enicéia G ; WILLIAMS, L. C. A. ; ALMEIDA, Maria Amelia ; DENARI, Fátima E ; GOYOS, Celso ; ARAUJO, Eliane A C. Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro de Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. 2003. Congresso
    17. CAMARGO, Brígido Vizeu ; WILLIAMS, L. C. A. ; RUBIANO, Márcia Regina Bonagamba ; RIBEIRO, Maria Júlia Ferreira Xavier ; HÜBNER, Maria Martha Costa ; BANACO, Roberto Alves ; AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo Do ; BALTHAZAR, Adriana ; LIMA, Eliane. XXXIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia - Comissão Geral. 2003. Congresso
    18. WILLIAMS, L. C. A.. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Comissão Geral. 2002. (Congresso).. . 0.
    19. ALMEIDA, Maria Amelia ; AIELLO, A.L.R. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. V Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 2001. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Rachel de Faria Brino (15.0)
      1. Barros, R.D. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; BRINO, Rachel de Faria. Habilidades de auto-proteção acerca do abuso sexual em mulheres com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 14, p. 93-110, issn: 1413-6538, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Educação e Realidade. v. 2, p. 209-230, issn: 0100-3143, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RODRIGUEZ, J. L. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Concepções de sexualidade entre adolescentes com e sem histórico de violência sexual. Paideia (Ribeirao Preto). v. 16, p. 229-240, issn: 0103-863X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A escola como agente de Prevenção do Abuso Sexual Infantil. São Carlos: Suprema. 1a ed. São Carlos: Suprema, 2009. v. 1000, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; BRINO, Rachel de Faria ; PADILHA, M. G. S.. Programas de prevenção de abuso sexual. Em: Antônio de Pádua Serafim; Daniel Martins de Barros; Fabiana Saffi. (Org.). Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica III. 1a.ed.São Paulo. : Vetor. 2013.p. 231-248.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. WILLIAMS, L. C. A.; BRINO, Rachel de Faria ; ARAUJO, Eliane A C ; STELKO-PEREIRA, A. C. ; ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo ; BRANCALHONE, Patrícia Georgia ; RODRIGUES, N.. A escola fazendo a sua parte: Dia mundial de prevenção do abuso infantil. Em: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Ivanilda Matias Gentle. (Org.). O ECA nas escolas: Experiências universitárias. 1ed.João Pessoa. : Editora da UFPB. 2013.v. 4v, p. 143-156.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CALDEIRA, K. M. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Caracterização de casos denunciados de abuso sexual infantil e análise de aspectos da condenação. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Joviane Marcondelli Dias Maia e Karyne de Souza Augusto Rios. (Org.). Aspectos Psicológicos da Violência: Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 1ed.Santo André/SP. : ESETec. 2010.p. 189-206.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Monitoramento de denúncias de abuso sexual infantil durante um programa de prevenção na escola e na família. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams; Joviane Marcondelli Dias Maia e Karyne de Souza Augusto Rios. (Org.). Aspectos Psicológicos da Violência: Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 1ed.Santo André/SP. : ESETec. 2010.p. 477-500.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: Detalhamento de um programa de capacitação. Em: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams; Eliane Aparecida Campanha Araújo. (Org.). Prevenção do Abuso Sexual Infantil: Um Enfoque Interdisciplinar. Curitiba - PR. : Juruá. 2009.p. 112-127.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Brazilian teachers as agents to prevent child sexual abuse: An intervention assessment. Em: XVIth ISPCAN International Congress. (Org.). World Perspectives on Child Abuse. 7ed.Chicago. : ISPCAN - International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect. 2006.v. 1, p. 75-78.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Brazilian teachers as prevention agents of child sexual abuse. Em: 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence, 2007, London. 3rd International Conference Children Exposed to Domestic Violence, v. 1, p. 1-3, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. WILLIAMS, L. C. A.; STELKO-PEREIRA, A. C. ; ARAUJO, Eliane A C ; ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; RODRIGUES, N. ; BRANCALHONE, Patrícia Georgia ; BRINO, Rachel de Faria ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo. Proyecto escuela que protege: una iniciativa gubernamental de capacitación para el enfrentamiento de la violencia infantil. Em: II Congresso Internacional violencia, maltrato y abuso, 2009, Buenos Aires. Anais do II Congresso Internacional violencia, maltrato y abuso. Buenos Aires, 2009.
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      13. ORMEÑO, Gabriela Isabel Reyes ; PADOVANI, Ricardo da Costa ; ARAUJO, Eliane A C ; MELLO, E. L. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, L. C. A.. Ensino à distância na prevenção do abuso sexual infantil: uma proposta de capacitação de professores. Em: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CALDEIRA, K. M. ; BRINO, Rachel de Faria ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Caracterização de casos denunciados de abuso sexual infantil e análise de aspectos da condenação. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar - XIV Congresso de Iniciação Científica. São Carlos, v. 02, p. 669-669, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Análise do processo de Identificação de maus-tratos contra crianças realizado por profissionais da educação. Em: XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 1-1, 2006.
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    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (13.0)
      1. Rios, K.S.A. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Gravidez na adolescência e impactos no desenvolvimento infantil. Adolescência & Saúde (UERJ). v. 4, p. 6-11, issn: 1679-9941, 2007.
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      2. CIA, Fabiana ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Intervenção focada na família: Um estudo de caso com mãe adolescente e criança de risco. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 11, n. 1, p. 49-66, issn: 1413-6538, 2005.
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      3. CIA, Fabiana ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Influências paternas no desenvolvimento infantil: Revisão da literatura.. Psicologia Escolar e Educacional. v. 9, n. 2, p. 225-233, issn: 1413-8557, 2005.
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      4. Rolbes, H.S.M. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Intervenção breve no ambiente natural de uma criança especial com família de baixo poder aquitivivo. Temas sobre Desenvolvimento. v. 11, n. 63, p. 52-57, issn: 0103-7749, 2002.
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      5. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. 1 ed. São Paulo: Memnon/Fapesp, 2001. v. 1, p. 299.
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      6. ALMEIDA, Maria Amelia (Org.) ; AIELLO, A.L.R. (Org.) ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque (Org.). V Seminário de Pesquisa em Educação Especial. São Carlos: PPGEEs/UFSCar. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2001. v. 1, p. 63.
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      7. AIELLO, A.L.R.; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. O inventário Portage operacionalizado e a abordagem sistêmica na intervenção com famílias: incompatíveis ou aliados?. Em: Marcos Del Roio. (Org.). A Universidade entre o conhecimento e o trabalho: O dilema das ciências. 1ed.Marília. : UNESP-Marília-Publicações. 2005.v. 1, p. 269-278.
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      12. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Empoderamento de famílias: o que vem a ser e como medir, trabalho apresentado na Mesa Redonda: A família e o profissional: Uma relação de parceria. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
      13. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque ; AIELLO, A.L.R.. Coordenação da Mesa Redonda: A família e o profissional: Uma relação de parceria, apresentada no I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. 2003. Mesa Redonda
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    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Deisy das Graças de Souza (1.0)
      1. BASSO, A. F. T. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; WILLIAMS, L. C. A.. A violência denunciada contra a mulher na cidade de São Carlos. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas. Campinas - SP: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 273-274, 1999.
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    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (1.0)
      1. MENDES, E. G. (Org.) ; ALMEIDA, Maria Amelia (Org.) ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti Albuquerque (Org.). Temas em Educação Especial: Avanços recentes - Publicado em 2004, Reimpressão 2009. São Carlos/SP: EdUFSCar. 2 ed. Temas em Educação Especial: Avanços recentes - Publicado em 2004, Reimpressão 2009. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2009. v. 1, p. 355.
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    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Fabiana Cia (1.0)
      1. COSTA, Carolina Severino Lopes da ; WILLIAMS, L. C. A.. Intervenção com monitores de Organização Não-Governamental: minimizando problemas de comportamento em crianças de risco. Em: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 2309-2323, 2010.
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    • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
      1. PADOVANI, Ricardo da Costa ; W.SCHELINI, P. ; WILLIAMS, L. C. A.. Inventário de Resolução de Problemas Sociais-Revisado: Evidências de validade e precisão.. Avaliação Psicológica. v. 8, p. 267-276, issn: 1413-8271, 2009.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32