Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Patricia Waltz Schelini

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (bolsista CNPq) e Doutorado em Psicologia pela mesma Universidade (bolsista FAPESP). Pós- Doutora pela Universidade do Minho (Portugal), sob a orientação do Prof. Dr. Leandro da Silva Almeida. Atualmente é Professora Associada 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação e desenvolve estudos sobre a inteligência/cognição, metacognição e pensamento imaginativo. É bolsista Produtividade do CNPq, foi vice-coordenadora do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPEPP (2014-2018) e é a atual coordenadora do GT. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6185333517392859 (09/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2004-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518455 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Monitoramento metacognitivo e estimulacao da criatividade em universitarios
      Descrição: O presente projeto é apresentado sob a forma de dois estudos. O objetivo geral do estudo 1 será investigar o conhecimento e o monitoramento metacognitivo de universitários em tarefas que envolvem processos criativos não verbais. Já os objetivos específicos consistirão em analisar as relações entre o conhecimento metacognitivo dos participantes sobre a própria criatividade e o real desempenho deles em tarefas padronizadas de criatividade figural; verificar e compreender as relações entre os reais desempenhos em tarefas padronizadas de criatividade figural e o desempenho estimado (julgamento metacognitivo) pelos participantes considerando as mesmas tarefas; investigar as relações entre o real desempenho nas características criativas de Fluência, Flexibilidade, Elaboração e Originalidade e as estimativas de desempenho (julgamento) referentes a estas características; e, entre os participantes com melhores e piores resultados nas medidas de criatividade figural, analisar as relações entre os desempenhos estimados (julgamentos) e os desempenhos reais. Participarão do primeiro estudo 150 estudantes universitários, de ambos os sexos, sendo a eles apresentado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versão Figural; a Técnica de Monitoramento da Criatividade Figural, utilizada para verificar o julgamento dos desempenhos no teste de criatividade figural; e a Técnica de Conhecimento Metacognitivo da Criatividade. Os participantes primeiramente responderão à Técnica de Conhecimento Metacognitivo da Criatividade e depois ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance ?Figural. Em seguida, serão explicados aos participantes alguns conceitos relativos à criatividade e à pessoa criativa, para que possam responder à Técnica de Monitoramento da Criatividade. O objetivo geral do estudo 2 será avaliar a eficácia de um programa para estimular a metacognição e a criatividade de universitários. Como objetivos específicos é possível citar: investigar o conhecimento que os participantes têm sobre a própria criatividade (conhecimento metacognitivo da criatividade) e a forma como realizam o monitoramento metacognitivo de tarefas criativas; estimular as habilidades de fluência, flexibilidade e originalidade, todas associadas à criatividade. Participarão do segundo estudo três grupos de estudantes, de ambos os sexos, cada um deles compostos por cerca de 20 alunos do curso de Bacharelado em Ciências de Computação de universidade pública localizada no interior do Estado de São Paulo. O primeiro grupo fará parte do programa de estimulação piloto. Posteriormente serão constituídos dois grupos: um participará do programa de estimulação reformulado após o piloto e outro será um grupo controle. O programa será composto por atividades do tipo educomunicativas, elaboradas de modo a estimular o desenvolvimento de características criativas como fluência, flexibilidade e originalidade. Essas atividades acontecerão durante um período de 10 semanas, durante um encontro por semana com duração de quatro horas. O programa será dividido em módulos. A eficácia do programa será avaliada por meio do Teste de Criatividade Verbal de Torrance, pela Técnica de Monitoramento da Criatividade, por depoimentos dos estudantes que participaram do programa e da análise dos produtos criativos que eles entregarão no final das atividades. O Teste de Criatividade Verbal de Torrance e a Técnica de Monitoramento da Criatividade serão aplicados antes do início do programa, em uma única sessão coletiva de aproximadamente 2 horas. Uma sessão similar será realizada no final do programa. Os mesmos instrumentos serão aplicados de forma idêntica aos participantes do grupo de controle.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Patricia Waltz Schelini.
    2. 2019-Atual. Criatividade, pensamento contrafactual e metacognicao: possiveis relacoes
      Descrição: Concepções atuais indicam que a criatividade e o pensamento contrafactual, ambos entendidos como parte da cognição, contribuem ao desenvolvimento cognitivo e emocional. As habilidades metacognitivas atuam sobre o desempenho cognitivo, podendo monitorá-lo e alterá-lo por meio de novas estratégias de resolução. O entendimento desses conceitos pode colaborar ao estabelecimento de conexões entre os vários elementos da cognição. O objetivo do presente projeto é o de compreender os processos ou mecanismos subjacentes à criatividade, ao pensamento contrafacual e à metacognição, bem como a maneira como eles podem estar associados. Participarão do estudo indivíduos com idade entre 6 e 85 anos, de ambos os sexos e diferentes níveis de escolaridade. Como materiais serão utilizados o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versões Figural e Verbal; a Técnica de Monitoramento da Criatividade Figural, utilizada para verificar o julgamento dos desempenhos nos testes de criatividade verbal e figural; a Técnica de Conhecimento Metacognitivo da Criatividade, a Escala de Metacognição (EMETA) e técnicas voltadas à elaboração do pensamento contrafactual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Coordenador / Alex Bacadini França - Integrante / Márcia A. Fujie - Integrante / Emanuelle dos Passos Foresto - Integrante / Lucas Perches - Integrante / Carolina V. Bittencourt - Integrante / Denise Casatti - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 5
      Membro: Patricia Waltz Schelini.
    3. 2015-2017. Investigando os Efeitos do Programa de Enriquecimento Instrumental-PEI, versao basica, em Diferentes Amostras Brasileiras.
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral verificar a efetividade do Programa de Enriquecimento Instrumental ?PEI, versão básico 1 para o desenvolvimento cognitivo. Os objetivos específicos são: (1) comparar os resultados pré e pós-testes de cada participante do grupo experimental (intervenção) em relação às capacidades intelectuais, processos cognitivos básicos e funções executivas; (2) comparar os resultados pré e pós-testes entre os grupos experimentais e controle em relação às capacidades intelectuais, processos cognitivos básicos e funções executivas; (3) comparar os resultados obtidos pelos grupos experimentais dos mediadores experientes com os grupos experimentais dos mediadores recém-formados; (4) avaliar as capacidades intelectuais, processos cognitivos básicos e funções executivas dos participantes do grupo experimental e controle após seis meses da intervenção finalizada; (5) verificar qual capacidade intelectual, processo cognitivo e função executiva é mais beneficiada pelo PEI-Básico 1; (6) avaliar, após o término da intervenção, a percepção dos participantes e seus pais sobre a efetividade do PEI-Básico 1; (7) investigar a eficácia e adequação do programa para população idosa, no tocante ao seu formato, estrutura, exequibilidade e efeitos sobre a cognição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Integrante / Monalisa Muniz Nascimento - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Cristiano Mauro Assis Gomes - Coordenador / Natália Martins Dias - Integrante / Mariana Teles Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Waltz Schelini.
      Descrição: O estudo tem o objetivo principal de verificar a efetividade do Programa de Enriquecimento Instrumental ?PEI, versão básico 1, para o desenvolvimento cognitivo. Três amostras comporão a pesquisa: 20 crianças pré-escolares; 4 crianças com diagnóstico clínico (2 com dislexia, 2 com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade); e 20 idosos. para todas essas amostras haverá um grupo controle equiparado ao perfil de cada grupo experimental. Somente os grupos experimentais serão submetidos a intervenção com o PEI, mas todos os grupos (experimental e controle) responderão a diversos testes cognitivos. Além disso, também será coletada com pais (amostra pré-escolares e transtorno), professores (amostra pré-escolares) e clínicos (amostra pré-escolares e idosos), a percepção da efetividade da intervenção por meio de um questionário qualitativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Patrícia Waltz Schelini - Integrante / Natália Martins Dias - Integrante / Cristiano Mauro Assis Gomes - Coordenador / Mariana Teles Santos - Integrante / Hudson Fernades Golino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.
    4. 2012-2015. Efeito da Depressao e da Vitimizacao sobre o Pensamento Contrafactual
      Descrição: A imaginação permite pensar de forma abstrata, planejar ações futuras, vivenciar experiências impossíveis de serem vividas no mundo real e reelaborar situações ou sentimentos. O processo imaginativo pode incluir desde a formação de imagens, como também se referir a fantasias, criatividade ou atividades mentais de planejamento de cursos de ação e elaboração de alternativas à realidade. Neste último caso, as pessoas pensam em como seria algum evento se as circunstâncias fossem diferentes, o que corresponde à ideia de pensamento contrafactual. Este estudo busca comparar os pensamentos contrafactuais de pessoas depressivas e não depressivas, de pessoas vítimas de violência doméstica e não vitimizadas, bem como de depressivas e vitimizadas, a fim de verificar se há diferenças na forma como buscam alternativas para a realidade. A amostra de participantes será composta por dois outros grupos: um formado por 40 adultos de ambos os gêneros, sendo 20 com diagnóstico de depressão e 20 sem o diagnóstico de depressão; e o segundo grupo formado por outros 40 participantes, adultos do gênero feminino, dos quais 20 passaram pela experiência de violência doméstica e 20 não passaram por essa experiência. A coleta de dados será feita individualmente, por meio da apresentação de cinco estórias que deverão ser modificadas. Tais estórias já foram analisadas, em estudo anterior, em termos de sua adequação por cinco juízes. As modificações serão feitas por meio de relato livre dos participantes e, em seguida, por meio da escolha de alternativas previamente elaboradas. Os relatos livres serão avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo, sendo que as frequências das respostas dos participantes provenientes dos relatos, bem como das alternativas por eles assinaladas, serão comparadas pelo Teste t de student e pela ANOVA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Coordenador / Juliana Faccioli - Integrante / Florença Lucia Coelho Justino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Waltz Schelini.
    5. 2011-2015. Efeito Flynn em processos seletivos entre 2000 e 2010
      Descrição: O Efeito Flynn refere-se aos ganhos verificados nas medidas de inteligência ao longo do tempo. Este estudo analisará a ocorrência do Efeito Flynn considerando os resultados obtidos por candidatos à Guarda Nacional Republicana de Portugal - GNR. Participarão do estudo quatro amostras: a primeira formada por aproximadamente 1200 candidatos submetidos ao processo de seleção do ano de 2000; a segunda por cerca de 2000 candidatos do processo seletivo de 2001; 1800 candidatos do processo de seleção de 2004; 420 candidatos do ano de 2005 e 3800 candidatos do ano de 2010. Nas amostras de 2000, 2001 e 2004 terá sido aplicada a Bateria de Provas de Raciocínio 5, BPR-5. Já nas amostras de 2005 e 2010 terão sido aplicadas três provas da bateria PMA ? Aptidões Mentais Primárias: Compreensão Verbal, Raciocínio Lógico e Cálculo Numérico. Os participantes terão sido avaliados por psicólogos especialistas, sendo que o acesso aos seus dados será autorizado pelo Comando Geral da GNR, mediante garantia do anonimato e sigilo dos protocolos consultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Coordenador / Leandro da Silva Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Patricia Waltz Schelini.
    6. 2007-2009. Estudo de validacao e normatizacao da Bateria Multidimensional de Inteligencia Infantil
      Descrição: A Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil, BMI, é composta por nove testes elaborados para avaliar crianças de sete a 12 anos, por meio das seguintes capacidades incluídas no Modelo Cattell-Horn-Carroll: Inteligência Cristalizada, Inteligência Fluida, Velocidade de Processamento, Memória de Curto Prazo, Armazenamento e Recuperação Associativa de Longo Prazo e Conhecimento Quantitativo. O presente estudo teve o objetivo de verificar a validade concorrente da BMI por meio da correlação com o teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven ? Escala Especial. O estudo também estabeleceu a normatização da Bateria. A amostra foi constituída por 549 participantes de sete a 12 anos de idade, estudantes de escolas públicas e particulares. Dentre os participantes, 100 foram submetidos à aplicação da BMI e do Raven. A amostra completa foi utilizada na normatização do conjunto de nove testes. No que se refere à análise das evidências de validade concorrente foram obtidas correlações significativas (p 0,01) entre os escores dos nove testes da BMI e o do Raven. Correlações positivas fortes foram encontradas nos testes Vocabulário Geral (0,79), Desempenho em Matemática (0,77), Vocabulário Ilustrado (0,76) e Informação Geral (0,75). Apenas no teste Memória Associativa foi observada correlação negativa. Em relação ao escore total da BMI, foi observada correlação altamente significativa (0,83) com o escore total do Raven, evidenciando a validade de critério. Foram feitas comparações das medidas dos nove testes, de modo a analisar a viabilidade de se estabelecer dados normativos separadamente em razão das faixas etárias. Para isso, empregou-se a prova Anova e a post-hoc de Tukey para identificar diferenças significativas por idade, assim como as faixas etárias que justificaram as mesmas, estabelecendo-se o nível de significância de 0,05. Somente o subteste Memória Associativa não diferenciou significativamente as idades, sendo que para o restante dos testes foram estabelecid. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patrícia Waltz Schelini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Waltz Schelini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (35)
      1. 9o. Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Metacognição de escolares: Avaliação por meio de uma escala validada para uso no Brasil. 2019. (Congresso).
      2. Pint of Science.O mito da criatividade: Nem Freud explica. 2019. (Encontro).
      3. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Monitoramento metacognitivo e criatividade: Um estudo de levantamento. 2018. (Congresso).
      4. 47a. Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. Monitoramento metacognitivo em adultos analfabetos funcionais e absolutos. 2017. (Congresso).
      5. 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O PENSAMENTO CONTRAFACTUAL EM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E EM MULHERES NÃO VÍTIMAS: UM ESTUDO COMPARATIVO.. 2014. (Congresso).
      6. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. O pensamento contrafactual como um tipo de imaginação. 2014. (Congresso).
      7. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica. 2014. (Simpósio).
      8. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. Facetas do estudo da inteligência: Instrumentos, desempenho acadêmico, altas habilidades e Efeito Flynn - coordenadora de mesa redonda e apresentadora de trabalho. 2013. (Congresso).
      9. VI Mostra do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.Simpósio do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição - LADHECO. 2013. (Encontro).
      10. XIV Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.GT - Pesquisa em Avaliação Psicológica. 2012. (Simpósio).
      11. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Escala para avaliar a metacognição de alunos do ensino fundamental: evidências de validade de conteúdo. 2011. (Congresso).
      12. VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica. Coordenadora do simpósio "Instrumentos para a avaliação de aspectos cognitivos e metacognitivos". 2011. (Congresso).
      13. VII Congreso Iberoamericano de Psicologia. A imaginação de crianças com necessidades especiais. 2010. (Congresso).
      14. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT 32 - Pesquisa em Avaliação Psicológica. 2010. (Simpósio).
      15. XVIIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O pensamento contrafactual de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2010. (Congresso).
      16. 8a. Jornada Científica e Tecnológica da UFScar.Programa ECO - Segunda versão: Estimulando a inteligência fluida, memória e processamento visual. 2009. (Outra).
      17. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Evidências de validade concorrente da Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil. 2009. (Congresso).
      18. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Pensando sobre o pensar: Estudos sobre teoria da mente e metacognição. 2009. (Congresso).
      19. 116th Annual Convention of the American Psychological Association. Development and validation of a brazilian test to assess children´s intelligence. 2008. (Congresso).
      20. XII Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia e II Encontro Latinoamericano de Intercâmbio Universitário em Psicologia.Grupo de Trabalho. 2008. (Simpósio).
      21. XVI Congresso de Iniciação Científica. Eficácia de atividades para a estimulação da memória a curto prazo de crianças. 2008. (Congresso).
      22. Diálogos sobre a Docência em Psicologia. 2007. (Seminário).
      23. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: currículo, prática docente e avaliação.. 2007. (Seminário).
      24. VI Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural - UFSCar.Centro de Orientação ao Idosos e seu Cuidador - COIC. 2007. (Encontro).
      25. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Inteligência: Levantamento de características da produção brasileira (1995/2006). 2006. (Congresso).
      26. IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP - Ribeirão Preto.Mesa X. 2006. (Seminário).
      27. XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Simpósio).
      28. XIV Congresso de Iniciação Científica. Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: Estrutura fatorial. 2006. (Congresso).
      29. XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Tecnologia de cuidado para idosos com alterações cognitivas: Relato da implantação de um programa piloto de estimulação cognitiva. 2006. (Congresso).
      30. 6a. Jornada Científica da UFSCAR.Centro de Orientação ao Idoso e seu Cuidador: Organizando um programa para demência na Unidade Saúde Escola - UFSCAR. 2005. (Outra).
      31. II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação da inteligência infantil pelo Modelo CHC. 2005. (Congresso).
      32. V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas. Idosos em Programa de Alfabetização: Estudo Comparativo por Meio do Mini Exame do Estado Mental. 2005. (Congresso).
      33. Avaliação de déficit de atenção e hiperatividade. 2004. (Encontro).
      34. Avaliação Psiconeurológica. 2004. (Encontro).
      35. I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação de Psicólogos. 2004. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (10)
        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Elizabeth Joan Barham (2.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. PAVARINI, Sofia Cristina Iost ; MENDIONDO, Marisa S Z ; BARHAM, E.J. ; ORLANDI, F S ; VAROTO, Vania A G ; ROSSETO, T C F S ; FRANCISCO, H C ; SHIGUEMOTO, G O B ; PACHITO, D V ; SCHELINI, P. W. ; LIMA, D M X S. Tecnologia de cuidado para idosos com alterações cognitivas: Relato da implantação de um programa piloto de estimulação cognitiva. Em: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia. Resumos do XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia, IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, p. 302-302, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Camila Domeniconi (1.0)
          1. BENITEZ, P. ; GOMES, M. L. C. ; SCHELINI, P. W. ; DOMENICONI, C.. Evidência de validade do Diagnóstico da Leitura e Escrita (DLE) em relação ao WISC III em deficientes intelectuais. Boletim de Psicologia. v. LXV, p. 83-96, issn: 0006-5943, 2015.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Debora de Hollanda Souza (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Deisy das Graças de Souza (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (1.0)
          1. ALMEIDA, J. H. ; BORTOLOTI, R. ; FERREIRA, P. R. DOS S. ; SCHELINI, P. W. ; de Rose, J. C.. Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 27, p. 272-281, issn: 0102-7972, 2014.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (1.0)
          1. PADOVANI, Ricardo da Costa ; W.SCHELINI, P. ; WILLIAMS, L. C. A.. Inventário de Resolução de Problemas Sociais-Revisado: Evidências de validade e precisão.. Avaliação Psicológica. v. 8, p. 267-276, issn: 1413-8271, 2009.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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        • Patrícia Waltz Schelini ⇔ Zilda Aparecida Pereira Del Prette (1.0)
          1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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      Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32