Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Deisy das Gracas de Souza

Cursou graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1973), mestrado (1977) e doutorado (1981) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na University of Maryland Baltimore County (1984-1985) e no E.K. Shriver Center for Mental Retardation (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, membro do corpo editorial de Acta Comportamentalia, Journal of the Experimental Analysis of Behavior, International Journal of Educational Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica. Fellow da Association for Behavior Analysis International (ABAI).Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq//CAPES/ FAPs - Chamadas 15/2008 e 16/2014). Realiza investigações nas áreas de Psicologia e de Educação Especial, com interesse em aprendizagem relacional, comportamento simbólico, aquisição de leitura e escrita, análise e programação de condições de ensino, compreensão auditiva por usuários de implante coclear. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4404800720856419 (02/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível SR
  • Período de análise: 1993-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia. VIA WASHINGTON LUIS, KM 235 MONJOLINHO 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518459 Fax: (16) 33518492 URL da Homepage: http://www.inctecce.com.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2017-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO: APRENDIZAGEM RELACIONAL E COMPORTAMENTO SIMBOLICO (II)
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (25) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Debora de Hollanda Souza - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / PAULA DEBERT - Integrante / Almeida-Verdu, Ana Claudia - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil - Integrante / Zilda Ap Pereira Del Prette - Integrante / HUZIWARA, EDSON M. - Integrante / TOMANARI, GERSON Y. - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Celia Giacheti - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Mariéle de Cassia Diniz Cortez - Integrante / VARELLA, ANDRÉ A. B. - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / CESAR AUGUSTO CAMILO TEIXEIRA - Integrante / ANTONIO JAEGGER - Integrante / VITOR HAASE - Integrante / Adriana L. Mortari Moret - Integrante / Marcelo Frota L. Benvenuti - Integrante / Maria Martha Costa Hübner - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Camila Graciella Santos Gomes - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Julia Zanette Rocca - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    2. 2016-Atual. Desenvolvimento e avaliacao de novos modulos de ensino do curriculo LEPP
      Descrição: Há mais de duas décadas, vimos dedicando esforços na busca por compreensão dos processos subjacentes à aprendizagem simbólica e, mais especificamente à compreensão dos mecanismos básicos envolvidos na aquisição inicial da rede de habilidades que integram os repertórios de leitura e escrita. A principal motivação da equipe para este empreendimento vem dos alarmantes índices de fracasso dos alunos no ensino fundamental e da baixa posição do Brasil nas avaliações nacionais e internacionais. São muitas as possibilidades de contribuição, com conhecimento e com desenvolvimento de tecnologias, embora em geral existam muitos obstáculos entre a geração de conhecimento e a efetiva proposição e implementação de políticas públicas que permitam o acesso ao conhecimento e seu uso para a solução de problemas. Nossa contribuição tem sido focada em desenvolver um currículo cientificamente embasado (Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos – LEPP), para aplicação individualizada, viabilizada pelo uso de tecnologias computacionais. Esta escolha levou em consideração uma análise global das necessidades do alunado do ensino fundamental e das condições de ensino em suas escolas. Não é incomum encontrar alunos de 3o, 4o, 5o e mesmo 6o anos, que não conseguem ler sequer palavras isoladas. A literatura científica evidencia que, embora uma parcela dos alunos consiga aprender a ler e a escrever com relativa facilidade, uma outra parcela encontra muita dificuldade nessa tarefa e não ultrapassa a barreira inicial que lhes permitiria realizar uma leitura generalizada (a capacidade de ler quaisquer palavras novas de uma língua) com compreensão e fluência. Esse grupo de alunos precisa de condições especiais de ensino, que devem contemplar, minimamente, atenção individualizada, seja na adequação de materiais instrucionais, seja no respeito a seu ritmo próprio de aprendizagem. Nas condições de sala de aula, um professor, por melhor qualificado que seja, fica impossibilitado de atender a esses tipos de necessidades. Iniciativas para o preparo de professores alfabetizadores na Universidade ou em serviço podem para capacitar o professor a identificar e entender essas necessidades, mas não se pode esperar dele que empreenda as ações necessárias para superá-las, por serem em grande parte incompatíveis com a condução do ensino coletivo. Considerando esse contexto, a proposta de desenvolver um currículo especial, para uso suplementar (para colaborar com o ensino escolar e não para substituí-lo, nem para competir com ele) tem por objetivo tornar disponíveis, para o sistema de ensino, materiais instrucionais para aplicação individualizada e informatizada, visando garantir ao aluno o acesso a esses materiais, de maneira sistemática e permanente. Isto é, uma vez programado, o material poderá ser apresentando com a mesma fidedignidade, a um mesmo aluno (tantas vezes quanto necessário ao seu ritmo) ou a diferentes alunos. Essas características dispensam a necessidade de preparo técnico especializado de um professor para aplicação dos módulos de ensino; um monitor com algum preparo pode supervisionar vários alunos, enquanto eles trabalham individualmente e, no limite, um aluno pode realizar o trabalho independente de um monitor externo. Nesta etapa do projeto serão desenvolvidos três novos módulos, que focalizarão repertórios mais avançados que os ensinados nos três módulos iniciais, visando permitir o avanço do aluno no domínio dos comportamentos de ler e escrever. O desenvolvimento de cada módulo envolve 1) pesquisas sobre o efeito de matérias, procedimentos e conteúdos; 2) o preparo de tarefas de ensino comprovadamente eficazes, organizadas sequências e em quantidades suficientes para desenvolver o repertório alvo do módulo; 3) a avaliação experimental da eficácia do módulo e sua formulação final, em função dos dados de avaliação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / GOLFETO, RAQUEL M. - Integrante / Letícia Regina Fava Menzori - Integrante / Thays Nogueira da Silva - Integrante / Thiago Braga Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    3. 2015-2020. OTIMIZACAO DA COMUNICACAO INICIAL EM CRIANCAS COM AUTISMO
      Descrição: A presente pesquisa visa descobrir e manejar fontes de controle da variabilidade comportamental em procedimentos delineados para estabelecer pré-requisitos para a comunicação simbólica em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento (NDDs). Os objetivos principais são: 1) Avaliar o potencial que essas crianças apresentam para aprender relações verdadeiramente simbólicas, definidas operacionalmente como relações de equivalência entre estímulos fisicamente dissimilares (e.g., entre símbolo e referente) e 2) Analisar e gerenciar fontes de variabilidade comportamental na aquisição de relações simbólicas, que é pouco compreendida teoricamente e se mantém como um entrave significativo para a terapia e a pesquisa comportamental. Será empregado um delineamento de contraste, com quatro grupos: crianças com autismo, crianças com déficit intelectual, crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear ou outros dispositivos de amplificação sonora, e crianças com desenvolvimento típico. Crianças com autismo e com déficit intelectual apresentam transtornos severos no desenvolvimento neuropsicológico, enquanto crianças com implante não apresentam este transtorno (podem ter funcionamento cognitivo similar ao de crianças com desenvolvimento típico, exceto pelo atraso de linguagem). Portanto será possível avaliar a aprendizagem de material simbólico novo com crianças com e sem déficit cognitivo, com e sem aquisição prévia de linguagem, em faixas etárias comparáveis. Os resultados poderão ter implicações significativas para intervenções sobre a comunicação de crianças não-verbais.#10;#10;Palavras-chave: comunicação; linguagem; símbolo; transtornos do desenvolvimento, crianças. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / William Dube - Integrante / William J Mcilvane - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Ana Cláudia Almeida-Verdu - Integrante / Júlio Cesar de Rose - Integrante / André A. Borges Varella - Integrante / Vanessa Ayres Pereira - Integrante / Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Mayara da Silva Ferreira - Integrante / Felipe Santana de Rose - Integrante / Indira Naomi Kawaski - Integrante / Joane Kledaras - Integrante. Financiador(es): National Institutes of Health - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 3
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    4. 2011-2012. Capacitacao em Deficiencia Auditiva e Uso do Sistema de FM para Profissionais da Area da Educacao em ambito nacional
      Descrição: Este projeto teve por objetivo desenvolver metodologias e diretrizes para a implantação do Sistema de Frequência Modulada (FM) como ferramenta de acessibilidade auditiva para crianças com deficiência auditiva em território nacional. Foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação - SECADI/MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Departamento de Psicologia/Laboratório de Estudos do Comportamento Humano - LECH, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino INCT-ECCE), o Centro de Pesquisas Audiológicas CPA/HRAC da Universidade de São Paulo, Campus Bauru e os diretores da Academia Brasileira de Audiologia – quinta gestão. O trabalho foi conduzido com uma amostra, em âmbito nacional, de 99 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública de ensino (106 escolas) e seus estudantes com deficiência auditiva, usuários de dispositivos eletrônicos (Aparelhos de amplificação sonora individual - AASI e Implante coclear - IC), e matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental (202). Os professores participaram de um curso (metade presencial, metade a distância) sobre o sistema de FM e sua importância na inclusão, sobre os cuidados e o uso e sobre instrumentos de avaliação de vários aspectos do desempenho do aluno. O projeto gerenciou a distribuição e a adaptação dos aparelhos de FM e prestou supervisão à distância para o uso do sistema de FM e para a coleta de dados de desempenho, ao longo de três semanas de uso. Embora o período fosse curto para resultar em mudanças significativas na aprendizagem, os dados evidenciaram redução acentuada no tempo de reação a tarefas comandadas por estimulação auditiva. Os dados subsidiaram a recomendação da disponibilização do Sistema FM para alunos da rede pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Maria Cecília Bevilacqua - Integrante / Heloisa Helena Motta Bandini - Integrante / Maria Angelina Martinez - Integrante / Adriane Lima Mortare Moret - Integrante / Altair Cadrobbi Pupo - Integrante / Amelia Cristina Portugal - Integrante / Carmen Silvia Carvalho Barreira Nielsen - Integrante / Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro - Integrante / Francisca Canindé Rosário da Silva Araújo - Integrante / Joseli Soares Brazorotto - Integrante / Karla Jean Zimmermann de Almeida - Integrante / Maria Isabel Kós Pinheiro de Andrade - Integrante / Maria Madalena Canina Pinheiro - Integrante / Regina Tangerino de Souza Jacob - Integrante / Sheila Andreoli Balen - Integrante. Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Cooperação.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    5. 2009-2016. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO
      Descrição: O INCT reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e UMMS (EUA) e focaliza ciência e tecnologia comportamental sobre o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e matemática, etc). Progresso substancial foi feito no desenvolvimento de modelos de laboratório de funcionamento simbólico e seus precursores (incluindo modelos animais) e no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios neuro-desenvolvimentais), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita e matemática. Expandindo a abrangência de investigações sobre dimensões do funcionamento simbólico (com uma população mais ampla e diversificada de crianças com déficits em funcionamento simbólico) o principal objetivo de pesquisa é a análise científica do funcionamento simbólico e seus determinantes, incluindo, mas não se limitando a: (1) identificação das condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento de funcionamento simbólico apropriado à idade; (2) desenvolvimento / refinamento de procedimentos para lidar com a variabilidade inter-individual em procedimentos educacionais ou terapêuticos para melhorar o funcionamento simbólico e lidar prosteticamente com déficits de função simbólica; (3) investigação e desenvolvimento de metodologia para estabelecer o funcionamento simbólico. Outros objetivos incluem suporte para acelerar o desenvolvimento profissional de jovens cientistas do grupo, formar novos mestres e doutores na área e disseminar resultados para cientistas de áreas afins, profissionais em saúde e educação e para o público geral. O programa de pesquisa terá três componentes principais: Ciência Básica, Translacional e Aplicada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (99) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (99) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Maria Stella de Alcantara Gil - Integrante / William Dube - Integrante / William J Mcilvane - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Maria Martha Hübner - Integrante / Jorge MEndes de Oliveira Castro NEto - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Heloisa Helena Motta Bandini - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Júlio Cesar de Rose - Integrante / Ana Leda de Faria Brino - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / PAULA DEBERT - Integrante / CRISTIANA FERRARI - Integrante / CELIA GIACHETO - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Patricia Schelini - Integrante / Richard Serna - Integrante / Leo H. Buchanan - Integrante / Miriam Mijares - Integrante / Luiz Carlos Silveira - Integrante / Adriane M.Moret - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 38 / Número de orientações: 33
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    6. 2008-2010. Comportamento simbolico e funcao auditiva
      Descrição: Relações simbólicas são gerativas, permitindo a extrapolação do que é diretamente ensinado para novas instâncias, englobando outras relações em uma rede conceitual e simbólica. O modelo de equivalência de estímulos oferece uma especificação operacional do comportamento simbólico. A presente proposta tomou o modelo de equivalência como instrumento metodológico para o estudo de questões teóricas sobre relações simbólicas e questões práticas envolvidas na comunicação humana. A proposta inclui dois programas de investigação, que envolvem extensões do paradigma de equivalência: Programa 1 - Aprendendo a ouvir: comportamento simbólico e função auditiva em usuários de implante coclear com surdez pré-lingual; Programa 2 – Compreendendo instruções: Equivalência de estímulos e transferência de função.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Andréia Schmidt - Integrante / Maria Cecília Bevilacqua - Integrante / Raquel de Melo Golfeto - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Lídia Maria Marson Postalli - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    7. 2004-2007. RELACOES EMERGENTES ENTRE ESTIMULOS E FUNCAO SIMBOLICA: IMPLICACOES PARA O COMPORTAMENTO, O CONHECIMENTO E O ENSINO
      Descrição: Programa de pesquisas,conduzido por grupo interinstitucional (UFSCar, USP, UNESP, UnB e UFPa), que visa investigar a ontogênese de processos simbólicos em organismos humanos e seus precursores em infra-humanos. Inclui uma vertente de aplicações ao ensino de habilidades cognitivas complexas, como as envolvidas na aquisição de leitura, escrita e matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / Monica Lúcia Fonseca - Integrante / Maria Amélia Matos - Integrante / Wagner Rogério da Silva - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Claudia Bastos Oshiro - Integrante / Edson M. Huziwara - Integrante / Tatiana Francis Gaia - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Thaize de Souza - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Daniela Canovas - Integrante / Jorge MEndes de Oliveira Castro NEto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    8. 2003-2006. Equivalencia de estimulos, controle instrucional e comportamento de ouvir em portadores de implante coclear
      Descrição: Estende o emprego do paradigma de equivalência de estímulos para investigar o ontogênese do controle instrucional (o surgimento da quot;compreensãoquot; de instruções) e, também, para investigar a aquisição de funções simbólicas por estímulos auditivos em portadores de implante coclear que não tinham audição previamente ao implante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Andréia Schmidt - Integrante / Wagner Rogério da Silva - Integrante / Maria Cecília Bevilacqua - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Carla Cristina Paracampo - Integrante / Luiz Carlos de Albuquerque - Integrante / Regina Cavalcante - Integrante / Fabiana Rego Freitas - Integrante / Edson M. Huziwara - Integrante / Tatiana Francis Gaia - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Renata Y. Nakachima - Integrante / Thaize de Souza - Integrante / Janaina Labadessa Rizzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    9. 1998-2004. Relacoes emergentes entre estimulos e suas aplicacoes ao ensino de leitura, escrita e matematica
      Descrição: Investigou processos cognitivos e simbólicos. Incluia duas vertentes, uma voltada para processos básicos e outra voltada para aplicações ao ensino de leitura, escrita e matemática.#10;#10;Apoiado pelo PRONEX (MCT/FINEP/CNPQ)- Programa de Apoio a Grupos de Excelência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Maria Amélia Matos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Não informado / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.Número de orientações: 12
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Fellow (Emeritus Full Member), Association for Behavior Analysis International (ABAI).. 2018.
      Membro: Deisy das Graças de Souza.
    2. The 2014 Award for Distinguished Contributions to the Experimental Analysis of Human Behavior, The Experimental Analysis of Human Behavior Special Interest Group (ABAI).. 2015.
      Membro: Deisy das Graças de Souza.
    3. Certificado de acreditação como analista do comportamento pela ABPMC, Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.. 2015.
      Membro: Deisy das Graças de Souza.
    4. Professor titular - aprovação em concurso, Universidade Federal de São Carlos.. 2005.
      Membro: Deisy das Graças de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (105)
    1. 10th International Conference da Association for Behavior Analysis International (ABAI). From basic research to large-scale dissemination of a behaviorally oriented reading curriculum. 2019. (Congresso).
    2. 42nd Annual Meeting - SQAB.Simple Discrimination in Stingless Bees (Melipona Quadrifasciata): Probing for Select- and Reject-Stimulus Control. 2019. (Encontro).
    3. 49a. Reunião Anual de Psicologia. Ensino de relações entre estímulos tridimensionais e derivação de relações simétricas em crianças pré-escolares. 2019. (Congresso).
    4. VII Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamen. Um currículo para ensino de leitura baseado em análise do comportamento: da pesquisa básica à disseminação em larga escala. 2019. (Congresso).
    5. Workshop dos Grupos de Pesquisa da UFSCar.Programas e realizações do INCT-ECCE - stand durante a 16a. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2019. (Outra).
    6. 43rd Annual Convention da ABAI. Symbolic Behavior in Children With Autism: Are Non-Arbitrary Relational Responding of Size and Quantity Necessary for Deriving Comparative Relations Between Bank Notes?. 2017. (Congresso).
    7. 43rd Annual Convention da ABAI. Cooperative Responding in Rats Under Fixed and Variable Ratio Reinforcement Schedules. 2017. (Congresso).
    8. 43rd Annual Convention da Association for Behavior Analysis International. Classes of Equivalent Stimuli as Antecedents in Verbal Operants. 2017. (Congresso).
    9. Ninth International Conference of ABAI. New Approaches in the Analysis of Emergent Relational Stimulus Control. 2017. (Congresso).
    10. 42nd Annual Convention da Association for Behavior Analysis Int International. Probing Exclusion Responding With Auditory-Visual Conditional Discrimination Using Nouns, Adjectives, or Verbs as Sample Stimuli. 2016. (Congresso).
    11. 42nd Annual Convention da Association for Behavior Analysis Int International. Inclusion of Objects in Equivalence Classes Formed by Photos in Preschoolers. 2016. (Congresso).
    12. 46a. Reunião Anual de Psicologia. Instituto NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO: COMPROMISSOS, DESAFIOS, REALIZAÇÕES E PERSPECTIVAS. 2016. (Congresso).
    13. 68a. Reunião Anual da SBPC. Preparando crianças com autismo para ler e escrever. 2016. (Congresso).
    14. 2º Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva -360º.Aprendizagem relacional e comportamento simbólico: Implicações educacionais para a superação de déficits função simbólica. 2015. (Encontro).
    15. 41st Annual Convention. The 2015 Award for Distinguished Contributions to the Experimental Analysis of Human Behavior. 2015. (Congresso).
    16. 45a. Reunião Anual de Psicologia. Ensino de leitura para iniciantes: tutorial para uso de um programa informatizado, para aplicação individualizada. 2015. (Congresso).
    17. 67a. Reunião Anual da SBPC. Teste de Exclusão em uma Linha de Base de Discriminação Simples em Abelhas (Melipona quadrifasciata). 2015. (Congresso).
    18. 67a. Reunião Anual da SBPC. Aprendizagem de leitura e escrita: tutorial para ensino informatizado individualizado. 2015. (Congresso).
    19. 37th Annual Meeting of the Society for Quantitative Analysis of Behavior (SQAB).Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). 2014. (Encontro).
    20. 40th Annual Convention da Association for Behavior Analysis Internernationl (ABAI). Special education teachers as tutors of a computerized program to teach reading to hearing impaired children. 2014. (Congresso).
    21. 44a. Reunião Anual de Psicologia. Ensino de leitura e escrita para pessoas com autismo. 2014. (Congresso).
    22. 7th Conference of the European Association for Behaviour Analysis. Auditory-visual relations in domestic dogs: Pre-training and familiarization.. 2014. (Congresso).
    23. Third Sarasota Symposium for Behavior Analysis.Discrimination learning in bees (Melipona quadrifasciata). 2014. (Simpósio).
    24. 39th Annual Convention da Association for Behavior Analysis (ABAI). Transfer of stimulus control from visual identity-matching to auditory-visual arbitrary matching in hearing impaired children. 2013. (Congresso).
    25. 39th Annual Convention da Association for Behavior Analysis (ABAI). Emergent Matching (EM) and Learning by Exclusion in Prelingually Deaf Individuals. 2013. (Congresso).
    26. 43a. Reunião Anual de Psicologia. Ensino de leitura e escrita para pessoas com autismo. 2013. (Congresso).
    27. 65a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Investigação do Comportamento simbólico: Cognição e Ensino. 2013. (Congresso).
    28. 7TH International conference da ABAI. Cochlear implant users learn auditory-visual conditional discriminations and include sounds in equivalence classes with pictures and orofacial cues. 2013. (Congresso).
    29. Second Sarasota Simposium on Behavior Analysis. Extending equivalence classes to sentences and to instruction following. 2013. (Congresso).
    30. 45th Annual Gatlinburg Conference. Basic and Applied Research in Reading of Children with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD). 2012. (Congresso).
    31. V CBBE - Congresso Brasileiro de Educação Especial. PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. 2012. (Congresso).
    32. XIX Simpósio 2012 - ANPEPP. GT: Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2012. (Congresso).
    33. XXI Encontro da ABPMC. EMERGÊNCIA DE CONTROLE CONDICIONAL AUDITIVO-VISUAL VIA EMPREGO DE CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPOSTAS EM PESSOAS COM AUTISMO. 2012. (Congresso).
    34. 2o. Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco.Ensino de Leitura: pesquisa para desenvolvimento de um currículo individualizado. 2011. (Encontro).
    35. 44TH Gatlinburg Conference on Research and Theory in Intellectual and Developmental Disabilities. Encouraging Behavioral Flexibility in Children with Autism Spectrum Disorders. 2011. (Congresso).
    36. 63a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Pode o comportamento simbólico ser objeto de investigaçaõ científica?. 2011. (Congresso).
    37. ABAI Sixt International Conference. Relational learning and symbolic functioning. 2011. (Congresso).
    38. II Reunião Anual do IBNEC. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Psicologia. 2011. (Congresso).
    39. II Simpósio sobre Comportamento, Cognição e Ensino. ESTABELECIMENTO DE ESCRITA SOB CONTROLE DE DITADO COMO BASE PARA A RECOMBINAÇÃO NA LEITURA E NA ESCRITA. 2011. (Congresso).
    40. II Simpósio sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Trajetória de uma programação para ensino de leitura rudimentar. 2011. (Congresso).
    41. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise do comportamento simbólico e implicações para o ensino de leitura. 2011. (Congresso).
    42. 36th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International. Contextual Variables Interfere With Exclusion of Novel Names and Verbs. 2010. (Congresso).
    43. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Os desafios do letramento e da alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais. 2010. (Congresso).
    44. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. GT 2 (coordenação) Análise comportamental de processos simbólicos. 2010. (Congresso).
    45. XL. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A proposta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. 2010. (Congresso).
    46. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O desenvolvimento do repertório de escrita sob controle de ditado ao longo de um programa de ensino de leitura. 2010. (Congresso).
    47. 2009 International Convention da Association for Behavior Analysis. Relational Learning and Stimulus Equivalence in Humans and Non-Humans. 2009. (Congresso).
    48. 35th Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Exclusion Based on Visual-Visual and Auditory-Visual Baselines of Conditional Discriminations. 2009. (Congresso).
    49. 42nd Gatlinburg Conference on Research and Theory in Intellectual and Developmental Disabilities. Teaching Rudimentary Reading Skills to Children With Intellectual and Other Learning Disabilities: Translational Research and Research Applications in Brazil. 2009. (Congresso).
    50. 6o. Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI2009). Financiamento da Pesquisa em Psicologia no Brasil. 2009. (Congresso).
    51. XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Investigações sobre variáveis relevantes na formação de classes de estímulos em crianças pré-escolares. 2009. (Congresso).
    52. XXIV Reunião Anual da FESBE. Emparelhamento arbitrário em abelhas (Melipona quadrifasciata). 2009. (Congresso).
    53. XXXIXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXVII Reunião Anual de Psicologia. 2009. (Congresso).
    54. 2008 Autism Conference. Teaching Reading Prerequisites to Children with Autism. 2008. (Congresso).
    55. Fourth Conference of the European Association for Behaviour Analysis. Instructional control derived from equivalence class formation.. 2008. (Congresso).
    56. XII Simpósio da ANPEPP. ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PROCESSOS SIMBÓLICOS. 2008. (Congresso).
    57. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Investigação da aquisição de discriminações simples e ndicionais em bebês e pré-escolares: uma análise metodológica. 2008. (Congresso).
    58. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Homenagem a Luiz Marcellino de Oliveira. 2008. (Congresso).
    59. APA 115th Annual Convention. Simpósio: Progress towards effective computerized instruction of early reading skills; Apresentação: Individualized computerized reading instruction: Translating laboratory science to the classroom.. 2007. (Congresso).
    60. I Encontro Catarinense de Análise do Comportamento.Contribuições da Análise do Comportamento para a Educação Especial. 2007. (Encontro).
    61. XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE. TREINO DISCRIMINATIVO UTILIZANDO RESPOSTAS DIFERENCIADAS EM ABELHAS (MELIPONA QUADRIFASCIATA). 2007. (Congresso).
    62. XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Parâmetros metodológicos e conceituais da formação e reorganização de classes de estímulos equivalentes. 2007. (Congresso).
    63. CIEC2006 -International Congress on Studies of Behavior. Simpósio: Emergent relations between stimuli and symbolic function. Apresentação: Relational learning in children with deafness and cochlear implants.. 2006. (Congresso).
    64. XI Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP. GT- Análise comportamental de processos simbólicos. 2006. (Congresso).
    65. XV Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Mesa Redonda sobre Política Científica em Psicologia. 2006. (Congresso).
    66. XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Simpósio: Ensino de leitura: da pesquisa básica ao sistema escolar. Apresentação: Programas de ensino informatizados e tutoria para atendimento individualizado a alunos com atraso na aprendizagem de leitura: pesquisa básica e acesso ao usuário. 2006. (Congresso).
    67. 31st Annual Convention. Minimal verbal units in reading: What we know so far. 2005. (Congresso).
    68. Gatlinburg Conference on Research in Mental Retardation and Developmental Disabilities. Auditory stimuli in equivalence classes by children with cochlear implants. 2005. (Congresso).
    69. II Congresso Brasileiro de Educacao Especial e II Encontro da ABPEE. Utilizacao do fading-out em um proceimento de ensino de discriminacoes auditivo visuais para usuarios de implante coclear. 2005. (Congresso).
    70. II Congresso Brasileiro de Educacao Especial e II Encontro da Associacao Brasileira de Pesquisadores em Educacao Especial. Programa de ensino informatizado e individualizado do alfabeto digital por equivalencia de estimulos. 2005. (Congresso).
    71. I Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Aprendizagem e emergência de discriminações novas em abelhas. 2005. (Congresso).
    72. IV Jornada de Análise do Comportamento. Análise do comportamento na graduação: Analisando o ensino e ensinando a analisar. 2005. (Congresso).
    73. VII Encontro de Pesquisa em Educacao da Regiao Sudeste.O ensino de reconhecimento de palavras com procedimento de discriminacao sem erro como facilitador da leitura de historias infantis. 2005. (Encontro).
    74. XIV Encontro da ABPMC. Metacontingências: perspectivas futuras. 2005. (Congresso).
    75. 19o. EIA- Encontro Internacional de Audiologia. Avaliação da função simbólica por estímulos auditivos em uma deficiente auditiva pré-lingual implantada. 2004. (Congresso).
    76. 30th Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Recombinative generalization in reading and spelling: Effects of matching dictated syllables to printed syllables. 2004. (Congresso).
    77. 30th Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Exclusion and stimulus class formation after a baseline of visual, many-to-one, conditional discriminations. 2004. (Congresso).
    78. II Congresso Internacional da ABA e XIII Encontro da ABPMC. Exclusão e formação de classes de estímulos com crianças com desenvolvimento típico e adultos com deficiência mental. 2004. (Congresso).
    79. II Congresso Internacional da ABA e XIII Encontro da ABPMC. Stimulus equivalence and its prerequisites: Research and application. 2004. (Congresso).
    80. II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis e XIII Encontro da ABPMC. Investigações sobre exclusão com crianças pequenas, com atraso no desenvolvimento, em situação de brincadeira. 2004. (Congresso).
    81. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Evolução da discriminação auditiva em crianças submetidas ao implante coclear. 2004. (Congresso).
    82. XII Encontro da ABPMC e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. Stimulus control: Contributions for curriculum development and individualized teaching. 2004. (Congresso).
    83. XII Encontro da ABPMC e Segundo Encontro Internacional da ABA. Controle instrucional após formação de classes de equivalência entre palavras ditadas, ações e figuras abstratas. 2004. (Congresso).
    84. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Emergência de simetria após discriminações condicionais entre estímulos visuais (luzes e cores) em meliponas. 2004. (Congresso).
    85. XIII Encontro da ABPMC e II Encontro Internacional da ABA.. Responder emergente por exclusão a partir de uma linha de base de discriminações condicionais visuais. 2004. (Congresso).
    86. XIII Encontro da ABPMC e II Encontro Internacional da ABA.. Um procedimento operante para avaliação de limiar auditivo em crianças submetidas a implante coclear. 2004. (Congresso).
    87. XIII Encontro da ABPMC e II International Congress da ABA. Impacto de condições de capacitação para aplicação de programa computadorizado de ensino de leitura. 2004. (Congresso).
    88. XIII Encontro da ABPMC e II International Meeting of ABA. Variáveis de contexto na linha de base para sondas de exclusão. 2004. (Congresso).
    89. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Acompanhamento da evolução do comportamento verbal em crianças surdas pré-linguais submetidas a implante coclear. 2004. (Congresso).
    90. X Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP. GT- Análise comportamental de processos simbólicos. 2004. (Congresso).
    91. XXIV Reunião Anual de Psicologia. Contribuições da Análise do Comportamento no acompanhamento do comportamento de ouvir em crianças com implante coclear. 2004. (Congresso).
    92. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A investigação de processos básicos do comportamento e suas articulações com questões conceituais e aplicadas da análise do comportamento. 2004. (Congresso).
    93. XXXIV Reunião Anual de Psicologia. Aprendizagem de discriminações auditivas em portadores de implante coclear: aspectos metodológicos e possibilidades de aplicação. 2004. (Congresso).
    94. XXXIV Reunião Anual de Psicologia da SBP. Exclusão após ensino de relações condicionais muitos para um, com crianças com desenvolvimento típico e adultos com deficiência mental. 2004. (Congresso).
    95. 29th Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Stimulus control methods to teach reading: Effects on acquisition and retention. 2003. (Congresso).
    96. 29TH Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Teaching word recognition with errorless learning procedures. 2003. (Congresso).
    97. I Congresso Brasileiro de Educacao Especial. O ensino de leitura e escrita a escolares de risco. 2003. (Congresso).
    98. XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Algumas contribuicoes para a analise do comportamento verbal. 2003. (Congresso).
    99. XXXIII Reuniao Anual da SBP. Extensoes do paradigma de equivalencia de estimulos. 2003. (Congresso).
    100. XXXIII Reuniao Anual de Psicologia da SBP. Relacoes de equivalencia e controle instrucional. 2003. (Congresso).
    101. 28th Annual Convention da Association for Behavior Analysis. Exclusion after conditional discrimination relating multiple sample stimuli to single comparison stimuli and vice-versa.. 2002. (Congresso).
    102. V Encontro de Pesquisa em Educacao da Regiao Sudeste.Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um curriculo suplementar. 2002. (Encontro).
    103. XXXII Reuniao Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Exclusão por crianças pequenas em brincadeiras de esconder. 2002. (Congresso).
    104. IX Congresso de Iniciação Cientifica da UFSCar. Identificação Experimental de Fontes de Controle de Estímulos que possibilitam Generalização de Leitura. 2001. (Congresso).
    105. Fourth International Congress on Behaviorism and the Sciences of Behavior. Fourth International Congress on Behaviorism and the Sciences of Behavior. 1998. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (31)
    1. de Souza, D.G.; de Rose, Julio C ; Huziwara, Edson M ; Souza, D.H.. II Simpósio do INCT-ECCE (chamada 2014): Oficina de parcerias. 2019. Outro
    2. de Rose, Julio C ; GIACHETI, CÉLIA MARIA ; Gil, M.S.A. ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; ROCCA, J. Z. ; BORTOLOTI, R. ; de SOUZA, D. G.. 2o. Simpósio do Instittuto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino - iNCT-ECCE: Celeiro de oportunidades. 2019. Congresso
    3. de Souza, D.G.; GORAYEB, R. ; ARAUJO, L. B. ; Schmidt, A. ; FERNANDEZ, J. L. ; ARAUJO, N. ; CERQUEIRA, E.. 49a. Reunião Anual de Psicologia. 2019. Congresso
    4. de SOUZA, D. G.; GORAYEB, R. ; ARAUJO, L. B. ; Schmidt, A. ; FERNANDEZ, J. L. ; ARAUJO, N. ; CERQUEIRA, E.. 48a. Reunião Anual de Psicologia. 2018. Congresso
    5. de SOUZA, D. G.; de Rose, Julio C. Análise comportamental de processos simbólicos (coordenação de GT), no !7o. Simpósio da ANPEPP. 2018. Outro
    6. de Souza, D.G.; de Rose, Julio C ; Souza, D.H. ; Huziwara, Edson M. I Simpósio do INCT-ECCE (Chamada 2014). 2017. Outro
    7. de Rose, J. C. ; GIACHETI, CÉLIA MARIA ; GIL, M. S. C. A. ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; ROCCA, J. Z. ; BORTOLOTI, R. ; de SOUZA, D. G.. 1o. Simpósio do INCT-ECCE. 2017. Congresso
    8. de SOUZA, D. G.; de Rose, Julio C. Análise comportamental de processos simbólicos (coordenação de GT), no !6o. Simpósio da ANPEPP. 2016. Outro
    9. de Souza, D.G.; de Rose, J. C.. Análise comportamental de processos simbólicos (coordenação de GT). 2014. Outro
    10. de Rose, Julio C ; GIL, M. S. C. A. ; HUBNER, M. M. ; DEBERT, p. ; DOMENICONI, C. ; CARMO, João dos Santos ; HANNA, E. S. ; R.M.Melo ; McIlvane, William J ; Mijares, M. ; BENVENUTI, M. ; Almeida-Verdu, Ana Claudia ; OLIVEIRA, T. P. ; de SOUZA, D. G.. Análise comportamental de processos simbólicos (Coordenação de GT) - Grupo de Trabalho no Simpósio de Intercâmbio Científico e Pós-Graduação da ANPEPP. 2012. Outro
    11. SANTOS, D. M. ; GUILHOTO, L. ; CAVALHEIRO, E. A. ; de Souza, DdG. Seminário: Comportamento, Cognição e Ensino: Pesquisa Básica e aplicações potenciais ao ensino de pessoas com deficiência intelectual. 2012. Outro
    12. de Souza, Deisy G; de Rose, Julio C ; CARMO, João dos Santos ; Gil, M.S.A. ; DOMENICONI, C. ; HUBNER, M. M. ; TOMANARI, GERSON Y. ; DEBERT, p. ; HANNA, E. S. ; R.M.Melo ; BANDINI, H. H. M. ; Almeida-Verdu, Ana Claudia ; OLIVEIRA, T. P. ; GIACHETI, C.. II SIMPOSIO DO INCT-ECCE. 2011. Congresso
    13. de SOUZA, D. G.. Análise comportamental de processos simbólicos (coordenação de GT). 2010. (Outro).. . 0.
    14. de Rose, Julio C ; Gil, M.S.A. ; HANNA, E. S. ; TOMANARI, GERSON Y. ; Almeida-Verdu, Ana Claudia ; BARROS, R. S. ; BANDINI, H. H. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; DOMENICONI, C. ; CARMO, João dos Santos ; HUBNER, M. M. ; DEBERT, p. ; de Souza, DdG. I SIMPÓSIO DO INCT-ECCE. 2010. Congresso
    15. WITTER, G. P. ; Mijares, M. ; WILLIAMS, L. C. A. ; de SOUZA, D. G. ; dela Coleta, M.. Membro da Comissão Científica da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. 2008. Congresso
    16. de SOUZA, D. G.. Análise comportamental de processos simbólicos (coordenação de GT). 2008. (Outro).. . 0.
    17. de SOUZA, D. G.; TOMANARI, G. A. Y. ; DEBERT, p. ; Goyos, A. C. ; WITTER, G. P. ; WILLIAMS, L. C. A.. Membro da Comissão Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia. 2007. Congresso
    18. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da XXXVI Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2006. (Outro).. . 0.
    19. de SOUZA, D. G.; ANDERY, Maria Amalia P Abib. Tendencias atuais na Analise do Comportamento. 2005. Outro
    20. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da XXXV Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2005. (Outro).. . 0.
    21. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2004. (Outro).. . 0.
    22. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2003. (Outro).. . 0.
    23. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2002. (Outro).. . 0.
    24. de SOUZA, D. G.; BORI, C. M. ; FEITOSA, M. A. ; Bastos, A.V.B.. Diretrizes curriculares para o Curso de Psicologia (Coordenadora de atividade pré-congresso, exercida na condição de Presidente da CEE-Psicologia - MEC/SESU). 2001. Outro
    25. de SOUZA, D. G.; BORI, C. M. ; BASTOS, A. V. B. ; FEITOSA, M. A.. O futuro da Psicologia brasileira, a partir da transformação do curso de graduação, em função das Diretrizes Curriculares. 2001. Outro
    26. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao de Programa cientifico da Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2001. (Outro).. . 0.
    27. de SOUZA, D. G.. Membro da Comissao do Programa Cientifico da Reuniao Anual de Psicologia da SBP. 2000. (Outro).. . 0.
    28. de SOUZA, D. G.. Workshop AVANCOS RECENTES EM ANALISE DO COMPORTAMENTO III. 1990. (Outro).. . 0.
    29. de SOUZA, D. G.. Workshop AVANCOS RECENTES EM ANALISE DO COMPORTAMENTO II. 1989. (Outro).. . 0.
    30. de SOUZA, D. G.. XVIII Reunião Anual de Psicologia da SPRP. 1988. (Congresso).. . 0.
    31. de SOUZA, D. G.. Workshop AVANCOS RECENTES EM ANALISE DO COMPORTAMENTO I. 1988. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (15)
    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (31.0)
      1. RIBEIRO, GIOVAN W. ; KAWASAKI, HINDIRA N. ; MENZORI, LETÍCIA R. F. ; AMD, MICAH ; DE ROSE, JULIO C. ; de Souza, Deisy G.. Emergent Reading via Stimulus Pairing with Orientation Response. PSYCHOLOGICAL RECORD. v. 70, p. 397-410, issn: 0033-2933, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. de SOUZA, D. G. ; CORTEZ, M. C. D. ; AGGIO, Natalia Maria ; de Rose, J. C.. Aprendizagem relacional e comportamento simbólico no processo de conhecimento do mundo. DI- Revista de Deficiência Intelectual. v. 2, p. 3-8, issn: 2238-4618, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. HANNA, E. S. ; Kohlsdorf, M. ; QUINTEIRO, R. S. ; MELO, R. M. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; MCILVANE, W. J.. Recombinative reading derived from pseudoword instruction in a miniature linguistic system. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 95, p. 21-40, issn: 0022-5002, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; de Rose, J. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Interferência de variáveis de contexto em sondas de exclusão com substantivos e verbos novos. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 35-54, issn: 0188-8145, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; FALEIROS, T. C. ; BORTOLOTI, Renato ; HANNA, E. S. ; MCILVANE, William J. Teaching Generative Reading Via Recombination of Minimal Textual Units: A Legacy of Verbal Behavior to Children in Brazil. Revista Internacional de Psicología y Terapia Psicológica (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1889-1780 International Journal of Psychology and Psychological. v. 9, p. 19-44, issn: 1577-7057, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. REIS, T. S. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C.. Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Estudos em Avaliação Educacional. v. 20, p. 425-450, issn: 0103-6831, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. ALMEIDA-VERDU, Ana Claudia ; HUZIWARA, EDSON M ; DE SOUZA, DEISY G ; DE ROSE, JULIO C ; BEVILACQUA, MARIA CECÍLIA ; LOPES, JAIR ; ALVES, CRISTIANE O ; MCILVANE, William J. Relational Learning in Children with Deafness and Cochlear Implants. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 89, p. 407-424, issn: 0022-5002, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. HANNA, ELENICE S. ; KOHLSDORF, MARINA ; QUINTEIRO, REGIANE S. ; FAVA, VIRGÍNIA M. D. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE ROSE, JÚLIO C.. Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 24, p. 45-57, issn: 0102-3772, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. HANNA, ELENICE S ; DE SOUZA, DEISY G ; DE ROSE, JULIO C ; FONSECA, MÓNICA. Effects of delayed constructed-response identity matching on spelling of dictated words.. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS. v. 37, n. 2, p. 223-227, issn: 0021-8855, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. HANNA, E. S. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C. ; QINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; ALVES, M. ; SIQUEIRA, A.. Aprendizagem de construção de palavras e seus efeitos sobre o desempenho em ditado: importância do repertório de entrada. Arquivos Brasileiros de Psicologia. v. 54, n. 2, p. 255-273, issn: 0100-8692, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; MOLINA, R. C. ; GIL, Maria Stella C. de Alcantara. Reorganization of Equivalence classes after reversal of baseline relations. The Psychological Record. v. 52, n. 1, p. 35-48, issn: 0033-2933, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MELCHIORI, L. E. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Reading, equivalence, and recombination of units: A replication with students with different learning histories.. Journal of Applied Behavior Analysis. v. 33, n. 1, p. 97-100, issn: 0021-8855, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. de SOUZA, D. G.; ROSE, J. C. C. ; M. L. Fonseca ; HANNA, E. S.. Stimulus control research and minimal units for reading.. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin. v. 17, n. 1, p. 20-23, issn: 1938-7237, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. de SOUZA, D. G.; HANNA, E. S. ; ROSE, J. C. C. ; M. L. Fonseca ; PEREIRA, A. B. ; SALLORENZO, L. H.. Transferência de controle de estimulos de figuras para texto no desenvolvimento de leitura generalizada. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 1, p. 33-46, issn: 1413-389X, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. de Rose, J. C.; SOUZA, D. G. ; HANNA, E.s.. Teaching Reading And Spelling: Exclusion And Stimulus Equivalence.. Journal of Applied Behavior Analysis. v. 29, p. 451-469, issn: 0021-8855, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. BRASOLOTTO, A. G. ; ROSE, J. C. C. ; STODDARD, L. T. ; de SOUZA, D. G.. Stimulus Control Analysis Of Language Disorders: A Study Of Substitution Between Voiced And Unvoiced Consonants.. The Analysis of Verbal Behavior. v. 11, p. 31-42, issn: 0889-9401, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. DE_ROSE, J. C. C. (Org.) ; GIL, M. S. C. A. (Org.) ; SOUZA, D. G. (Org.). Comportamento Simbólico: Bases conceituais e empíricas. 1a ed. Marília-SP: Oficina Universitária, 2014. v. 1, p. 472.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. FREITAS, M. C. ; REIS, T. S. ; de Rose, J. C. ; DE SOUZA, DEISY G. Delineamentos de pesquisa na escola. Em: Silvia Regina de Souza; Veronica Bender Haydu; Carlos Eduardo Costa. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Contexto Educacional. 1ed.Londrina. : EDUEL. 2016.p. 11-34.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. HANNA, E. S. ; de SOUZA, D. G. ; R.M.Melo ; QINTEIRO, R. S. ; ROSE, J. C. C.. O ensino de leitura e escrita a escolares de risco: ensino de cópia e desempenho em ditado. Em: Eniceia G. Mendes; Maria Amelia Almeida; Lucia C. A. Williams. (Org.). Temas em Educação Especial: Avanços recentes. São Carlos - SP. : EDUFSCAR. 2004.p. 263-269.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; HANNA, E.s. ; CALCAGNO, S. ; GALVÃO, Olavo de Faria. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita e a construção de um currículo suplementar. Em: M. M. Hübner; M. Marinotti. (Org.). Análise do Comportamento para a Educação: Contribuições recentes. Santo André - SP. : ESETEC. 2004.p. 177-203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, Deisy das Graças de ; HANNA, Elenice Seixas ; ROSE, Julio César Coelho de ; FONSECA, M. L.. Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um currículo suplementar. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. CO223, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. da Costa, A. R. A. ; DOMENICONI, C. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Exclusão por crianças pequenas em brincadeiras de esconder. Em: XXXII Reuniao Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópilis. Resumos de Comunicação Científica da XXXII Reunião Anual de Psicologia, v. 1, p. 131-131, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. BANDINI, C. S. M. ; de SOUZA, D. G. ; M. L. Fonseca ; ROSE, J. C. C.. Emergência de leitura generalizada como função de pistas adicionais ao texto. Em: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 31-31, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. CARVALHO, A. E. N. ; de SOUZA, D. G. ; ROSA FILHO, A. B. ; M. L. Fonseca ; Assumpção, Y. ; ROSE, J. C. C.. O uso do computador como instrumento de ensino: Analisando sua eficácia na aplicação de um programa individualizado de ensino de leitura. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, p. 50, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A.. Reorganização de classes de equivalência após reversões da linha de base. Em: XXIX ReuniãO Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, v. 1, p. 51-51, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. CORRADI, A. A. ; ROSA FILHO, A. B. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Eficácia de um programa de ensino de leitura em função do uso de material convencional ou informatizado, da quantidade de palavras por unidade de ensino e da presença ou não de figuras como pistas adicionais ao texto. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas da XXIX Reunião Anual de Psicologia, p. 77-78, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. RIBEIRO, G. W. ; Kawasaki, H. N. ; Menzori, L. R. F. ; de SOUZA, D. G. ; Amd, M. ; de Rose, J. C.. Derived reading via stimulus pairing with orientation. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Lidia Maria Marson Postalli (7.0)
      1. KAWASAKI, HINDIRA NAOMI ; DA SILVA FERREIRA, MAYARA ; DE ROSE, FELIPE SANTANA ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; GARCIA, LUCAS TADEU ; DE SOUZA, DEISY G. ; MCILVANE, WILLIAM J.. A Case History on Shaping Technique Development: Dynamic Stimulus Control Shaping. PSYCHOLOGICAL RECORD. v. 70, p. sn-sn, issn: 0033-2933, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; DE SOUZA CANOVAS, DANIELA ; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY. Simple Discrimination and Reversal Learning Sets in Typically Developing Young Children. The Psychological Record. v. 65, p. 411-423, issn: 0033-2933, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MORENO, M. A. ; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, D. S. ; POSTALLI, L. M. M. ; VENTURA, D. F. ; de SOUZA, D. G.. Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience (Impresso). p. 207-220, issn: 1983-3288, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON; NAKACHIMA, Renata Yuri ; SCHMIDT, ANDRÉIA ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle instrucional e classes de estímulos equivalentes que incluem verbos e ações. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 26, p. 136-150, issn: 0102-7972, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. de Souza, DdG; POSTALLI, Lídia Maria Marson ; Schmidt, A.. Extending equivalence classes to sentences and to instructional control. European Journal of Behavior Analysis. v. 14, p. 105-116, issn: 1502-1149, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. REIS, THAIZE ; POSTALLI, LIDIA ; SOUZA, DEISY. Teaching spelling as a route for reading and writing. Psychology & Neuroscience (Impresso). v. 6, p. 365-373, issn: 1983-3288, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SCHMIDT, Andreia ; POSTALLI, L. M. M. ; de Souza, D. G. (Deisy G. de Souza). Equivalência de estímulos e o controle instrucional. Em: Júlio César de Rose: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). Comportamento simbólico: bases conceituais e empíricas. 1a.ed.Marília: São Paulo. : Oficina Universitária / Cultura Acadêmica. 2014.v. 1°, p. 309-334.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (7.0)
      1. GIL, M. S. C. A.; SOUSA, N. M. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Dois procedimentos para introduzir reforçamento diferencial no ensino de discriminações simples a bebês. ACTA COMPORTAMENTALIA. v. 19, p. 163-182, issn: 0188-8145, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; MOLINA, R. C. ; GIL, Maria Stella C. de Alcantara. Reorganization of Equivalence classes after reversal of baseline relations. The Psychological Record. v. 52, n. 1, p. 35-48, issn: 0033-2933, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DE_ROSE, J. C. C. (Org.) ; GIL, M. S. C. A. (Org.) ; SOUZA, D. G. (Org.). Comportamento Simbólico: Bases conceituais e empíricas. 1a ed. Marília-SP: Oficina Universitária, 2014. v. 1, p. 472.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SOUZA, Deisy das Graças de ; KUBO, O. M. ; DE_ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; ALMEIDA, M. A. ; AIELLO, A. L. R. ; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenvolvimento de tecnologia educacional para um ensino de qualidade nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento humano. Em: CAPES (Obra Oficial). (Org.). CAPES/PROIN - Programa de Apoio à Integração Graduação - Pós-Graduação: 20 Melhores Projetos. 1ed.Brasília-DF. : CAPES - Governo Federal. 2001.v. 1, p. 13-17.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A.. Reorganização de classes de equivalência após reversões da linha de base. Em: XXIX ReuniãO Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, v. 1, p. 51-51, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; GIL, M. S. C. A. ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M.. Equivalência de estímulos e reversão das relações condicionais de linha de base. Em: VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio científico da ANPEPP, 1998, `Gramado, RS. Anais do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio científico da ANPEPP, v. 1, p. 55-55, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (6.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. HANNA, E. S. ; QUINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de ROSE, J. C. C. ; AIELLO, A.L.R.. Procedimentos de resposta construída e aquisição de leitura e escrita generalizada. Em: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1998, Gramado-SC. Resumo dos Anais do VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Gramado-SC: ANPEPP, v. 1, p. 52, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R.. Métodos de controle de estímulos para ensinar leitura e escrita. Em: V Latini Dies, 1997, Cascais. Resumos nos Anais do V Latini Dies. Cascais - Portugal: Latini Dies, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; HANNA, E. S.. Stimulus control methods to reach reading and spelling. Em: 30th Gatlinburg Conference on Research and Theory in mental Retardation and Developmental Disabilities, 1997, Riverside, CA. Final Program of the 30th Gatlinburg Conference on Research and Theory in mental Retardation and Developmental Disabilities, v. 1, p. 118, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; HANNA, E. S.. O papel da equivalência de estímulos e da recombinação de unidades mínimas no desenvolvimento de leitura e escrita. Em: V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1994, Caxambú. Anais do V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, p. 23-23, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; PEREIRA, A. B. ; GOMES, L. S. ; FONSECA, M. L. ; DUARTE, G. M. ; FONTES, N. ; CESARETTI, R. E. ; ZANOTTO, M. A. C. ; BERNARDES, A. C.. Teaching Generalized Reading And Spelling Through Stimulus Equivalence and Recombination Of Units. Em: XIX Annual Convention of Association for Behavior Analysis, 1993, Chicago. Anais da XIX Annual Convention of Association for Behavior Analysis. Chicago - EUA: Association for Behavior Analysis, p. 539-539, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Camila Domeniconi (6.0)
      1. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; COSTA, ALINE R. A. ; SCHMIDT, ANDRÉIA ; DOMENICONI, C. ; SOUZA, DEISY G.. Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças. Temas em Psicologia. v. 21, p. 469-482, issn: 2175-3652, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Costa, A.R.A. ; DOMENICONI, C. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle de estímulos, mapeamento simbólico emergente e aquisição de vocabulário. Em: Júlio César de Rose: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). Comportamento simbólico: bases conceituais e empíricas. 1ed.Marília / São Paulo. : Oficina Universitária / Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 269-308.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Tânia Maria Santana de Rose (6.0)
      1. ZAMBON, Melissa Pichhi ; de ROSE, T. M. S. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 20, p. 44-53, issn: 1414-5685, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, D G de. Oficinas de leitura e escrita para professores de educação infantil e do ensino fundamental. Em: M.S. Palhares; S. Marins. (Org.). Escola Inclusiva. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos. 2002.v. 1, p. 273-286.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOUZA, Deisy das Graças de ; KUBO, O. M. ; DE_ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; ALMEIDA, M. A. ; AIELLO, A. L. R. ; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenvolvimento de tecnologia educacional para um ensino de qualidade nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento humano. Em: CAPES (Obra Oficial). (Org.). CAPES/PROIN - Programa de Apoio à Integração Graduação - Pós-Graduação: 20 Melhores Projetos. 1ed.Brasília-DF. : CAPES - Governo Federal. 2001.v. 1, p. 13-17.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, Deisy das Graças de ; HANNA, Elenice Seixas ; ROSE, Julio César Coelho de ; FONSECA, M. L.. Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um currículo suplementar. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. CO223, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ROCCA, J. Z. ; de SOUZA, D. G. ; M. L. Fonseca ; ROSE, T. M. S.. Convergencias entre Emília Ferreiro e Análise do Comportamento: uma análise empírica. Em: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Cientificas. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do estado do Rio de Janeiro, v. 1, p. 31-31, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C. ; de ROSE, T. M. S. ; FONSECA, M. L.. Um laboratório para o desenvolvimento de currículo para ensinar leitura e seus requisitos imediatos. Em: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 2000, Serra Negra. Resumos VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, v. 1, p. 147-147, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (5.0)
      1. Perez, W.F. ; dos Reis, M.J. D. ; de SOUZA, D. G.. Efeitos de história experimental com diferentes instruções e do controle por contingências sobre o seguimento de instruções. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 55-85, issn: 0188-8145, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SARTORI, R.M. ; SOUZA, D. G. ; REIS, M. J. D.. Aprendizagem de discriminações condicionais e formação de classes com jovens e idosos. Em: XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Associação Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Associação Brasileira de Psicologia, v. CD-1, p. 53-53, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. dos Reis, M.J. D. ; GABARRA, D. O. ; de SOUZA, D. G.. Formação de conceito: dois procedimentos de treino. Em: XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2000, Brasília. Resumos da XXX Reunião Anual de Psicologia, p. 94, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Guilhardi, P. ; de SOUZA, D. G. ; dos Reis, M.J. D.. Supressive effects of electric shock as a function of abrupt versus gradual increase in shock intensity. Em: 24th Annual Convention da Association for Behavior Analysis, 1998, Orlando (EUA). (Sem publicação de Anais), p. 144, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Debora de Hollanda Souza (2.0)
      1. RIBEIRO, THAIS ARANTES ; GALLANO, TAMIRIS POLETINI ; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA ; DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS. Responding and Learning by Exclusion in 2-Year-Olds: The Case of Adjectives. The Psychological Record. v. 67, p. 1-22, issn: 0033-2933, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Nivaldo Nale (2.0)
      1. de SOUZA, D. G.; G, D. ; NALE, N.. Formação de Recursos Humanos de Alto Nível Em Educação Especial.. Em Aberto. v. 13, n. 60, p. 152-157, issn: 0104-1037, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. de SOUZA, D. G.; NALE, N.. Formação de recursos humanos de alto nível em Educação Especial. Em: Alencar, E. M. L. S.. (Org.). Tendências e desafios da Educação Especial. 1ed.Brasília, DF. : SEESP/INEP. 1994.p. 238-245.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Antonio Celso de Noronha Goyos (1.0)
      1. Goyos, A. C. (Org.) ; Almeida, Maria Amelia (Org.) ; de SOUZA, D. G. (Org.). Temas em Educação Especial III. 01 ed. São Carlos - SP: Edufscar - Editora da Universidade Federal de São Carlos, 1996. v. 1, p. 580.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Azair Liane Matos do Canto de Souza (1.0)
      1. de SOUZA, D. G.; Canto-de-Souza, A.L.M. ; DELPRETTE, Zilda Ap Pereira. Presidente da Comissão de Elaboracão do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. 2007.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Elizabeth Joan Barham (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (1.0)
      1. BASSO, A. F. T. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; WILLIAMS, L. C. A.. A violência denunciada contra a mulher na cidade de São Carlos. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas. Campinas - SP: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 273-274, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Deisy das Graças de Souza ⇔ Zilda Aparecida Pereira Del Prette (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31