Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Zilda Aparecida Pereira Del Prette possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenadora de GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional. Publicou 163 artigos em periódicos especializados (tendo mais 10 no prelo), 439 trabalhos em anais de eventos, 72 capítulos de livros, 29 livros publicados (sendo 17 livros autorais, dos quais 05 manuais de testes e 12 como organizadora). Produziu softwares, vídeos e outros instrucionais. Orientou 22 dissertações de mestrado, 21 teses de doutorado, 06 pós-doutorado. Orientou também 62 projetos de iniciação científica e 27 monografias de conclusão de curso nas áreas de psicologia e educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8113238388739093 (05/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise: 2016-2020&2020-2020&1994-2011
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas C E C H, Departamento de Psicologia. Via Washington Luiz km 235 - Laboratório de Interação Social (LIS) Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518361 Ramal: 8361 Fax: (16) 33518361 URL da Homepage: www.rihs.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2018-Atual. Habilidades sociais e competencia social: Estudos de avaliacao, intervencao e disseminacao
      Descrição: A proposta atual dá continuidade ao programa de pesquisas da proponente ao longo dos últimos anos, agora com maior ênfase nos estudos que envolvem disseminação de programas de Habilidades Sociais/Competência Social, com aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação de resultados, de processo e de acompanhamento dessas intervenções. O programa prevê também a formação específica de pesquisadores e profissionais no campo das habilidades sociais sem desconsiderar as questões mais amplas próprias da Psicologia em sua atualização na sociedade moderna. Em termos mais específicos, a proposta contempla três conjuntos de projetos: (A) Projeto amplo coordenado pela proponente, envolvendo outros pesquisadores, intitulado: Educação à Distância: Articulando a promoção de habilidades sociais educativas do professor ao desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola, recentemente contemplado no Edital Universal (Processo no. 405658/2016-8), com subprojetos (ver resumos adiante); (B) Projetos em andamento articulados ao projeto amplo; (C) Outros projetos em andamento. O projeto amplo é apresentado em detalhe e os demais projetos como resumo. Todos possuem métodos específicos, de acordo com os objetivos pretendidos e as condições de coleta, buscando-se aprimorar os processos de investigação e a qualidade das evidências produzidas nesses estudos. Tal como nas vigências anteriores, trata-se de um programa de pesquisa com divulgação dos resultados empíricos (livros, capítulos de livros, manuais técnicos, artigos, apresentações em eventos científicos etc.). Palavras-Chave: Habilidades sociais, Competência Social, Formação Continuada de Professores, Disseminação de conhecimento, Avaliação de Habilidades Sociais, Construção de instrumentos de avaliação de habilidades sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Talita Pereira Dias - Integrante / Sheila Giardini Murta - Integrante / Camila Negreiros Comodo - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Bruno Luiz Avelino Cardoso - Integrante / Juliana Pinto dos Santos - Integrante / Beatriz Jabor Botura - Integrante / Naara Alho - Integrante / Franciele Del Ponti - Integrante / Amanda Del Grecco Santana Simões - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    2. 2017-Atual. Educacao a Distancia: Articulando a promocao de habilidades sociais educativas do professor ao desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola
      Descrição: Este projeto, conceitualmente embasado no campo teórico-prático das Habilidades Sociais, tem como objetivos: organizar, conduzir e avaliar um Curso de Educação a Distância (EAD), HABILIDADES SOCIAIS NA ESCOLA, que coordena a formação do professor em Habilidades Sociais e Habilidades Sociais Educativas a um Programa de Desenvolvimento Sócio Emocional (PDSE) dos alunos na escola. Visa, ainda, produzir materiais permanentes para a replicação do programa em cursos de Licenciatura e Pedagogia. O projeto foi aprovado pela PROEX/UFSCar, SEAD/UFSCar e Comitê de Ética/CONEP. O Curso será ofertado para professores de escolas públicas de diferentes estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal). Será adotado um delineamento experimental com grupo de controle: G1, 20 professores (e 6 alunos de cada) participarão em 2016-2017, e G2, 20 professores (e 6 alunos de cada) participarão a partir de 2018, mas inicialmente avaliados como grupo de controle. Os professores e os alunos serão avaliados antes, durante e após o curso, bem como em uma avaliação de acompanhamento de três meses depois que ele for concluído. O curso, estruturado em ambiente de EAD/Moodle, terá três módulos teórico-práticos: (1) PHS1: Introdução ao campo das habilidades sociais, com 36 horas; PHS2: Habilidades Sociais na Infância, com 34 horas; e PHSE: Habilidades Sociais Educativas, com 40 horas. E um quarto módulo de prática supervisionada para assessorar o professor na promoção do Desenvolvimento Socioemocional (PDSE), ao longo de cinco meses na escola (120 horas). O projeto é orientado por uma matriz lógica que relaciona necessidades, premissas, objetivos, recursos, atividades, indicadores de resultados e meios de avaliação. Para as avaliações serão utilizados instrumentos validados, diários de campo, entrevistas, registros de observação direta e registros de vídeo. Estão sendo construídos e/ou adaptados diferentes materiais didáticos, histórias educativas, folhetos, jogos, música, vinhetas de vídeo, ilustrações, animações, livros e assim por diante. As avaliações de resultados e de processo serão objeto de análise qualitativa e quantitativa, convertidas em produtos de apresentações em eventos científicos, artigos, capítulos de livros, produtos permanentes (aulas em vídeo, materiais impressos e multimídia), e também em uma proposta técnica para a sua replicação mais geral no sistema escolar. A equipe de pesquisa assumirá as tarefas de preparação de aulas, realização e/ou monitoramento avaliações e monitoramento/assessoria ao na escola. Todo o material do projeto e as avaliações serão hospedados em uma página web.#10;Processo 405658/2016-8, recursos financeiros 83.900,00, Bolsa Pq e Bolsa IC) Vigência 36 meses desde 29/06/2017. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Talita Pereira Dias - Integrante / Camila Negreiros Comodo - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Juliana Pinto dos Santos - Integrante / Beatriz Jabor Botura - Integrante / Naara Alho - Integrante / Amanda Del Grecco Santana Simões - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 24
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    3. 2010-2017. Avaliacao e promocao de habilidades sociais: Novos estudos e produtos para a pesquisa e a pratica
      Descrição: Retoma-se, parcialmente, questões abordadas no triênio anterior e novas questões que organizados sob dois eixos principais: um de avaliação e outro de promoção de habilidades sociais. Os dois eixos apresentam, em comum, a preocupação metodológica com validade e confiabilidade, tanto na avaliação (propriedades psicométricas, referência normativa) como na promoção de habilidades sociais (validade interna dos procedimentos, validade social, confiabilidade e significância dos resultados). O eixo avaliação inclui projetos voltados para: (a) revalidação do IHS-Del-Prette (Del Prette Del Prette, 2001), com ampliação das normas de referência para diferentes faixas etárias e revisão das propriedades psicométricas desse instrumento; (b) construção de versão resumida do IHS-Del-Prette para rastreamento de fobia social e verificação de suas propriedades psicométricas; (c) construção, validação e normatização de uma versão especificamente destinada a pessoas acima de 60 anos (IHSI-Del-Prette); (d) novos estudos sobre relações entre habilidades sociais e variáveis sociodemográficas, aqui se incluindo estudos transculturais. Os métodos de coleta e tratamento de dados serão similares aos já utilizados na produção de outros instrumentos desta proponente, explorando-se adicionalmente avanços recentes da Psicometria em termos técnicas de análise de itens, análise fatorial confirmatória, modelagem com equações estruturais etc. No eixo promoção de habilidades sociais, considerando um conjunto de questões conceituais e metodológicas, bem como a necessidade de recursos, procedimentos e programas com evidências empíricas de efetividade, serão conduzidas pesquisas de intervenções com diferentes populações, contextos e problemas, sob delineamentos experimentais e quase-experimentais de grupo ou replicações de intervenções com sujeito único e com análises inferenciais pertinentes a cada projeto e alternativas de análise da validade interna, especialmente em termos de significância clínica e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Marina Bandeira - Integrante / Daniele Carolina Lopes - Integrante / Lucas Cordeiro de Freitas - Integrante / Talita Pereira Dias - Integrante / Fabián Oláz - Integrante / Sheila Giardini Murta - Integrante / Camila Negreiros Comodo - Integrante / Frank M. Gresham - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Josiane Rosa Campos - Integrante / Ana Carolina Braz - Integrante / Abramides, Dagma V. M. - Integrante / Ivana Gisel Casali - Integrante / Valeria Morán - Integrante / Freitas, Lucas Cordeiro - Integrante / Vanessa Barbosa Romera Leme - Integrante / Catarina Teixeira - Integrante / Camila de Sousa Pereira-Guizzo - Integrante / Anne Marie Germaine Victorine Fontaine - Integrante / COIMBRA, SUSANA - Integrante / DE SÁ, L. G., LUCAS - Integrante / Elisabeth Joan Barham - Integrante / DE LIMA ARGIMON, IRANI IRACEMA - Integrante / Francine N. F. R. Queluz - Integrante / Joyce Aguiar - Integrante / Joene Vieira Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    4. 2007-2010. Questoes empiricas e desenvolvimento de tecnologia para avaliacao e promocao de habilidades sociais
      Descrição: Este projeto dá continuidade a um conjunto de estudos da proponente e da produção acadêmica do Grupo RIHS nas últimas décadas voltados para a elaboração e validação de instrumentos e procedimentos de avaliação de habilidades sociais e o aperfeiçoamento de programas de intervenção. Entende-se que o aperfeiçoamento da tecnologia de avaliação do repertório de habilidades sociais (com controle das variáveis que caracterizam diferentes amostras em termos de fatores pessoais/familiares e sociodemográficos associados) deve, na medida do possível, estar articulado ao desenvolvimento de condições para a promoção desse repertório. A presente proposta reúne quatro conjuntos de objetivos, apresentados a seguir, juntamente com a descrição dos materiais e métodos pertinentes a cada um deles (1) Habilidades sociais na infância: Estudos com o IMHSC e o SSRS e habilidades sociais educativas, com objetivos de: (a) identificar propriedades psicométricas do IMHSC-Del-Prette em amostra ampliada de auto-avaliação por crianças de 7 a 12 anos (1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental); (b) analisar atribuições do professor sobre a importância das reações habilidosas e adequação das reações habilidosas e não habilidosas (passivas e ativas) avaliadas por meio do IMHSC-Del-Prette; (c) identificar relações entre o repertório de habilidades sociais e características desenvolvimentais (dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, outras necessidades educativas especiais) e sociodemográficas (idade, sexo, condição socioeconômica) dos respondentes; (d) elaborar Manual para aplicação, apuração e interpretação do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, em português; (e) elaborar e testar um Protocolo de Observação das Categorias de Habilidades Sociais Educativas para pais e professores; (f) caracterizar habilidades sociais educativas de pais e professores, em situação natural ou estruturada; (2) Avaliação de programas de habilidades sociais: Validade interna e externa, com objetivo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 8
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    5. 2004-2006. Habilidades sociais em criancas: Desenvolvendo instrumentos de avaliacao e investigando variaveis relacionadas
      Descrição: Parte do projeto anterior, apoiado com Auxílio Financeiro pelo CNPq (Processo 403224/2003-9). RESUMO. A importância das habilidades sociais para a saúde psicológica, o ajustamento psicossocial, o sucesso acadêmico e profissional justificam o crescente interesse por essa temática no Brasil. No entanto, não se dispõe, ainda, de instrumentos testados e padronizados em nosso meio, para a avaliação do repertório social de crianças nem de programas estruturados de intervenção, especialmente para a prevenção e à solução de problemas de relacionamento e seus correlatos. Além de prover normas de referência, a avaliação de habilidades sociais, com controle de variáveis como características sócio-demográficas, pessoais/familiares e culturais, permite investigar fatores associados ao repertório de habilidades bem como necessidades específicas de intervenção. Essas questões fazem parte de um projeto temático mais amplo que dá continuidade ao programa de pesquisa do Grupo quot;Relações Interpessoais e Habilidades Sociaisquot;, agora voltado para a avaliação e promoção desse repertório em crianças, com objetivos previstos para um período maior de três anos. Parte desses objetivos, que serão encaminhados durante a vigência do presente Edital, visam: (1) Avaliar qualidades psicométricas do IMHSC-Del-Prette (Cadernos de Auto-avaliação) e estabelecer seus padrões normativos para a região sudeste/sul.; (2) Comparar resultados obtidos com as versões informatizada e impressa do IMHSC-Del-Prette; (3) Adaptar o Social Skills Rating System (SSRS) para o Brasil, verificando suas qualidades psicométricas em crianças brasileiras do ensino fundamental e estabelecendo seus padrões normativos para a região sudeste/sul; (4) Identificar relações entre o repertório de habilidades sociais e características de escolares (dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, outras necessidades educativas especiais e indicadores sócio-demográficos). Esses objetivos, organizados em subprojetos, envolvem p. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    6. 2003-2007. Avaliacao e promocao de habilidades sociais: Investigando questoes especificas e desenvolvendo tecnologia para a pesquisa e a pratica.
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1B, Bolsas IC e Equipamentos pelo CNPq (Processos 501052/2003-8; 504660/2003-9; 401509/2004-4; 473535/2004-1; 473535/2004-1; 502049/2005-7). RESUMO. A importância das habilidades sociais para a saúde psicológica, o ajustamento psicossocial, o sucesso acadêmico e profissional justificam o crescente interesse por essa temática no Brasil. No entanto, não se dispõe, ainda, de instrumentos testados e padronizados em nosso meio, para a avaliação do repertório social de crianças nem de programas de intervenção, estruturados testados, para a prevenção e solução de problemas de relacionamento e seus correlatos. Além de prover normas de referência, a avaliação de habilidades sociais, com controle de características sócio-demográficas e outras variáveis pessoais/familiares e culturais, permite identificar fatores associados ao repertório de habilidades e necessidades específicas de intervenção. Este projeto temático dá continuidade ao programa de pesquisa (apoiado por diversas agências de fomento) do Grupo quot;Relações Interpessoais e Habilidades Sociaisquot;, da UFSCar e tem, no momento, os seguintes objetivos: (1) Aperfeiçoar o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para crianças (IMHSC-Del-Prette), finalizando o Sistema Gerenciador de Banco de Dados e a ajuda online bem como o Manual de aplicação, processamento e interpretação; (2) Avaliar as qualidades psicométricas do IMHSC-Del-Prette (Cadernos de Auto-avaliação e de Avaliação do Professor) e estabelecer seus padrões normativos para a região sudeste/sul.; (3) Adaptar o Social Skills Rating System (SSRS) para o Brasil, verificando suas qualidades psicométricas em crianças brasileiras do ensino fundamental e estabelecendo seus padrões normativos para a região Sudeste/Sul; (4) Identificar relações entre o repertório de habilidades sociais e características de escolares (dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, outras necessidades educativas especiais e indicadores sócio-demográ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Marina Bandeira - Integrante / Miriam Bratfisch Villa - Integrante / Maura Glória de Freitas - Integrante / Simone de Oliveira Barreto - Integrante / Fábio Biasotto Feitosa - Integrante / Renata Cristina Molina de Luna - Integrante / Andrea Regina Rosin Pinola - Integrante / Juliana Pelinson Marques - Integrante / Giselli de Oliveira França - Integrante / Tatiani Moraes Botton - Integrante / Lucas Cordeiro de Freitas - Integrante / Bárbara Carvalho Ferreira - Integrante / Talita Pereira Dias - Integrante / Patrícia Almeida de Oliveira Gaudenci - Integrante / Thiago Magalhães Pereira de Souza - Integrante / Margarete Matesco Rocha - Integrante / Denise Ribeiro - Integrante / Mariana Sarro Pereira - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Edwiges Matos Silvares - Integrante / Ana Carolina Braz - Integrante / Adriana Augusto Raimundo de Aguiar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Pro Reitoria de Extensão da Ufscar - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 13
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    7. 2003-2006. Habilidades sociais na escola: Desenvolvendo recursos instrucionais e programa de intervencao.
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1D e Bolsas IC e PIBIC do CNPq (Processos 305277/2003-0 e 520988/95-7-RE). RESUMO. A literatura psicológica internacional apresenta amplas evidências de associação entre déficits do repertório social das crianças e problemas adaptativos nas fases iniciais do desenvolvimento, com desdobramentos negativos, que se traduzem, ao longo do ciclo vital, em inúmeros transtornos psicológicos tais como timidez, comportamentos anti-sociais e delitivos, depressão, uso de substâncias psicoativas, problemas conjugais etc. As pesquisas anteriores do grupo de pesquisa do autor e de outros estudos nacionais têm confirmado, também em nosso meio, a associação entre tais déficits e um conjunto de dificuldades adaptativas, especialmente problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem. Dentre os vários contextos sociais da criança, a escola é um espaço eminentemente social que pode ser utilizado para a promoção de habilidades sociais com vistas a um melhor ajustamento da criança e a prevenção de transtornos psicológicos. Entretanto, os estudos vêm apontando que essa premissa esbarra em um conjunto de desafios cuja superação implica em pesquisa empírica e tecnológica. Em nosso meio, eles se expressam sob a forma de algumas carências, tais como: (a) capacitação do professor para adicionar objetivos de desenvolvimento de habilidades sociais aos objetivos acadêmicos; (b) programas com procedimentos específicos para isso; (c) materiais instrucionais para esses objetivos adaptados para o uso nas escolas. Dadas as considerações anteriores, o presente projeto tem por objetivos: (1) Elaborar um Manual para Educadores enquanto material instrucional para programas de desenvolvimento sócio-emocional na escola, com orientações específicas a condução da metodologia vivencial em sala de aula, bem como para sua articulação com objetivos acadêmicos; (2) Testar a efetividade de um programa baseado na metodologia vivencial, com duração mínima de seis meses e periodic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Almir Del Prette - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    8. 2002-2002. Prevencao de dificuldades de aprendizagem e da violencia: Desenvolvendo tecnologia para avaliacao e promocao de habilidades sociais
      Descrição: Projeto de Pós-Doutoramento apoiado com Bolsa de Pesquisa no Exterior pela FAPESP (Processo no. 02/00105-2). RESUMO. O presente projeto de pesquisa de pós-doutoramento no exterior, a ser realizado junto ao Grupo de Pesquisa do Dr. Frank Gresham, da Universidade da Califórnia em Riverside (UCR), se embasa em questões teórico-metodológicas ligadas à avaliação e promoção de habilidades sociais em contexto escolar, focalizando, especificamente sua importância como estratégia preventiva das dificuldades de aprendizagem e da violência. Considerando o atual estágio das pesquisas da autora e seu grupo RIHS - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais - voltadas para a construção e aperfeiçoamento de instrumentos e procedimentos nessa área, tem-se como objetivos: a) Efetuar uma intensiva e extensiva revisão bibliográfica na área de habilidades sociais, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, visando especialmente a familiarização com produtos tecnológicos e aplicações desses conhecimentos em contexto escolar; b) Apresentar e discutir, junto ao Grupo da UCR, pesquisas de avaliação e promoção de habilidades sociais que vêm sendo conduzidas pelo Grupo de Pesquisa da autora no Brasil, especialmente o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC-Del-Prette), com vistas ao aperfeiçoamento da versão inicial, desenvolvida com o apoio da FAPESP; c) Planejar a continuidade do intercâmbio entre o Grupo da UCR e o Grupo RIHS, a iniciar-se com a elaboração de um projeto de tradução e adaptação do Social Skills Rating System (Gresham e Elliott, 1990) para o Brasil; d) Produzir um artigo de divulgação em periódico contemplando questões pertinentes a este projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    9. 2001-2003. Habilidades sociais, dificuldades de aprendizagem e escolarizacao: Desenvolvendo processos e produtos para a avaliacao e promocao da competencia social.
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1B e Bolsas IC do CNPq (Processo 523913/96-6). RESUMO. Ao lado de uma ampla literatura que vem enfatizando o desenvolvimento socioemocional como correlato da aprendizagem acadêmica e como elemento indispensável da construção da cidadania e da preparação para a vida, pode-se identificar, especialmente em nosso meio, um interesse crescente por essa área e uma demanda por instrumentos de avaliação de habilidades sociais construídos e/ou apropriados às características culturais, bem como por materiais instrucionais adequados à promoção desse repertório. Considerando a gravidade dos problemas de fracasso escolar, há cerca de seis anos, a equipe deste trabalho vêm investindo em estudos empíricos e conceituais na área de habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem, gerando conhecimentos empíricos divulgados em eventos e veículos nem sempre acessíveis ao professor e ao público em geral, juntamente com a análise e o aperfeiçoamento de vários instrumentos e procedimentos de avaliação e promoção de habilidades sociais, que não têm sido objeto de sistematização e divulgação. Entendendo-se que essa divulgação é também parte do compromisso do pesquisador com a socialização do conhecimento científico, este projeto articula, em quatro subprojetos, a finalização de produtos tecnológicos e bibliográficos para atender a essa demanda e a investigação de novos aspectos relacionados ao aperfeiçoamento e disponibilização de instrumentos de avaliação de habilidades sociais. Em síntese, os subprojetos visam: (1) Finalizar as análises psicométricas e o aperfeiçoamento da base física de um Inventário Multimídia de Avaliação de Habilidades Sociais em Crianças (IMHSC), iniciado em projetos anteriores, organizando um Manual de aplicação e avaliação do instrumento a ser disponibilizado juntamente com o CD-Rom; (2) Comparar os resultados produzidos por duas novas versões do IMHSC: uma informatizada para aplicação individual e outra não informatizada para aplic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    10. 2000-2003. Desenvolvimento socioemocional na escola e prevencao da violencia: Um programa de treinamento e orientacao de professores
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1C e Bolsas IC do CNPq (Processo 520988/95-7). RESUMO. O projeto focaliza uma alternativa de prevenção da violência por meio da aprendizagem sócio-emocional na escola, sob o enfoque do campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais. Sem desconsiderar os determinantes sócio-econômicos da violência, muitos estudos têm associado, como antecedentes da delinqüência e de outros padrões anti-sociais, a falta de empatia, a impulsividade, a falta de controle sobre os sentimentos negativos como a raiva e a frustração, a rejeição pelos colegas, a dificuldade de se integrar a grupos de trabalho ou de lazer, de seguir normas ou de contestá-las de forma apropriada, de expressar sentimentos positivos, de negociar interesses, de lidar com conflitos e com críticas, etc. Levando em conta os produtos já obtidos pela equipe proponente em estudos anteriores e a função social da escola (também ela palco da violência) o projeto deverá implantar um programa de desenvolvimento interpessoal na escola, buscando articular valores, atitudes e habilidades sócio-emocionais e de não-violência e cidadania aos objetivos acadêmicos. O programa irá utilizar metodologia de pesquisa-intervenção em grupo, possibilitando a aprendizagem necessária à continuidade da proposta pelos agentes educativos da própria escola. O projeto pretende, entre outros resultados, alcançar os resumidos a seguir: (1) Planejar e estruturar um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional padrão (PRODIP) destinado a capacitar o professor a desenvolver as habilidades sócio-emocionais dos alunos com vistas à educação para a cidadania e à prevenção de conflitos interpessoais agressivos; (2) Ampliar o investimento didático-pedagógico dos professores nessa área e produzir alterações positivas no comportamento social dos alunos, avaliando a eficiência e a eficácia do PRODIP; (3) Desenvolver procedimentos e tecnologia de promoção e avaliação, especialmente recursos áudio-visuais e mul. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    11. 1999-2001. Habilidades sociais de criancas com e sem dificuldade de aprendizagem: Explorando a tecnologia multimidia.
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1C e Bolsas IC do CNPq (Processos 523913/96-6; 463699/00-9) e Apoio Financeiro via Edital Universal no. 1 (Processos 463699/00-9). RESUMO. O estudo remete a questões pertinentes à relação entre déficits de habilidades sociais (HS) e dificuldades de aprendizagem (DA). Essas questões vêm sendo enfocadas pela literatura especializadas, tanto do ponto de vista metodológico como do ponto de vista teórico-conceitual. Dada recorrências de DA em nosso meio e a escassez de estudos sobre sua relação com o desenvolvimento interpessoal dos alunos, aliada à falta de instrumentos de avaliação de HS de crianças, construídos e/ou apropriados para nossa cultura, o projeto teve, entre outros, o objetivo de elaborar um instrumento de avaliação de HS em tecnologia multimídia - o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC) para crianças em fase inicial de escolarização, mais especificamente na 2ª série do ensino fundamental. Este objetivo foi plenamente alcançado, desdobrando-se agora em novas metas, explicitadas como seguem: (a) avaliar as propriedades psicométricas do IMHSC, focalizando, especificamente, a análise de itens, validade e confiabilidade para as dimensões dificuldade e freqüência na emissão de comportamentos socialmente habilidosos; (b) estabelecer padrões normativos preliminares do repertório de HS de crianças de 2ª série do ensino fundamental com a aplicação, em larga escala, de IMHSC; (c) examinar a relação entre HS e DA, comparando o desempenho de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem obtido com a aplicação do IMHSC; (d) examinar a relação entre os dados do IMHSC e a avaliação dos professores; (e) identificar possíveis indicadores de agressividade, passividade e de comportamentos socialmente habilidosos; #10;f) relacionar indicadores de competência social com a percepção de adequação dos comportamentos socialmente habilidosos; (g) analisar a questão do gênero na competência social de crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    12. 1998-2000. Habilidades sociais no curriculo escolar: Analise de condicoes para a sua implementacao
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa PQ-1C e Bolsas IC pelo CNPq (Processos 520988/95-7). RESUMO. A atual proposta de pesquisa assenta-se em alguns dos resultados obtidos no projeto quot;Interação social e aprendizagem: Habilidades e concepções do professor em uma situação de grupoquot; (Processos CNPq 520988/95-7 RE; FAPESP 1995/0690-3; 1995/6940-5; 12995/6132-6 e MEC/Sesu Convênio UFSCar/FNDE 1058/96), com previsão de encerramento para março de 1998. Nesse projeto, vem-se focalizando principalmente as habilidades sociais do professor enquanto componente (ao lado de suas concepções e atitudes) de sua competência para implementar condições interativas de ensino sob a perspectiva da construção social de conhecimento. Como produto desse projeto, sistematizou-se e avaliou-se um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional (PRODIP), aplicado a vários grupos de professores da rede pública de ensino de São Carlos e Rio Claro, elaborando-se procedimentos e critérios de análise do repertório de comportamentos interpessoais profissionais do professor e instrumentos de avaliação de suas representações e atitudes sobre estratégias interativas em sala de aula, além da construção de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS), com análise de suas propriedades psicométricas. Em linhas gerais, este projeto busca examinar as condições do contexto escolar - relacionadas ao professor, enquanto agente de mudança da prática pedagógica - para a inclusão das habilidades sociais entre os objetivos de ensino, em articulação com os acadêmicos, como uma forma de garantir a formação necessária diante dos desafios e demandas do cenário sócio-cultural e político de nossa época. As considerações anteriores ensejam questões podem ser formuladas nos seguintes termos: Quais as concepções e atitudes dos professores quanto à inserção das habilidades sociais como objetivos de ensino? Quais as habilidades sociais que o professor promove, intencionalmente e não, em sua prática cotidiana? Quais as que incluiria c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Almir Del Prette - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    13. 1997-1999. Psicologia das habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Estudos de avaliacao.
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-1C e Bolsas IC pelo CNPq (Processos 523913/96-6 RE e 451199/98-7) e com Bolsas TT, IC e Auxílio Financeiro da FAPESP (Processos 97/14669-5, 97/12509-0, 98/10461-3; 98/10462-0; 98/10472-5; 98/10463-6.). RESUMO. Na literatura são muitos os conceitos utilizados para explicar o fracasso escolar. Atualmente, muitos pesquisadores têm proposto o termo dificuldades de aprendizagem para a explicação do mesmo, o qual abrange além dos fatores intrínsecos ao sujeito, àqueles relacionados ao ambiente no qual o indivíduo está inserido. Esta conceituação de dificuldades de aprendizagem situa as explicações referentes ao fracasso escolar em uma abordagem psicossociológica, coerente com a noção de quot;necessidades educativas especiaisquot;. Entre tais necessidades pode-se ressaltar a importância das habilidades sociais (HS). No âmbito escolar, as HS podem ser definidas com um conjunto de comportamentos específicos que a criança apresenta em uma situação determinada com o propósito de desempenhar de forma competente as tarefas que envolvem interações sociais com os demais. Entretanto é necessário identificar quais são as habilidades sociais apresentadas pelas crianças com e sem dificuldades de aprendizagem e a competência social destas em sala de aula. Para tanto, o presente projeto objetivou comparar as crianças com dificuldades de aprendizagem (DA) e sem dificuldades de aprendizagem (NDA) em várias dimensões e indicadores de habilidades sociais componentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
    14. 1995-1997. Interacao social e aprendizagem: Habilidade e concepcoes do professor em uma situacao de grupo
      Descrição: Projeto apoiado com Bolsa Pq-2C ao coordenador e Bolsas IC pelo CNPq (Processo CNPq 520988/95-7), Auxílio financeiro e Bolsas IC pela FAPESP (Processo no. 95/0691-3, 1995/6940-5 e 1995/0690-3; 1995/0690-3) e Equipamentos pelo MEC-SESU (Convênio UFSCar/FNDE 1058/96). RESUMO. Estudos de análise e intervenção sobre a prática pedagógica, têm enfatizado a ineficiência dos tradicionais pacotes de treinamento, vivências, etc., apontando para o desafio de se buscar alternativas metodológicas para a formação continuada do professor. O presente projeto orienta-se também por essa preocupação, atualmente generalizada e amplamente justificada, entendendo-se o investimento no aperfeiçoamento profissional professor como um mecanismo fundamental na melhoria da qualidade da educação escolar. Mais especificamente, os objetivos deste estudo articulam questões pertinentes às tendências construtivistas da Psicologia Educacional com tendências mais recentes no campo teórico-prático das habilidades sociais. O campo teórico-prático das habilidades sociais, tem evoluído, em suas tendências recentes, para um escopo mais amplo, permitindo estabelecer vínculos produtivos com pesquisas e intervenções sobre atuação profissional, especialmente naquelas áreas onde a interação social constitui o núcleo dessa atuação, como ocorrer com o exercício do magistério. A proposta de pesquisa configura-se como um processo de avaliação/intervenção sobre diferentes dimensões da competência do professor envolvidas no estabelecimento de condições favoráveis à construção social de conhecimento em sala de aula. Especificamente, os objetivos deste projeto podem ser organizados em três conjuntos que se articulam como etapas seqüenciadas: 1) refinamento de um instrumento para a avaliação do repertório de habilidades sociais, denominado Inventário de Habilidades Sociais (IHS), especificando-se suas propriedades psicométricas; 2) elaboração, através de uma situação estruturada de grupo, de procedimentos e critérios d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Almir Del Prette - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Secretaria de Educação Superior - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (178)
    1. Base Nacional Comum Curricular – BNCC e sua Aplicação: Encontro para o Aprimoramento da Educação na região de São Carlos.Base Nacional Comum Curricular – BNCC e sua Aplicação: Encontro para o Aprimoramento da Educação na região de São Carlos. 2019. (Encontro).
    2. 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. Bem-estar subjetivo e gênero de crianças dotadas e talentosas. 2011. (Congresso).
    3. 25 Annual Conference of the European Health Psycology Society. Fostering interpersonal skills and sexual and reproductive rights in adolescents: lessons from a pilot study. 2011. (Congresso).
    4. 9ª. Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Relações interpessoais e habilidades sociais.. 2011. (Congresso).
    5. ABAI 6th International Conference. Children’s self-report behavior on social demands and description of contingencies: educational and therapeutic implications. 2011. (Congresso).
    6. Congresso Psicologia do Desenvolvimento. Automonitoria em crianças pequenas: Uma proposta de avaliação na perspectiva das habilidades sociais. 2011. (Congresso).
    7. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Vivencia 1. 2011. (Simpósio).
    8. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Sessão de comunicação Oral 6. 2011. (Simpósio).
    9. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Sessão de comunicação oral. 2011. (Simpósio).
    10. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Mini curso 9 - Treinamento de Habilidades sociais com crianças: planejamento e aplicação de vivências. 2011. (Simpósio).
    11. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Painel 46. 2011. (Simpósio).
    12. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Simpósio 4. 2011. (Simpósio).
    13. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Simpósio 2 (Apresentação 1). 2011. (Simpósio).
    14. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Primeiros Passos 6. 2011. (Simpósio).
    15. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Simpósio 5. 2011. (Simpósio).
    16. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Mesa Redonda 7. 2011. (Simpósio).
    17. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Recursos Culturais aplicados 4. 2011. (Simpósio).
    18. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Mesa Redonda 5. 2011. (Simpósio).
    19. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Minicurso 11 - Acesso e uso de fontes de informação no campo das habilidades sociais. 2011. (Simpósio).
    20. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Como eu faço 2. 2011. (Simpósio).
    21. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Programas Efetivos em Habilidades Sociais: Desafios ao Psicólogo e Implicações Culturais. 2011. (Simpósio).
    22. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Tecmídia - Tecnologia multimídia em habilidades sociais: Apresentando um recurso para programa de THS. 2011. (Simpósio).
    23. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Mesa Redonda 3. 2011. (Simpósio).
    24. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Sessão de Comunicação Oral 9. 2011. (Simpósio).
    25. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Sessão de comunicação Oral 5. 2011. (Simpósio).
    26. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Mini curso 2 - Treinamento de Habilidades por meio de vivências: Teoria e prática. 2011. (Simpósio).
    27. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Primeiros Passos 4. 2011. (Simpósio).
    28. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais.Primeiros Passos 2. 2011. (Simpósio).
    29. IV Mostra do PPGPsi.Carreira acadêmica: Mais aprendendo do que ensinando.. 2011. (Encontro).
    30. Semana Acadêmica de Psicologia.Mini-curso: Avaliação de Habilidades Sociais. 2011. (Encontro).
    31. Semana Acadêmica de Psicologia.“O campo teórico-prático das habilidades sociais”. 2011. (Encontro).
    32. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Aplicando o Método JT na avaliação de significância clínica e a mudança confiável de um programa de habilidades sociais assertivas.. 2011. (Congresso).
    33. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina comportamental. Minicurso 035 - Programas vivenciais efetivos: teoria e pratica em habilidades sociais. 2011. (Congresso).
    34. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina comportamental. Minicurso 001 - Habilidades Sociais: Uma Alternativa á violencia nas praticas culturais?. 2011. (Congresso).
    35. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina comportamental. Comunicação Oral 136. 2011. (Congresso).
    36. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina comportamental. Comunicação Oral 25. 2011. (Congresso).
    37. IIJornada de Análise do Comportamento - UNESP - Bauru. Curso: Habilidades sociais, questões éticas e religião. 2010. (Congresso).
    38. I Jornada do Núcleo Maranhense de Análise do Comportamento: Habilidades Sociais. Habilidades Sociais na perspectiva da Análise do Comportamento. 2010. (Congresso).
    39. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. EXPRESSÕES FACIAIS DE EMOÇÕES E HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS. 2010. (Congresso).
    40. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem. 2010. (Congresso).
    41. XIII Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora do GT-53. 2010. (Congresso).
    42. XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Avaliação de uma intervenção educativa com alunos do ensino fundamental referente aos adversários de seus times.. 2010. (Encontro).
    43. XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Programas de Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: diversidade e questões atuais.. 2010. (Encontro).
    44. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Habilidades sociais e competência social em relacionamentos íntimos. A trajetória do inventário de habilidades sociais conjugais ao longo de sua construção e estudos relacionados.. 2010. (Outra).
    45. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Programas vivenciais de habilidades sociais: construindo produtos para a pesquisa e evidências de efetividade.. 2010. (Outra).
    46. 1º. Congresso Nacional “Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa. Temas Cruzados e Outros. 2009. (Congresso).
    47. 61a. Reunião Anual da SBPC.DVD Educativo para a prmoção de habilidades sociais: perfil de um recurso audio visual e multimídia. 2009. (Encontro).
    48. II Seminario Internacional de Habilidades Sociais.O Campo das habilidades sociais no Brasil. 2009. (Seminário).
    49. II Seminário Internacional de Habilidades Sociais. Habilidades sociais sob os enfoques comportamental, cognitivo e socio-cognitivo e outros. 2009. (Congresso).
    50. I Jornada da Análise do Comportamento - UNESP-BAURU. CURSO: Análise do Comportamento e Habilidades Sociais. 2009. (Congresso).
    51. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Significância clínica e mudança confiável na avaliação de intervenções psicológicas. 2009. (Congresso).
    52. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Novos Inventários de Avaliação de Habilidades Sociais. 2009. (Congresso).
    53. IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste.Recursos audivisuais e multimídia como estratégia educacional na promoção de habilidades sociais. 2009. (Encontro).
    54. Seminário para Discussão de Curso de Pós-Graduação em Medicina na UFSCar.Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Desafios e encaminhamentos. 2009. (Seminário).
    55. UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS SOB A PERSPECTIVA DAS HABILIDADES SOCIAIS. UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS SOB A PERSPECTIVA DAS HABILIDADES SOCIAIS. 2009. (Congresso).
    56. VI Congreso Iberoamericano de Psicologia Clinica e de la Salud. Treinamento de habilidades sociais e efeito placebo: questões metodológicas e práticas. 2009. (Congresso).
    57. VI Congreso Iberoamericano de Psicologia Clinica e de la Salud. Aspectos Conceituales de las Habilidades Sociales e implicaciones práticas e outros. 2009. (Congresso).
    58. VI Congreso Iberoamericano de Psicologia Clinica y de la Salud. Treinamento de Habilidades Sociais e Efeito Placebo: Questões Metodologicas e Práticas. 2009. (Congresso).
    59. XVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.O verbal e o não verbal como componentes das habilidades sociais: Sobreposições, controvérsias e implicações práticas. 2009. (Encontro).
    60. XVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Intervenção para pais de crianças com TDAH: um estudo de caso. 2009. (Encontro).
    61. XVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Olhares sobre Comunicação não verbal, Habilidades Sociais e poemas de Francisco Buarque de Hollanda. 2009. (Encontro).
    62. XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Curso ministrado: As abordagens comportamental e cognitiva no Treinamento de Habilidades Sociais. 2009. (Congresso).
    63. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Desenvolvimento de recursos tecnológicos para a avaliação e promoção de habilidades sociais. 2009. (Encontro).
    64. I Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Recursos de video para a promoção de habilidades sociais por meio de programas baseados em vivências. 2008. (Congresso).
    65. II Congresso Latino-Americano de Educação para os direitos humanos da UNESP e II Encontro dos direitos humanos da Unesp. DOS SESSENTA ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS AOS DIREITOS DOS IDOSOS: A CONTRIBUIÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A INCLUSÃO SOCIAL. 2008. (Congresso).
    66. III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Efeitos do treinamento em habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e deficiência visual sobre o desempenho social dos filhos no ambiente escolar e Outros. 2008. (Congresso).
    67. III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Concepções sobre o trabalho em uma amostra de empregados. 2008. (Congresso).
    68. Seminário Horizontes da Pós-Graduação (representante do PPGPsi)... 2008. (Seminário).
    69. XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT 49 – Relações interpessoais e competência social. 2008. (Simpósio).
    70. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Habilidades sociais, Estatuto do Idoso e reconhecimento de direitos na Terceira Idade,. 2008. (Encontro).
    71. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Recursos Multimídia no Treinamento de Habilidades Sociais. 2008. (Encontro).
    72. 7a. Jornada Científica da Ufscar.Habilidades sociais na adolescência a relação com o nível sócioeconômico. 2007. (Outra).
    73. I Congresso de Psicologia Cognitiva e Comportamental. Treinamento de habilidades sociais no processo terapêutico. 2007. (Congresso).
    74. I Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Avaliação da efetividade de um treinamento de habilidades sociais assertivas sobre a compreensão e o exercício de direitos. 2007. (Seminário).
    75. IV Congresso de Pós Graduação. Avaliação multimodal do repertório empático de crianças cegas e seus pares videntes. 2007. (Congresso).
    76. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. SSRS-BR Estudo de Validação Nacional. 2007. (Congresso).
    77. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Apresentando um Sistema Multimídia de Avaliação e Intervenção e Outros. 2007. (Congresso).
    78. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Avaliando o repertório de habilidades sociais de uma criança com deficiência auditiva e um grupo de crianças sem deficiência e Outros. 2007. (Congresso).
    79. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Descrição das etapas de elaboração de CD de histórias para identificação de sentimentos entre Crianças Cegas e Videntes. 2007. (Encontro).
    80. VI Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar.A perspectiva da Análise do Comportamento no Treinamento de Habilidades Sociais. 2007. (Outra).
    81. XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Estabilidade temporal da escala de habilidades sociais para adolescentes (EHSA-DEL-PRETTE) e Outros. 2007. (Congresso).
    82. XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Investigando a influência de variáveis sexo e idade nas respostas obtidas com a Escala de Habilidades Sociais para Adolescentes - EHSA (Del-Prette). 2007. (Congresso).
    83. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Avaliação das Habilidades Sociais: Estudos recentes no Brasil e nos EUA. 2007. (Outra).
    84. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Habilidades Sociais Educativas: Classes e definições para a observação direta. 2007. (Outra).
    85. 58ª Reunião Anual da SBPC.Concomitância entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: análise descritiva da ocorrência de problemas de comportamento, em crianças, segundo a avaliação do professor. 2006. (Outra).
    86. Charla-Debate ministrada a docentes e diretores de escolas secundárias na Universidad Empresarial Siglo XXI...Desarrollo de habilidades sociales en niños y adolescentes. 2006. (Outra).
    87. Conferência proferida para estudantes, técnicos e funcionários da Unidade Saúde Escola da UFSCar..Habilidades Sociais e Relações Interpessoais na área de Saúde. 2006. (Outra).
    88. I Congresso de Psicologia e XIII Semana de Psicologia da UNESP-Bauru. Competência técnica e competência social: Complementos para uma boa formação universitária e Outros. 2006. (Congresso).
    89. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A relação entre envolvimento paterno e os problemas de comportamento internalizantes e externalizantes dos filhos e Outros. 2006. (Congresso).
    90. International Association for Relationship Research.Relações interpessoais e habilidades sociais: Articulando pesquisa, ensino e extensão.. 2006. (Outra).
    91. IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Relações interpessoais e Competência Social - Apresentação do GT com mesmo nome no Livro de Anais da ANPEPP.. 2006. (Simpósio).
    92. XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT 10 - Relações interpessoais e competência social. 2006. (Simpósio).
    93. XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científco da ANPEPP,.Avaliação da competência social de crianças: procedimentos, instrumentos e indicadores. 2006. (Simpósio).
    94. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Aspectos comportamentais, cognitivos e afetivos de reações habilidosas na auto-avaliação de crianças: Novas análises e relação com dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento e Outros. 2006. (Congresso).
    95. X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP,.O método vivencial com crianças: intervenção e pesquisa. 2006. (Simpósio).
    96. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Conceitos Básicos da Área de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e Outros. 2006. (Encontro).
    97. XV Encontro da ABPMC.Conceitos Básicos da Área de Treinamento das Habilidades Sociais (THS),. 2006. (Encontro).
    98. 57ª Reunião Anual da SBPC,.Delineamento de um programa de promoção de habilidades comunicativas para um grupo de adultos deficientes mentais: Desafios da pesquisa-intervenção. 2005. (Outra).
    99. 5o. Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. Programa de promoção de habilidades sociais-comunicativas para adultos deficientes mentais: Um estudo de dois casos. 2005. (Congresso).
    100. 6a. Jornada Científica da Ufscar.Auto-avaliação de habilidades sociais por escolares: Investigando associação com sexo e idade. 2005. (Outra).
    101. CCHLA, Universidade Federal da Paraíba..Habilidades sociais e relações interpessoais na Saúde, Educação e Organizações. 2005. (Outra).
    102. Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Treinamento de habilidades sociais com crianças. 2005. (Encontro).
    103. I Congreso Brasileiro de Comunicação Alternativa e I Congresso Internacional de Linguagem e Comunicação da Pessoa com Deficiência. Componentes não verbais como habilidades suplementares à comunicação verbal: Um programa de intervenção com adultos deficientes mentais. 2005. (Congresso).
    104. I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Saúde. Avaliação de habilidades sociais-comunicativas de adultos deficientes mentais: Instrumentos e questões de pesquisa. 2005. (Congresso).
    105. I Congresso Latino-Americano de Psicologia. Habilidades sociais, saúde e qualidade de vida: Aspectos clínicos e educativos. 2005. (Congresso).
    106. II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação em habilidades sociais conjugais: construção e verificação das características psicométricas de um instrumento. 2005. (Congresso).
    107. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, UFSCar.Planejamento de programa de treinamento de habilidades junto a pessoas com necessidades educativas especiais. 2005. (Simpósio).
    108. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial,. Rendimento acadêmico, habilidades sociais e problemas de comportamento: Um olhar sobre a inclusão. 2005. (Congresso).
    109. II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. Implicações das habilidades maternas para a qualidade do relacionamento com os filhos. 2005. (Congresso).
    110. International Association for Relationship Research. Avaliação de habilidades sociais-comunicativas de adultos deficientes mentais: Adaptando o Children's Behavior Scenario - CBS. 2005. (Congresso).
    111. International Association for Relationship Research. Social skills related to academic achievement: Reflexions for interventions in special education. 2005. (Congresso).
    112. IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,. Habilidades sociais de crianças e adultos: Por que, o quê e como avaliar?. 2005. (Congresso).
    113. Semana de Psicologia da Universidade Rio Verde.A importância das habilidades sociais e relações interpessoais na atualidade. 2005. (Outra).
    114. VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE. Construção de um programa de formação continuada de professores para a promoção de repertório social e acadêmico em alunos com dificuldades de aprendizagem e Outros. 2005. (Congresso).
    115. VIIII Seminários de Pesquisa de Ribeirao Preto.Habilidades sociais e satisfação conjugal: Um estudo de correlação. 2005. (Seminário).
    116. 10o. Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT 10 - Relações interpessoais e competência social. 2004. (Simpósio).
    117. 1a. Jornada de Aprendizagem.Treinamento de pais e habilidades sociais. Habilidades sociais e prevenção da violência.. 2004. (Outra).
    118. Congreso al encuentro de la psicología mexicana y III Congresso Latinoamericano de Alternativas en Psicologia. Entrenamiento de habilidades sociales con niños: El uso del metodo vivencial. 2004. (Congresso).
    119. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Características do repertório de habilidades sociais de crianças do ensino fundamental: comparando escola pública e particular. 2004. (Congresso).
    120. I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação dos Psicólogos.Psicologia educacional, forense e com adolescente em risco: Prática na avaliação e promoção de habilidades sociais. 2004. (Encontro).
    121. Videoconferência proferida no Departamento de Extensão da Universidade Autônoma do México.Videoconferência: Habilidades Sociales en la Escuela.. 2004. (Outra).
    122. VII Seminário de Pesquisa.Habilidades sociais e satisfação conjugal em casais não clínicos. 2004. (Seminário).
    123. XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004. Fonoaudiologia e habilidades sociais na avaliação de habilidades comunicativas de deficientes mentais. 2004. (Congresso).
    124. XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Encontro da Association for Behavior Analysis,.Avaliação de habilidades sociais no contexto conjugal. 2004. (Encontro).
    125. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental para situações de sucesso e fracasso escolar. 2004. (Outra).
    126. 11a. Semana de Psicologia da UNESP-Bauru-SP.Habilidades sociais na infância: Um programa de prevenção e Outros. 2003. (Outra).
    127. 55a. Reunião Anual da SBPC.Habilidades comunicativas de adultos deficientes mentais: Subsídios para a elaboração de um programa de intervenção e Outros. 2003. (Outra).
    128. 5a. Jornada de Fisioterapia - UNIARA.Relações interpessoais na atuação profissional. 2003. (Outra).
    129. I Congresso Nacional de Educação Especial,. A avaliação de habilidades sociais em crianças com necessidades educativas especiais. 2003. (Congresso).
    130. II Congresso de Pós Graduação da Ufscar. Relações professor-aluno e rendimento acadêmico: uma análise das crenças, sentimentos e desempenho de professores e alunos do ensino fundamental: análise dos dados. 2003. (Congresso).
    131. I Workshop de pesquisa da UFSCar.Relações interpessoais e habilidades sociais. 2003. (Outra).
    132. VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.Atribuições de causalidade para o fracasso escolar de alunos do ensino fundamental.. 2003. (Seminário).
    133. XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental,.Habilidades sociais cristãs: Desafios para uma nova sociedade. 2003. (Outra).
    134. Centro Universitário Positivo (UNICENP).Habilidades sociais na formação e atuação profissional do psicólogo.. 2002. (Outra).
    135. Centro Universitário Positivo (UNICENP).Habilidades sociais na atuação profissional e Outros. 2002. (Outra).
    136. III Congresso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud. Habilidades sociales en adolescentes de nivel medio básico: Comparación de dos países de lengua latina (México-Brasil). 2002. (Congresso).
    137. IV Seminário de Pesquisa.Influências parentais no desenvolvimento da empatia em meninos. 2002. (Seminário).
    138. IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT 10 - Relações interpessoais e competência social. 2002. (Simpósio).
    139. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar da Universidade da Califórnia - Riverside (EUA).Evaluation and intervention in social skills: Brazilian research at UFSCar e Outros. 2002. (Outra).
    140. VI Seminário de Pesquisa.Habilidades sociais e conjugais em casais de diferentes filiações religiosas. 2002. (Seminário).
    141. V Seminário de Pesquisa, 2002, Ribeirão Preto..Habilidades sociais conjugais em casais de diferentes filiações religiosas. 2002. (Seminário).
    142. X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Avaliação da eficácia de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal aplicado a um grupo de crianças com histórico de fracasso escolar. 2002. (Congresso).
    143. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.A eficácia de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal na redução da agressividade num grupo de crianças com histórico de fracasso escolar. 2002. (Encontro).
    144. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,.Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Dados de competência social e habilidades sociais dos alunos através de filmagem em sala de aula. 2002. (Outra).
    145. 4a. Jornada Científica da UFSCar: Encontro de conhecimentos, diálogos de saberes,.Condições escolares para o desenvolvimento de habilidades sociais em alunos com retardo mental: Alguns resultados com base na observação direta. e Outros. 2001. (Encontro).
    146. I Congresso de Pós Graduação da Ufscar. Diferenças e semelhanças entre o conteúdo comunicativo e aspectos formais da fala de deficentes mentais adultos. 2001. (Congresso).
    147. I Congresso de Psicologia Clínica. Aprendizagem socioemocional na escola e prevenção da violência: Um programa de desenvolvimento junto a grupos de segunda série. 2001. (Congresso).
    148. II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde. Vivências no Treinamento de Habilidades Sociais. 2001. (Congresso).
    149. I Simpósio sobre Prevenção e Tratamento em Psicologia Clínica.Treinamento de Habilidades Sociais em grupo: Terapia e prevenção. 2001. (Simpósio).
    150. IV Semana Científica do Laboratório.Psicologia das habilidades sociais: Construindo relações saudáveis. 2001. (Outra).
    151. Reunião Anual da SBPC.Habilidades comunicativas em deficientes mentais: Análise comparativsa entre a percepção de profissionais e familiares.. 2001. (Encontro).
    152. X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Avaliação de habilidades sociais e problemas comportamentais em adolescentes mexicanos: Um estudo correlacional exploratório. 2001. (Encontro).
    153. XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Estudo trancultural em habilidades sociais com estudantes universitários: Justificativa, objetivos e metodologia. 2001. (Outra).
    154. 14º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística,.Habilidades sociais de jovens universitários: um estudo comparativo. 2000. (Simpósio).
    155. 1a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Compromisso social,.Avaliando o desenvolvimento sócio-emocional de escolares por meio de um Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças em (IMHSC). 2000. (Outra).
    156. 52ª Reunião Anual da SBPC.Desenvolvimento interpessoal de alunos com retardo mental: a avaliação das professoras. 2000. (Outra).
    157. Ciclo de Estudos.Influências parentais no desenvolvimento da empatia em meninos. 2000. (Outra).
    158. Conferência apresentada na Universidade de Brasília - DF, promovida pelo Departamento de Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento.A Psicologia Escolar e Educacional e as novas diretrizes curriculares: Identidade, formação e atuação. 2000. (Outra).
    159. Conferência proferida Secretaria de Cultura do Distrito Federal...Habilidades sociais: Terapia, educação e qualidade de vida. 2000. (Outra).
    160. Feira Internacional do Livro.Habilidades sociais: Terapia, educação e qualidade de vida.. 2000. (Outra).
    161. III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Empatia em pré-escolares versus empatia dos pais: Uma comparação. 2000. (Congresso).
    162. I Jornada de Saúde Mental da Criança,.Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Estudos de avaliação e de intervenção. 2000. (Outra).
    163. IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.O treinamento de habilidades sociais como método terapêutico e Outros. 2000. (Encontro).
    164. Simpósio Fatores de risco e proteção na idade escolar, realizado na I Jornada de Saúde Mental da Criança.Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem; Estudos de avaliação e de intervenção. 2000. (Simpósio).
    165. VIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar,. A percepção de escolares quanto a adequação de desempenhos agressivos, passivos e socialmente habilidosos e sua relação com dificuldades de aprendizagem e outros. 2000. (Congresso).
    166. VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Coordenação do GT 6- Psicologia Escolar e Educacional. 2000. (Simpósio).
    167. I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA E V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA. Auto-avaliação de habilidades sociais de alunos de classe especial sob um programa de intervenção. 1999. (Congresso).
    168. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Avaliação das condições escolares para o desenvolvimento interpessoal em alunos com retardo mental por meio de observação direta: Alguns resultados. 1999. (Congresso).
    169. Simpósio Convivência humana, inteligência emocional e habilidades sociais nos contextos clínico, não -clínico e profissional ..Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo preliminar. 1999. (Outra).
    170. VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR. Conflitos interpessoais e habilidades sociais dos alunos: O que dizem e o que fazem os professores. 1999. (Congresso).
    171. VI LATINI DIES E II CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS COGNITIVAS. Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo exploratório e Outros. 1999. (Congresso).
    172. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Avaliação das condições escolares para o desenvolvimento interpessoal em alunos com retardo mental: Uma proposta de análise. 1999. (Outra).
    173. VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT Psicologia escolar e a nova conjuntura educacional brasileira. 1998. (Simpósio).
    174. XX REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Um programa de desenvolvimento de habilidades sociais na formação continuada de professores. 1997. (Encontro).
    175. VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT Psicologia escolar: formação, pesquisa e prática. 1996. (Simpósio).
    176. XVII INTERNATIONAL SCHOOL PSYCHOLOGY COLLOQUIUM, II CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. Interações Sociais Em Sala de Aula: Representações do Professor e Outros. 1995. (Congresso).
    177. XVII INTERNATIONAL SCHOOL PSYCHOLOGY COLLOQUIUM, II CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR,. Evasão da Universidade: A Psicologia Escolar no terceiro grau. 1995. (Congresso).
    178. V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. 1994. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (33)
    1. Del Prette, Z. A. P.; MARTURANO, EDNA MARIA ; Williams, L. C. A.. Comissão de Recredenciamento dos docentes do PPGPsi/UFSCar. 2018. Outro
    2. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A.. Elaboração da Proposta e coordenação do Grupo de Trabalho Relações interpessoais e competência social no XVII Simpósio Científico da ANPEPP. 2018. Outro
    3. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A.. Elaboração da Proposta e coordenação das atividades do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social no XVI Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. 2016. Outro
    4. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão Científica do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão Científica do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2013. (Congresso).. . 0.
    6. Del Prette, Z. A. P.. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2011. (Congresso).. . 0.
    7. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão Científica do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2011. (Congresso).. . 0.
    8. Caballo, V. E. ; Del Prette, Z. A. P.. Seminários e curso com Professor Visitante VICENTE CABALLO na UFSCar: Transtornos psicológicos, habilidades sociais e terapia cognitivo-comportamental. 2009. Outro
    9. Matos, M. G. ; Del Prette, Z. A. P.. Seminário e Curso sobre Habilidades Sociais, da Profa. Dra. MARGARIDA GASPAR DE MATOS, da Universidade do Porto, na UFSCar. 2009. Outro
    10. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão Científica do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. Gresham, F. M. ; Del Prette, Z. A. P.. Seminários e Cursos com Professor Visitante FRANK GRESHAM na UFSCar sobre Habilidades Sociais. 2008. Outro
    12. Del Prette, Z. A. P.. I Seminário Internacional de Habilidades Sociais - Presidente da Comissão Organizadora. 2007. (Outro).. . 0.
    13. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão Científica do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2007. (Congresso).. . 0.
    14. Del Prette, Z. A. P.. Membro da Comissão Científica do V Congresso Nacional de Psicologia Escolar (CONPE). 2000. (Congresso).. . 0.
    15. Del Prette, Z. A. P.. V Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR - Coordenadora da sessão de trabalhos. 1998. (Congresso).. . 0.
    16. Del Prette, Z. A. P.. IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR- Coordenadora da sessão de trabalhos. 1997. (Congresso).. . 0.
    17. Del Prette, Z. A. P.. Membro representante do CECH na Comissão Científica do IV Congresso de Iniciação Científica. 1997. (Outro).. . 0.
    18. Del Prette, Z. A. P.. III Congresso de Iniciação Científica da Ufscar - Coordenadora da sessão de trabalhos. 1996. (Congresso).. . 0.
    19. Del Prette, Z. A. P.. III Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPEE) - Membro da comissão científica. 1996. (Congresso).. . 0.
    20. Del Prette, Z. A. P.. Membro representante do CECH na comissão científica IV Congresso Iniciação Científica. 1996. (Outro).. . 0.
    21. Del Prette, Z. A. P.. Membro da comissão científica do III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1996. (Outro).. . 0.
    22. Del Prette, Z. A. P.. I Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) - Coordenadora da sessão 16 Trabalhos práticos. 1995. (Congresso).. . 0.
    23. Del Prette, Z. A. P.. II Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR - Coordenadora de sessão de apresentação de trabalhos. 1995. (Congresso).. . 0.
    24. Del Prette, Z. A. P.. Membro representante do CECH na Comissão Científica do III Congresso de Iniciação Científica. 1995. (Outro).. . 0.
    25. Del Prette, Z. A. P.. XVII Congresso Internacional de Psicologia Escolar e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Coordenadora da sessão de comunicação nº 15. 1994. (Congresso).. . 0.
    26. Del Prette, Z. A. P.. Seminário: Análise de conteúdo, promovido pelo Núcleo de Processos de Ensino Escolar do Programa de mestrado em Educação Brasileira da UFU. 1994. (Outro).. . 0.
    27. Del Prette, Z. A. P.. Seminário: Uma idéia de pesquisa educacional, promovido pelo Núcleo de Processos de Ensino Escolar do Programa de mestrado em Educação Brasileira, da UFU. 1994. (Outro).. . 0.
    28. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão para elaboração do programa do Concurso para Professor Titular na área de Psicologia Escolar/ Educacional. 1994. (Concurso).. . 0.
    29. Del Prette, Z. A. P.. Membro da comissão para a elaboração de propostas de normas , regulamentos e calendário da Consulta à comunidade universitária para a a escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia Social e Educacional. 1994. (Outro).. . 0.
    30. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão para elaboração do Programa do concurso para Professor Assistente na área de Psicologia Escolar/Educacional. 1993. (Concurso).. . 0.
    31. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão para elaboração de Programa de Seleção para Professor Substituto na área de Psicologia Escolar/ Educaional. 1993. (Concurso).. . 0.
    32. Del Prette, Z. A. P.. Presidente da Comissão para elaboração do Programa do Concurso para Professor Assistente na área de Psicologia Social/Educacional. 1993. (Concurso).. . 0.
    33. Del Prette, Z. A. P.. I Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) - Coordenadora da sessão 01 Trabalhos de pesquisa. 1991. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (13)
    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Elizabeth Joan Barham (9.0)
      1. PINTO, F. N. F. R. ; BARHAM, E. J. ; Del Prette, Z. A. P.. The relationship between social skills and psychosocial adjustement among those who care for older adults. PAIDÉIA (USP. ONLINE). v. 29, p. e2917-e2917, issn: 1982-4327, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. QUELUZ, F. N. F. R. ; BARHAM, E.J. ; PRETTE, ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL ; Santos, A.A.A.. Social Skills Inventory for Caregivers of Elderly Family Members (SSI-CE): Relations with Indicators of Psycholgical Wellbeing. Trends in Psychology / Temas em Psicologia. v. 26, p. 537-563, issn: 2358-1883, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. AGUIAR, JOYCE CRISTINA DOS SANTOS ; MATIAS, MARISA ; BARHAM, ELIZABETH JOAN ; FONTAINE, ANNE MARIE GERMAINE VICTORINE ; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira. An initial study of the Internal Validity of the Portuguese Adaptation of the Marital Social-Skills Inventory. ESTUDOS DE PSICOLOGIA. v. 35, p. 275-285, issn: 1982-0275, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. QUELUZ, F. N. F. R. ; BARHAM, E.J. ; Del Prette, Z. A. P. ; FONTAINE, A.M.G. ; OLAZ, F. O.. Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos (IHS-CI): evidências de validade. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. v. 16, p. 78-86, issn: 2175-3431, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PINTO, FRANCINE NÁTHALIE FERRARESI RODRIGU ; BARHAM, ELIZABETH JOAN ; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del. Interpersonal Conflicts Among Family Caregivers of the Elderly: The Importance of Social Skills. Paidéia (USP. Online). v. 26, p. 161-170, issn: 1982-4327, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MARTURANO, Edna Maria ; PRETTE, ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL ; BARHAM, E.J. ; MARTINEZ, Cláudia M S ; Santos, M.A. ; PASIAN, S. R. ; MATSUKURA, Thelma S. Psicologia Social e do Desenvolvimento ao longo do ciclo vital: Uma parceria bem-sucedida entre Portugal e Brasil. Em: C. Andrade, C. Antunes, J. Gato, l. Faria, M. Matias, S. Coimbra.. (Org.). Olhares sobre a Psicologia Diferencial. 1ed.Porto. : Mais Leitura. 2019.v. 1, p. 207-222.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. ; Barham, E. J. ; Reis, M. J. D.. Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo exploratório. Em: VI Latini Die e II Congresso Brasileiro de Psicologia Cognitiva, 1999, Rio de Janeiro. Proceedings do VI Latini Die, p. 23-23, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PRETTE, Zilda A Del ; PRETTE, Almir Del ; BARHAM, E.J. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos. Desempenho interpessoal do profissional de psicologia: Um estudo preliminar. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos do XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 13-13, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (4.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Gil, M. S. C. A. ; Del Prette, Z. A. P.. Concepções e razões: Por que entrar em um Curso de Psicologia?. Em: III Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1996, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Nacional de Psicologia Escolar, v. 1, p. 192-192, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Del Prette, Z. A. P.; Gil, M. S. C. A.. Disciplina e interação professor-aluno: Uma nova discussão sobre um velho problema. Em: III Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1996, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso de Psicologia Escolar, v. 1, p. 122-122, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem; Estudos de avaliação e de intervenção. Trabalho apresentado no Simpósio Fatores de risco e proteção na idade escolar, realizado na I Jornada de Saúde Mental da Criança, realizada na USP - Ribeirão Preto. 2000. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (3.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. ; Barham, E. J. ; Reis, M. J. D.. Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo exploratório. Em: VI Latini Die e II Congresso Brasileiro de Psicologia Cognitiva, 1999, Rio de Janeiro. Proceedings do VI Latini Die, p. 23-23, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PRETTE, Zilda A Del ; PRETTE, Almir Del ; BARHAM, E.J. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos. Desempenho interpessoal do profissional de psicologia: Um estudo preliminar. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos do XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 13-13, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Ana Lucia Cortegoso (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; Fonseca, N. V. da ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, T. M. S. ; BARHAM, E. J. ; Lollo, M. C. de ; CORTEGOSO, A. L. ; Prette, Z. de ; Schellini, P. W. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. de L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Camila Domeniconi (1.0)
      1. Del Prette, Z. A. P. Assessoria ad hoc na avaliação de trabalhos submetidos à apresentação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2007.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Debora de Hollanda Souza (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Deisy das Graças de Souza (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (1.0)
      1. FERREIRA, B.C. ; MENDES, E. G. ; DEL PRETTE, Z.A.P. ; ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria colaborativa: Descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial. Revista Educação Especial (UFSM). v. 29, p. 9-22, issn: 1808-270X, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; Fonseca, N. V. da ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, T. M. S. ; BARHAM, E. J. ; Lollo, M. C. de ; CORTEGOSO, A. L. ; Prette, Z. de ; Schellini, P. W. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. de L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Maria Cristina Di Lollo (1.0)
      1. SOUZA, D. G ; ROSE, J.C.C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, N.V.F. ; REIS, M.J.D. ; GIL, M.S.C.A. ; AIELLO, A.L.R. ; ROSE, T.M.S. ; BARHAM, E.J. ; LOLLO, M. C. ; CORTEGOSO, A.L. ; Del Prette, Z. A. P. ; SCHELLINI, P.W. ; SOUZA, D.H. ; KUBO, O.M. ; PARDO, M.B.L.. Graduação em psicologia na UFSCAR: um projeto para formação do psicólogo como profissional, pesquisador e professor. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Nancy Vinagre Fonseca de Almeida (1.0)
      1. Del Prette, Z. A. P. Psicologia e prática pedagógica: Análise e intervenção (Participação em Seminário). 1994. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Zilda Aparecida Pereira Del Prette ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32