Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria de Jesus Dutra dos Reis

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1987), com Mestrado pela mesma instituição (1989). Doutorada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), desenvolvendo pesquisa com bolsa sandwich no E.K. Shriver Center, em Boston (MA) (1996-1997). Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, exerce docência nessa instituição desde 1989, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão em Análise do Comportamento. Orienta mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Capes 6) da.UFSCar. Lidera grupo de pesquisa que investiga fenômenos e processos pertinentes à relação entre comportamento e saúde, examinando especialmente evidência de eficácia e eficiência em Terapia Analítico-Comportamental. Organizou e implantou o Programa de Saúde Mental da Unidade Saúde-Escola da instituição (2004-2008). Em 2019, coordenou a Escola Paulista de Estudos Avançados sobre Evidências de Efetividade no Tratamento em Transtornos Mentais, financiada pela FAPESP (2019). Exerceu previamente a Vice- Direção (2001-2004) e Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar (2004); atualmente esta no exercício desse cargo, no mesmo Centro, desde 2016. É Presidente em exercício da Comissão de Acreditação da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2019-2020). A temática das investigações desenvolvidas versam sobre: Comportamento Emocional: ansiedade, depressão e estresse; comportamento, saúde e qualidade de vida; comportamento emocional nas condições crônicas em saúde; eficácia e eficiência na intervenção terapêutica analítico-comportamental; adesão ao tratamento na cronicidade; comportamento na promoção da saúde, particularmente na prevenção ou minimização das perdas na cronicidade; comportamento governado por regra e suas implicações para o seguimento de instruções; e, controle de estímulos nas condições sob controle aversivo ou na formação de classes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8868678989340770 (29/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1989-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Av. Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518363
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-2019. Os Efeitos de um Programa Comportamental sobre o Comportamento de Fumar, o Desconto do Atraso e as Atitudes Implicitas em Relacao ao Fumo.
      Descrição: O tabagismo é um padrão comportamental que afeta negativamente a saúde do fumante e, por esse motivo, a efetividade de programas para a redução do fumo se tornou alvo de instigação científica. O objetivo de presente estudo é investigar o efeito de um programa analítico comportamental, realizado individualmente e em grupo, sobre o comportamento de fumar, os níveis de CO e as atitudes implícitas em relação ao fumo em fumantes que desejem parar de fumar. O delineamento experimental utilizado será o de múltiplos componentes. Um IRAP desenvolvido para avaliar atitudes implícitas em relação ao fumo e uma tarefa de distribuição hipotética de recursos serão realizados como medida de pré-teste e pós-teste. As demais variáveis dependentes serão a frequência do fumar e os níveis de CO. Os participantes serão 40 indivíduos distribuídos em quatro grupos. Os participantes do Grupo 1 (n=10) passarão por intervenção analítico comportamental em grupo. Os participantes do Grupo 2 (n=10) passarão por intervenção analítico comportamental individualmente. Os participantes do Grupo 3 (n=10) serão fumantes e constituintes da condição controle. Os participantes do Grupo 4 (n=10) serão não-fumantes. O estudo será realizado em cinco fases. Na Fase 1 serão registradas a frequência do comportamento de fumar e os níveis de CO. Na Fase 2 será realizada a análise funcional do comportamento de fumar. Na Fase 3 os participantes serão instruídos a aumentar gradualmente o intervalo entre cigarros. Na Fase 4 os participantes serão orientados a utilizar estratégias analíticas-comportamentais para a diminuição do comportamento de fumar. Na Fase 5 haverá o retorno as mesmas condições da Fase 1. Medidas de follow up serão obtidas três e seis meses após a finalização do estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Integrante / Roberto Alves Banaco - Integrante / Fernanda Castanho Calixto. - Coordenador / Fernando Tofoli Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    2. 2017-Atual. Avaliando variaveis relativas ao estresse, competencias e habilidades sociais na efetividade de procedimentos de intervencao em saude.
      Descrição: Condições sociais estressoras e aversivas ao longo da vida têm sido sistematicamente correlacionadas ao desenvolvimento de condições crônicas de saúde, tais como: ansiedade social, transtorno de humor, dores crônicas, entre outras. Além disso, a convivência diária com algumas condições crônicas de saúde parece levar a dificuldades nas interações sociais que produziriam perda de reforçadores, déficit em importantes repertórios para interação social e qualidade de vida, entre outros. Investigações pretendem avaliar o papel do estresse e das competências e habilidades sociais de pacientes crônicos na etiologia, manutenção ou agravamento de condições críticas em saúde; os efeitos do treino para a redução do estresse e desenvolvimento das competências e habilidades sociais na efetividade do tratamento; e, o papel das competências e habilidades sociais dos profissionais de saúde para efetividade e eficiência de intervenção em condições crônicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Coordenador / Luziane de Fátima Kirchner - Integrante / Bárbara Kolstok Monteiro - Integrante / Larissa Pires Ruiz - Integrante / Fernanda Castanho Calixto. - Integrante / Denise Aparecida Passarelli - Integrante / Graziela de Oliveira Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    3. 2015-2018. Homeopatia versus Sertralina no tratamento agudo e de continuacao da depressao: estudo clinico de nao-inferioridade, randomizado, com grupos paralelos, placebo controlado e duplo-cego (estudo HOMEO-CON)
      Descrição: Objetivo: avaliação da eficácia e da tolerabilidade do protocolo homeopático Organon.modus nas fases aguda e de continuação do tratamento da depressão, usando Sertralina como controle ativo. Métodos: estudo clínico de não inferioridade, prospectivo, de grupos paralelos, randomizado, ?double-dummy? e duplo-cego. Serão incluídos 220 adultos que satisfizerem os critérios diagnósticos para um episódio depressivo, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), após uma entrevista clínica estruturada. A medida primária de eficácia será a média do escore da escala de Montgomery Åsberg (MADRS) após 12 e 24 semanas. As medidas secundárias, avaliadas a cada quatro semanas serão: a média do escore MADRS (com exceção da medida primária), a média do escore de qualidade de vida (SF-12), índices de resposta e remissão, média de eventos adversos observados e de abandonos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Integrante / Ubiratan Cardinalli Adler - Coordenador / Maristela Schiabel Adler - Integrante / Amarilys de Toledo César - Integrante / Helena Maria Calil - Integrante / Edson Zangiacomi Martinez - Integrante / José Nelson Martins Diniz - Integrante.
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    4. 2004-2016. Controle instrucional e a sensibilidade as contingencias: Avaliando o efeito das consequencias
      Descrição: O projeto visa investigar o efeito de diferentes conseqüências sobre o comportamento verbal, particularmente o controle instrucional, examinando: efeitos do controle positivo versus controle negativo, conseqüências sociais e não-sociais, magnitude do reforço, entre outros. O objetivo é identificar variáveis críticas importantes, no estudo com diferentes populações, de forma a construir e fortalecer um corpo teórico que permita identificar e descrever o papel do controle instrucional em diferentes aspectos: na aprendizagem em geral; em quadros psicopatológicos (especialmente na depressão, ansiedade e estresse); e, nas condições envolvidas no processo terapêutico, em particular, na relação profissional-cliente e adesão ao tratamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Coordenador / Deisy das Graças de Souza - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Marília Pinheiro Carvalho - Integrante / Ana Karina Leme Arantes - Integrante / Ana Lídia Fonseca Zerbinatti - Integrante / Ricardo Martinelli Bondioli - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    5. 2001-2016. Transtornos de ansiedade ou do humor: teoria e intervencao.
      Descrição: Investigar variáveis importantes para uma análise funcional dos transtornos de ansiedade (ex. fobia social, estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada, entre outros) e do humor (ex. depressão maior, depressão bipolar, entre outras), particularmente voltadas para a identificação e avaliação de variáveis sociais críticas na etiologia, tratamentos e prevenção destas patologias, a saber: (1) estilos parentais e vitimização na infância na etiologia das patologias; (2) variáveis do terapeuta e do atendimento multidisplinar; (3) variáveis criticas do tratamento psicológico e multidisciplinar para a adesão ao tratamento; (4) Habilidades sociais na avaliação e treino na intervenção; (5) variáveis críticas na intervenção em grupo com estas populações. Estas variáveis estão sendo investigadas quando com queixas primárias ou quando estão presentes como comorbidades epidemiologicamente significativas, em particular, nas dores crônicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Coordenador / Tatiana Francis Gaia - Integrante / Laura Zabot Rabelo - Integrante / Heloísa G. Ferreira - Integrante / Tania Duque Lopes - Integrante / Thaísa de Carvalho Jaoude - Integrante / Monica da Silva Trabuco Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 59 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    6. 1998-2005. Relacoes emergentes entre estimulos e aplicacoes ao ensino de leitura, escrita e matematica.
      Descrição: O projeto envolve a investigação básica de processos de comportamento complexo e cognição, procurando também aplicar este conhecimento para desenvolver procedimentos de ensino aplicáveis a populações que se beneficiam pouco do ensino regular: crianças com dificuldades de aprendizagem, portadores de deficiência mental e adultos analfabetos. Os subprojetos desenvolvidos pela pesquisadora envolveram a pesquisa de relações emergentes de estímulos em animais, na formação de classes funcionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Integrante / Thiago Dias Costa - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Coordenador / Vanessa Martins - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Glauce M. Silveira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 6
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.
    7. 1996-2005. Efeitos do ambiente na aquisicao de repertorio operante cognitivo e emocional em animais.
      Descrição: Pesquisa experimental utilizando diferentes procedimentos operantes para o desenvolvimentoo de modelo animal para investigação de condições ditas emocionais (ex. ansidedade, desamparo aprendido, entre outros).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Maria de Jesus Dutra dos Reis - Coordenador / William V Dube - Integrante / Paulo Guillardi - Integrante / Júlio César C de Rose - Integrante / Deisy G de Souza - Integrante / Thiago Dias Costa - Integrante / Rentato Bortoloti - Integrante / Vanessa Martins - Integrante / Rodrigo Cruvinel - Integrante / Emileana C Assis de Oliveira - Integrante / Mariana Elisa Benassi Werke - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 7
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Certificado de Acreditação como analista do comportamento pela ABPMC,, Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental... 2018.
      Membro: Maria de Jesus Dutra dos Reis.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (47)
    1. IX Congresso Médico Universitário. Avaliadora do VIII Prêmio Sérgio Arouca.. 2018. (Congresso).
    2. I Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais.. Abuso Infantil: quando a mãe é conivente.. 2012. (Congresso).
    3. 5th Annual International Conference on Psychology. Post-traumatic stress disorder and obsessive-compulsive disorder: functional analysis of clinical case.. 2011. (Congresso).
    4. III Jornada de Análise do Comportamento..A Psicose na clínica comportamental: análise funcional e intervenção.. 2011. (Encontro).
    5. II Jornada de Reumatologia de São Carlos-Araraquara..O papel do CoMAPRe na rede escola de cuidadeos à saúde: a perspecitva da psicologia. 2011. (Encontro).
    6. X Jornada de Análise do Comportamento.Desastres naturais: o que a análise do comportamento tem a dizer?. 2011. (Encontro).
    7. III Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.. Recomendações éticas do behaviorismo radical: implicações para a prática clínica.. 2010. (Congresso).
    8. IX Congreso Internacional de Salud Mental Y Derechos Humanos.. Auto-imagem, padrão alimentar e estresse em estudantes universitários.. 2010. (Congresso).
    9. XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Fisioterapia Psicologia: a adesão no atendimento de quadros crônicos.. 2010. (Encontro).
    10. XVIII Congresso de Iniciação Científcia.. Cirurgia bariátrica: um novo campo de intervenção para o psicólogo.. 2010. (Congresso).
    11. III Congresso de Fisioterapia do Triângulo Mineiro.. Qualidade de vida Pós-AVC.. 2009. (Congresso).
    12. II Jornada sobre Análise do Comportamento.Psicose: o enfoque na análise do comportamento. 2009. (Outra).
    13. V Jornada de Análise do Comportamento.Depressão: um modelo experimental e a intervenção clínica. 2009. (Outra).
    14. III Congresso Brasileiro de Educação Especial.. O estado da arte da interface entre fisioterapia e educação especial.. 2008. (Congresso).
    15. XVI Congresso de Iniciação Científica.. Depressão e Ansiedade em mulheres obesas: implementando e avaliando uma intervenção multidisciplinar.. 2008. (Congresso).
    16. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Comportamento de Bullying em uma população de jovens em conflito com a lei.. 2008. (Encontro).
    17. 6a. Jornada de Análise do Comportamento..Controle versus coerção: dentro da empresa, na escola e no ambiente familiar.. 2007. (Outra).
    18. 7a. Jornada Científica da UFSCar.A interdisciplinaridade no trabalho em saúde mental.. 2007. (Outra).
    19. I Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.. 2007. (Encontro).
    20. II Jornada da Análise do Comportamento de Campinas..Dor crônica: é possível cessar esse sofrimento?. 2007. (Outra).
    21. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: currículo, prática docente e avaliação.. 2007. (Seminário).
    22. IV Congresso Latinoamericano de Psicología de La Salud. Indicadores de saúde mental de indivíduos portadores de hipertensão arterial.. 2007. (Congresso).
    23. X Congresso Paulista de Saúde Pública. Cuidado na espera: uma avaliação da implementação de um grupo de acolhimento no Sistema Único de Saúde.. 2007. (Congresso).
    24. XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental..Design comportamental de processos produtivos.. 2007. (Encontro).
    25. XXXVII Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. Procedimento de go/no go em sessões de longa duração: treino em repetidas reversões e formação de classes de estímulos.. 2007. (Congresso).
    26. XIV Congresso de Iniciação Científica.. Ansiedade em estudantes universitários: uma replicação.. 2006. (Congresso).
    27. XV Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental..Metacontingência e organizações: a localização conceitual e pragmática de programas de qualidade total na análise do comportamento.. 2006. (Encontro).
    28. XXXVI Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia.. Controle por regras e controle por contingências: efeitos da história experimental na sensibilidade comportamental às contingências.. 2006. (Congresso).
    29. XIII Congresso de Iniciação Científica.. Animais de estimação e ansiedade: Bidu, MIngau...o que meu animal de estimação faz por mim?. 2005. (Congresso).
    30. XIV Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental..Os transtornos psicóticos na Análise do Comportamento.. 2005. (Encontro).
    31. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental..A terapia de grupo na terapia comportamental e cognitivo-comportamental: um retrato dos últimos cinco anos.. 2004. (Encontro).
    32. I Congresso Brasileiro de Educação Especial.. Oficinas de criatividade: efeitos no aproveitamento escolar de alunos com dificuldades no aprender.. 2003. (Congresso).
    33. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Um questionamento do desamparo aprendido como modelo experimental de depressão.. 2002. (Congresso).
    34. XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. Aconselhamento psicoterapêutico em grupo a indivíduos com transtorno de ansiedade.. 2002. (Congresso).
    35. X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Temas Avançados em Análise do Comportamento.. 2001. (Encontro).
    36. X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Controle aversivo: coerção e clínica.. 2001. (Encontro).
    37. IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Sobre ratos e homens: dados experimentais atuais e algumas reflexões para o clínico comportamental.. 2000. (Encontro).
    38. VIII Ciclo em Saúde Mental.Fobia social e timidez na literatura especializada.. 2000. (Encontro).
    39. VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico..Efeitos da reversão total ou parcial sobre a aprendizagem de discriminação concorrente em vr/drl com ratos: uma replicação. 2000. (Simpósio).
    40. XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Formação de conceito: dois procedimentos de treino.. 2000. (Congresso).
    41. II Encontro de extensão da UFSCar: a face cidadã da universidade..Levantamento de necessidades de serviço em instituição penal.. 1999. (Encontro).
    42. VII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar.. Aprendizagem de discriminação concorrente sob esquemas VR/DRL com ratos.. 1999. (Congresso).
    43. VI Latini Die e II Congresso Brasileiro de Psicologia Cognitiva.. Desempenho interpessoal do profissional de psicologia: um estudo exploratório.. 1999. (Congresso).
    44. XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Avaliação de alguns efeitos do treino de criatividade no repertório verbal de vestibulandos. 1999. (Congresso).
    45. 50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).. Efeitos supressivos de choque elétrico em função do aumento gradual versus abrupto de sua intensidade em procedimento de punição.. 1998. (Congresso).
    46. VII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterarpia e Medicina Comportamental.Ansiedade e formação de classes de estímulos em análise do comportamento. 1998. (Encontro).
    47. V Congresso de Iniciação Científica. Explorações com um modelo animal de masoquismo: efeitos da forma de introdução do estíimulo aversivo sobre uma linha de base de reforçamento positivo.. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (9)
      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (7.0)
        1. OLIVEIRA, E. C .A. ; de ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D.. Um questionamento do desamparo aprendido como modelo experimental de depressão: Estimulação aversiva incontrolável e a aprendizagem. Em: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental., 2002, Londrina, PR. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p. 209-210, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, E. C .A. ; de ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D.. Desamparo aprendido na aprendizagem e reversão de esquemas múltiplos em sessões de longa duração. Em: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica da XXXII Reunião Anual de Psicologia, p. 129-129, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. COSTA, T. D. ; REIS, M. J. D. ; DUBE, W. V. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Aprendizagem de discriminação concorrente: efeitos da reversão total ou parcial em ratos. Em: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos do X Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p. 56-56, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COSTA, T. D. ; REIS, M. J. D. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Uma possível contribuição metodológica para os estudos sobre a aprendizagem de discriminação concorrente: sessões de longa duração. Em: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos do X Encontro da ABPMC, p. 56-57, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. REIS, M. J. D.; DUBE, W. V. ; de ROSE, J. C. C. ; COSTA, T. D.. Efeitos de reversão total ou parcial sobre a aprendizagem de discriminação concorrente sob esquemas em vr/drl com ratos: uma replicação. Em: VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 2000, Serra Negra. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, p. 157-157, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. REIS, M. J. D.; COSTA, T. D. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Efeitos de reversão total ou parcial sobre a aprendizagem de discriminação concorrente sob esquemas de VR/DRL com ratos: uma replicação. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia., 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas da XXIX Reunião Anual da SBP, p. 61-61, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, D. H. ; REIS, M. J. D.. As contribuições do behaviorismo radical e da psicologia cognitiva para a psicoterapia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Deisy das Graças de Souza (5.0)
        1. Perez, W.F. ; dos Reis, M.J. D. ; de SOUZA, D. G.. Efeitos de história experimental com diferentes instruções e do controle por contingências sobre o seguimento de instruções. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 55-85, issn: 0188-8145, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SARTORI, R.M. ; SOUZA, D. G. ; REIS, M. J. D.. Aprendizagem de discriminações condicionais e formação de classes com jovens e idosos. Em: XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Associação Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Associação Brasileira de Psicologia, v. CD-1, p. 53-53, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. dos Reis, M.J. D. ; GABARRA, D. O. ; de SOUZA, D. G.. Formação de conceito: dois procedimentos de treino. Em: XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2000, Brasília. Resumos da XXX Reunião Anual de Psicologia, p. 94, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Guilhardi, P. ; de SOUZA, D. G. ; dos Reis, M.J. D.. Supressive effects of electric shock as a function of abrupt versus gradual increase in shock intensity. Em: 24th Annual Convention da Association for Behavior Analysis, 1998, Orlando (EUA). (Sem publicação de Anais), p. 144, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Elizabeth Joan Barham (3.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. ; Barham, E. J. ; Reis, M. J. D.. Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo exploratório. Em: VI Latini Die e II Congresso Brasileiro de Psicologia Cognitiva, 1999, Rio de Janeiro. Proceedings do VI Latini Die, p. 23-23, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PRETTE, Zilda A Del ; PRETTE, Almir Del ; BARHAM, E.J. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos. Desempenho interpessoal do profissional de psicologia: Um estudo preliminar. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos do XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 13-13, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Zilda Aparecida Pereira Del Prette (3.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. ; Barham, E. J. ; Reis, M. J. D.. Desempenho interpessoal do profissional de Psicologia: Um estudo exploratório. Em: VI Latini Die e II Congresso Brasileiro de Psicologia Cognitiva, 1999, Rio de Janeiro. Proceedings do VI Latini Die, p. 23-23, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PRETTE, Zilda A Del ; PRETTE, Almir Del ; BARHAM, E.J. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos. Desempenho interpessoal do profissional de psicologia: Um estudo preliminar. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos do XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 13-13, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (2.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. S. ; FERRARI, C. ; AIELLO, A.L.R. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; de ROSE, J. C. C.. A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. Em: XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Resumo nos Anais da XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 213, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Debora de Hollanda Souza (2.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, D. H. ; REIS, M. J. D.. As contribuições do behaviorismo radical e da psicologia cognitiva para a psicoterapia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (2.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BENITEZ, P. ; BONDIOLI, R. M. ; GOMES, M. L. C. ; SOUZA, L. M. R. ; NEVES, A. J. ; DOMENICONI, C. ; REIS, M. J. D. ; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil ; VERDU, A. C. M. A. ; MORET, A. L. M.. Comportamento verbal: diferentes perspectivas de ensino individualizado com diferentes populações. Em: XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2013, Fortaleza. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, p. 145-145, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria de Jesus Dutra dos Reis ⇔ Tânia Maria Santana de Rose (1.0)
        1. SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. S. ; FERRARI, C. ; AIELLO, A.L.R. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; de ROSE, J. C. C.. A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. Em: XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Resumo nos Anais da XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 213, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32