Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Debora de Hollanda Souza

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi/ UFSCar, nota 6 CAPES (2017-atual). Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Texas at Austin (2004), tendo realizado estágio pós-doutoral no Institute of Child Development, University of Minnesota (2013-2014), com apoio FAPESP. Foi vice-coordenadora do curso de graduação em Psicologia (2007-2008), vice-coordenadora do PPGPsi/ UFSCar (2016-2017), membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE; 2014-atual), tendo assumido a Diretoria de Ensino e Difusão do INCT-ECCE em 2018. É editora associada da Revista Temas em Psicologia/Trends in Psychology (2012-atual). Em 2019, foi coordenadora do projeto Escola de Altos Estudos CAPES - Crianças e adolescentes em situação de risco: dimensões éticas, intervenção e inovação científica. Foi coordenadora do GT ANPEPP - Desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem (2014-2016). Possui projetos de pesquisa em colaboração com a Dra. Melissa Koenig (ICD, UMN, EUA) e com a Dra. Jessica Hay (UTK, EUA). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas ao estudo do desenvolvimento da linguagem e do desenvolvimento sociocognitivo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3640676759708745 (16/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518455
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2013-2015. ?Faca o que eu digo, mas nao faca o que eu faco?: O uso por criancas do comportamento e testemunho de informantes em seus julgamentos de confianca
      Descrição: Crianças aprendem sobre o mundo e sobre como ele funciona não apenas através da experiência direta, mas também através do testemunho de outras pessoas. Contrariando uma crença predominante em muitas culturas de que as crianças acreditam em tudo o que ouvem, pesquisas recentes sobre confiança seletiva têm demonstrado que elas não são consumidoras ingênuas de informação. Por exemplo, já há evidências de que crianças de 3 e 4 anos preferem aprender algo novo de uma pessoa que consistentemente fornece informações corretas e não de uma pessoa que, com frequência, oferece informações incorretas. Além disso, elas preferem aprender algo de alguém que é um especialista no assunto a ser aprendido, alguém que se mostra confiante no seu testemunho, ou ainda alguém que se mostra inteligente, honesto e bom. Um aspecto do desenvolvimento da confiança seletiva que permanece inexplorado, no entanto, é a sua relação com a observação das crianças sobre a coerência entre o testemunho de seus informantes e o comportamento dos mesmos. Será que as crianças levam em consideração evidências de correspondências ou contradições entre o que os seus informantes dizem (e.g., ?Você não deve mentir nunca!?) e o que eles fazem para tomar decisões sobre se devem ou não confiar nesses informantes? Este projeto pretende encontrar respostas para essa pergunta em um estudo transcultural. A primeira parte do projeto foi realizada na forma de estágio pós-doutoral no Institute of Child Development, University of Minnesota e envolveu a coleta de dados com crianças americanas de 4 e 7 anos. A previsão é que a pesquisadora possa dar continuidade ao projeto no ano de 2014, coletando dados com crianças brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Coordenador / Melissa Ann Koenig - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Debora de Hollanda Souza.
    2. 2013-Atual. Linguagem, cognicao social e competencia social
      Descrição: Esse projeto tem dois objetivos principais: a) investigar diferentes aspectos da cognição social em crianças de idade pré-escolar e escolar; e b) explorar processos específicos associados ao desenvolvimento da mesma (e.g., linguagem, funções executivas, brincadeira simbólica). Embora a pesquisa nacional sobre desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem tenha avançado muito nos últimos anos, os estudos brasileiros têm se centrado exclusivamente na temática da teoria da mente. Outros aspectos da cognição social ainda são pouco explorados no país (e.g., confiança seletiva, compreensão do humor, compreensão de ironia). Uma compreensão melhor desses processos pode se mostrar muito útil para o planejamento de intervenções futuras voltadas para populações que apresentam atrasos ou comprometimentos na área da cognição social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Coordenador / Natália Benincasa Velludo - Integrante / Melissa Ann Koenig - Integrante / Rodrigo Dal Ben de Souza - Integrante / Daiane Araujo Arruda - Integrante / Livia Scienza - Integrante / Jessica Hay - Integrante / Laura Vieira Giroto - Integrante / Ana Elisa Quintal - Integrante / Juliana Almeida Rocha - Integrante / Virgínia Celestino - Integrante / Beatriz Jabor Botura - Integrante / Ana Carolina Messias - Integrante / Susane Vitória Gonçalves Vieira - Integrante / ISABELLA TOSELLI PREQUERO - Integrante. Número de produções C, T A: 33 / Número de orientações: 18
      Membro: Debora de Hollanda Souza.
    3. 2013-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO
      Descrição: O INCT reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e UMMS (EUA) e focaliza ciência e tecnologia comportamental sobre o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e matemática, etc). Progresso substancial foi feito no desenvolvimento de modelos de laboratório de funcionamento simbólico e seus precursores (incluindo modelos animais) e no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios neuro-desenvolvimentais), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita e matemática. Expandindo a abrangência de investigações sobre dimensões do funcionamento simbólico (com uma população mais ampla e diversificada de crianças com déficits em funcionamento simbólico) o principal objetivo de pesquisa é a análise científica do funcionamento simbólico e seus determinantes, incluindo, mas não se limitando a: (1) identificação das condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento de funcionamento simbólico apropriado à idade; (2) desenvolvimento / refinamento de procedimentos para lidar com a variabilidade inter-individual em procedimentos educacionais ou terapêuticos para melhorar o funcionamento simbólico e lidar prosteticamente com déficits de função simbólica; (3) investigação e desenvolvimento de metodologia para estabelecer o funcionamento simbólico. Outros objetivos incluem suporte para acelerar o desenvolvimento profissional de jovens cientistas do grupo, formar novos mestres e doutores na área e disseminar resultados para cientistas de áreas afins, profissionais em saúde e educação e para o público geral. O programa de pesquisa terá três componentes principais: Ciência Básica, Translacional e Aplicada... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Júlio César de Rose - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / EDSON MASSAYUKI HUZIWARA - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / William Dube - Integrante / Maria Cecília Bevilacqua - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Maria Martha Hubner - Integrante / Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Romariz da SIlva Barros - Integrante / Heloísa Motta Bandini - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Ana Leda de Faria Brino - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / Manoel Ribeiro Filho - Integrante / Cristiana Ferrari - Integrante / Celia Giacheto - Integrante / Thais Porlan Oliveira - Integrante / Richard Serna - Integrante / Leo H. Buchanan - Integrante / Miriam Mijares - Integrante / Luis Carlos Silveira - Integrante / William J. Mcilvane - Integrante. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Debora de Hollanda Souza.
    4. 2011-2015. O desenvolvimento da confianca seletiva: uma investigacao sobre os efeitos da cultura e da cognicao social
      Descrição: Há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo o que seus interlocutores lhes dizem. Há, no entanto, evidências recentes que demonstram que as crianças são capazes de identificar quando um informante é confiável ou não. Mais especificamente, as crianças preferem aprender informações novas de indivíduos que têm um histórico confiável (sempre dão informações precisas) do que informantes que com frequência parecem desconhecer ou se equivocar a respeito de uma determinada situação. O estudo do desenvolvimento da confiança seletiva pode, portanto, ajudar a esclarecer os processos psicológicos pelos quais as crianças adquirem conhecimento, bem como a universalidade de tais processos. A presente proposta tem dois objetivos principais: a) determinar a relação entre a confiança seletiva em crianças pré-escolares e sua compreensão dos estados mentais alheios; e b) comparar a emergência da confiança seletiva entre crianças brasileiras e americanas, uma vez que sistemas sociais diferem muito em relação ao nível de tolerância para a mentira e a desconfiança. Noventa crianças brasileiras e noventa crianças americanas de 3 e 4 anos serão avaliadas em uma tarefa de confiança seletiva e por uma escala de teoria da mente criada para se avaliar diferentes componentes da mesma. Ao explorar tais questões, a presente proposta pode representar uma contribuição importante para o campo de estudos sobre desenvolvimento sociocognitivo e, de um modo mais amplo, para a Psicologia do Desenvolvimento brasileira e internacional, em especial, porque será o primeiro estudo investigando a confiança seletiva em duas culturas diferentes: a americana e a brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Coordenador / Natália Benincasa Velludo - Integrante / Melissa Ann Koenig - Integrante / Rafael Lopes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Debora de Hollanda Souza.
    5. 2006-2008. Descobrindo outras mentes: uma investigacao sobre a relacao entre teoria da mente e habilidades sociais
      Descrição: Nos últimos 25 anos, um crescente número de pesquisadores tem investigado o processo de aquisição da teoria da mente, a habilidade para compreender e justificar o comportamento humano em termos de estados mentais (i.e., crenças, desejos, emoções). Entretanto, importantes lacunas na compreensão desse processo de desenvolvimento se mostram ainda presentes, em especial, no que diz respeito às implicações dessa habilidade cognitiva na esfera dos comportamentos sociais. A presente proposta tem por objetivo investigar a relação entre diferentes componentes da teoria da mente (e.g., compreensão da crença falsa, compreensão de emoções) e o desenvolvimento de habilidades sociais. 48 crianças, divididas em 3 grupos de idade (3, 4 e 5 anos), participarão desse estudo. Testes de crença falsa e compreensão de emoções serão utilizados. Como não há instrumentos validados no Brasil para se medir habilidades sociais em crianças nesta faixa etária, as seguintes medidas serão utilizadas: um questionário sobre habilidades sociais das crianças em sala de aula preenchido pelos professores; e observação das crianças participantes em cinco sessões de brincadeiras. Estas sessões incluirão simulações de situações (envolvendo um assistente de pesquisa) que podem suscitar comportamentos envolvendo a habilidade de empatia. A hipótese é de que acha uma correlação positiva entre o desempenho das crianças nas tarefas de teoria da mente e suas habilidades sociais. Espera-se, através desse trabalho, contribuir para o conhecimento atual desses dois processos de desenvolvimento (teoria da mente e competência social) em crianças de idade pré-escolar, assim como sugerir novas possibilidades de intervenção junto a crianças com dificuldades ou atrasos no desenvolvimento social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Coordenador / Gabriela Pavarini - Integrante / Carolina Piazzarollo Loureiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 3
      Membro: Debora de Hollanda Souza.
    6. 2006-2007. A aquisicao de palavras que se referem a estados mentais e sua relacao com a teoria da mente
      Descrição: O presente projeto tem dois objetivos: (a) investigar a aquisição de palavras que se referem a estados mentais (pensar, achar, saber, conhecer) em crianças brasileiras; e (b) sua relação com o desenvolvimento da teoria da mente. O sub-projeto da bolsista de iniciação científica visa alcançar o primeiro objetivo através de uma análise de produções naturais de crianças falantes do português (presentes no banco de dados CHILDES), e através de um estudo de caso. O estudo de caso consiste em observações sistemáticas longitudinais de uma criança em quatro diferentes idades: 2;8, 2;11, 3;2, 3;5 anos. Através dessas duas análises, será possível identificar quando e como essas palavras começam a ser incorporadas ao vocabulário infantil em crianças falantes do português. Pretende-se contribuir, dessa forma, com os primeiros dados brasileiros sobre esse processo de desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Debora de Hollanda Souza - Coordenador / Hellen Luiza Meireles Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Debora de Hollanda Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 2007 SRCD International Travel Award, Society for Research in Child Development.. 2007.
      Membro: Debora de Hollanda Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. 2017 SRCD Biennial Meeting. Practice what you preach: Children privilege speakers? advice in their judgments to trust. 2017. (Congresso).
    2. 47a Reunião Anual da SBP. As avaliações do mentir pró-social em crianças brasileiras: a influência do contexto social.. 2017. (Congresso).
    3. 45a Reunião Anual da SBP. Teoria da Mente e Função Executiva em Crianças Brasileiras. 2015. (Congresso).
    4. 45a Reunião Anual da SBP. "Faça o que eu digo?: O uso por crianças do testemunho de informantes em seus julgamentos de confiança. 2015. (Congresso).
    5. 9th Biennial Meeting of the Cognitive Development Society. Imaginary companions in Brazilian children: An Investigation of language and social cognitive Development. 2015. (Congresso).
    6. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Novas Direções da Pesquisa Brasileira sobre Desenvolvimento Sociocognitivo. 2014. (Congresso).
    7. XV Simpósio Científico da ANPEPP. 2014. (Simpósio).
    8. VIII Biennial Meeting Cognitive Development Society. Selective trust and theory of mind in Brazilian children: effects of culture and socioeconomic background. 2013. (Congresso).
    9. XIV Simpósio Científico da ANPEPP.O desenvolvimento da confiança seletiva. 2012. (Simpósio).
    10. 2011 SRCD Biennial Meeting. Theory of Mind in Yanomami Children: A comparative study. 2011. (Congresso).
    11. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Meninos choram? A relação entre atribuição de estados mentais e estereótipos de gênero. 2011. (Congresso).
    12. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brincando de faz de conta: uma forma de aprender sobre a mente?. 2011. (Congresso).
    13. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Teoria da Mente e Faz-de-Conta: Um estudo com pré-escolares. 2010. (Congresso).
    14. XIII Simpósio Científico da ANPEPP.Relatório do GT18- Desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem. 2010. (Simpósio).
    15. VIII Jornada Científica da UFSCar. Teoria da Mente em Crianças Yanomami e Paulistas: Um Estudo Comparativo. 2009. (Congresso).
    16. VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Coordenador de Sessão Oral. 2009. (Congresso).
    17. VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Teoria da Mente em Crianças Yanomami e Paulistas: Um Estudo Comparativo. 2009. (Congresso).
    18. XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Teoria da Mente em Crianças Yanomami e Paulistas: Um Estudo Comparativo. 2009. (Congresso).
    19. XVII Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM. Compreensão de emoções e avaliação por pares em crianças escolares. 2009. (Congresso).
    20. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,. Ser amigo é... Concepções de crianças escolares sobre diferentes características comportamentais. 2009. (Congresso).
    21. III Congreso de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Educadores de Educação Especial. Avaliador da Sessão de Pôsteres Científicos e Institucionais. 2008. (Congresso).
    22. XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT 17- Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem. 2008. (Simpósio).
    23. XXIX International Congress of Psychology. Language as a window into theory of mind. 2008. (Congresso).
    24. 2007 SRCD Biennial Meeting. I know it´s a plant because I´m looking at it! A cross-linguistic study of children´s understanding of think and know. 2007. (Congresso).
    25. VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Avanços da Pesquisa sobre Teoria da Mente no Brasil. 2007. (Congresso).
    26. XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Simpósio).
    27. XXXVI Reunião Anual de Psicologia. XXXVI Reunião Anual de Psicologia. 2006. (Congresso).
    28. 2005 SRCD Biennial Meeting. 2005 SRCD (Society for Research in Child Development) Biennial Meeting. 2005. (Congresso).
    29. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Congresso).
    30. V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2005. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. LIEBENBERG, L. ; SINGH, I. ; SOUZA, D. H. ; PESSOA, A. S. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS ; ELIAS, N. C. ; Barham, E. ; GIL, M. S. C. A. ; AMARO JUNIOR, E. ; MIGUEL FILHO, E. C. ; FERNANDES, F. R. ; PEREIRA, C. R. F. ; LINHARES, M. B. M. ; LEME, V. B. R. ; POLANCZYK, G. V. ; YUNES, M. A. M. ; BARON, S. S. C. ; PEREIRA, E. H. P.. Escola de Altos Estudos: Crianças e Adolescentes em Situação de Risco. 2019. Outro
    2. SOUZA, D. H.; GIL, M.S.C.A. ; Aiello, A. L. R. ; PESSOA, A. S. G.. IV SIMPÓSIO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA UFSCAR. 2018. Congresso
    3. GIL, M. S. C. A. ; SOUZA, D. H.. III Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar. 2016. Congresso
    4. GIL, M. S. C. A. ; SOUZA, DEBORA H.. II Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar. 2014. Congresso
    5. GIL, M.S.C.A. ; SOUZA, D. H.. I Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (2.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUZA, D. H.; Aiello, A. L. R.. Técnicas de observação no contexto clínico infantil. Em: Manuela Ramos Caldas Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso. (Org.). Avaliação Psicológica Infantil. 1ed.São Paulo. : Hogrefe CETEPP. 2018.v. 1, p. 129-142.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Deisy das Graças de Souza (2.0)
      1. RIBEIRO, THAIS ARANTES ; GALLANO, TAMIRIS POLETINI ; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA ; DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS. Responding and Learning by Exclusion in 2-Year-Olds: The Case of Adjectives. The Psychological Record. v. 67, p. 1-22, issn: 0033-2933, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (2.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, D. H. ; REIS, M. J. D.. As contribuições do behaviorismo radical e da psicologia cognitiva para a psicoterapia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Camila Domeniconi (1.0)
      1. DE OLIVEIRA SOUZA, GRAZIELA ; DA SILVA, SUÉLLEN RAQUEL ; BENITEZ, PRISCILA ; DE VASCONCELLOS, EDUARDO LUCIANO ; FORNACIARI, DANIELA MARIA ; DOMENICONI, CAMILA ; DE HOLLANDA SOUZA, DÉBORA. Effects of Gender and Body Weight on Children?s Peer Choice During Physical Activities. https://doi.org/10.1007/s40617-019-00350-9. v. 29, p. 1-17, issn: 2196-8934, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Elizabeth Joan Barham (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (1.0)
      1. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, D. H. ; REIS, M. J. D.. As contribuições do behaviorismo radical e da psicologia cognitiva para a psicoterapia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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    • Debora de Hollanda Souza ⇔ Zilda Aparecida Pereira Del Prette (1.0)
      1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31