Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tania Maria Santana de Rose

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Núcleo de Estudos de Motivação Acadêmica.Orientadora de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, adaptação acadêmica e social na escola; motivação para realização acadêmica; identidade étnico-racial; integração à universidade (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3726292298571344 (06/05/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1989-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luiz, km 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 2608361 Fax: (16) 2608362 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/portugues/centros/cech/dp/default.htm
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2010-Atual. Avaliacao e Promocao de Crencas de Professores acerca do ensino de leitura e escrita
      Descrição: O presente projeto dá início a um conjunto de estudos voltados para a formação de professores, abrangendo duas vertentes principais: a de avaliação de crenças e a de promoção de crenças dos professores adaptativas ao ensino de alunos com necessidades especiais para a aprendizagem de leitura e escrita. Na vertente de avaliação de crenças , pretende-se explorar as contribuições metodológicas advindas de estudos qualitativos tais como a análise de estudos de casos para a identificação das crenças dos professores , bem como investir na elaboração de instrumentos e obtenção de dados provenientes de diversas fontes . A vertente de promoção de crenças, está norteada por conjunto de questões conceituais e metodológicas pertinentes a formação de professores, bem como pela necessidade de investigações sobre estratégias que influenciam os conhecimentos prévios e as crenças dos professores acerca das explicações para dificuldades de aprendizagem dos alunos e do papel e das possibilidades do professor de ensinar a estes alunos. Nesta vertente pretende-se explorara as contribuições dos princípios construtivistas para fundamentar a proposição e avaliação dos efeitos de estratégias dirigidas para desafiar e influenciar as crenças dos professores sobre o ensino de alunos com necessidades educativas especiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador.
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    2. 2008-Atual. A integracao ao ensino superior nos dominios academico, social, pessoal e carreira/vocacional
      Descrição: Considerando que o ingresso ao ensino superior caracteriza-se por ser um processo de transição complexo e multidisciplinar, que a integração bem sucedida à universidade requer que os ingressantes solucionem desafios nas áreas acadêmicas, social, pessoal e carreira/vocacional , que há um crescente interesse pelo entendimento do processo de integração dos ingressantes ao ensino superior, bem como do impacto da universidade enquanto contexto promotor de desenvolvimento acadêmico e psicosocial pretende-se no presente projeto: Caracterizar a integração/adaptação ao Ensino Superior dos ingressantes em instituições de ensino superior públicas nos domínios acadêmico, pessoal, social, vocacional e institucional; Delinear o perfil dos ingressantes no que tange as características sócio demográficas (gênero, etnia, histórico educacional dos pais, nível sócio econômico, desempenho do aluno na educação básica ), aspectos de identidade ocupacional, ideológica, sexual, religiosas e relações sociais dos alunos, bem como atitudes, valores e crenças; Verificar as percepções dos alunos acerca das condições do contexto acadêmico relacionadas a permanência e as vivências na Universidade pública. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador / Maria Angélica do Carmo Zanotto - Integrante / Valter Roberto Silverio - Integrante. Financiador(es): Fundação Ford - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    3. 2006-2010. Relacao Professor-Aluno e a adaptacap de alunos na escola
      Descrição: Têm sido evidenciados os avanços teóricos e metodológicos do estudo da relação professor- aluno advindos de uma perspectiva desenvolvimental e de contribuições das áreas de desenvolvimento sócio-emocional e do apego. Os estudos têm identificado que a qualidade da relação professor- aluno varia em função de determinadas dimensões como grau em que o professor funciona como base segura / apoio sócio-emocional para o aluno, o tom afetivo e a percepção da eficácia do trabalho do professor. Uma outra vertente de estudos mostra os vínculos entre a qualidade da relação professor aluno e o ajustamento dos alunos na escola. Evidências sugerem que uma relação com ênfase no professor como base segura e no afeto positivo está associada a resultados positivos em termos desenvolvimentais e de ajustamento na escola. Pretende-se no presente projeto : verificar variações na qualidade da relação entre professores e alunos de risco em termos de base segura/apoio sócio-emocional, tom afetivo e eficácia do professor ; verificar possíveis associações entre a qualidade da relação estabelecida por diferentes professores com alunos de risco e a adequação do ajustamento acadêmico, social e comportamental dos alunos. Espera-se que o projeto contribua para o entendimento do fracasso escolar de crianças de risco que freqüentam escolas públicas inserindo o aspecto relacional, bem como na identificação de aspectos relevantes para o aprimoramento da relação de professor-aluno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador / Luciana Luizzi - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    4. 2006-Atual. Aspectos cognitivos e contextuais da motivacao para aprender
      Descrição: Os estudos recentes sobre a motivação para aprender apóiam-se em substanciais avanços teóricos e oferecem relevantes implicações para a obtenção de resultados positivos em termos motivacionais e de aprendizagem dos alunos. Os fundamentos teóricos, metodológicos e educacionais provenientes das principais teorias sócio-cognitivas de motivação são utilizados na proposição deste projeto. Pretende-se abordar de forma articulada aspectos da qualidade da motivação no contexto escolar público, fatores contextuais que influenciam a qualidade da motivação para aprendizagem e as práticas do professor que favorecem o aprimoramento da motivação em sala de aula. Os objetivos do projeto são: 1) avaliar a qualidade da motivação de alunos de 5ª a 8ª. séries do Ensino Fundamental em termos de seus componentes cognitivos( metas de realização. Atribuições de causalidade, auto-eficácia, auto-conceito, orientações intrínseca e extrínseca) e dos resultados quanto ao engajamento cognitivo e realização acadêmica; 2) avaliar a adequação dos elementos da estrutura de aulas de Português que afetam a qualidade da motivação ( as tarefas, a autonomia, o reconhecimento, os agrupamentos, a avaliação e o planejamento do tempo) e 3) propor alterações nas práticas conduzidas por professores de Português de forma a incorporarem elementos que favoreçam o desenvolvimento de uma motivação adaptativa e positiva entre os alunos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador / Melissa Pichhi Zambon - Integrante / Juliana Pelinson Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 11
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    5. 2006-Atual. A formacao da identidade etnica de jovens negros
      Descrição: A literatura recente indica que a perspectiva desenvolvimental tem norteado um substancial conjunto de estudos sobre a identidade étnica. Os estudos tratam da formação da identidade étnica como um processo similar ao modelo de formação de identidade do eu proposto por Erikson.Os resultados dos estudos convergem e evidenciam um modelo de formação da identidade composto por três estágios que progridem de uma identidade étnica não examinada , para um período de exploração da etnicidade e avança para o alcance e apreciação da identidade. Tem sido exploradas relações entre os diferentes estágios de desenvolvimento étnico e ajustamento psicológico. Nesta área, tem sido dada atenção ao desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação dos estágios de identidade. A literatura nacional indica que avanços no entendimento do processo de identidade étnica de jovens e adultos está dependendo de um investimento em estudos sobre instrumentos de avaliação. O presente projeto tem como objetivos: avaliar o processo de formação de identidade étnica de jovens negros por meio de instrumentos que vem sendo amplamente utilizados na literatura como a Escala de Identidade Étnica de Phinney; verificar relações entre os estágios de desenvolvimento étnico-racial e indicadores de ajustamento psicológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador. Financiador(es): Fundação Ford - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    6. 2001-2006. Resiliencia e Vulnerabilidade entre escolares
      Descrição: Duas vertentes norteiam os estudos sobre a identificação dos processos e condições que possibilitam o sucesso de crianças e jovens que vivem em situações adversas. Na primeira, há um interesse pelo estabelecimento de relações entre características da criança/jovens , da família e da escola consideradas como fatores protetivos e de risco e suas competências. Na segunda vertente, a ênfase é no entendimento da resiliência como um processo resultante das interações entre a criança, família, colegas, escola e comunidade. Os resultados dos estudos apresentam relevantes implicações para um trabalho na escola que vise favorecer trajetórias de desenvolvimento positivo entre alunos que vivem em situação de pobreza O presente projeto pretende : avaliar a relação entre fatores de risco e ajustamento na escola de alunos que vivem em situações adversas; avaliar a qualidade da relação professor-aluno estabelecida entre pré-escolares que apresentam problemas de conduta e identificar fatores de risco e protetivos no contexto escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 4
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    7. 2001-2004. Promocao do Desenvolvimento Moral na Escola
      Descrição: No contexto escolar, o planejamento e oferta de condições que favoreçam o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes não têm recebido a atenção devida. Estudos nacionais mostram as possibilidades de promoção do desenvolvimento moral por meio da discussão de dilemas morais em situações de sala de aula.Neste estudo pretende-se verificar a generalização de tais resultados para o desenvolvimento de alunos de escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. O presente projeto tem como objetivos: aplicar e avaliar os efeitos de procedimentos de promoção de desenvolvimento moral. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 5
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    8. 2000-2006. Aspectos cognitivos da motivacao para aprender e as dificuldades de aprendizagem
      Descrição: As teorias sócio-cognitivas da motivação para aprendizagem têm evidenciado o papel dos componentes cognitivos, possibilitando um entendiemento dos aspectos relativos a qualidade da motivação e aos problemas motivacionais de alunos. Investigações sobre as relações entre os componentes motivacionais cognitivos (metas de realização, atribuições de causalidade, auto-eficácia, auto-conceito, oreintação extrinseca e intrinseca) e a aprendizagem destacam padrões motivacionais apropriados e inapropriados e seus efeitos sobre a qualidade da aprendizagem. No presente projeto pretende-se : 1) decrever e avaliar padrões motivacionais de alunos do Ensino Fundamental em termos de metas realização, auto-eficácia, autoconceito, atribuições de causalidade; 2) comparar padrões motivacionais de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. Espera-se que o estudo auxilie na identificação dos elementos motivacionais relevantes possibilitando um melhor entendimento das variações nos padrões motivacionais relacionados a disciplina Portuguê apresentados por alunos de 4a a 8a séries do ensino público. Para a avaliação das metas de realização, autoconceito, atribuições de causalidade e auto-eficácia serão adaptadas as escalas que vem sendo amplamente utilizadas na literatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Coordenador / Cristiano dos Santos Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 10
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.
    9. 2000-Atual. Tutoria centrada na leitura de livros para alunos com baixo aproveitamento em leitura e escrita
      Descrição: O projeto examina a modalidade de ensino extra intitulada tutoria centrada na leitura de livros considerada na literatura internacional como uma medida bem sucedida para a prevenção do fracasso em leitura e escrita nas primeiras séries do Ensino Básico. O projeto pretende avaliar as condições envolvidas na oferta da tutoria e os efeitos da participação de alunos com baixo aproveitamento em leitura na tutoria centrada na leitura de livros; 2) avaliar os efeitos de intervenções planejadas para promover o desenvolvimento do letramento emergente entre crianças pré-escolares e escolares que apresentam necessidades educativas especiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tânia Maria Santana de Rose - Integrante / Lucimara Fernandes - Coordenador / Heloisa Helena Motta Bandini - Integrante / Mara Silvia Pasian - Integrante / Andrea Carla Machado - Integrante / miryan buzetti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 5
      Membro: Tania Maria Santana de Rose.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. I Seminário de Pesquisa em Prevenção.Associação entre Discriminação Racial e Saúde : uma revisão bibliográfica na base Scielo. 2016. (Seminário).
      2. V Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Tomada de perspectiva e redução de preconceito : o papel mediador da empatia. 2015. (Seminário).
      3. I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN y del DESARROLLO. Motivation in brazilian high school: Students' perceptions about aspects of the classroom structure.. 2013. (Congresso).
      4. I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN y del DESARROLLO. . Brazilian students' motivation: self-concept, casual attribution, achievement goals and academic performance. 2013. (Congresso).
      5. IV Congresso Brasileiro de Educação "Ensino e Aprendizagem na Educaçãção. Desenvolvimento de estrategias de leitura em alunos com baixo desempenho academico. 2013. (Congresso).
      6. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Estágio em Psicologia Educacional : explorando possibildades da aprendizagem cooperativa no ensino fundamental. 2013. (Congresso).
      7. 2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Aprendizagem cooperativa: uma possibilidade de atuação para psicologo nas escolas. 2012. (Congresso).
      8. 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Motivação de Estudantes Universitários: Relações entre emoções e metas de realização. 2012. (Congresso).
      9. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Programas de Intervenção em habilidades de leitura e escrita. 2012. (Congresso).
      10. I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).
      11. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Dimensões acadêmicas e sociais da sala de aula e crenças motivacionais de adolescentes. 2011. (Congresso).
      12. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. A teoria de Metas de Realização e a promoção da motivação na sala de aula. 2010. (Congresso).
      13. Anais de Eventos da UFSCar. Componentes da Identidade Étnica e auto-estima de jovens universitários brancos, pardos e pretos. 2009. (Congresso).
      14. IV Encontro Iberoamericano de Educação.Tutoria para alunos com baixo aproveitamento acadêmico e o desenvolviemnto das cognições e estratégias de leitura e escrita. 2009. (Encontro).
      15. IV Encontro Iberoamericano de Educação.A produção de material instrucional para professores e a divulgação da teoria de motivação para aprendizagem. 2009. (Encontro).
      16. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. As estruturas de metas de sala de aula e a motivação de alunos para aprender. 2009. (Congresso).
      17. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A motivação de alunos para aprender: uma análise à luz da Teoria de Metas de Realização. 2009. (Congresso).
      18. Seminários Integrados Núcleo de Estudos de Motivação Acadêmica e Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e comportamental.Síntese Trabalhos do Núcleo de Estudos Motivação ACadêmica. 2009. (Seminário).
      19. XVII Congresso de Iniciação Cientifica. Um estudo integração de ingressantes ao esnsino superior. 2009. (Congresso).
      20. X Reunião Anual da ABPMC.Práticas preventivas para a violência. 2004. (Simpósio).
      21. 1a. Congresso Brasileiro de Educação Especial.O ensino de leitura e escrita a escolares de risco. 2003. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. de ROSE, T. M. S.; NOGUEIRA, S. G.. I Ciclo Temático da Psicologia : Psicologia e Africanidades. 2007. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Tânia Maria Santana de Rose ⇔ Deisy das Graças de Souza (6.0)
        1. ZAMBON, Melissa Pichhi ; de ROSE, T. M. S. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 20, p. 44-53, issn: 1414-5685, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, D G de. Oficinas de leitura e escrita para professores de educação infantil e do ensino fundamental. Em: M.S. Palhares; S. Marins. (Org.). Escola Inclusiva. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos. 2002.v. 1, p. 273-286.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOUZA, Deisy das Graças de ; KUBO, O. M. ; DE_ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; ALMEIDA, M. A. ; AIELLO, A. L. R. ; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenvolvimento de tecnologia educacional para um ensino de qualidade nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento humano. Em: CAPES (Obra Oficial). (Org.). CAPES/PROIN - Programa de Apoio à Integração Graduação - Pós-Graduação: 20 Melhores Projetos. 1ed.Brasília-DF. : CAPES - Governo Federal. 2001.v. 1, p. 13-17.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, Deisy das Graças de ; HANNA, Elenice Seixas ; ROSE, Julio César Coelho de ; FONSECA, M. L.. Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um currículo suplementar. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. CO223, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ROCCA, J. Z. ; de SOUZA, D. G. ; M. L. Fonseca ; ROSE, T. M. S.. Convergencias entre Emília Ferreiro e Análise do Comportamento: uma análise empírica. Em: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Cientificas. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do estado do Rio de Janeiro, v. 1, p. 31-31, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C. ; de ROSE, T. M. S. ; FONSECA, M. L.. Um laboratório para o desenvolvimento de currículo para ensinar leitura e seus requisitos imediatos. Em: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 2000, Serra Negra. Resumos VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, v. 1, p. 147-147, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tânia Maria Santana de Rose ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (4.0)
        1. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; ROSE, T. M. S.. Aquisição de leitura após história de fracasso escolar: equivalência de estímulos e generalização. Psicologia. Teoria e Pesquisa. v. 5, n. 3, p. 325-346, issn: 0102-3772, 1989.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, T. M. S. ; AIELLO, A.L.R.. Stimulus equivalence and generalization in reading after matching to sample by exclusion. Em: S C Hayes; L J Hayes. (Org.). Understanding verbal relations. Reno - NV - EUA. : Context Press. 1992.p. 69-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. de ROSE, T. M. S.; AIELLO, A. L. R.. Ensino de Leitura para crianças com deficiência mental ou problemas de aprendizagem. Em: XVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 315-319, 1989.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. S. ; FERRARI, C. ; AIELLO, A.L.R. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; de ROSE, J. C. C.. A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. Em: XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Resumo nos Anais da XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 213, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tânia Maria Santana de Rose ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (2.0)
        1. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, T. M. S. ; AIELLO, A.L.R.. Stimulus equivalence and generalization in reading after matching to sample by exclusion. Em: S C Hayes; L J Hayes. (Org.). Understanding verbal relations. Reno - NV - EUA. : Context Press. 1992.p. 69-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. de ROSE, T. M. S.; SOUZA, Deisy das Graças de ; HANNA, Elenice Seixas ; ROSE, Julio César Coelho de ; FONSECA, M. L.. Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um currículo suplementar. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, p. CO223, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tânia Maria Santana de Rose ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (1.0)
        1. SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. S. ; FERRARI, C. ; AIELLO, A.L.R. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; de ROSE, J. C. C.. A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. Em: XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Resumo nos Anais da XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 213, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tânia Maria Santana de Rose ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (1.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; KUBO, O. M. ; DE_ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; ALMEIDA, M. A. ; AIELLO, A. L. R. ; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenvolvimento de tecnologia educacional para um ensino de qualidade nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento humano. Em: CAPES (Obra Oficial). (Org.). CAPES/PROIN - Programa de Apoio à Integração Graduação - Pós-Graduação: 20 Melhores Projetos. 1ed.Brasília-DF. : CAPES - Governo Federal. 2001.v. 1, p. 13-17.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32