Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Lidia Maria Marson Postalli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq//CAPES/ FAPs - Chamada 16/2014). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle instrucional, aquisição de leitura e escrita, programação de condições de ensino, controle de estímulos e equivalência de estímulos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2748282330028870 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066463
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO: APRENDIZAGEM RELACIONAL E COMPORTAMENTO SIMBOLICO (II)
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Andreia Schmidt - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Edson M. Huziwara - Integrante / Maria Stella Coutinho de Ancântara Gil - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Gerson A. Y. Tomanari - Integrante / Maria Martha Hubner - Integrante / Paula Debert - Integrante / Ana Claúdia Moreira Almeida-Verdu - Integrante / Julia Zanetti Rocca - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / André A. Borges Varella - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Débora Hollanda de Souza - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Camila Graciella Santos Gomes - Integrante / Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Célia Maria Giacheti - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Adriane Lima Mortari Moret - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Zilda Ap Pereira Del Prette - Integrante / Cesar Augusto Camilo Teixeira - Integrante / Marcelo Frota L. Benvenuti - Integrante / Antonio Jaegger - Integrante / Vitor Haase - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (25) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Debora de Hollanda Souza - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / PAULA DEBERT - Integrante / Almeida-Verdu, Ana Claudia - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil - Integrante / Zilda Ap Pereira Del Prette - Integrante / HUZIWARA, EDSON M. - Integrante / TOMANARI, GERSON Y. - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Celia Giacheti - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Mariéle de Cassia Diniz Cortez - Integrante / VARELLA, ANDRÉ A. B. - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / CESAR AUGUSTO CAMILO TEIXEIRA - Integrante / ANTONIO JAEGGER - Integrante / VITOR HAASE - Integrante / Adriana L. Mortari Moret - Integrante / Marcelo Frota L. Benvenuti - Integrante / Maria Martha Costa Hübner - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Camila Graciella Santos Gomes - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Julia Zanette Rocca - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    2. 2016-2020. Avaliacao de programa informatizado para o ensino de leitura e escrita com alunos com deficiencia intelectual (Processo 427409/2016-0)
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de ensino de leitura e escrita informatizado com pessoas com deficiência intelectual. Esse estudo pode contribuir para a elucidação das condições necessárias e suficientes para aquisição das habilidades de leitura e escrita. Descrever essas condições e ter controle de variáveis importantes para o desenvolvimento de tais habilidades tem#10;implicações relevantes para a promoção escolar de alunos com deficiência intelectual. O emprego do#10;programa de ensino informatizado aplicado via o Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador (LECH-GEIC) viabiliza a aplicação a distância por meio da Internet. A utilização desses recursos pode promover o acesso e disseminação de tecnologias comportamentais baseadas em evidência, em escolas, residências e outros ambientes de serviço.#10;Número do Processo: 427409/2016-0 - Linha de Fomento/Chamada: CNPq - Apoio a Projetos de Pesquisa / Universal 01/2016 - Faixa A - até R$ 30.000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Érika Rímoli Mota da Silva - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Talita Silva Perussi Bertão - Integrante / Jéssica Harume Dias Muto - Integrante / Raíssa Thuane de Lima Sanas - Integrante / Joice Ribeiro Pessoa - Integrante / Julia Amaral Mahado - Integrante / Natalia Aparecida Cardoso - Integrante / Lorena Fernandes Souza - Integrante / Thaluane Sigoli Santana - Integrante / Natany Ferreira Silva - Integrante / Gabriela Cabral Chizzolini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    3. 2015-2020. Otimizacao da comunicacao inicial em criancas com autismo
      Descrição: A presente pesquisa visa descobrir e manejar fontes de controle da variabilidade comportamental em procedimentos delineados para estabelecer pré-requisitos para a comunicação simbólica em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento (NDDs). Os objetivos principais são: 1) Avaliar o potencial que essas crianças apresentam para aprender relações verdadeiramente simbólicas, definidas operacionalmente como relações de equivalência entre estímulos fisicamente dissimilares (e.g., entre símbolo e referente) e 2) Analisar e gerenciar fontes de variabilidade comportamental na aquisição de relações simbólicas, que é pouco compreendida teoricamente e se mantém como um entrave significativo para a terapia e a pesquisa comportamental. Será empregado um delineamento de contraste, com quatro grupos: crianças com autismo, crianças com déficit intelectual, crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear ou outros dispositivos de amplificação sonora, e crianças com desenvolvimento típico. Crianças com autismo e com déficit intelectual apresentam transtornos severos no desenvolvimento neuropsicológico, enquanto crianças com implante não apresentam este transtorno (podem ter funcionamento cognitivo similar ao de crianças com desenvolvimento típico, exceto pelo atraso de linguagem). Portanto será possível avaliar a aprendizagem de material simbólico novo com crianças com e sem déficit cognitivo, com e sem aquisição prévia de linguagem, em faixas etárias comparáveis. Os resultados poderão ter implicações significativas para intervenções sobre a comunicação de crianças não-verbais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / William J. McIlvane - Integrante / Ana Claúdia Moreira Almeida-Verdu - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / William V. Dube - Integrante / Heloísa Helena Motta Bandini - Integrante / Richard Serna - Integrante / André A. Borges Varella - Integrante / Vanessa Ayres Pereira - Integrante / Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Mayara da Silva Ferreira - Integrante / Felipe de Rose - Integrante / Hindira Naomi Kawasaki - Integrante. Financiador(es): National Institutes of Health - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
      Descrição: A presente pesquisa visa descobrir e manejar fontes de controle da variabilidade comportamental em procedimentos delineados para estabelecer pré-requisitos para a comunicação simbólica em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento (NDDs). Os objetivos principais são: 1) Avaliar o potencial que essas crianças apresentam para aprender relações verdadeiramente simbólicas, definidas operacionalmente como relações de equivalência entre estímulos fisicamente dissimilares (e.g., entre símbolo e referente) e 2) Analisar e gerenciar fontes de variabilidade comportamental na aquisição de relações simbólicas, que é pouco compreendida teoricamente e se mantém como um entrave significativo para a terapia e a pesquisa comportamental. Será empregado um delineamento de contraste, com quatro grupos: crianças com autismo, crianças com déficit intelectual, crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear ou outros dispositivos de amplificação sonora, e crianças com desenvolvimento típico. Crianças com autismo e com déficit intelectual apresentam transtornos severos no desenvolvimento neuropsicológico, enquanto crianças com implante não apresentam este transtorno (podem ter funcionamento cognitivo similar ao de crianças com desenvolvimento típico, exceto pelo atraso de linguagem). Portanto será possível avaliar a aprendizagem de material simbólico novo com crianças com e sem déficit cognitivo, com e sem aquisição prévia de linguagem, em faixas etárias comparáveis. Os resultados poderão ter implicações significativas para intervenções sobre a comunicação de crianças não-verbais.#10;#10;Palavras-chave: comunicação; linguagem; símbolo; transtornos do desenvolvimento, crianças. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Coordenador / William Dube - Integrante / William J Mcilvane - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Ana Cláudia Almeida-Verdu - Integrante / Júlio Cesar de Rose - Integrante / André A. Borges Varella - Integrante / Vanessa Ayres Pereira - Integrante / Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Mayara da Silva Ferreira - Integrante / Felipe Santana de Rose - Integrante / Indira Naomi Kawaski - Integrante / Joane Kledaras - Integrante. Financiador(es): National Institutes of Health - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 3
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    4. 2014-Atual. Avaliacao de repertorio e desenvolvimento de estrategias de intervencao em Educacao Especial
      Descrição: Nessa proposta são desenvolvidos estudos destinados a avaliar repertórios comportamentais e desenvolver estratégias de intervenção com potencial de contribuição para o desenvolvimento do indivíduo público alvo da Educação Especial, principalmente em relação ao ensino escolar, a partir de tecnologia de ensino baseada na Análise do Comportamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Geovana Bragagnolo - Integrante / Mayara da Silva Ferreira - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Jéssica Matias de Macena - Integrante / Jaqueline Semensato da Silva - Integrante / Claudete Seolin Gonçalves Rosa - Integrante / Isabela de Oliveira - Integrante / Vinicius Manzini Toledo - Integrante / Isabela de Oliveira Teixeira - Integrante / Alessandra Daniele Messali Picharillo - Integrante / Juliana Jeronimo Moreno - Integrante / Thaluane Sigoli Santana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    5. 2013-2018. Adaptacao e Validacao da Escala de Intensidade de Suporte - SIS para o Brasil: Uma contribuicao para a avaliacao funcional de jovens e adultos com deficiencia intelectual (Processo 409129/2013-5)
      Descrição: Considerando a evolução do conceito de deficiência intelectual e da necessidade de formas mais atualizadas para avaliar comportamentos adaptativos de jovens e adultos com deficiência intelectual na realidade brasileira, propõem-se a realização deste projeto que tem como objetivo adaptar e validar a Escala de Intensidade de Suporte SIS para a realidade brasileira. Este instrumento tem como finalidade mensurar a intensidade da necessidade de suporte/apoio que uma pessoa com deficiência intelectual precisa para relacionar-se, viver e conviver de acordo com as demandas da sociedade atual. Este projeto tem a autorização da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais para realização da coleta de dados que se dará com 1200 jovens e adultos com deficiência intelectual, de diferentes regiões do país, com idade igual ou superior a 16 anos. Seus pais/familiares próximos, professores e/ou cuidadores, participarão da entrevista junto ao jovem ou adulto, para em caso destes não conseguirem fornecer as informações sobre o nível suporte necessário para desempenhar cada uma das atividades investigadas. Para desenvolvimento do projeto serão desenvolvidas as seguintes etapas: 1. Tradução do Manual do Examinador e do Protocolo de Avaliação dos níveis de Suporte; 2. Análise de conteúdo do material traduzido e adaptação para o contexto brasileiro; 3. Análise semântica do material traduzido e checagem da clareza das informações/Retrotradução da Escala SIS; 4. Teste da versão pré-final da escala; 5. Aplicação da Escala em diferentes regiões e estados do Brasil; 6. Coleta de dados Aplicação das escalas; 7. Procedimento de análise estatística dos dados. A temática a ser abordada está relacionada à avaliação do jovem e/ou adulto com deficiência intelectual, uma vez que propiciará um levantamento das necessidades de apoio necessárias para adaptação de cada individuo, auxiliando na elaboração de planos de intervenção com a finalidade de tornar esta população mais independente. (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 43/2013. Processo #409129/2013-5).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Maria Amélia Almeida - Coordenador / Iasmin Zanchi Boueri - Integrante / Christiane Rampaso Luchini - Integrante / Carolina Mesquita Calderan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    6. 2013-Atual. Implementacao e avaliacao de procedimentos de ensino de leitura para individuos com deficiencia intelectual e dificuldades de aprendizagem
      Descrição: A leitura e a escrita constituem as mais básicas e essenciais habilidades que as crianças têm que aprender quando começam a frequentar a escola. O presente projeto irá basear-se em um programa individualizado para o ensino das habilidades de leitura e escrita desenvolvido por Rose e colaboradores (1989, 1992) o qual vem sendo sistematicamente avaliado e aperfeiçoado. O programa foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar crianças que apresentam dificuldades em aprender a ler e a escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A presente pesquisa tem como objetivos: 1) aplicar e avaliar o programa de ensino de leitura e escrita desenvolvido por Rose e colaboradores com alunos com deficiência intelectual; 2) desenvolver, implementar e avaliar procedimentos de ensino individualizado de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Érika Rímoli Mota da Silva - Integrante / Lais Paloma de Oliveira - Integrante / Pauliana do Nascimento Rodrigues - Integrante / Talita Silva Perussi Bertão - Integrante / Jéssica Harume Dias Muto - Integrante / Raíssa Thuane de Lima Sanas - Integrante / Joice Ribeiro Pessoa - Integrante / Julia Amaral Mahado - Integrante / Natalia Aparecida Cardoso - Integrante / Lorena Fernandes Souza - Integrante / Natany Ferreira Silva - Integrante / Gabriela Cabral Chizzolini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio quot;Sadao Omotequot; modalidade Inovação/Refinamento Metodológico 2° lugar - Érika Rímoli Mota da Silva, XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva.. 2018.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    2. Prêmio quot;Sadao Omotequot; modalidade Inovação/Refinamento Metodológico 3° lugar - Érika Rímoli Mota da Silv, XIII Jornada de Educação Especial e I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva.. 2016.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    3. Menção honrosa do Prêmio Luiz Marcelino de Oliveira, na Categoria Mestrado, trabalho quot;Equivalência de estímulos e autismo: Análise de produção científicaquot;, autoria de Ana Elisa Millan e LIdia Postalli, 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2015.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. 46th Annual Convention of Association for Behavior Analysis International. Instructional control derived from equivalence between english spoken sentences and videotaped actions in brazilian-portuguese speaking children. 2020. (Congresso).
    2. 45th Annual Convention of Association for Behavior Analysis International. Effects of delay in conditional discrimination tasks in adolescents with and without Intellectual Disability. 2019. (Congresso).
    3. Porto International Conference on Research in Education - ICRE 2a. Edição. Ensino de leitura e de escrita e avaliação da manutenção do repertório para dois adultos com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos. 2019. (Congresso).
    4. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ensino de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual por meio de um procedimento de ensino individualizado e informatizado. 2018. (Congresso).
    5. II Seminário quot;O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidadequot;. 2018. (Seminário).
    6. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. 2018. (Congresso).
    7. XVII Simpósio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).
    8. 16ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2017. (Outra).
    9. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2017. (Congresso).
    10. 47a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Leitura recombinativa com compreensão: Ensino de sentenças e equivalência de estímulos. 2017. (Congresso).
    11. Congresso Brasileiro de Psicologia - Centro Universitário CESMAC. Compreendendo a prática do Analista do Comportamento. 2017. (Congresso).
    12. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FOPREd (Abril). 2017. (Outra).
    13. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FOPREd (Outubro). 2017. (Outra).
    14. I Encontro de Pesquisadores do INCT ECCE 2014. 2017. (Encontro).
    15. II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Tecnologia comportamental no ensino de leitura e escrita. 2017. (Seminário).
    16. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Estratégias comportamentais para o ensino de leitura e escrita. 2017. (Encontro).
    17. 16ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2016. (Outra).
    18. 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis.Evaluation of two different types of fading procedures for training conditional discriminations for preschool children. 2016. (Simpósio).
    19. I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Controle instrucional e equivalência de estímulos. 2016. (Seminário).
    20. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Estratégias de ensino e avaliação para habilidades acadêmicas básicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Congresso).
    21. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2016. (Simpósio).
    22. XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Generalização recombinativa: Contribuições para eficácia e economia no ensino. 2016. (Encontro).
    23. 14ª Jornada de Análise do Comportamento de São Carlos. 2015. (Outra).
    24. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Efeitos de um programa de ensino informatizado no desempenho em leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual. 2015. (Congresso).
    25. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Avaliadora/debatedora dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. 2015. (Congresso).
    26. Becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in the Brazil and the UK.Using Supports Intensity Scale (SIS) to develop the Individualized Education Program for people with intellectual disability and autism.. 2015. (Outra).
    27. II Seminário de Tese e Dissertação do PPGEdu - UFGD.Educação e Diversidade. 2015. (Seminário).
    28. I Simpósio Internacional de Avaliação e Ensino de Linguagem. 2015. (Simpósio).
    29. Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd – Forpred. 2015. (Outra).
    30. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).
    31. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Procedimentos experimentais para o estudo do seguimento de instruções por crianças de diferentes idades. 2014. (Congresso).
    32. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. 2014. (Congresso).
    33. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho: Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).
    34. II Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    35. III Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    36. IV Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    37. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Oportunidade de leitura de livros a partir do ensino de palavras retiradas de histórias infantis. 2013. (Congresso).
    38. VIII Encontro Ibero-americano de Educação.Contextos da Educação Especial e formação de professores. 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. POSTALLI, L. M. M.; CAMPOS, J. A. P. P.. 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). 2018. Outro
    2. CORTEZ, M. D. ; POSTALLI, L. M. M.. Ciclo de palestras comemorativas dos 20 anos do ProEstudo. 2018. Outro
    3. POSTALLI, L. M. M.. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. POSTALLI, L. M. M.; TANNUS-VALADAO, G. ; CAMPOS, J. A. P. P.. I Seminário de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. 2017. Outro
    5. POSTALLI, L. M. M.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Lidia Maria Marson Postalli ⇔ Deisy das Graças de Souza (7.0)
      1. KAWASAKI, HINDIRA NAOMI ; DA SILVA FERREIRA, MAYARA ; DE ROSE, FELIPE SANTANA ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; GARCIA, LUCAS TADEU ; DE SOUZA, DEISY G. ; MCILVANE, WILLIAM J.. A Case History on Shaping Technique Development: Dynamic Stimulus Control Shaping. PSYCHOLOGICAL RECORD. v. 70, p. sn-sn, issn: 0033-2933, 2020.
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      2. POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; DE SOUZA CANOVAS, DANIELA ; DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY. Simple Discrimination and Reversal Learning Sets in Typically Developing Young Children. The Psychological Record. v. 65, p. 411-423, issn: 0033-2933, 2015.
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      3. MORENO, M. A. ; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, D. S. ; POSTALLI, L. M. M. ; VENTURA, D. F. ; de SOUZA, D. G.. Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience (Impresso). p. 207-220, issn: 1983-3288, 2014.
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      4. POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON; NAKACHIMA, Renata Yuri ; SCHMIDT, ANDRÉIA ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle instrucional e classes de estímulos equivalentes que incluem verbos e ações. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 26, p. 136-150, issn: 0102-7972, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. de Souza, DdG; POSTALLI, Lídia Maria Marson ; Schmidt, A.. Extending equivalence classes to sentences and to instructional control. European Journal of Behavior Analysis. v. 14, p. 105-116, issn: 1502-1149, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. REIS, THAIZE ; POSTALLI, LIDIA ; SOUZA, DEISY. Teaching spelling as a route for reading and writing. Psychology & Neuroscience (Impresso). v. 6, p. 365-373, issn: 1983-3288, 2013.
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      7. SCHMIDT, Andreia ; POSTALLI, L. M. M. ; de Souza, D. G. (Deisy G. de Souza). Equivalência de estímulos e o controle instrucional. Em: Júlio César de Rose: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). Comportamento simbólico: bases conceituais e empíricas. 1a.ed.Marília: São Paulo. : Oficina Universitária / Cultura Acadêmica. 2014.v. 1°, p. 309-334.
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    • Lidia Maria Marson Postalli ⇔ Rosimeire Maria Orlando (3.0)
      1. CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M. ; ORLANDO, R. M. ; GONCALVES, A. G.. Formação de professores e Ensino Colaborativo: Proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 9, p. 390-401, issn: 1982-5587, 2014.
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      2. ZEPPONE, R. M.O.; GONCALVES, A. G. ; CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M.. Educação Especial. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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      3. ZEPPONE, R. M.O.; GONCALVES, A. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; CABRAL, L. S. A.. Contextos da Educação Especial e formação de professores. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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    • Lidia Maria Marson Postalli ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (1.0)
      1. ALMEIDA, Maria Amelia (Org.) ; MENDES, ENICEIA GONÇALVES (Org.) ; POSTALIS, L. M. M. (Org.). Práticas pedagógicas inclusivas em contextos escolares. 1 ed. Marília - SP: ABPEE, 2018. v. 1, p. 246.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32