Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rosimeire Maria Orlando

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Mentais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia e Universidade Estadual de Londrina (UEL/Londrina). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar/São Carlos). É professora adjunta IV, na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Superior e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização da pessoa com deficiência da educação básica à educação superior, direitos sociais das pessoas com deficiência. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Via Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518361 Ramal: 6463
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. PESSOAS COM DEFICIENCIA NO BRASIL E COVID-19: DIREITOS SOCIAIS EM FOCO
      Descrição: Diferentes países apoiados na política neoliberal e globalizada produzem vulnerabilidade#10;ao manter milhares de pessoas vivendo em condições de pobreza e extrema pobreza,#10;soma-se a essa realidade a atual pandemia causada pela COVID-19. Nesta direção, o#10;presente projeto de pesquisa pretende refletir sobre as condições concretas de vida da população e da população com deficiência e sua interface com a rapidez avassaladora da contaminação do vírus. Assim, o presente projeto de pesquisa, vinculado ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial/NEPEDE’EEs/UFSCar, tem como objetivo geral problematizar as condições de vida da população brasileira, principalmente das com deficiência, frente à pandemia da COVID-19 e o impacto na escolarização/formação de sua população. Se caracteriza como uma pesquisa de#10;abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Tem como instrumentos de coleta de dados#10;questionário socioeconômico, roteiro semiestruturado de entrevista. Assim, se espera com os resultados da pesquisa ampla subsidiar propostas de atuação docente e discente em tempos de pandemia e pós-pandemia e conhecer as condições de escolarização/formação de sujeitos que#10;historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Silvia Marcia Ferreira Meletti - Integrante.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    2. 2019-Atual. ACESSO E A PERMANENCIA DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO A PARTIR DOS INDICADORES SOCIAIS ( CHAMADA UNIVERSAL - MCTI/CNPq No 28/2018 Universal Faixa B - vigencia 2019 a 2021
      Descrição: A presente proposta de estudo tem como tema a educação escolar#10;de pessoas com deficiência, especificamente o acesso e a permanência de#10;alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores#10;sociais. Tem como objetivo geral, analisar as alterações quantitativas#10;referentes ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino#10;superior e específicos: 1. Identificar dados oficiais de matrículas de sujeitos da#10;Educação Especial no ensino superior brasileiro; 2. Verificar as condições de#10;acesso e permanência das pessoas com deficiência ao Ensino Superior#10;brasileira cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência#10;demográfica e matrículas; 3. Caracterizar e analisar as condições de acesso e#10;permanência no ensino Superior brasileiro de acordo com as grandes regiões#10;brasileiras; 4. Identificar as alterações quantitativas referente ao acesso e a#10;permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro; 5.#10;Analisar a trajetória acadêmica referente ao acesso e a permanência de alunos#10;com deficiência no ensino superior brasileiro. Metodologicamente, toma-se#10;como unidade de análise a incidência demográfica e dados sobre o acesso e#10;condições de permanência no ensino superior dessa parcela da população.#10;Terá como fonte as estatísticas públicas do Censo Demográfico do Instituto#10;Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), das Pesquisas Nacionais por#10;Amostras de Domicílios (PNAD), e do Censo da Educação Superior de (2005-#10;2017) coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas#10;Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre outras contribuições espera-se que,#10;além da troca de experiência e intercâmbio entre as universidades, a ampliação#10;do conhecimento produzido sobre os indicadores sociais contribua para o aprofundamento das análises das condições de escolarização da pessoa com#10;deficiência e como base para a realização de novas investigações em#10;Educação e em Educação Especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Silvia Marcia Ferreira Meletti - Integrante / Vanessa Cristina Paulino - Integrante / MORGADO, LIZ AMARAL SARAIVA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    3. 2018-2019. O ACESSO E A PERMANENCIA DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO A PARTIR DOS INDICADORES SOCIAIS
      Descrição: A presente proposta de estudo tem como tema a educação escolar de pessoas com deficiência. Tem como objetivos geral, analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior e específicos: 1. Identificar dados oficiais de matrículas de sujeitos da Educação Especial no ensino superior brasileiro; 2. Verificar as condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência ao Ensino Superior brasileira cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência demográfica e matrículas; 3. Caracterizar e analisar as condições de acesso e permanência no ensino Superior brasileira de acordo com as grandes regiões brasileiras; 4. Identificar as alterações quantitativas referente ao acesso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro. Metodologicamente, toma-se como unidade de análise a incidência demográfica e dados sobre o acesso e condições de permanência no ensino superior dessa parcela da população. Terá como fonte as estatísticas públicas do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), das Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios (PNAD), e do Censo da Educação Superior de (2005- 2017) coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre outras contribuições espera-se que, além da troca de experiência e intercâmbio entre as universidades, a ampliação do conhecimento produzido sobre os indicadores sociais contribua para o aprofundamento das análises das condições de escolarização da pessoa com deficiência e como base para a realização de novas investigações em Educação e em Educação Especial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Silvia Marcia Ferreira Meletti - Integrante.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    4. 2017-2020. Inclusao na educacao superior: desafios de acesso e permanencia
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar a inclusão de alunos público alvo da Educação Especial na educação superior, problematizando o direito das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habildades/superdotação à escolarização nesse patamar da educação. Os procedimentos metodológicos contemplam: entrevistas, questionários, análise de documentos e política, observação, registro de campo e bancos oficiais de dados quantitativos. Espera-se investigar temas de relevância científica e social e subsidiar políticas públicas na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Liz Amaral Saraiva - Integrante / Caroline Messias Santana - Integrante / Elydia Carla Cruz - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 4
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    5. 2016-Atual. Educacao e deficiencia na voz de quem vive essa trama: Trajetorias de vida de pessoas com deficiencia que cursam o ensino superior
      Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência – da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área.#10;Palavras Chave: Pessoas com deficiência. Histórias de vida. Direito à Educação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / Ana Paula Fernandes - Integrante / Taísa Liduenha - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    6. 2014-2017. Acessibilidade no Ensino Superior: da analise das politicas publicas educacionais ao desenvolvimento de midias instrumentais sobre deficiencia e inclusao (OBEDUC/CAPES/INEP Edital no. 49/2012)
      Descrição: O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das principais metas dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação. Trata-se de projeto de pesquisa em rede aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação (OBEDUC), que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFSCar-SP, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Conta com a participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação relacionados às áreas da Educação, Psicologia, Comunicação, Linguística e Educação Física, das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFJF-MG. Constituirão como objetivos centrais desta pesquisa: a) levantar e analisar as políticas públicas de Educação Superior; b) analisar a evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior; c) investigar o exame vestibular nas universidades públicas; d) averiguar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e pedagogia; e) examinar as condições de acessibilidade; f) produzir mídias instrumentais que viabilizem o processo de inclusão no ensino superior. Espera-se, por meio da informação qualificada, favorecer a concretização dos direitos sociais relacionados às pessoas com deficiência no acesso ao ensino superior, de forma a desfazer interpretações equivocadas capazes de prejudicar a efetivação de políticas públicas que contribuam para a consolidação da Educação Inclusiva. O projeto conta com 32 subprojetos envolvendo a participação de alunos da graduação, pós-graduação e professores da rede vinculados aos programas e universidades mencionados (28 bolsas de iniciação científica, 10 bolsas de professores da rede pública, 9 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado). A minha participação no projeto compreende a(s) orientações de 1 bolsa na modalidade de iniciação científica, responsável(is) pelo(s) subprojeto(s): Formação de professores como referencial para a acessibilidade escolar: Licenciaturas em foco. E outro sem bolsa: A inclusão escolar e as licenciaturas na UFSCAR: análise de matrizes e ementas curriculares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Mestrado profissional: (9) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Cristina Bróglia Feitosa Lacerda - Integrante / Ana Claudia Balieiro Lodi - Integrante / Ana Cristina Guarinello - Integrante / Ana Paula Berberian Vieira da Silva - Integrante / Ana Paula Oliveira Santana - Integrante / Audrei Gesser - Integrante / Carlo José Napolitano - Integrante / Claudia Regina Mosca Giroto - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Eliana Lucia Ferreira - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / José Luís Bizelli - Integrante / Lucia Pereira Leite - Integrante / Lucinea Marcelino Villela - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Coordenador / Silmara Sartoreto de Oliveira - Integrante / Willians Cerozzi Balan - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    7. 2014-Atual. Educacao Especial na perspectiva inclusiva e a Educacao Basica
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar a educação básica brasileira na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade, problematizando o direito das pessoas com deficiência à escolarização na escola regular. Os procedimentos metodológicos incluem entrevistas, questionários e diários de campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Aline Nathalia Marques - Integrante / Rosemeire Geromini Alonso - Integrante / Ana Carolina Macalli - Integrante / Talita Silva Perussi Vasconcellos - Integrante / Augusto Marques Alves - Integrante / TIARLES MIRLEI PIAIA - Integrante / JOSIVAN RAIOL - Integrante. Número de produções C, T A: 25 / Número de orientações: 11
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    8. 2013-2016. A formacao inicial dos professores nas diferentes licenciaturas na perspectiva inclusiva
      Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como tema a formação inicial de professores nas diferentes licenciaturas, na perspectiva da educação inclusiva. Durante as últimas décadas, tem sido possível acompanhar tentativas de se enfrentar desafios que são postos à nossa realidade. Fazendo parte desse conjunto, temos as políticas de inclusão escolar, ressaltando que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva “passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação” (BRASIL, 2008, p.33). Nessa direção, o presente projeto, de cunho qualiquantitativo, tem o objetivo de investigar a formação inicial de professores que atuarão em diferentes componentes curriculares da Educação Fundamental e Ensino Médio, para enfrentar as questões da inclusão escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Paraninfa Turma 013 Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos.. 2017.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    2. Premiação de trabalho - Transposição de barreiras e acesso a assistência farmacêutica às pessoas com deficiência, UNESP Araraquara.. 2016.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. quot;Mesa 1 - quot;Atualizaçãoquot; da política de Educação Especial na perspectiva inclusivaquot;,. 2020. (Encontro).
    2. II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES. Ensino Superior no Brasil e o Amparo Legislativo. 2017. (Congresso).
    3. III Congresso de ensino de graduação - docência universitária: caminhos para desenvolver boas práticas. 2017. (Congresso).
    4. XVI Congresso Estadual das APAES - SC. Formação docente, prática pedagógica e acessibilidade ao ensino para pessoas com deficiência intelectual. 2017. (Congresso).
    5. IV Encontro Técnico Científico: acessibilidade e inclusão no Ensino Superior.Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. 2016. (Encontro).
    6. VII Congreso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Espqcial. Relações no contexto da Educação de Jovens e Adulto: conviviência escolar de estudantes com deficiência. 2016. (Congresso).
    7. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas. 2015. (Outra).
    8. Ciclo de palestras e reuniões técnico científicas do Projeto em Rede quot; Acessibilidade no Ensino Superiorquot;. 2014. (Encontro).
    9. I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjugando igualdade e diferença como condição para assegurar o direito ao direito. 2014. (Congresso).
    10. II Encontro técnico-científico: acessibilidade e inclusão no ensino superior.Políticas educacionais sobre inclusão e acessibilidade no ensino superior: relato de experiência na UFSCar. 2014. (Encontro).
    11. IV Colóquio sobre trabalho pedagógico na educação especial: aluno com deficiência no ensino superior. 2014. (Outra).
    12. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência visual adquirida: Conhecendo o impacto na vida escolar. 2014. (Congresso).
    13. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência visual adquirida: Conhecendo o impacto na vida escolar. 2014. (Congresso).
    14. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Benefícios do Uso do Cão-Guia pela Pessoa com Cegueira. 2014. (Congresso).
    15. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência e Autoaceitação. 2014. (Congresso).
    16. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. A INCLUSÃO ESCOLAR E AS LICENCIATURAS EM FOCO: ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DA UFSCAR. 2014. (Congresso).
    17. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. A aquisição da leitura e escrita por aluns com deficiência intelectual: mapeamento de produções bibliográficas. 2014. (Congresso).
    18. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Congresso).
    19. 8º EIDE - Encontro Ibero-americano de Educação.Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. 2013. (Encontro).
    20. I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas.Trajetórias escolares dos sujeitos da Educação Especial. 2013. (Outra).
    21. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do campo. 2013. (Seminário).
    22. Seminário de Tecnologia Assistiva. 2013. (Seminário).
    23. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Inclusão na Educação Básica: limites e possibilidades da Conferência Mundial de Educação para todos e da Declaração de Salamanca. 2013. (Congresso).
    24. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A organização da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. 2013. (Congresso).
    25. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Mapeamento de teses e dissertações sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil. 2013. (Congresso).
    26. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: LEVANTAMENTO EM EVENTOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS NO BRASIL. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. ORLANDO, R.M.; MELETTI, S. M. F. ; CABRAL, V.. Ciclo de Debates em Perspectivas Críticas na Pesquisa em Educação e Educação Especial. 2020. Outro
    2. ORLANDO, R.M.; MARTINS, S. E. S. O. ; LEITE, L. P.. IV Encontro Técnico-Científico: acessibilidade e inclusão no ensino superior. 2016. Outro
    3. MENDES, E. G. ; ZEPPONE, R. M.O.. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/X ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. Congresso
    4. MENDES, E. G. ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L. ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; ALMEIDA, M. A. ; ABREU, M. ; RANGNI, R. A. ; ORLANDO, R.M. ; ELIAS, N. C.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
    5. ZEPPONE, R. M.O.. Seminário de dissertações e teses da linha de pesquisa trabalho docente. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Rosimeire Maria Orlando ⇔ Lidia Maria Marson Postalli (3.0)
      1. CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M. ; ORLANDO, R. M. ; GONCALVES, A. G.. Formação de professores e Ensino Colaborativo: Proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 9, p. 390-401, issn: 1982-5587, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZEPPONE, R. M.O.; GONCALVES, A. G. ; CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M.. Educação Especial. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. ZEPPONE, R. M.O.; GONCALVES, A. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; CABRAL, L. S. A.. Contextos da Educação Especial e formação de professores. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Rosimeire Maria Orlando ⇔ Maria da Piedade Resende da Costa (1.0)
      1. ARÁOZ, Susana Maria Mana ; SILVA, K. R. ; RODRIGUES, T. B. ; COSTA, M. P. R.. Inclusão e Acessibilidade de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 30620-12, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rosimeire Maria Orlando ⇔ Rosemeire de Araujo Rangni (1.0)
      1. Massuda, M. B. ; RANGNI, R. A. ; ORLANDO, R.M.. Altas habilidades/Superdotação, gênero e mulheres: métodos e grau de influência de artigos científicos. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32