Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rosemeire de Araujo Rangni

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunto 4 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, atendimento educacional especializado, gestão educacional e surdocegueira. É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar) e vice lider do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membrodo Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6399149504309769 (18/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066464 Ramal: 6464 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2017-Atual. PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES NO AMBITO FAMILIAR E SOCIAL
      Descrição: O objetivo principal é investigar, estudar e analisar as altas habilidades/superdotação no âmbito familiar e social. E como objetivos específicos: i) conhecer os desafios e enfrentamentos vividos pela família de pessoas com altas habilidades/superdotação; ii) estudar sobre os aspectos emocionais e psicológicos vivenciados pela família de pessoas com altas habilidades/superdotação; iii) verificar e analisar os apoios recebidos pelas famílias de pessoas com altas habilidades/superdotação; e iv) compreender o que políticas públicas têm sido implementadas para o atendimento familiar de pessoas com altas habilidades/superdotação e seus impactos na vida social delas. O tempo de duração é de cinco (05) anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Fernando Arcanjo da Silva - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza Colozio - Integrante / Paula Paulino Braz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    2. 2017-Atual. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO NOS DIFERENTES NIVEIS DE ENSINO ( Processo: 401039/2016-1)
      Descrição: O objetivo principal indicar as altas habilidades/superdotação em pessoas sem condição de deficiência ou transtorno, como também, em aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais, transtorno de conduta nos diferentes níveis de ensino e/ou em instituições especializadas em educação especial, ou seja, com dupla excepcionalidade, visando atendimento educacional às pessoas indicadas, bem como, sugerir intervenção pedagógica a ser realizada pela equipe escolar para o atendimento às pessoas identificadas.#10;Projeto aprovado no Edital Universal CNPQ/2016 (VIGÊNCIA ATÉ 2020). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Eliane M. J. Mani - Integrante / Mayra Berto Massuda - Integrante / Renata Natalina Carvalho - Integrante / Sarah Carolina Furucho - Integrante / Larissa Helena Alves dos Santos - Integrante / Roanne Priscila Castro Almeida - Integrante / Clairen Angélica Santiago Lima - Integrante / Sofia Natasha Dias Andrade - Integrante / Claudia Solange Rossi Martins - Integrante / Geny das Merces Ferrreira - Integrante / Josilene Domingues Santos Pereira - Integrante / Paula Paulino Braz - Integrante / Rosilaine dos Santos - Integrante / Lais Paloma de Oliveira - Integrante / Christiane Hornorato Taverna - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza Colozio - Integrante / Ana Paula Santos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.Número de orientações: 11
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    3. 2017-Atual. DUPLA EXCEPCIONALIDADE
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral identificar indicadores de dupla excepcionalidade, conhecer as características dessa especificidade, criar mecanismos para o atendimento especializado em situação escolar ou institucional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Renata Natalina Carvalho - Integrante / Christiane Honorato Taverna - Integrante / Claudia Solange Rossi Martins - Integrante / Geny das Merces Ferrreira - Integrante / Josilene Domingues Santos Pereira - Integrante / Elisangela Aparecida Silva Dias - Integrante / Josana Carla Gomes Soares Silva - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    4. 2016-Atual. ALTO POTENCIAL EM PESSOAS ADULTAS
      Descrição: As pessoas com altos potenciais, nomeadas na legislação educacional brasileira como alto habilidosas ou superdotadas, têm orientações para seu desenvolvimento garantidas no âmbito acadêmico; em todos os níveis de ensino. Entretanto, salienta-se, que após esse percurso essas pessoas possivelmente continuarão a se desenvolver em suas capacidades na vida cotidiana e profissional . Sendo assim, este projeto tem como objetivo principal estudar sobre os potenciais elevados em pessoas adultas nos diversos campos de atuação. Para tanto, serão utilizados tipos de pesquisas como a exploratória e descritiva com cunho qualitativo para investigar esse público. Como técnicas de pesquisa serão utilizadas: surveys, entrevistas, questionários, aplicação de protocolos de identificação, observações, entre outras. Espera-se com os resultados a serem obtidos oferecer contribuições acadêmicas para estudos que reconheçam potenciais em pessoas adultas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Renata Natalina Carvalho - Integrante / Ana Paula Santos de Oliveira - Integrante / Clairen Angélica Santiago Lima - Integrante / Fabiana Oliveira Koga - Integrante / Josana Carla Gomes Soares Silva - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    5. 2015-2017. Formacao de pedagogos para a atuacao com pessoas dotadas e talentosas
      Descrição: O objetivo principal: verificar e analisar a existência do conhecimento dos graduandos em Pedagogia em relação à temática de dotação e talento; e como objetivo secundário: consultar as disciplinas das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia pesquisados e os planos de ensino, visando perceber o que há em relação à temática de Educação Especial e Dotação e Talento.#10;Dissertação: 2015-2017. Bolsa Capes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    6. 2015-2016. Conceituacao de suplementacao educacional para estudantes dotados e talentosos
      Descrição: O objetivo geral foi investigar a conceituação de suplementação educacional para educandos dotados e talentosos, tendo como locus uma rede de ensino municipal do interior de São Paulo, no período de 2011 a 2013. Como objetivos específicos: compreender os conceitos de suplementação educacional para alunos dotados e talentosos presentes na literatura atual da área e nos documentos oficiais educacionais e analisar as políticas públicas educacionais da rede de ensino pesquisada pertinentes ao atendimento dos educandos com indicadores de dotação e talento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Luciane Mirella de Souza Oliveira - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    7. 2014-2016. INDICADORES DE DOTACAO EM EDUCANDOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENCAO/ HIPERATIVIDADE
      Descrição: O objetivo principal foi: (1) verificar se há indicadores de dotação em alunos diagnosticados com TDA/H. Os objetivos secundários foram: (1.1) levantar e analisar as atitudes dos professores sobre a dotação; e (1.2) capacitá-los para a utilização do instrumento de identificação de dotação.#10;Mestrado/Financiamento Fapesp/Processo n. 214/11818-7. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Mayra Berto Massuda - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    8. 2014-2015. Alunos dotados e talentosos: estarao ele em minha sala de aula?
      Descrição: O objetivo geral verificar se há indicação de#10;alunos dotados em uma turma de 3º ano e uma do 4º ano do Ensino Fundamental I de duas#10;escolas municipais, totalizando quatro turmas investigadas, aplicando-se os instrumentos#10;Guia de Observação Direta em Sala de Aula e os instrumentos Lista De Verificação de#10;Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação,#10;Dissertação: finalização em 2015.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Roseli Figueiredo Corrê de Oliveira - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    9. 2014-2015. Altas habilidades ou superdotacao: politicas publicas e atendimento educacional em uma diretoria de ensino paulista
      Descrição: Os objetivos desta pesquisa:#10;i) Analisar o conhecimento da equipe gestora de uma Diretoria de Ensino do interior do Estado#10;de São Paulo sobre o conceito, as formas de identificação e oferta de atendimento educacional#10;especializado para alunos com altas habilidades ou superdotação; ii) Descrever a oferta de#10;serviços de Educação Especial propostos nas políticas públicas educacionais, em uma perspectiva#10;de inclusão escolar, voltada para os alunos com altas habilidades ou superdotação na rede pública de ensino estadual, compreendendo uma Diretoria de Ensino no interior do Estado de São Paulo.#10;=. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Eliane M. J. Mani - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    10. 2014-2014. INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE SAO CARLOS.
      Descrição: As Altas Habilidades/Superdotação é uma das áreas que compõe o público alvo da Educação Especial, desta forma, tal pesquisa tem como objetivo geral indicar os estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação do ensino fundamental e médio em uma escola pública, do município de São Carlos, como também, sugerir intervenção pedagógica. Essa pesquisa terá como delineamento metodológico um Estudo Exploratório e o Estudo de Caso. Para tanto, terá a utilização de guia de indicadores de altas habilidades/superdotação para detectar os estudantes com indicadores de potencial junto aos professores da escola participante. Assim, espera-se contribuir para que os estudantes com potencial superior sejam visualizados pelas escolas e os possibilite receber intervenções para responder suas necessidades educacionais especiais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Rafael Augusto Linhares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    11. 2014-Atual. Altas habilidades/superdotacao: identificacao e intervencao
      Descrição: O objetivo principal indicar as altas habilidades/superdotação em pessoas sem condição de deficiência ou transtorno, como também, em aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais, transtorno de conduta nos diferentes níveis de ensino e/ou em instituições especializadas em educação especial, ou seja, com dupla excepcionalidade, visando atendimento educacional às pessoas indicadas, bem como, sugerir intervenção pedagógica a ser realizada pela equipe escolar para o atendimento às pessoas identificadas.#10;Projeto aprovado no Comitê de Ética com vigência até 2020.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Rafael Augusto Linhares - Integrante / Ana Karolina Lopes Rodrigues - Integrante / Roseli Figueiredo Corrê de Oliveira - Integrante / Mayra Berto Massuda - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante / Larissa Helena Alves dos Santos - Integrante / Christiane Honorato Taverna - Integrante / Ana Paula Santos de Oliveira - Integrante / Clairen Angélica Santiago Lima - Integrante / Paula Paulino Braz - Integrante / Sofia Natasha Dias Andrade - Integrante / Claudia Solange Rossi Martins - Integrante / Geny das Merces Ferrreira - Integrante / Lais Paloma Oliveira - Integrante / Josilene Domingues Santos Pereira - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    12. 2013-2014. TRAJETORIA ACADEMICA DE EDUCANDOS COM PERDAS AUDITIVAS INDICADOS COM TALENTO: UM ESTUDO LONGITUDINAL
      Descrição: Os estudos e pesquisas sobre a Duplicidade de Necessidades Educacionais Especiais (DNEE) – talento e perdas auditivas - são relativamente escassos; especialmente no Brasil. Com o crescente número de matrículas de educandos com deficiência sensorial nas escolas comuns, aumenta a possibilidade de reconhecimento de seus talentos, caso sejam observados pela equipe escolar. Este projeto tem como objetivo geral. observar e acompanhar o atendimento especializado de dois educandos, com perdas auditivas, indicados com talento por meio da observação direta em sala de aula em escolas da rede estadual de ensino do interior de São Paulo. Ambos são estudantes do ensino médio. Este projeto vale-se de um Estudo de Caso com delineamento Longitudinal. Assim, pretende-se com este estudo contribuir para minimizar a exclusão de educandos com perdas auditivas com características de talento do atendimento educacional especializado no sistema de ensino, como também, dar visibilidade à temática da DNEE na comunidade científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Maria da Piedade Resende da Costa - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (46)
      1. Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, 4ª Edición. 2019. (Outra).
      2. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especialnnn. 2018. (Congresso).
      3. XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos.Desenvolvendo o potencial feminino no CEDET: um estudo de caso.. 2018. (Encontro).
      4. XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos.Famílias de estudantes talentosos: um relato de experiência em grupo de apoio.. 2018. (Encontro).
      5. XIII Congresso Internacional ANEIS 2018. O atendimento a estudantes com sobredotação em São Paulo: o papel dos gestores. 2018. (Congresso).
      6. XIII Congresso Internacional ANEIS 2018. Altas capacidades e vulnerabilidade social: panorama das produções acadêmicas espanholas. 2018. (Congresso).
      7. XIII Congresso Internacional ANEIS 2018. 2018. (Congresso).
      8. XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. Estudantes com altas habilidades/superdotação em cidades populosas do estado de São Paulo. 2018. (Congresso).
      9. 2º Seminário de Altas Habilidades e 1ª Mostra do Grupo de Pesquisa parao Desenvolvimento do Potencial Humano..Altas habilidades: perspectiva brasileira e sulamericana. 2017. (Seminário).
      10. Encontro de Atendimento Educacional Especializado - AEE.Altas habilidades. 2016. (Encontro).
      11. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13 Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).
      12. VII encontro Nacional do Conbrasd: altas habilidades/superdotação: direitos, práticas e inovação. 2016. (Encontro).
      13. XI Encuentro Iberoamericano de Educación. 2016. (Encontro).
      14. 1º Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas.Programa de estudio e desarollo de talentos Penta UC.. 2015. (Seminário).
      15. 1º Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas.Altas habilidades no ensino superior. 2015. (Seminário).
      16. Atuações educativas de êxito e inclusão em comunidades de aprendizagem.. 2015. (Outra).
      17. V Semana de Educação Especial: discussões essenciais. 2015. (Outra).
      18. V Semana de Educação Especial: discussões essenciais.Altas habilidades ou superdotação: conceitos e identificação. 2015. (Outra).
      19. X Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos. 2015. (Encontro).
      20. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Encontro).
      21. 12 Jornada de Educação Especial.Indicadores de altas habilidades/superdotação em alunos de uma escola pública do município de São Carlos. 2014. (Outra).
      22. 9º Encuentro Iberoamericano de Edcuación EIDE. 2014. (Encontro).
      23. 9º Encuentro Iberoamericano de Educación.RECONHECIMENTO DOS INDICADORES DE PRECOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Encontro).
      24. 9º Encuentro Iberoamericano de Educación.POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Encontro).
      25. Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches. 2014. (Congresso).
      26. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenador de Sessão de Pôster. 2014. (Congresso).
      27. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Ações para o desenvolvimento dos talentos. 2014. (Congresso).
      28. VI Congresso de Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
      29. VI Congresso de Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
      30. VI Encontro Nacional do Conbrasd, X Congreso Iberoamericano de superdotación talento y creatividad e do Ii Congresso Internacional sobre Altas habilidades/superdotação. 2014. (Congresso).
      31. VI Encontro Nacional do ConBraSD e X Congreso Iberoamericano de superdotación talento y creatividad e do II Congresso Internacional sobre altas habilidades/superdotação. 2014. (Congresso).
      32. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Epeciais. 2014. (Seminário).
      33. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoascom Necessidades Educacionais Especiais.Os mitos da criança com inddicadores de precocidade na Educação Infantil. 2014. (Seminário).
      34. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiaisi.Altas habilidades ou superdotação na perspectiva do atendimento especializado e da inclusão. 2014. (Seminário).
      35. II Colóquio de Educação e Inclusão. 2013. (Encontro).
      36. II conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Seminário).
      37. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. INCLUSAO DE EDUCANDOS TALENTOSOS COM DUPLICIDADE DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: O ATENDIMENTO EM PAUTA.. 2013. (Congresso).
      38. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Inclusão de educandos talentosos com duplicidade de necessidades educacionais especiais: o atendimento em pauta.. 2013. (Congresso).
      39. III conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Seminário).
      40. III Semana da Licenciatura em Educação Especial.Altas habilidades/superdotação. 2013. (Outra).
      41. I Seminário Internacional do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão: universidade, sustentabilidade e inclusão. 2013. (Seminário).
      42. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. 2013. (Congresso).
      43. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Educação inclusiva para educandos com duplicidade de necessidades educacionais especiais:breves contextualizações e reflexões.. 2013. (Congresso).
      44. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Altas habilidades/superdotação: levantamento em eventos científicos e acadêmicos no Brasil.. 2013. (Congresso).
      45. VIII Encontro Ibero Americano de Educação.As terminologias em altas habilidades/superdotação e perda auditiva. 2013. (Encontro).
      46. VIII Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI: Experimental and Apllied Be Bahavior Analysis of Complex Bahaviors. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. RANGNI, R.A. 3º Seminário de Altas Habilidades: formação, atendimento e políticas públicas. 2019. (Outro).. . 0.
      2. RANGNI, R.A. Palestra Internacional: Respuesta educativa en Europa y programa de intervención en PIPAC. 2018. (Outro).. . 0.
      3. RANGNI, R.A. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. 2018. (Congresso).. . 0.
      4. RANGNI, R.A. 2º Seminário de Altas habilidades e 1ª Mostra do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano. 2017. (Outro).. . 0.
      5. RANGNI, R.A. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.
      6. RANGNI, R.A. V Semana de Educação Especial:discussões essenciais. 2015. (Outro).. . 0.
      7. RANGNI, R.A. 1º Seminário de altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas. 2015. (Outro).. . 0.
      8. RANGNI, R.A. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
      9. RANGNI, R.A. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).. . 0.
      10. RANGNI, R.A. IV Encontro de Educadores de Educação Inclusiva: Linguagem, Diversidade e Inclusão.. 2011. (Outro).. . 0.
      11. RANGNI, R.A. 13º Seminário de Educação Inclusiva. 2011. (Outro).. . 0.
      12. RANGNI, R.A. Seminário Internacional de Educação Inclusiva - 15 anos após Salamanca. 2009. (Outro).. . 0.
      13. RANGNI, R.A. 4º Seminário de Educação Inclusiva. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Rosemeire de Araujo Rangni ⇔ Maria da Piedade Resende da Costa (13.0)
        1. COSTA, M. P. R. da; RANGNI, R.A ; MANI, E. M. J.. Salas de recursos nas redes de ensino estaduais brasileiras: atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Talento, intelogencia y creatividad Talincrea. v. 5, p. 7-18, issn: 2448-8992, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RANGNI, ROSEMEIRE ARAÚJO ; RESENDE DA COSTA, MARIA DA PIEDADE. Identificação de educandos com altas habilidades: o laudo clínico é essencial?. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM). v. 30, p. 313-324, issn: 1808-270X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RESENDE DA COSTA, MARIA DA PIEDADE ; DE ARAÚJO RANGNI, ROSEMEIRE. ESTUDANTES SUPERDOTADOS: INCLUSÃO E. Journal of Research in Special Educational Needs. v. 16, p. 483-486, issn: 1471-3802, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?. Revista de Educação Publica (UFMT). v. 23, p. 725-738, issn: 0104-5962, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma. Educar em Revista (Impresso). v. 53, p. 187-199, issn: 0104-4060, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Rangni, Rosemeire de Araújo (Org.) ; Massuda, Mayra Berto (Org.) ; Costa, Maria da Piedade Resende da (Org.). Altas habilidades/superdotação. Temas para pesquisa e discussão. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 2017. v. 1, p. 167.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. COSTA, M. P. R; Rangni Rosemeire de Araújo (Org.). Surdocegueira: Estudos e reflexões. 1ª ed. São Carlos: Pedro João, 2015. v. 1, p. 151.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. Rangni Rosemeire de Araújo ; COSTA, M. P. R. Educação inclusiva para educandos com duplicidade de necessidades educacionais especiais: breves contextualizações e reflexões. Em: Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Luciene Ferreira da Silva, Antônia Francisco Marques, Eliane Marques Zanata, Glória Georges Feres. (Org.). Educação inclusiva para ducandod com duplicidade de necessidades educacionais especiais: breves contextualizações e reflexões. 1a.ed.Bauru. : Editora FC/UNESP Bauru. 2015.v. II, p. 1595-1604.
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        9. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Duplicidade de necessidades educacionais especiais - talentos e perdas auditivas: colocações (im)pertinentes. Em: Rita de Cacia Santos Souza; Isa Regina Santos dos Anjos; Maria Luiza Pontes de França-Freitas. (Org.). Dotação e Talento na Educação Inclusiva. 1ed.São Cristovão. : Editora UFS (Universidade Federal de Sergipe. 2014.v. 1, p. 143-164.
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      • Rosemeire de Araujo Rangni ⇔ Rosimeire Maria Orlando (1.0)
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    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32