Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria da Piedade Resende da Costa

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar.Participou do Projeto para a implantação do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial desde 1992 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9661605924327912) até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui publicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2791098416503955 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2018&1985-1993&2018-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: () 33518349 Fax: () 33518357
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Crencas de autoeficacia dos professores relativas ao trabalho em turmas inclusivas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Piedade Resende da Costa - Coordenador / Sabrina Gomes Cozendey - Integrante.
      Membro: Maria da Piedade Resende da Costa.
    2. 2017-Atual. Mobilidade de Criancas com Surdocegueira Congenita e Criancas com Deficiencia Multipla Sensorial Usuarias de Cadeira de Rodas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Piedade Resende da Costa - Coordenador / Shirley Rodrigues Maia - Integrante.
      Membro: Maria da Piedade Resende da Costa.
    3. 1985-Atual. Educacao Especial
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos sobre currículo funcional e materiais intrucionais para alunos com necessidades educativas especiais. Oferece um atendimento especializado a crianças com deficiência da comunidade e conta com a participação de alunos da graduação e pós-graduação. Este projeto teve início em agosto de 1985 e é desenvolvido no espaço físico do Laboratório de EducaçãoEspecial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Piedade Resende da Costa - Coordenador / Lúcia Govea Buratto - Integrante / Edison Martins Miron - Integrante / Josefa Lídia da Costa Pereira - Integrante / Marcos Michel de Souza - Integrante / Sheila Glaucieli Fenske - Integrante / Susana Maria Mana Aráoz - Integrante / Regiane da Silva Barbosa - Integrante / Patricia Sidorenko de Oliveira Capote - Integrante / Isa Rodrigues dos Santos - Integrante / Vul Maria Ikonomidis - Integrante.
      Membro: Maria da Piedade Resende da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. A inclusão profissional de pessoas com deficiência no contexto da Educação Superior. 2018. (Congresso).
      2. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Formação dos licdnciandos para o trabalho com alunos surdos: um estudo desenvolvido na UIFSCar. 2018. (Congresso).
      3. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Avaliação de habilidades motoras no handebol adaptado: proposta e validação instrumental. 2018. (Congresso).
      4. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Política de Educação Especial no Brasil e Moçambique para jovens e adultos com deficiência. 2018. (Congresso).
      5. VIII Congresso Brasilero de Educação Especial. Avanços recentes no estudo da surdocegueira. 2018. (Congresso).
      6. XVIII EIDE. Análise dos resultados de edições do exame nacional de desemp de estuda (Enade) dos cursos de múdics em relsç~so sod conteúdos de educação especialntesenho. 2018. (Congresso).
      7. XVIII EIDE. Intervención en aula para personas con surdoceguera adquirida. 2018. (Congresso).
      8. I Seminário Amazônico de Surdocegueira e Deficiência Múltipla.Formação dos profissionais e os desafios cotidianos dos alunos surdocegos e com deficiência múltipla sensorial. 2017. (Seminário).
      9. I Seminário Amazônico de Surdocegueira e Deficiência Múltipla.Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: perspectivas contemporâneas. 2017. (Seminário).
      10. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. A importância da identificação da precocidade na Educação Infantil. 2017. (Congresso).
      11. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. Pedagogiaclal resources in the deafblindness for Syndome of Usher in classroom. 2017. (Congresso).
      12. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. Práticas e percepções de professores de instituiçõaes especializadassobre o ensino da leitura e escrita para o aluno com deficiência intelectual. 2017. (Congresso).
      13. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. O professor no ensino do aluno com surdocegueira. 2014. (Congresso).
      14. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A pessoa com surdocegueira e o mescado de trabalho. 2014. (Congresso).
      15. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A família na educação da pessoa com surdocegueira. 2014. (Congresso).
      16. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. Práticas pedagógicas para alunos com surdocegeuira. 2014. (Congresso).
      17. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. O guia intérprete na educação do aluno com sudocegueira. 2014. (Congresso).
      18. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A comunicação na perspectiva da surdocegueira. 2014. (Congresso).
      19. II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.O ensino e a prendizagem de aritmética: intervenção pedagógica em uma criança com surdez usuária de implante coclerar. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • Maria da Piedade Resende da Costa ⇔ Rosemeire de Araujo Rangni (13.0)
          1. COSTA, M. P. R. da; RANGNI, R.A ; MANI, E. M. J.. Salas de recursos nas redes de ensino estaduais brasileiras: atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Talento, intelogencia y creatividad Talincrea. v. 5, p. 7-18, issn: 2448-8992, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. RANGNI, ROSEMEIRE ARAÚJO ; RESENDE DA COSTA, MARIA DA PIEDADE. Identificação de educandos com altas habilidades: o laudo clínico é essencial?. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM). v. 30, p. 313-324, issn: 1808-270X, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. RESENDE DA COSTA, MARIA DA PIEDADE ; DE ARAÚJO RANGNI, ROSEMEIRE. ESTUDANTES SUPERDOTADOS: INCLUSÃO E. Journal of Research in Special Educational Needs. v. 16, p. 483-486, issn: 1471-3802, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?. Revista de Educação Publica (UFMT). v. 23, p. 725-738, issn: 0104-5962, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma. Educar em Revista (Impresso). v. 53, p. 187-199, issn: 0104-4060, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. Rangni, Rosemeire de Araújo (Org.) ; Massuda, Mayra Berto (Org.) ; Costa, Maria da Piedade Resende da (Org.). Altas habilidades/superdotação. Temas para pesquisa e discussão. 1ª ed. São Carlos: EDUFSCar, 2017. v. 1, p. 167.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          7. COSTA, M. P. R; Rangni Rosemeire de Araújo (Org.). Surdocegueira: Estudos e reflexões. 1ª ed. São Carlos: Pedro João, 2015. v. 1, p. 151.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          8. Rangni Rosemeire de Araújo ; COSTA, M. P. R. Educação inclusiva para educandos com duplicidade de necessidades educacionais especiais: breves contextualizações e reflexões. Em: Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Luciene Ferreira da Silva, Antônia Francisco Marques, Eliane Marques Zanata, Glória Georges Feres. (Org.). Educação inclusiva para ducandod com duplicidade de necessidades educacionais especiais: breves contextualizações e reflexões. 1a.ed.Bauru. : Editora FC/UNESP Bauru. 2015.v. II, p. 1595-1604.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          9. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. Duplicidade de necessidades educacionais especiais - talentos e perdas auditivas: colocações (im)pertinentes. Em: Rita de Cacia Santos Souza; Isa Regina Santos dos Anjos; Maria Luiza Pontes de França-Freitas. (Org.). Dotação e Talento na Educação Inclusiva. 1ed.São Cristovão. : Editora UFS (Universidade Federal de Sergipe. 2014.v. 1, p. 143-164.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          10. MARQUES, D. M. C. ; RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R.. A relação familiar para a educação de alunos com altas habilidades /superdotação. Em: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, v. 1, p. 1-14, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          11. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R. da. Students with giftedness and disability:the Brazilian educational policies. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
          12. RANGNI, R.A ; COSTA, M. P. R. da. Educators formation for gifted students:Brazilian policies in discussion. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
          13. Marques Danitiele Maria Calazans ; RANGNI, R.A ; COSTA, Maria da Piedade Resende da. A formação de professores para altas habilidades ou superdotação e dever legal. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        • Maria da Piedade Resende da Costa ⇔ Márcia Duarte Galvani (1.0)
          1. VINENTE, S. ; COSTA, M. P. R. ; DUARTE, MÁRCIA. Jovens e adultos com deficiência e a legislação educacional dos Países Lusófonos. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 5, p. 185-198, issn: 2358-8845, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Maria da Piedade Resende da Costa ⇔ Rosimeire Maria Orlando (1.0)
          1. ARÁOZ, Susana Maria Mana ; SILVA, K. R. ; RODRIGUES, T. B. ; COSTA, M. P. R.. Inclusão e Acessibilidade de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 30620-12, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32