Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcia Duarte Galvani

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, adaptação e acomodação do currículo escolar, prática pedagógica e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6866106661255961 (29/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519358 Ramal: 9358 URL da Homepage: www.ufscar.com.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2014-2016. Ensino colaborativo e adaptacao curricular para o apoio a inclusao escolar: praticas colaborativas entre os professores
      Descrição: Considerando que faltam aspectos básicos para garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a apropriação de conhecimentos escolares dos alunos com deficiência, matriculados na escola regular, o presente projeto tem por objetivos: (a) analisar as concepções do professor que atua no ensino regular e o professor da Educação Especial a respeito do ensino colaborativo e da adaptação Curricular para o apoio à inclusão escolar do aluno com deficiência na Educação Básica; (b) descrever e analisar as práticas colaborativas entre os professores em atendimento ao aluno com deficiência, tendo em vista o ensino dos conteúdos curriculares; (c) elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de adaptação curricular em conjunto com o professor regente do ensino regular e o professor de Educação Especial. Serão participantes da pesquisa aproximadamente 10 professores que atuam no ensino regular e três professores da Educação Especial que atuam de forma colaborativa com alunos com deficiência matriculados na Educação Básica. A coleta de dados ocorrerá em aproximadamente 3 escolas da Educação Básica, localizada em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia de trabalho que este estudo pauta-se em fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa colaborativa, que visa contribuir para formação continuada dos professores, reflexões das práticas pedagógicas e produção do conhecimento. Para isto, serão realizadas reuniões coordenadas com os professores e pesquisadora. Estão previstos dez encontros de reuniões coordenadas e seguirão um cronograma de atividades. Para coleta de dados serão utilizados cinco instrumentos: roteiro de entrevista semiestruturada inicial, roteiro de observações, roteiro de reuniões coordenadas, diário de campo e roteiro de entrevista semiestruturada final. Os dados serão analisados por meio de elaboração de categorias temáticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Larissa Guadagnini - Integrante / Melina Thaís da Silva - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante / Joice Daiane Muniz - Integrante / Thereza Makibara Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    2. 2012-2014. Estrategias e Praticas Pedagogicas na escolarizacao de alunos com deficiencia na Educacao Basica
      Descrição: Considerando que a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, na busca de um caminho para nortear a prática pedagógica, a partir de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial em colaboração com os professores da classe regular, propõem-se três frentes de trabalho: A primeira envolve compreender e analisar as práticas curriculares da escola e do trabalho de parceria dos professores do ensino regular e da educação especial em relação aos alunos com deficiência intelectual. A segunda envolve analisar se há e como estão sendo realizadas as adaptações curriculares para aprendizagem dos conteúdos dos alunos com deficiência incluídos no espaço escolar. A terceira se caracteriza por intervenções em grupo com professores, principalmente no que se refere à elaboração e avaliação de estratégias e adaptações dos conteúdos das disciplinas escolares. Este projeto ocorrerá em escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Larissa Guadagnini - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    3. 2011-2013. Formacao de professores na perspectiva da educacao inclusiva: analise do curriculo dos cursos de licenciatura
      Descrição: O projeto tem como questão central a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura na perspectiva da educação inclusiva. Essa investigação assume importância na atualidade tendo em vista o atual panorama da escola brasileira orientada pelos pressupostos da educação inclusiva, a expansão no número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nos contextos comuns de ensino e as atuais políticas de formação de professores as quais recomendam que os cursos de licenciatura assegurem a aquisição dos saberes necessários para a efetiva atuação na educação inclusiva. Frente a essa realidade esta pesquisa tem como objetivo: Analisar os currículos dos cursos de licenciaturas específicas das Universidades Públicas, estaduais e federais, localizadas no Estado de São Paulo, visando identificar aspectos de reorganização dos mesmos em relação às políticas educacionais de formação de professores para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Integrante / Juliane Aparecida de paula Perez Campos - Integrante / Cristina Cinto Araújo Pedroso - Coordenador.
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
      Descrição: O projeto tem como questão central a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura na perspectiva da educação inclusiva. Essa investigação assume importância na atualidade tendo em vista o atual panorama da escola brasileira orientada pelos pressupostos da educação inclusiva, a expansão no número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nos contextos comuns de ensino e as atuais políticas de formação de professores as quais recomendam que os cursos de licenciatura assegurem a aquisição dos saberes necessários para a efetiva atuação na educação inclusiva. Frente a essa realidade esta pesquisa tem como objetivo: Analisar os currículos dos cursos de licenciaturas específicas das Universidades Públicas, estaduais e federais, localizadas no Estado de São Paulo, visando identificar aspectos de reorganização dos mesmos em relação às políticas educacionais de formação de professores para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Integrante / Marcia Duarte - Integrante / Cristina Cinto Araújo Pedroso - Coordenador.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    4. 2011-Atual. Sindrome de Down: propostas de intervencao com familias e professores
      Descrição: Dentre os muitos desafios que se coloca a educação inclusiva, está a efetiva participação social e escolar das pessoas com síndrome de Down. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem por objetivos: (a) Analisar aspectos do desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down, considerando especificamente o autoconceito, a autoestima e a busca da identidade pessoal e social; (b) Descrever e analisar como as pessoas com síndrome de Down se percebem e quais sentimentos têm em relação à síndrome; (d) Identificar e analisar a experiência de familiares de pessoas com síndrome de Down, acerca do cotidiano, das práticas de apoio e do impacto da notícia; (e) verificar a intensidade de apoio em comportamentos adaptativos de pessoas com síndrome de Down e (f) revisar trabalhos sobre a temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Aline Mercez Silva - Integrante / Gabrielle Troleze Braga - Integrante / Giani Pierobom Ceratti - Integrante / Bruna Rafaela de Batista - Integrante / Letícia Delponte Biffi - Integrante / Jaqueline Oppi - Integrante / Polyane Gabrielle de Freitas - Integrante / Camila Fernanda Ferreira da Silva - Integrante / Bruna Bianchi - Integrante / Gabriela Cometa Aissa - Integrante / Julia Oliveira de Souza - Integrante / Beatriz Moretti Gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 13
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    5. 2011-Atual. Implementacao e avaliacao de propostas de ensino para o apoio a inclusao escolar
      Descrição: Considerando que faltam aspectos básicos para garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a apropriação de conhecimentos escolares dos alunos com deficiência, matriculados e frequentes na escola regular, o presente projeto desenvolve estudos para a identificação e descrição da prática pedagógica dos professores, propondo, implementando e avaliando cientificamente propostas de ensino, considerando o ensino de habilidades específicas, a proposição de parâmetros curriculares, propostas de adaptação curricular ou mesmo a análise de programas e serviços de ensino especial. Os participantes deste estudo são: professores que atuam na educação básica, gestores, e alunos com deficiência intelectual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante / Joice Daiane Muniz - Integrante / Thereza Makibara Ribeiro - Integrante / Melina Thaís da Silva Mendes - Integrante / Natália Fernandes Flores - Integrante / Beatriz Segantini França - Integrante / Milena Lucania de Freitas - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 8
      Membro: Marcia Duarte Galvani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. palestra no I Encontro de Licenciados em Educação Especial r d.Cursos Profissionalizantes para alunos com Deficiência Intelectual. 2020. (Encontro).
      2. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2018. (Congresso).
      3. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. MOVIMENTOS SOCIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO BRASIL. 2018. (Congresso).
      4. VII Congresso Brasileiro em Educação Especial. Qualidade de Vida e síndrome de Down: uma análise das pesquisas. 2016. (Congresso).
      5. Congresso Internacional de Educação. Demandas do atual Plano Nacional de Educação para o Atendimento Educacional Especializado. 2015. (Congresso).
      6. Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com deficiência.A importância do Trabalho em Rede no Enfrentamento à Violência e Violações de Direitos. 2015. (Encontro).
      7. 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM.Contribuições do PIBID para os processos de formação de professores em Educação Especial. 2014. (Seminário).
      8. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLABORATIVO DO PIBID DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2014. (Congresso).
      9. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS. 2014. (Congresso).
      10. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Práticas de inclusão escolar na educação básica. 2014. (Congresso).
      11. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Os desafios da Educação Inclusiva no Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).
      12. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Família de pessoas público alvo da Educação Especial. 2014. (Congresso).
      13. 3º Simpósio Internacional de Síndrome de Down. 2013. (Simpósio).
      14. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Interação entre irmãos com síndrome de Down e desenvolvimento típico. 2013. (Congresso).
      15. 2° Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1° Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP,. Jovens e Adultos com Síndrome de Down: O Direito à Participação Social. 2012. (Congresso).
      16. 35ª Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).
      17. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Reorganização do Ensino em Tempos de Inclusão. 2012. (Congresso).
      18. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. O PIBID DA licenciatura em Educação Especial: reflexões sobre experiências vividaS EM TEMPOS DE INCLUSÃO. 2012. (Congresso).
      19. VI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL. 2012. (Congresso).
      20. XI Jornada de Educação Especial.Inclusão escolar e adaptações curriculares: um relato de estágio. 2012. (Outra).
      21. XIV Jornada Pedagógica PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: contexto, análise crítica, perspectivas e proposições.PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: AS PRODUÇÕES DE 1994 A 2011. 2012. (Outra).
      22. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação Anped. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. (Congresso).
      23. 6° Encontro Iberoamericano de Educação.Concepções e Práticas dos Professores no Processo de Inclusão Escolar de Alunos com Síndrome de Down. 2011. (Encontro).
      24. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.“Ou Isto Ou Aquilo”: Trabalhando o Conceito de Diversidade Com Poemas Em Uma Sala De 1º Ano do Ensino Fundamental. 2011. (Outra).
      25. III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente - CISCA. Jovens com síndrome de Down: o Direito à Participação Social. 2011. (Congresso).
      26. IX Evento de Educação em Química.SÍNDROME DE DOWN:UM ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÕES NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. 2011. (Seminário).
      27. VI Encontro de Educação Especial. 2011. (Encontro).
      28. VI Seminário Nacional de Pesquisa Em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: Mutiplicidade no Atendimento Educacional Especializado.ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: UMA PARCERIA POSSÍVEL?. 2011. (Seminário).
      29. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCAR - quot; Novos alunos: que Universidade?quot;. 2011. (Seminário).
      30. 10ª Jornada de Educação Especial e uso das Tecnologias da Informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas.A inclusão do aluno com síndrome de Down: um estudo sobre a situação escolar no Ensino Fundamental e Médio da cidade Araraquara- SP. 2010. (Outra).
      31. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).
      32. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Questões Curriculares em Educação Especial: os diferentes sentidos das acomodações, adaptações e adequações. 2010. (Congresso).
      33. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. um es. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. DUARTE, M.. 1º Seminário PIBID da Educação Especial/UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.
      2. DUARTE, M.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
      3. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P. P. ; SILVA, A. L. F. ; GUADAGNINI, L. ; SILVA, M. T.. II Coloquio sobre trabalho pedagógico da Educação Especial: a escolarização de crianças jovens e adultos com deficiência intelectual. 2014. Outro
      4. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P. P. ; GUADAGNINI, L.. I Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com deficiência intelectual. 2013. Outro
      5. DUARTE, M.. III Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Diferentes Perspectivas. 2013. (Outro).. . 0.
      6. DUARTE, M.; BRAZ, A. ; SANTOS, C. C.. 2º Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com síndrome de Down. 2012. Outro
      7. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P.. II Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial. 2012. Outro
      8. DUARTE, M.. I Semana da Licenciatura em Educação Especial. 2011. (Outro).. . 0.
      9. DUARTE, M.. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).. . 0.
      10. DUARTE, M.. VI Encontro de Educação Especial: estudos, debates e vivências deficiência: perspectivas de prevenção, inclusão e formação de professores. 2006. (Outro).. . 0.
      11. DUARTE, M.. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Outro).. . 0.
      12. DUARTE, M.. 4° Encontro de Pais, profissionais e Surdocegos da Região Sul. 2000. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (29.0)
        1. MORO, J. B. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; GALVANI, M. D.. A interface entre a Educação Especial e Educação Matemática: a inclusão de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista. v. 22, p. 32-39, issn: 2317-904X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PORTA, W. C. S. ; GUADAGNINI, L. ; TRAVAGIN, K. C. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular. Revista Educação Especial (Online). v. 29, p. 215-231, issn: 1808-270X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. 'PIBID da educação especial: uma experiência de adaptação de atividades para apoio a inclusão escolar'.. Educação em Revista (Online). v. 17, p. 73-84, issn: 2236-5192, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: reflexões sobre a experiência vivida por uma bolsista.. Ensino e Pesquisa (União da Vitória). v. 13, p. 127-138, issn: 1676-1030, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; VILARONGA, C.A.R.. Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG). v. 25, p. 65-78, issn: 2236-0513, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. PEDROSO, CRISTINA CINTO ARAUJO ; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ ; DUARTE, MÁRCIA. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educacao Unisinos (Online). v. 17, p. 40-47, issn: 2177-6210, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Cadernos de Educação Especial (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1808-270X Revista Educação Especial (Impresso)). v. 24, p. 271-283, issn: 0103-0000, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. LEVY, E. T. S. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; GALVANI, M. D.. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. Em: Márcia Regina Onofre. (Org.). Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 81-92.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. CAMPOS, J A de Paula Perez; DUARTE, M.. Alunos com deficiência na escola: interações com os colegas de turma ao longo dos anos escolares. Em: CAIADO, K. R. M.. (Org.). (Org.). Trajetórias escolares de alunos com deficiência. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2013.v. 1, p. 165-184.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. KHALED, A. P. A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. PIBID Educação Especial/UFSCAR e o trabalho colaborativo: relato de uma experiência. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-9, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. LEVY, E. T. S. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-13, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. A Educação Especial no Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência: As Adaptações Curriculares. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BERNARDO, F. ; GOMES, F. C. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M. ; CARVALHO, D. C. M.. Desenvolvimento do trabalho colaborativo no ensino de conceitos matemáticos por meio de experiência no PIBID. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial., v. 1, p. 1-14, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Adaptações curriculares para o aluno com síndrome de Down a partir do trabalho colaborativo. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: algumas reflexões sobre a vivência de estudantes bolsistas. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, p. 1-13, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. PORTA, W. C. S. ; GUADAGNINI, L. ; TRAVAGIN, K. C. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Perfil dos artigos sobre adaptação curricular publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, v. 1, p. 25-38, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; VILARONGA, C.A.R.. O PIBID da licenciatura em educação especial da UFScar: algumas reflexões sobre a experiência vivida em uma escola estadual. Em: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Didática e Prática de Ensino - compromisso com a escola pública, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Atendimento educacional especializado na Educação de Jovens e Adultos: uma parceria possível?. Em: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, v. 1, p. 1-15, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. Pedroso ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. A Educação Especial na Formação Inicial dos Cursos de Licenciatura: Uma Análise Preliminar. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores - Por uma política nacional de formação de professores., v. 1, p. 4669-4680, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. MUTO, J. H. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. Educação Especial: da Teoria à Prática. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2014, São Carlos-SP. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, v. 10, p. 1-1, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. SILVA, J. C. G. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Utilização de Jogo Adaptado no Ensino de Escrita e Leitura de Aluno com Deficiência Intelectual Inserido em Sala de Aula Regular. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2014, São Carlos-SP. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, p. 1-1, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. Pedroso, C.C.A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise preliminar do currículo de cursos de licenciatura. Em: 6° Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara-SP. 6° Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
        27. Pedroso, C.C.A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. A Educação Especial Na Formação Inicial Dos Cursos De Licenciatura: Uma Análise Preliminar. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        28. CAMPOS, J A de Paula Perez. Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]
        29. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Educação especial, inclusão escolar e social. 2010. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Fabiana Cia (10.0)
        1. BATISTA, B. R. ; DUARTE, M. ; CIA, F.. A interação entre as pessoas com síndrome de Down e seus irmãos: um estudo exploratório. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 21, p. 3091-3099, issn: 1678-4561, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOUZA, A.C. ; CIA, F. ; Duarte, M.. Adaptação curricular junto ao processo de inclusão: um estudo de caso. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 1742-1754, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BRAZ, A. ; DUARTE, M. ; CIA, F.. Na escola - adaptação do conteúdo de ciências para o aluno síndrome de Down: Um relato das ações do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Especial. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 6969-6980, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
        8. DUARTE, M. Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral no IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]
        9. DUARTE, M. Coordenadora de Sessão de Pôsteres do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]
        10. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Educação especial, inclusão escolar e social. 2010. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Maria da Piedade Resende da Costa (1.0)
        1. VINENTE, S. ; COSTA, M. P. R. ; DUARTE, MÁRCIA. Jovens e adultos com deficiência e a legislação educacional dos Países Lusófonos. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 5, p. 185-198, issn: 2358-8845, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32