Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3169299095370522 (24/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luís, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519706 Ramal: 9706 URL da Homepage: http://www.cech.ufscar.br/eesp/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Educacao Especial no contexto do ensino medio: atuacao docente e participacao dos alunos publico alvo da educacao especial
      Descrição: Este projeto visa identificar, caracterizar e intervir junto à atuação dos professores do ensino médio junto aos alunos com deficiência; bem como pesquisar sobre a participação dos alunos com deficiência nos espaços do ensino médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Miriam Viridiana Verástegui Juárez - Integrante / Beatriz Caixeta - Integrante / Leonardo Alves Vicente - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    2. 2018-Atual. A Educacao Especial no contexto da Educacao de Jovens e Adultos: em foco as praticas de ensino e a formacao dos professores
      Descrição: Este estudo tem como questão central o processo escolar de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com destaque para a análise e problematização das práticas de ensino dos professores atuantes junto ao referido alunado.A presente proposta tem por objetivo geral analisar as concepções e práticas de ensino dos professores da EJA que atuam com alunos público alvo da educação e professores da educação especial, antes e após o desenvolvimento de programas de formação docente. Para que o objetivo geral seja alcançado e tendo em vista o alcance da presente pesquisa, têm-se como objetivos específicos: analisar as narrativas dos professores da EJA sobre a maneira como constroem sua prática, seu trabalho docente junto aos alunos PAEE; identificar as demandas e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor de EJA e o da Educação Especial em atendimento ao aluno PAEE; avaliar as adaptações curriculares para alunos PAEE na perspectiva da educação inclusiva; analisar os limites e possibilidades do PEI em relação as práticas pedagógicas dos professores da sala regular e da educação especial que lecionam com esses estudantes na EJA antes e após o desenvolvimento do PEI; elaborar e aplicar um programa de formação, visando a capacitação dos professores da EJA e da educação especial, visando práticas pedagógicas colaborativas junto ao aluno PAEE. A pesquisa será pautada na abordagem qualitativa. Serão participantes principais do estudo professores que atuam nos espaços da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos e que tenham em sala de aula aluno PAEE, assim como professores da educação especial que também atuam nos espaços da EJA; e será desenvolvida nas#10;dependências de escolas municipais e/ou estaduais, conforme a disponibilidade e autorização das secretarias municipais de educação e/ou das diretorias de ensino. O procedimento da coleta de dados está organizado em diferentes etapas, sendo: caracterização das práticas de ensino; elaboração e desenvolvimento de programas de formação docente; avaliação dos programas de formação e das práticas de ensino dos professores participantes. Para cada etapa serão empregados diferentes instrumentos de coleta dos dados. Os dados coletados serão organizados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo coma categorização dos dados, instrumentos de coleta dos dados. Os dados coletados serão organizados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo com a categorização dos dados, após leituras e sistematização dos dados. Espera-se que esta pesquisa contribua na reflexão e elaboração de novas práticas poderá possibilitar o acesso ao conhecimento escolar, viabilizando oportunidades igualitárias de acesso e permanência no espaço escolar aos educandos desta modalidade de ensino, independentemente de suas limitações, que, consequentemente, os ofereça condições de uma participação mais efetiva na sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Graciliana Garcia Leite - Integrante / Nicoli Christine Rocha Santos - Integrante / Marcela Nogueira Fontão - Integrante / Isabella Delamain Fernandez Olmos - Integrante.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    3. 2017-2018. Inclusao escolar de alunos com deficiencia na modalidade Educacao de Jovens e Adultos: Analise de pesquisas sobre formacao docente
      Descrição: A formação de professores para atuar junto ao público alvo da educação especial na modalidade de educação de jovens e adultos tem sido apontada pela literatura na área de Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma das necessidades emergentes para se efetivar processos inclusivos. Esta pesquisa de revisão sistemática tem o propósito de identificar e analisar as dissertações e teses com foco na formação de professores para inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial na modalidade da EJA no banco de Biblioteca digital de Teses e dissertações Brasileiras e o Banco de Dissertações e Teses da CAPES. O recorte temporal será sinalizado a partir da identificação da primeira e última produção com esse foco. Foram utilizados descritores a partir da combinação das palavras: formação de professores; Inclusão Escolar; EJA; Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; AEE; educação inclusiva; formação docente; ensino colaborativo; Saberes docentes; Deficiência na EJA. Os critérios de inclusão serão pesquisas que tenham os seguintes focos: formação de professores para Inclusão na EJA; formação de professores para educação inclusiva na EJA; Formação docente para educação especial na EJA; Formação de professores para EJA com deficiência; Prática docente na EJA com deficiência; saberes docentes sobre deficiência na EJA; ensino colaborativo na EJA. Após a seleção das teses e dissertações será realizado a obtenção minuciosa dos dados, seguindo o roteiro, divido nas seguintes partes: a) Identificação da tese e/ou dissertação; b) Análise descritiva da tese e/ou dissertação e por fim será realizada a análise do conteúdo, considerando a contribuição das produções sobre os processos formativos para os professores que atuam com o público alvo da educação especial na EJA, bem como as possibilidades teóricas e práticas para a formação de professores para a perspectiva inclusiva na EJA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / maria do carmo lobato - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    4. 2016-Atual. Escolarizacao de alunos com deficiencia intelectual na modalidade de ensino Educacao de Jovens e Adultos: demandas e intervencoes
      Descrição: A inclusão de jovens e adultos com deficiência na EJA é um tema recente nas discussões educacionais. A literatura ainda é escassa, e têm se tornado cada vez mais pertinentes debates acerca da questão, uma vez que, seguindo o movimento inclusivo, a EJA se apresenta como possibilidade educativa para as pessoas que historicamente foram marginalizadas da escola regular. A presente proposta é parte integrante das atividades desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da pessoa com deficiência, da Universidade Federal de São Carlos, e visa: caracterizar o perfil e trajetória escolar dos alunos com deficiência intelectual matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos; analisar os indicativos de acesso, permanência e conclusão de escolaridade dos alunos com deficiência intelectual que frequentam a Educação de Jovens e Adultos , dos municípios investigados; compreender o conhecimento e concepções do professor desses alunos sobre os alunado com deficiência intelectual; descrever como está organizado o ensino na Educação de Jovens e Adultos para os alunos com deficiência intelectual, bem como as práticas pedagógicas de seus professores; elaborar, implementar e avaliar proposta de intervenção com os professores participantes sobre adaptações curriculares aos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual. Dada a natureza e os objetivos da presente proposta, este estudo caracteriza como misto; sendo pautado na abordagem qualitativa e quantitativa, e com referência metodológica nas pesquisas exploratória-descritiva e de intervenção. Serão selecionados três municípios paulistas onde constam incluídos alunos com deficiência intelectual nas salas de Educação de Jovens e Adultos das escolas da rede municipal de ensino. Serão participantes dos estudos, os professores da Educação de Jovens e Adultos , alunos e seus respectivos responsáveis, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observações em sala de aula, e realização de intervenções junto aos professores participantes. Sendo os dados de indicativos de matriculas analisados quantitativamente e os demais por meio de análise de conteúdo. Espera-se que a presente proposta contribua na compreensão sobre como a escola vem sendo organizada para atender aos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Flávia Maria Santos - Integrante / Graciliana Garcia Leite - Integrante / Ana Maria Tassinari - Integrante / Melina Brandt - Integrante / Waldísia Rodrigues de Lima - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    5. 2015-2018. Inclusao escolar no Contexto do Ensino Medio: caracterizacao da realidade e intervencao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Natália Costa de Felicio - Integrante / Angelina Leonilda de Oliveira - Integrante / Akila Priscila Sabino - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    6. 2015-2016. ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NA EJA: ACESSO, PERMANENCIA E CONCLUSAO?
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar os fatores que levaram os alunos com deficiência intelectual, incluídos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ano de 2012, de um município de pequeno porte do interior de São Paulo, a concluírem ou desistirem de seus estudos nesta modalidade de ensino. Participarão do estudo as pessoas com deficiência intelectual, e respectivos familiares, que no ano de 2012 estavam matriculadas na EJA, nível ensino fundamental (ciclo I) e período noturno, de um município de pequeno porte do interior de São Paulo, A coleta de dados será por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, composto por perguntas direcionadas à inclusão do aluno com deficiência intelectual (participante) na Educação de Jovens e Adultos (EJA); as expectativas com esta inclusão (pessoa com DI e seu responsável); o processo de inclusão (funcionamento, apoios oferecidos ou não, fatores que contribuíram ou dificultaram); e, os resultados desse processo (se o aluno concluiu ou não; e como ele está nos dias atuais). Espera-se que os resultados evidenciem os fatores que contribuíram para que estes alunos pudessem concluir os seus estudos, ou quais os fatores que dificultaram a conclusão de seus estudos nesta modalidade, ou ainda, quais fatores que impediram estes alunos a concluir seus estudos, e os levaram a desistência de seus estudos nesta modalidade. Espera-se que esta pesquisa implique em contribuições para as discussões e reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos com deficiência intelectual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Renata Andrea Fernandes Fantacini - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    7. 2014-2017. Escolarizacao de alunos com deficiencia intelectual na modalidade de ensino Educacao de Jovens e Adultos: demandas e intervencoes
      Descrição: A inclusão de jovens e adultos com deficiência na EJA é um tema recente nas discussões educacionais. A literatura ainda é escassa, e têm se tornado cada vez mais pertinentes debates acerca da questão, uma vez que, seguindo o movimento inclusivo, a EJA se#10;apresenta como possibilidade educativa para as pessoas que historicamente foram marginalizadas da escola regular. A presente proposta é parte integrante das atividades desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da pessoa com deficiência?, da Universidade Federal de São Carlos, e visa: caracterizar o perfil e trajetória escolar dos alunos com deficiência intelectual matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos; analisar os indicativos de acesso, permanência e#10;conclusão de escolaridade dos alunos com deficiência intelectual que frequentam a Educação de Jovens e Adultos , dos municípios investigados; compreender o conhecimento e concepções do professor desses alunos sobre os alunado com deficiência intelectual; descrever como está organizado o ensino na Educação de Jovens e Adultos para os alunos com deficiência intelectual, bem como as práticas pedagógicas de seus professores; elaborar, implementar e avaliar proposta de intervenção com os professores participantes sobre adaptações curriculares aos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual. Dada a natureza e os objetivos da presente proposta, este estudo caracteriza como misto;#10;sendo pautado na abordagem qualitativa e quantitativa, e com referência metodológica nas pesquisas exploratória-descritiva e de intervenção. Serão selecionados três municípios paulistas onde constam incluídos alunos com deficiência intelectual nas salas de Educação de Jovens e Adultos das escolas da rede municipal de ensino. Serão participantes dos estudos, os professores da Educação de Jovens e Adultos , alunos e seus respectivos responsáveis, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com roteiro#10;semiestruturado, observações em sala de aula, e realização de intervenções junto aos professores participantes. Sendo os dados de indicativos de matriculas analisados quantitativamente e os demais por meio de análise de conteúdo. Espera-se que a presente proposta contribua na compreensão sobre como a escola vem sendo organizada para atender aos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual.#10;Palavras-Chave: Educação Especial. deficiência intelectual. Educação de Jovens e Adultos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador / Jéssica de Brito - Integrante / Márcia Duarte - Integrante / Mariele Angélica de Souza Freitas - Integrante / Flávia Maria Santos - Integrante / Renata Andrea Fernandes Fantacini - Integrante / Graciliana Garcia Leite - Integrante / Ana Maria Tassinari - Integrante / Melina Brandt - Integrante / maria do carmo lobato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 4
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    8. 2011-2013. Formacao de professores na perspectiva da educacao inclusiva: analise do curriculo dos cursos de licenciatura
      Descrição: O projeto tem como questão central a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura na perspectiva da educação inclusiva. Essa investigação assume importância na atualidade tendo em vista o atual panorama da escola brasileira orientada pelos pressupostos da educação inclusiva, a expansão no número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nos contextos comuns de ensino e as atuais políticas de formação de professores as quais recomendam que os cursos de licenciatura assegurem a aquisição dos saberes necessários para a efetiva atuação na educação inclusiva. Frente a essa realidade esta pesquisa tem como objetivo: Analisar os currículos dos cursos de licenciaturas específicas das Universidades Públicas, estaduais e federais, localizadas no Estado de São Paulo, visando identificar aspectos de reorganização dos mesmos em relação às políticas educacionais de formação de professores para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Integrante / Marcia Duarte - Integrante / Cristina Cinto Araújo Pedroso - Coordenador.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    9. 2009-2014. Educacao Especial na Educacao de Jovens e Adultos: relacao entre escolarizacao e trabalho
      Descrição: Dentre os muitos desafios que se coloca a educação inclusiva, esta a escolarização em escolas comuns de jovens e adultos com deficiência. Perante isso, surgem alguns questionamentos: quais as perspectivas de atendimento educacional ao aluno com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)? na perspectiva da educação inclusiva, a escola comum tem-se dado conta de seu papel na formação dos alunos com como, por exemplo, a preparação para o mercado de trabalho? a Educação de Jovens e Adultos prevê a preparação destes para a o mundo do trabalho? qual a perspectiva escolar de jovens e adultos com deficiência intelectual? Este projeto visa investigar a Educação Especial no contexto da Educação de Jovens e Adultos, suas interfaces, escolarização e preparação profissional de pessoas com deficiência. Os dados serão coletados através de levantamento bibliográfico, observações, entrevistas semi-estruturadas, estudo documental; tendo como alvo: jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou com outras deficiências, professores e gestores de escolas comuns e especiais. Espera-se que os resultados desta pesquisa subsidiem propostas de intervenção nas escolas quanto a educação profissional de jovens e adultos com deficiência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Coordenador.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho quot;Educação de jovens e adultos e a educação matemática: o jogo como uma ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual(co-aut, Instituto de Física de São Carlos - USP.. 2013.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    2. Homenagem aos integrantes da comunidade universitária premiados por seu trabaljo acadêmico em 2013., UFSCAR.. 2013.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (105)
    1. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. EJA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2018. (Congresso).
    2. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GESTORES ESCOLARES E DOCENTES DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE PAULISTA.. 2018. (Congresso).
    3. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA.. 2018. (Congresso).
    4. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2018. (Congresso).
    5. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A atuação do Professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos.. 2018. (Congresso).
    6. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. CARACTERIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS NA EJA POR TIPO DE DEFICIÊNCIA E A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM MUNICÍPIOS PAULISTAS. 2018. (Congresso).
    7. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIENCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. (Congresso).
    8. XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial. Educação de jovens e adultos e educação especial: direitos e possibilidades. 2018. (Congresso).
    9. XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. A escolarização das pessoas com deficiência na EJA: educação ao longo da vida. 2018. (Congresso).
    10. II Congresso de Educação PET Pedagogia – XI Amostra de Pesquisas em Educação. INDICADORES DAS MATRÍCULAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2017. (Congresso).
    11. VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e formação humana: práxis e transformação social. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EJA SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. (Congresso).
    12. VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e formação humana: práxis e transformação social. BREVE ANALISE DAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTEXTOS INCLUSIVOS. 2017. (Congresso).
    13. VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. FACILITANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO PECS POR MEIO DA MODELAGEM EM VÍDEO. 2017. (Congresso).
    14. XV Semana da Educação.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO TRABALHO COLABORATIVO PELO PIBID EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Outra).
    15. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação Especial em interface com outras modalidades de ensino: EJA e Educação do Campo. 2016. (Congresso).
    16. VI Semana da Educação Especial.quot;Modelos de Serviços de Educação Especialquot;. 2016. (Encontro).
    17. ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA. O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS. 2014. (Congresso).
    18. II Colóquio sobre o trabalho pedagógico da educação especial: a escolarização de criaanças, jovens e adultos com deficiência intelectual.çã. 2014. (Outra).
    19. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA. 2014. (Congresso).
    20. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Adaptações curriculares para o aluno com síndrome de Down a partir do trabalho colaborativo.. 2014. (Congresso).
    21. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. quot;Educação Especial Escolar: limites, desafios e perspectivasquot;. 2014. (Congresso).
    22. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. A educação especial no programa institucional de bolsa de iniciação à docência: as adaptações curriculares. 2014. (Congresso).
    23. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Adulto com deficiência Intelectual, letramento e o mercado de trabalho: algumas considerações.. 2014. (Congresso).
    24. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Alunos público-alvo da educação especial no contexto do ensino médio: análise das pesquisas brasileiras. 2014. (Congresso).
    25. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. quot;Educação Especial na EJAquot;. 2014. (Congresso).
    26. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Desenvolvimento do trabalho colaborativo no ensino de conceitos matemáticos por meio de experiência no PIBID. 2014. (Congresso).
    27. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Procedimentos na identificação de escolares com deficiência intelectual: realidade de um município do interior baiano. 2014. (Congresso).
    28. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Estudo de caso: efeitos do PECS e Video Modeling na criança com síndrome de Down.. 2014. (Congresso).
    29. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Introdução à linguagem cartográfica tátil: primeiro passo para o ensino do mapa tátil. 2014. (Congresso).
    30. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual a partir da percepção dos pais.. 2014. (Congresso).
    31. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Como o professor avalia sua prática pedagógica com relação aos educandos com deficiência intelectual. 2014. (Congresso).
    32. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência Intelectual. 2014. (Congresso).
    33. FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL.A inclusão da pessoa com surdocegiera e com deficiência múltipla (mediadora). 2013. (Outra).
    34. III Semana de Licenciatura em Educação Especial.Mesa de abertura do evento. 2013. (Outra).
    35. VIII Encontro Ibero-americano de Educação.A relevância do letramento para o trabalhador com deficiência intelectual. 2013. (Encontro).
    36. 2º Colóquio sobre o trabalho pedagógico na Educação Especial: Desafios na escolarização de alunos com Síndrome de Down.Mesa de abertura. 2012. (Outra).
    37. 2º Simpósio de Integração entre a Educação Especial e Computação - EDUCOMP.Mesa Redonda de abertura do evento EDUCOMP 2012. 2012. (Simpósio).
    38. 35 Reunião Anual da ANPED- 2012- da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Encontro).
    39. II Congresso Paulista de Extensão Universitária. A interdisciplinaridade entre a disciplina de Inglês e a Educação Especial: O letramento de um aluno surdo no Ensino Médio. 2012. (Congresso).
    40. I Seminário do LEPEDE'Es. 2012. (Seminário).
    41. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial - ABPEE. Sessão Solene de Abertura do V CBEE e da VII ABPEE. 2012. (Congresso).
    42. V congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Coordenador de uma sessão de Pôster no V congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).
    43. V congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Coordenador de uma sessão de Comunicação Oral no V congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).
    44. V congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Sessão Solene de Abertura do V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).
    45. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. 2012. (Encontro).
    46. XVI ENDIPE Didática e Prática de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade..O PIBID da Licenciatura em Educação Especial da UFSCAR: algumas reflexões sobre a experiência vivida em uma escola estadual.. 2012. (Encontro).
    47. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Didática e Prática de Ensino - compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.O ENSINO DA MATEMÁTICA A UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ALGUMAS REFLEXÕES. 2012. (Encontro).
    48. 34 Reunião Anual ANPED. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. (Congresso).
    49. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Outra).
    50. 9ª Jornada de Científica e Tecnológica da UFSCar. Estudo sobre os jovens com deficiência intelectual. 2011. (Congresso).
    51. 9ª Jornada de Científica e Tecnológica da UFSCar.Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual matriculado na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Outra).
    52. II Jornada de estudos: a interface entre a educação do campo e educação especial. 2011. (Outra).
    53. I Semana da Licenciatura em Educação Especial.Coordenador de mesa redonda da I Semana da Licenciatura em Educação Especial. 2011. (Outra).
    54. I Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Estudos, debates e vivências de práticas pedagógicas no contexto inclusivo..Mesa de abertura.. 2011. (Encontro).
    55. IV Encontro quot; Serviço de Apoio Pedagógico Especializado: Contribuições para a Educação Inclusivaquot;.quot;Curso de Pedagogia e educação especial: possibilidades de formação inicialquot;.. 2011. (Encontro).
    56. IV Encontro quot;Serviçoes de Apoio Pedagógico Especializado: contribuições para a Educação Inclusivaquot;.Mesa redonda quot;Curso de Pedagogia e educação especial: possibilidades de formação inicialquot;. 2011. (Encontro).
    57. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2011. (Congresso).
    58. VI Encontro Iberoamericano de Educação.Concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a educação de jovens e adultos (EJA). 2011. (Encontro).
    59. VI Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. (Encontro).
    60. VI Encontro Iberoamericano de Educação.O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. 2011. (Encontro).
    61. VI Encontro Iberoamericano de Educação.Formação de Professores na perspectiva da educação inclusiva: análise preliminar do currículo de cursos de licenciatura. 2011. (Encontro).
    62. VI Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. (Encontro).
    63. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado.Atendimento educacional especializado na Educação de Jovens e Adultos: uma parceria possível?. 2011. (Seminário).
    64. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCAR - quot; Novos alunos: que Universidade?quot;. 2011. (Seminário).
    65. XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. 2011. (Congresso).
    66. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).
    67. 33ª Reunião Anual de nossa Associação, em 2010, o tema central será “Educação no Brasil: O Balanço de uma Década”. 2010. (Congresso).
    68. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenador de uma sessão de Pôster no IV congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).
    69. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenador do simpósio quot;Avaliação educacional e inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectualquot;. 2010. (Congresso).
    70. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenador de Comunicação Oral quot;Pesquisa e produção do conhecimento científico em Educação Especialquot;. 2010. (Congresso).
    71. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).
    72. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. 2010. (Congresso).
    73. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: algumas considerações sobre as pesquisas em dissertações e teses no período de 1988 a 2008. 2010. (Congresso).
    74. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A VISÃO DO GESTOR ESCOLAR. 2010. (Congresso).
    75. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Avaliação Educacional e inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual. 2010. (Congresso).
    76. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Sessão de Pôsteres. 2010. (Congresso).
    77. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Mesa de Comunicação Oral - Pesquisa e produção do conhecimento científico em Educação Especial. 2010. (Congresso).
    78. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Avaliação Educacional e Inclusão Escolar de Estudantes com Deficiência Intelectual. 2010. (Congresso).
    79. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial / VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Profissionalização, Deficiência e mundo do trabalho: o que revelam as pesquisas em dissertações e teses de 1989 a 2008. 2010. (Congresso).
    80. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar - Desafios da ação docente no ensino superior: processos inovadores de ensino e aprendizagem. 2010. (Seminário).
    81. XV ENDIPE. 2010. (Encontro).
    82. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.Tendências de pesquisas sobre educação de jovens e adultos com deficiência intelectual.. 2010. (Encontro).
    83. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Pesquisas brasileiras sobre escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: as produções em dissertações e teses no período de 1988 a 2008. 2010. (Congresso).
    84. Ação docente na UFSCar - Compartilhando experiências e construindo caminhos. 2009. (Outra).
    85. Grupo de trabalho: A formação de professores (III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCAr. 2009. (Outra).
    86. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
    87. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Coordenador e avaliador de Pôsteres do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
    88. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Coordenador de uma sessão de Comunicação oral no IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
    89. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
    90. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educação especial e inclusão escolar: balanço da realidade brasileira (Mesa redonda). 2009. (Outra).
    91. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.Coordenação avaliação de Pôsteres. 2009. (Encontro).
    92. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.Educação Especial e inclusão escolar: balanço da realidade brasileira. 2009. (Encontro).
    93. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI.Coordenação de sessão de Comun Oral. 2009. (Encontro).
    94. Mesa-redonda: quot;Cultura, sociedade, universidade e políticas afirmativasquot;. 2009. (Outra).
    95. Mesa-redonda: quot; Políticas Internacionais em Educação Especialquot;. 2009. (Outra).
    96. Palestra: quot; A formação para a cidadania - Perfil do profissional a ser formado na UFSCar. 2009. (Outra).
    97. Palestra: quot; Interação professor-aluno-conhecimento. 2009. (Outra).
    98. Palestra: quot; Pesquisa-ação colaborativa-crítica: dialogando com suas possibilidades e tensõesquot;. 2009. (Outra).
    99. Palestra quot;Abordagens metodológicas na pesquisa em Educação Especial: abordagem microgenética. 2009. (Outra).
    100. Palestra quot;Avaliação Institucionalquot;. 2009. (Outra).
    101. Procedimentos diversificados de avaliação da aprendizagem. 2009. (Oficina).
    102. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. A pessoa com deficiência no trabalho: análise preliminar das dissertações e teses brasileiras - a década de 2000. 2009. (Congresso).
    103. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2009. (Seminário).
    104. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PERFIL, A FORMAÇÃO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR. 2009. (Seminário).
    105. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. CAMPOS, J. A. P. P.; GALVANI, M. D. ; GONCALVES, A. G.. 6 Colóquio sobre o trabalho pedagógico na Educação Especial: a pesquisa no cotidiano escolar. 2019. Outro
    2. CAMPOS, J. A. P. P.. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. CAMPOS, J A de Paula Perez. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. CAMPOS, J A de Paula Perez. II Colóquio sobre o trabalho pedagógico da educação especial: a escolarização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.. 2014. (Outro).. . 0.
    5. CAMPOS, J A de Paula Perez. II Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: práticas pedagógicas no contexto inclusivo. 2012. (Outro).. . 0.
    6. CAMPOS, J A de Paula Perez. I Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Estudos, debates e vivências de práticas pedagógicas no contexto inclusivo.. 2011. (Outro).. . 0.
    7. MENDES, E. G.; ALMEIDA, Maria Amelia ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa ; CIA, Fabiana. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Edicação Especial. 2010. Congresso
    8. CAMPOS, J A de Paula Perez; BAPTISTA, C. R. ; JESUS, D. M. ; CAIADO, K.R.M.. comissão de Apoio do V Seminário Nacional de Educação Especial: formação de professores em foco. 2009. Outro
    9. CAMPOS, J A de Paula Perez. Evento quot;Piaget, Vugotsky, Wallon: dialogando sobre a Psicologia na Educaçãoquot;. 1996. (Outro).. . 0.
    10. CAMPOS, J A de Paula Perez. V Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia. 1995. (Outro).. . 0.
    11. CAMPOS, J A de Paula Perez. V Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia. 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ⇔ Márcia Duarte Galvani (29.0)
      1. MORO, J. B. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; GALVANI, M. D.. A interface entre a Educação Especial e Educação Matemática: a inclusão de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista. v. 22, p. 32-39, issn: 2317-904X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PORTA, W. C. S. ; GUADAGNINI, L. ; TRAVAGIN, K. C. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular. Revista Educação Especial (Online). v. 29, p. 215-231, issn: 1808-270X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. 'PIBID da educação especial: uma experiência de adaptação de atividades para apoio a inclusão escolar'.. Educação em Revista (Online). v. 17, p. 73-84, issn: 2236-5192, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: reflexões sobre a experiência vivida por uma bolsista.. Ensino e Pesquisa (União da Vitória). v. 13, p. 127-138, issn: 1676-1030, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; VILARONGA, C.A.R.. Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG). v. 25, p. 65-78, issn: 2236-0513, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PEDROSO, CRISTINA CINTO ARAUJO ; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ ; DUARTE, MÁRCIA. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educacao Unisinos (Online). v. 17, p. 40-47, issn: 2177-6210, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
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      8. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Cadernos de Educação Especial (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1808-270X Revista Educação Especial (Impresso)). v. 24, p. 271-283, issn: 0103-0000, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. LEVY, E. T. S. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; GALVANI, M. D.. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. Em: Márcia Regina Onofre. (Org.). Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 81-92.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CAMPOS, J A de Paula Perez; DUARTE, M.. Alunos com deficiência na escola: interações com os colegas de turma ao longo dos anos escolares. Em: CAIADO, K. R. M.. (Org.). (Org.). Trajetórias escolares de alunos com deficiência. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2013.v. 1, p. 165-184.
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      11. KHALED, A. P. A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. PIBID Educação Especial/UFSCAR e o trabalho colaborativo: relato de uma experiência. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-9, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. LEVY, E. T. S. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-13, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. A Educação Especial no Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência: As Adaptações Curriculares. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
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      14. BERNARDO, F. ; GOMES, F. C. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M. ; CARVALHO, D. C. M.. Desenvolvimento do trabalho colaborativo no ensino de conceitos matemáticos por meio de experiência no PIBID. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial., v. 1, p. 1-14, 2014.
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      15. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Adaptações curriculares para o aluno com síndrome de Down a partir do trabalho colaborativo. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
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      16. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: algumas reflexões sobre a vivência de estudantes bolsistas. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, p. 1-13, 2014.
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      17. PORTA, W. C. S. ; GUADAGNINI, L. ; TRAVAGIN, K. C. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Perfil dos artigos sobre adaptação curricular publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, v. 1, p. 25-38, 2013.
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      18. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; VILARONGA, C.A.R.. O PIBID da licenciatura em educação especial da UFScar: algumas reflexões sobre a experiência vivida em uma escola estadual. Em: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Didática e Prática de Ensino - compromisso com a escola pública, 2012.
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      19. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Atendimento educacional especializado na Educação de Jovens e Adultos: uma parceria possível?. Em: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, v. 1, p. 1-15, 2011.
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      21. Pedroso ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. A Educação Especial na Formação Inicial dos Cursos de Licenciatura: Uma Análise Preliminar. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores - Por uma política nacional de formação de professores., v. 1, p. 4669-4680, 2011.
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      22. MUTO, J. H. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. Educação Especial: da Teoria à Prática. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2014, São Carlos-SP. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, v. 10, p. 1-1, 2014.
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      23. SILVA, J. C. G. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Utilização de Jogo Adaptado no Ensino de Escrita e Leitura de Aluno com Deficiência Intelectual Inserido em Sala de Aula Regular. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2014, São Carlos-SP. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, p. 1-1, 2014.
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      24. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
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      25. Pedroso, C.C.A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise preliminar do currículo de cursos de licenciatura. Em: 6° Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara-SP. 6° Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
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      26. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
      27. Pedroso, C.C.A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Duarte, Marcia. A Educação Especial Na Formação Inicial Dos Cursos De Licenciatura: Uma Análise Preliminar. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      28. CAMPOS, J A de Paula Perez. Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. 2010.
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      29. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Educação especial, inclusão escolar e social. 2010. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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    • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ⇔ Fabiana Cia (7.0)
      1. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GONCALVES, A. G. (Org.) ; Cia, Fabiana (Org.) ; CAMPOS, J A de Paula Perez (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1 ed. São Carlos: Editorando, 2018. v. 1, p. 164.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
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      5. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
      6. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
      7. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. Educação especial, inclusão escolar e social. 2010. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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    • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (1.0)
      1. VASCONCELOS, NORMA ABREU E LIMA MACIEL DE LEMOS ; SERRANO, ELSIE ALEJANDRINA PÉREZ ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ. História de Vida de Líderes Surdos: um Estudo a Partir da sua Trajetória em Movimentos Sociais1. Revista Brasileira de Educacao Especial. v. 22, p. 79-92, issn: 1980-5470, 2016.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31