Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Psicologia (DPsi)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Carolina Severino Lopes da Costa
Psicóloga, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora adjunta do departamento de Psicologia da UFSCar, com atuação nos cursos de Psicologia e Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na área de Psicologia e Educação Especial atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência visual; habilidades sociais; práticas educativas para a prevenção de problemas emocionais e comportamentais na infância; famílias de crianças com diferentes deficiências. Pertence aos grupos de pesquisa CNPQ: Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (Coord. Profa. Zilda Ap. Pereira Del Prette e Prof. Almir Del Prette) e do grupo Práticas Educativas na Família e na Escola: Impactos no desenvolvimento infantil (Coord. Fabiana Cia). (Texto informado pelo autor)
ARAGON, C. A. ; COSTA, C. S. L ; CIA, F.. Habilidades sociais e empoderamento de pais de crianças pré-escolares do público-alvo da educação especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM). v. 32, p. 1-19, issn: 1808-270X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ZUTIAO, P. ; COSTA, C. S. L ; LESSA, T. C. R.. Habilidades sociais em universitários com diferentes experiências de preparação para o trabalho. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 24, p. 261/2-276, issn: 1413-6538, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
AZEVEDO, T. L. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais e Público-alvo da Educação Especial: análise da produção científica brasileira. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA. v. 28, p. 298-319, issn: 1981-8106, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CASALLI, A. C. P. ; COSTA, CAROLINA SEVERINO LOPES DA. Habilidades Sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue, da classe comum e intérprete. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM). v. 30, p. 55-68, issn: 1808-270X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, NAIDSON CLAYR SANTOS ; COSTA, CAROLINA SEVERINO LOPES DA. A concepção de professores sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 10, p. 23-36, issn: 1982-7199, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TORRES, J. P. ; COSTA, C. S. L ; LOURENCO, G. F.. Substituição sensorial visuo-tátil e visuo-auditiva em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 22, p. 605-618, issn: 1413-6538, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERNANDES, WOQUITON LIMA ; COSTA, CAROLINA SEVERINO LOPES DA. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 21, p. 39-56, issn: 1980-5470, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (4)
FUKUHARA, A. C. ; VILARONGA, C. A. R. ; COSTA, C. S. L. Estratégias de ensino para o aluno com deficiência visual: a experiência do PIBID Educação Especial UFSCar. Em: Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera, Marcia de Oliveira Gomes. (Org.). Para além do olhar: Políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual. 1ed.Curitiba. : Editora e Livraria Appris Ltda. 2019.v. 1, p. 201-224. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, C. S. L. Letramento para estudantes cegos e com baixa visão. Em: Adriana Garcia Gonçalves, Fabiana Cia, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1ed.São Carlos. : Editorando. 2018.v. 1, p. 1-165. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, C. S. L; DEL PRETTE, A.. Características do desenvolvimento de duas crianças, gêmeas idênticas, uma cega e outra vidente, na visão da mãe. Em: Maria Júlia Canazza Dall'Aqua. (Org.). Tópicos em Educação Especial e Educação Inclusiva: Formação, pesquisa, escolarização e famílias. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2015.v. 1, p. 51-82. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, CAROLINA SEVERINO LOPES DA; DEL PRETTE, A.. Características do desenvolvimento de duas crianças, gêmeas idênticas, uma cega e outra vidente, na visão da mãe. Em: Maria Júlia Canazza D'All Acqua. (Org.). Tópicos em Educação Especial e Inclusiva: Formação, pesquisa, escolarização e famílias.. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2014.v. 1, p. 9-164. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (9)
DONG, P. B. M. ; COSTA, C. S. L. Contribuições do campo teórico-prático do treinamento de habilidades sociais para professores visando a inclusão. Em: XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, p. 452-459, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MANZINI, R. ; COSTA, C. S. L. Formação Inicial do Professor: Experiências de estágio em uma sala comum da Educação Infantil. Em: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-12, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GUIMARAES, C. A. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais educativas de professores e problema de comportamento de crianças da educação infantil. Em: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-15, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CASALLI, A. C. P. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais educativas de professores de alunos surdos que lecionavam em classe bilíngue e classe comum. Em: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ASSIS, M. ; COSTA, C. S. L ; PAULINO, V. C.. Habilidades sociais acadêmicas de uma criança com autismo em contexto escolar inclusivo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
KNAUFT, L. ; LESSA, T. C. R. ; VILARONGA, C. A. R. ; COSTA, C. S. L. Diagnóstico, relacionamento intrafamiliar e habilidades sociais de famílias de crianças com autismo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Serviços de apoio para alunos com deficiência visual no ensino superior no estado de São Paulo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAGON, C. ; SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; COSTA, C. S. L. Avaliação do empoderamento de famílias de crianças público alvo da educação especial. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Serviços de apoio para alunos com deficiência visual no ensino superior no estado de São Paulo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro de Pesquisadores da Educação Especial, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (4)
KNAUFT, L. ; LESSA, T. C. R. ; VILARONGA, C. A. R. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais de familiares de crianças com autismo. Em: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13º Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I CIEEI XIII JEE. Marília, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B. ; COSTA, C. S. L. A brincadeira de faz de conta de uma criança cega na educação infantil. Em: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13º Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I CIEEI XII JEE, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Práticas pedagógicas e estratégias de professores da sala comum para alunos com deficiência visual. Em: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13º Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I CIEEI XIII JEE, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ASSIS, M. ; COSTA, C. S. L ; PAULINO, V. C.. Habilidades sociais acadêmicas de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: análise de publicações científicas. Em: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13º Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I CIEEI XIII JEE, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (8)
GUIMARAES, C. A. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais educativas de professores de crianças da pré-escola com autismo. Em: XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Anais da XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marília: ABPEE, p. 991-991, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Serviços de acessibilidade e de apoio para alunos com deficiência visual nos sítios eletrônicos das instituições federais de ensino superiorDE ENSINO SUPERIOR. Em: I Simpósio dos discentes do programa de pós-graduação em Educação Especial, 2017, São Carlos. Anais do I Simpósio dos discentes do programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Meios de acesso de alunos com deficiência visual aos núcleos de acessibilidade no ensino superior. Em: II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica e I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Norte, 2017, Natal. Anais do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LESSA, T. C. R. ; ZUTIAO, P. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais em universitários do curso de licenciatura em educação especial. Em: VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2017, Ribeirão Preto. Anais do VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LESSA, T. C. R. ; COSTA, C. S. L. Validação social de uma atividade em habilidades sociais para licenciandos e professores da educação especial. Em: VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2017, Ribeirão Preto. Anais do VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GUADAGNiNI, L. ; SILVA, D. S. ; DUARTE, M. ; COSTA, C. S. L. Práticas pedagógicas inclusivas: um estudo comparativo. Em: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiiva, 2016, Campinas. II CINTEDI, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. S. ; COSTA, C. S. L. Acessibilidade nos sites das IFES do estado de São Paulo. Em: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiiva, 2016, Campinas. II CINTEDI, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CASALLI, A. C. P. ; COSTA, C. S. L. Habilidades sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue, da classe comum e intérprete. Em: 23º Congresso de iniciação científica e 8º Congresso de desenvolvimento tecnológico e Inovação, 2016, São Carlos. 23º CIC 8º CDTI, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (1)
ARAGON, C. ; COSTA, C. S. L ; CIA, F.. Habilidades sociais e empoderamento de pais de crianças pré-escolares do público-alvo da educação especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (12)
COSTA, C. S. L. Parecer de artigo científico PAIDEIA-2018-0047. Revista Paideia. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecer de artigo científico. REVEDUC-2208. Revista eletrônica de Educação. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecer de artigo científico. cod1702041. Revista Psicologia: Teoria e Prática. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecer de artigo científico. ' A IMPORTÂNCIA DO USO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO'. Revista Educação em Debate. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecer de artigo científico. REVEDUC-1504. Revista eletrônica de Educação. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Coordenadora de Simpósio do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Coordenadora de Sessão de Pôsteres no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecerista de trabalhos acadêmicos apresentados na modalidade de pôster na IV Semana da Educação Especial - 'Educação Especial em Ação'. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Parecerista da III Semana de Licenciatura em Educação Especial. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Coordenadora da mesa: Deficiência visual da III Semana da Licenciatura em Educação Especial. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, C. S. L. Introdução ao sorobã. 2018; Tema: Matemática para cegos. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (1)
COSTA, C. S. L. Análise qualitativa de dados por meio de softwares específicos. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (1)
Cristiane de Azevedo Guimarães. Formação EAD de professores da educação infantil em habilidades sociais educativas para favorecer a inclusão de crianças com deficiência. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Dissertação de mestrado (3)
Ana Veronica Serrano. Aquisição de conceitos e habilidades sociais de crianças cegas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Pâmela Barbosa de Mendonça Dong. Habilidades sociais educativas de alunos dos cursos de licenciatura para uma educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Tesla Gessele Ochoa Gutierrez. Habilidades sociais de crianças com autismo na pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Janaína Francieli Ferreira da Silva. Análise de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Helen Cristiane da Silva Theodoro. Habilidades sociais educativas de pais de adolescentes com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Thalita Andrade Martins. Habilidades sociais importantes na relação professor regente e educador especial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Iniciação científica (1)
Larah Adriany Bortoloti Foratini. Caracterização do status social e das habilidades sociais de crianças pré-escolares com deficiência visual. Iniciação científica (Graduando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (5)
Cristiane de Azevedo Guimarães. Habilidades sociais educativas de professores de pré-escolares de alunos com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Daniele Sentevil da Silva. Suportes para o estudante com deficiência visual no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Carmelina Aragon. Pais de crianças do do público-alvo da educação especial: relação entre empoderamento e habilidades sociais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Tatiane Cristina Rodrigues Lessa. Atividade curricular em habilidades sociais para professores de alunos do público-alvo da educação especial. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Carolina Biondo da Silva. O BRINCAR E HABILIDADES SOCIAIS DE UMA CRIANÇA CEGA E SEUS PARES VIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
Aline Carrero Fukuhara. Adaptação de material didático para alunos com deficiência visual: análise dos portfólios do PIBID dos bolsistas da Licenciatura em Educação Especial. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Ana Claudia Paviani Casalli. Habilidades sociais de alunos surdos e habilidades sociais educativas de seus professores: comparando a visão de docentes da classe bilíngue, classe comum e intérprete. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Laura Knauft. HABILIDADES SOCIAIS DE FAMILIAS COM FILHOS AUTISTAS. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Paulo Eduardo Zorel. Análise bibliográfica dos anais dos congressos brasileiros de educação especial: eixo temático deficiência visual/ material didático adaptado. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Michele Assis. HABILIDADES SOCIAIS ACADÊMICAS DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Daniele Sentevill da Silva. Práticas Pedagógicas de Professores com Alunos com Deficiência Visual. (Graduação em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Murilo Roberto Malaman. Aspectos da linguagem, em situação de contação de estórias, de uma criança cega e com síndrome de Williams no contexto da Eudcação Infantil. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Iniciação científica (1)
Ana Claudia Paviani Casalli. Habilidades Sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue e da classe comum. (Graduando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Carolina Severino Lopes da Costa.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2014-Atual. Habilidades sociais e Publico- Alvo da Educacao Especial Descrição: Considerando a importância do estabelecimento de relacionamentos interpessoais satisfatórios para o desenvolvimento humano em geral, em especial para o desenvolvimento de pessoas do Público-Alvo da Educação (pessoas com deficiências, Transtornos do Espectro do Autismo e Altas Habilidades), este projeto tem como objetivo geral: investigar características do repertório de habilidades sociais, propor e avaliar intervenções para alunos, pares, pais e professores do PAEE. Como objetivos específicos: a) descrever o repertório de habilidades sociais de alunos do Público-Alvo da Educação Especial, de seus familiares, pares e/ou professores; b) caracterizar o repertório de habilidades sociais acadêmicas de alunos do PAEE; c) identificar formas de favorecer os relacionamentos interpessoais entre alunos do PAEE e seus pares; d) caracterizar e correlacionar o repertório de habilidades sociais e de habilidades sociais educativas de professores de alunos do PAEE; e) propor e avaliar intervenções para pais e professores de alunos do PAEE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Claudia Paviani Casalli - Integrante / Laura Knauft - Integrante / Tatiane Cristina Rodrigues Lessa - Integrante / Michele Assis - Integrante / Carmelina Aragon - Integrante / Patrícia Zutião - Integrante / Cristiane de Azevedo Guimarães - Integrante / Pâmela Barbosa de Mendonça Dong - Integrante / Tesla Gessele Ochoa Gutiérrez - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 7 Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
2014-Atual. Escolarizacao e habilidades sociais de alunos com deficiencia visual Descrição: O objetivo geral desse estudo é identificar características do desenvolvimento social e acadêmico de alunos com deficiência visual, do envolvimento familiar nas atividades acadêmicas de seus filhos e das práticas pedagógicas de seus professores. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: #10;- Identificar características do repertório de habilidades sociais de pessoas com deficiência visual;#10;- Identificar características do repertório de habilidades sociais educativas parentais de pais de crianças com deficiência visual;#10;- Descrever aspectos da alfabetização de alunos com deficiência visual;#10;- Identificar características do envolvimento familiar com relação à escolarização de alunos com deficiência visual;#10;- Caracterizar e analisar as práticas pedagógicas de professores de alunos com deficiência visual;#10;- Identificar e analisar as adaptações de materiais didáticos para alunos com deficiência visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Carolina Biondo da Silva - Integrante / Paulo Eduardo Zorel - Integrante / Daniele Sentevil da Silva - Integrante / Aline Carreiro Fukuhara - Integrante / Janaína Francieli Ferreira da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 5 Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
2013-2015. Caracteristicas familiares e relacao familia e escola de pre-escolares publico alvo da educacao especial (processo numero: 409277/2013-4) Descrição: Diante da importância de conhecer as características das famílias de crianças PAEE e da opinião de pais e professores de crianças pré-escolares incluídas, para estreitar a relação família e escola, assim como as lacunas quanto ao conhecimento de estratégias que favorecem essa relação e quanto às expectativas de pais e professores sobre o papel de cada um no processo educativo da criança, os objetivos deste estudo são: (a) Descrever quais são os recursos, as necessidades, a estimulação recebida no ambiente familiar, o nível de estresse, o nível de empoderamento e o suporte social das famílias de crianças pré-escolares público alvo da educação especial; (b) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão; (c) Comparar as características familiares de pais de crianças público alvo da educação especial com diferentes faixas etárias; (d) Relacionar a relação família e escola com as características familiares; (e) Implementar e avaliar intervenção com pais sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) Implementar e avaliar intervenção com professores para estreitar a relação família e escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Fabiana Cia - Coordenador / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Rebeca Augusto - Integrante / Laura Knauft - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1 Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (7)
Congresso Brasileiro de Educação quot;Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneoquot;. COMPETÊNCIAS DE PROFESSORAS PARA ATUAÇÃO COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO. 2019. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Formação Inicial do Professor: Experiências de estágio em uma sala comum da Educação Infantil. 2018. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Habilidades sociais educativas de professores e problema de comportamento de crianças da educação infantil. 2018. (Congresso).
XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Contribuições do campo teórico-prático do treinamento de habilidades sociais para professores visando a inclusão. 2018. (Congresso).
XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Habilidades sociais educativas de professores de crianças da pré-escola com autismo. 2018. (Congresso).
VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades sociais educativas de professores para o atendimento educacional especializado. 2017. (Seminário).
I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito. 2014. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (5)
Mendes ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; Almeida ; ABREU, M. ; ELIAS, N. C. ; ORLANDO, R. M. ; RANGNI, R. A.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2016. Congresso
Mendes ; CIA, F. ; Almeida ; LACERDA, C. B. F. ; GONCALVES, A. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; COSTA, C. S. L. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
COSTA, C. S. L. I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil. 2007. (Outro).. . 0.
COSTA, C. S. L. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).. . 0.
COSTA, C. S. L. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).. . 0.
Lista de colaborações
Colaborações endôgenas (2)
Carolina Severino Lopes da Costa ⇔ Fabiana Cia (1.0)
ARAGON, C. A. ; COSTA, C. S. L. ; CIA, F.. Habilidades sociais e empoderamento de pais de crianças pré-escolares do público-alvo da educação especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM). v. 32, p. 1-19, issn: 1808-270X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]