Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Carolina Severino Lopes da Costa

Psicóloga, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora adjunta do departamento de Psicologia da UFSCar, com atuação nos cursos de Psicologia e Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na área de Psicologia e Educação Especial atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência visual; habilidades sociais; práticas educativas para a prevenção de problemas emocionais e comportamentais na infância; famílias de crianças com diferentes deficiências. Pertence aos grupos de pesquisa CNPQ: Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (Coord. Profa. Zilda Ap. Pereira Del Prette e Prof. Almir Del Prette) e do grupo Práticas Educativas na Família e na Escola: Impactos no desenvolvimento infantil (Coord. Fabiana Cia). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. Habilidades sociais e Publico- Alvo da Educacao Especial
      Descrição: Considerando a importância do estabelecimento de relacionamentos interpessoais satisfatórios para o desenvolvimento humano em geral, em especial para o desenvolvimento de pessoas do Público-Alvo da Educação (pessoas com deficiências, Transtornos do Espectro do Autismo e Altas Habilidades), este projeto tem como objetivo geral: investigar características do repertório de habilidades sociais, propor e avaliar intervenções para alunos, pares, pais e professores do PAEE. Como objetivos específicos: a) descrever o repertório de habilidades sociais de alunos do Público-Alvo da Educação Especial, de seus familiares, pares e/ou professores; b) caracterizar o repertório de habilidades sociais acadêmicas de alunos do PAEE; c) identificar formas de favorecer os relacionamentos interpessoais entre alunos do PAEE e seus pares; d) caracterizar e correlacionar o repertório de habilidades sociais e de habilidades sociais educativas de professores de alunos do PAEE; e) propor e avaliar intervenções para pais e professores de alunos do PAEE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Claudia Paviani Casalli - Integrante / Laura Knauft - Integrante / Tatiane Cristina Rodrigues Lessa - Integrante / Michele Assis - Integrante / Carmelina Aragon - Integrante / Patrícia Zutião - Integrante / Cristiane de Azevedo Guimarães - Integrante / Pâmela Barbosa de Mendonça Dong - Integrante / Tesla Gessele Ochoa Gutiérrez - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 7
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
    2. 2014-Atual. Escolarizacao e habilidades sociais de alunos com deficiencia visual
      Descrição: O objetivo geral desse estudo é identificar características do desenvolvimento social e acadêmico de alunos com deficiência visual, do envolvimento familiar nas atividades acadêmicas de seus filhos e das práticas pedagógicas de seus professores. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: #10;- Identificar características do repertório de habilidades sociais de pessoas com deficiência visual;#10;- Identificar características do repertório de habilidades sociais educativas parentais de pais de crianças com deficiência visual;#10;- Descrever aspectos da alfabetização de alunos com deficiência visual;#10;- Identificar características do envolvimento familiar com relação à escolarização de alunos com deficiência visual;#10;- Caracterizar e analisar as práticas pedagógicas de professores de alunos com deficiência visual;#10;- Identificar e analisar as adaptações de materiais didáticos para alunos com deficiência visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Carolina Biondo da Silva - Integrante / Paulo Eduardo Zorel - Integrante / Daniele Sentevil da Silva - Integrante / Aline Carreiro Fukuhara - Integrante / Janaína Francieli Ferreira da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 5
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
    3. 2013-2015. Caracteristicas familiares e relacao familia e escola de pre-escolares publico alvo da educacao especial (processo numero: 409277/2013-4)
      Descrição: Diante da importância de conhecer as características das famílias de crianças PAEE e da opinião de pais e professores de crianças pré-escolares incluídas, para estreitar a relação família e escola, assim como as lacunas quanto ao conhecimento de estratégias que favorecem essa relação e quanto às expectativas de pais e professores sobre o papel de cada um no processo educativo da criança, os objetivos deste estudo são: (a) Descrever quais são os recursos, as necessidades, a estimulação recebida no ambiente familiar, o nível de estresse, o nível de empoderamento e o suporte social das famílias de crianças pré-escolares público alvo da educação especial; (b) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão; (c) Comparar as características familiares de pais de crianças público alvo da educação especial com diferentes faixas etárias; (d) Relacionar a relação família e escola com as características familiares; (e) Implementar e avaliar intervenção com pais sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) Implementar e avaliar intervenção com professores para estreitar a relação família e escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Fabiana Cia - Coordenador / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Rebeca Augusto - Integrante / Laura Knauft - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. Congresso Brasileiro de Educação quot;Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneoquot;. COMPETÊNCIAS DE PROFESSORAS PARA ATUAÇÃO COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO. 2019. (Congresso).
      2. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Formação Inicial do Professor: Experiências de estágio em uma sala comum da Educação Infantil. 2018. (Congresso).
      3. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Habilidades sociais educativas de professores e problema de comportamento de crianças da educação infantil. 2018. (Congresso).
      4. XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Contribuições do campo teórico-prático do treinamento de habilidades sociais para professores visando a inclusão. 2018. (Congresso).
      5. XIV Jornada de Educação Especial II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Habilidades sociais educativas de professores de crianças da pré-escola com autismo. 2018. (Congresso).
      6. VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades sociais educativas de professores para o atendimento educacional especializado. 2017. (Seminário).
      7. I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito. 2014. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. Mendes ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; Almeida ; ABREU, M. ; ELIAS, N. C. ; ORLANDO, R. M. ; RANGNI, R. A.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2016. Congresso
      2. Mendes ; CIA, F. ; Almeida ; LACERDA, C. B. F. ; GONCALVES, A. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; COSTA, C. S. L. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
      3. COSTA, C. S. L. I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil. 2007. (Outro).. . 0.
      4. COSTA, C. S. L. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).. . 0.
      5. COSTA, C. S. L. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31