Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Joao dos Santos Carmo

Possui as seguintes graduações em Psicologia: Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1993); Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1999); Licenciatura pela Universidade da Amazônia (1991). Pós-graduação: Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde leciona disciplinas de graduação na área de psicologia escolar e educacional. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado pela Profa. Dra. Deisy de Souza da UFSCar. Coordena o grupo de pesquisa Análise do Comportamento e Ensino-Aprendizagem da Matemática (ACEAM). Membro da Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Análise do Comportamento e Psicologia da Educação Matemática, investigando principalmente os seguintes tópicos: ensino e aprendizagem de matemática; ansiedade à matemática; comportamento matemático; habilidades numéricas fundamentais; programação de condições de ensino. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 (12/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis, Km 235 SP-310 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Ramal: 8455 Fax: (16) 33612081 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. Analise aplicada do comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo
      Descrição: A presente proposta busca integrar os esforços que vêm sendo desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru) e Psicologia (UFSCar) na realização de projetos de pesquisas translacionais e tecnológicas e na formação de recursos humanos qualificados que impactem positivamente na implementação dos princípios da Análise Comportamental Aplicada nas intervenções para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo no Brasil. Serão desenvolvidos quatro Subprojetos que buscam: 1- Desenvolver e aplicar um conjunto articulado de instrumentos e técnicas eficientes para treinar pais, professores, acompanhantes e outros profissionais quanto às habilidades fundamentais para aplicar programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo; 2- Desenvolver procedimentos informatizados e avaliar os pré-requisitos de leitura para construção de palavras e sentenças em alunos diagnosticados com autismo; consolidar os procedimentos de ensino usados pelo grupo de pesquisa que produzam poucos ou nenhum erro, tornando-os mais eficientes e econômicos, gerando uma tecnologia de ensino informatizada que possibilite a generalização para situações próximas do aluno em sala de aula; 3- Estabelecer repertório verbal receptivo e expressivo por instrução por exemplares múltiplos a crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear com atrasos na linguagem considerando avaliação prévia do ouvir baseado em seleção e de respostas vocais ecóicas e de nomeação de objetos/propriedades/eventos; e 4- Desenvolver e validar instrumentos que possibilitem o rastreamento precoce de riscos para dificuldades e transtornos em aprendizagem da matemática; identificar o papel da contagem e da enumeração visual na aquisição de habilidades pré-matemáticas; elaborar currículo funcional que envolva estratégias de auxílio a indivíduos com limitação cognitiva e de comunicação. Como resultado direto do desenvolvimento desses subprojetos serão formados seis Mestres e quatro Doutores capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: João dos Santos Carmo - Integrante / Grauben José de Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Romariz da Silva Barros - Integrante / Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu - Integrante.
      Membro: Joao dos Santos Carmo.
    2. 2009-Atual. Processos basicos envolvidos na aquisicao de habilidades pre-matematicas e matematicas
      Descrição: Projeto inserido no INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO#10;Objetiva Identificar e descrever os processos básicos presentes na aquisição de habilidades numéricas fundamentais, tais como: conceito de número (comportamento conceitual numérico); contagem; produção de seqüências numéricas; conservação de quantidades contínuas e discretas; Utilizar e discutir a aplicabilidade do paradigma de equivalência e da tecnologia de controle de estímulos ao ensino de habilidades numéricas fundamentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: João dos Santos Carmo - Coordenador / Grauben José de Assis - Integrante / Paulo Sérgio Teixeira do Prado - Integrante. Número de produções C, T A: 55 / Número de orientações: 17
      Membro: Joao dos Santos Carmo.
    3. 2008-Atual. Respostas emocionais a matematica: estudo de variaveis relevantes e medidas de ansiedade
      Descrição: O projeto envolve uma série de estudos acerca de ansiedade à matemática e outras respostas emocionais relacionadas à matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: João dos Santos Carmo - Coordenador / Paulo Estêvão Andrade - Integrante / Marcos Cupani - Integrante. Número de produções C, T A: 34 / Número de orientações: 14
      Membro: Joao dos Santos Carmo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (41)
      1. I Encontro Potiguar de Neurociência Cognitiva e Educação: Conectando as duas áreas de pesquisa.Ansiedade matemática: caracterização e avanços recentes. 2020. (Encontro).
      2. Live con experto: Cómo escribir un artículo científico. 2020. (Encontro).
      3. 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise do Comportamento e Educação: da formação docente à educação inclusiva. 2019. (Congresso).
      4. 5º Encontro Panda: ABA no tratamento do autismo.Ensino de habilidades matemática elementares para indivíduos com TEA. 2019. (Encontro).
      5. Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar.Equivalência de estímulos e ensino da matemática. 2019. (Encontro).
      6. IV Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática.Desafios da Educação Matemática: ansiedade à matemática, surdez e síndrome de Down. 2019. (Simpósio).
      7. 2ª Escola de Pesquisadores. 2018. (Simpósio).
      8. 3º WIPEX - Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos. Design instrucional de um jogo digital para ensino de adição. 2018. (Congresso).
      9. Encontro sobre Letramento para o Estudante com Deficiência.Letramento matemático para o estudante com deficiência. 2018. (Seminário).
      10. V Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC). Bebês humanos pré-verbais e senso numérico: inato x aprendido?. 2018. (Congresso).
      11. XXVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. AVALIAÇÃO E ENSINO DE REPERTÓRIOS MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO. 2018. (Congresso).
      12. I Seminário Nacional de Neurociência e Educação Matemática.Ansiedade à Matemática: definição e bases ambientais e biológica. 2017. (Seminário).
      13. IV Encontro sobre Neurociências na Educação. 2017. (Encontro).
      14. IV Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educaucação Matemática no Brasil.Pesquisas em Educação Matemática no Brasil (GD-5). 2017. (Encontro).
      15. VI Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores. 2017. (Seminário).
      16. Webconferência:How to reviewmanuscript. 2017. (Seminário).
      17. Webconferência: Mudando concepções de originalidade em publicações científicas. 2017. (Seminário).
      18. Webconferência: Visibilidade Internacional em Ciências Humanas e Sociais. 2017. (Seminário).
      19. XV Semana da Educação.Como sua área pode contribuir para a Educação?. 2017. (Encontro).
      20. III Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar. 2016. (Simpósio).
      21. 40th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International (ABAI). Some Effects of Large and Small Numerosities Over the Discrimination of Quantities in Elementary Students. 2014. (Congresso).
      22. III Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC). Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração. 2014. (Congresso).
      23. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Educação Especial e Educação Matemática. 2014. (Congresso).
      24. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP2014.Estudos sobre habilidades numéricas. 2014. (Simpósio).
      25. II Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Equivalência de estímulos na investigação de habilidades numéricas básicas: possibilidades de interfaces com os estudos de cognição numérica?. 2013. (Congresso).
      26. Seventh International Conference of the Association for Behavior Analysis International. Evaluation and Teaching of Pre -Arithmetical Abilities Using Stimulus Control Technology. 2013. (Congresso).
      27. 42ª Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Investigação sobre problemas aditivos: Integrando dados e aproximando pesquisas. 2012. (Congresso).
      28. XIV Simpósio da ANPEPP.Trabalho científico. 2012. (Simpósio).
      29. XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Equivalência de estímulos e solução de problemas aditivos com diferentes formas de apresentação e posições da incógnita. 2012. (Congresso).
      30. 63ª Reunião Anual da SBPC. Avaliação de habilidades matemáticas básicas: implicações para a programação de ensino nas séries iniciais. 2011. (Congresso).
      31. I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. Aplicação de uma escala de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental: dados preliminares. 2010. (Congresso).
      32. III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. Ansiedade à matemática: identificação, descrição operacional e estratégias de reversão. 2010. (Congresso).
      33. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia da ANPEPP.Discussão sobre projetos de pesquisa. 2010. (Simpósio).
      34. XL Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia. Intervenções em aspectos cognitivos e emocionais da aprendizagem da matemática:. 2010. (Congresso).
      35. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Atribuições dadas à matemática por alunos do ensino fundamental: a técnica do brainstorming. 2010. (Congresso).
      36. XVIII Congresso de Iniciação Científica (CIC). Aquisição de comportamento conceitual numérico por meio de formação de rede de relações numéricas equivalentes. 2010. (Congresso).
      37. 6º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Percepção de alunos brasileiros e espanhóis do ensino fundamental e médio em relação ao envolvimento familiar na aprendizagem da matemática. 2009. (Congresso).
      38. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Fatores relacionados à aquisição e à reversão da ansiedade à matemática: uma revisão da literatura. 2009. (Congresso).
      39. XII Semana Científica do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Análise do Comportamento e Educação Matemática: possibilidades de aproximação em pesquisa e aplicação. 2009. (Congresso).
      40. XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Proposta e avaliação de procedimento para mapeamento de habilidades pré-aritméticas em crianças das séries inicias. 2009. (Congresso).
      41. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. ENVOLVIMENTO FAMILIAR: PONTO DE VISTA DE ALUNOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. UTSUMI, M. C. ; PIROLA, N. A. ; CARMO, JOÃO DOS SANTOS. II Seminário de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. 2018. Outro
      2. CALDEIRA, A. D. ; PASSOS, C. L. B. ; VILELA, D. S. ; RODRIGUES, E. A. P. ; CARMO, J. S. ; SOUSA, M. C. ; ROMANATTO, M. C. ; SILVA, M. T. ; UTSUMI, M. C. ; OLIVEIRA, P. C. ; GRANDO, R. C. ; MENEGHETTI, R. C. G. ; GAMA, R. P. ; TEDESCHI, W.. IV Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. Outro
      3. RICO, A. ; QUINTAL, A. E. ; GONZAGA, D. ; ZAPPAROLI, H. ; MOTTA, I. ; SANTOS, L. ; SARDELLA, L. I. ; RIANI, L. ; BISCASSI, N. R. ; FATIMA, N. ; MARCUCI, S. B. ; NICOLAU, T. ; CARMO, JOÃO DOS SANTOS. 16ª Jornada de Análise do Comportamento. 2017. Congresso
      4. FAACE,Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação ; ANTUNEZ, N. ; BACHEGA, D. ; BENITEZ, P. ; BONDIOLI, R. M. ; CARMO, J. S. ; FACCIOLI, J. S. ; FREITAS, M. F. R. L. ; GOMES, M. L. C. ; MAGANHA, B. N. ; MARCELINO, M. R. ; MARCUCI, S. B. ; MICCIONE, M. ; SILVA, G. J. T.. II Conversas sobre Psicologia e Educação: Políticas Públicas em Educação e Relações com a Psicologia. 2013. Outro
      5. FAACE,Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação ; ANTUNEZ, N. ; BACHEGA, D. ; BENITEZ, P. ; BONDIOLI, R. M. ; CARMO, J. S. ; FACCIOLI, J. S. ; FREITAS, M. F. R. L. ; GOMES, M. L. C. ; MAGANHA, B. N. ; MARCELINO, M. R. ; MARCUCI, S. B. ; MICCIONE, M. ; SILVA, G. J. T. ; SOUZA, L. M. R.. III Conversas sobre Psicologia e Educação: Educação Especial e Políticas de Inclusão. 2013. Outro
      6. CARMO, J. S.; ET AL,. I Mostra sobre Ensino da Matemática na Perspectiva Inclusiva. 2013. Outro
      7. FAACE,Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação ; ANTUNEZ, N. ; BACHEGA, D. ; BENITEZ, P. ; BONDIOLI, R. M. ; CARMO, J. S. ; FACCIOLI, J. S. ; GOMES, M. L. C. ; MAGANHA, B. N. ; MARCELINO, M. R. ; MARCUCI, S. B. ; MICCIONE, M. ; ROCHA, C. N. ; SILVA, G. J. T.. I Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. Outro
      8. CARMO, J. S.; MENDES, A. C. ; LORENA, A. B. ; HENKLAIN, M. H. O. ; SILVA, G. J. T. ; MARCUCI, S. B. ; SEABRA, D. F. S. ; MICCIONE, M.. VIII Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2012. Outro
      9. CARMO, J. S.; LORENA, A. B. ; MENDES, A. C. ; CASTRO, J. F. Z. ; MICCIONE, M. ; HENKLAIN, M. H. O. ; FIORANELI, R. C. ; CINTI, I. ; SILVA, G. J. T. ; MARCUCI, S. B. ; CARDOSO, J. H. M. ; BOTTESINI JUNIOR, D. J. ; FAGGIAN, A. ; OLIVEIRA, C. S. ; COSTA, T. T.. IX Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2012. Outro
      10. CARMO, J. S.. I Seminário Interno do Grupo quot;Análise do Comportamento e Ensino-Aprendizagem da Matemáticaquot;. 2011. (Outro).. . 0.
      11. CARMO, J. S.; LORENA, A. B. ; MENDES, A. C. ; MICCIONE, M.. VII Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2011. Outro
      12. CARMO, J. S.. Conferência quot;A discalculia do desenvolvimento sob a perspectiva da neuropsicologiaquot;. 2010. (Outro).. . 0.
      13. CARMO, J. S.; PRADO, P. S. T.. V Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2010. Outro
      14. PRADO, P. S. T. ; CARMO, J. S.. VI Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2010. Outro
      15. CARMO, J. S.. III Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2009. (Outro).. . 0.
      16. CARMO, J. S.; PRADO, P. S. T.. IV Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2009. Outro
      17. CARMO, J. S.. I Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2008. (Outro).. . 0.
      18. CARMO, J. S.. II Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • João dos Santos Carmo ⇔ Monalisa Muniz Nascimento (5.0)
        1. HENKLAIN, MARCELO H. O. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; CARMO, JOÃO DOS SANTOS ; MUNIZ, MONALISA ; PEREZ, W.. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD. v. 69, p. 205-214, issn: 0033-2933, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. HENKLAIN, MARCELO H. O. ; CARMO, JOÃO S. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; Muniz, Monalisa. Brazilian Faculty and Student Perspectives on Excellent Teaching. New Directions for Teaching and Learning. v. 2018, p. 31-39, issn: 0271-0633, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDES, A. C. ; CARMO, JOÃO S. ; MUNIZ, MONALISA. APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUXÍLIO A UMA ESTUDANTE COM ANSIEDADE À MATEMÁTICA. Em: Miriam Cardoso Utsumi. (Org.). Pesquisas em psicologia da educação matemática: Avanços e atualidades. 1ed.São Carlos - SP. : Pedro e João Editores. 2020.v. 01, p. 161-182.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. HENKLAIN, M. H. O. ; KIENEN, N. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; CARMO, J. S. ; MUNIZ, MONALISA. Characterization of college teacher behavioral classes based on the Teacher Behavior Checklist. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO). 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Henklain, M. H. O. ; Carmo, J. S. ; Haydu, V. B. ; Muniz, M.. Estudos com o Teacher Behavior Checklist (TBC) no Brasil: evidências preliminares de validade e precisão. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31