Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Monalisa Muniz Nascimento

Monalisa Muniz é Doutora (2008) e Mestre (2006) em Psicologia, área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco, tendo graduação em Psicologia por essa mesma Universidade. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP de 2002 a 2008, tendo o apoio desta instituição na Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar atuando na graduação e na Pós-Graduação em Psicologia-PPGPsi, e é pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e líder do Grupo de Pesquisa Inteligência Emocional. É membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica-IBAP (2009-2011; 2011-2013; 2013-2015; 2015-2017; 2017-2019/Presidente, 2019-2021), membro do Grupo de Trabalho "Pesquisa em Avaliação Psicológica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, foi conselheira titular do Conselho Regional de Psicologia da região 06-Estado de São Paulo- Gestão 2016-2019 e é membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica-CCAP do Sistema de Avaliação dos testes Psicológicos-Satepsi do Conselho Federal de Psicologia-CFP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, inteligência, avaliação dinâmica/assistida e inteligência emocional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9444899939943716 (05/05/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rod. Washington Luis, km 235 Jd. Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518361 Fax: (16) 33518489 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Inteligencia Emocional: avaliacao, treinamento e relacao com outras variaveis
      Descrição: O objetivo do projeto é estudar o construto Inteligência Emocional nas perspectivas da avaliação, treinamento e relação com diversas variáveis. Para isso diversos contextos e tipo de população também serão estudados em relação ao construto. No que se refere à avaliação, variados métodos serão estudados, construídos ou adaptados com a finalidade de produzir instrumentos de medida com qualidade para a mensuração da IE. A partir dos instrumentos de medida a relação da IE com diversas variáveis será investigada com o propósito de contribuir com dados científicos existentes, bem como trazer novas informações das possíveis relações da IE com outras variáveis. Por fim, as ferramentas de treinamento da IE estudadas, construídas ou adaptadas possibilitarão investigar melhor o desenvolvimento desse construto e sua contribuição prática para a vida das pessoas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Coordenador / Amanda Reis Ribeiro - Integrante / Isaias Peixoto - Integrante / Fernanda Esteves Pereira - Integrante / Orjana de Oliveira Pacheco - Integrante / Kátia Giugioli Carrasco - Integrante / Islana Ferreira Costa - Integrante / Isabela Sbravatti Ferrari - Integrante / Elaine Mônaco Sousa - Integrante / Maria Gabriela Tasca Chaguri - Integrante / William Hiody Schmidt Nagae - Integrante.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.
    2. 2015-2019. Intervencao em autorregulacao na Educacao Infantil e desenvolvimento de competencias socioemocionais
      Descrição: Competências socioemocionais são um amplo conjunto de habilidades, dentre as quais pode-se destacar a cognição social, que se refere à capacidade de interpretar sinais sociais adequadamente e responder a eles de maneira apropriada. Para o desenvolvimento de tais competências, porém, algumas habilidades têm se mostrado importantes, entre elas a autorregulação, a capacidade de regular seu próprio comportamento e emoções. Crianças com melhores habilidades de autorregulação apresentam menos problemas comportamentais e esta habilidade é um importante preditor de índices sociais e de saúde. Neste sentido, a literatura internacional tem enfatizado o desenvolvimento e a investigação de programas de promoção da autorregulação em pré-escolares. Esta área de investigação é ainda incipiente no contexto nacional. Perante essa demanda, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e investigar a eficácia de uma intervenção precoce-preventiva, que inclui capacitação de professores da rede pública e aplicação junto a classes de Educação Infantil, para promoção de habilidades de autorregulação em crianças pré-escolares. Para tanto, inicialmente serão desenvolvidos uma bateria de avaliação de cognição social, como medida de competência socioemocional, e um programa de intervenção em autorregulação. Participarão desta pesquisa aproximadamente 10 professoras de classes do último ano da Educação Infantil e 100 crianças com idade média de 5 anos, matriculadas em três escolas municipais. Este estudo terá 4 etapas: pré-teste, intervenção, pós-teste e follow-up. No pré-teste, as crianças serão avaliadas em inteligência, autorregulação, cognição social, funcionamento adaptativo, comportamento e saúde mental; também será avaliado o nível de estresse dos professores. Na intervenção, 5 professoras serão designadas ao Grupo Experimental e serão capacitadas e supervisionadas na aplicação das atividades do programa de intervenção em autorregulação em sala de aula. As 5 professoras do Grupo Controle serão capacitadas e supervisionadas na aplicação de atividades de estimulação de linguagem oral. A intervenção se dará por período de 6 meses. Ao término da intervenção será conduzido o pós-teste e, após um ano, o follow-up, com nova avaliação das crianças participantes seguindo os mesmos procedimentos adotados no pré-teste, exceto avaliação da inteligência e inclusão da medida de estresse infantil no follow-up. O estudo permitirá verificar o efeito da intervenção sobre as diversas medidas utilizadas, bem como sua manutenção ao longo de um ano. A pesquisa contribuirá à disponibilização de um procedimento com atividades para estimulação de habilidades de autorregulação em crianças da Educação Infantil, além de uma bateria de avaliação da cognição social, como medida de competência socioemocional, em crianças pré-escolares.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Natália Martins Dias - Coordenador / Tatiana Pontrelli Mecca - Integrante / Márcia Siqueira de Andrade - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.
    3. 2015-2017. Investigando os Efeitos do Programa de Enriquecimento Instrumental-PEI, versao basica, em Diferentes Amostras Brasileiras.
      Descrição: O estudo tem o objetivo principal de verificar a efetividade do Programa de Enriquecimento Instrumental ?PEI, versão básico 1, para o desenvolvimento cognitivo. Três amostras comporão a pesquisa: 20 crianças pré-escolares; 4 crianças com diagnóstico clínico (2 com dislexia, 2 com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade); e 20 idosos. para todas essas amostras haverá um grupo controle equiparado ao perfil de cada grupo experimental. Somente os grupos experimentais serão submetidos a intervenção com o PEI, mas todos os grupos (experimental e controle) responderão a diversos testes cognitivos. Além disso, também será coletada com pais (amostra pré-escolares e transtorno), professores (amostra pré-escolares) e clínicos (amostra pré-escolares e idosos), a percepção da efetividade da intervenção por meio de um questionário qualitativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Patrícia Waltz Schelini - Integrante / Natália Martins Dias - Integrante / Cristiano Mauro Assis Gomes - Coordenador / Mariana Teles Santos - Integrante / Hudson Fernades Golino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.
    4. 2014-2017. FUNCOES EXECUTIVAS EM CRIANCAS DE 3 A 6 ANOS: DESENVOLVIMENTO, RELACAO COM VARIAVEIS LINGUISTICAS E CARACTERISTICAS FAMILIARES, E INTERVENCAO PRECOCE EM AMBIENTE ESCOLAR
      Descrição: O presente projeto propõe 2 estudos, ambos inéditos e com potencial para prover importantes contribuições à área no contexto nacional. O Estudo 1, a ser conduzido com crianças de 3 a 6 anos, investigará o desenvolvimento das funções executivas em função da idade e progressão escolar, a relação entre as funções executivas, a linguagem oral e habilidades iniciais de leitura e escrita e, além, a relação entre as funções executivas, o ambiente familiar e os estilos parentais. O Estudo 2 será conduzido com crianças de 6 anos e investigará a eficácia de um programa de intervenção ecológico, conduzido pelos professores ou por professores e pais, em promover o desenvolvimento das funções executivas das crianças. Destaca-se que essa proposta poderá acarretar em avanços tanto científicos quanto sociais. Em termos científicos, a proposta poderá gerar conhecimentos originais relativos ao desenvolvimento das funções executivas em crianças pré-escolares e suas relações com linguagem oral e escrita. Gerará, também, conhecimentos sobre a relação entre tais funções e características familiares e parentais, tema que, mesmo no exterior, tem ainda carência de estudos. O Estudo 2, por sua vez, permitirá analisar a eficácia de intervenção em funções executivas, área em que pesquisas brasileiras ainda são escassas. Paralelamente, os ganhos sociais previstos são significativos, pois darão fundamentos para ajudar a direcionar currículos escolares de Educação Infantil, bem como poderão auxiliar o direcionamento de orientações a pais e familiares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Coordenador / Caroline Tozzi Reppold - Integrante / Natália Martins Dias - Integrante / Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Integrante / Maria Cristina Triguero V. Teixeira - Integrante / Adele Diamond - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.
    5. 2014-Atual. Estudos psicometricos para a nova versao do Teste Dinamico e Informatizado para o Raciocinio Indutivo-TEDRI para criancas
      Descrição: O teste dinâmico tem a finalidade de avaliar o potencial do sujeito para aprender, o que faz esse tipo de instrumento ser uma forma mais justa para a compreensão da capacidade de aprendizagem do ser humano, principalmente, de criança. Apesar dessa qualidade, há escassez desse tipo de teste no Brasil. O objetivo desse projeto é realizar adaptações na forma de aplicação de um teste dinâmico informatizado para o raciocínio indutivo, já existente, e buscar evidências de precisão e validade para o teste em sua nova versão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Monalisa Muniz Nascimento - Coordenador.
      Membro: Monalisa Muniz Nascimento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. 49º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A formação em avaliação psicológica para uma atuação ética. 2019. (Congresso).
      2. 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Ações do SATEPSI para o desenvolvimento da Avaliação Psicológica entre 2017-2019. 2019. (Congresso).
      3. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Avaliação Psicológica: Fundamentos e Construção de Instrumentos. 2018. (Congresso).
      4. IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Princípios para a construção e adaptação de instrumentos de avalação psicológica para o Brasil. 2018. (Congresso).
      5. V Congresso Brasileiro Ciência e Profissão. A RECENTE PUBLICAÇÃO DA RESOLUÇÃO 009/2018 DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DO BRASIL SOBRE A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. 2018. (Congresso).
      6. VII Congresso Latinoamericano de Psicología. Evaluación psicológica en Brasil: Sus resoluciones y contextos. 2018. (Congresso).
      7. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia. Avaliação Psicológica: Temas Polêmicos. 2017. (Congresso).
      8. 8 Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. A formação do desempenho do docente universitário: instrumentos em fase de validação.. 2017. (Congresso).
      9. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Competências para realizar Avaliação Psicológica. 2016. (Congresso).
      10. Simpósio da Associação Nacional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 2016. (Simpósio).
      11. 45 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).
      12. 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Panorama atual da Avaliação Psicológica no Brasil. 2015. (Congresso).
      13. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicoógica. Psicometria e sua relação com os estudos e teorias da inteligência.. 2015. (Congresso).
      14. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Congresso).
      15. IV Congresso Psicologia Brasileiro: Ciência e Profissão. Avaliação Assistida e Formação em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. 2014. (Congresso).
      16. VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivosrojc. A formação profissional em Avaliação Psicológica. 2014. (Congresso).
      17. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica. 2014. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. Muniz, M.; Baptista, M. N. ; NUNES, M. F. O. ; FAIAD, C. ; Mansur-Alves, M. ; Oliveira, K. L. ; PIANOWISK, G. ; Carvalho, L. F.. 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2019. Congresso
      2. Muniz, M.. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2018. (Congresso).. . 0.
      3. Muniz, M.; Carvalho, L. F. ; Mecca, T. P. ; BUENO, J. M. H. ; Seabra, A. G. ; Minervino, C. A. S. M. ; Andrade, J. M. ; MIGUEL, Fabiano Koich ; NUNES, C. H. S. S. ; NUNES, Maiana Farias de Oliveira. 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: a formação em Avaliação Psicológica e a Avaliação Psicológica na formação. (ocorrerá em 2017). 2017. Congresso
      4. Muniz, M.; Seabra, A. G. ; Reppold, C. T. ; Dias, N. M. ; Carvalho, L. F. ; Carreiro, L. R. R. ; Gouveia, V. V.. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2015. Congresso
      5. Muniz, M.; Rueda, F. J. M. ; Carvalho, L. F. ; Bock, A. M. B. ; Hisatugo, C. ; Rosa, E. Z. ; Freitas, F. ; Magano, F. ; Saraiva, L.F.O ; Borges, M.M ; Castro, P.F. ; BRAGHINI, S.. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2014. Congresso
      6. Muniz, M.. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. 2013. (Congresso).. . 0.
      7. Muniz, M.. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos e V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos - Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces. 2009. (Congresso).. . 0.
      8. Muniz, M.. III Congresso de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. 2007. (Congresso).. . 0.
      9. Muniz, M.. I Feira Científica das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. 2007. (Outro).. . 0.
      10. Muniz, M.. 1º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e da IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Monalisa Muniz Nascimento ⇔ João dos Santos Carmo (5.0)
        1. HENKLAIN, MARCELO H. O. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; CARMO, JOÃO DOS SANTOS ; MUNIZ, MONALISA ; PEREZ, W.. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD. v. 69, p. 205-214, issn: 0033-2933, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. HENKLAIN, MARCELO H. O. ; CARMO, JOÃO S. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; Muniz, Monalisa. Brazilian Faculty and Student Perspectives on Excellent Teaching. New Directions for Teaching and Learning. v. 2018, p. 31-39, issn: 0271-0633, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDES, A. C. ; CARMO, JOÃO S. ; MUNIZ, MONALISA. APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUXÍLIO A UMA ESTUDANTE COM ANSIEDADE À MATEMÁTICA. Em: Miriam Cardoso Utsumi. (Org.). Pesquisas em psicologia da educação matemática: Avanços e atualidades. 1ed.São Carlos - SP. : Pedro e João Editores. 2020.v. 01, p. 161-182.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. HENKLAIN, M. H. O. ; KIENEN, N. ; HAYDU, VERÔNICA BENDER ; CARMO, J. S. ; MUNIZ, MONALISA. Characterization of college teacher behavioral classes based on the Teacher Behavior Checklist. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO). 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Henklain, M. H. O. ; Carmo, J. S. ; Haydu, V. B. ; Muniz, M.. Estudos com o Teacher Behavior Checklist (TBC) no Brasil: evidências preliminares de validade e precisão. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32