Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Nassim Chamel Elias

Nassim Chamel Elias possui graduação (1994) e mestrado (2002) em Ciência da Computação e doutorado (2007) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2008 a 2011 e bolsista CAPES de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2011 a 2013. Atualmente,é professor do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia e é professor orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graudação em Educação Especial (PPGEEs) e em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. Atua como Editor Associado do European Journal of Behavior Analysis e como parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação a Distância. Seus interesses atuais são análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual e auditiva e software educativo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 (24/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rod. Washington Luis, Km 235 SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066834 URL da Homepage: www.lahmiei.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Analise do Comportamento aplicada a questoes sociais e de preconceito
      Descrição: O Behaviorismo Radical conceitua três níveis de seleção por consequências (Skinner, 1981) responsáveis por selecionar os repertórios de comportamento dos organismos, dentro do processo de evolução das espécies, aumentando suas chances de sobrevivência e adaptação. O primeiro nível, filogenético, compreende a parte do ambiente responsável por selecionar traços morfológicos e fisiológicos determinantes de comportamento ao longo da história evolutiva da espécie; enquanto o segundo nível, o ontogenético, caracteriza o ambiente com base nas consequências reforçadoras que selecionam as respostas mais adaptadas ao ambiente imediato, durante a história de vida do indivíduo. O terceiro nível, cultural, descreve as práticas comportamentais de um grupo que contribuem para o sucesso daquela cultura em resolver seus problemas. Tais práticas modificam o ambiente social e físico em que os indivíduos se comportam, sendo responsáveis pela seleção de determinados comportamentos nos repertórios dos indivíduos do grupo, que produzem consequências que revertem para todo o grupo e não exclusivamente para o indivíduo, mantendo assim a prática cultural. Porém, esse último nível de seleção também pode originar certos problemas quando há conflito entre os interesses individuais e os interesses do grupo que controla as condições materiais de modificação do ambiente selecionador de comportamento dos indivíduos do grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nassim Chamel Elias - Coordenador / Madeleine Reinert Marcelino - Integrante / Weslen Chaves Rodrigues - Integrante / Ana Arantes - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Nassim Chamel Elias.
    2. 2013-Atual. Analise do Comportamento Aplicada no Contexto da Educacao Especial
      Descrição: B. F. Skinner lançou os fundamentos e os princípios para o estudo dos comportamentos verbais e não-verbais de indivíduos humanos e não humanos. Essa abordagem psicológica e educacional é chamada de Análise do Comportamento. Segundo essa abordagem, as consequências ambientais podem fortalecer ou enfraquecer o comportamento. O processo comportamental através do qual o comportamento acontece e é mantido é chamado de reforçamento. Dessa maneira, considerando que as causas do comportamento estão no ambiente, e não dentro da pessoa, todo comportamento é, potencialmente, mutável, o que significa que todos os indivíduos, humanos e não humanos, podem aprender. Portanto, não há nenhuma pessoa, mesmo que ela tenha uma deficiência ou um transtorno muito grave, como autismo, que não possa aprender e superar os seus desafios. Com base na abordagem comportamental e nos procedimentos de ensino decorrentes, as pesquisas envolvidas nesse projeto visam estudar empiricamente a eficácia desses procedimentos na identificação e no ensino de repertórios funcionais para pessoas público alvo da educação especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (6) . Integrantes: Nassim Chamel Elias - Coordenador / Elaine Carvalho - Integrante / Valeria Peres Asnis - Integrante / Ailton Barcelos da Costa - Integrante / Sabrina David de Oliveira - Integrante / Isadora Peresi Ferrari - Integrante / Izadora Ribeiro Perkoski - Integrante / Rafael Ernesto Arruda Santos - Integrante / Thayse Loyana Martins Albano - Integrante / Laíza Ribeiro Silva - Integrante / Lucelmo Lacerda - Integrante / Glenda Esteves Rodrigues - Integrante / Perolayne Bueno Molina - Integrante / Alessandra Daniele Messali Picharillo - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 17
      Membro: Nassim Chamel Elias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Simpósio. 2018. (Congresso).
      2. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Histórias sociais na modificação de comportamentos de estudantes com autismo. 2017. (Encontro).
      3. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. O APRENDIZADO MUSICAL COM PROCEDIMENTOS DA ABA – ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO. 2016. (Congresso).
      4. XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.MODELO COMPORTAMENTAL DO RACIOCÍNIO ANALÓGICO. 2016. (Encontro).
      5. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.ENSINO DE REPERTÓRIOS ACADÊMICOS UTILIZANDO EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS. 2015. (Encontro).
      6. Association for Behavior Analysis International 40th Annual Convention. High and Low Preference Items Strengthens the Emergence of Mand for Children With Autism. 2014. (Congresso).
      7. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO AUTISMO: IMITAÇÃO NÃO-VERBAL E LINGUAGEM. 2014. (Congresso).
      8. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. O brincar no desenvolvimento da criança com autismo: uma revisão bibliográfica. 2014. (Congresso).
      9. 12a. Jornada de Análise do Comportamento de São Carlos. Identificação de Preferência: definição, métodos de avaliação de preferência e uma proposta informatizada. 2013. (Congresso).
      10. I Mostra sobre Ensino da Matemática na Perspectiva Inclusiva.Recursos tecnológicos para avaliação e ensino de habilidades matemáticas. 2013. (Outra).
      11. I Seminário Internacional de Conscientização do Autismo da ABADS.Promovendo a linguagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L. ; LACERDA, C. B. F. ; MENDES, E. G. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; ALMEIDA, M. A. ; ABREU, M. ; ELIAS, N. C. ; RANGNI, R. A. ; ORLANDO, R. M.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2016. Congresso
      2. MENDES, E. G. ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L. ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; ALMEIDA, M. A. ; ABREU, M. ; ELIAS, N. C. ; RANGNI, R. A. ; ZEPPONE, R.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
      3. ELIAS, N. C.. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).. . 0.
      4. ELIAS, N. C.. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32