Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alex Sandro Gomes Pessoa

Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É pesquisador atuante no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). Chefe do Departamento de Psicologia (Gestão 2019-2021). Foi representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (2014-2019). É Editor Associado da Revista School Psychology International (SPI). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Seus temas de interesse são: processos de resiliência; desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei. (Contato: alexpessoa@ufscar.br) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4333565964821090 (02/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518361 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-Atual. Praticas Exitosas no Atendimento de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internacao: Uma Analise a Partir do Estado de Sao Paulo
      Descrição: ato infracional, ou seja, as ações que se constituem como contravenção penal envolvendo adolescentes, tem sido apontado como um dos principais desafios colocados ao poder público e as políticas sociais voltadas ao segmento infantojuvenil no Brasil. Diante da complexidade dessa temática, entende-se que o trabalho com adolescentes que cumprem medidas socioeducaticas deve operar de forma multi-direcional. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar, a partir da indicação de adolescentes que cumprem medidas socioducativas em regime de internação, quais são os profissionais, as práticas bem sucedidas e as concepções teórico-metodológicas que fundamentam os atendimentos destes grupos nos espaços institucionais. A abordagem epistemológica adotada nesta investigação está em consonância com autores da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Social Comunitária. Trata-se de um estudo com recorte qualitativo, em período transversal. A pesquisa de campo será realizada na Fundação Casa, instituição responsável pela aplicação de medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado de São Paulo. Na primeira etapa da pesquisa, está prevista a participação de 500 a 700 adolescentes, de ambos os sexos e na faixa etária de 12 a 21 anos, que estejam cumprindo medidas socioeducativas de internação. Em seguida, a partir das informações obtidas junto aos adolescentes e de critérios de inclusão definidos a priori, serão selecionados dois profissionais de cada unidade, totalizando 24 profissionais / participantes na segunda etapa. Os adolescentes que aceitarem participar voluntariamente do estudo responderão um#10;questionário para que possam indicar apenas um profissional que eles considerem diferenciado, ou seja, que em algum momento tenham os ajudado de alguma forma em questões que eles considerem importantes. Após a tabulação dos dados, os dois profissionais de cada unidade mais citados pelos adolescentes serão convidados a participarem de entrevistas semiestrututudas. Dada a quantidade extensa de material que emergirá nas diferentes etapas desta pesquisa, será empregado o software NVivo para a análise dos dados. A interpretação dos dados, tanto àquelas obtidas nas respostas#10;discursivas dos adolescentes quanto nas entrevistas com os profissionais, será realizada através da análise de conteúdo. Entende-se que os achados desta pesquisa podem contribuir na construção de programas de formação profissional para melhoria na relação desses profissionais com os adolescentes. Uma investigação sobre as boas práticas de profissionais que atendem adolescentes em instituições de regime fechado pode abrir espaço para discussões ainda pouco exploradas, bem#10;como reverberar na melhoria dos atendimentos prestados a esta população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Alex Sandro Gomes Pessoa - Coordenador / Ariane Rico Gomes - Integrante / Barbara Cristina Soares Sena - Integrante.
      Membro: Alex Sandro Gomes Pessoa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. 20 Anos do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência: Caminhos e Perspectivas Futuras.Caminhos e perspectivas futuras do Laboratório. 2018. (Seminário).
      2. Communities as enablers: Exploring community resilience as a foundational component of individual resilience”.Fostering Resilience in the Lives of Young People Through Arts. 2018. (Encontro).
      3. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Programa de condutas auto protetivas para crianças: Enfrentamento da violência intrafamiliar e promoção de resiliência. 2018. (Congresso).
      4. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP (Ciência, Cotidiano e Democracia: Desafios para a produção do conhecimento e Pós Graduação em Psicologia). 2018. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. PESSOA, A. S. G.. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).. . 0.
      2. PESSOA, A. S. G.. 3rd World Congress on resilience. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. PESSOA, A. S. G.. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).. . 0.
      4. PESSOA, A. S. G.. I Congresso Interncioanal de Educação da Unoeste - A produção do conhecimento em Educação. 2015. (Congresso).. . 0.
      5. PESSOA, A. S. G.. Corpos Transgressores. 2012. (Outro).. . 0.
      6. PESSOA, A. S. G.. TABUS: sexo, drogas e rock'n roll na Velhice. 2012. (Outro).. . 0.
      7. PESSOA, A. S. G.. 53° Festival Santista de Teatro. 2011. (Festival).. . 0.
      8. PESSOA, A. S. G.. VI Bienal Internacional de Dança. 2011. (Festival).. . 0.
      9. PESSOA, A. S. G.. MIRADA - I Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos. 2010. (Festival).. . 0.
      10. PESSOA, A. S. G.. VII Encontro Regional de Estudantes de Educação Física (EREEF). 2009. (Outro).. . 0.
      11. PESSOA, A. S. G.. IV Seminário de Pesquisa em Educação. 2009. (Outro).. . 0.
      12. PESSOA, A. S. G.. II Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. 2007. (Congresso).. . 0.
      13. PESSOA, A. S. G.. 1º Congresso Brasileiro Científico-Popular de Educação Física CAEF/FCT/UNESP. 2006. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Alex Sandro Gomes Pessoa ⇔ Sabrina Mazo D'Affonseca (1.0)
        1. D'AFFONSECA, S. M.; PESSOA, A. S. G. ; KOLLER, S. H.. Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes em situações de violência intrafamiliar. Em: Carmem Beatriz Neufeld; Eliane Mary de Oliveira Falcone; Bernard Rangé. (Org.). PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitivo Comportamental: Ciclo 6. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2019.v. 2, p. 43-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31