Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Sabrina Mazo D'Affonseca

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui pós-doutorado em Educação Especial, doutorado em Psicologia, mestrado em Educação Especial e graduação em Psicologia pela UFSCar. Pesquisadora do Laboratório de Análise e Prevenção de Violência (Laprev - UFSCar) e do Grupo de Pesquisa: Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP - UFSCar). Atua, principalmente, no âmbito de Prevenção de violência e intervenção psicoterapêutica com mulheres, adolescentes e crianças. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Prevencao de violencia contra pessoas com deficiencia
      Descrição: As pessoas com deficiência, por diversos fatores, estão mais suscetíveis a se#10;depararem com situações de violência e de violação de direitos, quando comparadas a seus#10;pares não reconhecidos socialmente e culturalmente com essa condição. Embora não existam#10;dados oficiais no Brasil sobre a prevalência desse fenômeno, estatísticas do Disque#10;100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, indicam cerca de 8.300 casos por ano.#10;A maioria dos casos denunciados refere-se à negligência (abandono, alimentação, amparo,#10;higiene, medicamentos/assistência à saúde), sendo os membros familiares (pais, mães,#10;irmãos e filhos) os agressores mais comuns. Nesse cenário, importa que o Estado e a sociedade#10;garantam e fomentem, em uma perspectiva biopsicossocial, programas e políticas#10;públicas que visem a minimizar as situações de vulnerabilidade das pessoas com deficiência#10;e a garantir sua autonomia e plena participação social. Em alguns municípios brasileiros, as#10;redes de proteção voltadas a essa população já é uma realidade. Contudo, as representações#10;sociais e concepções em relação à deficiência dos profissionais que atuam nessas redes#10;podem influenciar diretamente as tomadas de decisão inerentes à garantia de direitos das#10;pessoas com deficiência. Tal quadro sinaliza a necessidade de ações para prevenção da#10;violência a pessoas com deficiência, a qual deve iniciar com mudanças relativas à visão da#10;pessoa com deficiência na sociedade, além de garantia de acesso a serviços e suporte para deficiente e sua família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (0) . Integrantes: Sabrina Mazo D'Affonseca - Coordenador / Leonardo Santos Amancio Cabral - Integrante / Maria Alice Centanin Bertho - Integrante / Josiane Torres - Integrante.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    2. 2017-2017. Influencias das praticas parentais e exposicao a violencia em relacionamentos abusivos e na saude psicologica dos jovens
      Descrição: O presente estudo objetiva constatar a influência dos estilos parentais e da intergeracionalidade da violência em jovens vítimas de relacionamentos abusivos hetero e não heterossexuais, assim como as consequências destes relacionamentos para a saúde psicológica desses jovens. Participarão deste estudo cerca de 200 adultos emergentes com idade variando entre 18 e 25 anos, os quais responderão um formulário online formado pelos instrumentos DDI-A, fatores de risco para violência no namoro, escala tática de conflitos, BAI e BDI. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente com base no manual dos mesmos e posteriormente correlacionados a partir do programa estatístico SPSS 20.0. Espera-se que os dados contribuam para a área de prevenção à violência no namoro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Sabrina Mazo D'Affonseca - Coordenador / Adrielli Carolina Santos - Integrante / Bruna Barbosa - Integrante / Bruno Henrique Cardoso - Integrante / Julia Casteletti Ramiro - Integrante / Raquel Salvadori Sarmento - Integrante / Sarah Masetto Rodrigues - Integrante / Stephane de Paiva Freitas - Integrante / Talissa de Assis Angeloni - Integrante / Vanessa Akemi Hangai Vilela - Integrante / Vanessa Akemi Odahara de Abreu - Integrante / Weslen Chaves Rodrigues - Integrante / Winny de Moraes Nunes - Integrante.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    3. 2017-Atual. VIOLENCIA DE PARCEIROS INTIMOS: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS AO LONGO DO CICLO VITAL E AVALIACAO DOS EFEITOS DE INTERVENCOES PSICOLOGICAS
      Descrição: A violência de parceiros íntimos (VIP) é um problema grave que traz sequelas para o seu bem-estar físico, social e emocional dos envolvidos. A maioria das vítimas desse tipo de violência são mulheres, sendo que muitas delas são mães. Considerando a situação vivenciada por essa mulher, não é difícil pensar nos impactos que a VIP pode acarretar para os seus filhos. Assim, o presente estudo objetiva: (1) identificar o impacto da VIP no desenvolvimento socioemocional e acadêmico de crianças ao longo do ciclo vital e (2) verificar a eficácia e a eficiência de intervenções psicológicas voltadas a mães, crianças e adolescentes em contexto de VIP em curto e longo prazo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Sabrina Mazo D'Affonseca - Coordenador / Maria Alice Centanin Bertho - Integrante / Mayara Zaqueo Diniz - Integrante / Amanda Soares Dantas - Integrante / Sophia da Rosa Carvalho - Integrante / Giselle Alejandra Pincheira Navarro - Integrante / Júlia Zaffalon - Integrante / Jessica Giovanna Espinoza Tarazona - Integrante / Maiana Pereira dos Santos - Integrante / Marília Vidal de Vasconcelos Barros - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfa da turma de Psicologia 2015, Universidade Federal de São Carlos.. 2020.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    2. Melhores trabalhos do curso de Psicologia no XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).. 2019.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    3. Professora homenageada da turma de Psicologia 2014, Universidade Federal de São Carlos.. 2019.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    4. Professora homenageada da turma de Psicologia 2013, Universidade Federal de São Carlos.. 2018.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    5. Segundo lugar do prêmio Reinier Juhannes Antonius Rozestraten, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2017.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.
    6. Paraninfo da Turma de Psicologia 2012 da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2017.
      Membro: Sabrina Mazo D'Affonseca.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar – SEGrad. 2020. (Seminário).
    2. 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Formação de profissionais para prevenção da violência. 2019. (Congresso).
    3. V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PARENTAIS NA SAÚDE PSICOLÓGICA DOS JOVENS. 2018. (Outra).
    4. V Seminário Internacional de Pós-Graduação. 2018. (Seminário).
    5. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1 Congresso Brasileiro de História da Psicologia. As origens da pedofilia: uma revisão da literatura. 2017. (Congresso).
    6. 1 Encontro de professores de ética em Psicologia. 2016. (Encontro).
    7. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Br Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Ensino colaborativo e planejamento educacional individualizado: Relatos do estágio supervisionado com alunos com transtorno do espectro autista. 2016. (Congresso).
    8. VII Simpósio de Psicologia do Centro Universitário Central Paulista.Terapia cognitivo comportamental para crianças e adolescentes. 2016. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. D'AFFONSECA, S. M.; RODRIGUES, W. C. ; Gama, V.D. ; DANTAS, A. S. ; KRUGER, G. M. ; CARVALHO, S. R. ; CASAROTTO, M. ; PETRILLI, R. A. ; SANTOS, H. L. C. ; CASTRO, M. S. L. B. ; OLIVEIRA, R. P. S.. Mesa Redonda: Psicologia Jurídica e Abuso Sexual Infantil. 2018. Outro
    2. D'AFFONSECA, S. M.; BRINO, R. F. ; BERTHO, M. A. C. ; OTAGUIRI, A. T. ; DINIZ, M. Z. ; OLIVEIRA, R. P. S. ; DANTAS, A. S. ; VALLE, J. A. ; SOARES, A. P. ; PONTES, L. B. ; GIROTTO, L.. 20 anos do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev): Caminhos e perspectivas futuras. 2018. Outro
    3. D'AFFONSECA, S. M.. IV Encontro do Observatorio Nacional de Educação Especial. 2014. (Outro).. . 0.
    4. D'AFFONSECA, S. M.. 6 Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. D'AFFONSECA, S. M.. III Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial. 2013. (Outro).. . 0.
    6. D'AFFONSECA, S. M.. Dia de Combate ao Stress. 2009. (Outro).. . 0.
    7. D'AFFONSECA, S. M.. Dia de Combate ao Stress. 2008. (Outro).. . 0.
    8. D'AFFONSECA, S. M.. Dia de combate ao stress. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Sabrina Mazo D'Affonseca ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (3.0)
      1. MENDES, ENICÉIA GONÇALVES ; D´AFFONSECA, SABRINA MAZO. Avaliação dos estudantes público alvo da educação especial: perspectiva dos professores especializados. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 31, p. 923-937, issn: 1984-686X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TANNÚS-VALADÃO, GABRIELA ; MENDES, ENICÉIA GONÇALVES ; D'AFFONSECA, SABRINA MAZO ; ARAGON, CARMELINA APARECIDA ; RIPARI, REBECA. AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SÃO CARLOS. Journal of Research in Special Educational Needs. v. 16, p. 269-274, issn: 1471-3802, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MENDES, ENICÉIA GONÇALVES ; TANNÚS-VALADÃO, GABRIELA ; D´AFFONSECA, SABRINA MAZO. IMPACTOS E DESAFIOS DAS REDES DE PESQUISA: O CASO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias (UERJ. Online). v. 17, p. 5-22, issn: 1982-0305, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sabrina Mazo D'Affonseca ⇔ Leonardo Santos Amâncio Cabral (2.0)
      1. D’AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; PAES, D. C.. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Em: Alaerte Antonio Martelli Contini; Camilo Pereira Carneiro Filho; Gustavo de Souza Preussler. (Org.). FRONTEIRAS E DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA. 1ed.Curitiba. : ÍTHALA. 2019.v. 1, p. 41-56.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. D'AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; TORRES, J. P. ; BERTHO, M. A. C. ; PAES, D. C. ; CRUZ, L. P. ; DELFINO, J. ; BORGES, C. ; FARIAS, D. ; MELO, M. ; BERTOLI, N.. Capacitação de profissionais para prevenção da violência contra pessoas com deficiência. Em: 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2019, João Pessoa-PB. Anais da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. João Pessoa: SBP, p. 628-628, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sabrina Mazo D'Affonseca ⇔ Alex Sandro Gomes Pessoa (1.0)
      1. D'AFFONSECA, S. M.; PESSOA, A. S. G. ; KOLLER, S. H.. Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes em situações de violência intrafamiliar. Em: Carmem Beatriz Neufeld; Eliane Mary de Oliveira Falcone; Bernard Rangé. (Org.). PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitivo Comportamental: Ciclo 6. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2019.v. 2, p. 43-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32