Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Leonardo Santos Amancio Cabral

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa 'Identidades, Deficiências, Educação Acessibilidade' (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE e o GT-11 da ANPEd (Educação Superior). Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma 'Foro Italico', em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de 'Doctor Europeaus', pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Cooperação, Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3520-3687. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Flexibilizacao Curricular da Pessoa com Deficiencia na Educacao Superior
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / LUCIANA CARLENA CORREIA VELASCO GUIMARAES - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    2. 2019-Atual. Aspectos de inclusao de pessoas com deficiencia no mercado de trabalho
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Diego Afonso Teixeira dos Santos - Integrante / Heloisa Rauany Lafaiete Sardinha - Integrante / Lucas Miccichelli Martins - Integrante / Vinicius Francisco de Oliveira - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    3. 2019-Atual. Sexualidade de adolescentes com deficiencia intelectual
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Eduardo Tomazini - Integrante / Isabella Corrêa Silva Montagnolli - Integrante / Yasmin Burin Salustiano - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    4. 2019-Atual. Perspectivas sobre inclusao escolar de criancas com transtorno do espectro do autismo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Franciele Araujo Souza - Integrante / Lorena dos Santos Migliato - Integrante / Rafaella Fernanda da Silva - Integrante / Tayna Lopes Ferreira - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    5. 2019-Atual. Prevencao da violencia contra pessoas com deficiencia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / SABRINA MAZO D'AFFONSECA - Coordenador.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    6. 2019-Atual. Altas habilidades/Superdotacao na esfera das habilidades sociais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Ana Carolina Ruiz Poli - Integrante / Bryan Vinycius Bragagnollo - Integrante / Joao Pedro Valente Almeida - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    7. 2019-Atual. O acesso de pessoas com deficiencia em bibliotecas de instituicoes de ensino superior
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Ana Gabriele Derencio - Integrante / Gabriela Godman Machado Zulim - Integrante / Juliana Fernandes - Integrante / Victoria do Valle Ramos - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    8. 2019-Atual. Estrategias didatico-pedagogicas e de gestao no Ensino Superior sob a perspectiva inclusiva
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / André Henrique de Lima - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    9. 2018-2019. Pessoas com deficiencia e estagio curricular
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / André Henrique de Lima - Integrante.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    10. 2018-2018. Organizacao e funcionamento das classes hospitalares mantidas por diferentes orgaos publicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    11. 2017-Atual. JobSkills: tecnologia de apoio para o acesso de estudantes universitarios com deficiencias no mercado de trabalho
      Descrição: Auxílio Financeiro: CNPq (Processo nº 431096/2016-3)#10;#10;O presente projeto visa desenvolver o aplicativo tecnológico JobSkills, com base em dados a serem coletados em programas de orientação acadêmica e profissional de estudantes universitários com deficiência e por meio da colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e colaboradores da área de Educação Especial, Psicologia, Economia, Ciências Exatas e Tecnológicas. A solução caracteriza-se por uma suíte de aplicativos inovadores produzidos nas plataformas Mobile e Web, sendo um aplicativo de busca e seleção, o qual permite ao usuário buscar e selecionar um perfil profissional que melhor se adeque às suas demandas; um aplicativo de convocação que permite receber o pedido, aceitar ou recusar a solicitação, e retornar ao solicitante o status desse pedido. O projeto é inovador por trazer a solução em plataforma móvel (mobile), ao alcance imediato das pessoas com deficiência e dos empregadores, além da comodidade e facilidade de ser disponível mediante um simples toque no Aplicativo Mobile, a qualquer hora, em qualquer lugar, junto ao apelo da tendência de utilização de serviços online. O aplicativo JobSkills possibilitará, ainda, que os Núcleos de Acessibilidade das IES mapeiem e mantenham seus respectivos bancos de dados referentes aos acadêmicos e egressos do público-alvo da Educação Especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Aline Maira da Silva - Integrante / André Henrique de Lima - Integrante / Lucas Bueno Ruas de Oliveira - Integrante / Matheus Rodrigues - Integrante / Inaê da Silva Andrade - Integrante / Adriano Renzi - Integrante / Wanessa Ferreira Borges - Integrante / Tereza Cristina Rodrigues Villela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
    12. 2017-Atual. Concepcoes de Deficiencia em Universitarios: estudos em contextos internacionais distintos
      Descrição: Proc 305575/2017-1 CNPq e Proc. 2017/12721-5 Fapesp. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Lucia Pereira Leite - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. CEC Special Education 2020: convention expo. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. 2020. (Congresso).
      2. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. CIET:EnPED 2020 - Mesa de Debates: Acessibilidade virtual e inclusão. 2020. (Congresso).
      3. Séries da ABPEE - Métodos de Pesquisa em Educação Especial.Métodos de Pesquisa em Educação Especial #1 - Prof. Sadao Omote. 2020. (Outra).
      4. Webminar: Diferenciação e acessibilidade curricular na Educação Superior: operacionalidades e desafios.Diferenciação e acessibilidade curricular na Educação Superior: operacionalidades e desafios. 2020. (Seminário).
      5. IX Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva,.Os desafios docentes na inclusão de estudantes com deficiência. 2019. (Seminário).
      6. Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa. 2019. (Encontro).
      7. Seminário Nacional de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade.Acessibilidade no Ensino Superior para pessoas com deficiência. 2019. (Seminário).
      8. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. 2019. (Congresso).
      9. 3º Workshop para Atuação em Contextos Educacionais Inclusivos do Mato Grosso do Sul: interfaces entre a Educação Especial e a Educação do Campo / Educação Indígena.Estratégias para o ensino colaborativo em contextos interculturais. 2018. (Outra).
      10. I Encontro de Gestores de Verificação de Autodeclarações de Concorrentes às vagas para PPI/PcD. 2018. (Encontro).
      11. III Seminário Nacional de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia e Primeiro Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior da Região Norte.Avanços, Perspectivas e Desafios dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. 2018. (Seminário).
      12. V Congresso Paraense de Educação Especial. Deficiência e educação como direito: trajetórias, desafios e caminhos para a inclusão. 2018. (Congresso).
      13. V Congresso Paraense de Educação Especial. Políticas públicas do SUAS-Sistema Único de Assistência Social na Educação Especial. 2018. (Congresso).
      14. II Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade - PIPA.A universidade enquanto um local de inclusão. 2017. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. IX Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva. 2019. (Outro).. . 0.
      2. MENDES, E. G. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; ALMEIDA, Maria Amélia ; LACERDA, C. B. F.. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (VI CBEE) X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (X ENPEE). 2018. Congresso
      3. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. IX Encuentro Internacional quot;Diferencia, Con-Vivir, Incluirquot;. 2016. (Congresso).. . 0.
      4. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. 10 Milhas no Parque do Sabiá. 2006. (Outro).. . 0.
      5. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. 1º Regional de Goalball Centro-Norte. 2005. (Outro).. . 0.
      6. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. IV International Blind Sports Association Pan-American Games. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Leonardo Santos Amâncio Cabral ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (3.0)
        1. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; SANTOS, VIVIAN ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso?. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE. v. 8, p. 111-126, issn: 2237-258X, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MENDES, Enicéia Gonçalves (Org.) ; ALMEIDA, Maria Amélia (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.). Perspectivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva. 1ª ed. Marília: ABPEE, 2018. v. 1, p. 194.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDES, ENICEIA GONÇALVES ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Teacher education for diversity in Brazil: perspectives from the National Observatory on Special Education. Em: Elizabeth Walton; Ruksana Osman. (Org.). Teacher education for diversity: conversations from the global south. 1ed.Nova York. : Routledge. 2018.v. 1, p. 139-152.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Leonardo Santos Amâncio Cabral ⇔ Sabrina Mazo D'Affonseca (2.0)
        1. D’AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; PAES, D. C.. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Em: Alaerte Antonio Martelli Contini; Camilo Pereira Carneiro Filho; Gustavo de Souza Preussler. (Org.). FRONTEIRAS E DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA. 1ed.Curitiba. : ÍTHALA. 2019.v. 1, p. 41-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. D'AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; TORRES, J. P. ; BERTHO, M. A. C. ; PAES, D. C. ; CRUZ, L. P. ; DELFINO, J. ; BORGES, C. ; FARIAS, D. ; MELO, M. ; BERTOLI, N.. Capacitação de profissionais para prevenção da violência contra pessoas com deficiência. Em: 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2019, João Pessoa-PB. Anais da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. João Pessoa: SBP, p. 628-628, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32