Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Psicologia (DPsi)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Leonardo Santos Amancio Cabral
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa 'Identidades, Deficiências, Educação Acessibilidade' (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE e o GT-11 da ANPEd (Educação Superior). Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma 'Foro Italico', em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de 'Doctor Europeaus', pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Cooperação, Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3520-3687. (Texto informado pelo autor)
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SANTOS, B. C.. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE). v. 11, p. 105-117, issn: 1808-8678, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; BRUNO, MARILDA MORAES GARCIA ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL. v. 22, p. 105-113, issn: 2175-3539, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PLETSCH, M. D. ; NUNES, D. R. P. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; FIORINI, M. L. S. ; MESQUITA, A. M. A. ; NOZU, W. C. S. ; MENDES, G. M. L.. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 24, p. 1-8, issn: 1980-5470, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; SANTOS, VIVIAN ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso?. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE. v. 8, p. 111-126, issn: 2237-258X, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES. v. 26, p. 57-01-33, issn: 1068-2341, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS. v. 22, p. 371, issn: 2318-0870, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SILVA, A. M.. Desafios para a formação de professores em educação especial e a contribuição do ensino colaborativo. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 4, p. 61, issn: 2358-8845, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MELO, F. R. L. V.. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. EDUCAR EM REVISTA. v. 33, p. 55-70, issn: 1984-0411, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
MENDES, Enicéia Gonçalves (Org.) ; ALMEIDA, Maria Amélia (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.). Perspectivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva. 1ª ed. Marília: ABPEE, 2018. v. 1, p. 194. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (5)
RIBEIRO, E. A. ; NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Educação Inclusiva na União Europeia. Em: Tomaz Esposito Neto; Henrique Sartori. (Org.). União Europeia: visões brasileiras. 1ed.Curitiba. : Editora Appris. 2019.v. 1, p. 47-59. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DAFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; PAES, D. C.. Prevenção da violência contra pessoas com deficiência. Em: Alaerte Antonio Martelli Contini; Camilo Pereira Carneiro Filho; Gustavo de Souza Preussler. (Org.). Fronteiras e direitos humanos em perspectiva. 1ed.Curitiba. : Íthala. 2019.v. 1, p. 41-55. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES, ENICEIA GONÇALVES ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Teacher education for diversity in Brazil: perspectives from the National Observatory on Special Education. Em: Elizabeth Walton; Ruksana Osman. (Org.). Teacher education for diversity: conversations from the global south. 1ed.Nova York. : Routledge. 2018.v. 1, p. 139-152. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Accessibility in higher education: current challenges in Brazil. Em: Sergio Pace; Marisa Pavone; Davide Petrini. (Org.). UNIversal Inclusion: rights and opportunities for students with disabilities in the academic context. 1ed.Milão. : Franco Angeli. 2018.v. 1, p. 61-70. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO; MENDES, Enicéia Gonçalves. Aproximações entre a Legislação Brasileira e Italiana sobre Educação de Estudantes com Deficiências. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amelia Almeida; Leonardo Santos Amâncio Cabral. (Org.). Perspectivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva. 1ªed.Marília. : ABPEE. 2018.v. 1, p. 151-166. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
ANDRADE, I. S. ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Acessibilidade digital para difusão do conhecimento. Em: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância., 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (6)
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. Em: CEC Special Education 2020: convention expo, 2020, Portland. Schedule at a Glance of CEC Special Education 2020. Winchester, VA: Council of Exceptional Children, v. 1, p. 113-113, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LIMA, A. H. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e pessoas com deficiência: da década de 1940 aos dias atuais. Em: Porto International Conference on Research in Education 2019, 2019, Porto. Anais do Porto International Conference on Research in Education 2019. Porto: Escola Superior de Educação, p. 120-120, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; OLIVEIRA, L. B. R. ; RODRIGUES, M. ; LIMA, A. H.. JobSkills: conectando estudantes universitários com deficiências às oportunidades do mercado de trabalho. Em: Porto International Conference on Research in Education 2019, 2019, Porto. Anais do Porto International Conference on Research in Education 2019. Porto: Escola Superior de Educação, p. 75-75, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LIMA, A. H. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. Em: XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2019, São Carlos. Anais do CIC e CIDTI 2019, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D'AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; TORRES, J. P. ; BERTHO, M. A. C. ; PAES, D. C. ; CRUZ, L. P. ; DELFINO, J. ; BORGES, C. ; FARIAS, D. ; MELO, M. ; BERTOLI, N.. Capacitação de profissionais para prevenção da violência contra pessoas com deficiência. Em: 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2019, João Pessoa-PB. Anais da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. João Pessoa: SBP, p. 628-628, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LIMA, A. H. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Tecnologias, Recursos Humanos, Orientação Acadêmica e Profissional de Universitários com Deficiência. Em: XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2018, São Carlos. Anais do XXV CIC e X CIDTI - 2018, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (3)
LIMA, A. H. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão democrática na Educação Superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE). 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORGADO, L. A. S. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Orientação profissional para estudantes universitários com deficiências: conceitos, políticas e práticas. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Apresentações de trabalho (5)
CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso
LIMA, A. H. ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Estágio Curricular e pessoas com deficiência: da década de 1940 aos dias atuais. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO; OLIVEIRA, L. B. R. ; RODRIGUES, M. ; LIMA, A. H.. JobSkills: conectando estudantes universitários com deficiências às oportunidades do mercado de trabalho. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
LIMA, A. H. ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
LIMA, A. H. ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Tecnologias, Recursos Humanos, Orientação Acadêmica e Profissional de Universitários com Deficiência. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (1)
CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO. Especialista fala sobre a inclusão de deficientes visuais no mercado de trabalho. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (1)
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Educação Especial: histórico, políticas e práticas. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Eduarda de Souza Morais. Tecnologias Instrucionais aplicadas em contextos escolares inclusivos. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Nicoli Christine Rocha Santos. Rede de Proteção à Violência a estudantes com deficiência da rede regular de Ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
André Henrique de Lima. Estratégias didático-pedagógicas e de gestão no Ensino Superior sob a perspectiva Inclusiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
Iniciação científica (1)
Inaê de Andrade e Silva. Informatização da produção científica do curso de Licenciatura em Educação Especial. Iniciação científica (Graduando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Carolina Bonatto Bruniera. Formação de Professores em Educação Física sob a Perspectiva da Inclusão Escolar. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
André Henrique de Lima. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
Daynara Camila Silva. Interface entre Educação Especial e Educação Laboral: uma análise integrativa. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (12)
2019-Atual. Flexibilizacao Curricular da Pessoa com Deficiencia na Educacao Superior Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / LUCIANA CARLENA CORREIA VELASCO GUIMARAES - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. Aspectos de inclusao de pessoas com deficiencia no mercado de trabalho Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Diego Afonso Teixeira dos Santos - Integrante / Heloisa Rauany Lafaiete Sardinha - Integrante / Lucas Miccichelli Martins - Integrante / Vinicius Francisco de Oliveira - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. Perspectivas sobre inclusao escolar de criancas com transtorno do espectro do autismo Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Franciele Araujo Souza - Integrante / Lorena dos Santos Migliato - Integrante / Rafaella Fernanda da Silva - Integrante / Tayna Lopes Ferreira - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. Prevencao da violencia contra pessoas com deficiencia Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / SABRINA MAZO D'AFFONSECA - Coordenador. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. Altas habilidades/Superdotacao na esfera das habilidades sociais Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Ana Carolina Ruiz Poli - Integrante / Bryan Vinycius Bragagnollo - Integrante / Joao Pedro Valente Almeida - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. O acesso de pessoas com deficiencia em bibliotecas de instituicoes de ensino superior Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Ana Gabriele Derencio - Integrante / Gabriela Godman Machado Zulim - Integrante / Juliana Fernandes - Integrante / Victoria do Valle Ramos - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2019-Atual. Estrategias didatico-pedagogicas e de gestao no Ensino Superior sob a perspectiva inclusiva Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / André Henrique de Lima - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2018-2019. Pessoas com deficiencia e estagio curricular Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / André Henrique de Lima - Integrante. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2018-2018. Organizacao e funcionamento das classes hospitalares mantidas por diferentes orgaos publicos Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2017-Atual. JobSkills: tecnologia de apoio para o acesso de estudantes universitarios com deficiencias no mercado de trabalho Descrição: Auxílio Financeiro: CNPq (Processo nº 431096/2016-3)#10;#10;O presente projeto visa desenvolver o aplicativo tecnológico JobSkills, com base em dados a serem coletados em programas de orientação acadêmica e profissional de estudantes universitários com deficiência e por meio da colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e colaboradores da área de Educação Especial, Psicologia, Economia, Ciências Exatas e Tecnológicas. A solução caracteriza-se por uma suíte de aplicativos inovadores produzidos nas plataformas Mobile e Web, sendo um aplicativo de busca e seleção, o qual permite ao usuário buscar e selecionar um perfil profissional que melhor se adeque às suas demandas; um aplicativo de convocação que permite receber o pedido, aceitar ou recusar a solicitação, e retornar ao solicitante o status desse pedido. O projeto é inovador por trazer a solução em plataforma móvel (mobile), ao alcance imediato das pessoas com deficiência e dos empregadores, além da comodidade e facilidade de ser disponível mediante um simples toque no Aplicativo Mobile, a qualquer hora, em qualquer lugar, junto ao apelo da tendência de utilização de serviços online. O aplicativo JobSkills possibilitará, ainda, que os Núcleos de Acessibilidade das IES mapeiem e mantenham seus respectivos bancos de dados referentes aos acadêmicos e egressos do público-alvo da Educação Especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Coordenador / Aline Maira da Silva - Integrante / André Henrique de Lima - Integrante / Lucas Bueno Ruas de Oliveira - Integrante / Matheus Rodrigues - Integrante / Inaê da Silva Andrade - Integrante / Adriano Renzi - Integrante / Wanessa Ferreira Borges - Integrante / Tereza Cristina Rodrigues Villela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
2017-Atual. Concepcoes de Deficiencia em Universitarios: estudos em contextos internacionais distintos Descrição: Proc 305575/2017-1 CNPq e Proc. 2017/12721-5 Fapesp. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . Integrantes: Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Lucia Pereira Leite - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Leonardo Santos Amancio Cabral.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (14)
CEC Special Education 2020: convention expo. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. 2020. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. CIET:EnPED 2020 - Mesa de Debates: Acessibilidade virtual e inclusão. 2020. (Congresso).
Séries da ABPEE - Métodos de Pesquisa em Educação Especial.Métodos de Pesquisa em Educação Especial #1 - Prof. Sadao Omote. 2020. (Outra).
Webminar: Diferenciação e acessibilidade curricular na Educação Superior: operacionalidades e desafios.Diferenciação e acessibilidade curricular na Educação Superior: operacionalidades e desafios. 2020. (Seminário).
IX Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva,.Os desafios docentes na inclusão de estudantes com deficiência. 2019. (Seminário).
Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa. 2019. (Encontro).
Seminário Nacional de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade.Acessibilidade no Ensino Superior para pessoas com deficiência. 2019. (Seminário).
XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. 2019. (Congresso).
3º Workshop para Atuação em Contextos Educacionais Inclusivos do Mato Grosso do Sul: interfaces entre a Educação Especial e a Educação do Campo / Educação Indígena.Estratégias para o ensino colaborativo em contextos interculturais. 2018. (Outra).
I Encontro de Gestores de Verificação de Autodeclarações de Concorrentes às vagas para PPI/PcD. 2018. (Encontro).
III Seminário Nacional de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia e Primeiro Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior da Região Norte.Avanços, Perspectivas e Desafios dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. 2018. (Seminário).
V Congresso Paraense de Educação Especial. Deficiência e educação como direito: trajetórias, desafios e caminhos para a inclusão. 2018. (Congresso).
V Congresso Paraense de Educação Especial. Políticas públicas do SUAS-Sistema Único de Assistência Social na Educação Especial. 2018. (Congresso).
II Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade - PIPA.A universidade enquanto um local de inclusão. 2017. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (6)
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. IX Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva. 2019. (Outro).. . 0.
MENDES, E. G. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; ALMEIDA, Maria Amélia ; LACERDA, C. B. F.. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (VI CBEE) X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (X ENPEE). 2018. Congresso
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. IX Encuentro Internacional quot;Diferencia, Con-Vivir, Incluirquot;. 2016. (Congresso).. . 0.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. 10 Milhas no Parque do Sabiá. 2006. (Outro).. . 0.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; SANTOS, VIVIAN ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso?. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE. v. 8, p. 111-126, issn: 2237-258X, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES, Enicéia Gonçalves (Org.) ; ALMEIDA, Maria Amélia (Org.) ; CABRAL, LEONARDO SANTOS AMÂNCIO (Org.). Perspectivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva. 1ª ed. Marília: ABPEE, 2018. v. 1, p. 194. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDES, ENICEIA GONÇALVES ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Teacher education for diversity in Brazil: perspectives from the National Observatory on Special Education. Em: Elizabeth Walton; Ruksana Osman. (Org.). Teacher education for diversity: conversations from the global south. 1ed.Nova York. : Routledge. 2018.v. 1, p. 139-152. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DAFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; PAES, D. C.. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Em: Alaerte Antonio Martelli Contini; Camilo Pereira Carneiro Filho; Gustavo de Souza Preussler. (Org.). FRONTEIRAS E DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA. 1ed.Curitiba. : ÍTHALA. 2019.v. 1, p. 41-56. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D'AFFONSECA, S. M. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; TORRES, J. P. ; BERTHO, M. A. C. ; PAES, D. C. ; CRUZ, L. P. ; DELFINO, J. ; BORGES, C. ; FARIAS, D. ; MELO, M. ; BERTOLI, N.. Capacitação de profissionais para prevenção da violência contra pessoas com deficiência. Em: 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2019, João Pessoa-PB. Anais da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. João Pessoa: SBP, p. 628-628, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]