Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Janaina Cabello

Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa (TILSP) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda e mestra pela Faculdade de Educação - UNICAMP, na linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação. Pesquisadora vinculada ao Grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus Bauru) e em Pedagogia pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN. Especialista em Libras e Educação de Surdos e proficiente em Libras certificada pelo MEC/PROLIBRAS (2010). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídias para a educação, tradução e interpretação Libras/Português em contextos educacionais, culturais e comunitários, surdez, diferenças e interseccionalidade (raça, gênero, classe, geração) e movimentos sociais. É coordenadora do Grupo de Estudos Diferenças e Surdez em pauta (GEDISp) - UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4349074907357325 (27/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066894 URL da Homepage: http://www.dpsi.ufscar.br/cech1/dpsi/dpsi-1
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Direitos (nao/) humanos e a participacao politica das criancas: intervencoes literarias e pedagogias decoloniais
      Descrição: Em diálogo com as equipes gestora e docente de alguns centros de educação infantil municipais da cidade de Campinas/SP, da região Norte de Portugal (Minho) e da região Nordeste da Argentina, a pesquisa pretende realizar intervenções literárias, em torno das diferenças, dos Direitos humanos, dos chamados direitos não-humanos/ da natureza e dos direitos das crianças nesse ínterim (dignidades pós-abissais). Baseada numa Pedagogia decolonial e na Sociologia da Infância - especificamente enfrentando o apagamento de algumas diferenças, mais acentuadamente sobre elementos relativos à interseccionalidade (da ordem do capitalismo, colonialismo e patriarcado), a pesquisa pretende dar atenção à voz das crianças e oportunizar uma experiência inventiva dos docentes (também em formação, como mediadores desses processos). Busca realizar uma breve análise contrastiva e cartográfica em torno das experiências da educação em direitos (não/)humanos em Portugal, no Brasil e Argentina, no tocante às instituições de Educação Infantil participantes... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janaina Cabello - Integrante / Heloisa Andreia de Matos Lins - Coordenador / Gabriela Guanieri de Campos Tebet - Integrante / Manuel Jacinto Sarmento - Integrante / Norma Bregagnolo - Integrante.
      Membro: Janaina Cabello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professora paraninfa da turma 016 do curso em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa, UFSCar.. 2019.
      Membro: Janaina Cabello.
    2. Professora homenageada pela turma 016 no curso bacharelado em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa, UFSCar.. 2019.
      Membro: Janaina Cabello.
    3. Professora homenageada pela turma 015 no curso bacharelado em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa, UFSCar.. 2018.
      Membro: Janaina Cabello.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. #NaJanelaFestival - A república em frangalhos. 2020. (Encontro).
    2. #NaJanelaFestival - Biografias Brasileiras. 2020. (Encontro).
    3. #NaJanelaFestival - Feminismos. 2020. (Encontro).
    4. #NaJanelaFestival - Sonhos para adiar o fim do mundo. 2020. (Encontro).
    5. 1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino da 3ª Jornada da Literatura de Infância. 2020. (Congresso).
    6. 3º Conservatório Pedagógico quot;Sobre el tiempo presente en la educación de (nuestra) infanciaquot;. 2020. (Encontro).
    7. Agenciamentos Contemporâneos - Foucault, feminismos e subjetividade. 2020. (Encontro).
    8. Agenciamentos Contemporâneos - O que significa ser brasilero?. 2020. (Encontro).
    9. ANPED presente na quarentena: quot;Isto não é uma escola ou é? Reflexões sobre o escolar em tempos de pandemiaquot;. 2020. (Encontro).
    10. ANPED presente na quarentena - Gênero, necropolítica e a pandemia. 2020. (Encontro).
    11. ANPED presente na quarentena - Tempo para pensar: a educação entre a vida e a morte. 2020. (Encontro).
    12. A Terra Inabitável. 2020. (Encontro).
    13. CICLO DE DEBATES “Educação Bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus - Covid 19. 2020. (Encontro).
    14. CICLO DE DEBATES II “Educação Bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus - Covid 19. 2020. (Encontro).
    15. CICLO DE DEBATES III “Educação Bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus - Covid 19. 2020. (Encontro).
    16. Clase abierta quot;El derecho a la educación superior interpelado. Encuadres pedagógicos y políticas de inclusión para pensar el día después de la pandemiaquot;. 2020. (Encontro).
    17. Como tem sido a educação remota emergencial num país da América Latina?. 2020. (Encontro).
    18. Conversações com Arqueogenealogia, Esquizoanálise e Análise Institucional. 2020. (Congresso).
    19. Conversas impertinentes - Feminicídio, genocídio e pandemia, uma conversa com Angela Davis. 2020. (Encontro).
    20. Coronavírus: ensino à distância no contexto da pandemia. 2020. (Encontro).
    21. Crise da COVID-19: Coronavírus e a educação: uma relação de grande desafios. 2020. (Encontro).
    22. Deficiência e COVID-19. 2020. (Encontro).
    23. Dialogando saberes em diferentes perspectivas: Linguítica, Tradução e Interpretação. 2020. (Congresso).
    24. Diálogos sobre educación - escuela e conocimiento en tiempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    25. Diálogo Virtual: Cómo será mañana? Desafíos para los sistemas educativos en una América Latina post pandemia. 2020. (Encontro).
    26. Do caos ao cais: insubimissões em pandemia. 2020. (Encontro).
    27. Do caos ao cais: insubimissões em pandemia. 2020. (Encontro).
    28. ENCONTRA - Encontro de Tradução. 2020. (Encontro).
    29. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos (Jornalistas Livres). 2020. (Encontro).
    30. Forum DEMOS - quot;O Brasil diante da pandemiaquot;. 2020. (Encontro).
    31. Habitar la interculturalidad en um mundo en crisis. 2020. (Congresso).
    32. I Colóquio Latino Americano sobre insurgências decoloniais, psicologia e os povos tradicionais. 2020. (Congresso).
    33. I Simpósio Currículo e Cultura: encontros antifascistas. 2020. (Simpósio).
    34. IV Café com Paulo Freire. 2020. (Encontro).
    35. La clase en pantuflas:reflexiones a partir de la excepcionalidad. 2020. (Encontro).
    36. La cruel pedagogía del virus (Ministerio de Educación Argentina). 2020. (Encontro).
    37. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. 2020. (Simpósio).
    38. Marcha Virtual pela Ciência - EaD e seus simulacros em tempo de pandemia do COVID-19:perpspectivas e limitações. 2020. (Encontro).
    39. O amanhã não está à venda. 2020. (Encontro).
    40. Poesia no Ling: Manoel de Barros. 2020. (Encontro).
    41. Práticas de tradução e de interpretação de Libras-Português na pandemia. 2020. (Encontro).
    42. Psicologias do fascismo - o atual estágio do fascismo no Brasil e o papel dos trabalhadores. 2020. (Encontro).
    43. Tecnologias digitais e ensino de línguas em tempos de pandemia: desafios e percepções de professores. 2020. (Encontro).
    44. Todo lo que siempre quisiste saber sobre la Escuela y no te animaste a preguntarle a Paulo Freire. 2020. (Encontro).
    45. Tópicos especiais: ensino de línguas de sinais como segunda língua (disciplina).Conversas sobre estratégias e práticas no ensino de Librasquot;. 2020. (Encontro).
    46. Vidas em pandemia: narrativas outras num mundo possível. 2020. (Encontro).
    47. Webconferência: ensino à distância em debate. 2020. (Encontro).
    48. Webconferência com Antonio Nóvoa: Formação de professores em tempo de pandemia. 2020. (Encontro).
    49. 2nd International Conference on Research in Education at ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto. Políticas de austeridade, Direitos Humanos e o movimento social surdo: implicações para a Pedagogia Surda no atual cenário brasileiro. 2019. (Congresso).
    50. IV Semana da Diversidade - Minorias: Direitos, Identidade e Consciência.quot;Libras, direitos humanos e o movimento social surdo: diálogoa a partir das tecnologias digitaisquot;. 2019. (Seminário).
    51. Mulheres e Vidas.MulheresVidas. 2019. (Encontro).
    52. Pensar a educação em Direitos Humanos através da relação corpo e língua: perspectivas decoloniais.Apresentação das atividades do Grupo de Estudos Surdez e Diferenças em pauta. 2019. (Encontro).
    53. VII Encontro Internacional de Tradutores/ XIII Encontro Nacional de Tradutores (ENTRAD). Tradução de Poesia concreta do português para a Libras: transcriando um poema de Paulo Leminski. 2019. (Congresso).
    54. VIII Seminárop Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina...I Encontro Deleuze e Educação e Matemáticas e.... 2019. (Seminário).
    55. V Semana do Curso Bacharelado Tradução e Interpretaçõa Libras e Língua Portuguesa. Educação bilíngue de surdos e os desafios da interpretação educacional nesse contexto. 2019. (Congresso).
    56. V Semana do Curso Bacharelado Tradução e Interpretaçõa Libras e Língua Portuguesa.Identidades Plurais: Vivência nos contextos da Tradução e Interpretação. 2019. (Outra).
    57. V Semana do Curso Bacharelado Tradução e Interpretaçõa Libras e Língua Portuguesa.Oficina de Libras na escola: o que as crianças têm a nos contar?. 2019. (Outra).
    58. X Curso de Formação do Programa de Educação Inclusiva: direito a diversidade.Possibilidades e desafios para o(s) letramento(s) de alunos surdos no cenário escolar. 2019. (Simpósio).
    59. quot;Nova Direitaquot;: sua política educacional e o papel da pesquisa na resistência. 2018. (Outra).
    60. 13º Reunião Regional Sudeste - ANPED. Resistências surdas: pensando a partir do tema da redação do Enem 2017. 2018. (Congresso).
    61. 21 º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil - COLE: leituras dissonantes. Pedagogia Surda como devir: territórios dissonantes. 2018. (Congresso).
    62. Diferença: Reflexões, desafios e possibilidades para o protagonismo negro na janela de Libras.Reflexões sobre a branquitude e as concepções sobre a formação de tradutores e intérpretes de Libras. 2018. (Encontro).
    63. Encontro Interno do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA - integração entre ingressantes e veteranos.quot;História(s) das resistências surdas: pedagogia surda e outros deviresquot;. 2018. (Encontro).
    64. Encontro Interno do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA - integração entre ingressantes e veteranos. 2018. (Encontro).
    65. I Enaptilsp - Encontro Nacional de Professores de Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa das Universidades Federias. 2018. (Encontro).
    66. I Encontro Nacional de Professores de Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2018. (Encontro).
    67. III Colóquio Língua, Discurso e Poder: Políticas para surdos no Estado do de SP. 2018. (Encontro).
    68. I Seminário sobre Inclusão Educacional no Ensino Superior.Surdos e a educação no ensino superior: de qual inclusão estamos falando?. 2018. (Seminário).
    69. IV Semana do Bacharelado em Tradução de Interpretação Libras/Língua Portuguesa - UFSCar.Tecnologias, subjetividades e resistência surda: diálogos. 2018. (Encontro).
    70. Roda de Conversa - Clave Cultural.Sentir, pensar, agir: o que (nos) muda com as tecnologias digitais?quot;. 2018. (Encontro).
    71. Semana de Enfermagem de São Carlos - quot;A inserção dos usuários surdos no SUSquot;.quot;A inserção dos usuários surdos no SUSquot;. 2018. (Encontro).
    72. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) e XI encontro da associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Educação Inclusiva Bilíngue: diálogo entre universidade e escola. 2018. (Congresso).. Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa: Reflexões sobre a formação profissional. 2018. (Congresso).
    73. I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças: audiências e agências em foco.Gravação de janelas de Libras: o trabalho com tecnologia e inclusão na formação em ensino superior. 2017. (Encontro).
    74. I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças: audiências e agências em foco.Debatedora da mesa 3: Linguagem, tecnologia e diversidade. 2017. (Encontro).
    75. VI Congresso Brasileiro de Educação. Objetos de Aprendizagem como recursos digitais para a educação bilíngue de surdos: potencialidades e práticas pedagógicas.. 2017. (Congresso).
    76. VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIGITAIS PARA A APROPRIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO L2: O QUE AS CRIANÇAS SURDAS TÊM A NOS DIZER?. 2017. (Simpósio).
    77. VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.GT Educação bilíngue de surdos, metodologias/materiais e as fronteiras com os multiletramentos no espaço digital. 2017. (Simpósio).
    78. VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas. 2017. (Simpósio).
    79. Acessibilidade em espaços culturais. 2016. (Encontro).
    80. Contribuições da Sociolinguistica para o estudo da Libras. 2016. (Encontro).
    81. II Colóquio Língua, Discurso e Poder: políticas linguísticas locais e a gestão acadêmica da Librasquot;.Educação de surdos: por que práticas e estratégias de ensino (ainda) não funcionam?. 2016. (Oficina).
    82. II Colóquio Língua, Discurso e Poder: políticas linguísticas locais e a gestão acadêmica da Librasquot;. 2016. (Encontro).
    83. Implicações práticas da educação bilíngue para surdos no ensino superirerior. 2016. (Simpósio).
    84. Seminário Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS). 2016. (Seminário).
    85. VI Seminário Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e práticas pedagógicas.. 2016. (Seminário).
    86. XIII Seminário Nacional "O uno e o diverso na educação escolar" e XVI Semana da Pedagogia.Possibilidades das tecnologias para práticas de linguagem: reflexões sobre as estratégias de um professor surdo. 2016. (Seminário).
    87. XV Congresso Internacional do INES e XXI Seminário Nacional do INES.Tecnologias para o ensino-aprendizado: potencialidades no campo da surdez.. 2016. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. CABELLO, J.. III Semana do Curso de Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa. 2017. (Outro).. . 0.
    2. LINS, H. A. M. ; CABELLO, J. ; MIRANDA, C. ; ROCHA, C. H. ; NASCIMENTO, L. C. R.. I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças. 2017. Outro
    3. MARTINS, V. R. O. ; NASCIMENTO, V. ; CABELLO, J. ; NOGUEIRA, A. S.. II COLÓQUIO LÍNGUA, DISCURSO E PODER: Políticas linguísticas locais e a gestão acadêmica da Libras. 2016. Outro
    4. CABELLO, J.; MARTINS, V. R. O. ; NASCIMENTO, V. ; NOGUEIRA, A. S.. II COLÓQUIO LÍNGUA, DISCURSO E PODER: Políticas linguísticas locais e a gestão acadêmica da Libras. 2016. Outro
    5. CABELLO, J.. Atualização para intérpretes de língua de sinais educacionais. 2014. (Outro).. . 0.
    6. CABELLO, J.. Linguagens e Letramentos. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. CABELLO, J.. II Oficina de Formação em Libras: Surdez e Libras - os desafios e as possibilidades encontrados no espaço escolarquot;. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Janaina Cabello ⇔ Aryane Santos Nogueira (5.0)
      1. NOGUEIRA, ARYANE ; CABELLO, JANAINA. Considerações sobre educação de surdos e tecnologias a partir da análise das estratégias de ensino de um professor surdo. TEXTO LIVRE. v. 10, p. 242-256, issn: 1983-3652, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NOGUEIRA, A. S. ; CABELLO, J.. O trabalho com narrativas audiovisuais no ensino de Libras como L2 para ouvintes. Revista Leitura. v. 1, p. 320-347, issn: 2317-9945, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NOGUEIRA, A. S. ; CABELLO, J.. Gravação de janelas de Libras: o trabalho com tecnologia e inclusão na formação em ensino superior. Em: Simpósio Nacional Por uma Escola Inovadora e Inclusva - Desafios à Inclusão do século XXI, v. 1, p. 462-473, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NOGUEIRA, A. S. ; CABELLO, J.. Possibilidades das tecnologias para práticas de linguagem: reflexões sobre as estratégias de um professor surdo. Em: XIII Seminário Nacional 'O uno e o diverso na educação escolar' e XVI Semana da Pedagogia, v. 4, p. 1744-1755, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NOGUEIRA, A. S. ; CABELLO, J.. Possibilidades das tecnologias para práticas de linguagem: reflexões sobre as estratégias de um professor surdo. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31