Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dileia Aparecida Martins

Iniciou sua atuação profissional como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde cursou a licenciatura em educação especial. Compôs a equipe do Programa de Acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (Proaces) pioneiro na oferta de condições de acessibilidade ao ensino superior. Nessa mesma instituição cursou o mestrado em educação com a dissertação intitulada “Trajetórias de formação e condições do trabalho de intérpretes de Libras em Instituições de Educação Superior”. Na Universidade Federal de São Carlos sua carreira teve início com a atuação como docente voluntária, substituta e durante o doutorado ingressou na carreira do magistério superior como professora efetiva desta instituição. Sua tese de doutorado aborda o acesso do estudante surdo ao ensino superior com o uso da nota obtida no Enem, uma análise documental e estatística dos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP financiada pelo Programa Observatório em Educação Obeduc CAPES. #10;É professora do Departamento de Psicologia, Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. #10;Suas duas obras mais recentes o ebook “Você disse Libras?” e o livro “Cenas do Cotidiano Escolar: Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio” abordam a educação bilíngue e inclusiva para surdos sendo a última um diferencial no mercado editorial por representar a intersecção entre educação de surdos, antirracismo e relações étnico-raciais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4802875511597756 (21/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 991608181
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-Atual. Politicas publicas e surdez em contextos de educacao formal e nao-formal
      Descrição: Objetivos #10;#10;Os objetivos do presente estudo são:#10;a)#09;Analisar projetos e programas que viabilizem as políticas públicas no campo da educação de surdos. #10;b)#09;Estudar o envolvimento das associações de surdos e demais movimentos sociais na formação das pessoas surdas.#10;c)#09;Produzir conhecimento acerca da atuação do intérprete de Libras no contexto das políticas públicas e surdez.#10;#10;Os desdobramentos desses objetivos contemplam os seguintes objetivos específicos:#10;#10;1.#09;Compor dados qualitativos e quantitativos referentes as matrículas e desempenho de pessoas surdas em avaliações da educação básica (prova Brasil, ANA, Enem etc.). #10;2.#09;Investigar a implantação da lei de cotas para o acesso em cursos de graduação e pós-graduação. #10;3.#09;Perscrutar a inserção dos intérpretes em programas e ações destinadas aos surdos, contemplando as implicações de gênero e etnia.#10;4.#09;Investigar a prática do intérprete em seus variados contextos para atendimento à demanda defendida pelos os movimentos surdos nacionais.#10;5.#09;Estudar a surdez e a atuação do intérprete de Libras na educação étnico racial e de gênero em comunidades surdas nacionais.#10;#10;Metodologia#10;#10;Para o desenvolvimento dessa pesquisa exploratória pretende-se analisar relatórios, documentos, leis, decretos e produtos originados das diferentes esferas e instâncias sociais (TRIVIÑOS, 2009) que retratam atos administrativos, dados estatísticos e estratégias de implantação de programas e ações por parte do governo brasileiro. As estratégias qualitativas de coletas de dados contemplam o uso de entrevistas e questionários por meio do qual o pesquisador poderá obter informações sobre o ambiente em estudo ou objetivos contemplados em pesquisas de mestrado e doutorado ligadas a esse projeto de pesquisa.#10;A pesquisa é de cunho qualitativo e envolverá diretamente seres humanos, portanto serão observados preceitos éticos no sentido de garantir a integridade dos participantes. A cada entrevistado será atribuído um nome fictício, sendo omitidas do texto original informações que permitam identificá-lo. Para a análise dos dados pretende-se organizar as respostas em categorias de análise contemplando sua história individual, trajetória escolar e envolvimento com a Libras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diléia Aparecida Martins - Coordenador / Eleny Brandão Cavalcante - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Dileia Aparecida Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. Congresso Virtual UFBA 2020. PERFORMANCE EM LÍNGUA DE SINAIS: REFLEXÕES SOBRE A POTÊNCIA DA SURDEZ.. 2020. (Congresso).
      2. III Colóquio Raça e Interseccionalidades. A formação da palavra Naña em língua de sinais: desdobramentos da corporalidade e ancestralidade.. 2019. (Congresso).
      3. IV Roda de Conversas sobre Inclusão da UFABC.Antirracismo e Educação de Surdos. 2019. (Outra).
      4. X Ciclo de Estudos da Linguagem e III Congresso Internacional de Estudos da Linguagem – CIEL 2019. 2019. (Congresso).
      5. I Seminário de Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes do INES: Encontros e diálogos Interdisciplinares.Tradução e interpretação médica do Português para Libras: uma demanda emergente. 2018. (Seminário).
      6. I Seminário de Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes do INES: encontros e diálogos interdisciplinares.Intérprete Educacional. 2018. (Seminário).
      7. IV Semana de Tradução e Interpretação em Libras e Português.O Acesso do Surdo ao Ensino Superior. 2018. (Seminário).
      8. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenação da mesa quot;Educação Inclusiva bilíngue: diálogo entre universidade e escolaquot;. 2018. (Congresso).
      9. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenadora de eixo - Comissão Científica. 2018. (Congresso).
      10. X Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). quot;Um estudo sobre a constituição identitária e os movimentos de resistência do negro-surdo em manifestações artísticasquot;. 2018. (Congresso).
      11. XIII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS II Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE POLÍTICA DO ALUNO NEGRO-SURDO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2018. (Congresso).
      12. VII Semana da Educação Especial.O Educador Especial Bilíngue. 2017. (Seminário).
      13. Simpósio Internacional de Educação a distância. Formação, tecnologias e cultura digital. 2016. (Congresso).
      14. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2015. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (17)
      1. MARTINS, DILÉIA APARECIDA. XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). 2019. (Congresso).. . 0.
      2. MARTINS, DILÉIA APARECIDA; SANTOS, W. N.. III Colóquio Raça e Interseccionalidades. 2019. Congresso
      3. MARTINS BRIEGA, Diléia Ap.; MENDES, E. G.. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (VI CBEE) X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (X ENPEE). 2018. Congresso
      4. MARTINS BRIEGA, Diléia Ap.. I Seminário de Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes do INES: encontros e diálogos interdisciplinares. 2018. (Congresso).. . 0.
      5. MENDES, E. G. ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA ; MARTINS BRIEGA, Diléia Ap.. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2018. Congresso
      6. MARTINS BRIEGA, Diléia Ap.; FERREIRA, E. B. ; NACARATO, A. M. ; NOVAES, A. ; FERNANDES, A. H. ; FRESQUET, A. M. ; TERCARIOL, A. ; VARANI, A. ; TAVEIRA, A. S. N. E. ; COSTA, A. V. P. A. P. ; MARIN, A. J. ; VICTORIO FILHO, A. ; GARCIA, A. ; CARVALHO, A. F. ; MONTEIRO, A. ; ALCANTARA, A. B. ; BEZERRA, A. C. D. R. ; PEREIRA, A. M.. Comitê Científico da 13ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED). 2018. Congresso
      7. MARTINS BRIEGA, Diléia Ap.. V Encontro Técnico-Científico: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. 2017. (Congresso).. . 0.
      8. MARTINS, DILÉIA AP.; RODRIGUES, T. C.. Seminário Internacional - ensino, pesquisa e inovações curriculares para as relações étnico-raciais no ensino superior. 2017. Congresso
      9. MARTINS, Diléia Aparecida.. IV Encontro técnico científico quot;Acessibilidade e inclusão no ensino superiorquot;. 2016. (Outro).. . 0.
      10. MARTINS, Diléia Aparecida.. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO. 2015. (Congresso).. . 0.
      11. MARTINS, Diléia Aparecida.. I Semana de tradução e interpretação. 2015. (Outro).. . 0.
      12. MARTINS, Diléia Aparecida.. 1ª Roda de conversa “Programa de Inclusão de alunos surdos no ensino médioquot;. 2015. (Outro).. . 0.
      13. MARTINS, Diléia Aparecida.. 16º Cole. 2007. (Congresso).. . 0.
      14. MARTINS, Diléia Aparecida.. 1º Congresso sobre inclusão de pessoa com deficiência e 1º Festival de artes sem barreiras. 2006. (Congresso).. . 0.
      15. MARTINS, Diléia Aparecida.. I Congresso Nacional sobre inclusão da pessoa com deficiência e I Festival de artes sem barreiras. 2006. (Congresso).. . 0.
      16. MARTINS, Diléia Aparecida.. I Congresso Nacional sobre inclusão de pessoa com deficiência e I festival de artes sem barreiras quot;Albertina Brasilquot;. 2006. (Congresso).. . 0.
      17. MARTINS, Diléia Aparecida.. Provas Processo Seletivo 2007. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31