Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Coordenação do PPGEEs de 2013-2017. Experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996. Fundamentação teórica na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ? ROMA) em 2003 (bolsa FAPESP) e na Universidade de Barcelona em 2017 (Bolsa FAPESP).Coordenação Institucional CAPES PrInt - área Humanas 2018/2020 (UFSCar). Participação de grupos internacionais de Pesquisa: 1) Universidade de Barcelona (UB)/UFSCar. coord Marta Grácia (Espanha); 2) UNESP/Universidade Minho (Portugal)/Universidade Algarves/Universidade de Barcelona/Universidade de Sevilla/UFSCar. Coord. Lucia P. Leite. Vencedor do 1º Lugar da 56ª Prêmio JABUTI área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9468232016416725 (04/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod. Washington Luis, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518357 URL da Homepage: www.ppgees.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. Experiencia de auto avaliacao docente mediada por uma escala de avaliacao de interlocucao no espaco escolar para o contexto da Educacao Bilingue de Surdos
      Descrição: O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Neste sentido, se assemelha ao desenvolvimento da oralidade de crianças ouvintes, já que é nas práticas dialógicas que se promove o desenvolvimento de língua e linguagem. Contudo, o ambiente escolar tem pouca tradição de trabalhar com o desenvolvimento de língua oral/língua de sinais, em geral focalizando as atividades com a língua escrita como sua meta. No que tange ao aluno surdo, pouco se discute sobre práticas que favoreçam o desenvolvimento da Libras no espaço escolar. A Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral ? Sistema de Tomada de Decisões (EVALOE-SSD) criada por Marta Gràcia e col. (2017a) e seu grupo de pesquisa, se apoia na ideia da valorização do ensino de língua oral como papel da escola e fundamental para o desenvolvimento dos alunos, alcançou excelentes resultados para alunos ouvintes. Os debates em torno da pertinência de práticas orais para o desenvolvimento do sujeito como um todo indicou a oportunidade de pensarmos esta mesma proposta em relação aos alunos surdos. O ensino da Libras é ainda mais crucial para as crianças surdas do que o ensino da oralidade para as crianças ouvintes, considerando que a aquisição da Libras geralmente ocorre somente no espaço educacional. Em estágio pós-doutoral, financiado por esta agência, desenvolvemos uma adaptação da EVALOE-SSD para a promoção do trabalho com língua de sinais nos espaços escolares que atendem alunos surdos, visando seu desenvolvimento e aprimoramento neste campo. Assim, pretendemos nesta oportunidade aprofundar os conhecimentos acerca da escala, aplicando-a em contexto de educação bilíngue que recebe alunos surdos visando analisar a adequação das adaptações realizadas em relação a EVALOE original no sentido de atender às características das línguas de sinais e às necessidades de professores bilíngues e alunos surdos. O instrumento se mostrou capaz de favorecer o trabalho e a avaliação de interlocuções em Língua de Sinais em salas de aulas bilíngues no contexto da Educação Infantil de Surdos. E ainda, a elaboração de instrumentos de avaliação da expressão e compreensão em Libras se mostra promissora para o aprimoramento de práticas de ensino e avaliação dessa língua no espaço escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Marta Grácia Garcia - Integrante / JARQUE, MARIA JOSEP - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    2. 2018-Atual. CONCEPCOES DE DEFICIENCIA EM UNIVERSITARIOS: estudos em contextos internacionais distintos
      Descrição: Descrição: A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, as sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à diferença. Em diferentes realidades ainda é bastante comum constatar inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são igualmente presentes nas relações e nos discursos sociais, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta. Nesse sentido, esta pesquisa em rede objetiva: (a) retratar como a deficiência é descrita e compreendida em quatro contextos educacionais distintos; (b) identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal de Cuba e de Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD); (c) comparar os resultados obtidos entre os estudantes das diferentes universidades participantes (Unesp, UFSCar, Universidade de Alagarve/Portugal, Universidade de Holguín/Cuba, Universidade de Sevilha/Espanha e Universidade de Barcelona/Espanha); (d) analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como: área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; por períodos de matrícula ? ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero entre os grupos amostrais de estudantes, considerando semelhanças e contrastes entre os diferentes países participantes. Posto que esta pesquisa fornecerá indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveria Martins - Integrante / Lucia Pereira Leite - Coordenador / Elsie Serrano Perez - Integrante / Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / GRÀCIA, MARTA - Integrante / Hugo Ferrari Cardoso - Integrante / Anabel Moriña Diez - Integrante / António Guerreiro - Integrante / Beatriz Morgado Camacho - Integrante / Maria Helena Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    3. 2017-Atual. Adaptacao de uma escala de avaliacao de interlocucao no espaco escolar para o contexto da Educacao Bilingue de Surdos
      Descrição: O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Neste sentido, se assemelha ao desenvolvimento da oralidade de crianças ouvintes, já que é nas práticas dialógicas que se promove o desenvolvimento de língua e linguagem. Contudo, o ambiente escolar tem pouca tradição de trabalhar com o desenvolvimento de língua oral/língua de sinais, em geral focalizando as atividades com a língua escrita como sua meta. No que tange ao aluno surdo, pouco se discute sobre práticas que favoreçam o desenvolvimento da Libras no espaço escolar. A Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral (EVALOE) criada por Marta Gràcia (2015) e seu grupo de pesquisa, se apoia na ideia da valorização do ensino de língua oral como papel da escola e fundamental para o desenvolvimento dos alunos, alcançou excelentes resultados para alunos ouvintes. Os debates em torno da pertinência de práticas orais para o desenvolvimento do sujeito como um todo indicou a oportunidade de pensarmos esta mesma proposta em relação aos alunos surdos. O ensino da Libras é ainda mais crucial para as crianças surdas do que o ensino da oralidade para as crianças ouvintes, considerando que a aquisição da Libras geralmente ocorre somente no espaço educacional. Nesta direção nosso objetivo será realizar uma adaptação da EVALOE para a promoção do trabalho com língua de sinais nos espaços escolares que atendem alunos surdos, visando seu desenvolvimento e aprimoramento neste campo. Assim, pretendemos estudar com grupo da pesquisadora Marta Gràcia na Universidade de Barcelona- Espanha, para aprofundar os conhecimentos acerca da escala, e propor adaptações que atendam às características das línguas de sinais e às necessidades de alunos surdos. Ainda em Barcelona, aproveitando a existência de uma escola de surdos, cuja língua de interlocução/instrução é uma língua de sinais, pretendemos trabalhar com a equipe escolar para a adaptação do material, de modo a adequar-se às especificidades da educação bilíngue de surdos. Ao final da pesquisa esperamos ter produzido um instrumento capaz de favorecer o trabalho e a avaliação de interlocuções em Língua de Sinais em salas de aulas bilíngues no contexto da Educação de Surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Marta Grácia Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    4. 2017-Atual. Los Sistemas de Soporte a la toma de Decisiones (SSD) docentes y el desarrollo de la competencia linguistica (hablar y escuchar)? (EDU2015-63616-P)
      Descrição: Desenvolvimento de aplicativo digital e demais recursos que formam parte do projeto "Los Sistemas de Soporte a la toma de Decisiones (SSD) docentes y el desarrollo de la competencia lingüística (hablar y escuchar)? (EDU2015-63616-P) financiados por el Ministerio de Economía y Competitividad dentro de la Convocatoria 2015: Proyectos EXCELENCIA y Proyectos RETOS Dirección General de Investigación Científica y Técnica Subdirección General de Proyectos de Investigación, Espanha. Concretamente o projeto consiste na elaboração de um aplicativo digital, a EVALOE-SSD, para o desenvolvimento docente com a finalidade de conseguir que se introduzam mudanças nas aulas mpara melhorar a competencia comunicativa e lingüística de alunos da educação infantil e series iniciais do Ensino Fundamental. A Aplicação Digital está disponivel em tres linguas : catalán, español, portugues Investigador responsable del proyecto: Marta Gràcia (Universitat de Barcelona, Departamento de Cognición, Desarrollo y Psicología de la educación, Coordinadora del grupo CLOD -Comunicación, Lengua Oral y Diversidad-, Institut de Recerca en Educació -IRE-) Investigadores del proyecto: Carles Riba (UB), Sonia Jarque (UB), Laura Amado (UAO-CEU), Gemma Santa Olalla (Universidad de Burgos), María Josep Jarque (UB), Fàtima Vega (UB), Cristina B. F. de Lacerda (UFSCAR), Camila Domeniconi (UFSCAR) Equipo técnico del proyecto: Josep Casanovas (UPC, InLab), Maria Ribera Sánchez (UPC, InLab), Jordi Casanovas (UPC, InLab), Marta Cuatrecasas (UPC, InLab), Carla Diví (UPC, InLab). Identidad gráfica de EVALOE-SSD: Autoría e idea original (UB): Marta Gràcia Diseño y coordinación técnica (UPC): Josep casanovas Asesoramiento metodológico (UB): Carles Riba Desarrollo técnico y mantenimiento (UPC): Jordi Casanovas, Carla Diví Equipo desarrollo : Marta Gràcia, Josep Casanovas, Jordi Casanovas, Maria-Ribera Sánchez, Marta Cuatrecasas, M Josep Jarque, Participantes validación: (Espanha)Marta Gràcia, Maria Josep Jarque, Sonia Jarque, Fàtima Vega, Laura Amado, Núria Vinyoles, (BRASIL) Cristina Lacerda, Camila Domeniconi, Daniela Bitencourt, (Equador) Mercè Pérez, Lia Hermida, Àngels Morillo Participantes recursos técnicos: Kholoud Rouaz, Marta Astals,Anabel del Pino,Nuria Marquez, Pamela Castillo, Revisión lingüística catalán-español, Serveis lingüístics Universitat de barcelona Versión i revisión lingüística portugués,Cristina Lacerda, Camila Domeniconi Daniela Bitercourt La Aplicación Digital EVALOE-SSD está disponibles para su uso con propósitos docentes y de investigación, exclusivamente, conforme a la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada (by-nc-nd) 3.0 España License. Para cualquier uso comercial de los recursos de esta web (incluyendo los textos, en cualquier formato, e imágenes), será imprescindible contar con autorización escrita de los autores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Marta Grácia Garcia - Coordenador / Sonia Jarque - Integrante / Fatima Vega - Integrante / camila Domeniconi - Integrante / Daniela Bitencourt Santos - Integrante / JARQUE, MARIA JOSEP - Integrante / Laura Amado - Integrante / Nuria Vinvoles - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    5. 2016-Atual. A avaliacao da qualidade da Educacao Especial, no ambito da Educacao Basica.
      Descrição: O objetivo deste projeto é i) elaborar proposta de avaliação da Educação Especial no âmbito da Educação Básica, em atendimento ao disposto pela Lei 13.005/2014 (Plano Nacional da Educação), considerando inclusive a avaliação da qualidade da educação bilíngue para surdos e ii) Propor instrumentos adequados, tais como indicadores específicos, para a avaliação da política de Educação Inclusiva com vistas a permitir o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação do atendimento oferecido a estudantes que constituem o público alvo da Educação Especial, no âmbito da Educação Básica. Dentre tais instrumentos, deverão constar, considerando a Educação Especial no âmbito da Educação Básica: sendo um documento preliminar contendo referencial teórico do constructo da avaliação da Educação Especial (especialmente no Censo Escolar, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/ SAEB, na Avaliação Nacional da Alfabetização/ANA e na proposta preliminar da Avaliação Nacional da Educação Infantil/ANEI); Estudo analítico dos atuais instrumentos de coleta utilizados pelo Inep relativos à Educação Especial; Proposta de itens (quesitos de questionários) que contemplem dimensões de qualidade da Educação Especial para a construção de indicadores específicos de avaliação da Educação Especial; Proposta de avaliação da Educação Especial, considerando-a no bojo da avaliação mais ampla da Educação Básica, com metodologias e indicadores específicos para a avalição desta modalidade; Proposta de organização de seminário para a apresentação e discussão do conjunto dos produtos desenvolvidos no âmbito dessa pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Beatria Aparecida dos Reis Tureta - Integrante / Enicéia Gonçalves Mendes - Integrante / Carla Ariela Rios Villaronga - Integrante / Christiane T. Souza - Integrante / NORMA ABREU E LIMA MACIEL DE LEMOS VASCONCELOS - Integrante / Alice Almeida Chaves de Resende - Integrante / KEISYANE DA SILVA SANTOS - Integrante / VIVIAN SANTOS - Integrante / Gabriela Tannús- Valadão - Integrante / Ana Paula Silva Cantarelli Branco - Integrante / Ana Valéria Marques Fortes Lustosa - Integrante / Luis Renato Rocha - Integrante / Greice de Souza Vertuan - Integrante. Financiador(es): (INEP) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixei - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    6. 2016-Atual. Surdez e Abordagem Bilingue: aspectos da contemporaneidade
      Descrição: Investigações buscando aproximação com comunidades surdas, profissionais que atuam junto a pessoas surdas e políticas públicas envolvendo a surdez e seu papel no aprimoramento de experiências bilíngues para o desenvolvimento do sujeito surdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / NORMA ABREU E LIMA MACIEL DE LEMOS VASCONCELOS - Integrante / Aline Baggio Montes - Integrante / Raissa Tostes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    7. 2015-2019. Criancas surdas na Educacao Infantil: Uma analise da atividade de brincar
      Descrição: Essa pesquisa aborda a problemática da inclusão de crianças surdas no contexto da Educação Infantil. Trata-se de uma tentativa de contribuir com as reflexões a respeito das experiências vivenciadas por essas crianças num Programa Inclusivo Bilíngue que se diferencia das demais propostas inclusivas na medida em que garante que as crianças frequentem uma sala de aula ? língua de instrução Libras, dentro de uma escola de ensino regular. Ancorado nas proposições da abordagem histórico-cultural sobre desenvolvimento humano, o presente estudo focaliza a atividade do brincar como espaço de criação de possibilidades para a aquisição de linguagem e dos processos imaginativos. O objetivo é analisar o modo como as crianças se relacionam com seus pares e educadores (surdos e ouvintes) nas atividades de brincadeira, com foco na configuração de possibilidades criadas pelo grupo social para o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, que sustentam também o refinamento da cognição e o desenvolvimento de modo geral. Acreditamos que a análise dessas experiências podem fornecer indicativos das possibilidades que as crianças estão tendo de adentrar e se capacitar no plano da imaginação, bem como se tem conseguido atingir níveis mais elaborados de pensamento e linguagem. Acreditamos ainda que esse estudo pode trazer acréscimos às poucas pesquisas existentes sobre o assunto, expondo análises que podem alimentar discussões acerca do modo como a inclusão de crianças surdas tem se efetivado no âmbito da Educação Infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Beatria Aparecida dos Reis Tureta - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Carlos - SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    8. 2013-Atual. EDUCACAO INCLUSIVA BILINGUE: acompanhamento e implicacoes para acoes pedagogicas junto a alunos surdos no Ensino Fundamental
      Descrição: A política educacional vigente indica a inclusão de toda a criança na escola regular, respeitando suas necessidades e peculiaridades, todavia tais cuidados nem sempre lhe são proporcionados. Este é o caso da inclusão escolar de crianças e jovens surdos, que por sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, ficam alijados dos processos de ensino-aprendizagem; como consequência é comum que, após anos de escolarização, não apresentarem um domínio mínimo dos conceitos ministrados. Assim, torna-se urgente desenvolver, principalmente na educação básica, práticas pedagógicas atentas às necessidades de sujeitos surdos e iniciativas que propiciem a aquisição e o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no espaço escolar. Além disso, ações nesta direção tornaram-se obrigatórias com a publicação do Decreto Federal 5.626/05 que trata da educação de surdos. Assim, este projeto pretende realizar ações de acompanhamento e pesquisa vinculadas a um programa inclusão de alunos surdos junto a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de São Carlos-SP. Essa experiência tem como princípio o desenvolvimento de uma educação bilíngue para estudantes surdos e, por esta razão, incorpora a LIBRAS ao espaço escolar e busca implementar metodologias e práticas didáticas apropriadas aos alunos surdos incluídos. Os objetivos deste projeto abrangem os seguintes ângulos de intervenção e análise: da formação continuada de toda a equipe da escola no que concerne ao trabalho bilíngue com surdos; dos acontecimentos em sala de aula, onde devem ser desenvolvidas diretrizes pedagógicas e estratégias de ensino para alunos surdos; da atuação de professores bilíngues na formação básica de alunos surdos em salas/disciplinas cuja língua de instrução é a LIBRAS, do uso da língua de sinais na escola, compreendendo se ela permite/favorece a construção de conhecimentos pelos alunos surdos; e do lugar social que estes alunos ocupam nas relações interpessoais por meio da observação das atividades que desenvolvem e dos modos como os outros (alunos surdos ou não e adultos) interagem com eles. Para tanto, o trabalho na escola, em sala de aula e extra classe será documentado através de registros em diários de campo e video-gravações que serão utilizados para reflexões, formação, análises e avaliações da efetividade da prática realizada. Processo FAPESP 2012/17730-9. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Otavio Santos Costa - Integrante / Christiane T. Souza - Integrante / Adriana Barroso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    9. 2012-2017. Os conceitos relacionados a deficiencia: uma analise investigatoria na Unesp
      Descrição: Ao falar do conceito de deficiência, primeiramente há que relacioná-lo ao contexto cultural e ao período histórico da sua ocorrência. Na análise da realidade brasileira percebe-se, na atualidade, uma propagação de ações que se dizem inclusivas, por parte do Estado, destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, em paralelo, ao adotar um modelo econômico que privilegia a produtividade e perfeição, a ideia de deficiência se distancia da condição de igualdade de participação desse segmento populacional na sociedade em geral, e o perigo recai a associá-la a uma situação de desvantagem, diante aos demais sujeitos. No entanto, apesar de se constatar inúmeras conquistas em termos normativos, preceitos e ações excludentes ainda estão presentes nas relações e nos discursos da sociedade, de sorte na compaixão, na benevolência ou ainda embasados no assistencialismo. Neste sentido, esta pesquisa pretende verificar como professores, alunos e funcionários técnico-administrativos de uma universidade pública concebem temáticas relacionadas ao fenômeno da deficiência. Os dados serão coletados por meio do desenvolvimento e aplicação de um formulário eletrônico que abrigará os dois questionários, de preenchimento voluntário, em que não será necessária a identificação do respondente. Tal instrumento, será disponibilizado on-line via sistema de informação em rede da própria universidade, destinado aos três segmentos mencionados das 32 unidades universitárias da Unesp. Este procedimento será viabilizado em uma base de dados, pelo desenvolvimento e utilização de software livre. Conhecer então como a comunidade acadêmica se manifesta, diante de dois conjuntos de afirmativas, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer para área educacional indicadores de como esses personagens percebem um segmento populacional expressivo, em termos numéricos, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais.Auxílio financeiro - Edital Ciências Humana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Lucia Pereira Leite - Coordenador / Elsie Serrano Perez - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
    10. 2010-Atual. Deficiencia e Processos de Letramento
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar e discutir práticas de letramento de pessoas com deficiência. Pretendemos identificar diferentes práticas de letramento com as dsiversas dieficiências e examinar essas práticas, identificando e relatando sua constituição e construção e a participação das pessoas com deficiência nesses eventos. O letramento pode ser entendido como os usos e a maneira como os indivíduos fazem uso da linguagem escrita. Os usos da linguagem escrita realizados por familiares, escolas, e demais instituições educacionais podem ser fundamentais na construção do letramento dos sujeitos com deficiência, levando-a os a ter sucesso ou dificuldade com os processos de leitura e escrita. Temos privilegiado práticas de entrevista e filmagem de situações de letramento, seguidas de transcrições para análise e recorte dos dados. Além disso, alguns estudos documentais de levantamento de pesquisas na área tem servido de aporte para este projeto. Temos trabalhado com 3 eixos de análise para este estudo: eventos de letramento vivenciados pelos participantes, as práticas de letramento dos participantes e de interlocutores ao seu redor, e abordagens de letramento presentes.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Coordenador / Patricia Oliveira - Integrante / Gizeli Alencar - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (82)
    1. VII Congreso Internacional Educacion y Pedagogia Especial. Política de acessibilidade ao Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM). 2016. (Congresso).
    2. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: práticas pedagógicas. 2016. (Congresso).
    3. 37 Reunião Nacional da Anped. 2015. (Encontro).
    4. I Surdez em Foco.Tenho um aluno surdo. E agora?. 2015. (Encontro).
    5. XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2015. (Congresso).
    6. 12º Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em educação especial.Avaliação de Língua Portuguesa para Alunos Surdos em Contexto Educacional Inclusivo Bilíngue. 2014. (Outra).
    7. 12º Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em educação especial.Um Surdo na Universidade Pública: caminhos para uma inclusão?. 2014. (Outra).
    8. 44º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Onde a Diversidade se Encontra. 2014. (Outra).
    9. Série Identidades.Telenovela Elaborada e Filmada em Língua de Sinais Uruguaia (LSU). 2014. (Outra).
    10. 36ª Reunião Nacional da ANPEd.Partcipação da reunião e deliberações do FORPRED. 2013. (Encontro).
    11. I Colóquio da UNESP sobre Línguas de Sinais e Libras.Formação de professores de Libras e de Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. 2013. (Outra).
    12. I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, "Diversidade no no aprender e Ensinar: Educação, saúde e sociedade". Inclusão e diversidade; A formação do Educador. 2013. (Congresso).
    13. I Encontro Nacional dos Professores de Libras no Ensino Superior.Fromação de professores surdos: desafio. 2013. (Encontro).
    14. III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e equidade". Procedimentos metodológicos para a construção de uma escala sobre as concepções de deficiência. 2013. (Congresso).
    15. III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e equidade". Educação inclusiva bilíngue: implantação, acompanhamento e implicações para ações pedagógicas junto a alunos surdos. 2013. (Congresso).
    16. III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e equidade". Desafios para a implementação da política educacional inclusiva bilíngue para surdos na educação superior. 2013. (Congresso).
    17. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Educação Inclusiva Bilíngue: implantação, acompanhamento e implicações para ações pedagógicas junto a alunos surdos. 2013. (Congresso).
    18. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Desafios para a Implementação da Política Educacional Inclusiva e Bilíngue para Surdos na Educação Superior. 2013. (Congresso).
    19. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Procedimentos Metodológicos para a Construção de uma Escala sobre as Concepções de Deficiência. 2013. (Congresso).
    20. Seminário Internacional de Bilinguismo e Formação de Intérprete e Guia-Intérprete Educacional.Proposta de Educação Bilíngue para Surdos. 2013. (Seminário).
    21. Simpósio Interfaces entre Libras e Português: aspectos educacionais e interpretativos.Pesquisas sobre Interpretação Educacional: os efeitos das publicações internacionais em pesquisas nacionais. 2013. (Simpósio).
    22. VII Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: "20 Anosdo Curso de Licenciatura em Ciências Exatas: Conquistas e desafios".Educação e Surdez: Aspectos da inclusão de alunos surdos. 2013. (Encontro).
    23. XI Evento de Educação em Química.Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de sinais: Formação e atuação nos espaços educacionais inclusivos. 2013. (Outra).
    24. XI Semana de Fonoaudiologia.Libras: Intérprete e Educador. 2013. (Encontro).
    25. 35 reunião anual da associação nacional de pos graduação pesquisa.Partcipação da reunião e deliberações do FORPRED. 2012. (Encontro).
    26. 3 Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Linngua portuguesa. Interpretação educacional como campo de pesquisa: o que nos revelam as publicações internacionais. 2012. (Congresso).
    27. II Congreso IberoAmericano de Educacion Bilingue para Sordos. Educação Inclusiva Bilíngue para surdos e ouvintes: Uma escola em construção.... 2012. (Congresso).
    28. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Oficinas de portugues como segunda lingua para surdos adultos. 2012. (Congresso).
    29. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Acesso, ingresso e permanência de estudantes surdos em instituições de educação superior:. 2012. (Congresso).
    30. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. A inclusão de TILS no contexto de ensino para surdos. 2012. (Congresso).
    31. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. O intérprete educacional nos momentos de interlocução: experiência exitosa em um cenario bilinguei. 2012. (Congresso).
    32. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Experiência de ensino de l~ingua portuguesa para surdos a partir de um estudo biogrãfico. 2012. (Congresso).
    33. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenação de mesa redonda: Politicas de educação especial: sobre novas diretrizes, relação p~ublico privado e implicações para prãticas escolares. 2012. (Congresso).
    34. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Fazendo Arte: experiencias de uma escola inclusiva bilingue para surdos e ouvintes. 2012. (Congresso).
    35. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenação da Sessão de Comunicação sobre educação de surdos. 2012. (Congresso).
    36. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenação de mesa redonda: Politicas de educação especial: sobre novas diretrizes, relação p~ublico privado e implicações para prãticas escolares. 2012. (Congresso).
    37. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Didãtica/Metodologia de ensino no atendimento às pessoas com necessidades especiais. 2012. (Congresso).
    38. XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED centro oeste.Educação Inclusiva e indicadores sociais: uma anãlise da educação de surdos e deficientes auditivos. 2012. (Encontro).
    39. XVI encontro naciona de didática e praticas educacionais.A ?SURDEZ? E O ?LIXO? PODEM SER ?EXTRAORDINÁRIOS?: a escola aprendendo com as diferenças. 2012. (Encontro).
    40. I Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro.Proposta Bilingue e Construção do Conhecimento pelo aluno surdo/ Atuação do Interprete Educacional e do professor surdo. 2011. (Encontro).
    41. I Semana da Licenciatura em Educação Especial.Alfabetização e Letramento no contexto da Educação Especial: Desafios e Estratégias. 2011. (Outra).
    42. I Seminário Nacional da Educação de Surdos: Interfaces da Educação de Surdos.Políticas Publicas na área da Surdez: Perspectiva histórica, legislação e construção. 2011. (Seminário).
    43. IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Intérpretes de Libras na educação básica. 2011. (Congresso).
    44. VI Seminãrio Nacional de Pesquisa em Educação Especial.participação em debates de grupos de pesquisa. 2011. (Seminário).
    45. 10ª Jornada de Educação Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas.Coordenadora do mini-curso: O Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) NO Ensino Superior: experiências e reflexões. 2010. (Outra).
    46. 18 ºCongresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Programa Inclusivo Bilíngue para Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2010. (Congresso).
    47. 32 Reunião Anual da ANPED. 2010. (Encontro).
    48. 33 reunião anual da associação nacional de pos graduação pesquisa.Partcipação da reunião e deliberações do FORPRED. 2010. (Encontro).
    49. Conferência "Desafios da ação: quatro verbos essenciais" e Mesa-Redonda "Ensino: abordagens do processo". 2010. (Outra).
    50. Fórum permanente de Educação Linguagem e Surdez.Uma escola duas língua: abordagem bilingue na educação de surdos. 2010. (Seminário).
    51. Fundação Editora da UNESP.Assessoria Técnico-Científica. 2010. (Outra).
    52. I Fórum de Formação de Professores de LIBRAS-UNIP.Palestra: "Escola Binlíngue para surdos: para que e para quem?". 2010. (Outra).
    53. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Atualidade na Educação de Surdos na perspectiva da inclusão Bilingue. 2010. (Congresso).
    54. Mesa Redonda "Alunos com necessidades educacionais especiais e as práticas pedagógicas na escola regular".Conferencista. 2010. (Outra).
    55. Mesa Redonda " Ensino de Libras como L1 e L2: desafios e questões". 2010. (Outra).
    56. Mesa Redonda " Escola bilíngue: uma nova proposta de inclusão de alunos surdos na Rede Municipal de Campinas".Expositora. 2010. (Outra).
    57. V Seminário de Educação Inclusiva UFES. Praticas de Educação Inclusiva: focalizando a educação de surdos. 2010. (Congresso).
    58. X Congreso Latinoamericano de Educacion Bilíngüe para Personas Surdas. Investigación de letramento para los adolescentes sordos. 2010. (Congresso).
    59. X Jornada de Educação Especial de Marília.O ensino de LIBRAS no Ensino Superior: perspectivas e desafios. 2010. (Seminário).
    60. X Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba.Debatedora. 2010. (Simpósio).
    61. 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA: AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO. 2009. (Congresso).
    62. 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia. 2009. (Congresso).
    63. 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia. Coordenadora do Simpósio Interdepartamental intitulado "O Desenvolvimento da Linguagem Escrita: Avaliação e Acompanhamento". 2009. (Congresso).
    64. 1º Seminário sobre Práticas de Inclusão no Ensino Superior.Palestra sobre "A prova acessível para pessoas surdas". 2009. (Seminário).
    65. 32ª Reunião Anual da ANPED.Parecerista do GT 15. 2009. (Encontro).
    66. 32ª Reunião Anual da ANPED.Consultor Ad Hoc. 2009. (Outra).
    67. 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).
    68. CONADI - Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão.. Educação Inclusiva Bilingue. 2009. (Congresso).
    69. Concurso Público para Professor Assistente.Membro da Banca Examinadora. 2009. (Outra).
    70. III Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC Brasil. Interface Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Comunicação Alternativa: reflexões iniciais. 2009. (Congresso).
    71. III Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil. Ministrou a aula Interface LIBRAS e Comunicação Alternativa. 2009. (Congresso).
    72. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
    73. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - "Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI".Coordenadora da mesa-redonda "O ensino superior no século XX: um balanço crítico da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão". 2009. (Encontro).
    74. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - "Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI".A constituição de sujeitos leitores no ambiente escolar. 2009. (Encontro).
    75. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - "Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI".Coordenadora de uma sessão de comunicação oral. 2009. (Encontro).
    76. Surdez, direito à educação e formação de professores - FEUSP.Ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos de formação de professores: desafios e possibilidades. 2009. (Encontro).
    77. V Congresso Brasileiro Multidisciplianr de Educação Especial. LINGUAGEM ESCRITA E ABORDAGEM BILINGUE: ASSUMINDO O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS. 2009. (Congresso).
    78. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Palestrante no Simpósio: Inclusão do Surdo na Escola. 2009. (Congresso).
    79. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Coordenadora do Simpósio Inclusão do Surdo na Escola. 2009. (Congresso).
    80. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Ministrante do curso: Professor Bilíngue LIBRAS/Português: o ensino do Português como segunda língua para alunos surdos. 2009. (Congresso).
    81. V FEES - Fórum Estadual de Educação de Surdos.Programa Inclusivo Bilíngue para Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2009. (Encontro).
    82. V Fórum Estadual de Educação de Surdos.Educação Inclusiva Bilíngue. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MENDES ; Lacerda, Cristina Broglia de Feitosa ; Almeida, M A. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. Congresso
    2. LACERDA, C. B. F. de. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. LACERDA, C. B. F. de. Coordenadora do 1º. Congresso de Pós-Graduação da UNIMEP. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Lara Ferreira dos Santos (6.0)
      1. SANTOS, LARA FERREIRA DOS ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de. ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: parceria com professores e autoria. Cadernos de Tradução (UFSC). v. 35, p. 505-533, issn: 1414-526X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. v. 1, p. 292.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; SANTOS, Lara Ferreira dos ; LODI, Ana Claudia Balieiro ; GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos: pesquisa e ação em uma rede pública de ensino. Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos: pesquisa e ação em uma rede pública de ensino. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 13-28.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SANTOS, Lara Ferreira dos; LOPES, K. S. ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; OLIVEIRA, G. S.. O instrutor surdo: caminhos para uma atuação reflexiva e responsável. O instrutor surdo: caminhos para uma atuação reflexiva e responsável. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 127-148.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SANTOS, Lara Ferreira dos; DINIZ, S. L. L. M. ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Práticas de interpretação no espaço educacional: para além dos limites da sala de aula. Práticas de interpretação no espaço educacional: para além dos limites da sala de aula. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 149-165.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Vanessa Regina de Oliveira Martins (4.0)
      1. MARTINS, V. R. O. ; LACERDA, C. B. F. de. Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS. v. 21, p. 163-178, issn: 2318-0870, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. v. 1, p. 292.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARTINS, V. R. O.; BERTHO, J. C. ; CAMPOS, P. R. I. ; LACERDA, C. B. F.. Arte e Educação de surdos: trajetórias interdisciplinares para uma educação bilíngue cotidiana. Arte e Educação de surdos: trajetórias interdisciplinares para uma educação bilíngue cotidiana. 1ed.São Carlos. Em: LACERDA, C.B.F; SANTOS, L.F; MARTINS, V.R.O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2016.v. 1, p. 79-96.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Diléia Aparecida Martins (3.0)
      1. JUNQUEIRA, ROGÉRIO DINIZ ; MARTINS, DILÉIA APARECIDA ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA. POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Educação & Sociedade (Impresso). v. 38, p. 453-471, issn: 0101-7330, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARTINS, DILÉIA APARECIDA; LEITE, LÚCIA PEREIRA ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE). v. 23, p. 984-1014, issn: 1809-4465, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MARTINS, DILÉIA AP. ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA. Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE). v. 26, p. 83-101, issn: 1980-6248, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Camila Domeniconi (1.0)
      1. GARCIA, M. G. ; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA ; Jarque, MJ ; DOMENICONI, C. ; CASANOVAS, J. ; SANCHO, M. R. ; CASANOVA, J. ; CUATRECASAS, M.. Diseño y adaptación de un Sistema de Soporte a la toma de Decisiones de los docentes sobre las interacciones comunicativas y lingüísticas en el aula. Multidisciplinary Journal of School Education. v. 16, p. 57-83, issn: 2543-8409, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Enicéia Gonçalves Mendes (1.0)
      1. MENDES, E. G. ; MANZINI, Eduardo José. B. F. de. Atendimento educacional especializado: necessidades educativas do sujeito surdo. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ⇔ Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (1.0)
      1. Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro ; LACERDA, C. B.F. ; Alexandre Morand Goes. Desafios do Ensino de Libras na Educação a Distância. Comunicações (UNIMEP). v. V.22, p. 203-219, issn: 0104-8481, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:31