Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Lara Ferreira dos Santos

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina “Introdução a Língua Brasileira de Sinais”, Vice-coordenadora e docente do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra quot;Tenho um aluno surdo. E agora?quot;. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7312070448044165 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519706 URL da Homepage: http://www.cech.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Educacao Inclusiva e Bilingue de Surdos: capacitacao e acompanhamento das acoes em uma escola municipal
      Descrição: A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental são a base para o bom desempenho do aluno surdo, pois de acordo com a teoria histórico-cultural e os pressupostos de Lev S. Vigotski é nesta fase da vida que se desenvolve a linguagem e se formam os conceitos científicos. Quando há investimento na Libras como língua de instrução nos processos educacionais e a presença de profissionais bilíngues na escola, de acordo com as orientações do Decreto 5.626/2005, a criança surda tem oportunidades de aprendizagem equiparadas às dos ouvintes. Nota-se, a partir das pesquisas na área, a necessidade de propostas bilíngues que contemplem estas etapas educacionais. Este projeto de pesquisa visa assessorar, acompanhar e analisar os processos de formação/capacitação e ações de educação bilíngue para surdos em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede municipal de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo. Espera-se, a partir de seus resultados, colaborar de forma dinâmica para a formação e capacitação de profissionais que atuam diretamente na/com a Educação de estudantes surdos e também na formação de alunos pós-graduandos, bem como ampliar as produções científicas envolvendo a surdez e a educação especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Ferreira dos Santos - Coordenador.
      Membro: Lara Ferreira dos Santos.
    2. 2019-Atual. Educacao de Surdos: Formacao de Profissionais e processos de ensino e aprendizagem
      Descrição: Pesquisas visando a compreensão e análise do contexto educacional de surdos, nas diversas etapas da escolarização. Neste contexto, além de buscar uma aproximação da realidade vivenciada pelas comunidades surdas quanto aos processos de ensino e aprendizagem, pretende-se também aprofundar os estudos sobre a formação dos profissionais envolvidos neste processo: educadores surdos, tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, professores bilíngues, e profissionais especialistas. A partir destas investigações espera-se melhor compreender e gerar conhecimentos acerca das políticas públicas e das experiências bilíngues para o desenvolvimentos de sujeitos surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Lara Ferreira dos Santos - Coordenador. Número de orientações: 6
      Membro: Lara Ferreira dos Santos.
    3. 2017-2019. Interpretes Educacionais: Reflexos da formacao continuada nas praticas cotidianas
      Descrição: A atual Política Nacional de Educação preconiza que todas as crianças em idade escolar devem ser inseridas em escolas regulares. No caso de alunos surdos são necessários maior atenção e ajustes para alcançar igualdade de atendimento, visto que utilizam e têm como primeira língua a Libras - Língua Brasileira de Sinais. O profissional que possibilita o acesso às informações e conteúdos curriculares no espaço escolar é o Tradutor e Intérprete de Libras (TILS), ou Intérprete Educacional (IE), como é referido em algumas pesquisas. Sua presença é obrigatória a partir da segunda etapa do Ensino Fundamental, em escolas com proposta de Educação Bilíngue para surdos, de acordo com o Decreto Federal 5.626/2005. Todavia, por se tratar de uma medida recente, há ainda poucos cursos de formação em nível de graduação vigentes em nosso país e, consequentemente, os profissionais que assumem esta função acabam realizando sua formação quot;em serviçoquot;. Assim sendo, o objetivo do presente projeto é acompanhar Intérpretes Educacionais, em atuação em um Programa Educacional inclusivo e bilíngue para surdos, desenvolvido no município de São Carlos/SP, em reuniões periódicas de formação continuada, a fim de identificar e analisar necessidades e aspectos formativos urgentes, que venham a colaborar para sua prática em sala de aula. Para tanto, as reuniões do grupo serão documentadas através de registros em diários de campo e videogravações, que serão utilizados para reflexões, formação, análises e avaliações da efetividade da prática realizada. Como resultados, pretende-se realizar um levantamento das necessidades formativas e proporcionar reflexões aprofundadas sobre o tipo de formação desejável para este profissional.#10;Auxílio à Pesquisa FAPESP: No. do processo: 2017/16776-9. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Ferreira dos Santos - Coordenador / Vanessa Regina de Oliveira Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Lara Ferreira dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 56o. Prêmio Jabuti - pela obra quot;Tenho um aluno surdo. E agora?quot;, Câmara Brasileira do Livro.. 2014.
      Membro: Lara Ferreira dos Santos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 12o. Foro de Lenguas de la ANEP.Panorama general da la educación de sordos em San Pablo/Brazil. 2019. (Outra).
    2. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar.O INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS E FORMAÇÃO “EM SERVIÇO”. 2019. (Outra).
    3. XIV Encontro Ibero-Americano de Educação.O OLHAR DO INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE O PROFESSOR: PARCERIA E RELAÇÕES NO ESPAÇO EDUCACIONAL. 2019. (Encontro).
    4. 2º Congresso Nacional de Pesquisa em Linguística e Língua Brasileira de Sinais – Libras. LUDICIDADE NAS AULAS DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. 2018. (Congresso).
    5. 6º. Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis. FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS: TEORIA E PRÁTICA EM DIÁLOGO. 2018. (Congresso).
    6. 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. INTERAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE FAMILIARES OUVINTES E SUJEITOS SURDOS. 2018. (Congresso).
    7. I Colóquio Nacional de Grupos de Pesquisa: Educação de Surdos, Tradução, Interpretação e Linguística da Libras.IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS. 2018. (Outra).
    8. I Encontro Estadual de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras.O Intérprete Educacional. 2017. (Encontro).
    9. III Semana de Tradução e Interpretação Libras e Português.Roda de Conversa: As dores e as delícias de ser um intérprete de Libras educacional. 2017. (Outra).
    10. II Encontro da Ufscar Sorocaba com a Comunidade Surda: Direito à educação.Formação do Intérprete de Libras. 2015. (Encontro).
    11. I Setembro Azul da Ufscar São Carlos - Dia do Surdo.Legislação: direitos e deveres da Comunidade Surda. 2015. (Encontro).
    12. V Congresso dos Institutos Filippo Smaldone: Perspectivas atuais na educação de surdos. A alfabetização para surdos. 2015. (Congresso).
    13. I Colóquio atualidades na Abordagem Bilíngue da Surdez. 2014. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. SANTOS, Lara Ferreira dos; OLIVEIRA, G. S.. IV Semana do Curso de Tradução e Interpretação em Libras/Lingua Portuguesa. 2018. Outro
    2. SANTOS, Lara Ferreira dos. I Semana de Tradução e Interpretação em Libras/LP da UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Lara Ferreira dos Santos ⇔ Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (6.0)
      1. SANTOS, LARA FERREIRA DOS ; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de. ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: parceria com professores e autoria. Cadernos de Tradução (UFSC). v. 35, p. 505-533, issn: 1414-526X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. v. 1, p. 292.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; SANTOS, Lara Ferreira dos ; LODI, Ana Claudia Balieiro ; GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos: pesquisa e ação em uma rede pública de ensino. Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos: pesquisa e ação em uma rede pública de ensino. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 13-28.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SANTOS, Lara Ferreira dos; LOPES, K. S. ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de ; OLIVEIRA, G. S.. O instrutor surdo: caminhos para uma atuação reflexiva e responsável. O instrutor surdo: caminhos para uma atuação reflexiva e responsável. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 127-148.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SANTOS, Lara Ferreira dos; DINIZ, S. L. L. M. ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Práticas de interpretação no espaço educacional: para além dos limites da sala de aula. Práticas de interpretação no espaço educacional: para além dos limites da sala de aula. 1ed.São Carlos. Em: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda; Lara Ferreira dos Santos; Vanessa Regina de Oliveira Martins. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2016.v. 1, p. 149-165.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Lara Ferreira dos Santos ⇔ Vanessa Regina de Oliveira Martins (2.0)
      1. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. v. 1, p. 292.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Lara Ferreira dos Santos ⇔ Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (1.0)
      1. Santos, L.F. ; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa: técnicas e práticas de atuação. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32