Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Mariele de Cassia Diniz Cortez

Doutora em Psicologia (2012) e Mestre em Educação Especial (2008) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (2005) pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Durante o doutoramento, realizou estágio sanduíche na California State University. Realizou pós-doutorado (2012 a 2016) na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar (PPGPsi) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Atua, principalmente, nos seguintes temas: comportamento verbal; correspondência verbal/não verbal; comportamento controlado por regras; comportamento simbólico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7927746584626515 (15/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luiz, KM 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. INCT SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO (INCT-ECCE): APRENDIZAGEM RELACIONAL E FUNCIONAMENTO SIMBOLICO
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / André Augusto Borges Varella - Integrante / Julio C .de Rose - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Elenice Hanna - Integrante / Romariz Barros - Integrante / Paula Debert - Integrante / Gerson Tomanari - Integrante / Daniela Ribeiro - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Raquel Melo - Integrante.
      Membro: Mariele de Cassia Diniz Cortez.
    2. 2017-Atual. Functional Approach to Language Acquisition
      Descrição: Goal: Basic, translational, and applied studies aiming at manipulating environmental variables to produce communicative behaviors.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Miguel, Caio - Coordenador / Danielle LaFrance - Integrante.
      Membro: Mariele de Cassia Diniz Cortez.
    3. 2016-Atual. Implementacao e avaliacao de procedimentos para o ensino de lingua estrangeira em criancas
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes procedimentos para o ensino de língua estrangeira em crianças da rede pública de ensino. O ensino é baseado nas definições de operantes verbais propostas por Skinner (1957) e em procedimentos de transferência de controle de estímulos, de forma a garantir aprendizagem sem erros. O procedimentimento geral envolve o ensino direto de alguns estímulos por meio do treino de tato e de ouvinte, seguidos pela verificação da emergência de relações intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Coordenador / Julio C .de Rose - Integrante / Rafael Mazzoca - Integrante / Maíra Costa Gonçalves - Integrante.
      Membro: Mariele de Cassia Diniz Cortez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 9th International Conference Association for Behavior Analysis International. Using an alternating treatment design to evaluate the effects of tact and listener training on the emergence of bidirectional intraverbal relations. 2017. (Congresso).
      2. I Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.O padrão de relatos verbais de crianças e os efeitos da perda de reforçadores na correspondência fazer-dizer. 2017. (Seminário).
      3. II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Introdução ao Comportamento Verbal. 2017. (Seminário).
      4. IX Jornada de Análise do Comportamento - JAC UNESP Bauru.O estudo experimental da mentira em Análise do Comportamento. 2017. (Encontro).
      5. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Procedimentos de ensino de operantes verbais a crianças com e sem desenvolvimento típico. 2017. (Encontro).
      6. XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Correspondência fazer-dizer: O estudo do relato verbal em análise do comportamento. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Cortez, Mariéle Diniz; AGGIO, N. M. ; SILVEIRA, M. V. ; CAMARGO, J. C. ; VEIGA, D. I. ; PEREIRA, C. ; MACCHIONE, A. C. ; POMPERMAIER, H.. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2017. Congresso
      2. de Rose, J. C.; MIZAEL, T. M. ; ROCHA, C. A. A. ; ARAN-CEBRIA, J. F. ; CAMARGO, J. C. ; POMPERMAIER, H. M. ; VAZ, A. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; Cortez, M. D. ; SILVEIRA, M. V. ; PEDROSA, S. C. D. ; SANTOS, S. L.. I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2016. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 20:09:32